esqueleto e locomoção de bivalvia

12
Locomoção/Esqueleto de Bivalvia

Upload: leandro-lemos

Post on 01-Jul-2015

2.923 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

Esqueleto/Locomoção de Bivalvia...

TRANSCRIPT

Page 1: Esqueleto e Locomoção de Bivalvia

Locomoção/Esqueleto de Bivalvia

Page 2: Esqueleto e Locomoção de Bivalvia

Bivalvia:

→ Inclui cerca de 8.000 espécies recentemente descritas, das quais aproximadamente 1.300 vivem em água doce e as demais são marinhas.

→ Ostras, mexilhões, vierias e teredos.

Page 3: Esqueleto e Locomoção de Bivalvia

Bivalvia:

→ a) concha dividida em duas valvas; b) perda da rádula; c) um par de brânquias.

a) c)

Page 4: Esqueleto e Locomoção de Bivalvia

Bivalvia: Três grupos morfológicos

Protobrânquios Lamelibrânquios Septibrânquios

→ Utilizam às brânquias para obtenção de alimento

Page 5: Esqueleto e Locomoção de Bivalvia

Estrutura

→Achatamento lateral do pé e da concha facilita a escavação em sedimentos moles. A filtragem do alimento permite a alimentação enquanto o bivalve está enterrado no sedimento, e os sifões permitem acesso à água limpa contendo O2 e alimento sem que o animal tenha que deixar o sedimento.

Page 6: Esqueleto e Locomoção de Bivalvia

Concha

→Duas valvas calcárias que se articulam ao longo de uma charneira dorsal. As duas valvas estão unidas dorsalmente pelo ligamente da charneira.

Page 7: Esqueleto e Locomoção de Bivalvia

Concha

→Dois músculos adutores transversais, um anterior e outro posterior estendem-se de uma valva à outra.

Page 8: Esqueleto e Locomoção de Bivalvia

Concha

→Os ligamentos da charneira e os músculos adutores antagonizam uns aos outros e atuam em conjunto para abrir (abduzir) e fechar (aduzir) as valvas. Quando as valvas são fechadas pelos músculos adutores, o ligamento externo da charneira é esticado e, o interno, comprimido.

Page 9: Esqueleto e Locomoção de Bivalvia

Concha

→Quando as valvas estão abertas, os ligamentos estão relaxados, isto é, nem sob tensão, nem sob compreensão. Contudo, quando os músculos adutores contraem-se, o ligamento externo é estirado e mantido sob tensão, enquanto o ligamento interno é comprimido.

Page 10: Esqueleto e Locomoção de Bivalvia

Estrutura da Concha

Inserir imagem 19.91 (página 429)

Page 11: Esqueleto e Locomoção de Bivalvia

→ É uma adaptação para a escavação em sedimentos moles;Uma combinação da pressão sanguínea e da ação dos músculos retratores pediosos produzem o movimento do pé;

Page 12: Esqueleto e Locomoção de Bivalvia

Mecanismo de escavação

→A)Sifão se abre e a agua flui pela cavidade do manto. Os musculos adutores e pediosos estão relaxados e a concha se alarga para gerar ancoragem para a penetração.Contração dos músculos circulares pediosos estendem o pé para dentro do semdimento.B) Contração do músculo circulares pediosos fazem com que o sangue se estenda para o pé e esse sirva como ancora terminal.Os sifões fecham – se e os musculos adutore contraem- se expulsando a água para fora da abertura entre as valvas para revolver os sedimentos ao redor.C)O músculo retrator pedioso anterior contrai- se puxando a concha para dentro do sedimento afrouxado.D)O músculo retrator pedioso contrai- se e isso se repete até que o bivalve alcance a profundidade desejada.