powerpoint mistérios - reginaldobrito.com powerpoint.pdf · apresentações em slides. antes de...

11
PowerPoint sem mistérios Prof. Wanderley Costa

Upload: phunghuong

Post on 12-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PowerPoint mistérios - reginaldobrito.com PowerPoint.pdf · apresentações em slides. Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar fotografias que possam traduzir

PowerPoint semmistérios

Prof. Wanderley Costa

Page 2: PowerPoint mistérios - reginaldobrito.com PowerPoint.pdf · apresentações em slides. Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar fotografias que possam traduzir

03 Três dicas parauma boa aula

07 Cores

09Imagense Animações

10Textos eFontes

11 Resumo

Page 3: PowerPoint mistérios - reginaldobrito.com PowerPoint.pdf · apresentações em slides. Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar fotografias que possam traduzir

03Três dicas parauma boa aula

ominar bem o assunto sempre será o aspecto mais importante Dde uma apresentação. No

entanto existe uma série de regras e dicas que podem ser usadas numa aula ou numa conferência. Na verdade, damos atenção quase exclusiva ao conteúdo, na expectativa que isso baste para o bom entendimento por parte da plateia. Será que isso basta?

O modelo mais empregado nas apresentações atualmente veio na esteira do uso intenso do Powerpoint desde os anos 90, adicionado ao modelo tradicional de relato científico que utilizamos academicamente.

Deste modo, fazemos uma narração no estilo “meu nome-introdução-o quê-quando-quem-como-conclusão-obrigado”, considerando que, deste modo, fornecemos a informação necessária aos colegas. Por outro lado, dispomos essa sequência no tradicional formato que o Powerpoint nos conduz automaticamente, com títulos, bullets (identações) espaço para colocarmos o que quisermos na aula. Ou seja, uma rotina repetitiva no modelo de aulas.

Como o participante de uma aula se comporta, para começar?

Algumas pesquisas indicam que a atenção de uma pessoa durante uma aula dura cerca de vinte minutos. O pico dessa atenção é máximo nos minutos iniciais (que perdemos agradecendo aos organizadores), decai progressivamente para subir um pouco mais quando você anuncia que está terminando (a plateia supõe que você deixou uma mensagem importante para o final).

Se sua aula for longa, convém então realizar breves dinâmicas com seu público a intervalos regulares de vinte minutos, para que o ritmo não caia em monotonia. Uma pergunta instigante ou uma pesquisa do tipo “levante a mão quem…” podem ajudar. Use sua criatividade conforme o tema e o público.

Page 4: PowerPoint mistérios - reginaldobrito.com PowerPoint.pdf · apresentações em slides. Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar fotografias que possam traduzir

04Três dicas parauma boa aula

Coloque-se no lugar da sua plateia: Ao se aprofundar demais num determinado assunto ou saber antes desconhecido. O professor passa a ver a situação de outra forma – com os olhos de um expert – e muda, internamente, uma série de conceitos e valores.

No entanto quando vai falar sobre o assunto entra direto nele, considerando que todos também enxergam o tema de igual modo, e espera ganhar atenção imediata. Afinal, a importância deve ser óbvia, você pensa. Isso pode ser um engano, e torna temas excitantes em aulas enfadonhas.

Outras vezes, você dedica a aula a explicar tudo sobre o tema, na esperança de que, ao final, o aluno conclua: “Isso é muito interessante mesmo para mim por esse ou aquele motivo”.

Infelizmente, isso pode não acontecer para a maioria, apesar de você achar que a conclusão pode ser óbvia. Todos dever iam achar o tema interessante! Ou não?…

As pessoas ouviram você, mas não conseguem chegar até ao final do caminho que você imaginou. Afinal, o único que tem a visão global e aprofundada é você mesmo. Não conseguem ter noção da importância do tema com suas palavras.

Como escapar dessa armadilha?

Uma dica simples é, após estudar bem o assunto, dedicar um tempo para descobrir onde está um ponto que leve o colega que está sentado na plateia a se interessar por suas palavras.

Essa motivação pessoal, apesar de individual, geralmente é comum à maioria. Via de regra, as pessoas se interessam muito por um assunto se perceberem um desses dois pontos:

- Terão algum ganho pessoal com esse conhecimento?

- Evitarão algum infortúnio pessoal com esse conhecimento?

Se você esclarecer logo de início onde está o ponto de interesse, seus ouvintes ficarão em máxima atenção, pois você deixou bem claro qual o ganho que terão.

Resumo da regra: Pergunte-se como você veria esse tema se estivesse na plateia. É excitante ou chato?

Identifique os pontos que a pessoa da platéeia considere como vantagem ou diferencial.

Apresente esses pontos claramente logo no início da sua apresentação.

Resumo da Dica 1: Pense como um ignorante no assunto e encontrará a solução!

1ª Dica...

Page 5: PowerPoint mistérios - reginaldobrito.com PowerPoint.pdf · apresentações em slides. Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar fotografias que possam traduzir

05Três dicas parauma boa aula

Simplicidade com a Regra 10-20-30: Quanto maior a sobrecarga de informação, menor a eficácia da sua comunicação.

Um dos mais respeitados nesse assunto é Guy Kawasaki, autor de diversos livros sobre apresentações, que trabalhou como engenheiro na Apple. Ele criou uma regra simples, chamada 10-20-30.

a) 10 - Dez é o número máximo de slides que sua apresentação pode ter.

É difícil um ser humano normal reter mais que isso com eficácia. Seus ouvintes, seu chefe, sua equipe, seus alunos, todo mundo é normal – presumvelmente. E eles não conseguem mesmo reter um amontoado de informações.

Dez slides, no máximo, é um bom número.

b) 20 - Como falamos, no início do artigo, vinte minutos é o tempo ideal para sua apresentação. Mais do que isso e a atenção das pessoas começa a dispersar. Ou, então, o sono bate.

Se durar mais que vinte minutos, sugiro fazer uma atividade que divida um bloco de apresentação do seguinte. Perguntas para a plateia responder, uma tarefa em grupo de três minutos. Algo que quebre a monotonia.

c) 30 - Trinta é o tamanho das letras (fontes) usadas na apresentação. Via de regra, usamos tamanho 10 de fonte.

Resultado: Além da segunda fileira ninguém enxerga nada. Ou espreme os olhos para entender o que tem ali. Ele não enxerga e logo perde o interesse!

É claro que a fonte 30 é uma sugestão "genérica". A mensagem aqui é: Use material visual que fique otimizado para todos os que vão assistir à apresentação, e não somente para a tela do seu computador!

Outra vantagem das fontes maiores é que isso impede que você escreva muito no slide. Na verdade, essa é a intenção! Você deverá, então, exercitar a arte de ser mais conciso e objetivo!

E , f i n a l m e n t e , a b e m d a simplicidade nas apresentações: Nunca coloque animações de letrinhas voando. Nem musiquinha ou outros efeitos singelos. E também não use aquele Clipart medonho com imagenzinhas que a Microsoft dá de graça no Office. Por favor!

“Resumo da Dica 2: Em Powerpoint menos é mais!”

2ª Dica...

Page 6: PowerPoint mistérios - reginaldobrito.com PowerPoint.pdf · apresentações em slides. Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar fotografias que possam traduzir

06Três dicas parauma boa aula

Coloque seu conhecimento: Muitas pessoas dizem que congressos presenciais irão acabar. Mas isso não irá acontecer, por mais que eu ache que telemedicina é o futuro.

De modo diferente dos livros, revistas e eventos online, as situações presenciais t ê m u m f o r t e diferencial: O conhecimento.

Livros e publicações podem conter uma série de informações, mas conhecimento é diferente, pois necessita da contextualização individual, que é muito dinâmica.

Uma opinião sobre uma técnica hoje pode mudar no mês que vem. O material que usamos numa cirurgia varia de acordo com cada médico.

Esta é a característica da era em que vivemos, na qual a única certeza é que não há certezas. É a Era das Mudanças.

Tenha em mente que, hoje em dia, qualquer pessoa pode copiar-e-colar um tema e realizar uma apresentação. As apresentações Made by Internet estão por aí. Mas ao final o que teremos é uma apresentação que nos diz pouco, pois a sensação é de que qualquer outra fonte poderia suprir aquela informação.

O professor, nesse caso, torna-se um “leitor” dos slides durante a aula.

Como, então, diferenciar-se nesse momento?

É i m p o r t a n t e q u e , nu m a apresentação, você se dê conta que a sua experiência pessoal no assunto é importante. As pessoas querem ouvir um especialista, e viajam milhares de quilômetros para isso.

Adicione seu conhecimento a alguns pontos do tema, dando uma opinião pessoal, embasada e justificada.

Comente sobre a eficácia daquele exame complementar que todos pedem. Fale a respeito de como adequou sua profilaxia cirúrgica baseando-se na literatura. Fale da sua experiência pessoal em determinados tópicos.

Pelo bem ou pelo mal as pessoas valorizam muito esses comentários, e é isso que faz sua apresentação ser diferenciada. Seu conhecimento, único no assunto, é o que diferencia você dos outros.

Tenha em mente que o seu conhecimento é o que diferencia sua aula de todas as outras, mesmo que o tema seja igual.

“Resumo da Regra 3: Saia do muro!”

3ª Dica...

Page 7: PowerPoint mistérios - reginaldobrito.com PowerPoint.pdf · apresentações em slides. Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar fotografias que possam traduzir

07Cores

cor é, sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de Aferramentas das apresentações.

Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma palestra. Enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco.

A cor ainda auxilia na veiculação de informações complexas e pode:

• Apontar diferenças qualitativas.

• Atrair a atenção para pontos-chaves.

• Indicar variações quantitativas.

• Despertar sensações.

Influenciadora das emoções humanas, a cor requer alguma habilidade e ponderação no seu uso, e é preferível uso simultâneo de poucos tons a pecar pelo excesso. O ideal é utilizar no máximo sete cores em uma tela.

Dicas sobre cores

• Defina um padrão de cor empresarial ou até departamental (Ex.: cores do logotipo do cliente).

• Utilize uma mesma paleta de cores ao longo da apresentação.

• Dê preferência para textos em branco ou amarelo e deixe títulos, linhas de tabelas, logos, diagramas e elementos gráficos coloridos.

• Evite textos em azul, pois são de difícil leitura.

• Defina, antes, as cores de fundo; dê preferência a cores frias (turquesa, azul, púrpura etc.), pois naturalmente parecem recuar ou afastar-se. Diversos estudos apontaram a cor azul como a mais eficaz para fundos.

• No caso de fundos degradês, utilizar tons do mesmo matiz para facilitar a harmonia com os elementos gráficos.

• Defina textos e linhas largas o suficiente para serem preenchidos pelas cores.

• Quanto menor um elemento gráfico, maior a necessidade de contraste para a legibilidade; à medida que o tamanho deste elemento aumenta, pode-se diminuir o contraste.

• Reserve o uso das cores vivas e estimulantes, como vermelho, laranja e amarelo, para destacar ou exprimir ação.

• Evite utilizar as cores verde e vermelho juntas (daltonismo).

Tríplice açãoda cor

IMPRESSIONAR

EXPRESSAR CONSTRUIR

Page 8: PowerPoint mistérios - reginaldobrito.com PowerPoint.pdf · apresentações em slides. Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar fotografias que possam traduzir

08Cores

A utilização adequada das cores deve levar em consideração também o efeito psicológico – as associações decorrentes das misturas irão variar de acordo com diferentes grupos étnicos, culturas e países.

Exemplos:

Azul + Branco + Vermelho = Sentimentos patrióticos na França, EUA e lnglaterra.

Vermelho + Verde = Natal.

Segue uma tabela representativa dasassociações e simbolismos das principais cores

BRANCO, pureza e inocência, liberdade –cor fria e fresca.

CYAN, fria e fresca –sugere inverno.

MAGENTA, depressiva quando usada em excesso.

VERDE, fresca e relaxante –ciúme, inveja, primavera, dinheiro.

AZUL, justiça, lealdade, honestidade, tranquilidade e pureza.

VERMELHO ardor, fogo, paixão, amor, coragem, perigo, raiva, sangue, força,perda financeira, resultados negativos.

AMARELO, calor, p€r-do-sol, comemoração, festa, divertimento.

LARANJA, mais quente que amarelo: cor estimulante, decorativa.

OURO, saúde, glamour.

VIOLETA, realeza e esplendor; angústia.

CINZA, conservadorismo e estabilidade.

ESCARLATE, crueldade e raiva.

VERDE-ESCURO, paz, espaço, ar livre.

PRETO, morte, luto, desespero.

Page 9: PowerPoint mistérios - reginaldobrito.com PowerPoint.pdf · apresentações em slides. Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar fotografias que possam traduzir

09Imagense Animações

Use animação no local certo

O uso de animações deve ser feito com muito cuidado, pois o exagero no uso das animações pode colocar a sua apresentação a perder, principalmente se o assunto abordado for sério.

Mui to provave lmente uma animação, os famosos “Gif s”, irão prejudicar a sua aula, pois é inevitavel que o movimento das imagens tire a atenção da aula, eliminando nesse momento toda a complementação verbal do professor durante a sua explanação.

Geralmente esse tipo de iniciativa tem impacto em um tipo específico de público. Antes de investir em animações e transições, procure saber como será o público da apresentação para não exagerar na elaboração dos slides.

“Use imagens em vez de texto”

Uma imagem fala mais que mil palavras!

O ditado vale cada vez mais nas apresentações em slides. Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar fotografias que possam traduzir de maneira visual o sentido do slide. Se você não sabe os locais onde procurar, um bom começo são os bancos de imagens ou até mesmo o próprio Google.

ATENÇÃO!

As imagens usadas nos slides não podem ser escolhidas aleatoriamente, muito pelo contrário. A imagem deve ser complementar ao texto fa lado (professor) e escrito (slides).

O uso adequado das imagens resultará em uma apresentação marav i lhosa , aguardando apenas a sua ferramenta principal, que é o seu domínio do conteúdo a ser tratado.

Page 10: PowerPoint mistérios - reginaldobrito.com PowerPoint.pdf · apresentações em slides. Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar fotografias que possam traduzir

10Textose fontes

Use a fonte certa

A escolha da fonte usada nos slides é fundamental! Nunca, em hipótese alguma, use fonte com serifa ou com letras maiúsculas. Existe um senso comum entre as pessoas que palavras em caixa-alta chamam a atenção, mas fuja disso. Esse tipo de letra dificulta a leitura.

E as fontes com serifa, que são aquelas pequenas extremidades nas bordas das fontes, são indicadas para leitura em material impresso e não no monitor/projetor. Uma fonte com serifa muito famosa é a Times New Roman, que é ótima para material impresso, mas péssima para apresentações. Prefira fontes como Arial, Verdana ou Tahoma.

TdSerifas circuladas em vermelho

RELEMBRANDO...

Trinta é o tamanho das letras (fontes) usadas na apresentação.

Via de regra, usamos tamanho 10 de fonte. O resultado é que além da segunda fileira ninguém enxerga nada. Ou espreme os olhos para entender o que há ali. Não enxerga e logo perde o interesse!

O mesmo vale para gráficos: Cuidado com imagens e tabelas muito significativas para você, mas incompreensíveis para a maioria.

Simplifique e os deixe bem claros. A plateia não deve levar mais do que cinco segundos para interpretar um gráfico. É claro que a fonte 30 é uma sugestão "genérica". A mensagem aqui é: use material visual que fique otimizado para todos os que vão assistir à apresentação, e não somente para a tela do seu computador!

Outra vantagem das fontes maiores é que isso impede que você escreva muito no slide. Na verdade essa é a intenção! Você deverá, então, exercitar a arte de ser mais conciso e objetivo!

Tabelas

O mesmo cuidado vale para gráficos: Cuidado com imagens e tabelas muito significativas para você, mas incompreensíveis para a maioria.

Simplifique e os deixe bem claros. A plateia não deve levar mais do que cinco segundos para interpretar um gráfico.

Page 11: PowerPoint mistérios - reginaldobrito.com PowerPoint.pdf · apresentações em slides. Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar fotografias que possam traduzir

11Resumo

Uma boa opção é usar fontes de texto padrão, como a Arial, presentes em todos os computadores. Letras com muitos detalhes dificultam a leitura.

Na escolha das cores, é recomendável usar as que fazem parte do logotipo da empresa. Exageros roubam a atenção do público e dão a impressão de bagunça. Cores quentes dificultam a concentração.

A ferramenta Inserir Comentário permite que o apresentador faça anotações que não serão visíveis para quem assiste à projeção.

O uso de animações pode deixar a apresentação leve, mas é contra-indicado em assuntos sérios.

Três linhas são suficientes para resumir uma ideia. Gráficos, tabelas e imagens são bem-vindos, desde que de leitura e entendimento rápidos.

O primeiro slide contém título, logo e nome da empresa e do apresentador. Uma dessas informações pode ser repetida nas outras páginas, mas não em todas. O telefone e o endereço de contato devem vir no último slide.

A média aceitável de slides é de vinte por palestra. Média 2 minutos por slide. Mais que isso pode dissipar a atenção. Menos pode ser superficial.

A simplicidade é inversamente proporcional à possibilidade de uma apresentação ruim, logo...

TEREMOS GRANDES RESULTADOS ATRAVÉS DE SIMPLES AÇÕES.