processo de enfermagem 2015

45
PROCESSO DE ENFERMAGEM Processo de Enfermagem: é um método que direciona e organiza de forma sistematizada o trabalho do enfermeiro. Ele é considerado o instrumento e a metodologia da profissão, ajudando desta forma o enfermeiro a tomar decisões, predizer e avaliar o cuidado, satisfazendo as necessidades das pessoas de forma global e eficaz. (Iyer; Taptich & Bernocchi-Losey, 1993) Para Nóbrega (1995), o processo de enfermagem pode ainda ser definido como uma atividade intelectual pré-meditada, por meio da qual a prática de enfermagem é dirigida dentro de uma ordem e um método sistemático. Conceitos

Upload: ellen-priscilla

Post on 14-Apr-2017

773 views

Category:

Health & Medicine


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Processo de enfermagem 2015

PROCESSO DE ENFERMAGEM

Processo de Enfermagem: é um método que direciona e organiza de forma sistematizada o trabalho do enfermeiro. Ele é considerado o instrumento e a metodologia da profissão, ajudando desta forma o enfermeiro a tomar decisões, predizer e avaliar o cuidado, satisfazendo as necessidades das pessoas de forma global e eficaz. (Iyer; Taptich & Bernocchi-Losey, 1993)

Para Nóbrega (1995), o processo de enfermagem pode ainda ser definido como uma atividade intelectual pré-meditada, por meio da qual a prática de enfermagem é dirigida dentro de uma ordem e um método sistemático.

Conceitos

Page 2: Processo de enfermagem 2015

O Processo de Enfermagem para Alfaro-LeFevre•É um método sistemático de prestação de cuidados humanizados que enfoca a obtenção de resultados desejados de uma maneira rentável .

•É sistemático por consistir de 05 (cinco) passos: Investigação, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação.

•É humanizado por basear-se na crença de que à medida que planejamos e proporcionamos cuidados, devemos considerar exclusivamente os interesses, idéias, e os desejos do consumidor (cliente, família, comunidade).

PROCESSO DE ENFERMAGEMConceitos

Page 3: Processo de enfermagem 2015

O processo de enfermagem foi inicialmente descrito por Hall no ano de 1955, depois por Johnson em 1959, por Orlando em 1961 e Wiedenbach em 1963, sendo que cada uma desenvolveu um processo diferente, constituído de 3 (três) fases.

A partir de 1967 Yura e Walsh descreveram o primeiro texto, onde o processo era constituído por 4 (quatro) fases: levantamento de dados, planejamento, implementação e avaliação.

Nos anos 70 Bloch (1974), Roy (1975), Mundinger e Jauron (1975), e Aspinall (1976) acrescentaram a fase do diagnóstico de enfermagem, resultando num processo constituído por 5 (cinco) fases.

Retrospectiva Histórica

PROCESSO DE ENFERMAGEM

Page 4: Processo de enfermagem 2015

PROCESSO DE ENFERMAGEM

A aplicação do método científico na assistência de enfermagem foi iniciada, no Brasil, nos anos 60, com os estudos de Horta, onde o alvo principal era a clientela hospitalizada, muito embora a autora tenha dedicado parte do conteúdo à consulta de enfermagem que se refere à aplicação do método científico à pessoa aparentemente sadia ou em tratamento ambulatorial.

PROPÓSITO: Oferecer uma estrutura na qual as necessidades individualizadas do cliente, família e comunidade possam ser satisfeitas.

Metodologia Científica

Page 5: Processo de enfermagem 2015

PROCESSO DE ENFERMAGEM

1. Promove um método organizado para o cuidado de enfermagem;2. Previne omissões e repetições desnecessárias;3. Proporciona uma melhor comunicação;4. Focaliza sobre as respostas do indivíduo;5. Encoraja a participação por parte do cliente/paciente;6. Auxilia o enfermeiro a definir seu papel ao usuário e a outros

profissionais de saúde.7.Aumenta a satisfação profissional e acentua o desenvolvimento de

habilidades cognitivas, técnicas e interpessoais.

Benefícios do Uso do Processo de Enfermagem

Page 6: Processo de enfermagem 2015

Seu uso é uma exigência estabelecida pelos padrões de práticas nacionais?

Proporciona a base para as questões dos exames de qualificação profissional?

Seus princípios e regras são destinados a promover o pensamento crítico no gerenciamento clínico.

PROCESSO DE ENFERMAGEM Razões para aprender sobre o Processo de Enfermagem

Page 7: Processo de enfermagem 2015

PROCESSO DE ENFERMAGEM

1.Investigação• Coleta de dados

2.Diagnóstico de Enfermagem• Análise / síntese dos dados• Denominação diagnostica

3.Planejamento• Estabelecimento de Prioridades• Estabelecimento de Resultados• Determinação de Prescrição• Registro do Plano

4.Implementação5. Avaliação

Metodologia da Assistência

Etapas

Page 8: Processo de enfermagem 2015

Investigação e Diagnóstico: A medida que os dados são colhidos, começa-se a interpretar o que significa a informação e buscar novos dados que venham a confirmar ou não o possível diagnóstico que passamos a conceber.

Diagnóstico e Planejamento: Os resultados estabelecidos no planejamento derivam dos problemas diagnosticados. As intervenções buscam alcançar os resultados esperados. Há ocasiões que implementa-se um plano mental de ação antes de identificar todos os problemas.

PROCESSO DE ENFERMAGEM Relação entre os passos do Diagnóstico

Page 9: Processo de enfermagem 2015

Planejamento e Implementação: O plano orienta as intervenções realizadas durante a implementação. Há situações em que você planeja e implementa simultaneamente.

Implementação e Avaliação: você não implementa um plano de ações cegamente, sem avaliar as respostas iniciais à sua ação.

Avaliação e os outros passosdo Processo de Enfermagem

investigação diagnóstico

implementaçãoplanejamento

avaliação

PROCESSO DE ENFERMAGEM Relação entre os passos do Diagnóstico

Page 10: Processo de enfermagem 2015

Conhecimento

(O que, por que)Habilidades

(Como)

Cuidado

(Desejar, ser capaz)

Perícia no processo de Enfermagem)

Page 11: Processo de enfermagem 2015

MAE INVESTIGAÇÃO

1.Conceito 4.Organização2.Coleta de Dados 5.Identificação de Padrões3.Validação 6.Comunicação e registro

1.Conceito - É o primeiro passo para determinação da situação de saúde. As informações coletadas formam um quadro nítido do estado de saúde da pessoa.As informações devem ser: corretas, completas e organizadas.A investigação sistemática e compreensiva é desenvolvida através de cinco atividades:

2. Coleta de Dados - É um processo permanente, inicia quando você vê o cliente pela primeira vez, continua em cada encontro subsequente até a alta.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 12: Processo de enfermagem 2015

MAE INVESTIGAÇÃO2.1 Recursos Usados para coleta de dados:

Consumidor (pessoa,família e comunidade),Pessoas significativasRegistro de enfermagem, registros médicosConsultas verbais e escritas, estudos diagnósticosLiteratura relevante

2.2Como você pode assegurar a coleta abrangente dos dados?Antes de ver a pessoa (prontuário, registros médicos)Quando interage com a pessoa: realiza a entrevista e exame físico.Após ver a pessoa: revisa os recursos usados e identifica outros.

2.3Tipos de investigaçãoInvestigação da base de dados - caract. do cliente, teoria, exigências legais.Investigação de Enfoque - monitora problemas específicos

2.4Tecnica utilizadaEntrevista e Observação, Grupo focal, Exame fisico

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 13: Processo de enfermagem 2015

MAE INVESTIGAÇÃO.Os métodos complementam-se, devem ser desenvolvidos:

Pautados na ética, observando aspectos culturais e espirituais do cliente.O entrevistador deve ter capacidade de estabelecer rapport: fazer perguntas, ouvir e

observar.O cliente deve saber que esta em boas mãos que seus problemas serão abordados e

providenciados.2.4.1Diretrizes para EntrevistaAntes de ir para a entrevista:Ao iniciar a entrevista:Durante a entrevista

•Como ouvir: Seja um ouvinte empático, ouça os sentimentos assim como as palavras•Como perguntar: Pergunte sobre o problema principal em primeiro lugar•Como observar:Use os seus sentidos, note a aparência geral, observe a linguagem corporal, atente para os padrões de interação

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 14: Processo de enfermagem 2015

MAE INVESTIGAÇÃO

Como terminar a entrevista•Solicite que a pessoa resuma suas preocupações mais importantes•Ofereça-se como recurso•Termine com um ponto positivo, e encoraje a pessoa a tornar-se participante ativa

Exame FísicoAo realizar o exame físico, deve-se utilizar a técnica, ser sistemáticos e habilidoso, constatamos os dados subjetivos colhidos na entrevista, complementando-os com dados objetivos.A habilidade de avaliação física inclui:

•Inspeção:observar cuidadosamente utilizando os sentidos•Ausculta: ouvir movimento e sons do organismo com auxilio do estetoscópio•Palpação: tocar e pressionar para testar a dor e sentir as estruturas internas•Percussão: golpear direta ou indiretamente uma superfície do corpo para determinar os reflexos (martelo de percussão),ou para determinar se uma área contém liquido (golpe de dedos sobre a superfície)

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 15: Processo de enfermagem 2015

MAE INVESTIGAÇÃOMétodos de exame físico

•céfalo-caudal, dos sistemas, método da ressuscitação cardiopulmonar: situação respiratória, cardíaca circulatória, neurológica, da pele, músculo-esquelética, gastrointestinal, geniturinária.

Verificação dos exames laboratoriais e diagnósticosTipo de dados

•Subjetivos: o que a pessoa afirma - Ex.Sinto meu coração disparar•Objetivos: o que é observado - Ex. Pulso 150 batimentos, regular, forte•Atuais e Históricos

Fontes de dado: Primários e SecundáriosIndicações e realização de inferências

Indicações: é a identificação dos dados objetivos e subjetivos, que ao se agruparem em categorias propiciam inferências (julgamento)D.S:”Comecei a tomar penicilina para um abcesso dentário”D.O: Erupção fina sobre o tronco

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 16: Processo de enfermagem 2015

MAE INVESTIGAÇÃO3. ValidaçãoConsiste em verificar se as informações colhidas são fatuais e completas. Ajuda a evitar:

•fazer presunções, perder informações pertinentes, •não compreender as situações, orientar o enfoque na direção errada,•cometer erros na identificação de problemas

4. Organização/Agrupamento de dadosO agrupamento de dados relacionados ajuda a ver o quadro dos vários aspectos da situação de saúde.Modelos de enfermagem: Maslow (1970), Gordon (1994), NANDA (1994)5. Identificação de padrões/Teste das primeira impressõesDecidir o que é relevante, tomando decisões iniciais sobre o que os dados

possam sugerir e direcionando a investigação para aquisição de maiores informações, visando entender completamente as situações apresentadas. Perguntar-se que informação relevante pode estar faltando

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 17: Processo de enfermagem 2015

MAE INVESTIGAÇÃO6.Comunicação e RegistroÉ a fase final da investigação.O registro oportuno dos dados ajuda a promover:

•Continuidade da assistência, exatidão, pensamento críticoDecidir o que comunicar:

•Comunique tudo que você suspeite ser anormal•propicia diagnóstico precoce •mantém a equipe informada•ajuda-a a aprender

Decidir o que é anormal•Compare as informações com os padrões de normalidade aceitos•Ter claro que os limites de normalidade variam de pessoas para pessoa de situação para situação.

Decidir o que registrar•Registrar tudo que é comunicado

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 18: Processo de enfermagem 2015

MAE Diagnóstico

Retrospectiva HistóricaFlorence Nightingale - 1859 durante a Guerra da Criméia, quando ela

diagnosticou e tratou problemas de saúde. Embora seu trabalho não tenha sido apresentado como uma teoria de Enfermagem, seus estudos permanecem aténossos dias, norteando a prática da enfermagem, para a realização dos estudos referentes à área.

Harmer 1920 - Sugere que os Enfermeiros devem usar o Método Cientifico e organizar a ciência de enfermagem.

McManus 1950 - Especifica o termo diagnóstico como uma atividade de enfermagem.

Vera Fry 1953 - Faz a primeira referencia ao termo diagnóstico de enfermagem na literatura.

Na década de 60 este interesse foi evidenciado com a publicação de artigos, contribuindo para evidenciar a polêmica com relação ao termo diagnóstico, que para muitos enfermeiros representava uma atribuição específica do médico.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 19: Processo de enfermagem 2015

MAE Diagnóstico

Retrospectiva HistóricaNa década de 70 cresceu o interesse na aceitação dos diagnósticos de

enfermagem.

Em 1973, foi realizada a 1ª Conferência do Grupo Norte-Americano para a Classificação dos Diagnósticos de Enfermagem.

Em 1982 - A North American Nursing Diagnosis Association– NANDA foi formalmente organizada.

Em 1989 - Publicou a Taxonomia I revisada pela NANDA.

Em 2000 - foi publicada a sua mais nova versão: Taxonomia II da NANDA (NANDA, 2001/2002).

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 20: Processo de enfermagem 2015

MAE DiagnósticoCONCEITOS BÁSICOS

É “um julgamento clínico das respostas do indivíduo, da família ou da comunidade aos processos vitais ou aos problemas de saúde atuais ou potenciais, os quais fornecem a base para a seleção das intervenções de enfermagem, para atingir resultados pelos quais o enfermeiro éresponsável” (Nóbrega e Garcia,1994).

É nesta fase que o enfermeiro diagnostica dois tipos de respostas do cliente: diagnósticos de enfermagem e/ou problemas colaborativos.

*Diagnósticos de Enfermagem – são os problemas que podem ser prevenidos, resolvidos ou reduzidos através de intervenções independentes de enfermagem.

*Problemas Colaborativos – são problemas que podem ser prevenidos, resolvidos ou reduzidos com as intervenções interdependentes ou colaborativas de enfermagem.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 21: Processo de enfermagem 2015

MAE DiagnósticoJULGAMENTO CLÍNICO

É uma habilidade cognitiva que permite ao enfermeiro fazer o diagnóstico de enfermagem. Pelo fato de se tratar de uma habilidade, ele deve ser ensinado. Aprendido e exercitado na profissão. Alguns fatores interferem neste julgamento, como: o conhecimento teórico do enfermeiro, a forma de coletar os dados, a habilidade intelectual, os valores e a experiência profissional.

OUTROS JULGAMENTOS

PERCEPTIVO - identifica sinais e sintomas presentes

POR INFERÊNCIA - determina a relação existente entre os dados coletados

CONCLUSIVO - sugere um nome para o agrupamento de sinais e sintomas - denomina o diagnostico de enfermagem

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 22: Processo de enfermagem 2015

MAE Diagnóstico

SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM

NANDA (NANDA, 2001/2002).

NIC (Nursing Intervention Classification)- Classificação das Intervenções de Enfermagem

NOC (Nursing Outcomes Classification) Resultados Esperados

OMAHA - aplicações para a Enfermagem no Sistema Comunitário de Saúde constituído de três esquemas de classificação: Esquema de Classificação de Problemas, Esquema de Intervenções e Escala dos Resultados”.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 23: Processo de enfermagem 2015

MAE Diagnóstico

SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM

Home Health Care Classification – HHCC, Classificação dos Cuidados Domiciliares de Saúde

CIPE Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem

CIPE Versão Alfa (Cruz et al,1997)

CIPE - Versão Beta (ICN, 2000).

CIPE Versão Beta 1 (ICN,2002)

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 24: Processo de enfermagem 2015

MAE DiagnósticoPara o ICN (1999), “Ações de enfermagem são procedimentos de

enfermeiras na prática assistencial, e Intervenção de enfermagem constitui a ação realizada em resposta a um diagnóstico de enfermagem, visando à obtenção de um resultado de enfermagem”.

Esses três sistemas de classificação integram portanto, a CIPE- Versão Beta, que através do Grupo de Desenvolvimento da CIPE, vem a cada ano, atualizando e adequando seus estudos, de forma que esse sistema seja mais completo e possível de ser utilizado em todos os países do mundo.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 25: Processo de enfermagem 2015

MAE DiagnósticoSISTEMA DE CLASSIFICAÇÕES

É o arranjo sistemático em grupos ou categorias, de acordo com critérios estabelecidos

Taxinomia: É um tipo de classificação; o estudo teórico de classificações sistemáticas que inclui suas bases, princípios, procedimentos e regras.

É o desenvolvimento de uma hierarquia de classe. A ciência de como classificar e identificar.

Exemplo:Taxinomia I dos diagnósticos de Enfermagem da NANDA, compreende nove padrões (do homem unitário) de respostas humanas: Escolher, comunicar, trocar, sentir, conhecer, mover, perceber, relacionar, valorizar.

A Taxinomia II e composta de 13 domínios, 106 classes e 155 diagnósticos

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 26: Processo de enfermagem 2015

MAE DiagnósticoESTRUTURA DO DIAGNÓSTICO

A estrutura de um diagnóstico de Enfermagem, seus componentes depende do seu tipo.

Tipos: reais

de risco,

de bem-estar

síndrome

Componentes:

Títulos: deve ser descritivo da definição do diagnóstico e de suas características definidoras (Gordon, 1990). Sempre que possível deve ser um qualificador preciso como: alterado, prejudicado, déficit, ineficaz, menos que, mais que, ...

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 27: Processo de enfermagem 2015

MAE Diagnóstico

Definição: significado claro e preciso, auxilia a diferenciar um diagnóstico em particular de diagnóstico similares, deve ser conceitual e coerente com o titulo e as características definidoras.

Características definidoras: São os indícios clínicos, sinais e sintomas subjetivos que em conjunto, apontam para o diagnóstico de Enfermagem. Podem ser classificado em maiores (geralmente presentes em 80 a 100% dos casos) e menores ( podem não estar presente; como indicadores de apoio ocorrem em 50 a 70% dos casos), deve estar presente para ser feito o diagnóstico; (ou principais e secundárias)

Fatores relacionados: É algo sabidamente associado com um problema de saúde específico, que segundo Carpenito podem ser de ordem: Fisiopatológicos, tratamento, situacionais, maturacionais.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 28: Processo de enfermagem 2015

MAE Diagnóstico

Tipos de diagnósticos:Declaração em três partes: D. real: descreve um julgamento clínico que o enf. validou devido a presença de características definidoras principais.

Problema Etiologia SintomaRelacionado a evidenciado por

Titulo Fatores CaracterísticasDiagnóstico Contribuintes Definidoras

Titulo do diagnóstico + fatores relacionados + características definidoras. Ex: Pesar relacionado à perda recente de emprego, evidenciado pôr verbalização de raiva dos colegas e de tristeza pela perda da rotina.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 29: Processo de enfermagem 2015

MAE DiagnósticoEx: Integridade da pele prejudicada relacionada à imobilidade

prolongada secundária á pelves fraturada (duas partes)

Ex: Integridade da pele prejudicada relacionada à imobilidade prolongada secundária à fratura, evidenciada pôr lesão de 2 cm na região sacra.

Declaração em duas Partes: D. de risco:descreve um julgamento clínico em que o indivíduo ou grupo está mais vulnerável ao desenvolvimento de um problema do que outros na mesma situação ou situação similar.Ex: Risco para trauma relacionado à falta de atenção sobre os perigos

Declaração em uma parte: D. de saúde/ bem estar: é uma julgamento clínico sobre o indivíduo, família ou grupo em transição de um nível específico de saúde para um nível mais elevado.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 30: Processo de enfermagem 2015

MAE DiagnósticoIndícios para diagnóstico de Enfermagem de bem- estar: -Desejo de um nível mais elevado de bem- estar -Estado ou função eficaz presente

Os fatores relacionados são uma constante “obtenção de um nível mais elevado de saúde”, não havendo necessidade de repetir. Exemplo: Potencial para melhoria da nutrição

D. de síndrome: compreende um conjunto de diagnósticos de enfermagem vigentes e de alto risco previsíveis devido a um certo evento ou situação. A NANDA aprovou diagnóstico de síndrome.

Ex: Síndrome do trauma do estupro, Síndrome do trauma do estupro: reação composta, Síndrome pós trauma, Síndrome do Estresse por mudança, Síndrome da Interpretação Ambiental Prejudicada, Síndrome do desuso.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 31: Processo de enfermagem 2015

MAE Diagnóstico

Atenção: os possíveis diagnósticos de enfermagem não são um tipo de diagnóstico, são uma opção de quem diagnostica, indicando que alguns dados estão presentes para a confirmação do diagnóstico, mas não são suficientes.

Exemplo: Possível Distúrbio da Imagem corporal relacionado a declarações do marido sobre comportamento pós- cirúrgico de isolamento.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 32: Processo de enfermagem 2015

MAE Planejamento

Conceito: é a fase do processo de enfermagem que envolve o desenvolvimento de estratégias, criadas para reforçar reações saudáveis do cliente ou para prevenir, minimizar ou corrigir reações não saudáveis do cliente, identificadas no diagnóstico de enfermagem.

Planejamento: Diagnóstico, Resultados e Intervenções.

Diagnóstico são o problema, as reações.

Os resultados indicam aquilo que o cliente será capaz de fazer, como o resultado das ações de enfermagem.

As intervenções de enfermagem descrevem a maneira pela qual a enfermagem é capaz de auxiliar o cliente a alcançar os resultados.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 33: Processo de enfermagem 2015

MAE Planejamento

Etapas do Planejamento:

1. Estabelecimento de prioridades

2. Estabelecimento de resultados

3. Determinação de prescrições de enfermagem

4. Documentação do plano de cuidados

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 34: Processo de enfermagem 2015

MAE Planejamento

1. Estabelecimento de prioridades:

Teoria de Abraham Maslow -”O cliente evolui, elevando-se na hierarquia, ao tentar satisfazer as necessidades.”

Determinar os resultados da alta para priorizar o quadro geral do plano.

Priorizar problemas que contribuem para outros problemas.

Determinar problemas urgentes.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 35: Processo de enfermagem 2015

MAE Planejamento

2. Estabelecimento de resultadosEquipe- Estabelece objetivos, para o tratamento e alta:

Objetivo a curto prazo- Em 24 h mucosas úmidas, sinais vitais estáveis

Objetivo a longo prazo - Em dois meses, verbaliza satisfação com um movimento intestinal diário.

Paciente - Os resultados são mais específicos e referem-se ao cliente

2.1Resultados Esperados: são conseqüências das ações empregadas para atingir um objetivo mais amplo; são passos mensuráveis para atingir os objetivos do tratamento os critérios de alta.

Os resultados devem refletir a primeira metade do enunciado do diagnóstico.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 36: Processo de enfermagem 2015

MAE Planejamento

2.2. Os resultados necessitam dos seguintes componentes - Sujeito - quem é a pessoa a alcançar os resultados

- Verbo - ação a realizar para alcançar os resultados (ser mensuráveis)

- Condições - sob que circunstancia, será realizada a ação

- Critério de desempenho - como deve ser o desempenho

- Tempo esperado - em quanto tempo será alcançado o resultado

Ex. Anda pelo quarto com auxilio em 72 horas

2.3 Os resultados são classificados em 3 domínios:

- D. afetivo: mudanças nas atitudes, sentimentos e valores

- D. Cognitivo: conhecimentos adquiridos, habilidades intelectuais

- D. Psicomotor: habilidades motoras

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 37: Processo de enfermagem 2015

MAE Planejamento

2.4 Orientação para escrita dos resultadosOs resultados devem ter relação com a reação humana

Os resultados devem ser centrados no cliente

Os Resultados devem ser claros e concisos

Os Resultados devem descrever um comportamento mensurável e observável

Os Resultados devem ser realistas

Os Resultados devem ter um limite de tempo

Os Resultados devem ser determinados pelo cliente e pela enfermeira

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 38: Processo de enfermagem 2015

MAE Planejamento

3. Determinação de Prescrições de Enfermagem3.1 Conceito: São estratégias especificas, criadas para auxiliar o cliente

a atingir os resultados. Elas tem por base o fator relacionado, identificado no enunciado do diagnóstico. As intervenções podem ser elaboradas através de formulação de hipóteses e brainstorming.

As intervenções de enfermagem estão centradas em atividades necessárias à promoção, manutenção, ou restauração da saúde, podem ser categorizadas como dependentes, independentes e interdependentes.

3.2Classificam-se: cuidados diretos, cuidados indiretos

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 39: Processo de enfermagem 2015

MAE Planejamento

3.3 Cuidados a serem observadosAbordar o cliente de forma individualizada.

Especificar, o que, onde, quem, quando, como e qual a freqüência.

Determinar quem implementará a ação.

Precisar a ação através de verbo e seus modificadores

Datar, prescrever para 24 horas.

Numerar cada atividade, na seqüência a ser realizada

Assinar

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 40: Processo de enfermagem 2015

MAE Planejamento

5. Documentação do Plano

É o quarto e ultimo estágio da fase de planejamento, é o registro dos diagnóstico, resultados e intervenções de enfermagem de uma maneira organizada.

Respostas Diagnostico Resultado Intervençãohumanasvomito Défice de liquido Em 48 hs pele 1.Oferecer líquidos 2/2hdiarréia no organismo hidratada, urina 2.Administrar ante-eméticopele seca relacionado a vomito normal, sem 3.Controlar balanço hídrico sede e diarréia evidenciado vômitos urina pele seca, sede, turgorconcentrada da pele diminuída

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 41: Processo de enfermagem 2015

MAE Implementação

5. Implementação

É a colocação do plano em ação, para o alcance dos resultados esperados.

5.1 Estágios para a fase de implementação

- Preparação: investigar antes de agir

- Intervenção: monitorar reações adversas durante o cuidado.

- Documentação: investigar respostas ao tratamento após cuidado e documentar.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 42: Processo de enfermagem 2015

MAE Implementação

5.2 Tipos de sistemas de registro- Depende da rotina da instituição

Ex. SOAP: subjetivos, objetivos, avaliação, plano

SOAPIAR: subjetivos, objetivos, avaliação, plano,intervenção,

resultado

IIRA: investigação, intervenção, resultado, avaliação

DAR: dados ação e reação

DIA: dados, intervenção, avaliação.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 43: Processo de enfermagem 2015

MAE Avaliação

AVALIAÇÃO

Consiste de 4 fases:

-Reunião dos dados sobre o estado do cliente

- Comparação dos dados coletados com os resultados

- Elaboração de um juízo a cerca da evolução do cliente, na busca de obtenção dos resultados.

- O reexame do plano de cuidados.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 44: Processo de enfermagem 2015

M A E

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento

Page 45: Processo de enfermagem 2015

M A EA Competência do Enfermeiro é medida de acordo com a qualidade

da assistência de enfermagem que exerce. Está é diretamente proporcional à aplicação do método cientifico na resolução dos problemas de enfermagem.

O método é exeqüível no universo da enfermagem. Sua aplicação éuma questão de coerência e segurança na concretização dos objetivos da profissão em relação aos resultados desejados.

É obrigação profissional do enfermeiro respaldar a sua poderosa, influente e política tomada de decisão nas bases concretas do método científico.

avaliação

implementação

investigação diagnóstico

planejamento