pré-vestibular frei seráfico aula: fisiologia vegetal marcos magalhães de souza

13
Pré-Vestibular Pré-Vestibular Frei Seráfico Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza Marcos Magalhães de Souza

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

106 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

Pré-Vestibular Pré-Vestibular Frei SeráficoFrei SeráficoAula: Fisiologia vegetalAula: Fisiologia vegetal

Marcos Magalhães de SouzaMarcos Magalhães de Souza

Page 2: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

Transporte de água na raiz

Page 3: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

Transporte de água no xilema• Propriedades da água: adesão e coesão

• Forças envolvidas: Transpiração, osmose e transporte ativo

Page 4: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

Transporte de água no floema

Page 5: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

Fatores quer afetam a abertura dos Fatores quer afetam a abertura dos estômatosestômatos

Luz, temperatura, água no solo, umidade Luz, temperatura, água no solo, umidade relativa e concentração intracelular de CO2. relativa e concentração intracelular de CO2.

Page 6: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

Ponto de compensação fóticoPonto de compensação fótico

Page 7: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

VernalizaçãoVernalização

Page 8: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

A luz e o florescimentoA luz e o florescimento As PDC possuem um F.P.C máximoAs PDC possuem um F.P.C máximo As PDL possuem um F.P.C mínimoAs PDL possuem um F.P.C mínimo Os citocromosOs citocromos

Page 9: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

Hormônios vegetaisHormônios vegetais

Os fitormônios, como também são chamados os Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal. desenvolvimento do vegetal.

Os hormônios são sintetizados em pequenas Os hormônios são sintetizados em pequenas frações, com função direcionada a locais específicos. frações, com função direcionada a locais específicos. A produção hormonal pode, conforme a espécie A produção hormonal pode, conforme a espécie vegetal, obedecer indiretamente os fatores climáticos, vegetal, obedecer indiretamente os fatores climáticos, sendo observável à medida que sucedem as estações sendo observável à medida que sucedem as estações sazonais do ano: primavera, verão, outono e inverno.sazonais do ano: primavera, verão, outono e inverno.

Page 10: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

Auxinas (ácido indolacético – AIA) → Auxinas (ácido indolacético – AIA) → Responsáveis pelos tropismos (foto e geotropismo), Responsáveis pelos tropismos (foto e geotropismo), desenvolvimento dos frutos, dominância apical, frutos desenvolvimento dos frutos, dominância apical, frutos partenocárpicos, alongamento celular radicular e caulinar. Esse partenocárpicos, alongamento celular radicular e caulinar. Esse fitormônio é produzido no meristema apical do caule, primórdios fitormônio é produzido no meristema apical do caule, primórdios foliares, flores, frutos e sementes. Transportado pela extensão do foliares, flores, frutos e sementes. Transportado pela extensão do

vegetal através dos vasos xilema e floemavegetal através dos vasos xilema e floema. .

Page 11: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

Citocianinas → Hormônio que retarda o Citocianinas → Hormônio que retarda o envelhecimento das plantas, estimula as divisões envelhecimento das plantas, estimula as divisões celulares e desenvolvimento das gemas laterais. É celulares e desenvolvimento das gemas laterais. É produzido nas raízes e transportado para a planta produzido nas raízes e transportado para a planta através do xilema. através do xilema.

Giberelinas → Atua na floração, promove a Giberelinas → Atua na floração, promove a germinação, desenvolvimento dos frutos. È sintetizado germinação, desenvolvimento dos frutos. È sintetizado no meristema de sementes e frutos, transportado pelo no meristema de sementes e frutos, transportado pelo xilema. xilema.

Dica: Sementes fotoblásticas positivas e negativas

Page 12: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

Etileno → sua concentração realiza o amadurecimento dos Etileno → sua concentração realiza o amadurecimento dos frutos e indução da abscisão foliar. Esse gás é produzido frutos e indução da abscisão foliar. Esse gás é produzido em diversos locais da planta, difundindo-se entre as em diversos locais da planta, difundindo-se entre as

células.células.

Page 13: Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula: Fisiologia vegetal Marcos Magalhães de Souza

Ácido abscísico → Provoca indução do Ácido abscísico → Provoca indução do fechamento dos estômatos, envelhecimento de fechamento dos estômatos, envelhecimento de folhas, dormência de sementes e gemas, inibe o folhas, dormência de sementes e gemas, inibe o crescimento das plantas. Sua produção ocorre crescimento das plantas. Sua produção ocorre em diversos órgãos da planta: caule, folhas e em diversos órgãos da planta: caule, folhas e extremidade da raiz (a coifa). A difusão desse extremidade da raiz (a coifa). A difusão desse hormônio ocorre através dos vasos condutores hormônio ocorre através dos vasos condutores de seiva. de seiva.