sinais de gravidez - profº neivaldo lúcio

19
SINAIS DE GRAVIDEZ INICIAIS Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

Upload: neivaldolucio

Post on 07-Jul-2015

439 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Apresentação feita para educação sexual de jovens mostrando os sinais e modificações durante a inicio da gravidez.

TRANSCRIPT

SINAIS DE GRAVIDEZ INICIAIS

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

COMO SABER SE ESTOU GRAVIDA?

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

Antes de tirar conclusões precipitadas, você pode conferir aqui se as mudanças verificadas no seu corpo até agora correspondem aos sinais iniciais de uma gravidez.

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

... uma série de mudanças hormonais afetam todos osórgãos do corpo da mulher. Os grandes protagonistas detodas essas alterações são hormônios comoGonadotrofina Coriônica Humana (HCG), progesterona,estrogênio, oxitocina, prolactina e relaxina, que não sãonada sutis e deixam uma série de sinais, sintomas e dicaslogo uma semana após a concepção de que “sim, vocêestá grávida”

ASSIM ACONTECE...

ASSIM ACONTECE...

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

1. Mudanças nos seios

Os hormônios da gravidez podem deixar os seios sensíveis e doloridos. Você também pode ter a sensação de que estão maiores e mais pesados. Quanto aos mamilos, eles também podem sofrer mudanças em caso de gravidez. A tendência é que fiquem mais escuros. As veias dos peitos também tendem a ficar mais saltadas. E tem mais: a onda – que está mais para uma enxurrada – de progesterona também pode causar o aparecimento de indesejáveis pelos na região.

2. Cansaço

A fadiga e o cansaço exagerado são alguns dos sinais mais presentes nos primeiros estágios de uma gravidez. A falta de ar também pode fazer parte do combo, porque o feto demanda oxigênio para se desenvolver.

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

3. Enjoos

Desconforto estomacal é muito comum em qualquerhorário do dia. Isso geralmente acontece depois dasprimeiras seis semanas da gravidez, mas pode ocorrermais cedo para algumas mulheres. As grávidas tambémpodem perceber cheiros e aromas que antes nãosentiam, e isso pode ser uma causa bastante frequentepara náuseas e vômitos. Acredita-se que isso é causadopelo aumento dos níveis de HCG.

4. Vontade de fazer xixi toda hora

Durante a gravidez, o corpo cria mais líquidos, o que,consequentemente, aumenta a frequência urinária.

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

5. Dores de cabeça

A mudança nos níveis de hormônios pode causar dores decabeça. Se você estiver desconfiada que está grávida e quisertomar algo para aliviar essa dor, é importante ter muito cuidadona hora de escolher o medicamento. Sentir tonturas ou sofrerdesmaios também é bastante comum.Uso de paracetamol na gravidez pode levar a déficit de atençãoe hiperatividade nos filhos

6. Dores no corpo

Graças ao aumento dos níveis do hormônio relaxina, os ligamentosdo seu corpo começam a se soltar em preparação para ocrescimento do bebê, causando incômodas dores nas costas.Você também pode ter cólicas, porque a parede do seu úterocomeça a esticar para comportar o feto.

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

7. Desejos e aversões

A gravidez pode causar todos os tipos deproblemas alimentares, tais como desejos ouaversões a comidas extremamente específicas.As mudanças hormonais podem fazer com queseus alimentos preferidos a deixem enjoada, outambém que alimentos que você detestava setornem seus preferidos.

8. Problemas digestivos

A progesterona extra que passa a circular emseu organismo quando você está grávida podedeixar o seu sistema digestivo um poucopreguiçoso, causando prisão de ventre ouinchaço abdominal.

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

9. Mudanças de humor

Esse sintoma todas nós conhecemos, a partir da boa evelha TPM. Mas, durante a gravidez, é provável que aschatas variações de humor fiquem ainda maisacentuadas. Isso porque as mudanças hormonaiscostumam provocar uma verdadeira montanha-russaemocional. Nesse caso, a única coisa que você tem afazer é se desculpar com seus familiares e amigos, eprometer que isso, eventualmente, vai parar!

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

10. Sangramento

Algumas mulheres grávidas podem ter alguns sangramentosvaginais. A diferença entre estes e uma menstruação normal éque, quando você está grávida, o fluxo é mais leve e costumavir antes do que você está esperando. Esses sangramentosacontecem porque o óvulo fertilizado se fixa na paredeuterina.Nem todos os sinais da gravidez são ruins para a mulher. Emalguns casos, em virtude do aumento considerável dos níveisde estrogênio, a mulher fica extremamente radiante e comuma pele brilhante de fazer inveja. Isso varia muito de mulherpara mulher.Também é fundamental ter em mente que menstruaçãoatrasada pode sim ser um sinal revelador, mas é muitoimportante considerar que esse atraso pode ter diversas outrascausas, como estresse, esforço repetitivo, problemas de pesoou até doenças sexualmente transmissíveis. De qualquerforma, se você estiver atrasada e desconfiada de que podeestar grávida, o mais indicado é consultar um médico.

MUDANÇAS NO SEU CORPO...

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

Você ganha um novo órgão: a placenta

Não é só um bebê que se desenvolve. Aplacenta é único órgão temporário no corpohumano. Ela começa a se formar quando oóvulo fertilizado, nesse ponto um blastocistomulticelular, gruda-se na parede uterina, comaproximadamente uma semana daconcepção. A camada exterior doblastocisto, chamada de trofoblasto,desenvolve-se na maior parte da placenta.

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

A placenta atua liberando hormônios no corpo. Dagonadotrofina coriônica humana (HCG, detectado emtestes de gravidez) ao estrógeno e a progesterona,esses hormônios são cruciais para manter a gravidez epreparar as glândulas mamarias para a amamentação.

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

Seus ossos ficam mais soltos

A cabeça do bebê tem que sair de algum modo. Aindabem que o corpo de uma futura mãe tem um truque paraisso: o hormônio relaxina. O nome diz muito, já que suafunção é relaxar as cartilagens dos ossos.Mas, infelizmente, o hormônio não afeta apenas a pélvis.Presente dez vezes mais na gravidez do que em momentosnormais, todas as articulações do corpo são afetadas. Ele éa razão para algumas grávidas experimentarem dores nasarticulações e nas costas. E se, antes de engravidar vocêcalçava menos, não se preocupe. A culpa é da relaxina ede ligamentos afrouxados.

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

Memória de peixe

As grávidas merecem um desconto quando seesquecem de algo, de acordo com umestudo do ano passado. Durante o segundo eterceiro trimestres de gravidez, as mulheresgrávidas têm performances piores em testesde memória espacial do que as normais. Épossível que mudanças hormonais sejam asculpadas, mas a fonte pode estar também nasmudanças repentinas de humor.

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

Os famosos enjoosPrimeiro, as más notícias: enjoos matutinos sãomentirosos. De fato, a sensação pode vir a qualquerhora do dia. Felizmente, esse efeito acaba após a 12°semana.Ninguém sabe exatamente porque os enjoos afetammetade das grávidas, mas um estudo de 2008 sugereque as sensações ruins são uma adaptação paraajudar o desenvolvimento seguro do embrião. Oestudo encontrou que o enjoo geralmente acontecedevido a gostos ou cheiros fortes, o que pode seruma tentativa do corpo de prevenir o consumo decoisas perigosas. O enjoo fica forte no período emque os primeiros órgãos estão sendo desenvolvidosno embrião, outro ponto para a possibilidade de seruma defesa.

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

O coração “dói”

Mas não é sentimental. A azia éconsequência da expansão doútero no sistema digestivo.Normalmente, os sucos gástricossão mantidos embaixo peloesfíncter esofágico, um músculocircular que fecha o esôfagoquando a pressão no abdômencresce. Mas durante a gravidez, aprogesterona relaxa o músculo,aumentando a pressão interna.

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

Fila para o banheiro...

Durante a gravidez, a mulherprovavelmente vai preencher boaparte do dia indo ao banheiro. Porquê? Você pode por a culpa nobebe que está crescendo, já que elepressiona a bexiga, a uretra e osmúsculos da pélvis. Essa pressão nãosignifica apenas mais idas aobanheiro, mas também uma tossida,uma espirrada ou uma piada podemte relaxar demais.

Bexiga mais baixa na mulher. Durante a gravidez é pressionada pelo aumento do útero:

Bexiga da mulher Bexiga do homem

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

50% a mais de sangue

Todo o trabalho duro da gravidez exige mais vasos e mais sangue. Na 20ªsemana, seu corpo tem 50% a mais de sangue do que tinha no começo. Todoesse sangue extra pode trazer alguns efeitos colaterais estranhos, incluindo varizes,hemorroidas, e até uma cor avermelhada, já que a circulação na pele aumenta.Até alguns sangramentos nasais podem ocorrer, devido ao inchaço das mucosas.

As mãos podem formigar

Gravidez pode causar síndrome do túnel do carpo. Esse efeito colateral, marcadopor mãos formigando ou dormentes, é causado por inchaços da gravidez. Fluídosextras (que são responsáveis por um quarto do peso extra ganho na gravidez)podem se acumular nos tornozelos e pulsos, graças à gravidade. Nas mãos, esseacúmulo pode apertar nervos, causando “pontadas”. Mas não se preocupe,assim como as outras sete mudanças, essa também tem solução: passe pelagravidez e dê a luz ao seu querido filho, e pronto!

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

O pai também pode ter sintomas de gravidez.....

..... É uma condição conhecidacomo Síndrome de Couvade, quevem da palavra francesa “couvee”que significa “chocar”. É comum queum futuro pai comece a ganhar peso,ter enjôo matinal ou até sentir doresem seu abdômen inferior.

Profº Neivaldo Lúcio – 04/2014

Fonte:http://hypescience.com/8-mudancas-estranhas-que-acontecem-durante-a-gravidez/ em 05/04/2014

Minha consciência

Meu futuro aqui em baixo