previsÃo 7º ano ensino fundamental ii 3º trimestre … · ficha 13 sobre a preparação das...

27
PREVISÃO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 3º TRIMESTRE 2018 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFª AINA CRUZ Querido(a) aluno(a) Durante o segundo trimestre, lemos o maravilhoso livro Os da minha rua, do autor angolano Ondjaki, e refletimos sobre os acontecimentos de nossa própria vida. Elaboramos relatos orais sobre a infância, os quais nos permitiram compartilhar nossas vivências e conhecer mais sobre a história de nossos colegas de sala. Além disso, também estudamos e produzimos o gênero textual da crônica autobiográfica, passando também pela leitura e análise de duas crônicas narrativas. Ainda no âmbito do relatar, lemos trechos dos relatos de viagem de Amyr Klink e aprendemos as características desse gênero textual, que norteou nossas anotações, observações e reflexões durante o estudo do meio de Ubatuba e Paraty, para que pudéssemos construir, em grupo e, em conjunto com as disciplinas de História, Ciências e Geografia, nossos próprios relatos de viagem, registrando e partilhando essa experiência com toda a nossa comunidade escolar. No eixo Estudo da Língua, trabalhamos classes morfológicas importantes, como os verbos, os advérbios, as preposições e as interjeições. Iniciamos também o estudo do período simples, entendendo o que é frase, oração, período simples e período composto. Ainda, debruçamo-nos sobre cinco tipos de figuras de linguagem, as quais nos ajudaram a compreender melhor as questões relacionadas ao uso da linguagem figurada (comparação, metáfora, hipérbole, personificação e sinestesia). Ufa!!! Abordamos muitos conteúdos, é verdade. Mas a parte boa é que aprendemos bastante e nos divertimos também com todas essas histórias que ouvimos sobre as crianças que fomos um dia. No terceiro trimestre, nós estudaremos conteúdos completamente diversos daquilo que vimos até agora. E eu sei que, quando falamos em mudanças, por vezes, temos um pouco de medo daquilo que encontraremos. No entanto, eu posso assegurar a vocês que teremos novidades empolgantes. No Estudo da Língua, começaremos o estudo da análise sintática. Até agora, em toda a sua vida escolar e gramatical pregressa, você realizou o estudo da análise morfológica. Entretanto, a Língua Portuguesa possui também essa outra forma de análise, a qual estuda a função e a ligação existente entre os diferentes elementos que compõem as orações e os períodos. No que diz respeito ao estudo dos gêneros textuais, nós descansaremos um pouco dos gêneros literários, para explorarmos, pela primeira vez no sétimo ano, gêneros não literários, como a notícia e a carta argumentativa. Isso quer dizer que estaremos mais voltados e disponíveis ao mundo exterior. E esse terceiro semestre promete, não é mesmo? Afinal, teremos as eleições, fato

Upload: ngokien

Post on 07-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PREVISÃO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 3º TRIMESTRE 2018

DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFª AINA CRUZ

Querido(a) aluno(a) Durante o segundo trimestre, lemos o maravilhoso livro Os da minha rua, do autor angolano Ondjaki, e refletimos sobre os acontecimentos de nossa própria vida. Elaboramos relatos orais sobre a infância, os quais nos permitiram compartilhar nossas vivências e conhecer mais sobre a história de nossos colegas de sala. Além disso, também estudamos e produzimos o gênero textual da crônica autobiográfica, passando também pela leitura e análise de duas crônicas narrativas. Ainda no âmbito do relatar, lemos trechos dos relatos de viagem de Amyr Klink e aprendemos as características desse gênero textual, que norteou nossas anotações, observações e reflexões durante o estudo do meio de Ubatuba e Paraty, para que pudéssemos construir, em grupo e, em conjunto com as disciplinas de História, Ciências e Geografia, nossos próprios relatos de viagem, registrando e partilhando essa experiência com toda a nossa comunidade escolar. No eixo Estudo da Língua, trabalhamos classes morfológicas importantes, como os verbos, os advérbios, as preposições e as interjeições. Iniciamos também o estudo do período simples, entendendo o que é frase, oração, período simples e período composto. Ainda, debruçamo-nos sobre cinco tipos de figuras de linguagem, as quais nos ajudaram a compreender melhor as questões relacionadas ao uso da linguagem figurada (comparação, metáfora, hipérbole, personificação e sinestesia). Ufa!!! Abordamos muitos conteúdos, é verdade. Mas a parte boa é que aprendemos bastante e nos divertimos também com todas essas histórias que ouvimos sobre as crianças que fomos um dia. No terceiro trimestre, nós estudaremos conteúdos completamente diversos daquilo que vimos até agora. E eu sei que, quando falamos em mudanças, por vezes, temos um pouco de medo daquilo que encontraremos. No entanto, eu posso assegurar a vocês que teremos novidades empolgantes. No Estudo da Língua, começaremos o estudo da análise sintática. Até agora, em toda a sua vida escolar e gramatical pregressa, você realizou o estudo da análise morfológica. Entretanto, a Língua Portuguesa possui também essa outra forma de análise, a qual estuda a função e a ligação existente entre os diferentes elementos que compõem as orações e os períodos. No que diz respeito ao estudo dos gêneros textuais, nós descansaremos um pouco dos gêneros literários, para explorarmos, pela primeira vez no sétimo ano, gêneros não literários, como a notícia e a carta argumentativa. Isso quer dizer que estaremos mais voltados e disponíveis ao mundo exterior. E esse terceiro semestre promete, não é mesmo? Afinal, teremos as eleições, fato

que sempre movimenta em demasia o país. Para o nosso estudo sobre a exposição de fatos e a apresentação de um ponto de vista, além da construção de uma argumentação que o sustente, esse contexto será um prato cheio (só para utilizar uma metáfora, já que agora ela é sua melhor amiga).

Contudo, ainda teremos a companhia da literatura (eba!) em nossas aulas de diário de leitura, já que terminaremos o livro Os meninos da rua Paulo, de Ferenc Molnár, e iniciaremos a leitura do romance Uma garrafa no mar de Gaza, de Valérie Zenatti, um livro apaixonante que traz como pano de fundo as disputas territoriais e religiosas no Oriente Médio e mostra-nos que, com menos pré-conceitos, todos aqueles que não se entendem podem tornar-se até amigos. Afinal, como dizia Mandela: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.

Quanto à organização de nosso trabalho em Língua Portuguesa, durante este terceiro trimestre, ele seguirá dividido em três subáreas: Estudo da Língua, Estudo dos Gêneros Textuais (e produção de texto) e Leitura e Compreensão textual (diário de leitura).

No tocante aos Conteúdos Procedimentais, serão enfatizados os seguintes.

• Conhecer, identificar e analisar os contextos de produção e de circulação das obras estudadas. • Realizar o levantamento das características específicas de cada um dos gêneros estudados (carta pessoal e e-mail, notícia e carta argumentativa). • Aprimorar as sínteses de informações em mapas conceituais e esquemas. • Perceber a intencionalidade, muitas vezes, velada nos textos literários e não literários. • Estabelecer relações entre imagem e texto. • Levantar hipóteses antes e durante a leitura, como estratégia de auxílio à compreensão textual. • Identificar alguns fatores de coesão e de coerência que contribuem para a construção de sentidos. • Expor um ponto de vista, isto é, uma opinião e sustentá-la, utilizando argumentos coerentes e convincentes.

É hora de listarmos os Conteúdos Atitudinais que serão exigidos e constantemente avaliados ao longo de todo o ano. • Organizar o material de Língua Portuguesa em cima da mesa antes do início da aula, isto é, assim que a aula anterior terminar, pois, quando a professora entrar, todos já devem estar prontos para o início do trabalho. • Esperar sua vez de falar. Quando quiser comentar sobre alguma coisa, levante a mão. Não interrompa a explicação nem a fala de outro colega. • Respeitar a opinião e a fala de seus colegas. • Ter sempre o material organizado e “em dia”. • Adotar uma postura respeitosa e colaborativa em relação ao espaço, aos colegas e à professora. • Ser pontual quanto à realização de tarefas e de trabalhos (tanto em sala de aula quanto em casa). Utilizar a agenda para organização. • Manter o caderno e a pasta organizados, pois estes serão seus materiais de consulta.

A seguir, você conhecerá os Conteúdos Conceituais que serão trabalhados ao longo do

segundo trimestre.

1. DIÁRIO DE LEITURA Nossa quarta leitura do ano será a obra: ZENATTI, Valérie. Uma garrafa no mar de gaza. São Paulo. Ed. Seguinte (Cia das letras).

2012. O livro de Zenatti possui um breve trecho narrativo em prosa. O leitor acompanha todo o

restante da história, lendo os e-mails trocados entre os protagonistas Tal, garota judia, moradora de Jerusalém, e Gazaman, garoto palestino, morador da faixa de Gaza. Nessa obra, atentaremos para: • os elementos característicos do e-mail; • a presença de linguagem poética e figurada nesses e-mails; • a análise da temática de cada um dos contos/crônicas; • o contexto de produção e de circulação da obra; • a análise do foco narrativo e suas implicações; • o tempo cronológico da narrativa; • o espaço como personagem. 2. ESTUDO DA LÍNGUA (GRAMÁTICA) • Tipos de sujeito • Concordância do verbo com o sujeito (simples e composto) • Transitividade verbal e tipos de predicado • Adjunto adnominal e adjunto adverbial 3. GÊNEROS TEXTUAIS Neste trimestre, focalizaremos os gêneros a seguir. 3.1 GÊNEROS ESTUDADOS • Notícia • Carta pessoal e suas semelhanças com o e-mail pessoal • Carta argumentativa 3.2 GÊNERO PRODUZIDO • Carta argumentativa • Relato de viagem sobre o Estudo do Meio (Projeto integrado com as disciplinas de Ciências, História e Geografia) - Conclusão 3.3 ORALIDADE • Debate guiado. 4. PRODUÇÃO DE TEXTO (PORTFÓLIO)

Durante o terceiro trimestre, produziremos as cartas argumentativas. Nossas cartas serão direcionadas aos candidatos à presidência, mas, anteriormente, faremos nosso trabalho de pesquisa, coletando notícias de divulgação das propostas desses candidatos, para que possamos questioná-los, elogiá-los ou criticá-los com clareza. Nesse trabalho, daremos continuidade aos aspectos vistos no Estudo do Meio, pois procuraremos, também, informar as políticas adotadas por esses candidatos naquilo que toca a preservação ambiental e as comunidades tradicionais. Esses textos autorais farão parte do portfólio, portanto, contarão com as quatro etapas de produção citadas acima (a saber: (i) plano de texto; (ii) escrita da primeira versão; (iii) autoavaliação do texto e (iv) versão final).

5. AVALIAÇÕES

A composição de sua nota relativa a avaliações formais, no segundo trimestre, ocorrerá da seguinte maneira.

5.1 - PROCESSO PEDAGÓGICO = 16,0 pontos • Portfólio de produção de texto (planejamento - 1,0; primeira versão – 2,0; grade de correção – 1,0; segunda versão – 4,0; empenho e capricho nas etapas – 1,0) = 9,0 pontos (a falta de empenho, de capricho e de pontualidade pode fazer decrescer essa nota). • MTP (material, tarefa e participação) = 3,0 pontos. • Trabalhos em grupo ou individuais – 4,0 pontos. 5.2 - PROVAS = 24 pontos • Prova 1 = 8,0 pontos. • Prova 2 = 16,0 pontos.

Bom trimestre a todos. Grande abraço,

Profª Aína DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFª SHIRLEY SANTOS

Queridos alunos, continuem concentrados no que acontece na nossa sala de aula, entendendo-a como um espaço público. Para isso, valorizem os Conteúdos Atitudinais, Conceituais e Procedimentais, buscando criar um ambiente propício para a aprendizagem de todos. Os trabalhos após o Estudo do Meio serão um espaço de inspiração e criatividade por meio da elaboração dos relatos de viagens e os programas jornalísticos, levando em conta os temas já sorteados em sala de aula e integrando diferentes disciplinas. Preparem-se para a produção escrita e as correções dos professores, para que diferentes versões possam trazer reflexões sobre o modo como os textos têm sido confeccionados. Fiquem atentos ao Conteúdo Atitudinal “Saber ouvir e falar em momentos adequados”, introduzindo reflexões pertinentes ao que estiver sendo trabalhado. As relações entre os diferentes comentários são de responsabilidade da professora, sendo que vocês estão convidados a criar suas próprias conexões. Caso queiram comunicá-las oralmente, será um prazer ouvir suas ideias. Precisamos também criar um ambiente de respeito e confiança, para que todos possam se expressar sem constrangimentos. Foi possível perceber que é necessário entender o ato de ler como um diálogo com quem escreve e, com isso, construir as próprias imagens mentais do que foi entendido.

Para isso, elaborem fichamentos (dando preferência às paráfrases) e estabeleçam relações entre as diferentes partes dos textos e os conhecimentos prévios. Dessa maneira, vocês terão um repertório para participar oralmente das aulas de maneira articulada aos objetivos das aulas.

Por fim, destacamos que as pesquisas complementares englobam, a partir de agora, também notícias e reportagens que tenham relações com os problemas detectados durante o Estudo do Meio. Ficaremos ligados nas propostas dos candidatos nas próximas eleições a respeito de tais problemas, assim como a atualidade deles, estando ligados ou não ao processo eleitoral de 2018. Consultem a ficha 13 sobre a preparação das hemerotecas (coletiva, conforme o tema de seu grupo quanto ao Estudo do Meio e individual, no que se refere aos conteúdos de História em geral).

CONTEÚDOS CONCEITUAIS

A seguir, leiam, com atenção, quais serão os Conteúdos Conceituais (apresentados de forma resumida) a serem estudados. - O absolutismo - As Grandes Navegações (relações com a Idade Antiga, a Idade Média e os outros acontecimentos simultâneos) - O mercantilismo - Brasil colonial (relações com o que estudamos sobre a Europa e o Estudo do Meio) - Indígenas e africanos (relações com o que estudamos sobre a Europa e o Estudo do Meio)

Nas fichas, geralmente, serão indicadas as páginas utilizadas do nosso livro didático, assim como outras referências de fontes consultadas na elaboração dos textos. Fiquem atentos! PROCEDIMENTOS

Desenvolveremos os seguintes Procedimentos. 1) Leitura, interpretação de textos e elaboração de resumos e fichamentos

Muitas vezes, os textos das fichas possuem grifos realizados nas principais palavras e frases: é importante que vocês percebam a conexão (relação) entre elas.

Fiquem preparados para realizar os seus próprios grifos! Nas anotações, em forma de fichamento, sejam fiéis ao que o autor quis dizer. Nos resumos, podem ser acrescentadas inferências, relações e opiniões.

2) Anotações durante as aulas (em forma de texto)

Existem as anotações orientadas e as livres. Durante as explicações e as discussões, as anotações livres devem ser elaboradas sem que

haja solicitação para isso. Concentrem-se em algumas palavras-chave e elaborem um texto resumido a partir das conexões entre elas.

As anotações orientadas são mais tranquilas: fiquem atentos às explicações orais com pausas entre as frases e que se repetem várias vezes. É momento de anotar!!!

As anotações (livres ou dirigidas) devem ser lidas em casa e reescritas sempre que necessário. Na sala, é difícil escrever com a completude das reflexões. Podem utilizar lápis na classe e passar a caneta em casa, corrigindo erros e acrescentando informações que não puderam ser feitas na classe. A digitação é permitida. É só recortar e colar depois da primeira versão da anotação (ou outra página do caderno – coloque o título e subtítulo). Ao terminar a aula de História, existe essa lição de casa. Não se esqueçam! - ESTUDOS ADEQUADOS EXIGEM ANOTAÇÕES CONSISTENTES, QUE CONTENHAM A “ESSÊNCIA” DA AULA: RELAÇÕES, REFLEXÕES... - Estudar com as fichas e o livro não dá conta de aprofundar os pontos relevantes das aulas, constantemente indicados pela professora.

3) Pesquisa Pesquisem em outras fontes sobre os Conteúdos Conceituais, preocupando-se em registrá-las de forma correta. Elabore a hemeroteca individual e coletiva. Informe corretamente as fontes pesquisadas, lembrando que o modo correto de fazer isso está afixado na sala de aula. 4) Trabalho interdisciplinar sobre o Estudo do Meio

Daremos sequência às pesquisas sobre os temas sorteados para cada grupo. Os trabalhos de escrita e reescrita, em diferentes versões com as correções e intervenções dos professores, serão referentes aos relatos de viagem e aos programas jornalísticos a serem apresentados para a comunidade escolar.

Também serão elaboradas relações entre o Estudo do Meio e os Conteúdos de História do 3º trimestre no que se refere à História do Brasil na época colonial. ATITUDES

Além dos Conteúdos Conceituais e Procedimentais, as atitudes são de extrema relevância para o sucesso nos estudos. Espera-se que cada aluno fique atento às atitudes elencadas a seguir. - Esperar a sua vez para falar. - Ouvir o que o outro quer dizer, sem pressioná-lo a terminar logo, a fim de que você possa falar. Jamais ironizar o colega! - Participar da aula oralmente após levantar o braço e esperar a sua vez de falar, o que não pode ocorrer em meio às explicações cujas ideias ainda não foram concluídas. Cuidado para não interromper o raciocínio das outras pessoas. - Refletir sobre as intervenções orais, introduzindo assuntos que sejam significativos para a aprendizagem de todos, percebendo que há outros alunos que querem se manifestar oralmente. - Atualizar o caderno e as fichas quando faltar (antes de participar da aula posterior à ausência). - Organizar as fichas na pasta. - Respeitar o mapa de sala. - Ter sempre os materiais necessários às aulas (livro, pasta de História e caderno), mantendo-os, de forma organizada, em cima da mesa, onde deverá ficar apenas aquilo que será utilizado (estojo sempre fora da mesa).

ATENÇÃO! Organizem os seus materiais de História em cima da mesa assim que terminar a aula anterior!! Quando a professora entrar na sala, todos os alunos deverão estar sentados e organizados para o trabalho.

- Dar importância ao grupo, participando das aulas de forma adequada (conforme as regras estabelecidas entre a professora e os alunos). - Respeitar uns aos outros, enxergando o espaço escolar como coletivo e público (e não individual e particular). - Desenvolver uma postura colaborativa no seu grupo e na relação com a professora. - Respeitar o patrimônio da sala de aula e os materiais que pertencem à professora e aos colegas. - Ser pontual quanto à realização das atividades (na classe e em casa). Utilize a agenda para se organizar! - Atuar em grupos, de maneira a dividir tarefas, solucionar conflitos, respeitar outros pontos de vista, discutir posicionamentos diferentes, chegar a um consenso, dinamizar as diferentes etapas e promover espaço para que todos atuem (conforme as habilidades individuais) na construção coletiva dos resultados a serem apresentados à professora. - Assumir as consequências das suas próprias atitudes.

AVALIAÇÃO

A Avaliação será contínua, ou seja, ocorre o tempo todo e exige que você tenha domínio dos Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais, os quais serão avaliados, em conjunto, no Processo Pedagógico (PP), cujo valor será de 16 pontos. Atenção à distribuição dos pontos: 8 (telejornais), 6 (outras atividades) e 2 (atitudes/organização).

Serão feitas duas avaliações escritas (comece agora mesmo a exercitar a interpretação dos enunciados e as produções de textos!). Veja a pontuação delas:

Prova Mensal 8 pontos

Prova Trimestral 16 pontos

Realizem as duas avaliações escritas em total silêncio. Durante a execução delas, vocês poderão refletir sobre o seu próprio desempenho nas aulas. Ao receber o resultado e os comentários, observem as mudanças a serem estabelecidas nas estratégias de estudo e elaboração das atividades e anotações. Para isso, consultem sempre as abreviaturas, para compreender os comentários em suas avaliações.

Conselho: exercitem a arte de escrever bem, colocando-se no papel de leitor das suas próprias respostas. Sejam leitores atentos de suas produções escritas! Solicitem a contribuição da professora para desenvolver esse procedimento. Há várias maneiras de buscar inspiração. Criem seu próprio caminho, ouvindo as sugestões, elaborando os procedimentos e criando as suas próprias estratégias.

Grande abraço, Professora Shirley

DISCIPLINA: INFORMÁTICA PROFª ANA CLÁUDIA

Queridos alunos! O final do ano e de nosso curso já se aproxima! Foi muito bom trabalhar com vocês durante todos esses anos! Espero que também tenham gostado e aprendido conteúdos significativos. Já posso afirmar que sentirei saudades, mas estarei sempre aqui quando precisarem. Neste trimestre, trabalharemos com o programa Canva, um aplicativo online que tem como objetivo ser uma ferramenta simples para criação de editoração gráfica, com vários designs e edição de imagem. A proposta é trabalharmos, junto com a área de Artes, a criação de um Infográfico com as propostas de governo dos três primeiros candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Orientações de trabalho

Todo nosso trabalho terá material para consulta, que são as nossas fichas. Cada conceito apresentado terá uma atividade para ser feita em aula, a fim de trabalharmos juntos com essas novas informações. Um bom desempenho exige participação nas aulas, execução das atividades, troca de ideias com sua dupla, esclarecimento de dúvidas em aula, com a professora, criatividade e pontualidade com seus compromissos escolares. Serão estes os Conteúdos deste trimestre: Conteúdos Atitudinais

Como vimos durante os trimestres anteriores, a organização e a participação são muito importantes. Assim, tenham sempre o material organizado, tragam a pasta e a agenda em todas as aulas e cuidem da pontualidade em suas tarefas.

As atitudes de responsabilidade, participação adequada, respeito e cooperação são fundamentais para o processo de aprendizagem e deverão estar presentes ao longo de todo o nosso trabalho. Vamos manter, em nosso laboratório, um ambiente de trabalho harmonioso e tranquilo.

Tirem as suas dúvidas em aula! Perguntem, questionem, explicitem as suas ideias. Consultem sempre o Moodle. Nesse ambiente, teremos as orientações dos trabalhos e vídeo-aulas sobre os programas trabalhados. Conteúdos Conceituais Canva

Competências na criação e edição de infográficos – trabalho interdisciplinar com a área de Artes. Dentre as ferramentas que usaremos, desenvolveremos habilidades para criar infográficos que podem ser postados em diferentes ambientes, como o Moodle, redes sociais e apresentações em slides. Moodle

Continuaremos a desenvolver competências no uso da plataforma como ferramenta de apoio aos estudos e de atividades colaborativas. Conteúdos Procedimentais

São as habilidades que serão desenvolvidas para que possam explorar, reconhecer e utilizar, com independência, os recursos do programa. Discutir, com sua dupla e em grupo, os assuntos propostos desenvolverá a expressão oral e a escrita, permitindo a socialização dos trabalhos desenvolvidos e a aplicação dos conhecimentos na elaboração de trabalhos interdisciplinares. Avaliação

Os seguintes instrumentos de Avaliação comporão a nota do segundo trimestre.

Bom trimestre! Bom final de ano! Professora Ana Claudia

PROCESSO PEDAGÓ-GICO (PP)

Organização do estudo

8,0 pontos

Realização das atividades propostas ao longo do trimestre, participação em aulas e trabalhos armazenados no computador.

Total 16,0 pontos

4,0 pontos

Organização com seu material – pasta sempre presente nas aulas com as fichas - e organização com o laboratório – cuidado e ordem no uso dos computadores.

Participação 4,0 pontos

Atitudes de cooperação, trabalho em dupla, respeito à opinião do outro, desempenho e pontualidade na realização das atividades.

PROVAS (P)

Trabalhos

10,0 pontos

Pesquisa das propostas de governo dos três primeiros candidatos.

Total 24,0 pontos 10,0

pontos Infográfico: trabalho interdisciplinar com Artes

DISCIPLINA: INGLÊS PROFa RENATA PERCHE

Hello, dear students! It’s time for us to start our third trimester!

Já estamos trabalhando juntos há dois trimestres e espero que possamos continuar nossa

parceria neste terceiro e último. Nos trimestres anteriores, estudamos o tempo passado e tivemos a oportunidade de escrever nossos relatos de memória de infância, aprendendo um pouco sobre o continente africano e seus estereótipos.

Neste trimestre, daremos continuidade aos estudos sobre nós, o outro e o mundo ao nosso redor. Para isso, vamos modificar um pouco a ordem das unidades do livro e começaremos pela unidade 8, que fala sobre sentimentos e problemas sociais. Assim, teremos a oportunidade de refletir um pouco mais sobre semelhanças e diferenças, comparando nossa realidade às diferentes realidades que nos cercam.

Espero contar com o comprometimento de cada um para os desafios que estão por vir! Continuo pronta a ajudá-los e a ouvir suas dúvidas ou sugestões.

Vejamos, agora, os conteúdos selecionados para serem trabalhados no 3° trimestre. CONTEÚDOS CONCEITUAIS - Unit 8: Nesta unidade, vamos estudar o vocabulário para falar sobre sentimentos e emoções e aprenderemos a estabelecer comparações, usando os modos comparativo e superlativo. Também vamos discutir diferentes problemas sociais e econômicos do mundo a nossa volta. - Unit 7: Vamos estudar os vocabulários sobre aspectos naturais e geográficos e aprenderemos o tempo futuro – para prever e planejar atividades. - Unit 6: Por fim, nesta unidade, vamos estudar o vocabulário para falar sobre comidas e bebidas e aprenderemos a falar sobre quantidades, classificando os substantivos em contáveis e incontáveis. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

Daremos continuidade ao estudo dos Conteúdos Procedimentais dos trimestres anteriores, ou seja, trabalharemos a leitura e a compreensão textual, bem como a produção de textos. Também trabalharemos atividades de listening e speaking, para o desenvolvimento da compreensão e produção oral. - Leitura e compreensão de textos em Inglês, para apreensão do sentido geral e para busca de informações específicas. - Elaboração de textos simples de forma completa. - Reelaboração textual e prática de autocorreção. - Elaboração de um glossário de estudo pessoal, reunindo o vocabulário estudado em sala e o pesquisado por vocês. - Compreensão oral em Inglês, atividades de listening para apreensão do sentido geral e para busca de informações específicas. - Produção oral, atividades em grupo ou pares, para discussão dos tópicos propostos em cada unidade. - Utilização no cotidiano de classe dos conteúdos e vocabulários já estudados.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS

A participação oral nas aulas de Inglês continua a ser um conteúdo de extrema importância. Quero pedir mais atenção e concentração nas aulas, mas, principalmente, mais respeito à fala da professora e de cada um dos colegas. Também quero pedir maior compromisso e empenho no cumprimento das atividades para casa e na organização do material. É importante - participar das atividades propostas em sala e ter empenho na realização das atividades destinadas para casa; - manter o material (livro, caderno, pasta) sempre organizado; - saber ouvir e falar em momento adequado, respeitando a fala da professora e dos colegas; - respeitar os diferentes níveis de proficiência na Língua Inglesa presentes em classe, colaborando para a aprendizagem do grupo; - ser pontual quanto à realização das atividades, seguindo as datas estipuladas na agenda. AVALIAÇÃO A Avaliação é contínua. Vocês são avaliados em todas as atividades de sala de aula, sejam escritas ou orais. Fazem parte da avaliação de vocês as tarefas, as fichas de estudo, as produções escritas, a participação em aula e as provas.

O e-mail continua sendo uma forma prática de comunicação, precisando, é só me escrever: [email protected] Wish us all a great trimester!

Teacher Renata DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFª LUCIANE S. ROSEBAUM E VANESSA QUEIROZ

No final do segundo trimestre, iniciamos um período que muitos consideram uma nova “alfabetização” em Matemática: a introdução ao uso das letras é uma ampliação que exige muito empenho e dedicação de inquietos adolescentes!

A Álgebra é o ramo da Matemática que estuda equações e cálculos com variáveis e incógnitas, ambas representadas por letras. Atribui-se o início da álgebra ao matemático Alkhowarizmi. Você sabia que a palavra Álgebra deriva do título de um dos livros dele: O Al-jabor we mukabala, que significa aproximadamente “restaurando o equilíbrio”. O livro tratava de equações, e o título refere-se à ideia de imaginar uma equação como balança em equilíbrio.

Provas (P): 24 pontos

1ª Prova 8,0 pontos Conforme calendário escolar.

2ª Prova 16,0 pontos Conforme calendário escolar.

Processo Pedagógico (PP): 16 pontos

Tarefas 6,0 pontos Durante todo o trimestre.

Produções escritas 4,0 pontos Autoavaliação 2,0 pontos Participação e atitude em sala

4,0 pontos

Qual é o peso de cada caixa x da balança apresentada na figura?

A partir de agora, você vai entrar no mundo das equações. As sentenças matemáticas expressas por uma igualdade recebem o nome de equações. As equações são usadas para cálculos e resolução de diversos problemas, não apenas na Matemática, mas em diversas áreas de conhecimento! Sua vida não será a mesma depois desse conhecimento.

Depois de você aprender a resolver equações, vamos estudar outro importante tema da Matemática: as proporções. Em situações tão diferentes, como a importância da velocidade média para um piloto garantir a vitória em uma corrida de Fórmula 1, o prazo para o término da construção de uma casa, relacionado ao número de trabalhadores da obra, encontramos aplicações de razões e proporções. O estudo de grandezas é encontrado em assuntos do nosso dia a dia, como velocidade média, escala, consumo médio e densidade.

Muitos já ouviram falar da “regra de três”. Esse é o modo comum de se referir a um tema de proporções quando conhecemos três termos de uma proporção. Neste trimestre, você vai aprender essa aplicação de proporção como recurso na resolução de diversos problemas, inclusive de porcentagem e juros. Você também vai aprender outra aplicação de porcentagem para o cálculo da probabilidade de ocorrência de evento simples.

As informações estatísticas estão presentes em todos os cenários da sociedade, sejam políticos, sociais ou econômicos. O uso dos dados interfere no processo de tomada de decisões e a escola exerce um papel importante na formação do cidadão crítico. Em especial, no Brasil, vivenciaremos um momento decisivo no segundo semestre: as eleições.

Para contribuir com o desenvolvimento do olhar crítico sobre esses tipos de informações, vamos desenvolver atividades com todos os alunos do Ensino Fundamental II nas disciplinas de Matemática e Desenho Geométrico. As atividades serão feitas a partir da análise de gráficos, veiculados pela mídia, que possuem problemas e erros na apresentação dos dados. Os CONTEÚDOS CONCEITUAIS que serão trabalhados ao longo do terceiro trimestre são: • Introdução à Álgebra • Expressões algébricas • Valor numérico envolvendo números racionais • Reconhecimento e resolução de equações do 1º grau • Leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos • Uso de padrões • Razão entre dois números racionais • Razão entre duas grandezas de mesma espécie • Razões especiais: velocidade média, escala, densidade demográfica, etc • Comparação de grandezas por meio de razões

• Resolução de situações e problemas que envolvem grandezas direta ou inversamente proporcionais • Propriedade fundamental das proporções • Resolução de problemas que envolvam regra de três • Leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos • Probabilidades e chances Já os Conteúdos Atitudinais que serão trabalhados são: • Ter sempre os materiais necessários às aulas (livro, fichas e caderno), mantendo-os de forma organizada, para iniciarmos nossa aula com pontualidade e prontidão. • Respeitar todos os presentes no espaço escolar e desenvolver uma postura colaborativa no seu grupo e na relação com a professora. • Cumprir os prazos estabelecidos para a entrega de tarefas e trabalhos. Utilizar a agenda para se organizar! Atualizar o caderno e as fichas quando você faltar. • Não fazer uso de materiais estranhos à aula, como livros, gibis, celular, etc. • Manifestar as dúvidas, valorizar a importância do erro e buscar superá-lo. • Participar das aulas, atividades e trabalhos propostos. • Compartilhar com os colegas o seu conhecimento de modo a contribuir para que a sala de aula seja um lugar de aprendizagem e troca. • Perseverar no enfrentamento de desafios, ou seja, na busca de resultados, valorizando o uso de estratégias (inclusive de verificação de resultado). • Aprender a trabalhar em grupo: respeitar a opinião do outro, ser responsável e participante durante todas as etapas de realização do trabalho, cumprir prazos e ter postura pró-ativa. • Fazer o estudo diário e dedicar-se na resolução das tarefas de casa com qualidade. • Evitar sair da sala durante a aula, para não perder nenhum momento de aprendizagem. • Assumir a sua responsabilidade diante dos estudos. • Assumir as consequências das suas próprias atitudes, percebendo a importância das atitudes que contribuem para a aprendizagem: realização de tarefas, posturas adequadas ao ambiente escolar e estudo diário.

Os Conteúdos Procedimentais que serão trabalhados ao longo de todo ano letivo são: • Elaborar registros de aula e de correções das atividades solicitadas. • Analisar os erros cometidos em atividades e avaliações com a intenção de superação em próximas atividades. • Socializar os registros individuais oralmente. • Utilizar adequadamente os espaços do caderno, fichas e avaliações na resolução de tarefa de forma clara, organizada. • Utilizar o ambiente de aprendizagem virtual Moodle para a busca de fichas de aula e compartilhamento de conhecimentos. • Utilizar adequadamente a linguagem e os símbolos matemáticos. • Observar as situações do cotidiano e reconhecer a Matemática existente nelas. • Fazer estimativas e utilizar-se do cálculo mental nas situações adequadas. • Ler, interpretar e grifar enunciados (destacar, nos enunciados, as informações dadas e o que é solicitado na questão). • Resolver situações-problema por etapas, de modo a facilitar a compreensão do raciocínio utilizado e fazer uso de legendas, indicando as informações/dados necessários para resolver e compreender a resolução.

AVALIAÇÃO

O processo de Avaliação é contínuo, acontecendo em todos os momentos da aula. O trimestre terá valor de 30 pontos, assim distribuídos: • Duas provas trimestrais: 24 pontos. • Processo Pedagógico: 16 pontos. A nota do Processo Pedagógico compreende dois aspectos: Atitudinal: o empenho, a participação nas aulas, a postura, as atitudes diárias do aluno, a pontualidade na entrega de tarefas, o capricho nas atividades, a organização do caderno e dos materiais de aula, o compromisso e a responsabilidade com os estudos. Trabalhos e atividades: durante o trimestre, o aluno realizará atividades, tarefas, pesquisas e trabalhos com o objetivo de avaliar a compreensão dos alunos em relação aos temas estudados.

O grupo de professoras de Matemática e Desenho Geométrico agradece o apoio e a participação de todos alunos e familiares na Olimpíada Canguru de Matemática Brasil 2018! Parabéns aos 49 alunos medalhistas do Ensino Fundamental II por essa importante conquista!

Esperamos que não apenas algumas medalhas sejam conquistadas, pois este não é o objetivo maior, mas, sim, despertar em nossos alunos o gosto por desenvolver seu pensamento matemático de uma forma interessante e divertida.

Se você quiser se divertir mais, consulte no site do Canguru de Matemática Brasil as provas anteriores. Boa diversão!

Um abraço carinhoso,

Luciane e Vanessa DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFª MAÍRA PRECIVALLE GALIOTTE ALMOSTER

Queridos alunos Chegamos ao 3º trimestre! O final do ano e do nosso curso já se aproxima! Foi muito bom

trabalhar com vocês durante esses dois anos! Espero que também tenham gostado e aprendido conteúdos significativos.

Este ano foi ainda mais especial - ano de Copa do Mundo, torcemos muito para a nossa seleção trazer o caneco, junto com muita alegria para a nossa população. E é com essa mesma parceria e entusiasmo de torcedor que vamos nos preparar para o próximo grande evento do ano – as eleições. Esse tema, de total relevância para todos nós, brasileiros, será abordado e inserido no Projeto Múltiplos Olhares, dando continuidade ao trabalho sobre o seu tema, e agora, utilizando a pesquisa para verificar as propostas dos nossos candidatos em relação à política ambiental, indígena e quilombola. O trabalho de escrita e reescrita continua e, em breve, o nosso relato de viagem e o programa jornalístico já estarão prontos. Vai ser demais!

Em paralelo ao Projeto, estudaremos o mais esperado reino de seres vivos - o Reino Animal, com a sua imensa diversidade e complexidade de organismos. Um estudo fascinante! Aproveitem!

Neste trimestre, o Conteúdo Conceitual será: Unidade 6 - Animais Invertebrados Grupos de animais Poríferos Cnidários Platelmintos Nematódeos Moluscos Anelídeos Artrópodes Equinodermos Unidade 6 - Animais Vertebrados Vertebrados Peixes Anfíbios Répteis Aves Mamíferos

Vocês encontrarão o Conteúdo Conceitual na Unidade 6 - temas 1 a 9 - e temas 1 a 6 do livro didático. Nas aulas, vocês serão informados claramente sobre os aspectos mais relevantes dos assuntos estudados. Como vocês já sabem, faço uma seleção dos módulos de cada capítulo do livro, que é um texto básico para o seu estudo, mas não o único. Os temas estudados estão presentes na mídia. É bom estarem atentos e buscar informações.

Para atingirmos os Conteúdos Conceituais, estudaremos da seguinte forma (Conteúdos Procedimentais). Registros - Registrar as informações no caderno por meio de textos escritos continua sendo uma habilidade desenvolvida no 3º trimestre. - Registrar o que se observa de diferentes maneiras (fotografias, filmagens, relatórios, entrevistas, etc). - Registrar de forma livre. As “Primeiras ideias” continuam, no início de cada tema a ser estudado. Vocês escreverão livremente tudo o que sabem sobre aquele assunto. - Redigir textos a partir das observações e estudos. - Reelaborar os registros a partir das observações dos professores (trabalho da reescrita). - Analisar e obter informações a partir de um cladograma. Pesquisa - Aprimorar e desenvolver pesquisas acadêmicas de acordo com as regras da ABNT, mas ressaltando exigências de acordo com a faixa etária. Isso será feito em parceria com as disciplinas História e Geografia. - Pesquisar as propostas políticas partidárias que abordem questões relacionadas à política ambiental, indígena e quilombola. Hora da prática: experimento, observação ou criação de modelos - Manusear adequadamente materiais em atividades práticas. - Utilizar o nome correto dos seres, processos e estruturas. - Organizar informações obtidas em experimentos, por meio de desenhos, esquemas ou tabelas. - Identificar os diferentes modelos de células em esquemas.

Trabalho em grupo - Trabalhar em grupo de modo que haja produção individual e coletiva. - Partilhar saberes e delegar responsabilidades. Estabelecendo conexões - Revisar e sistematizar os conteúdos desenvolvidos por meio de mapas conceituais, além de estabelecer conexões entre os conceitos. Para que as nossas aulas aconteçam da forma mais produtiva possível, vamos adotar, durante todo o ano, atitudes, tais como: • Cumprir os combinados – datas, prazos, materiais... • Não interromper a fala do outro. Levantar a mão e aguardar o momento certo para falar. • Ouvir atentamente a explanação dos colegas e do professor. • Respeitar uns aos outros em suas opiniões, concordando ou discordando delas. • Ser cooperativo e valorizar as atividades em grupo. • Apresentar tarefas e atividades com qualidade. • Empenhar-se em melhorar a expressão oral e escrita. A Avaliação ocorre durante a aula, na realização de atividades individuais ou em grupo, na classe ou no laboratório, enfim, o tempo todo.

As Avaliações totalizarão 24 pontos e o Processo Pedagógico (PP), 16 pontos, sendo esses distribuídos conforme a tabela abaixo.

AVALIAÇÕES

Prova I 8,0 pontos Total de pontos: 24,0 Prova II 16,0 pontos

PROCESSO PEDAGÓGICO (PP)

Trabalho interdisciplinar relacionado ao projeto Múltiplos Olhares

8,0 pontos

Total de pontos: 16,0

Comprometimento com os estudos, material, elaboração de tarefas e roteiro de estudos e fichas de laboratório.

8,0 pontos

Desejo a todos um ótimo trimestre! Um beijo,

Profª Maíra

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFª MARIA HELENA MENDES DE ALMEIDA

Fonte: { HYPERLINK "http://conexoesdeesperanca.com.br/wp-content/uploads/2015/01/construindo-um-

mundo.jpg" }. Acesso em: 20/06/2018

Muito bom dia!

O terceiro trimestre está começando e estamos caminhando para o término do sétimo ano. Muitas coisas aconteceram e vão deixar saudades. Logo já estarão no oitavo, com novos professores e dinâmicas. Mas, até lá, há muito trabalho pela frente...

No terceiro trimestre, daremos continuidade aos Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais que começamos a desenvolver no primeiro e segundo trimestres. No entanto, é lógico que haverá novos Conteúdos Conceituais que servirão para fecharmos nosso curso de sétimo ano.

Para que continuemos com uma boa relação, é válido que SEMPRE se recordem de alguns aspectos importantes. São eles: mantenham seus cadernos sempre organizados e completos (a P2 continuará sendo com consulta ao caderno); organizem seu tempo, disponibilizando um horário para a rotina de estudos diários e utilizem a agenda, anotando lições e outros prazos de atividades que combinaremos em sala de aula.

Neste terceiro trimestre, continuaremos estudando o módulo 03 (capítulo 7) e estudaremos, também, o módulo 01 (capítulo 3) e módulo VI (capítulos 15, 16 e 17) de nosso livro didático (“Geografia: homem e espaço, 7ano”. Lucci, Elian Alabi & Branco, Anselmo Lazaro. 23ed. São Paulo: Saraiva, 2014). Nesses módulos, tomaremos contato com os Conteúdos Conceituais que abordam os temas seguintes e se relacionam com eles: “Brasil: Urbanização e dinâmica populacional”; “Brasil: espaço geográfico, paisagens e regiões” e “A Amazônia”.

Aprofundaremos a discussão de como a dinâmica da população acabou evidenciando a atual rede urbana brasileira e suas hierarquias e como o governo desenvolveu, através das regionalizações, políticas regionais que estimularam o desenvolvimento e integração nacional. Como foco de estudo de política regional, teremos a Amazônia. Todos esses temas estão

correlacionados, não somente uns com os outros, mas com conceitos específicos da Geografia e de outras áreas do conhecimento. Também daremos continuidade à produção do Relato de Viagem e do Programa Jornalístico, que foram iniciados no segundo trimestre como produto de nosso projeto “Múltiplos Olhares”. Esse projeto utiliza o estudo do meio como palco de observação dos Conteúdos Conceituais trabalhados em sala em diferentes disciplinas. Por isso, é interdisciplinar e vai ganhando corpo e forma ao longo de todo ano letivo do curso do sétimo ano. Quero continuar exercitando a atenção de nossos olhares não só para o que está posto no mundo e, principalmente no Brasil, mas para o que nós produzimos diante do que nos foi posto. De certa forma, nós demos início a esse exercício ainda no sexto ano, no primeiro e segundo trimestres do sétimo ano. Agora, poderemos aprofundar e ampliar ainda mais nossos debates... Sendo ano de eleição, desenvolveremos pesquisas relacionadas aos temas trabalhados e desenvolvidos no projeto “Múltiplos Olhares”, associando as propostas de candidatos às questões relacionadas à política ambiental, a direitos indígenas e quilombolas. Essas pesquisas farão parte da apresentação que vocês farão à comunidade escolar durante o Programa Jornalístico. Fiquem atentos ao cronograma que consta na ficha de pós Estudo do Meio. O livro didático é um apoio importante às nossas aulas; porém, todos os textos extras, as fichas, as visualizações e as observações de filmes e Estudo do Meio a Ubatuba e Paraty farão parte de nossos conteúdos, devendo, portanto, ser atribuída a mesma importância para esses instrumentos do que a dada ao livro didático. Quanto aos Conteúdos específicos que trabalharemos no decorrer deste terceiro trimestre, teremos: CONTEÚDOS CONCEITUAIS • Urbanização e metropolização • Rede urbana • A regionalização e as divisões regionais no Brasil • A organização do espaço da Amazônia • Dinâmicas da natureza na Amazônia • O espaço socioeconômico da Amazônia CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS • Coletar informações sobre a atualidade (reportagens e/ou artigos – mídia em geral). • Pesquisar propostas de candidatos que demonstrem questões relacionadas à política ambiental, direitos indígenas e quilombolas. • Retomar e desenvolver aspectos do organizacional (agenda, caderno, materiais e uso do livro didático). • Ler e destacar pontos importantes dos textos. • Produzir resumos. • Elaborar e reelaborar registros de aula. • Reelaborar e complementar registros de aula. • Produzir textos variados. • Organizar as tarefas de cada integrante nos trabalhos em grupo. • Interpretar e compreender textos e enunciados de questões. Elaborar respostas completas. • Socializar os registros individuais oralmente. • Elaborar esquemas e mapas conceituais. • Correlacionar conteúdos conceituais. • Levantar hipóteses diante das relações de causa e efeito entre os Conteúdos Conceituais. • Inferir a partir dos Conteúdos Conceituais propostos.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS • Respeitar opiniões e diferenças individuais. • Respeitar as diferenças existentes no Brasil diante da pluralidade cultural e social existente. • Valorizar a percepção de que todos os indivíduos são agentes sociais pró-ativos e responsáveis pelo lugar em que vivem. • Cooperar na realização de trabalhos em grupo. • Cuidar do seu material didático. • Organizar uma rotina de estudos. • Desenvolver a escuta. AVALIAÇÃO A Avaliação é um processo contínuo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do trabalho, cumprindo um duplo objetivo: ser um momento de diagnóstico da aprendizagem dos alunos e, ao mesmo tempo, ser um indicador dos caminhos a serem percorridos no processo de ensino-aprendizagem. A verificação e a qualificação dos resultados da aprendizagem no início, durante e no final das unidades didáticas ou do próprio período, visam sempre a diagnosticar e a superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos para que continuem se dedicando aos estudos. Ao longo de cada trimestre, serão empregados instrumentos de avaliação e reavaliação diversificados, oportunizando aos alunos múltiplas formas de manifestação do seu rendimento escolar, considerando a relação mútua entre os aspectos quantitativos e qualitativos pertinentes ao processo de aprendizagem. Alguns instrumentos de Avaliação: • Produção de textos: individuais e, também, coletivamente. • Trabalhos em grupo, sendo os itens contemplados com clareza nos objetivos. O aluno deverá ser avaliado pelo grupo e por si mesmo, estimulando seu compromisso com o coletivo e buscando soluções nas eventuais dificuldades. • Realização das tarefas de casa (quantidade e qualidade). • Prova. • Realização de Registros Pessoais. AVALIAÇÕES

Prova 1 8,0 pontos Total de pontos: 24,0 Prova 2 (com

consulta ao caderno)

16,0 pontos

PROCESSO PEDAGÓGICO (PP)

Atividades relacionadas ao Projeto Múltiplos Olhares.

8,0 pontos Entrega: em dias previamente marcados.

Total de pontos: 16,0

Tarefas e Participação, empenho nas aulas.

8,0 pontos Avaliação ao longo do trimestre.

Espero que consigamos ter uma boa relação até o final da nossa jornada. Saibam que sempre estarei aberta ao diálogo. Lembrem-se, não fiquem com dúvidas. Aproveitem as aulas ao máximo para esclarecer, questionar, problematizar e debater conteúdos e assuntos de nosso dia a dia. Um beijo! Professora Nena

DISCIPLINA: DESENHO GEOMÉTRICO PROFª VANESSA QUEIROZ

Queridos alunos! Chegamos à última etapa de nosso curso de

Desenho Geométrico. Continuem, neste trimestre e nos próximos anos, comprometidos com a Disciplina e cada dia mais interessados em aprender coisas novas. Foi uma enorme satisfação ter sido professora de vocês nesses dois anos.

Primeiramente, gostaria de parabenizar os alunos medalhistas dos 7os anos da Olimpíada Canguru de Matemática Brasil 2018! Estamos felizes pelo empenho e dedicação de todos os participantes. Este ano, tivemos, no Ensino Fundamental II, 49 alunos que conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze e de honra ao mérito.

Parabéns, Alice Campos, Tadeu Loureiro, Rafael Kopke, Viviane Hiratomi, Felipe Gaspar, Flora Bueno, Rafael Ferraz, Tammy Hatori, Gustavo Massari, Gustavo Valente e Ligia Cohen.

Estudaremos, neste trimestre, outras unidades de medidas (capacidade, volume e massa), circunferências e arcos, ângulos e construções de polígonos com régua e compasso.

Você sabe qual a capacidade de armazenamento de água da cisterna do seu prédio? É possível medir o desperdício de água causado por uma torneira com vazamento? Quanto se gasta em tempo e em reais para encher de água uma piscina?

Estudaremos a relação entre capacidade e volume e aproveitaremos o conteúdo para abordarmos um tema muito importante, como a escassez e o desperdício de água. São temas importantes e que estão relacionados com a Educação Financeira. Vamos, inclusive, analisar e compreender o cálculo de uma conta de água.

Além disso, vocês conhecerão um software matemático chamado GeoGebra, que reúne geometria, álgebra, cálculo, planilhas e gráficos. Será muito útil para seu estudo de Matemática e de Geometria pelos próximos anos.

Agora que vocês já conhecem um outro ramo da Matemática, que é a Álgebra, resolveremos problemas e até desafios geométricos, cujas resoluções serão mais práticas com o uso dela.

E, para finalizar, estudaremos outro eixo da Matemática, que é o Tratamento da Informação. É um eixo importante, pois as informações estatísticas estão presentes em todos os cenários da sociedade. O uso dos dados interfere no processo de tomada de decisões e a escola exerce um papel importante na formação do cidadão crítico. Para contribuir com o desenvolvimento do olhar crítico sobre esses tipos de informações, desenvolveremos atividades em parceria com a disciplina de

Matemática. Faremos análise de gráfico, veiculados pela mídia, que possuem problemas e erros na apresentação dos dados.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS • Ângulos opostos pelo vértice, complementares e suplementares • Unidades de volume, capacidade e massa • Volume do cubo e do paralelepípedo • Circunferência, círculos e arcos • Posições relativas entre circunferências e entre retas e circunferências • Construção de polígonos inscritos na circunferência e estrelados • Leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS • Vivenciar experiências com unidades de medidas de volume, capacidade e massa. (Experimento para determinar o volume de um objeto irregular e estudo de uma conta de água.) • Construir e/ou desenvolver os significados de medidas e relações durante os experimentos e investigações. • Usar adequadamente os símbolos da linguagem geométrica/matemática, principalmente nos registros feitos no caderno de teoria. • Utilizar o GeoGebra na construção de polígonos inscritos em uma circunferência e nas posições relativas de retas e circunferências no intuito de construir e validar conceitos. • Fazer construções de polígonos inscritos na circunferência com régua e compasso no caderno de desenho com rigor e capricho. • Propor resolução de problemas de Olimpíadas, ENEM (adaptado ou não) e de questões relacionadas ao cotidiano. • Ler, interpretar e analisar informações, definições e propriedades, através de textos verbais ou não verbais. • Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores, segmentos e barras divulgados pela mídia. • Utilizar o ambiente de aprendizagem virtual Moodle para complementar o estudo. • Resolver situações-problema por etapas, de modo a facilitar a compreensão do raciocínio utilizado e fazer uso de legendas, indicando as informações/dados necessários para resolver e compreender a resolução. • Analisar os erros cometidos em atividades e avaliações com a intenção de superação em próximas atividades. • Registrar a pauta da aula, as anotações da lousa, telão e comentários da professora em seu caderno de teoria e desenho. • Usar a linguagem matemática (oral e escrita) para se expressar com clareza e precisão. CONTEÚDOS ATITUDINAIS • Utilizar a agenda e cumprir o prazo de entrega de trabalhos, fichas e tarefas. • Falar no momento correto, expor suas dúvidas e ouvir com atenção a explicação da professora e a participação de outros colegas. • Trazer todos os materiais de construção geométrica, livro, fichas e caderno. • Não utilizar celular em sala de aula e deixá-lo desligado na mochila. • Respeitar a professora, os colegas e todos os funcionários do Colégio. • Evitar saídas desnecessárias da classe. • Trabalhar em grupo, respeitando a opinião dos colegas, com uma postura pró-ativa. • Fazer um estudo diário e realizar todas as tarefas e as atividades com qualidade e responsabilidade.

• Enfrentar desafios, buscando diferentes estratégias para a resolução de problemas. AVALIAÇÃO O trimestre terá valor de 40 pontos, distribuídos em duas provas (24,0 pontos) e o Processo Pedagógico (16,0 pontos). O Processo Pedagógico compreenderá:

• Organização dos cadernos (desenho e teoria). • Resolução das fichas e lição. • Envolvimento com a aula. • Trabalhos e atividades em classe. Utilize sempre o Moodle para complementar seus estudos. Nele, você encontrará um resumo

das aulas no Power Point, fichas dos conteúdos com problemas e exercícios, fichas de estudo, recuperação, links de sites educativos, textos e curiosidades.

Qualquer dúvida, meu email é { HYPERLINK "mailto:[email protected]" }. Um abraço, professora Vanessa.

DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO PROF. ADEMAR POZZER Queridos(as) alunos(as) Estamos começando a terceira etapa da caminhada, mas já percorremos dois terços dela! As dificuldades encontradas no trajeto foram muitas. Se aqui estamos, animados para a última parte desse percurso, é porque queremos chegar ao final com os méritos da conquista e avançar para uma etapa seguinte. Nesse trajeto, o maior vencedor ou o vitorioso é você, mas todos nos alegramos com seu sucesso e sua felicidade, em especial, seus pais, familiares, amigos e eu. Ao chegarmos ao fim de um ano, começamos a preparação para a próxima etapa, o 8º ano. É hora de avaliar e se autoavaliar para corrigir as falhas da caminhada, verificando o que precisa ser modificado para o novo ano.

Veja o texto a seguir: “Um certo grau de oposição é importante para um homem. As pipas sobem contra e não

com o vento.” (John Neal) O único obstáculo para a águia poder voar com mais rapidez e desenvoltura é o ar. Entretanto, se o ar fosse retirado, e a orgulhosa ave tivesse que voar no vácuo, cairia instantaneamente no solo, impossibilitada de voar. O mesmo elemento que oferece resistência ao voo é simultaneamente a condição a ele. O principal obstáculo que um barco a motor tem que enfrentar é a água contra a hélice. Entretanto, se não fosse essa resistência, o barco não sairia do lugar. A mesma lei se aplica à vida humana. A vida, livre de todos os obstáculos e as dificuldades, reduziria a zero todas as possibilidades e as fontes de energia. Elimine os problemas e a vida perde a oportunidade de ser aprimorada. Não perca nunca a oportunidade que a vida lhe oferece.

(Uma pedra no caminho. Insight, Vol. III) Enfim, chegamos ao terceiro trimestre, muitas coisas importantes fizemos, porém muitas coisas ainda estão por vir... Precisamos de um pouco mais de empenho, responsabilidade e muito compromisso, afinal o tempo passa depressa e daqui a pouco chegam o final de ano e as férias. Isso é bom, porém, tome cuidado com os estudos. Estude bastante agora! Lembre-se: quando tiver algum problema, faça alguma coisa! Se não puder passar por cima deles, passe por baixo, passe através, dê a volta, vá pela direita, vá pela esquerda. E, se não puder obter o material certo, vá procurá-lo! Se não puder encontrá-lo, substitua-o! Se não puder substituí-lo, improvise. Se não puder improvisar, inove! Mas, acima de tudo, faça alguma coisa!

Há dois tipos de pessoas que nunca chegam a lugar nenhum: as que não querem fazer nada e as que só inventam desculpas. Neste terceiro e último trimestre, refletiremos sobre diversos temas essenciais para nossa vida na dimensão física/pessoal, mental/social e espiritual/religiosa. Tanto os conceitos, quanto os procedimentos e as atitudes, conteúdos entrelaçados uns com os outros, aos poucos, serão incorporados em nossa postura individual e coletiva, dentro e fora da sala de aula. Preste atenção que os assuntos e conceitos em estudo nas aulas de Ensino Religioso estão sendo trabalhados em Educação Física, História, Geografia, Direitos Humanos e Cidadania ou Informática. Isso mostra que há relação entre as disciplinas e você percebe que o conhecimento está interligado. Conteúdos Conceituais Neste trimestre, vamos trabalhar e estudar conceitos relacionados a aspectos que nos tornam mais realizados e felizes. - A Felicidade – Filme: “À procura da Felicidade” - Chris Gardner (Will Smith) - O ser em relação • Convivendo em comunidade. • A individualidade e a coletividade: como agir. • As regras e valores sociais do bom convívio. - O ser em construção • A partilha como forma de multiplicar e não de dividir. • O egoísmo que desune e separa, em oposição ao altruísmo que constrói o novo no amor. • A solidariedade, a coletividade fraterna e a compaixão com quem sofre ou precisa de ajuda. • A busca da realização e da felicidade humana a partir de pesquisas e da própria vivência. • Exemplos das religiões que sempre orientaram as pessoas ao longo do tempo e da História. • Histórias e fatos bíblicos: a compreensão da mensagem e a atualização para nosso tempo. • Exemplo da vida de São Francisco de Assis: construção da paz e do amor. - Juntos em um mesmo projeto • Sem esquecer nem excluir ninguém, mas unidos na construção de relações fraternas. • A diversidade e as formas de unidade e a unidade na diversidade cultural e religiosa. • Todos buscam Deus, todos querem a felicidade, mas com diferentes formas de agir. • A felicidade, desejos e necessidades de bens materiais na sociedade atual. Conteúdos Procedimentais - Trabalhar, individual e coletivamente, com escrita clara e coerente ao que foi solicitado. - Registrar, de modo completo, o conteúdo das aulas no caderno, um dos elementos para a Avaliação. - Apresentar trabalhos e atividades completas e com pontualidade no cumprimento regras e prazos. Conteúdos Atitudinais - Organização do material, especialmente o caderno, com registro completo das aulas. - Respeito e cooperação com a dupla de classe e demais colegas da turma. - Capacidade de saber ouvir e respeitar a opinião dos colegas e do professor. - Consciência de saber falar no momento certo, com argumentos válidos e bem fundamentados. - Conservação do ambiente da sala de aula e da escola em geral. - Valores da 1ª semana de aula para o 3º tri: Gentileza e Alegria.

Avaliação A aprendizagem é um processo de construção que acontece ao longo da vida toda e pode

ser avaliado. Na escola, ela acontece em cada área do conhecimento ou disciplina, ao longo do período ou trimestre, é permanente e contínua. Ela acontece ou pode ser realizada a qualquer momento, na classe, no bosque, nas salas do Ensino Religioso, em outros ambientes e em diferentes atividades. Alguns instrumentos fornecem elementos concretos que favorecem a percepção das habilidades propostas e desenvolvidas, as metas ou objetivos e se foram atingidas. São os estudos, os trabalhos, as atividades, as tarefas e as provas, que devem ser feitos com empenho, caso contrário, há a necessidade de reconstruir ou ressignificar o conhecimento adquirido. Esse processo, quando refletido, repensado, retomado e melhorado, provoca os avanços e consiste no ensinar, aprender, avaliar, recuperar e reavaliar de forma permanente. P - Trabalhos escritos, individuais ou em grupos, devem ser entregues com pontualidade. Seu caderno deve estar sempre em ordem, com anotações do conteúdo, de forma organizada. Todas as atividades e trabalhos, mesmo em grupos, terão critérios individuais de Avaliação. PP - Continuaremos com atividades em sala de aula e fora dela, com estudos de algumas fichas, trabalhos de grupos sobre os conceitos em estudo nas aulas e acontecimentos do cotidiano. Os Conteúdos Atitudinais e Procedimentais, bem como a participação e o envolvimento nas meditações e nas dinâmicas de grupo, compõem a nota de PP.

AVALIAÇÃO DO 3º TRIMESTRE

PROVAS (P)

Atividade avaliativa Valor Metodologia

Total: 24,0 pontos

Fichas sobre assuntos relativos à religião e à felicidade - filme À Procura da Felicidade.

12,0 p.

Atividades: religião, felicidade e o filme. Serão realizadas em grupos nas aulas.

A felicidade: realização humana, bens, consumo, consumismo, materialismo e desperdício.

12,0 p.

Atividade: ser realizada sobre felicidade, realização humana e religião na sociedade atual.

PROCESSO PEDAGÓ-GICO (PP)

Organização quanto aos estudos e registros no caderno.

6,0 p.

Realização das atividades propostas ao longo do trimestre, registros no caderno e participação em aulas.

Total: 16,0 pontos

Resumos dos vídeos: felicidade humana, doação e consumo.

10,0 p. Atividade: resumos das aulas com os devidos registros no caderno.

Um bom trimestre e ótimo final de ano a todos! Abraços! Professor Ademar

DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA PROFª NATÁLIA

Olá, meus queridos! Chegamos ao 3º trimestre e tenho certeza de que está sendo um ano produtivo. Neste trimestre, continuaremos a discutir sobre as desigualdades sociais e analisaremos seus

desdobramentos. No âmbito global, estudaremos as organizações internacionais e os mecanismos

desenvolvidos para o combate às desigualdades sociais. E, na esfera local, estudaremos a sociedade brasileira, sua estrutura e problemas sociais.

Bom trabalho! Beijos,

Naty CONTEÚDO CONCEITUAL • Retomada da Declaração Universal dos Direitos Humanos. • Organização das Nações Unidas, funcionamento, pautas e atuação. • Organizações Internacionais. • Preconceito, discriminação, estereótipo e racismo. • Atualidades. • Relatórios da ONU sobre os indicadores sociais brasileiros e globais. CONTEÚDO PROCEDIMENTAL * Registro das aulas por meio de anotações, no caderno, cobradas pela professora. * Compreensão e interpretação de textos. * Leitura de charges, imagens, tabelas, vídeos, filmes e gráficos. * Desenvolvimento de sua capacidade crítica: levantamento de dúvidas, problematização de situações. * Leitura de jornais e revistas para relacionarmos os acontecimentos da sociedade com as temáticas estudadas. Apresentação de notícias. * Trabalho com o livro: Organizações internacionais. Gilberto M. A. Rodrigues. Editora Moderna. * Análise de filme a ser escolhido. * Projeto de intervenção social, seguindo o padrão da ONU. Apresentação de proposta e discurso. CONTEÚDO ATITUDINAL * Respeito ao professor e aos colegas. * Respeito ao espaço coletivo. * Participação nas aulas, nas atividades e trabalhos propostos. * Respeito aos prazos de entrega de atividades, tarefas e trabalhos. AVALIAÇÃO - Avaliação Trimestral - Projeto ONU: 24 pontos A data da atividade avaliativa será marcada com a cada turma. O PP (Processo Pedagógico), no total de 16 pontos, será distribuído da seguinte forma: 1. Atividades, tarefas: 6 pontos. 2. Trabalho com notícias da atualidade: 6 pontos. 3. Postura em sala de aula, participação, respeito ao coletivo: 4 pontos.

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFª CAROLINA STRAUSSER DE SÁ

Bom dia, queridos alunos!

Prontos para o último trimestre? A partir de agora, resgataremos os principais conteúdos vistos ao longo desses dois anos em que estivemos juntos e estabeleceremos algumas importantes relações entre eles.

Depois de um ano cheio de novidades em relação aos esportes, é hora de aprender um pouco mais sobre os benefícios que a prática de atividade física pode proporcionar.

Para começar, vamos ver qual a importância da prática de atividade física dirigida e dos Esportes orientados junto às questões relacionadas à nossa saúde.

Dentre as modalidades esportivas que enfatizaremos neste trimestre, estão as Lutas e as Ginásticas.

Será que vocês sabem quantos tipos diferentes de Ginástica existem? Será que a Ginástica é esporte ou será só atividade física?

Conheceremos os diversos tipos de Ginástica, executaremos movimentos básicos de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, saberemos um pouco mais sobre alongamento e ginástica de academia e conheceremos as origens de todas essas modalidades.

Sobre as lutas, descobriremos as diferenças e as semelhanças entre diferentes tipos de práticas. Vamos pesquisar sobre atividades diversificadas e trocar experiências sobre nossas vivências pessoais.

Com essas modalidades, vocês vivenciarão diversos movimentos e jogos pré-desportivos e, assim, aprenderão e aperfeiçoarão os fundamentos básicos de cada uma das modalidades.

Sendo assim, durante o terceiro trimestre, os principais conteúdos a serem trabalhados serão: Conceituais Diferenciação entre Artes Marciais e Lutas. Ampliação do conceito de saúde. Procedimentais Vivência de fundamentos da Ginástica Rítmica (bola, corda, maça, fita e arco). Vivência de habilidades simples da modalidade Judô através de atividades adaptadas.

Avaliação Nossa Avaliação acontece em todos os momentos de nossas aulas, seja por sua participação

e evolução nas aulas, seja por atitudes ou trabalhos realizados.

PROCESSO PEDAGÓGICO (PP)

Conteúdos Atitudinais

6,0 pontos

Acontecerá ao longo do trimestre

Total 16,0 pontos

Avaliação de procedimentos (atividades práticas)

10,0 pontos

Comparará a evolução individual do aluno do início com o final do trimestre.

PROVAS (P)

Trabalho sobre Lutas 14,0 pontos

Em grupo (data será agendada posteriormente).

Total 24,0 pontos

Avaliação 10,0 pontos

A data será agendada posteriormente

Bom trimestre,

Carol.

DISCIPLINA: ARTES PROFª MEL Olá, querido aprendiz! Durante o nosso percurso, nós estudamos algumas das funções da arte, como para representar e atuar no mundo. Pudemos compreender a importância da linguagem artística para a humanidade, desde a Antiguidade até os dias de hoje. Representar a alma e o que estamos sentindo, por exemplo, nem sempre foi tão fácil. Ao longo da História, muitas pessoas não puderem fazer isso por razões políticas, religiosas ou sociais. Também não foi fácil para a mulher se posicionar como artista ao longo da História da Arte, já que permaneceu em papel coadjuvante por muitos séculos, justamente por conta de preconceito e desvalorização do gênero. Veremos, no entanto, que, a partir do século XX, aconteceu uma verdadeira transformação no universo da arte: os artistas passaram a representar também os seus sentimentos e as suas emoções. As mulheres conseguiram o seu espaço e se tornaram protagonistas no universo cultural, tudo isso graças às invenções da fotografia, ao surgimento da psicanálise e à revolução cultural e social, que deram à Arte um novo rumo. Com tudo isso, nosso eixo temático será: “Os novos rumos da Arte no século XX e no século XXI”, com os seguintes Conteúdos Conceituais. • Arte para traduzir: os sentimentos, as expressões mais profundas da alma e arte para registrar as memórias. • Entendendo uma obra de arte: estilo, época e objetivos. • A importância do olhar feminino da artista mulher na construção das identidades discentes. • Comunicação visual: Guerrilla Girls.

Para praticarmos esses conteúdos, teremos os seguintes Conteúdos Procedimentais. • Visualizar e ler uma obra de arte, analisando seu estilo artístico, sua época de produção, suas intenções e as características formais que a diferem de outras obras de outros períodos. • Conhecer produções artísticas femininas ao longo dos séculos e discutir a sua importância. • Visualizar cartazes do grupo Guerrilla Girls e confeccionar cartazes sobre temáticas atuais. Aprendizes, nós continuaremos reforçando as Atitudes que tornam nosso trabalho mais eficaz e produtivo. São elas: • ser responsável para produzir as tarefas com qualidade estética e apresentá-las nas datas agendadas; • ser mais colaborador no trabalho coletivo; • saber respeitar a produção do colega e saber ouvir e falar no momento adequado. Para a Avaliação, os pontos estão distribuídos da seguinte forma. P = 24 pontos • Produção artística no trimestre, formada por trabalhos individuais e coletivos em vários suportes, focando: -o atendimento à proposta apresentada; -a relação entre os materiais aplicados e os temas abordados; -a imaginação e a inventividade; -a qualidade estética; - a qualidade na apresentação oral das produções: é o momento de valorizar suas ideias! PP = 16 pontos Portfólio completo contendo os trabalhos do ano.

Contem sempre comigo! Um grande beijo da Mel!