projeto bau da cultura bilingue

20
RESPONSABILIDADE SOCIAL BAÚ DA CULTURA BILÍNGUE LIBRAS - BRAILLE

Upload: gaea-sustentavel

Post on 16-Aug-2015

24 views

Category:

Business


4 download

TRANSCRIPT

RESPONSABILIDADE SOCIAL BAÚ DA CULTURA BILÍNGUE

LIBRAS - BRAILLE

PROJETOS COM INCENTIVOS FISCAIS

GAEA SUSTENTÁVEL Consultoria

IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAISwww.gaeasustentavel.com

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

Descrição

A seguir apresentamos o Projeto Baúda Cultura Bilíngüe que visa o desenvolvimento de profissionais do ensino, locados em escolas públicas de Fortaleza/CE com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de alunos portadores de deficiência auditiva e visual facilitando a sua comunicação e processo de aprendizagem.Estes projetos podem ser desenvolvidos com meio de incentivos fiscais utilizando recursos da Lei Estadual de Incentivo àCultura do Ceará onde o projeto estáinscrito ou via patrocínio direto.

Linha de negócios: Literatura, Livro e Leitura -Publico alvo: Professores e Alunos de Escolas Públicas de Fortaleza/CE Temas: Acessibilidade e Inclusão

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

O Projeto nasce pela experiência profissional no trabalho com alunos portadores de deficiência auditiva e visual, com especial atenção as dificuldades que os professores do ensino fundamental em escolas públicas tem tido com a inclusão desses alunos, quanto à sua comunicação e aprendizagem escolar.

Observamos a falta de comunicação entre professores e alunos, a necessidade que os alunos sentem em poder entender e serem entendidos perante seus colegas e de terem condições de adquirirem novos conhecimentos.

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

Considerando a importância da Libras e do Braille para a inclusão desses alunos na rede regular de ensino e escolas de ensino especial, o projeto Baú da Cultura Bilíngüe, tem como meta levar materiais educativos por meio de jogos (de tabuleiro, de memória), livros e materiais em braile e livros e DVDs com a linguagem libras

O foco são escolas de educação infantil e ensino fundamental I e II nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Região Metropolitana, atendendo escolas que possuam atendimento educacional especializado visando a melhoria de suas ações pedagógicas em sala de aula.

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

O projeto terá como atividades:

1) Capacitação com 60 professores, de 30 escolas beneficiadas, utilizando o material didático-pedagógico sobre Libras e Braille;

2) Entrega do Baú Bilíngüe para as 30 escolas beneficiadas.

Espera-se que com a utilização desses materiais lúdicos, haja uma diminuição de até 40% acerca das dificuldades em relação ao processo de comunicação apontadas pelos professores do ensino regular nas salas de inclusão e salas de ensino especial.

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

Justificativa

A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) teve seu reconhecimento como língua no ano de 2002, pela lei nº 10.436 de 24 de abril, sendo hoje a 2ª língua oficial do País. A cultura surda vem ganhando destaque nos últimos anos pelo espaço conquistado, por meio da comunicação pela difusão da língua, principalmente no meio acadêmico. Porém vale salientar que infelizmente muitos surdos ainda não têm acesso à sua língua materna. O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

Justificativa

Notam-se, no entanto questionamentos dos próprios profissionais de ensino quanto ao ensino regular, à falta de preparação que os professores recebem e falta de material adequado para que possam trabalhar com os alunos surdos em salas de aulas, além do fato de que os alunos ouvintes e até mesmos os próprios professores não sabem se comunicar com os alunos com deficiência auditiva

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

Justificativa

O Braille é um sistema de leitura por meio do tato para pessoas portadoras de deficiência visual, inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1825. No Brasil, a grafia Braille para a língua portuguesa foi aprovada pela portaria nº 2.678 de 24 de setembro de 2002. Com o avanço da tecnologia foram encontrados meios que proporcionaram as pessoas cegas condições de ler e escrever, como a representação dos caracteres comuns com linhas em alto relevo. Porém, nota-se que há falta de recursos materiais para a educação, assim como para a preparação de professores e ferramentas para auxiliar na dificuldades que encontram em lidar com as diversas situações encontradas em sala de aula.

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

Justificativa

As dificuldades encontradas pelos profissionais que trabalham com alunos que apresentam deficiência auditiva e visual são muitas, principalmente a falta de materiais adequadas para serem trabalhados dentro da sala de aula.

E a situação se complica quando acontece de existirem alunos com ambas às deficiências; As dificuldades são bem maiores e é por isso que devemos estar sempre em busca de materiais que facilitem a aprendizagem desses alunos, como também a conscientização dos profissionais envolvidos em sua na educação e inclusão social.

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

Abrangência

O projeto será desenvolvido em 30 escolas municipais e estaduais pertencentes aos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Região Metropolitana.

60 professores e mais de 5.000 alunos estudantes da rede pública municipal e estadual - crianças e adolescentes de 05 a 14 anos que cursam à educação infantil, fundamental I e II e que estejam matriculados em rede pública.

Estudantes com deficiência auditiva e visual, que estejam cursando a educação infantil ao fundamental II, na faixa etária de 5 a 14 anos de idade.

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

Etapas

• Pré – Produção/Preparação

• Definição de Cronograma

• Escolas Beneficiadas

• Produção

• Capacitação dos Professores das escolas beneficiadas

• Divulgação

• Solenidade da entrega do Baú Cultural Bilíngüe em cada escola participante

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

Exposição da Marca

• Banners nas escolas participantes

• Capa das Apostilas dos Materiais de Capacitação

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

Investimento

• Cota única de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais)

• Incentivo Fiscal - Projeto selecionado no VII Edital Mecenas do Ceará, na linguagem LITERATURA, LIVRO E LEITURA, processo n.º7565936/2014, conforme publicação do Diário Oficial do Estado n.º 34 de 20/02/2015

• Patrocínio Direto

• Cotas Parciais

CONSULTEM-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES

SOBRE NÓS

GAEA SUSTENTÁVEL Consultoria

JAMILE BALAGUER CRUZ, Sócia diretora da GAEA SUSTENTÁVEL Consultoria com foco em Gestão de Ações Empresariais de RSE, Gestão de ONGs com BSC - Balanced Scorecard, Boas Práticas e Projetos de Incentivos Fiscais com impactos sociais e ambientais.É membro do Conselho da ABRAPS – Associação dos Profissionais de Sustentabilidade desde 2013, e atuou como Diretora de Educação e Eventos em 2011-2012.Desenvolveu consultoria desde 1996 pelas empresas Arthur Andersen, PWC e Symnetics em projetos para organizações dos setores privado, público e terceiro setor, com foco em planejamento e gestão da estratégia, Balanced Scorecard (BSC), gestão de projetos, mapeamento de processos, desenho organizacional, cultura organizacional e comunicação da estratégia. Nos últimos anos, focou sua atuação no planejamento estratégico e gestão de programas em ONGs, gestão de RSE – Responsabilidade Social Empresarial, projetos de incentivos fiscais com impactos sociais e ambientais gestão de relacionamento com stakeholders, programas de voluntariado, mobilização e conscientização do cidadão.Coordenadora estratégica do PROJETO GERAÇÃO SUSTENTÁVEL da Editora Melhoramentos. Autora do Livro: GUIA PARA CUIDAR BEM DO PLANETA - Editora Melhoramentos.

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

SOBRE NÓS

O Guia para Cuidar Bem do Planeta, escrito por Jamile Balaguer Cruz e Patricia Engel Secco foi elaborado cuidadosamente para aproximar o homem da natureza. Nesta obra você encontrará 50 dicas para bons hábitos diários e curiosidades variadas.O livro trata as causas e as consequências dos problemas ambientais ocasionados pelo ser humano, como o aumento da poluição, o aquecimento global, o desmatamento e outros. E assuntos importantes como o consumo consciente, o bom uso da água, da energia e etc.E poderá perceber que, muitas vezes, esses problemas advêm da falta de informação e do desinteresse das pessoas.Visite o site www.reciclick.com.br para ler mais sobre as 50 dicas e todas as curiosidades.O Livro está a venda em vários sites:http://www.livrariacultura.com.brhttp://www.saraiva.com.br

GAEA SUSTENTÁVEL Consultoria

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

SOBRE NÓS

RICARDO FRANCESCHINI OLIANI, Diretor de Novos Negócios da GAEA SUSTENTÁVEL Consultoria com foco em Gestão de Ações Empresariais de Sustentabilidade, É fundador e vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABRAPS – Associação dos Profissionais de Sustentabilidade desde 2011 e conselheiro das ONGs - Casa 7 - Memórias e Aprendizagens e Juntos.com.vc - Crownfunding para Projetos SociaisDesenvolveu consultoria na área de jogos e dinâmicas desde 1985 como consultor autônomo, e atuou em várias organizações na montagem de conteúdo para treinamentos corporativos, presenciais e à distância. em 2001 fundou a Wigliani Soluções Criativas e são quase quinze anos atuando em projetos de conscientização, comunicação e disseminação de conhecimentos para organizações dos setores privado, público e terceiro setor, com foco em desenvolvimento pessoal e corporativo, gestão do conhecimento, treinamento, comunicação e sustentabilidade e gestão de resíduos. Nos últimos anos, focou sua atuação na criação e implementação de ferramentas interativas, aliando inovação. empreendedorismo e gamificação, unindo tecnologia e informação para formação de pessoas, marketing e propaganda, cultura e cidadania e planejamento empresarial. Editor do Portal Mercado AmbientalAutor de uma dezena de jogos voltados para o Consumo Consciente e Sustentabilidade

GAEA SUSTENTÁVEL Consultoria

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

C O N S U L T O R I A

Jamile Balaguer Cruz - + 55 11 [email protected]

Ricardo Oliani- + 55 11 99788-2777 [email protected]

2015

SOBRE NÓS

SUPEREFICIENTE!

A empresa preocupa-se em criar material pedagógico acessível utilizando a Língua Portuguesa, Libras, Braille e Sign Writing proporcionando a interação entre pessoas com e sem deficiência. A empresa Supereficiente! diz NÃO ao preconceito e discriminação e acredita que incluir é aprender com as diferenças. Nossa missão é criar Livros e Brinquedos Educativos com Libras e Braille no conceito Aprender Brincando e utilizando as diretrizes do desenho universal, gerar acessibilidade com sustentabilidade para as pessoas com e sem deficiência e com isso facilitar a Inclusão Social. Nossa estratégia é cocar produtos e serviços capazes de oferecer a melhor rentabilidade; alinhar a marca Supereficiente! a produtos e serviços voltados àeducação, treinamentos, recreação e qualidade com capacidade de atender ao mercado global; Implementar parcerias com clientes-chave nas áreas de atuação; investir em pesquisa e desenvolvimento de forma a ampliar sua propriedade intelectual; otimizar o processo produtivo garantindo o fornecimento de produtos e serviços com tecnologia e qualidade oferecidos pela excelência operacional;Atualização contínua e melhorias específicas com foco na comunidade; Site interativo, colaborativo e personalizado.

2015

©G

AE

A S

US

TE

NT

ÁV

EL

C O N S U L T O R I A

Luana Santos Alencar Rodrigues- + 55 85 8855 [email protected]

Nelson Júnior + 55 11 [email protected] http://www.librasebraille.com.br

2015