projeto “copa do mundo” - conteudoseducar.com.br · o objetivo deste projeto é aproveitar o...

15
Projeto “Copa do Mundo” Educador, este é um projeto bem diferente. A proposta que se apresenta foi dividida em várias partes. A ideia é contemplar o enfoque político-pedagógico que você tem interesse em abordar com os estudantes. O objetivo deste projeto é aproveitar o mote do campeonato esportivo, ora como plano de fundo, ora como base de discussão para estabelecer um canal de aprendizagens múltiplas, construídas em pareceria. Para esta parceria ser eficaz, propõe-se não só uma interlocução com o projeto, como um abarcamento de diversas disciplinas, com o objetivo de diminuir a porosidade natural entre as ciências e transformar o mote “Copa” em um instrumento de trabalho coletivo e não unilateral. Para isso, trabalhe este projeto com seus pares, faça ajustes no material para que ele possa atendê-lo(s). Vá além dos materiais aqui expostos, compartilhe, busque, reescreva, divulgue. TRABAHO DE ARTE 1- Educador, sugere-se, inicialmente que você exponha aos estudantes os cartazes promocionais de cada cidade sede da Copa de Mundo de 2014. Eles estão disponíveis no link: http://pt.fifa.com/worldcup/destination/posters/ http://www.youtube.com/watch?v=2z_BIx2Da3g 2- Discuta com os estudantes as seguintes questões: Que imagens você consegue ver? Quais as referências com o lugar onde a Copa será realizada? Que elementos remetem à cidade e quais remetem ao país? Quais as referências com o futebol? O que você acha que faltou no cartaz? Justifique.

Upload: dinhdat

Post on 08-Feb-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Projeto “Copa do Mundo”

Educador, este é um projeto bem diferente. A proposta que se apresenta foi dividida em várias partes. A ideia é contemplar o enfoque político-pedagógico que você tem interesse em abordar com os estudantes.

O objetivo deste projeto é aproveitar o mote do campeonato esportivo, ora como plano de fundo, ora como base de discussão para estabelecer um canal de aprendizagens múltiplas, construídas em pareceria.

Para esta parceria ser eficaz, propõe-se não só uma interlocução com o projeto, como um abarcamento de diversas disciplinas, com o objetivo de diminuir a porosidade natural entre as ciências e transformar o mote “Copa” em um instrumento de trabalho coletivo e não unilateral.

Para isso, trabalhe este projeto com seus pares, faça ajustes no material para que ele possa atendê-lo(s). Vá além dos materiais aqui expostos, compartilhe, busque, reescreva, divulgue.

TRABAHO DE ARTE

1- Educador, sugere-se, inicialmente que você exponha aos estudantes os cartazes

promocionais de cada cidade sede da Copa de Mundo de 2014.

Eles estão disponíveis no link: http://pt.fifa.com/worldcup/destination/posters/

http://www.youtube.com/watch?v=2z_BIx2Da3g

2- Discuta com os estudantes as seguintes questões:

Que imagens você consegue ver?

Quais as referências com o lugar onde a Copa será realizada?

Que elementos remetem à cidade e quais remetem ao país?

Quais as referências com o futebol?

O que você acha que faltou no cartaz? Justifique.

O que foi desnecessário, no cartaz? Justifique.

Quais cores foram usadas?

Qual é o mais diferente? Justifique.

Qual o mais importante? Justifique.

Qual o melhor? Justifique.

Qual o menos significativo? Justifique.

Disponível em http://www.ibahia.com/a/blogs/design/2012/11/28/cartazes-oficiais-das-cidades-sede-da-copa-do-mundo-de-2014/ - Acesso em 19 de fevereiro de 2014.

3- Informações sobre como os cartazes foram feitos:

http://www.portal2014.org.br/noticias/11082/CIDADESSEDES+LANCAM+POSTERES+OFI

CIAIS+DA+COPA+DO+MUNDO.html

http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/vencedor-do-concurso-de-cartazes-da-copa-no-

rio-de-janeiro-levara-r-20-mil

http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/sao-paulo-institui-premiacao-e-concurso-de-

cartazes-para-o-mundial-de-2014

http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/criancas-de-mato-grosso-pintam-copa-e-

valorizam-cultura-local

http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/doze-sedes-da-copa-do-mundo-lancam-cartazes-

do-evento

4- Agora ofereça aos estudantes a análise do cartaz oficial do país (não mais das cidadessedes) para a Copa do Mundo de 2014. Concomitante à análise, sugere-se informá-loscomo o cartaz foi feito.

Para isso, segue abaixo uma notícia sobre o assunto.

CONHEÇA O PROCESSO CRIATIVO DO CARTAZ DA COPA DO MUNDO DE 2014

*Reportagem de Cláudio Martins

Criar uma imagem que representasse o Brasil com sua múltipla identidade e ao mesmo tempo fosse acolhedor aos outros competidores da Copa do Mundo de 2014. Esse foi o pensamento que guiou o processo criativo do cartaz oficial da competição, dentro da agência Crama Design, vencedora da concorrência para a criação da peça, apresentada oficialmente ao público no dia 30 de janeiro.

O processo para o desenvolvimento do cartaz começou no ano passado, quando as agências criativas brasileiras foram convidadas a enviar os seus desenhos até outubro. Dentro da Crama iniciou-se um brainstorm amplo, envolvendo profissionais não apenas de design, mas de diversas áreas para criar o conceito sobre qual a peça falaria. De início, 12 ideias originais surgiram, daí para frente o número caiu para oito, depois para seis e depois finalmente apenas três desenhos foram enviados à Fifa.

A análise da peça foi feita por uma comissão composta pelo Secretário-Geral da organização, Jerome Vacke, pela ministra da Cultura Marta Suplicy, pelo presidente do Conselho Organizador Local (COL), José Maria Marin, pelos ex-craques Bebeto e Ronaldo Fenômeno e o artista Romero Brito. Para a Crama Design, não era importante apenas mostrar o Brasil ao mundo, mas sim criar um cartaz que fizesse com que as várias equipes que viessem competir no país se sentissem bem-recebidas.

Ricardo Leite – Sócio e Diretor de Criação da

Crama Design

“Os cartazes das Copas do Mundo anteriores não são muito acolhedores, limitam-se a representar o país-sede, excluindo outras nacionalidades. O povo brasileiro tem essa fama de acolhedor e, quando criamos o conceito do cartaz, desejávamos transmitir essa mensagem aos competidores, por meio dos dois jogadores que estão presentes na peça. Ninguém fez isso anteriormente com esse propósito”, diz Ricardo Leite, sócio e diretor de criação da Crama Design, em entrevista exclusiva ao Polo Criativo.

Tempos de leitura diferentes

Mesmo preocupados em desenvolver uma linguagem que dialogasse com as equipes adversárias, outro cuidado no processo criativo foi o de deixar uma mensagem aos brasileiros. A solução encontrada foi a representação do país no espaço branco, entre as pernas dos jogadores, usando um jogo de figura-fundo, criando um mapa do país estilizado. “Não que os estrangeiros não reconheçam de cara o mapa, mas a mensagem pode ser mais facilmente lida pelo povo brasileiro, que tem os olhos acostumados a reconhecer a silhueta do país. É uma leitura feita em tempos diferentes, de cara muita gente pode não ver o mapa, mas após uma segunda olhada fica claro isso”, comenta Ricardo.

Diversidade brasileira dá forma ao conteúdo

Outra preocupação era a de se representar a diversidade da cultura brasileira no cartaz. Para isso, foi feito um estudo iconográfico, buscando elementos que representassem o país de proporções continentais e com muitas caras. A fauna e a flora nacional estão presentes, além de outras figuras já conhecidas. Mas não se podia apenas jogar esses elementos ali no cartaz, era preciso tomar algumas precauções. “Quando desenvolvemos essa estampa, tomamos o cuidado de peneirar os ícones, para evitar problemas de direitos autorais. Um dos exemplos foram os prédios do arquiteto Oscar Niemeyer, que ficaram de fora do cartaz. Também nos preocupamos

com a diversidade de religiões que formam não somente o Brasil, mas também dos visitantes que estarão porque aqui. Teremos pessoas oriundas de países tradicionalmente não cristãos, então para evitar esse confronto, alguns elementos como o Cristo Redentor foram colocados de forma discreta, sem muito destaque”, ressalta o diretor de criação da Crama Design.

Detalhe do cartaz da Copa, mostrando o Cristo Redentor

As baianas também estão presentes entre os elementos gráficos que compõe a bola no cartaz

Outro ícone brasileiro presente na peça é o frevo e o conhecido chapéu de cangaceiro

Fauna e flora ao lado de elementos da música e culinária brasileira, como o pandeiro e o chimarrão

Quanto às cores, foram inspiradas na bandeira nacional e todas estão presentes - verde, amarelo azul e branco. A peça segue a tipografia oficial da Copa do Mundo, usada no logotipo do evento, criado pela agência África. Todo o processo, desde os 12 desenhos iniciais até a finalização, levou pouco mais de um mês.

Ficha Técnica:

Ricardo Leite – Diretor de Criação Karen Haidinger – Designer Theiza Paiva – Diretora de Planejamento e Atendimento Priscila Zamponi – Supervisora de Contas Cosme Gauze – Arte-finalista

Fonte: http://www.polocriativo.com.br/blogcriativo/conheca-o-processo-criativo-do-cartaz-da-copa-do-mundo-de-2014/ - Acesso em 19 de fevereiro de 2014.

5- Para o cartaz oficial do Brasil, analise com os estudantes:

Que imagens podem ser visualizadas no cartaz?

Quais as referências com o lugar?

Que elementos remetem ao país?

Quais as referências com o futebol?

O que faltou no cartaz? Justifique.

O que foi desnecessário? Justifique.

Quais cores foram usadas?

6- Após a análise de todos os cartazes, chegou a hora de eles produzirem um cartazpromocional.

Proponha desta maneira: Que cartaz você, aluno, poderia produzir, com referências aofutebol e aos elementos de sua cidade (ou escola) para dar boas vindas aos visitantes e aomundo, na Copa do Mundo de Futebol?

TRABALHO DE GEOGRAFIA

1- Educador, sugere-se, inicialmente, que você exponhaaos alunos QUAIS são as seleções classificadas paraa disputa internacional de futebol. Posteriormente peçaque, em grupo, os alunos trabalhem as característicasdesses países, considerando as propostas a seguir(todas elas buscam fugir de um trabalho convencional,e recaem nas habilidades específicas dessa disciplina)

América do Sul

Argentina

Colômbia

Chile

Equador

Uruguai

Europa

Bélgica

Itália

https://pixabay.com/pt/do-sexo-masculino-modelo-3d-isolado-2358254/

https://pixabay.com/pt/argentina-bandeira-c%C3%ADrculo-na%C3%A7%C3%A3o-1524518/; https://pixabay.com/pt/bandeira-equador-casa-c%C3%ADrculo-1524452/; https://pixabay.com/pt/pavilh%C3%A3o-col%C3%B4mbia-3d-s%C3%ADmbolo-1815949/; https://pixabay.com/pt/uruguai-bandeira-c%C3%ADrculo-am%C3%A9rica-1524500/; https://pixabay.com/pt/chile-bandeira-bandeira-chilena-1524520/; https://pixabay.com/pt/b%C3%A9lgica-bandeira-phttps://pixabay.com/pt/it%C3%A1lia-pa%C3%ADs-na%C3%A7%C3%A3o-bandeira-pa%C3%ADses-2332829/a%C3%ADs-bruxelas-2332814/;

liete.marques
Carimbo

Alemanha

Holanda

Suíça

Rússia

Bósnia-Herzegóvina

Inglaterra

Espanha

Portugal

França

Croácia

Grécia

América do Norte e Central

Estados Unidos Costa Rica

https://pixabay.com/pt/alemanha-bandeira-c%C3%ADrculo-1524614/; https://pixabay.com/pt/espanha-bandeira-c%C3%ADrculo-madrid-1524515/; https://pixabay.com/pt/holanda-bandeira-pa%C3%ADses-baixos-2846718/; https://pixabay.com/pt/portugal-bandeira-pa%C3%ADs-na%C3%A7%C3%A3o-2332868/; https://pixabay.com/pt/su%C3%AD%C3%A7a-bandeira-c%C3%ADrculo-1524425/; https://pixabay.com/pt/fran%C3%A7a-bandeira-c%C3%ADrculo-nacional-1524418/; https://pixabay.com/pt/r%C3%BAssia-bandeira-c%C3%ADrculo-europa-1524479/; https://pixabay.com/pt/cro%C3%A1cia-bandeira-c%C3%ADrculo-1524514/; https://pixabay.com/pt/pavilh%C3%A3o-b%C3%B3snia-pa%C3%ADs-governo-2313968/; https://pixabay.com/pt/gr%C3%A9cia-grego-grega-europa-atenas-2270738/; https://pixabay.com/pt/reino-unido-pa%C3%ADs-na%C3%A7%C3%A3o-nacional-2332854/; https://pixabay.com/pt/bandeira-c%C3%ADrculo-costa-rica-1524374/; https://pixabay.com/pt/estados-unidos-da-am%C3%A9rica-pavilh%C3%A3o-2887014/

Honduras México

África

Camarões

Nigéria

Gana

Costa do Marfim

Argélia

Ásia

Irã

Coreia do Sul

Japão

Austrália

https://pixabay.com/pt/honduras-pavilh%C3%A3o-bandeira-nacional-162315/; https://pixabay.com/pt/m%C3%A9xico-bandeira-c%C3%ADrculo-1524499/; https://pixabay.com/pt/bandeira-pa%C3%ADs-rep%C3%BAblica-dos-camar%C3%B5es-1040548/; https://pixabay.com/pt/bandeira-pa%C3%ADs-costa-do-marfim-1040571/; https://pixabay.com/pt/nig%C3%A9ria-pavilh%C3%A3o-bandeira-nacional-162376/; https://pixabay.com/pt/arg%C3%A9lia-vetor-pa%C3%ADs-bandeira-1005018/; https://pixabay.com/pt/gana-pavilh%C3%A3o-bandeira-nacional-162302/; https://pixabay.com/pt/ir%C3%A3-pavilh%C3%A3o-bandeira-nacional-162321/; https://pixabay.com/pt/rep%C3%BAblica-da-coreia-cor%C3%A9ia-bandeira-1123541/; https://pixabay.com/pt/jap%C3%A3o-pavilh%C3%A3o-bandeira-nacional-162328/; https://pixabay.com/pt/austr%C3%A1lia-pavilh%C3%A3o-bandeira-nacional-162232/

País-sede

Vaga garantida: o Brasil, país-sede, é o único que não precisa disputar Eliminatórias.

Brasil-

Disponível em http://copadomundo.uol.com.br/selecoes-classificadas/ - Acesso em 19 de fevereiro de 2014.

2- Para cada país, solicite aos estudantes que pesquisem sobre:

Nome oficial e língua

Localidade no atlas

Características sociais do país: vestuário, alimentação...

Em quais cidades o país irá jogar?

Em qual cidade o país irá se hospedar no Brasil?

Em qual lugar o país ficará na cidade em que se

hospedará: hotel, resort, centro esportivo...

Como a cidade está se preparando para receber cada seleção?

Que distâncias cada seleção irão percorrer nas cidades? E no país?

Qual seleção mais viajará?

Quais os atrativos turísticos das cidades sedes?

3- Para encerrar, sugere-se a montagem um grande Mapa Mundi com o tráfego das seleções

até o país e dentro do país.

Link sobre o nome dos estádios e localização:

http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/obras-copa-2014/

https://pixabay.com/pt/brasil-bandeira-c%C3%ADrculo-colorido-1524451/

TRABAHO DE HISTÓRIA

OBJETIVO: Analisar o legado deixado pela Copa do Mundo, considerando o que foi feito e o que

as cidades de fato precisavam.

1- Educador, sugere-se que você divida a turma em duas partes e cada parte, em

pequenos grupos.

2- Para cada grupo em uma parte, deve haver um paralelo na outra metade da sala.

1 ª M E T A D E D A S A L A 2 ª M E T A D E D A S A L A

Grupo 1

Pesquisar sobre a cidade de Belo Horizonte:

Tudo o que foi planejado para a cidade

sediar a Copa de 2014 (equipamentos,

saúde, mobilidade...);

Tudo o que foi feito e ficará pronto até

junho.

Tudo o que será realizado, mas que

ficará pronto apenas depois da copa do

mundo: o legado da copa.

Grupo 1 (paralelo ao grupo ao lado)

Pesquisar sobre a cidade de Belo Horizonte:

Carências na área médica\hospitalar.

Carências na área de mobilidade

urbana\ trânsito \vias.

Carência na área de equipamentos

esportivos.

Carência na área de segurança.

Carências na área de cultura.

Grupo 2

Pesquisar sobre a cidade do Rio de Janeiro:

Tudo o que foi planejado para a cidade

sediar a Copa de 2014 (equipamentos,

saúde, mobilidade...);

Tudo o que foi feito e ficará pronto até

junho.

Tudo o que será realizado, mas que

ficará pronto apenas depois da copa do

mundo: o legado da copa.

Grupo 2 (paralelo ao grupo 2 ao lado)

Pesquisar sobre a cidade do Rio de Janeiro:

Carências na área médica\hospitalar.

Carências na área de mobilidade

urbana\ trânsito \vias.

Carência na área de equipamentos

esportivos.

Carência na área de segurança.

Carências na área de cultura.

Grupo 3

Pesquisar sobre a cidade de São Paulo:

Tudo o que foi planejado para a cidade

sediar a Copa de 2014 (equipamentos,

saúde, mobilidade...);

Tudo o que foi feito e ficará pronto até

junho.

Tudo que será realizado, mas que ficará

pronto apenas depois da copa do

mundo: o legado da copa.

Grupo 3 (paralelo ao grupo 3 ao lado)

Pesquisar sobre a cidade de São Paulo:

Carências na área médica\hospitalar.

Carências na área de mobilidade

urbana\ trânsito \vias.

Carência na área de equipamentos

esportivos.

Carência na área de segurança.

Carências na área de cultura.

Grupo 4

Pesquisar sobre a cidade de Curitiba:

Grupo 4 (paralelo ao grupo 4 ao lado)

Pesquisar sobre a cidade de Curitiba:

Tudo o que foi planejado para a cidade

sediar a Copa de 2014 (equipamentos,

saúde, mobilidade...);

Tudo o que foi feito e ficará pronto até

junho.

Tudo o que será realizado, mas que

ficará pronto apenas depois da copa do

mundo: o legado da copa.

Carências na área médica\hospitalar.

Carências na área de mobilidade

urbana\ trânsito \vias.

Carência na área de equipamentos

esportivos.

Carência na área de segurança.

Carências na área de cultura.

Grupo 5

Pesquisar sobre a cidade de Fortaleza:

Tudo o que foi planejado para a cidade

sediar a Copa de 2014 (equipamentos,

saúde, mobilidade...);

Tudo o que foi feito e ficará pronto até

junho.

Tudo o que será realizado, mas que

ficará pronto apenas depois da copa do

mundo: o legado da copa.

Grupo 5 (paralelo ao grupo 5 ao lado)

Pesquisar sobre a cidade de Fortaleza:

Carências na área médica\hospitalar.

Carências na área de mobilidade

urbana\ trânsito \vias.

Carência na área de equipamentos

esportivos.

Carência na área de segurança.

Carências na área de cultura.

Grupo 6

Pesquisar sobre a cidade de Porto Alegre:

Tudo o que foi planejado para a cidade

sediar a Copa de 2014 (equipamentos,

saúde, mobilidade...);

Tudo o que foi feito e ficará pronto até

junho.

Tudo o que será realizado, mas que

ficará pronto apenas depois da copa do

mundo: o legado da copa.

Grupo 6 (paralelo ao grupo 6 ao lado)

Pesquisar sobre a cidade de Porto Alegre:

Carências na área médica\hospitalar.

Carências na área de mobilidade

urbana\ trânsito \vias.

Carência na área de equipamentos

esportivos.

Carência na área de segurança.

Carências na área de cultura.

Grupo 7

Pesquisar sobre a cidade de Natal:

Tudo o que foi planejado para a cidade

sediar a Copa de 2014 (equipamentos,

saúde, mobilidade...);

Tudo o que foi feito e ficará pronto até

junho.

Tudo o que será realizado, mas que

ficará pronto apenas depois da copa do

mundo: o legado da copa.

Grupo 7 (paralelo ao grupo 7 ao lado)

Pesquisar sobre a cidade de Natal:

Carências na área médica\hospitalar.

Carências na área de mobilidade

urbana\ trânsito \vias.

Carência na área de equipamentos

esportivos.

Carência na área de segurança.

Carências na área de cultura.

Grupo 8

Pesquisar sobre a cidade de Salvador:

Tudo o que foi planejado para a cidade

sediar a Copa de 2014 (equipamentos,

Grupo 8 (paralelo ao grupo 8 ao lado )

Pesquisar sobre a cidade de Salvador:

Carências na área médica\hospitalar.

Carências na área de mobilidade

saúde, mobilidade...);

Tudo o que foi feito e ficará pronto até

junho.

Tudo o que será realizado, mas que

ficará pronto apenas depois da copa do

mundo: o legado da copa.

urbana\ trânsito \vias.

Carência na área de equipamentos

esportivos.

Carência na área de segurança.

Carências na área de cultura.

Grupo 9

Pesquisar sobre a cidade de Brasília:

Tudo o que foi planejado para a cidade

sediar a Copa de 2014 (equipamentos,

saúde, mobilidade...);

Tudo o que foi feito e ficará pronto até

junho.

Tudo o que será realizado, mas que

ficará pronto apenas depois da copa do

mundo: o legado da copa.

Grupo 9 (paralelo ao grupo 9 ao lado )

Pesquisar sobre a cidade de Brasília:

Carências na área médica\hospitalar.

Carências na área de mobilidade

urbana\ trânsito \vias.

Carência na área de equipamentos

esportivos.

Carência na área de segurança.

Carências na área de cultura.

Grupo 10

Pesquisar sobre a cidade de Cuiabá:

Tudo o que foi planejado para a cidade

sediar a Copa de 2014 (equipamentos,

saúde, mobilidade...);

Tudo o que foi feito e ficará pronto até

junho.

Tudo o que será realizado, mas que

ficará pronto apenas depois da copa do

mundo: o legado da copa.

Grupo 10 (paralelo ao grupo 10 ao lado)

Pesquisar sobre a cidade de Cuiabá:

Carências na área médica\hospitalar.

Carências na área de mobilidade

urbana\ trânsito \vias.

Carência na área de equipamentos

esportivos.

Carência na área de segurança.

Carências na área de cultura.

Grupo 11

Pesquisar sobre a cidade de Manaus:

Tudo o que foi planejado para a cidade

sediar a Copa de 2014 (equipamentos,

saúde, mobilidade...);

Tudo o que foi feito e ficará pronto até

junho.

Tudo o que será realizado, mas que

ficará pronto apenas depois da copa do

mundo: o legado da copa.

Grupo 11 (paralelo ao grupo 11 ao lado)

Pesquisar sobre a cidade de Manaus:

Carências na área médica\hospitalar.

Carências na área de mobilidade

urbana\ trânsito \vias.

Carência na área de equipamentos

esportivos.

Carência na área de segurança.

Carências na área de cultura.

Grupo 12

Pesquisar sobre a cidade de Recife:

Tudo o que foi planejado para a cidade

sediar a Copa de 2014 (equipamentos,

saúde, mobilidade...);

Tudo o que foi feito e ficará pronto até

junho.

Tudo o que será realizado, mas que

Grupo 12 (paralelo ao grupo 12 ao lado)

Pesquisar sobre a cidade de Recife:

Carências na área médica\hospitalar.

Carências na área de mobilidade

urbana\trânsito\vias.

Carência na área de equipamentos

esportivos.

Carência na área de segurança.

ficará pronto apenas depois da copa do

mundo: o legado da copa.

Carências na área de cultura.

4- Para instrumentalizar estudantes e docente, são propostos os links:

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/01/31/copa-2014-tem-gastos-publicos-recordes-em-

beneficio-da-iniciativa-privada/

TRABALHO DE EMPREENDERORISMO

Para sensibilizar os estudantes sobre a possibilidade de efetiva recuperação pública dos valores investidos na Copa do Mundo, sugere-se o seguinte trabalho:

1. Divida a turma em grupos e peça que os alunos pesquisem algumas informaçõesinicialmente, e exponha à turma o resultado da pesquisa:

Quais os países do mundo são os mais visitados (aqueles que têm o maior número de

turistas)?

O que o turismo representa para a economia desses países?

Como os países que atraem muitos turistas investem na manutenção do aumento desse

número?

Quais os países, na América Latina, mais recebem turistas?

Por que o Brasil, considerando suas dimensões territoriais, recebe tão poucos turistas?

2. Peça que os alunos redividam os grupos e criem:

Um projeto de empreendedorismo que se efetivará na Copa de Mundo de 2014, com a possibilidade de ganhos financeiros. O grupo deve propor um projeto plausível, executável e de grande visibilidade. O projeto tem como públicos-alvo turistas brasileiros e estrangeiros.

3. Peça que os alunos pesquisem também sobre os grupos que atuam no Brasil como

empreendedorismo social. Como sugestão, há um excelente grupo que trabalha como uma

“ONG”, em projetos sociais em todo o Brasil. O diferente nome vai na contramão do uso

negativo que tem como efeito: #imaginanacopa

Peça que os alunos procurem informações sobre esse grupo e os projetos já

desenvolvidos no Brasil.