indaiá em revista - primeira edição

24

Upload: robson-bueno

Post on 11-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

A Ótica Indaiá em revista é repleta de moda, cultura, decoração e traz ainda dicas de produtos que podem ser encontrados em nossas lojas. Direcionada à todo público, a revista é clean e dinâmica. DADOS GERAIS Periodicidade: Trimestral Tiragem: 15 à 20 mil exemplares

TRANSCRIPT

Page 1: Indaiá em Revista - Primeira Edição
Page 2: Indaiá em Revista - Primeira Edição
Page 3: Indaiá em Revista - Primeira Edição
Page 4: Indaiá em Revista - Primeira Edição

OU

TU

BR

O 2

010

4

Editorial

ADMINISTRAÇÃO Meire Mieco Maruyama

REVISÃO Ana Carolina Moro Oliveira

PROJETO / ARTE / EDITORAÇÃO Rbbueno Comunicação

COMERCIAL Goddete Pereira Carvalho

Hideki Tanaka – Fundador da Ótica Indaiá

É como dizem: “tudo que é bom, dura o tempo necessário para ser inesquecível”... eu me atrevo a dizer que não só tudo, como todas as pessoas. O senhor Hideki Tanaka nos deixou ainda bem jovem, no ano que inaugurou a filial de Guaianases. Mas seu legado ainda está conosco, na qualidade no trabalho, na honestidade e no respeito ao próximo. A preocupação em preservar a qualidade para uma boa visão sempre foi prioridade na Ótica Indaiá.

Em uma época em que tentamos driblar as consequências das ações que o próprio homem tem praticado contra a Mãe Natureza, prevenir é estar à frente do problema. Não é à toa que o nosso slogan é “Enxergando um Futuro Melhor”. O carinho e dedicação que demonstramos em nosso trabalho são marcas registradas de nossa equipe. A ideia da revista surgiu há algum tempo, quando sentimos a necessidade de oferecer à comunidade um material de utilidade pública. O apoio de diversos parceiros nos levou a colocar a ideia em prática e o resultado é este que você terá o prazer de apreciar.

Boa leitura!Margarete S. Pereira Carvalho

Gerente comercial

Expediente Fique a vontade para expressar sua opinião, dar dicas e sugestões.

E-mail:[email protected]

Todo conteúdo editorial tem sua ressalva e resguardado por direitos autorais, não podendo ser reproduzidos sem prévia autorização. As opiniões e matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião da Revista, ficando a salvo de qualquer responsabilidade. Os anúncios e seus conteudos são de inteira respon-sabilidade dos anunciantes.

Salvador Gianetti, 1128 - Guaianases - SP

Para Anunciar(11)[email protected]

CURIOSIDADES06 - História de Guaianases

CONSCIÊNCIA08 - ABA - Associação Bianca Alves

SAÚDE E VISÃO10 - Principais problemas visuais12 - De olho no verão14 - Infecções Oculares

ECOLOGIA16 - Sustentabilidade

DELICIAS18 - O melhor da cozinha

DIVERSÃO20 - É hora da diversão

AGENDA CULTURAL22 - Fique de olho e aproveite!

Sumário

IMPRESSÃO Gráfica Porto

DISTRIBUIDORA Distribuição própria

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Tiragem 10.700 exemplaresLocaisGuaianases | Cid. Tiradentes |C. H. José Bonifácio | Lageado

Canal Aberto

Page 5: Indaiá em Revista - Primeira Edição
Page 6: Indaiá em Revista - Primeira Edição

OU

TU

BR

O 2

010

6

História de Guaianases

Um pouco de históriaA formação do bairro de Guaianases

se dá ao nascimento de aldeamentos indígenas e do esforço dos jesuítas na catequese. O nome da região origina-se no povo indígena Guaianás, do ramo caingangue, que habitava a região. O aldeamento prosseguiu até 1920, com a extinção total dos índios. No início, tornaram-se paradas e pousadas de viajantes e, como sempre, ergueu-se uma igreja. Dessa vez em homenagem a Santa Cruz do Lajeado (é como ficou conhecido: Lajeado). O local cresceu lentamente com a instalação de diversas olarias nas imediações e com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Norte.

A partir dos anos 40 o bairro se tornou mais populoso e em 1948 recebeu oficialmente o nome de Guaianases, que era a tribo que o habitava. Mais Tarde em 1950, chegou a contar com uma população de 10.143 habitantes, este grande número de população e a falta de indústrias no local deram fama a Guaianases de “bairro-dormitório”. Nessa época contava com um único meio de transporte e a valiosa MARIA FUMAÇA da EFCB, até 1958, quando começou a correr os primeiros trens elétricos que até hoje nos servem.

Nos dias de hojeGuaianases no extremo leste de São Paulo, já foi apontado como um dos

bairros mais carentes da cidade, ao lado de outros bairros próximos. Esses dados são alavancados, pois nesse período o distrito de “Cidade Tiradentes”, ainda fazia parte da sub-prefeitura de Guaianases. Então o bairro agrupava toda essa região também, conhecida como uma das mais carentes da cidade. A região conta com distritos mais desenvolvidos, como a região central, e o Jardim São Paulo; que conta com duas faculdades, um Hospital Geral público, uma Escola Técnica, e casas de classe média-baixa.

CURIOSIDADES

Wikipedia Categoria: Distritos da cidade de São Paulohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Guaianases

O distrito conta com o CEU Jambeiro que possui três quadras poliesportivas, dois campos de futebol e três piscinas, além de telecentro e biblioteca, o CEU se transforma em um clube nos finais de semana e reúne até mil pessoas nos finais de semana mais quentes. O centro oferece ainda uma extensa programação cultural, com filmes, shows de música, teatro e campanhas de saúde voltadas à comunidade.

O Bairro de Guaianases é servido pela linha 11 da CPTM, que dá acesso ao centro da Capital e aos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes. Além disso, é servido por linhas municipais e intermunicipais de ônibus.

Em 03/05/2011 o bairro de Guaianases comtemplará seu 150º Aniversário.

Notas e referênciasA grafia Guaianazes, embora frequente e usada por vezes

até mesmo pelos governos municipal e estadual, é incorreta segundo as normas ortográficas em vigor. MACHADO, José Pedro - Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa.

Page 7: Indaiá em Revista - Primeira Edição
Page 8: Indaiá em Revista - Primeira Edição

OU

TU

BR

O 2

010

8

ABA - Associação Bianca Alves

Entidade visa o bem-estar de portadores de necessidades especiais

Uma entidade que tem por objetivo o bem-estar das crianças portadores de necessidades especiais. Esta é a visão da Associação Bianca Alves (ABA) criada em setembro de 2001, após presenciar o sofrimento de uma criança que nasceu saudável e que, por motivos de doença, sofreu uma paralisia cerebral.

Bianca Alves, nasceu um bebê saudável, mas aos oito meses de vida, foi vítima de uma meningite bacteriana que a deixou quase sem esperança. A menina foi internada em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), onde ficou por três meses lutando pela vida. Seus pais, o policial militar Dimas Alves Pereira Filho e a dona de casa Maria da Gloria da Silva entraram em desespero.

Após este tempo, a enfermidade se foi, mas deixou Bianca com graves sequelas, entre elas a Paralisia Cerebral. Assim começaria mais uma luta na vida desta criança. A menina necessitava de tratamento especializado, mas, um local para o mesmo era quase impossível de se encontrar. Seus pais visitavam regularmente fisioterapeutas e fonoaudiólogos, a fim de minimizar as deformidades e tornar a vida da menina mais digna.

No decorrer deste caminho, Pereira e Maria da Gloria se depararam com pais de crianças que se encontravam na mesma situação. Foi assim que surgiu a ideia de se formar uma associação que teria como principal objetivo proporcionar uma qualidade de vida melhor e funcional para as crianças portadoras de necessidades especiais. O que era desespero se tornou esperança, não apenas para Bianca, mas para dezenas de outras crianças.

Nasceu então em 19 maio de 2007, a Associação Bianca Alves que, baseada no amor pela vida, tem por missão devolver a esperança e a qualidade de vida para pessoas especiais. Hoje atende pessoas de todas as idades na área de fisioterapia, sendo a principal a neuro-infantil, neuro-adulto, ortopedia e dermato funcional, além de fonoaudiologia e psicologia.

Para doaçõesSe interessou a história e pretende ajudar é simples. A associação

aceita doações por meio de uma conta no Banco do Brasil. Agência :3011-2 e Conta Corrente:20.563-X em nome da Associação Bianca Alves.

ASSOCIAÇÃO BIANCA ALVES ABA - Associação Bianca Alves é uma associação sem fins lucrativos, de caráter

filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educativo. Localização: Rua Evaldo Calabrez, 205 – Guaianases - SP. Tel. (11)2553.6186 -

Atendimento de segunda a sexta-feira - horário: 07:00 às 19:00

Jéssika de Lima CostaEstudande de Recursos HumanosEscriturária na Ótica Indaiá de Guaianases

CONSCIÊNCIA

Page 9: Indaiá em Revista - Primeira Edição
Page 10: Indaiá em Revista - Primeira Edição

OU

TU

BR

O 2

010

10

Principais problemas visuais

MiopiaA imagem forma-se antes da

retina, geralmente devido ao maior comprimento do olho ou à curvatura mais acentuada da córnea.

O míope vê mal para longe, mas enxerga bem de perto pois a sua acomodação é forte.(cristalino).

SintomasFranzir os olhos para enxergar bem

de longe ou aproximar muito os objetos para enxergar.

A criança que escreve com o nariz colado no caderno pode ser míope.

A correção da miopia é feita com lentes negativas - também chamadas de divergentes ou côncavas.

Estas lentes são finas no centro e espessas nas bordas – a espessura da borda será tanto maior quanto mais forte for a miopia e o diâmetro da lente.

HipermetropiaA imagem forma-se após a

retina, geralmente devido ao menor comprimento do olho ou à curvatura mais plana da córnea.

O hipermetrope vê mal para longe mas através do esforço de acomodação ele consegue enxergar.

A acomodação não é suficiente para enxergar de perto.

Flavio Nery Supervisor de Promoção e Marketing Carl Zeiss Vision Brasil.

VISÃO E SAÚDE

SintomasFadiga ocular e dores de cabeça,

provocadas pelo esforço de como-dação constante .

Na criança, quando a hiperme- tropia é forte, geralmente está acompanhada de estrabismo.

A correção da hipermetropia é feita com lentes positivas - também chamadas de convergentes ou convexas.

Estas lentes são espessas no centro e finas nas bordas – a espessura central será tanto maior quanto mais forte for a hipermetropia e o diâmetro da lente.

AstigmatismoDupla formação de imagens

na retina. No astigmatismo, os eixos visuais não se formam corretamente sobre a retina, geralmente devido à córnea ser mais ovalada que redonda.

Sintomas O astigmata tem visão imperfeita

para longe e perto, não tendo percepção nítida dos contrastes entre linhas horizontais, verticais e obliquas.

O astigmática confunde símbolos próximos, como o H, o M e o N ou ainda 8 e 0. É também comum a dificuldade de seguir uma linha de um texto. Combinado com miopia ou hipermetropia, pode provocar fadiga ocular e dor de cabeça

A correção do astigmatismo é feita com lentes cilíndricas (ou tóricas) – possuem 3 curvas distintas, duas delas do mesmo lado da lente

A espessura da lente não é igual em toda a superfície. Esta diferença de espessura é tanto maior quanto maior for o astigmatismo.

PresbiopiaCaracteriza a falta de acomodação do

cristalino devido à seu envelhecimento.Ocorre à partir dos 40 anos e gera

dificuldade na visão de perto.Pode estar acompanhada das outras

ametropias visuais.Estes problemas visuais ainda

podem ser corrigidos com lentes oftálmicas, lentes de contato ainda também contando com as cirurgias refrativas para eliminação de Miopias, hipermetropias ou astigmatismo.

(*) alguns livros não consideram a presbiopia como ametropia pois ela é condição decorrente do envelhecimento do ser humano

Page 11: Indaiá em Revista - Primeira Edição

Untitled-1 1 08/09/10 15:09

Page 12: Indaiá em Revista - Primeira Edição

OU

TU

BR

O 2

010

12

De olho no verãoProteja seus olhos!

Verão é tida como uma das épocas mais críticas e, importantes, para se cuidar dos olhos

Estamos entrando em um período em que a exposição dos olhos às agressões ambientais como, por exemplo, a luz solar e inevitável. Sendo assim, tomar alguns cuidados e proteger as retinas não custa nada e ainda cuida da saúde.

A Luz Solar A Luz Solar é composta de radiações

provenientes do sol que formam parte do espectro eletromagnético de energia. Apenas uma porção deste espectro é percebido como luz. A radiação se distribui em faixas, com determinados comprimentos de onda. São estas ondas que causam os problemas de visão.

Efeitos da Luz SolarBenéficos: Benéficos: estimula

a síntese da vitamina D, evitando o Raquitismo. Além do mais, favorece a circulação sanguínea, ajuda no tratamento de algumas dermatoses, atua sobre os neurotransmissores cerebrais e melhora o humor e bem estar.

Maléficos: Luz solar demais pode causar problemas metabólicos. Um deles é a interação com a vitamina D3, hiperbilirrubinemia. Além disso, provoca diversas dermatoses como a urticária solar, a queimadura solar, o fotoenvelhecimento, alguns tumores cutâneos, problemas neuropsicológicos, transtornos ansioso-depressivos e problemas oculares.

Problemas Ocularesa) Raios infravermelhosPodem causar a Catarata se a exposição ao sol for prolongada ou realizada de

forma profissional, como por trabalhadores próximos a fornos.b) Espectro VisívelOs sintomas mais frequentes são o desconforto, o ofuscamento, a fotofobia e

a dificuldade na visão noturnac) UltravioletasNa pele das pálpebras pode causar queimadoras e degeneração, além, de

conjuntivite, ceratite, catarata e degeneração macular

Prevenção dos DanosProtegemos nossos olhos dos efeitos danosos das radiações, com filtros. Estes

podem ser incorporados aos óculos, lentes de contato (LC) e lentes intra-oculares (LIO). Sendo que estas últimas já vêm com filtro.Elas são usadas em duas situações: em cirurgia refrativa, para tratar os graus elevados e na cirurgia de catarata.

Na de catarata é mais necessária, pois o conteúdo do cristalino que foi retirado, funcionava também como filtro natural, detendo parte dos raios ultravioletas(UV), diminuindo sua agressão à retina. Sem este filtro natural, a mácula fica mais suscetível de entrar em processo degenerativo, muitas vezes simplesmente “relacionado com a idade”.

Na dúvida se a lente implantada tinha ou não filtro antiultravioleta é de todo recomendável que o operado de catarata use lentes de contato óculos com filtro, ao menos quando exposto ao sol ou a outra fonte de radiação UV.

Algumas lentes de contato vêm também com filtro anti-UV. Se não se dispõe desta informação, na dúvida, é recomendável também usar, ainda com as lentes de contato, óculos com filtro anti-UV. Sobre os óculos escuros é preciso também utilizar filtros anti-UV.

A cor escura ajuda a filtrar a faixa visível do espectro, mas, por si só não bloqueia a faixa não-visível dos ultravioletas. É preciso que tenha o filtro anti-UV, que não é necessariamente colorido. Podemos ter filtro até em lentes incolores. A cor das lentes também influi na própria faixa visível. As cores ideais não devem modificar muito as cores dos objetos. As melhores são cinza, verde ou âmbar.

Para sua garantia, exija o certificado do filtro anti-UV e procure comprar seus óculos de sol em ópticas estabelecidas e especializadas. Evite a todo custo, comprar em ambulantes. Os óculos de cor filtram a luz visível. Com menos entrada de luz, a pupila aumenta de diâmetro.

Site Sociedade Brasileira de Oftalmologia

VISÃO E SAÚDE

Page 13: Indaiá em Revista - Primeira Edição
Page 14: Indaiá em Revista - Primeira Edição

OU

TU

BR

O 2

010

14

Infecções Oculares

Uma das doenças oculares mais importante é a conjuntivite e que atinge todas as faixas etárias.

Para não ter problemas sérios com a doença é preciso saber diagnosticar o tipo correto e qual o melhor tratamento para cada um dos graus.

Abaixo estão algumas dicas de sintomas, tratamento e qual o principal causador.

Conjuntivite Viral: A infecção pode ser por “Herpes

Vírus”, “Adenovírus” entre outros.Sintomas: O paciente sentirá

a sensação de um corpo estranho, vermelhidão e lacrimejamento.

Tratamento: O melhor tratamento é lavar as mãos diversas vezes ao dia, além de pedir o afastamento do trabalho. Para evitar a transmissão é preciso separar as roupas pessoais das demais, usar colírios lubrificantes e compressas geladas no local.

Conjuntivite bacteriana:O agente causador mais comuns é

o Staphylococcus aureus. Sintomas: Os sintomas mais

comuns são a sensação de corpo estranho, vermelhidão, lacrimejamento e muita secreção dos olhos.

Tratamento: O tratamento recomendado é lavar as as mãos várias vezes ao dia e solicitar o afastamento do trabalho além de separar as roupas pessoas das demais, usar colírios lubrificantes e compressas geladas no local. É preciso também fazer uso de colírios a base de antibióticos, que possuem amplo espectro.

Conjuntivite alérgica:Sua infecção está geralmente associada ao contato com o pó.Sintomas: É comum a presença de vermelhidão, lacrimejamento

e intensa coceira.Tratamento: Para evitar o contágio é necessário retirar da casa todos

os objetos que acumulem pó e, evitar ao máximo, coçar os olhos. É preciso também fazer compressas geladas e utilizar colírios específicos para a infecção.

Se diagnosticado alguns destes sintomas é importante que o paciente não use remédios sem antes consultar um médico ou um oftalmologista. Ele saberá qual o melhor tratamento.

Dr. Fabricio Issamu Mochiduky Oftalmologista / CRM 111.865Professor do setor de Catarata e Glaucoma da residência de oftalmologia da Santa Casa de Mogi das Cruzes

VISÃO E SAÚDE

Glaucoma Diagnóstico da doença é difícil e, se constatado,

deve ser tratado de maneira correta

O glaucoma é a principal causa de cegueira entre adultos afro-americanos e a segunda maior responsável pela cegueira no mundo, perdendo apenas para a catarata. A doença afeta os indivíduos pois a maioria não percebe a perda da visão, até que alguma dano significativo no nervo óptico venha a ocorrer.

Um dos maiores problemas para se estabelecer o diagnóstico do glaucoma se deve ao fato de que a doença é caracterizada por ser “silenciosa” e, na maioria das vezes não aparenta nenhum tipo de sintoma.

Mas, se diagnostico, o acompanhamento é feito por meio da medida da pressão intra-ocular, do campo visual e de fotografias do nervo óptico. É importante que o paciente com glaucoma tenha a assistências com exames para saber qual tratamento é o mais eficaz ou se é necessário trocar a medicação.

O tratamento é realizado com colírios que visam diminuir a pressão intra-ocular e a cegueira em pacientes. A falta de visão pode ocorrer por má adesão ao tratamento ou pela falha do mesmo.

O glaucoma é uma doença que causa poucos sintomas e portanto o diagnóstico é feito normalmente em consultas de rotina. Não deixe de fazer um acompanhamento anual como seu oftalmologista.

Page 15: Indaiá em Revista - Primeira Edição
Page 16: Indaiá em Revista - Primeira Edição

OU

TU

BR

O 2

010

16

ECOLOGIA

Sustentabilidade

O que é?Sustentabilidade é utilizar da

natureza suas áreas ou recursos sem agredir ao meio ambiente e à sociedade, ou seja, consumir hoje sem agredir o meio ambiente, e a sociedade repondo o que consome pensando no amanhã.

Antes não se ouvia falar em sustentabilidade, mas com o que o nosso planeta vem sofrendo, com as ações do homem, a sustentabilidade não deixa de ficar presente na sociedade, nas empresas e principalmente na mídia.

Para uma empresa ser sustentável, ela tem que se preocupar com o que suas atividades, produtos e serviços possam causar ao meio ambiente e a sociedade, ou seja, consumir hoje sem agredir o meio ambiente, a sociedade e repor o que consome pensando no amanhã.

As empresas estão implantando a ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional de Padronização) 14001 que é uma norma internacional, controlada aqui no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de

Normas Técnicas) que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental.

Esta norma para algumas empresas é obrigatória para seus negócios, ou seja, é exigida pelas grandes empresas que todos os seus fornecedores sejam certificado, isso é uma garantia que seus produtos são de qualidade e que se preocupam com o meio ambiente.

As empresas estão criando e implantando projetos de sustentabilidade e muitas comu-nidades que antes sofriam com as poluições, agora estão com uma qualidade de vida melhor.

Nosso planetaEstamos vivenciando grandes

problemas em nosso planeta.O aumento no nível do mar

causado pelo derretimento das geleiras por consequência do aquecimento global, tsunami, enchentes; nossa respiração comprometida devido a poluição causada pelas empresas e queimadas; fontes naturais sumindo, o solo poluído comprometendo as plantações.

Edilson Vieira da SilvaUMC – Universidade de Mogi das CruzesCurso – Superior em Tecnologia em Gestão da Qualidade

Atitudes simples como economizar e reciclar papel, latas e embalagens; não queimar lixo; economizar água e energia elétrica através do uso mais racional desses recursos; podem fazer uma grande diferença.

É necessário agir rápido de forma consciente garantindo a nossa sobrevivência e das gerações futuras.

Page 17: Indaiá em Revista - Primeira Edição
Page 18: Indaiá em Revista - Primeira Edição

OU

TU

BR

O 2

010

18

O melhor da cozinha

Bolinhos de BacalhauIngredientes:

500g de bacalhau300g de batas cozidas em água

ferventes e descascadas2 col. de sopa de salsa bem picadaPimenta do reino a gosto4 gemas1 colher de sopa de azeite de oliva4 claras batidas em neve bem firme Óleo para fritar

Modo de preparo: Separe em uma tigela o bacalhau.

Cubra com água e deixe de molho por 35 horas trocando a água de vez em quando. Se preferir usar com água quente, cubra a tigela com um filme plástico e deixe na geladeira.

Em um outro recipiente, misture as batatas e as amasse com um garfo ou um espremedor. Reserve. Pegue a tigela em que estava o bacalhau e escorra a água. Logo em seguida retire a pele e as espinhas e passe a carne por um moedor.

Em uma outro recipiente junte as batatas amassadas, o bacalhau moído, a salsa picada, a pimenta-do-reino, as gemas e o azeite. Bata tudo com uma colher de pau até misturar todos os ingredientes. Acrescente as claras em neve e continue mexendo até formar uma massa homogênea. Está pronta.

Com duas colheres de sopa, vá enrolando a massa e fazendo bolinhos ovalados. Depois de pronto, reserve em uma assadeira. No fogo, separe uma panela com óleo quente em quantidade suficiente para mergulhar os bolinhos. Frite os bolinhos aos poucos, virando-os durante o cozimento para dourarem por igual. Retire com uma escumadeira, escorra e coloque-os sobre toalhas de papel absorvente. Passe para um prato de servir e leve à mesa. A quantidade rende oito porções.

Rendimento: 8 porções

Caldo VerdeIngredientes:

8 xícaras (cerca de 2 litros) de água1 colher de sopa de sal450g de batatas descascadas e

cortadas em pedaços14 folhas de couve-manteiga (500g)½ xícara (120ml) de azeite de olivaazeitona e paio para acompanhar.

Modo de preparo:Junte a água e o sal em uma panela

grande e leve ao fogo alto até levantar fervura. Logo em seguida adicione as batatas lavadas e deixe-as cozinhar até que fiquem macias.

Enquanto isso, pique a couve e deixe-as em tiras bem fininhas. Para ficar mais fácil na hora de cortar, enrole as folhas umas nas outras até firmar uma espécie de “charuto” e, com uma faca bem afiada, corte-as.

À medida que for cortando, separe as tiras em uma tigela com água fria, trocando a água por duas ou três vezes. Reserve. Retire do fogo a panela com as batatas cozidas. Passe as mesmas por um espremedor e volte para o fogo com a água de cozimento, enquanto enche uma chaleira com água e levando-a ao fogo até levantar fervura. Depois, escorra a couve em um escorredor de macarrão e regue-a com a água fervente até que as folhas mudem de cor.

Quando o caldo de purê de batatas abrir fervura, junte o azeite, acrescente a couve e, sem tampar a panela, deixe ferver por dois a três minutos. Retire o caldo do fogo, passe para uma sopeira ou terrina e sirva em seguida. Para acompanhar, enfeite com azeitonas e paio, ligeiramente aferventados e cortados em rodelas.

Rendimento: 10 porções.

O gosto brasileiro, editora Globo, 1.993.

DELICIAS

AmbrosiaIngredientes:

1 xícara (240ml) de água1 ½ xícara (300g) de açúcar3 claras5 gemas2 xícaras (480ml) de leite1 colher/chá de essência de baunilha

Modo de preparo: Junte em uma panela a água e o

açúcar. Em seguida leve ao forno até ferver. Enquanto isso, em uma outra tigela adicione as claras e as gemas e bata ligeiramente. No mesmo recipiente coloque o leite e a baunilha e continue misturando. Fique atento para a mistura que está no fogo.

Assim que a água e o açúcar formarem uma calda semelhante a mel, junte a mistura de gemas e, sem mexer, vá girando a panela devagar. Assim que começar a empelotar, mexa lentamente e, sem retirar do fogo, vá sacudindo a panela por mais ou menos 20 minutos ou até formar uma calda grossa. Cuidado para não queimar.

Retire a Ambrósia do fogo, deixe esfriar completamente, passe para um prato de servir e leve à geladeira.

Rendimento: 6 porções.

Page 19: Indaiá em Revista - Primeira Edição
Page 20: Indaiá em Revista - Primeira Edição

OU

TU

BR

O 2

010

20

É hora da diversão

Page 21: Indaiá em Revista - Primeira Edição
Page 22: Indaiá em Revista - Primeira Edição

OU

TU

BR

O 2

010

22

AGENDA CULTURAL

Fique de olho e aproveite!

01,02,03/10 - O CEU estará fechado, devido solicitação do TRE para as eleições da 353ª zona eleitoral. Caso haja 2º turno o CEU estará fechado nos dias 29, 30 e 31/10.

08/10, 09/10 e 10/10 – 18h - Mostra de dança, alunos de escola públicaO alunos que freqüentam a oficina de teatro amador do CEU Jambeiro demonstrarão um pouco aprenderam durante o ano na oficina.

09/10 – 15h - Mostra de teatro de grupos do Vocacional Alunos de escola pública demonstrarão o trabalho de desenvolveram com o professor da escola.

10/10 – 10h às 17h - Campeonato de Break Os usuários do CEU que desenvolve a oficina de Hip Hop com o apoio o CEU Jambeiro realizará uma disputa de dança break

12/10 – 9h às 16h - SÁBADO FELIZ Projeto da Diretoria Regional de Guaianases – dia voltado para toda a família em especial as crianças com brinquedos, algodão doce, corte de cabelo e outros serviços sociais prestados a comunidade, gratuitamente. O evento excepcionalmente neste mês será em uma terça-feira.

17/10 – 17h – Banda: FH2L – Fusão Hip Hop LesteGrupo da comunidade apresenta musicas de hip hop.

20/10 – 11h e às 16h - Apresentação de Música (alunos do projeto GURI) Alunos do projeto Guri demonstrarão o que aprenderam durante as oficinas musicais.

22, 29/10 – 19h – Peter Pan, crescer pra quê? Peça falando sobre a importância de ser criança, pois as mesmas querem tornam-se adultas muito cedo, por isso a mensagem: crescer pra quê?

23/10- 9h às 16h - Valeu Professor! Atividades nas áreas da saúde e beleza, cultura e esporte para profissionais da SME em comemoração ao mês do professor. Mais informações no site: www.prefeitura.sp.gov.br/valeuprofessor/

23/10 - 16h - É nois na xita Espetáculo circense

25 e 26/10 – 9h às 21h - Semana da Nutrição e Dietética Trabalhos e seminários apresentados pelos alunos das ETEC’s: Guaianases, São Mateus, Cidade Tiradentes e Pq. Belém, do curso de Nutrição.

27/10 –15h - Peça teatral infantil: Pedro e o Lobo A História conta as peripécias de Pedro, muito esperto, que sempre escapa do lobo.

Cristina BragaCoord. Núcleo Cultural - CEU Jambeiro

CEU Jambeiro – Av. José Pinheiro Borges, 60 - Guaianases

Page 23: Indaiá em Revista - Primeira Edição
Page 24: Indaiá em Revista - Primeira Edição