programa educando...municipal de luz e estrela do indaiá. uma vez tendo capacitado os professores...

21
Programa Educando Conheça toda a história deste programa desenvolvido pelo Sicoob Crediluz em parceria com diversas instituições que visa dar apoio e educação as crianças e jovens de nossas comunidades.

Upload: others

Post on 16-Aug-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

Programa EducandoConheça toda a história deste programa desenvolvido pelo Sicoob Crediluz em parceria com diversas instituições que visa dar apoio e educação as crianças e jovens de nossas comunidades.

Page 2: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

Washington PaulinelliPresidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediluz

02

PALAVRA DO

PRESIDENTE

De lá pra cá somente lapidamos o que já temos internalizados: "pensar grande e pensar pequeno dá o mesmo trabalho, então pensemos grande." Com isto ao longo dos anos o programa só fez crescer, através de ações pontuais, visitas a cooperativas com trabalho eficiente nesta área, chegando a ir até Santa Catarina no Sul do Brasil, berço desta ideia.

Daí então vieram visitas, networking, alinhamento de boas práticas e conseguimos formatar o Programa Educando que é hoje referência em nossa região. Um projeto consolidado, com importantes parcerias: Banco Central, Sebrae Minas, OCEMG, Secretarias de Educação Municipal de Luz e Estrela do Indaiá.

Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na cidade de Estrela do Indaiá, onde temos uma agência desde 1998. E no ano de 2018 as escolas municipais de Luz, onde está nossa matriz, consolidou as atividades. Com isto tivemos um ganho de intercooperação entre as secretarias, escolas e professores que culminou no sucesso das atividades, sendo no ano de 2019 a colheita dos frutos que edificamos até aqui - o 5° princípio cooperativista sendo vivenciado na prática.

Rever nosso passado, através da linha do tempo é gratificante e motivo de muito orgulho para nós. Vencemos barreiras, buscamos por informação e formação e cumprimos o importante 7° princípio que fala do interesse pela comunidade.

Hoje temos cerca de 2.000 alunos que diretamente participam de nosso programa nas escolas públicas municipais de Luz e Estrela do Indaiá, e o que podemos sentir é que desde a educação básica infantil até o ensino fundamental II, estamos sim, todos engajados - seja Sicoob Crediluz, Secretarias de Ensino e toda comunidade acadêmica docente - no propósito de fazer a diferença na vida dessas pessoas, que brevemente estarão no mercado de trabalho e também na liderança de nossas comunidades. E sabemos que estamos conseguindo, seja no empreendimento familiar ou mesmo na amplitude dos sonhos para uma realidade melhor para cada um deles. Fizemos muito, mas queremos fazer ainda mais! O sonho não para, apenas nos revigora para buscar a excelência na prática da gestão dia após dia.

Por isso 2020 mesmo marcado por um ano de desafios, com muito orgulho lançamos o Educando Digital. Queremos estar mais próximos desta nova geração e também disponibilizar conteúdos para pais, alunos, professores e comunidade em geral.

A educação é apaixonante e transformadora. Através dela cresceremos juntos, certos que o cooperativismo, união de forças, olhar visionário serão a salvaguarda destes tempos que nos pedem a todo momento: "aprenda a desaprender: e REINVENTE-SE"

Um pouco da históriaMunicípio de Luz/MG

Redação e revisãoNome Sobrenome

DiagramaçãoICoop Sistemas - www.icoopsistemas.com.br

Histórico de Implantaçãodo Projeto Educando

Palavra do

Presidente

História do

Sicoob Crediluz

2

4

3

4

Page 3: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

03

UM POUCO DA HISTÓRIA DO

MUNICÍPIO DE LUZA história inicia-se por volta de 1780 e tem origem no conflito existente entre dois grandes fazendeiros, descendentes de bandeirantes paulistas, em relação à linha divisória de suas terras. Para que a questão fosse resolvida a contento, a esposa de um deles fez uma promessa à Nossa Senhora da Luz.

Certa manhã, conforme combina-ram, os fazendeiros (Coronel Cocais e Coronel Camargos) partem, cada um de sua residência e cavalgam, um em direção ao outro, até se encontrarem próximo ao ribeirão Jorge Pequeno. No local do encontro, fixam o marco divisório e, mandam erigir uma capela em d e v o ç ã o à p a d r o e i r a N o s s a Senhora da Luz.

Nas proximidades do local, havia um olho d'água, represado por um aterro que abastecia o pequeno povoado formado em volta da capela, o que explica a origem do nome Nossa Senhora da Luz do Aterrado que lhe foi dado.O ciclo de progresso tem início com a implantação do bispado do Aterrado. O município se instala em 1923, adotando a denominação de Luz.

Geografia L o c a l i z a - s e a u m a l a t i t u d e 19º48'05" sul e a uma longitude 45º41'08" oeste, estando a uma alt i tude de 675 metros . Sua população estimada em 2007 era de 17.173 habitantes. Possui uma área de 1.171,670 km². O município possui um dos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais altos do estado: 0,801 (considerado alto IDH).

Hidrografia Rio São Francisco; Rio Bambuí (Afluente do Rio São Francisco); Rio

Por isso 2020 mesmo marcado por um ano de desafios, com muito orgulho lançamos o Educando Digital. Queremos estar mais próximos desta nova geração e também disponibilizar conteúdos para pais, alunos, professores e comunidade em geral.

A educação é apaixonante e transformadora. Através dela cresceremos juntos, certos que o cooperativismo, união de forças, olhar visionário serão a salvaguarda destes tempos que nos pedem a todo momento: "aprenda a desaprender: e REINVENTE-SE"

Limoeiro; Ribeirão Jorge Grande; Ribeirão Jorge Pequeno; Córrego da Velha.

Rodovias BR-262 - Principais acessos: Belo Horizonte e Triângulo Mineiro;MG-176 - Liga a cidade Luz a Lagoa da Prata via distrito de Esteios, as obras de pavimentação asfáltica estão 95% concluídas.

Relevo 40% Plano | 50% Ondulado | 10% Montanhoso

Economia O município destaca-se como um dos maiores produtores de leite do país. Seu rebanho bovino recebe notoriedade pela excelente qualidade genética principalmente com animais das raças Gir e holandês e também o fruto deste cruzamento que é o Girolando sendo o município referência de vendas de gado para as novas fronteiras agrícolas do país e até para outros países da América Latina.Destaca-se também no cultivo da cana-de-açúcar para abastecimentos de indústrias sucroalcooleiras de Bambuí e Lagoa da Prata.Podemos ainda citar o expressivo comércio e prestação de serviços em seus mais diversos segmentos, que alavancam a economia do município.O distrito de Esteios situado a 20 km da sede do município conta com uma tradição na produção de doces caseiros com destaque para as goiabadas e doce de leite.

Page 4: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

04

HISTÓRIA DO

SICOOB CREDILUZO Sicoob Crediluz foi fundado em 1988, tendo suas origens com um grupo de produtores rurais que fundaram a cooperativa para terem melhores condições de negociações em seus negócios. No início a cooperativa funcionava em um prédio cedido pela COPAGRO, vindo mais tarde a adquirir sua sede própria. A ideia se tornou forte e em 1998 inauguraram uma nova agência na cidade de Estrela do Indaiá. Com os avanços do mercado em 2005 o SICOOB CREDILUZ, torna-se uma agência de livre admissão podendo atender a todos os segmentos da economia. No ano de 2014 inaugura sua sede própria, mais ampla e moderna, consolidando o bom trabalho ao longo dos anos. E no ano de 2017 uma sede própria com as mesmas características foi inaugurada na cidade de Estrela do Indaiá.

Com maiores oportunidades, principalmente em relação a expansão dos locais de atendimento, o Sicoob Crediluz, em 2018 inaugura sua agência em Sabará e em 2019 na cidade de Nova Lima, mais especificamente no bairro do Jardim Canadá.

Contando hoje com um expressivo número de associados, a cooperativa fechou 2019 com 8.750 cooperados.

Com o início de uma nova gestão iniciada em 2006, o Sicoob Crediluz buscou uma atuação mais próximas de seus cooperados, realizando diversas ações para produtores, empresários e toda comunidade.

Uma das primeiras ações voltadas a educação está datada de 2011, foi um concurso de redação com o tema “a importância de poupar para realizar os meus sonhos” realizado em Estrela do Indaiá onde a estudante Estéfany Luiza de Alcântara Silva, foi a agraciada com o prêmio de melhor redação.

Em 2013 após a participação de um colaborador no PDE (Programa de Desenvolvimento de Executivos) do Sicoob Central Crediminas, com a realização de um TTC, identificou-se a oportunidade de aumento de depósitos na cooperativa, mediante o fato de grande parte de recursos da poupança estarem em outras instituições financeiras. Daí realizou-se uma divulgação nas escolas da Poupança Kids, onde 2

HISTÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DO

PROGRAMA EDUCANDOcolaboradores visitaram as escolas em Luz e Estrela do Indaiá para comunicação aos alunos, reforçando o papel da cooperativa na comunidade. Posteriormente, a cooperativa aderiu a uma ação sistêmica chamada “Concurso de Redação”, desenvolvida pelo Sicoob Central Crediminas.

Com o desenvolvimento das atividades datado de 2011, notou-se uma boa adesão dos professores e secretarias de educação em participar das ações, as quais foram ganhando maior solidez, com o treinamento de educadores sobre o tema cooperativismo, vistas técnicas e excursões.

De 2013 a 2016 várias ações foram realizadas pela cooperativa, sustentadas pelo Programa de Educação Cooperativista, como era intitulado o conjunto de ações.

Já em 2017, diante da realização de várias ações, institui-se o Programa Educando, englobando, portanto, as ações

Page 5: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

05

da cultura empreendedora, cooperativista e financeira, dando assim uma nova roupagem

às ações realizadas. Essa nova estruturação permitiu à cooperativa nortear o programa em

projetos e ações.

Ressalta-se que, com a instituição do Programa, ele foi se tornando mais profissional e além de ações voltadas aos alunos, os professores começaram a se beneficiar das capacitações. Ainda no primeiro semestre de 2017 os professores das escolas municipais de Estrela do Indaiá receberam capacitação do Sebrae/MG para desenvolverem atividades empreendedoras em sala de aula com os alunos, o curso realizado foi o CAV - (CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL).

Estrela do Indaiá está situada a 50 km da matriz em Luz, possuindo uma população estimada em 3.500 habitantes - zona urbana e rural. E possuindo 3 escolas municipais: CEMEI - Sementinha do Saber, educação infantil; Escola Municipal Francisco Campos, ensino fundamental I; e Escola Municipal Mariquinha Lalau, no distrito do Baú, localizado na zona rural do município.

No segundo semestre do mesmo ano os professores

da rede municipal de Luz foram capacitados pelo Sebrae/MG para que em 2018 pudessem desenvolver e aplicar a cultura empreendedora, à época contando ainda com as escolas municipais Dom Manoel Nunes Coelho e Padre Parreiras. Portanto, de 2017 em diante, a intensidade de ações do Programa foi sendo fortalecidas.

Atualmente em Estrela do Indaiá, o projeto atende a educação infantil no CEMEI e do 1º ao 5° ano na Escola Municipal Francisco Campos. Em Luz, o Programa atende a educação infantil da Pré Escola Cantinho do Saber, sendo o 1º e 2º períodos e os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Dom Manoel Nunes Coelho.

Como o intuito do Programa é trabalhar educação financeira, empreendedora e cooperativista, muitas ações pontuais são realizadas em parceria com escolas da rede estadual e privada, vislumbrando sempre o crescimento do Programa e a contribuição para a formação diferenciada das comunidades.

É importante ressaltar que o Programa Educando está i m p a c t a n d o a t u a l m e n t e c o m s u a s a ç õ e s , aproximadamente 1.200 alunos. É de fundamental importância a parceria com as Secretarias de Educação de cada município para que o trabalho possa ser realizado na obtenção de maior sucesso.

Page 6: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

06

TUDO SE INICIA EM

2011...

Tudo se inicia em 2011, quando se institui as primeiras ações do Sicoob Crediluz, voltados a educação, através de um concurso de redação em Estrela do Indaiá. Estéfany Luiza de Alcântara Silva era aluna da Escola Municipal Francisco Campos, participou do concurso e ficou em 1º lugar. Hoje ela lembra como foi o desafio e os frutos que colhe no presente.

“Em 2011 tive a oportunidade de participar de um concurso de redação promovido pelo Sicoob Crediluz de Estrela do Indaiá, valendo prêmio em dinheiro para os três primeiros lugares e uma abertura de conta poupança na agência. Na época eu estudava na turma do 5º ano da professora Dacione, na Escola Municipal Francisco Campos. O concurso tinha como propósito incentivar os alunos desde cedo a poupar para realizar seus sonhos. Na minha redação contei sobre as minhas economias que era um cofrinho de moedas que eu recebia de minha mãe e sobre meus sonhos. Na época meu sonho era colocar aparelho nos dentes e mais tarde comprar um computador, usei todo conhecimento que tinha até o momento sobre redação e escrevi com meu coração, por isso eu desejava e defendia que merecia o prêmio. No dia da premiação quando anunciaram meu nome em 1º lugar eu fiquei muito feliz e emocionada, pois era minha primeira de muitas conquistas. Desde então já comecei a usar minha conta poupança, realizei meus sonhos da época, e até hoje faço minhas economias. Carrego esse aprendizado sempre comigo, e graças a esse incentivo da infância sempre trabalhei e usei meu dinheiro com consciência, sempre visando poupar para realizar meus sonhos, no momento estou realizando mais um que é cursar a faculdade, hoje eu mesma pago minha faculdade e curso Administração na FASF. Assim como esse projeto me incentivou e mudou minha vida, pode mudar várias outras, continuo acreditando no Sicoob Crediluz para tornar meus sonhos realidade, meu muito obrigado a todos que foram meus professores e toda equipe do Sicoob Crediluz”.

Page 7: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

07

2013 – Após o a n o d e 2 0 1 2 permanecer na v o n t a d e d a implantação de algumas ações, s o m e n t e e m 2013 que elas voltaram a acontecer, com as professoras da rede municipal de ensino de Luz, em parceria com Secretaria Municipal de Educação realizando uma capacitação sobre cooperativismo através do Sistema OCEMG que já iniciava um apoio às cooperativas nesse sentido.

2013 - Em novembro as professoras apresentaram na OCEMG o resultado dos trabalhos desenvolvidos durante o ano com os alunos da rede municipal de e n s i n o d e L u z n u m e v e n t o s i s t ê m i c o d e fechamento do ano letivo, o chamado Encontro de Formação de Educadores Cooperativos. O intuito do encontro foi celebrar as conquistas do ensino e aprendizagem pelos alunos, além de apresentar os impactos do projeto nas escolas, e agradecer a contribuição de todos os participantes do Programa. Estiveram envolvidos professores e coordenadores do 4º, 5º e 6º anos das cidades de Esmeraldas, Guanhães, João Monlevade e Luz, bem como profissionais da Coopen-BH, da capital mineira. O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressaltou a importância da iniciativa. ''O Brasil está muito atrás de países bem mais pobres que ele no quesito educação, pois não se valoriza o professor. Mas se queremos uma mudança no futuro, temos que investir nos educadores, que formarão cidadãos de opinião''.

2014 - Em janeiro, quando da inauguração da agência sede do Sicoob Crediluz, alguns alunos que haviam participado do projeto sobre cooperativismo fizeram na oportunidade uma linda homenagem ao senhor Ronaldo Scucato presidente da OCEMG; Um dos destaques do evento foi a homenagem prestada ao presidente do Sistema Ocemg. Scucato recebeu das mãos dos alunos representantes do Programa de Educação Cooperativista, instruídos pela professora da rede pública municipal, Vânia Pessoa, uma singela homenagem: uma rosa com dizeres cooperativistas.

Page 8: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

08

Scucato se emocionou e ressaltou a importância da simplicidade e da modéstia.

Ele afirmou ainda que se sente maduro e experiente com os 60 anos de dedicação ao

cooperativismo.

2014 – O projeto de educação de São Roque de Minas ganhava notoriedade entre as cooperativas, foi quando a Diretoria e Conselheiros do Sicoob Crediluz fizeram uma vista a cidade para conhecer melhor o projeto desenvolvido pela Saromcredi , na possibilidade de poder implantá-lo na cidade de Luz e Estrela do Indaiá; Participaram, o presidente do Conselho de Administração, Washington Fiúza Paulinelli, os então colaboradores Hugo Geraldo Lopes, Érika Menezes e Greicy Kelly Silva e Castro, que foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração da SAROMCREDI, João Carlos Leite, que mostrou todo o projeto desenvolvido pela cooperativa, principalmente a escola particular existente no município toda formatada para ter atividades empreendedoras, cooperativistas e financeiras, que recebe boa parte do FATES da cooperativa para exercer suas atividades. A visita foi muito válida, inclusive para traçar diretrizes que se adequassem a realidade de Luz e Estrela do Indaiá.

2014 - Como forma de abranger os conhecimentos, professores de Luz e Estrela do Indaiá foram convidados a participarem de uma visita a cidade de Concórdia/SC, para conhecerem uma escola modelo referência no assunto. A caravana contou com 18 professoras, que foram acompanhadas pela colaboradora Greicy e pelo Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediluz, Washington Fiúza Paulinelli. A partir de então foram trocadas experiências acerca do assunto e muito trabalho e ideias pontuais foram desenvolvidas nas escolas municipais de Luz e Estrela do Indaiá. O objetivo da viagem foi conhecer a Cooperativa Magna, mantenedora do Colégio CEM, uma escola com educação diferenciada para crianças e adolescentes que, em parceria com o sistema de ensino Positivo, tornou-se uma referência em educação cooperativista.

2014 – As ações de educação da cooperativa começavam a ganhar mais consistência e realizou-se a Semana Cultura. Nos dias 17 e 18 de novembro de 2014 foram recebidos na sede do Sicoob Crediluz o s a l u n o s d o s 4 º e 5 º a n o s d a E d u c a ç ã o Fundamental da rede municipal de ensino de Luz, p a r a p a r t i c i p a r e m d e p a l e s t r a c o m o t e m a Educação Financeira, ministrado pelo consultor da CRX José Osvaldo Costa. Participaram alunos das escolas Dom Manoel, Padre Parreiras e Escola de Campinho. Ao todo foram recebidos na sede da cooperativa mais de 400 alunos, que participaram do Projeto Educação Cooperativa, no ano de 2014, em parceria com a OCEMG – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais. A palestra ainda foi ministrada em Estrela do Indaiá para todos os alunos da Escola Estadual Professor Antônio Ribeiro, onde reuniu-se aproximadamente 450 alunos, que sob a direção da Professora Amélia de Fátima Gontijo realizara um excelente trabalho juntamente com o corpo docente da escola em prol do cooperativismo e empreendedorismo. A palestra de mesmo tema foi também realizada para os colaboradores e seus familiares.

Page 9: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

09

Ainda no ciclo da semana cultural foi realizado no auditório do Sicoob Crediluz o

encerramento e premiação do Projeto Árvores de Luz, uma realização da SADEMA em

parceria com a administração municipal, CODEMA, Copagro e Sicoob Crediluz; que contou com uma palestra com o tema Orientações Básicas Sobre Cooperativismo, ministrado pelo consultor José Ailton Junqueira que integra o corpo técnico da O C E M G . E c o m o p a r t e d a p r e m i a ç ã o a o s ganhadores do concurso os primeiros colocados receberam uma Poupança Cooperada cada. O trabalho sério e bem estruturado voltado para a educação de crianças e adolescentes é uma aposta com grande adesão no sistema cooperativo visando o desenvolvimento organizacional e comunitário, alicerçados em valores sólidos e progressistas.

2015 – As ações pontuais do projeto de educação continuavam acontecendo. Para a continuação do projeto e envolvimento das pessoas, os professores foram convidados a fazerem mais uma visita técnica nas escolas públicas e privada de São Roque de Minas para adequar melhor a realidade do projeto as cidades de Luz e Estrela do Indaiá, onde foram acolhidos pela equipe do SICOOB SAROMCREDI, por colaboradores e também pelo presidente João Carlos Leite, que exibiu um vídeo falando sobre o selo d o q u e i j o c a n a s t r a , d a i m p o r t â n c i a d o fortalecimento do cooperativismo aliado ao empreendedorismo. Em seguida os professores puderam conhecer tanto a escola particular que recebe verba do FATES para manter seu diferencial no propósito do programa. A comitiva também pode conhecer uma fazenda produtora do queijo canastra, tipo exportação, que o forte da economia do município.

2015 - Nos dias 01 e 02 de setembro 153 alunos de 5 turmas com idade entre 15 e 16 anos participaram do Projeto “Educação Financeira” do Sicoob Crediluz em solicitação ao pedido da promotoria da comarca de Luz. Nathan Carvalho Alves, Diretor Financeiro mostrou através de sua apresentação a importância do cooperativismo de crédito como agente financeiro numa comunidade, as principais

diferenças entre bancos e cooperativas de crédito ressaltando a missão, visão e valores do Sicoob Crediluz, instituição financeira enraizada em Luz há 27 anos. Nathan despertou interesse dos alunos quando mostrou porque algumas pessoas ficam ricas, buscando despertar a importância de comportamentos empreendedores assim como a necessidade do planejamento financeiro no dia a dia das pessoas.

2015 - Nos dias 09 e 10/11, 200 alunos das Escolas Municipal de Campinho, Padre Parreiras e Dom Manoel, estiveram presentes no Sicoob Crediluz e puderam participar do Programa de Cooperativismo e Educação Financeira. O programa é um trabalho realizado pelo Sicoob Crediluz nas escolas municipais e estaduais e para associados, de educação cooperativista e financeira nas cidades de Luz e Estrela do Indaiá. Durante o momento em que estiveram presentes na cooperativa puderam conhecer os setores da cooperativa como terminais de autoatendimento, caixas, setores de negócios, produtos e serviços e ainda conversaram com os colaboradores para entenderem as funções de cada um nos processos. No auditório, a atenção para os vídeos sobre a Poupança Sicoob, a história do cooperativismo de crédito e o institucional do Sicoob levou informações do maior sistema cooperativo financeiro do país. O Diretor Financeiro do Sicoob Crediluz Nathan Carvalho Alves e o Diretor Administrativo Hugo Geraldo Lopes, colocaram as diferenças entre bancos e cooperativas de crédito, ressaltando o fato do Sicoob Crediluz ser uma instituição financeira assim como os bancos, mas com o diferencial de ser uma cooperativa. Mas a parte que mais chamou a atenção foi o teatro realizado pelos colaboradores Kaique, Andrea, Camila e Maria Neiva. O teatro encenou a história de três porquinhos (mãe e filhos), no qual os filhos tinham os sonhos de comprarem um smartphone e vídeo game. Após participarem de um programa de educação financeira, aprenderam o quanto é importante economizar mesmo sem terem salários, reduzindo o tempo no banho, apagando as luzes, guardando parte do dinheiro que ganhavam como mesada

Page 10: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

10

2015 - Atentos ao 7º princípio do cooperativismo que é o interesse pela comunidade, toda equipe do Sicoob Crediluz abraçou a ideia de que, ao ler um livro, crescemos e evoluímos nossas capacidades. Diante do fato os colaboradores unidos pelo bem comum juntaram forças e conseguiram 175 livros. Os livros foram doados à Escola Municipal de Campinho no dia 21 de outubro. Na entrega com presença do vice-presidente Tiago Augusto P. Basílio e da Gerente de Negócios Carla Gontijo Soares os alunos puderam aprender mais sobre a cooperativa e ainda receberam um convite para participarem do Programa de Cooperativismo e Educação Financeira que acontecerá na semana do dia 09 a 13 de novembro na sede do Sicoob Crediluz. Um dos primeiros passos para transformar a escola em uma verdadeira comunidade de leitores é contar com um bom acervo e o Sicoob Crediluz orgulha-se de poder contribuir com a comunidade incentivando a leitura.

No dia 29 de outubro é comemorado o dia nacional do livro. A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do homem. O livro pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas.

2016 - A educação cooperativista, financeira e empreendedora tem sido assunto de pauta no Sicoob Crediluz há muito tempo e o objetivo é simples: ensinar os valores e princípios de uma doutrina capaz de transformar a vida das pessoas e das comunidades onde vivem, com o alicerce da educação financeira para o crescimento e desenvolvimento de todos. No dia 06/03, 31 alunos da Escola Estadual Comendador Zico Tobias solicitaram participação no programa. A presença dos alunos na cooperativa possibilitou maior entendimento de vários assuntos relacionados ao programa, o que estreitou ainda mais o relacionamento da cooperativa com a comunidade e seus futuros associados.

Page 11: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

11

2016 - Entre os dias 29/11 a 01/12 o Sicoob Crediluz em parceria com a secretaria de educação de Luz recebeu no auditório da agência em Luz crianças e jovens de 10 e 14 anos para uma experiência única. Conhecer a cooperativa e ainda aprender a importância do cooperativismo como agente desenvolvedor de uma comunidade e entender como simples gestos de economia podem ser suficientes para a realização de grandes sonhos. Nos dias do encontro Guilherme iniciou a apresentação com ênfase no cooperativismo. 4 vídeos do Sicoob que ilustram o cooperativismo foram mostrados, em seguida Guilherme fez um link com o Sicoob Crediluz, ressaltando a diferença entre os bancos e as cooperativas de crédito. Rafael Silva, por sua vez, trouxe informações sobre educação financeira, com valiosas dicas de economia em casa, como apagar a luz quando sair de um cômodo, fechar a torneira ao escovar os dentes, não demorar no banho, dentre outras, enfatizando que todas essas atitudes além de contribuir para um mundo melhor, fazem a diferença no controle das despesas de casa. Washington Paulinelli, Presidente do Conselho de Administração participou do encontro e disse da satisfação em receber os alunos para conhecer a cooperativa e ainda conquistarem um aprendizado rico em conteúdo com informações valiosas para o crescimento e desenvolvimento de pessoas com valores e princípios bem definidos.

2017 - Professoras de Estrela do Indaiá e Luz visitaram o Sicoob Saromcredi em São Roque de Minas/MG para conhecerem o Programa de Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira. O Programa tem como p a r c e i r o n a e d u c a ç ã o c o o p e r a t i v i s t a o Sescoop/OCEMG, na educação empreendedora o SEBRAE e na educação financeira o Banco Central e a AEF Brasil (Associação de Educação Financeira do Brasil). O foco da visita foi conhecer os trabalhos no âmbito da educação empreendedora visto o Sebrae/MG ter disponibilizado a capacitação dos professores para a implantação do programa. Durante

a visita para imersão ao programa, além de conhecer o Sicoob Saromcredi, as professoras visitaram 2 escolas, as quais desenvolvem a metodologia com os alunos. Para conhecimento de todos, o programa se mostrou muito importante, pois vem fazendo uma revolução no modo como as crianças enxergam os negócios e o mercado de trabalho. Os resultados também são visíveis nos educadores, que garantem a importância do programa para a melhoria do ensino. O Programa. O Programa Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental, têm como objetivo promover a disseminação da cultura empreendedora e da inovação nas Instituições de Ensino, a fim de despertar possibilidades de inovação no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental. Metodologia. Estimular educadores e educandos a pensar e agir de modo empreendedor; Envolvê-los no cenário do empreendedorismo de forma prática e vivencial, por meio de atividades lúdicas que possam ter continuidade, independentemente do programa; Os educadores deverão ajustar o Programa de acordo com a faixa etária dos educandos, além de reforçar as potencialidade e vocações locais, de forma a tornar a aplicação contextualizada com a realidade. Objetivos Específicos. Desenvolver competências do comportamento empreendedor; conhecer e vivenciar as etapas do Plano de Negócios; Conhecer as características e o funcionamento de um negócio; Ampliar o conhecimento do jovem sobre o mundo

Page 12: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

12

dos negócios e o mercado; Despertar possibilidades de inovações no processo de

ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental.

2017 - Como forma de dar embasamento teórico, e também alicerçar ações práticas na rotina escolar, aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de Maio, a capacitação dos professores da rede municipal de ensino da cidade de Estrela do Indaiá, os professores da Escola Francisco Campos puderam vivenciar a experiência de um treinamento com a consultora do Sebrae, Norma Ribeiro Sant'ana. O projeto advindo de uma parceria do Sebrae e Sicoob Crediluz, e adesão da Prefeitura Municipal de Estrela, através da Secretaria de Educação, teve por finalidade a sensibilização dos professores para formação empreendedora dos alunos. A amplitude desta ação foi além da formação empreendedora, mas também da educação financeira e cooperativista. Que ao longo do ano rendeu seus primeiros frutos, graças ao interesse e engajamento dos professores que não mediram esforços para mudar a realidade e vivência dos alunos.

2017 - Aconteceu em Estrela do Indaiá a 1ª Feira do Pequeno Empreendedor, realizada em 24/10 pelos alunos das Escolas Francisco Campos, Dona Mariquinha L a l a u e C E M E I - S e m e n t i n h a d o S a b e r , q u e desenvolveram ao longo dos meses uma horta orgânica cultivada sem uso de adubos químicos e agrotóxicos, em que todo o manejo agrícola foi baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais. A feira foi sucesso absoluto tendo vendido praticamente 100% das mudas, plantas e hortaliças ofertadas. Com a horta orgânica os alunos puderam cultivar hortaliças para colaborarem com a merenda escolar e ainda o valor adquirido com a comercialização dos mesmos foi aplicado para que seja usado quando da sua formatura.

Page 13: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

13

2017 - Dado o sucesso da primeira feira, alunos, professores e envolvidos não

deixaram a chama se apagar e levaram a proposta além sala de aula, tendo realizado

nova feira quando da inauguração das luzes natalinas na praça central da cidade. Desta vez o ponto alto das vendas foi o artesanato. Os alunos deram aula de cooperativismo para todos, mostrando que a concorrência saudável é indicativa para somar e todos ganharem juntos. Desta maneira, fizeram peças em igual número para todos os grupos envolvidos, sempre com espírito empreendedor, motivando e cooperando mutuamente. De acordo com as professoras que coordenaram o projeto, ficou o sentimento de realização, vez que os alunos já têm tomado para si a necessidade de se unirem para r e a l i z a r s e m p r e a l g o m a i o r . A d e m a i s h á depoimentos dos próprios pais enfatizando que em casa os filhos já adotam nova postura, sobre como poupar recursos naturais, necessidade de economia para o bem comum e também iniciativa para buscar por seus próprios meios para colaborar em casa e os passeios de família.

2017 - O Sicoob Crediluz recebeu na manhã do dia 11 de agosto, a visita de cerca de 40 alunos do Colégio Mais. Os assuntos tratados foram cooperativismo e educação financeira. Inicialmente os alunos foram recepcionados com as boas-vindas pela Gerente de Negócios, Carla e pelo colaborador Samuel. Em seguida, tiveram um bate-papo bem descontraído sobre cooperativismo, cooperativas de crédito e educação financeira. O Educador Financeiro, Rafael, apresentou a origem do cooperativismo, o que são cooperativas de crédito e Sicoob, os princípios cooperativistas, as principais diferenças entre cooperativas de crédito e bancos e como ocorre a participação do cooperados através das assembleias. Os alunos puderam acompanhar também um pouco da história do surgimento e da evolução do Sicoob Crediluz e saber quem são seus dirigentes atuais, nos Conselhos Administrativo e Fiscal, como também na Diretoria Executiva; que juntos representam os interesses dos mais de 7.200 cooperados. Quanto à educação financeira, foram discutidas com os alunos, questões acerca da economia de dinheiro em casa e

na escola eliminando os desperdícios, planejamento de gastos e compras, preservação dos recursos naturais e a conscientização do consumo, com ênfase na formação de poupança. Ao final, colaborador Rafael encerrou a palestra enfatizando o prazer enorme para a equipe do Sicoob Crediluz em receber a visita dos alunos.

2017 - Em Luz, foi trabalhado um Concurso Literário, com o tema: Cooperativismo - A Arte de Empreender, Quando Todos Ganham Ninguém Perde! Que envolveu a toda comunidade acadêmica, todas as escolas do sistema público e privado, de Luz e seus distritos foram convidas a participar. Os alunos visitaram as dependências do Sicoob Crediluz e ao comando do Diretor Financeiro, Guilherme Oliveira, puderam conhecer melhor sobre o cooperativismo de crédito. Quando então foram convidados a participar de forma voluntária do concurso que premiou 1 aluno de cada série e de cada escola participante. Esta ação contou com apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Transporte, diretores, p r o f e s s o r e s e a l u n o s p a r t i c i p a n t e s t e v e s e u encerramento num agradável encontro no Cinelux, com a participação de cerca de 200 pessoas entre comunidade acadêmica, diretores e conselheiros do Sicoob Crediluz, pais e familiares dos alunos participantes. Veja a seguir os vencedores do Concurso por Escola e Série. Escola Estadual Comendador Zico Tobias , Professoras Homenageadas: Meire Antônia Rodrigues e Marilene Santos Bernardes. 7º ano: Paulo Victor Moura Santos, 8º ano: Ana Luiza Basílio e 9º ano: Letícia Silva Pereira. Escola Estadual Capitão Du, Professoras Homenageadas: Camila da Silveira Martins e Meire Antônia Rodrigues. 5º ano: Paulo Ricardo Sousa Silva, 6º ano: Hugo Rodrigues de Andrade, 7º ano: Larissa Duarte Calixto, 8º ano: Rafaela Bernardo Mesquita e 9º ano: Maria Eduarda dos Santos Borges. Escola Municipal Padre Parreiras, Professora Homenageada: Luiza Helena. 5º ano: Rodrigo Lopes Pereira Junior. Escola Estadual Dona Lica Raposo, Professoras Homenageadas: Mirtes e Fernanda Cristina R. M. Castro. 6º ano: Fabiana Aparecida Soares Asali, 7º ano: Denifer Lacerda Mendes, 8º ano: Camila Martins Pereira e 9º ano: Caroline Oliveira Santos. Escola Municipal Dom Manoel Nunes Coelho, Professoras Homenageadas: Geralda e Marisa Santos Bernardes. 5º ano: Kethele Matozinhos Vaz dos Santos e 6º ano: Fernanda Braga Paolinelli. Escola Municipal Sandoval

Azevedo, Professora Homenageada: Nora Selma Rieiro Araújo. 5º ano: Vitor Leonardo da Silva Marciano. Colégio Mais, Professor Homenageado: Davi de Freitas Calácio. 6º ano: Maria Luiza Matos Carvalho França, 7º ano: Verônica Costa Faria, 8º ano: Lívia Marques Garcia e 9º ano: Richelle Silva de Oliveira. Escola Ciranda do Saber, Professora Homenageada: Maristella Campos Oliveira. 5º ano: Augusto Faria Dias de Almeida. Colégio São Rafael, Professora Homenageada: Denise Aparecida Dias Silva. 6º ano: Sofia Lima Furtado, 7º ano: Karine Carvalho Paulinelli, 8º ano: Isabela Alvarenga Costa e Silva e 9º ano: Vítor Araújo Rodrigues.

Page 14: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

14

2018 - A Estratégia Nacional de Educação Financeira – Enef – é uma mobilização multissetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil. O objetivo da Enef, é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes, além de conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro. Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira. O Sicoob Crediluz durante a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (14 a 18 de maio) recebeu crianças e jovens das Escolas: Lica Raposo, Dom Manoel, Padre Parreiras,

Sandoval de Azevedo, Colégio São Rafael e Colégio Mais, além das Escolas de Estrela do Indaiá-MG, Escola Francisco Campos e Escola Estadual Antônio Ribeiro, para falar sobre o tema e ressaltar a importância dessa formação na vida deles. O evento foi realizado no auditório das agências e contou com a participação de mais de 1.700 crianças e jovens envolvidos nesta ação, que faz parte do Projeto Educando do Sicoob Crediluz em parceria com a Secretaria de Educação de Luz e Estrela do Indaiá. Segundo o Presidente do Conselho Washington Fiuza Paulinelli, “as crianças serão nossos futuros sucessores e o futuro do nosso país e é por isso que pensamos na importância da educação financeiras das crianças e jovens para um futuro melhor”. O Sicoob Crediluz agradece a todos os professores que se empenharam em acompanhar as turmas e muito contribuíram para o acontecimento da ação.

2017 - Já em Luz a Capacitação Empreendedora junto ao Sebrae/MG aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de dezembro com as professoras da rede municipal de ensino. A ação já havia sido realizada em Estrela do

indaiá, em maio deste ano e por esse motivo o evento contou em sua abertura com o pronunciamento da Secretária de Educação de Estrela, Núbia Moreira Alvares, que apresentou o caso de sucesso com a

implantação do projeto de educação cooperativista, empreendedora e financeira nas escolas do município. O Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediluz, Washington Paulinelli, enfatizou toda a confiança que a instituição deposita na classe docente que se fez presente e reafirmou o comprometimento do Sicoob Crediluz em apoiar ações que visam a formação de uma sociedade melhor. Na oportunidade, o Prefeito, Ailton Duarte também se pronunciou e parabenizou as professoras presentes pela participação no evento.

Page 15: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

15

2018 - Nos dias 2 e 3 de outubro a professora do curso de administração da FASF, Suelen Aparecida Duarte Silva, recebeu aos alunos assistidos pelo projeto EDUCANDO DO SICOOB CREDILUZ para uma palestra sobre o EMPREENDEDORISMO MIRIM, no Cinelux. Cumprindo com os propósitos de responsabilidade social da FASF - UNISA o projeto de extensão, do departamento de ADMINISTRAÇÃO da faculdade levou a estas crianças, das escolas municipais PADRE PARREIRAS e DOM MANOEL, informações acerca de escolha profissionais, sustentabilidade, solidariedade. Que em muito lembra os preceitos levados aos mesmos em sala de aula através do PROJETO EDUCANDO. Agradecemos a Direção, Coordenação e Docentes da FASF, nas pessoas da diretora Heloísa Ribeiro, Coordenadora do Curso de Administração Maria Helena Silva Rabelo e professora Suelen por agregarem conhecimento com responsabilidade a estes alunos - pupilos do SICOOB CREDILUZ. As professoras das escolas envolvidas que se disponibilizaram a participar, nosso muito obrigada! Parabéns a toda equipe FASF por tão brilhante iniciativa, que parcerias prósperas como estas surjam cada vez mais.

2018 - Na noite da quarta-feira 31/10/2018 foram recebidos no auditório do Sicoob Crediluz cerca de 50 professores da rede municipal de ensino das Escolas Padre Parreiras e Dom Manoel. O evento tinha por finalidade promover um momento de networking e confraternização pelo dia dos professores no último dia 15. Toda a comunidade acadêmica das escolas citadas acima foi convidada para celebrarmos juntos este momento. Estas escolas estão pelo primeiro ano inseridas no Programa Educando, próprio do Sicoob Crediluz - que visa trabalhar os eixos: Educação Cooperativista, Financeira e Empreendedora com alunos do 1° ao 5° ano em ambas as escolas.

Page 16: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

16

2019 – O ano começou com uma reunião de alinhamento com as Secretarias de Educação de Luz e Estrela do Indaiá para alinhamento de expectativas.

2019 – As aulas do ano de 2019 iniciaram com uma AULA INAUGURAL com uma super palestra motivacional em Luz, com o palestrante Tio Flávio . Que fez uma apresentação exclusiva para os professores da rede pública municipal de Luz e Estrela do I n d a i á , c o n t a n d o c o m c e r c a d e 1 5 0 part ic ipantes , que aconteceu no dia 26/03/2019, as 19:00h no auditório do Centro de Pastoral em Luz. No dia seguinte na parte da manhã a palestra foi ministrada para alunos do 8 ao 9 ano da Escola Dom Manoel - em Luz, e também para alunos de 8 ao 9 e Ensino Médio da Escola Professor Antônio Ribeiro - em Estrela do Indaiá.O evento começou as 19:30 horas, tendo sido

aberto pela prestadora do serviços Greicy, que elucidou o tema educação e toda a trajetória do projeto Educando até o então momento. Procedeu o acolhimento das professores, reiterou a importância das mesmas para realização do projeto em ambos os municípios e a parceria incondicional do SICOOB CREDILUZ.

Page 17: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

17

Foi então passada a palavra ao prefeito Municipal de Luz, Senhor Ailton Duarte, que

falou da importância do projeto para o município bem como dos benefícios das ações

da cooperativa SICOOB CREDILUZ para Luz.

As secretárias de educação Rose e Núbia também fizeram o acolhimento, agradeceram a participação das professores e ainda ressaltaram a importância da parceria do SICOOB CREDILUZ e os ganhos para a educação.

Em seguida, Greicy retomou a palavra, fez a apresentação do palestrante TIO FLÁVIO que começou seu trabalho da noite.

Foi visível o impacto sensibilizador das palavras e vivencias compartilhadas pelo palestrante que emocionou a todas as professoras.

Ao final o encerramento do evento, se deu com as p a l a v r a s d o P r e s i d e n t e d o C o n s e l h o d e Administração do SICOOB CREDILUZ, senhor Washington Paulinell i , que parabenizou o palestrante deu seu depoimento que ficou pessoalmente comovido e ainda parabenizou a todos os envolvidos no projeto.

O evento encerrou as 21:40 horas quando foi oferecido aos presentes um co�e break.

2019 - Com o sucesso da AULA INAUGURAL para professores do Projeto Educando, da rede pública municipal de Luz e Estrela do Indaiá, com TIO FLÁVIO, no mês de março; as profissionais que trabalham também na rede estadual viram um grande potencial para realização desta palestra para os alunos, com finalidade de despertar para a realidade do crime e marginalização em nossa comunidade.

Posto isto, as professoras da rede estadual procuraram pela coordenadora do projeto, Greicy, e fizeram o apelo para que ajudassem a Escola Estadual Zico Tobias, que em passando por situações críticas.

Foi quando em o Delegado de Polícia Civil de Luz, Dr. Vinícius Machado, procurou também pela coordenadora e pediu que a mesma viabilizasse junto ao SICOOB uma forma de participarem como apoio ao evento, vez que as ocorrências no município advindas da escolas tem sido em grande contingente e que a entidade gostaria de poder participar de algo construtivo na vida destes alunos.

Foi então que, em conversa direta com o palestrante TIO FLÁVIO, o mesmo disse a coordenadora que poderia fazer a palestra

dentro de seu trabalho voluntário, porém seria necessário que a cooperativa arcasse com as despesas do mesmo no período que estivesse em Luz, bem como transporte e hospedagem. Disse ainda que havia estreitado laços com o professor Diego Costa do Colégio Mais, e que dentro desta mesma proposta gostaria de fazer uma palestra para alunos daquele colégio.

Fez também a ressalva que indo a Luz, precisaria de assistência para fazer uma visita ao presídio local para realizar uma ação do trabalho voluntário junto a SEAP, e também uma visita técnica no presídio da cidade vizinha de Dores do Indaiá.

A proposta foi levada para o presidente do Conselho de Administração, Washington Paulinelli, e também para os diretores executivos, Guilherme Resende e Nathan Carvalho Alves. Que de pronto aprovaram a iniciativa e em 09/05/2019 tudo ficou acertado, já com as datas previstas e disponibilizadas pelo palestrante de 04 e 05/06/2019 para realização das palestras e o dia 03/06 para a visita aos presídios.

Nesta mesma reunião foi aprovado o apoio da Polícia Civil, ressaltando também a importância de comunicar a Polícia Militar, e ver o interessa desta também ser parceira nesta atividade, devido aos estreitos laços.Neste mesmo dia procedeu-se junto a Secretaria de Educação do Município de Luz o comunicado da ação, e como a maio parceira na cidade do PROJETO EDUCANDO, a mesma iria participar do evento como apoiadora. Disponibilizando caso necessário transporte aos alunos.

Quando então foi reservado a locação do CINELUX para realização desta palestra, sendo informados que teríamos que arcar com custos de sonorização e brigadistas - caso o público excedesse 100 pessoas.

2019 – Cerca de 450 alunos do Programa Educando visitaram a MEGALUZ 2020, feira de agronegócios e tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o empreendedorismo no campo.

Page 18: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

18

2019 - No sábado (05) aconteceu a II Feira do Pequeno Empreendedor das Escolas

Municipais de Luz. Uma ação do Projeto Educando - Sicoob Crediluz em parceria com a

Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. Lideranças políticas e sociais de nossa cidade, pais, alunos, convidados de diversas instituições se fizera presentes. A feira é a culminância do trabalho realizado pelos professores durante todo o ano. Onde os alunos das escolas Dom Manoel e Cantinho do Saber puderam expor produtos diversos feitos juntamente com os professores durante as aulas de empreendedorismo. O projeto que trabalha os eixos da educação empreendedora, cooperativista e financeira logrou êxito; através desta ação mostrou o comprometimento e responsabilidade dos docentes em trabalharem junto aos alunos temas tão importantes para a formação profissional e pessoas dessas crianças promissoras.

2019 - Na semana de 21 a 25/10, foi realizada a Semana de Educação e Cooperativismo, promovida pelo Programa Educando, que tem como parceiros as Secretarias Municipais de Educação de Luz e Estrela do Indaiá e contou com uma agenda repleta de palestras, com vários temas para atender aos diversos públicos e anseios de nossa sociedade. Na oportunidade foi pontuado pelo presidente do Conselho, vice-prefeito e secretária de educação a importância do programa para os alunos assistidos do 1º ao 5º ano da Escola Dom Manoel Nunes Coelho 1º e 2º períodos da Pré-Escola Cantinho do Saber. Pontuado ainda o desejo de estender este projeto até o 9º ano das Escolas Municipais em 2020. A gestora do projeto, Greicy Romano, explicou que os temas abordados na semana seriam variados e ações pontuais seriam desenvolvidas junto as Escolas Estaduais Dona Lica Raposo e Zico Tobias em Luz, Professor Antônio Ribeiro em Estrela, os colégios privados Mais e São Rafael e também para todos os alunos da rede municipal das duas cidades. O intuito das palestras é elucidar temas de interesse comum para a comunidade, atendendo ao 7 princípio cooperativista que norteou a ação. Para tanto, palestras dos Gêmeos #sqn - Davi e Samuel Guimarães aconteceram para os alunos do ensino médio, abordando temas e valores para a vida em sociedade. E para alunos do 6 ao 8 ano uma feliz parceria com a FASF, através do Projeto de Extensão do Curso de Direito, com a cooperação da diretora Heloisa Ribeiro e o coordenador Gustavo Carvalho, os alunos puderam assistir a palestras com temas super atuais. A professora do curso e Juíza da Comarca Fabíola Costa proferiu um workshop sobre violência doméstica. Já a professora e mestre Maria Carolina Santos, falou sobre direitos humanos e meio ambiente. O evento que foi um grande sucesso, pode assistir ao todo, cerca de 2.500 alunos, cumprindo muito mais que seu papel social e responsabilidade cooperativista, mas também, atendendo ao eixo cooperat iv i smo important í ss imo para o bom desenvolvimento das atividades do Projeto Educando. Sr. Pedro Eustáquio, Conselheiro Administrativo do Sicoob Crediluz, acredita muito na educação e valoriza o papel do professor, que é responsável pela formação de cidadãos. O Projeto Educando é de grande importância para o desenvolvimento de nossa comunidade, reforça.

Page 19: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

19

Na oportunidade agradecemos aos p r o f e s s o r e s , d i r e t o r e s e t o d o s q u e

cooperaram para que esta semana tivesse frutos valiosos para todos. As secretarias de

educação pela ajuda com organização de horários e transporte de alunos. E também a FASF pela oportunidade da parceria.

2019 - Em Estrela do Indaiá aconteceu a 3ª Feira do Pequeno Empreendedor Sustentável e também a Feira de Artesanato do tempo integral das Escolas Municipais, Cemei, Francisco Campos e Mariquinha Lalau. A Secretária Municipal de Educação Núbia Moreira Alvares recepcionou a todos, juntamente com o Presidente do Conselho de Administração do S icoob Credi luz , Washington Paul inel l i , o Conselheiro Pedro Eustáquio de Oliveira, os diretores executivos Nathan e Guilherme, a equipe da agência

do Sicoob Crediluz de Estrela do Indaiá e equipe da administração municipal. A Feira contou com a comercialização de vários produtos desenvolvidos pelos a l u n o s d a s e s c o l a s d u r a n t e a s a u l a s d e

e m p r e e n d e d o r i s m o . H o u v e apresentação dos alunos do Cemei com o conto da Cigarra e da Formiga, mostrando lições de cooperativismo, também um eixo t r a b a l h a d o n o P r o g r a m a Educando.

Page 20: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

20

2019 - Aconteceu no dia 17/12/2019, as 19:00h, a reunião festiva de encerramento das atividades do Projeto Educando no ano de 2019.

A Secretárias de Educação Rosemeire Ferreira e Núbia Alvares puderam prestar sua homenagens aos profissionais da educação com quem trabalham.A coordenadora do projeto Greicy, fez uma apresentação das atividades do ano e uma simbólica homenagem aos profissionais pela parceria durante todo o ano de 2019.

O prefeito Ailton Duarte, o vice prefeito Antonio Carlos Xavier e presidente do Conselho de Administração do SICOOB CREDILUZ também falaram da importância do projeto para a comunidade acadêmica luzense e estrelense.Houve uma linda apresentação de um casal de irmãos da Escola Dom Manoel cantando uma música gospel.

Todos os professores da rede Municipal de Luz e Estrela do Indaiá e representantes das Escolas: Dom Manoel, Pré-Escola Municipal Cantinho do Saber, Creches, Escola Estadual Zico Tobias, Colégio Mais; e as escolas de Estrela do Indaia: Mariquinha Lalau (Baú), Escola Municipal Francisco Campos e Cemei de Estrela do Indaiá, participaram.Em parceria com a Secretaria Municipal de Luz, aconteceu uma confraternização para todos os profissionais da Educação após as tratativas do evento.

Page 21: Programa Educando...Municipal de Luz e Estrela do Indaiá. Uma vez tendo capacitado os professores nosso programa teve seu primeiro ano com atividade concretas e efetivas em 2017 na

Crediluz

Avenida Doutor Josaphat Macedo, 296 - Luz - MG

Praça São Sebastião, 61 - Centro - Estrela do Indaiá - MG

Rua Mestra Ritinha, 78 - Centro - Sabará - MG

Av. Toronto, 508, Loja R1 - J. Canadá - Nova Lima - MG

AGÊNCIA LUZ

AGÊNCIA ESTRELA DO INDAIÁ

AGÊNCIA SABARÁ

AGÊNCIA NOVA LIMA

(37) 3421-6000

(37) 3553-1118

(31) 2102-6600

(31) 3665-9135

/sicoobcrediluz.oficial @sicoobcrediluz sicoobcrediluz.com.br