prof. filosofia

53
A BELEZA NATURAL O Princípio do Gosto! Edição : Nilton Domingues.

Upload: nilton-domingues

Post on 23-Jul-2015

291 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

A BELEZA NATURAL

O Princípio do Gosto!

Edição : Nilton Domingues.

É demasiado óbvia para deixar de ser notada por todos a extrema variedade de gostos que há no mundo, assim como de opiniões.

Os pensamento sequentes são do filósofo Inglês David Hume , do Livro Investigações sobre o Entendimento Humano , no artigo Do Padrão do Gosto.

"Mesmo homens de parcos conhecimentos são capazez de notar as diferenças de gostos dentro do estreito cículo de suas relações. "

Inclusive entre pessoas que foram educadas sob o mesmo governo e em quem desde cedo foram incultados os mesmos preconceitos.

Mas os que são capazes de uma visão mais ampla, e conhecem nações distantes e épocas remotas, ainda mais se surpreendem com essa grande inconsistência e contrariedade.

Temos tendência a chamar bábaro tudo o que se afasta do nosso gosto e de nossas percepções.

Mas depressa vemos que esse apíteto ou censura também pode ser-nos aplicado.

E mesmo o mais arrogante e convicto acaba por sentir-se abalado, ao observar em todos os lados uma idêntica segurança.

Passando a ter escrúpulos, em meio a tal contrariedade de sentimentos, de pronunciar-se positivamente em seu próprio favor.

PANTANALFotos de animais

FOTOS AFRICA

ÁLBUM DE FOTOS

Edição : Nilton Domingues

Edição e produção: Nilton Domingues*Linkes do autor:1- http://Slideshare.net/niltondomingues2-Blog sobre videos e artes: http://niltovideo.blogspot.com3- Blog sobre estudos em Filosofia : http://lognilton.blogspot.comMeu Twitter : http://twitter.com/dniltonMeu Orkut: Nilton AntunesProdução em Flash:Meu GMAIL: [email protected]

• Profissão Radialista. Formado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul. Colação de grau em 2009 com a Monografia "A Causalidade Natural em David Hume " : Um estudo clássico sobre a Teoria do Conhecimento do sec. XVIII que investiga o princípio da causalidade e seu fundamento no conceito de hábito natural. Com uma visão empirista e cética o filósofo Inglês David Hume mudou o paradigma da Metafísica tradicional. O conceito de causalidade deixou de ser um verdade dogmática para se transformar numa verdade contingênte e natural, dependente dos hábitos e costumes, em suma , do modo de conhecer de cada cultura.