projeto amazônia justa fileo ibj atua como um agente transformador para a construção de uma ......

28
Projeto Amazônia Justa

Upload: phamthu

Post on 14-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Projeto Amazônia Justa

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama)

Agenda

IBJ – Instituto Brasil Justo-------------------------------------------------- 3 Projeto Amazônia Justa --------------------------------------------------- 5 Objetivos---------------------------------------------------------------------- 11 Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém------------------------ 12 Produtos Culturais---------------------------------------------------------- 14 Justificativa------------------------------------------------------------------- 18 Contrapartida---------------------------------------------------------------- 22 Cronograma------------------------------------------------------------------ 24 Orçamento------------------------------------------------------------------- 27 Contatos ---------------------------------------------------------------------- 28

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 3

Constitui-se, sob a denominação de Instituto Brasil Justo, pessoa jurídica de direito privado, sob forma de associação civil sem fins lucrativos e sem finalidade política ou religiosa. Missão: Criar oportunidades de negócios sustentáveis e justos para geração de renda e conservação do planeta. Visão: Promover o desenvolvimento social, garantir a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade e contribuir para a preservação da identidade cultural e melhoria da qualidade de vida das populações locais.

IBJ - Instituto Brasil Justo

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 4

O IBJ atua como um agente transformador para a construção de uma nova ordem social ao praticar e disseminar uma economia solidária, um comércio justo e um consumo consciente, aderentes a Cultura de Paz a aos seus princípios fundamentais, que são: a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.

IBJ - Instituto Brasil Justo

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 5

O Projeto Amazônia Justa foi concebido em conjunto com associações comunitárias da Amazônia, após a identificação de uma lacuna comum aos pequenos empreendedores rurais locais: a dificuldade em comercializarem seus produtos/serviços sustentáveis e gerarem renda capaz de lhes assegurar condições dignas de vida e autonomia financeira permanente. Esta pesquisa iniciada no ano de 2008 apontou que inúmeras comunidades que foram capacitadas por mais de uma Instituição (pública ou privada) não se provém dos seus ofícios sustentáveis e dependem de renovações de patrocínio para continuarem operando.

Projeto Amazônia Justa: Histórico

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 6

Diagnosticou-se que as principais causas da dificuldade de comercialização estão no: Baixo fluxo de clientes; Público alvo residente em outras regiões; Baixo nível de escolaridade e capacitação profissional da comunidade; Baixo poder aquisitivo da associação e da população do entorno; Dificuldade geográfica e de locomoção; Baixo controle de qualidade e poucas certificações dos produtos; Baixa padronização dos produtos; Pequeno estoque físico.

Projeto Amazônia Justa: Causas

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 7

Desta forma, o IBJ elaborou o projeto Amazônia Justa, que consiste na implantação de uma poderosa ferramenta de e-commerce, um website para apoiar os pequenos empreendedores da Amazônia na comercialização de seus produtos e serviços. Os associados no decorrer do projeto serão capacitados no website e também na gestão de seus negócios para que findo o prazo de execução possam administrar a plataforma de venda de seus produtos. O projeto prevê ainda a remuneração durante vinte e quatro meses dos artistas-artesãos e auditora da associação comunitária para formação de um estoque que lhes permita a comercialização, quando o website entrar em funcionamento.

Projeto Amazônia Justa

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 8

Ao apoiar uma comunidade ou associação comunitária que já recebeu recursos e capacitação, cujas lideranças éticas, já foram testadas anteriormente, evitam-se desperdícios de tempo, energia e verba e reverte-se em renda sustentável o potencial desenvolvido. Este projeto é uma proposta de inclusão digital, capacitação profissional, desenvolvimento da economia local, incentivo ao comércio justo, a economia verde, as iniciativas comunitárias e combate à concentração de renda. As associações comunitárias serão contempladas sucessivamente num intervalo de 24 meses entre elas, a começar pelo Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém e sua produção de papel artesanal, biojóias e agricultura familiar e orgânica.

Projeto Amazônia Justa

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 9

O website Brasil Justo terá os seguintes conteúdos para cada associação: > Catálogo dos produtos/serviços com fotos, informações e preços. Sistema de pagamento seguro e integração com os correios; > Divulgação sobre a associação comunitária: informações sobre a origem, trajetória, os associados e fotos; > Contato: telefones, email e localização.

Projeto Amazônia Justa

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 10

O website será traduzido para o inglês e poderá ser navegado nas duas versões (idiomas: português e inglês). Após os 24 (vinte e quatro) meses de projeto a associação terá formado o estoque físico necessário e estará capacitada para gerir o seu negócio e atualizar livremente os seus dados e imagens no Website Brasil Justo. Posteriormente serão incluídas novas comunidades com necessidades similares, de apoio na comercialização, tais como: Iraquara, ASMELC, IDSM e AVIVE. Isto fortalecerá ainda mais a rede de contatos do Website IBJ.

Projeto Amazônia Justa

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 11

• Comércio Justo: E-commerce sem intermediários e com abrangência mundial; • Preservação da identidade cultural: valorização da comunidade; • Contribuição no maior desafio do século: ser sustentável na Amazônia, através de Iniciativas socioambientais, tais como: Ecoturismo, Biojóias, Meliponicultura, Papel Artesanal, Pesca Artesanal, Agricultura Orgânica; • Melhoria da qualidade de vida no meio rural; • Incentivo a organização comunitária; • Integração da mulher ao meio social, trabalhando as questões de gênero e autoestima através da produção de um bem cultural, •Economia Verde: soluções para uma economia sustentável.

Objetivos

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 12

O MMIB é uma organização autônoma, existente desde 1998, oriunda do Grupo de Mulheres da Associação de Produtores da Ilha de Cotijuba – GMAPIC. Sua atuação abrange as ilhas de Cotijuba, Ilha Nova, Jutuba, Paquetá, Tatuoca, Urubuoca e ilhas adjacentes, no entorno de Belém.

Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB)

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 13

Missão: promover o desenvolvimento social e econômico da região através da produção eco-sustentável de bens culturais e contribuir para um desenvolvimento humano igualitário e social das mulheres e homens das ilhas de Belém, sem discriminação política, religiosa, étnica e social.

Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama)

Produtos Culturais

Biojóias: são adornos artesanais produzidos com materiais naturais:

sementes (tingidas/lixadas), folhas e flores desidratadas, palha, fibra, cascas, crochê, fitilhos e outros. As peças são confeccionadas de forma criativa e com um enorme respeito à natureza, sendo coletadas somente sementes maduras sem impactar a natureza.

14

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama)

Biojóias

Produtos Culturais

15

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 16

Produtos Culturais

Papel Artesanal é a arte de fabricar papel da fibra extraída do

caule da bananeira. Em alguns casos, como o do MMIB, utiliza-se a parte do tronco da bananeira que seria descartada. São confeccionados: caixas, embalagens, blocos e outros.

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 17

Produtos Culturais

Papel Artesanal

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 18

Justificativa

INT. FORÇAS

N O R T E

>A Amazônia Legal ocupa 61% do território brasileiro, quase 390 milhões de hectares; >A Região Norte possui uma riqueza natural incalculável: infinitas possibilidades para produção de remédios e alimentos, minérios (ferro, bauxita, níquel, cobre, manganês, ouro e caulim), petróleo e gás natural; >A Amazônia é a maior e mais biodiversa floresta tropical do planeta; >É o habitat de plantas e animais, apenas existentes na região; >A Amazônia é fundamental para manter o clima do planeta; >A Região Norte é culturalmente plural, fruto das influências indígenas, caboclas, negras e européias; > Nesta Amazônia sociodiversa vivem 180 nações indígenas e diferentes comunidades tradicionais; >Na Região Norte existem "comunidades modelos" e "heróis" da causa ambiental, que defendem as populações locais e a Amazônia; >Existem na Amazônia Iniciativas Socioambientais que permitem gerar renda para as populações locais e conservar a região.

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 19

Justificativa

INT. FRAQUEZAS

N O R T E

> A Região Norte é uma das mais pobres do país e com pior distribuição de renda, vítima de centenas de anos de descaso político e abandono social; > O IDH da região Norte é o quarto pior do Brasil (a expectativa de vida, o nível de escolaridade e a Renda Nacional Bruta (RNB) per capita). >Faz parte da realidade da Amazônia: mortalidade infantil, trabalho escravo, trabalho informal, trabalho infantil, analfabetismo, prostituição, falta de oportunidades de emprego para os jovens, falta de saneamento básico, baixa capacitação, violência doméstica, conflitos fundiários, comércio clandestino de madeiras, biopirataria, crime ambiental, terra sem lei, desmatamento e destruição dos recursos naturais; >População rural da Amazônia: mais de 6 milhões de pessoas com baixos índices de escolaridade, capacitação e renda. É impossível atribuir a estas populações a responsabilidade de escolherem um modelo de desenvolvimento; > Falta de conhecimento sobre exploração racional de floresta ou sustentabilidade e crença equivocada de que a floresta em “pé” é um obstáculo ao desenvolvimento; > Os recursos naturais são esgotados sem que a comunidade sequer melhore minimamente sua condição de vida.

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 20

Justificativa

EXT OPORTUNIDADES

A M B I E N T E

> o século XXI é o século das transformações em função da Internet (acesso, troca, criação de redes sociais e difusão rápida de informação) e da democracia; >Os temas “Ecologia” e “Sustentabilidade” estão sendo amplamente divulgados, >Transformações que estão ocorrendo, embora em pequena escala: >Economia Solidária (o ser humano é o centro e não o capital); >Comércio Justo; >Cultura de Paz (liberdade, igualdade e fraternidade) - progresso para todos; >Consumo Consciente e Responsável; >Desenvolvimento Econômico (sustentável); >Pressão para aumentar a fiscalização nos órgãos e para serem criadas políticas públicas que incentivem e gerem subsídios para a prática na Amazônia de Iniciativas Socioambientais, como o Ecoturismo por exemplo. Áreas como Fernando de Noronha (PE), Lençóis Maranhenses (MA), Chapada Diamantina (BA), Bonito (MS) e Brotas (SP) tornaram-se um exemplo de desenvolvimento sustentável; >O Brasil sediará eventos de escala mundial como a Rio +20, a Copa e as Olimpíadas, uma oportunidade para levar os turistas a Amazônia.

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 21

Justificativa

EXT AMEAÇAS

A M B I E N T E

> Distorção dos valores: os bens se tornam símbolo de felicidade, o planeta não tem condições de suportar os padrões de consumo; >Aquecimento Global e a proliferação dos desastres naturais, > O Brasil é o campeão de desmatamentos e queimadas e por isso se destaca como um dos países que contribui para o aquecimento global; > As atividades que mais crescem são: a Pecuária, a Mineração e a Extração de Madeiras, > A Amazônia se estende em um território superior a metade do país, mas, o PIB (Produto Interno Bruto) da região é insignificante, inferior a 10% do total produzido no Brasil; > No Brasil o turismo representa menos de 3% do PIB, a média mundial é de próxima de 8%; > Menos de 0,16% dos 30 milhões de ecoturistas estrangeiros visitam a Amazônia; > Nenhum estado ou município da Amazônia investe no ecoturismo mais de 1% de seu orçamento, apenas Iniciativas de pequeno porte e baixo impacto. > A biodiversidade amazônica representa menos de 1% do PIB do Brasil. Em escala global: >Capitalismo/Neoliberalismo (o capital é o centro); >Comércio (a qualquer custo); >Materialismo/Individualismo/Concentração de Renda;

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 22

• Empresa socialmente responsável:

•Relatórios de ação social, ambiental e cultural; •Imagem Corporativa:

•Diferenciação da marca: Solidificação, Visibilidade e Perpetuação; •Diversificação do mix de comunicação; •Divulgação dos Patrocinadores através de:

•Website Brasil Justo; •Assessoria de Imprensa em diferentes veículos de comunicação; •Palestras, Eventos, Participação em Fóruns, Redes Sociais e etc.

Crontrapartida

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 23

Contrapartida - Cotas de Patrocínio

Veiculação exclusiva no

site e eventos

Destaque sobre outras

cotas na veiculação

Convites para

participar de eventos

Logomarca no site e anúncios de divulgação

Banner do patrocinador no

website

Citação do patrocinador nas palestras,

eventos, fóruns, redes

sociais, entrevistas

Mantenedor (100%)

X X X X X

Diamante (75%)

X X X X X

Ouro (50%)

X X X X

Prata (30%)

X Co -

patrocinador

Co -patrocinador

Co -patrocinador

Bronze (25%)

X Co -patrocinador Co -patrocinador Co -patrocinador

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 24

Pré-produção/preparação: •Contratação de webdesigner e programador, •Definição e validação do conteúdo, •Fotografia dos produtos culturais, •Início da Remuneração dos artistas e da auditora •Acertos de metas de produção, •Definição dos critérios de avaliação e etc.

Cronograma

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 25

Produção/Execução: •Desenho do site e aprovação do MMIB, •Desenvolvimento do site e sistema de pagamento seguro, •Capacitação no Website, •Capacitação em Empreendedorismo, •Tradução para o Inglês, •Testes de funcionalidade do sistema, •Remuneração dos artistas e da auditora, •Divulgação no website, •Acompanhamento dos resultados e reuniões mensais, •Assessoria de Imprensa.

Cronograma

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 26

Pós-produção: •Remuneração dos artistas e auditora, •Fechamento da prestação de contas, •Relatório para patrocinadores, •Avaliação final do projeto .

Cronograma

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 27

Orçamento

QUADRO CONSOLIDADO DO ORÇAMENTO FÍSICO-FINANCEIRO DO PROJETO AMAZÔNIA JUSTA

NATUREZA DO MOVIMENTO TOTAL MENSAL DE DESPESAS ANO 1 TOTAL MENSAL DE DESPESAS ANO 2 TOTAL MENSAL DE DESPESAS 24 MESES

SUB-TOTAL DE CUSTOS FIXOS R$ 5.040,00 R$ 5.040,00 R$ 10.080,00

SUB-TOTAL DE PESSOAL R$ 195.250,00 R$ 194.500,00 R$ 389.750,00

SUB-TOTAL DE ENCARGOS SOCIAIS R$ 22.153,12 R$ 22.153,12 R$ 44.306,23

SUB-TOTAL DE TRANSPORTE R$ 2.400,00 R$ 2.400,00 R$ 4.800,00

SUB-TOTAL DE ALIMENTAÇÃO R$ 12.000,00 R$ 12.000,00 R$ 24.000,00

SUB-TOTAL DE VIAGENS R$ 15.080,00 R$ 15.080,00 R$ 30.160,00

SUB-TOTAL DE EVENTOS R$ 36.000,00 R$ 41.000,00 R$ 77.000,00

SUB-TOTAL DE OUTROS GASTOS R$ 5.630,00 R$ 630,00 R$ 6.260,00

TOTAL R$ 293.553,12 R$ 292.803,12 R$ 586.356,23

CAPTAÇÃO DE RECURSOS (10%) R$ 58.635,62

TOTAL GERAL COM CAPTAÇÃO DE RECURSOS

R$ 644.991,86

“Não basta deixar de praticar o mal; é hora de praticar o bem” (Sidarta Gautama) 28

Branca Duboc Pedrinha (55 21) 93141195

[email protected] [email protected]

Contatos