precisando decidir

2
Precisando Decidir Escrito por Ap. Sidinei Consteila Seg, 16 de Dezembro de 2013 13:18 “Em 2001, fiquei face a face com uma realidade dolorosa: uma de minhas empresas estava dando prejuízo sistematicamente, e os esforços para resolver aquela situação pareciam seguir em direções completamente diferentes. O problema não havia surgido de uma hora para a outra. Durante cinco anos, havia indicações de que teria de tomar providências, mas não estava nem um pouco disposto a promover mudanças. Era necessário mexer em minha equipe de liderança, mas eu não queria. Gostava demais do meu círculo de confiança. Assim, ano após ano, eu me dispunha a absorver as pequenas perdas da empresa. Mas, depois de cinco anos, essas perdas começaram a se acumular e cobrar seu alto preço. Como líder, sei que a primeira regra de uma pessoa vitoriosa é: “Não derrote a si mesmo”. – Extraído do livro “Livro de Ouro da Liderança” – John Maxwell. Aproveitando a experiência acima, penso que um dos grandes problemas que enfrentamos é quando temos que tomar uma decisão que vai promover mudanças. Nesse caso não era uma decisão agradável, pois além de promover mudanças isso significava que pessoas queridas, amadas tinham que ser dispensadas. Durante cinco anos já havia sinalizadores de que as coisas não estavam bem, entretanto, nada havia sido feito. Além disso, os prejuízos iam se acumulando, até o ponto de não poder mais se adiar o que precisava ser feito. Os problemas se resolvem enfrentando a realidade e realizando as ações necessárias, sem machucar as pessoas. Provérbios 13:12 – “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida”. Entendo que a esperança mencionada neste versículo não se trata da esperança que temos em Deus, na sua palavra, nas suas promessas, pois estas certamente se cumprirão em nossas vidas, independente do tempo que leve para a sua realização. Penso que a esperança mencionada trata-se da expectativa que criamos sobre as pessoas ou 1 / 2

Upload: rosa-luzia-da-hora

Post on 06-Aug-2015

8 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Precisando decidir

Precisando Decidir

Escrito por Ap. Sidinei ConsteilaSeg, 16 de Dezembro de 2013 13:18

“Em 2001, fiquei face a face com uma realidade dolorosa: uma de minhas empresasestava dando prejuízo sistematicamente, e os esforços para resolver aquela situaçãopareciam seguir em direções completamente diferentes. O problema não havia surgidode uma hora para a outra. Durante cinco anos, havia indicações de que teria de tomarprovidências, mas não estava nem um pouco disposto a promover mudanças. Eranecessário mexer em minha equipe de liderança, mas eu não queria. Gostava demais domeu círculo de confiança. Assim, ano após ano, eu me dispunha a absorver as pequenasperdas da empresa. Mas, depois de cinco anos, essas perdas começaram a se acumulare cobrar seu alto preço. Como líder, sei que a primeira regra de uma pessoa vitoriosa é:“Não derrote a si mesmo”. – Extraído do livro “Livro de Ouro da Liderança” – JohnMaxwell.

Aproveitando a experiência acima, penso que um dos grandes problemas que enfrentamos équando temos que tomar uma decisão que vai promover mudanças. Nesse caso não era umadecisão agradável, pois além de promover mudanças isso significava que pessoas queridas,amadas tinham que ser dispensadas.

Durante cinco anos já havia sinalizadores de que as coisas não estavam bem, entretanto, nadahavia sido feito. Além disso, os prejuízos iam se acumulando, até o ponto de não poder mais seadiar o que precisava ser feito.

Os problemas se resolvem enfrentando a realidade e realizando as ações necessárias, semmachucar as pessoas.

Provérbios 13:12 – “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejocumprido é árvore de vida”.

Entendo que a esperança mencionada neste versículo não se trata da esperança que temosem Deus, na sua palavra, nas suas promessas, pois estas certamente se cumprirão em nossasvidas, independente do tempo que leve para a sua realização.

Penso que a esperança mencionada trata-se da expectativa que criamos sobre as pessoas ou

1 / 2

Page 2: Precisando decidir

Precisando Decidir

Escrito por Ap. Sidinei ConsteilaSeg, 16 de Dezembro de 2013 13:18

os nossos próprio projetos. Quando essa expectativa não se torna realidade, verdadeiramenteficamos doentes. É o caso relatado na experiência acima. A expectativa de John Maxwell erade que as coisas pudessem acontecer, porém seu coração ia adoecendo ao ver que suaempresa ia de mal a pior e ele não tomava nenhuma providencia. Até que chegou o momentoem que ele precisava agir, ou iria à falência.

Uma das coisas que contribui para nossa maturidade são as crises e as decisões que temosque tomar em meio a elas.

Estamos chegando ao final de mais um ano. Quando isso acontece nos enchemos de projetos,novos propósitos, prometemos que o próximo ano será diferente. Entretanto, se não decidirmosfirmemente o que desejamos e termos atitudes correspondentes, será apenas mais um anoque passa.

Tem momentos em que precisamos dizer: BASTA! Basta de estar atendendo aos argumentosda nossa alma, fazendo a vontade do nosso eu, fazendo apenas aquilo que queremos tendoatitudes infantis. Basta de estarmos fugindo do tratamento de Deus. Basta de rebeldia contraas autoridades, pensando que somos melhores que elas. Basta de estar adiando o consertoque sabemos que tem quer ser feito em áreas da nossa vida.

PROBLEMA ADIADO É PROBLEMA AUMENTADO.

2 / 2