progressão aritmética mat uma sequência de …progressão aritmética uma sequência de números...

1
progressão aritmética Uma sequência de números reais é chamada de progressão aritméca PA quando cada um de seus termos, a parr do segundo, é igual a soma do anterior com um número fixo ( r ), chamado razão da PA. MAT E Matemática E - Apostila 01 1 Representação Genérica ( a 1 , a 2 , a 3 ,...,a n ); onde: a 1 1º termo a 2 2º termo a 3 3º termo a n termo de ordem n (n-ésimo termo) n número de termos r a 2 - a 1 = a 3 - a 2 = a 4 - a 3 = ... = r Classificação Uma PA é limitada, se tiver um número finito de termos. Uma PA é ilimitada se tiver um número infinito de termos. Crescente: quando a razão é positiva. (2, 4, 6, 8,...) r = 2 Decrescente: quando a razão é negativa. (9, 4, -1, ...) r = -5 Estacionária: quando a razão é igual a zero. (5, 5, 5...) r = 0 Fórmula do termo geral de uma PA Considerando a PA (a 1 , a 2 , a 3 , ..., a n ) de razão r temos: a n = a 1 + ( n 1 ) r Propriedades Numa PA finita, a soma de dois termos equidistantes dos extremos é igual a soma dos extremos. ( a 1 , a 2 , a 3 , a 4 , a 5 ) extremos a 1 + a 5 = a 2 + a 4 = K Numa PA, qualquer termo,a partir do segundo termo, é a média aritmética do seu antecessor e do seu sucessor. ( a , b , c ) a + c = 2b Três termos consecutivos de uma PA podem ser representados por: x r , x , x + r Podemos escrever qualquer termo de uma PA em função de a 1 e da razão (r). a 2 = a 1 + r a 8 = a 1 + 7r a 23 = a 1 + 22r Soma dos termos de uma PA finita Para calcular a soma dos termos de qualquer PA, basta somar o primeiro termo com o último e multiplicar por metade da quantidade de termos que tem a PA. A história desta fórmula começa na Alemanha, por volta de 1785, na escola de Braunscheweig. Conta- se que o professor Büttner resolveu manter ocupados seus alunos de uma classe de ensino fundamental e propôs que eles calculassem a soma de todos os inteiros de 1 a 100. Aparentemente, ele esperava que eles passassem bastante tempo resolvendo tal exercício. E para a surpresa de todos, em poucos minutos um aluno de aproximadamente 8 anos deu a resposta. Esse menino era Carl Friedrich Gauss, que mais tarde se tornou um dos mais importantes matemáticos da história que viveu entre 1777 e 1855. S n = (a 1 + a n ) n 2 Interpolação Aritmética Interpolar meios aritméticos, significa inserir “K“ números reais entre dois números dados de modo que todos formem uma PA de K + 2 termos.

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

11 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: progressão aritmética MAT Uma sequência de …progressão aritmética Uma sequência de números reais é chamada de progressão aritméti ca PA quando cada um de seus termos, a

progressão aritmética

Uma sequência de números reais é chamada de progressão aritméti ca PA quando cada um de seus termos, a parti r do segundo, é igual a soma do anterior com um número fi xo ( r ), chamado razão da PA.

MATE

Matemática E - Apostila 01 1

Uma sequência de números reais é chamada de Uma sequência de números reais é chamada de progressão aritméti ca PA quando cada um de seus progressão aritméti ca PA quando cada um de seus termos, a parti r do segundo, é igual a soma do anterior termos, a parti r do segundo, é igual a soma do anterior com um número fi xo ( r ), chamado razão da PA.com um número fi xo ( r ), chamado razão da PA.

E

Representação Genérica( a1 , a2 , a3 ,...,an ); onde:

a1 ⟶ 1º termo

a2 ⟶ 2º termoa3 ⟶ 3º termoan ⟶ termo de ordem n (n-ésimo termo)n ⟶ número de termosr ⟶ a2 - a1 = a3 - a2 = a4 - a3 = ... = r

Classificação

Uma PA é limitada, se tiver um número fi nito de termos.Uma PA é ilimitada se tiver um número infi nito de termos.

Crescente: quando a razão é positiva.(2, 4, 6, 8,...) r = 2

Decrescente: quando a razão é negativa.(9, 4, -1, ...) r = -5

Estacionária: quando a razão é igual a zero.(5, 5, 5...) r = 0

Fórmula do termo geral de uma PA

Considerando a PA (a1, a2, a3, ..., an) de razão r temos:

a n = a 1 + ( n − 1 ) r

Propriedades

Numa PA fi nita, a soma de dois termos equidistantes dos extremos é igual a soma dos extremos.

( a1 , a2 , a3 , a4 , a5 )

extremos

a1 + a5 = a2 + a4 = K

Numa PA, qualquer termo,a partir do segundo termo, é a média aritmética do seu antecessor e do seu sucessor.

( a , b , c ) → a + c = 2b Três termos consecutivos de uma PA podem ser representados por:

x − r , x , x + r

Podemos escrever qualquer termo de uma PA em função de a1 e da razão (r).

a2 = a1 + r a8 = a1 + 7r a23 = a1 + 22r

Soma dos termos de uma PA finita

Para calcular a soma dos termos de qualquer PA, basta somar o primeiro termo com o último e multiplicar por metade da quantidade de termos que tem a PA.

A história desta fórmula começa na Alemanha, por volta de 1785, na escola de Braunscheweig. Conta-se que o professor Büttner resolveu manter ocupados seus alunos de uma classe de ensino fundamental e propôs que eles calculassem a soma de todos os inteiros de 1 a 100. Aparentemente, ele esperava que eles passassem bastante tempo resolvendo tal exercício. E para a surpresa de todos, em poucos minutos um aluno de aproximadamente 8 anos deu a resposta.Esse menino era Carl Friedrich Gauss, que mais tarde se tornou um dos mais importantes matemáticos da história que viveu entre 1777 e 1855.

Sn = (a1 + an) n 2

Interpolação AritméticaInterpolar meios aritméticos, signifi ca inserir “K“ números reais entre dois números dados de modo que todos formem uma PA de K + 2 termos.

⟶⟶⟶⟶⟶⟶