produção textual individual dep. 5 sem

6
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS SEMESTRE: 5º PRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL – DP ALUNO: MARCELO HENIO CHAVES BORGES – ead:00684519 TEMA: ÉTICA NOS NEGÓCIOS – 3º SEMESTRE INFORMAÇÕES Para a realização dessa produção textual você deverá analisar a situação da empresa descrita no caso SCHINCARIOL e tomar algumas decisões baseadas na integração dos conteúdos discutidos nas disciplinas desenvolvidas nesse semestre. ATIVIDADE Com base no caso da Schincariol e na pesquisa realizada, escreva um texto com o tema: ÉTICA NOS NEGÓCIOS, abordando, no mínimo, os seguintes tópicos: 1. Código de Ética do contador. a. Citar ao menos três itens do capítulo II do Código de Ética do contador (deveres e obrigações), que foram infringidos pelo contador, justificando sua resposta. b. O comportamento do contador, diante das fraudes efetuadas pela Schincariol. Justifique sua resposta. c. Penalidades que o contador poderá sofrer por não ter seguido o Código de Ética. 2. Comportamento Organizacional. a. Faça uma pesquisa sobre análise da organização comportamental do caso apresentado. 3. A situação econômica da organização, os dados apresentados até seu fechamento e após sua reabertura como uma nova marca. 4. A expansão da empresa e o papel da contabilidade. QUESTÃO 1:

Upload: hiana-brito

Post on 10-Feb-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

contabilidade unopar

TRANSCRIPT

Page 1: Produção Textual Individual Dep. 5 Sem

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPARCURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SEMESTRE: 5ºPRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL – DP

ALUNO: MARCELO HENIO CHAVES BORGES – ead:00684519

TEMA: ÉTICA NOS NEGÓCIOS – 3º SEMESTRE

INFORMAÇÕES Para a realização dessa produção textual você deverá analisar a

situação da empresa descrita no caso SCHINCARIOL e tomar algumas decisões baseadas na integração dos conteúdos discutidos nas disciplinas desenvolvidas nesse semestre.

ATIVIDADE Com base no caso da Schincariol e na pesquisa realizada, escreva um

texto com o tema: ÉTICA NOS NEGÓCIOS, abordando, no mínimo, os seguintes tópicos:

1. Código de Ética do contador.a. Citar ao menos três itens do capítulo II do Código de Ética do

contador (deveres e obrigações), que foram infringidos pelo contador, justificando sua resposta.

b. O comportamento do contador, diante das fraudes efetuadas pela Schincariol. Justifique sua resposta.

c. Penalidades que o contador poderá sofrer por não ter seguido o Código de Ética.

2. Comportamento Organizacional. a. Faça uma pesquisa sobre análise da organização comportamental do caso apresentado.

3. A situação econômica da organização, os dados apresentados até seu fechamento e após sua reabertura como uma nova marca.

4. A expansão da empresa e o papel da contabilidade.

QUESTÃO 1:

a) I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissional. O zelo, a dedicação, a honestidade e, a integridade são princípios a serem seguidos pelos contadores. Como todo profissional, deve, no exercício de suas atividades, agir com responsabilidade e comprometimento para o perfeito desenvolvimento de suas funções, garantindo a idoneidade do profissional.

Page 2: Produção Textual Individual Dep. 5 Sem

IV – comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores. A responsabilidade do contabilista perante a sua profissão é imprescindível, cuidando de suas relações com seus colaboradores, colegas e com as instituições, procurando impedir que se menospreze a dignidade da mesma, colaborando ativamente em seu enaltecimento, atuando de forma séria e critica, se impondo e observando pra que os mesmos não deflagrem sua imagem e posição profissional. Com o caso da trajetória do Grupo SCHINCARIOL, surge várias reflexões sobre o caso, pois, o contador junto aos seus assessores, não possibilitou o diagnóstico dos problemas encontrados, como a sonegação de impostos e a emissão de notas fiscais “frias”, sujeitando-se a participar destes esquemas de fraudes e expondo sua conduta profissional perante a toda sociedade e a classe contábil.

VI – renunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, zelando, contudo, para que os interesses dos mesmos não sejam prejudicados, evitando declarações públicas sobre os motivos da renúncia.

b) Todo pessoa deve ser ético, tanto na vida profissional como familiar, entre outras relações em sociedade. É preciso ser honesto e leal para com o bem de terceiros, sem deixar corromper-se, ainda que seja “obrigado”, reagindo às críticas e defendendo sempre a verdade e a justiça, principalmente quando estas forem de real interesse para o bem comum ou do grupo, contudo, o contador deve ser justo com si e com superiores honrando a classe contábil. O contador tem o dever e a obrigação de zelar plenamente pela sua profissão, resguardando os seus direitos e cumprindo suas obrigações dentro dos padrões éticos e morais, ciente de que nada justifica o erro consciente, mesmo quando subordinado a outros profissionais, tem seus deveres e as proibições para o bom desempenho de suas funções e as penalidades a serem aplicadas quando constituída uma infração ética como ocorreu no caso SCHINCARIOL.

c) As penalidades sobre o contador ele imposta poderá ser a censura publica com agravante, pois o julgamento na aplicação das penalidades incumbe, originariamente, aos Conselhos Regionais de Contabilidade, que funcionarão como Tribunais Regionais de Ética e Disciplina. Como o caso SCHINCARIOL, as penalidades devem ser mais rigorosas ainda. 

“Art. 12.A - transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades: I – Advertência Reservada; II – Censura Reservada; III – Censura Pública.§ 1º. Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como atenuantes:

Page 3: Produção Textual Individual Dep. 5 Sem

I – ação desenvolvida em defesa de prerrogativa profissional; II – ausência de punição ética anterior; III – prestação de relevantes serviços à Contabilidade.§ 2º. Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como agravantes: I – Ação cometida que resulte em ato que denigra publicamente imagem do Profissional da Contabilidade; II – punição ética anterior transitada em julgado.

2) “O Comportamento Organizacional é definido como um campo de estudo voltado para a compreensão do comportamento humano, que utiliza o conhecimento adquirido por meio de diversas disciplinas, para aumentar o desempenho e tornar-se mais satisfeitos com seu trabalho.” (Elgenneni, Sara Maria de Melo, 2013, pg 44). As características do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se à identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos, acontecimentos ou fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia. O comportamento geralmente é imprevisível se soubermos como a pessoa percebe a situação e o que é importante para ela.

3) O Grupo Schincariol é uma empresa de controle familiar, com sede em Itu. Fundada em 1939, a empresa começou produzindo refrigerantes como: a Itubaína sabor tutti-frutti. Nos anos 80, entretanto, a família decidiu criar a sua própria marca de cerveja, que, hoje, transformou-se na principal rival da AmBev. Hoje, a Schincariol tem sete fábricas pelo país, 23 centros de distribuição próprios e parceria com 250 distribuidores. A Schincariol produz as cervejas Pilsen, Malzibier, Munich, Primus e Glacial, além de refrigerantes e águas. A Schincariol detêm em torno de 14% do mercado consumidor de cerveja no Brasil e produz por ano 2,1 bilhões de litros de cerveja, chope, refrigerantes, águas minerais, concentrados, sucos e produtos energéticos, empregando cerca de 5.000 trabalhadores de forma direta.

4) A contabilidade tem como principal objetivo transformar e gerenciar dados contábeis da organização tornando-os utilizáveis as demais atividades tanto para finalidades internas: controle; informações; viés para ações, quanto para externas: informações a bancos; governo acionista e outros públicos de interesse. Uma contabilidade não pode ser considerada apenas como o setor que cuida de tributos e operações legais entre empresa e prestadores de serviço, existem muito mais procedimentos que são de competência da área contábil. Toda empresa, seja ela qual for, precisa do apoio de alguém do mercado contábil, é um dos pontos cruciais para que ela cresça com bases sólidas. Não há condições de manter um negócio muito tempo sem conhecer seus dados como lucro real, ativos e

Page 4: Produção Textual Individual Dep. 5 Sem

passivos, além do preço dos produtos. O ambiente de negócios cria novos desafios e contextos para o gestor atuar de forma ética. Além disto, cresce o interesse dos consumidores em relação às práticas socialmente responsáveis por parte das empresas. Muitas empresas já estabeleceram um código de princípios éticos, outras ainda não aceitaram a possibilidade de conciliação entre ética e lucro ou encaram a moral como uma questão particular. Baixa motivação dos funcionários, aumento da rotatividade, dificuldades de seleção e recrutamento, fraudes internas e problemas com a reputação da empresa são características negativas do mercado de hoje que traz sérios danos para as empresas que não promovem o pensamento ético. Sempre que alguém faz algo para outra pessoa que tenha referência o bem ou o mal, estão se comportando moralmente, chamando isto de ato moral. Ato moral é o comportamento certo ou errado e isto está em todos nós se caracterizando em nossa mente ou não. Então uma vez que a moral for aplicada no cotidiano e usada continuamente por todo e qualquer pessoa, estas regras vão orientar cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar perante a sociedade e seu grupo.

BOM JESUS-PI; NOVEMBRO DE 2014.