professor neivaldo - informaÇÃo_05_2011

2
Twitter: @Prof_Neivaldo Email: [email protected] Blog: vereadorprofessorneivaldopt.blogspot.com Fone: (34) 3239.1288 Informativo 05/2011 Página 01 N Acompanhe as ações do vereador: VEREADOR APRESENTA PROJETO DA MEIA ENTRADA CULTURAL PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Está tramitando na Câmara Municipal de O vereador justificou o projeto ressaltando que Uberlândia o Projeto de Lei 914/11 de autoria do vereador muitos estados e Municípios, como Pernambuco, Ceará, Professor Neivaldo. O projeto versa sobre a meia entrada Rio de Janeiro, Sergipe, Paraná, a cidade de São Paulo, cultural para os profissionais da educação do município de dentre outros já tem esse benefício para os profissionais Uberlândia que atuam nas redes municipal, estadual ou da educação. particular de ensino. O vereador acredita que “com esse desconto, O PL 914/11 é uma reivindicação histórica dos haverá uma maior presença dos educadores nos eventos trabalhadores em educação os quais são discriminados culturais, o que possibilita que, nas salas de aula os pela Lei Federal 12.014/09, sancionada, a época pelo jovens possam contar não apenas com as matérias da presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa lei garante a grade curricular, mas também com dados, opiniões, todos que trabalham nas escolas a condição de discussões sobre conceitos e informações geradas em profissionais de educação. diferentes partes do mundo”. Vereador cobra o cumprimento de Lei Federal de Aposentadoria de Educadores O vereador Professor Neivaldo está cobrando da Prefeitura Municipal de Uberlândia o cumprimento da Lei Federal 11.301/06. Essa lei estava sob julgamento no Supremo Tribunal Federal e, em 29 de Outubro de 2008, com o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3772 ganhou definitiva legalidade. Em síntese, o que o vereador quer é que se estabeleça, no Município de Uberlândia é a aposentadoria especial para os professores quem exercem, ou que já exerceram a função de direção de unidade escolar, coordenação e assessoramento pedagógico. Para agilizar a demanda, o vereador , procurou o Ministério Público de Minas Gerais, 6ª Promotoria em Uberlândia, apontando a ausência de regulamentação e da prática da aposentadoria especial para professores da rede municipal de ensino. Em resposta aos questionamentos feitos pelo vereador, o Promotor Luiz Henrique Acquaro Borsari, enviou ofício (349/2010) instalando um procedimento para que se cumpram diligências no IPREMU (Instituto de Previdência do Município de Uberlândia) e na Procuradoria Geral do Município, para que sejam enviadas informações e justificativas sobre os fatos tratados. Agora, o vereador quer que a Prefeitura Municipal de Uberlândia regulamente a aposentadoria especial dos professores da Rede Municipal de ensino.

Upload: professorjakes

Post on 04-Jul-2015

118 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROFESSOR NEIVALDO - INFORMAÇÃO_05_2011

Twitter: @Prof_NeivaldoEmail: [email protected]: vereadorprofessorneivaldopt.blogspot.comFone: (34) 3239.1288

Informativo 05/2011

Página 01

NAcompanhe as ações do vereador:

VEREADOR APRESENTA PROJETODA MEIA ENTRADA CULTURAL PARA

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃOEstá tramitando na Câmara Municipal de O vereador justificou o projeto ressaltando que

Uberlândia o Projeto de Lei 914/11 de autoria do vereador muitos estados e Municípios, como Pernambuco, Ceará, Professor Neivaldo. O projeto versa sobre a meia entrada Rio de Janeiro, Sergipe, Paraná, a cidade de São Paulo, cultural para os profissionais da educação do município de dentre outros já tem esse benefício para os profissionais Uberlândia que atuam nas redes municipal, estadual ou da educação.particular de ensino. O vereador acredita que “com esse desconto,

O PL 914/11 é uma reivindicação histórica dos haverá uma maior presença dos educadores nos eventos trabalhadores em educação os quais são discriminados culturais, o que possibilita que, nas salas de aula os pela Lei Federal 12.014/09, sancionada, a época pelo jovens possam contar não apenas com as matérias da presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa lei garante a grade curricular, mas também com dados, opiniões, todos que trabalham nas escolas a condição de discussões sobre conceitos e informações geradas em profissionais de educação. diferentes partes do mundo”.

Vereador cobra o cumprimento de LeiFederal de Aposentadoria de Educadores

O vereador Professor Neivaldo está cobrando da Prefeitura Municipal de Uberlândia o cumprimento da Lei Federal 11.301/06. Essa lei estava sob julgamento no Supremo Tribunal Federal e, em 29 de Outubro de 2008, c o m o j u l g a m e n t o d a A ç ã o D i r e t a d e Inconstitucionalidade (ADI) 3772 ganhou definitiva legalidade.

Em síntese, o que o vereador quer é que se estabeleça, no Município de Uberlândia é a aposentadoria especial para os professores quem exercem, ou que já exerceram a função de direção de unidade escolar, coordenação e assessoramento pedagógico.

Para agilizar a demanda, o vereador , procurou o Ministério Público de Minas Gerais, 6ª Promotoria em Uberlândia, apontando a ausência de regulamentação e da prática da aposentadoria especial para professores da rede municipal de ensino.

Em resposta aos questionamentos feitos pelo vereador, o Promotor Luiz Henrique Acquaro Borsari, enviou ofício (349/2010) instalando um procedimento para que se cumpram diligências no IPREMU (Instituto de Previdência do Município de Uberlândia) e na Procuradoria Geral do Município, para que sejam enviadas informações e justificativas sobre os fatos tratados.

Agora, o vereador quer que a Prefeitura Municipal de Uberlândia regulamente a aposentadoria especial dos professores da Rede Municipal de ensino.

Page 2: PROFESSOR NEIVALDO - INFORMAÇÃO_05_2011

Twitter: @Prof_NeivaldoEmail: [email protected]: vereadorprofessorneivaldopt.blogspot.comFone: (34) 3239.1288

Informativo 05/2011

Página 02

NAcompanhe as ações do vereador:

VEREADOR QUESTIONA PREFEITURA SOBRE LEI FEDERAL 12.014/11O vereador Professor Neivaldo apresentou em plenário e foi

aprovado o requerimento 2830/11. Este requerimento trata da aplicação da lei 12.014/09 pelo Município de Uberlândia. Esta lei alterou o artigo 61 da Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação.

Como a Prefeitura Municipal de Uberlândia ainda não se manifestou sobre a lei, o vereador propôs o requerimento pedindo esclarecimentos sobre a aplicação da lei.

Neste sentido, o vereador também interpelou o Ministério Público sobre a aplicação da lei, uma vez que o parlamentar entende que diversos profissionais estão sendo prejudicados pelo descumprimento da legislação, em especial, aqueles que exercem a função de Educador Infantil.

Requerimento 2830/11questionando a Prefeitura sobre a Lei 2830/11

Ofício ao Ministério Público sobre a Lei 2830/11

Por sete votos a favor e três contra, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade do piso salarial nacional dos professores da educação básica da rede pública, defendida pela Advocacia-Geral da União (AGU).

C r i a d o p e l a L e i n º 11.738/08, ele era questionado na A ç ã o D i r e t a d e Inconstitucionalidade (ADI) nº 4167, pelos estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Diante d isso vereador Professor Neivaldo questionou ao Executivo Municipal sobre a implantação da lei em Uberlândia. O Município respondeu, através do Secretário Municipal de Educação, Afrânio Freitas Azevedo, que enviou todas as tabelas das carreiras do magistério e da educação. Neste sentido, o vereador fará um estudo para que seja esclarecido o valor do piso salarial dentro do Plano de Cargos e Salários ao funcionalismo da educação, uma vez que o STF declarou que o piso é vencimento básico e inicial para as carreiras da educação.

VEREADOR COBRAPISO SALARIAL

NACIONAL

Lei que criaDia dos Desbravadores

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Uberlândia a Lei nº 10.770/11. Esta lei, de autoria do vereador Professor Neivaldo, cria o DIA DOS DESBRAVADORES na cidade de Uberlândia. A publicação ocorreu no dia 27 de Abril de 2011.

Os Desbravadores estão presentes em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia. Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.