potencia aerobia e capacidade anaerobia em atletas de judo

1

Click here to load reader

Upload: keith-sato-urbinati-urbinati

Post on 10-Jul-2015

1.128 views

Category:

Education


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Potencia aerobia e capacidade anaerobia em atletas de judo

CONTATO: [email protected] ; WWW.DOMFISIOLOGIA.BLOGSPOT.COM

Potência Aeróbia e Capacidade Anaeróbia em atletas de judô

Elizélia de Campos Felipe, Luci de Cassia Ribeiro, Marcelo R. Ribas, Julio Cesar Bassan, Keith Sato Urbinati.Laboratório de Bioquímica e Fisiologia do Exercício. Faculdade Dom Bosco. UTFPR

IntroduçãoProcessos avaliativos no esporte são importantes intrumentos para a preparação do atleta e ganhos no rendimento. Deve-se considerar a especificidade da modalidade, como no caso do judô, um esporte com características de intermitência e com esforços supramáximos.

ObjetivoO objetivo do presente estudo foi avaliar o índice de potência aeróbia e capacidade anaeróbia em atletas de judô.

Procedimentos MetodológicosProcedimentos Metodológicos: Foram avaliados 12 atletas de uma equipe estadual de judô, com idade média de 26,5 ± 2,88 anos. Foi realizado o Special Judo Fitness Test - SJFT (Sterkowicz et al, 1998) para mensurar a potência aeróbia e capacidade anaeróbia. Dois judocas (ukes) de estatura e massa corporal semelhante (mesma categoria de peso) às do executante (tori) são posicionados a seis metros de distância um do outro, enquanto o executante do teste (tori) fica a três metros de distância dos judocas que serão arremessados. O teste é composto de quatro seqüências, sendo cada seqüência dividida em três períodos: quinze segundos (A), trinta segundos (B) e trinta segundos (C), com intervalos de dez segundos entre os períodos de esforço e de um minuto entre as seqüências. Durante cada um dos períodos, o executante arremessa os parceiros utilizando a técnica de braço ipon-seoi-nague de direita o maior número de vezes possível, sendo verificada a freqüência cardíaca do atleta imediatamente após e um minuto após o final do teste, determinada por monitor de freqüência cardíaca polar. Os arremessos são somados e é calculado um índice para

verificar a potência anaeróbia do atleta. Mesurou-se o número de arremessos manualmente, bem como a frequência cardíaca (FC) pelo frequencímetro da marca Polar, modelo A3. Para a análise estatística utilizou-se média, desvio padrão e teste Z.

ResultadosObservou-se que a média dos arremessos foi de 17 ± 2. A FC final de 174 ± 12 bpm; FC após 1 minuto de recuperação de 147±11 bpm. O índice final do SJFT foi de 19 ± 2. Ao realizar o teste Z, verificou-se que 7(58,4%) dos sujeitos apresentaram valores superiores para a média do próprio grupo; quanto menor o índice do atleta, melhor o desempenho no teste.

ConclusãoConclui-se que os atletas do presente estudo apresentaram insuficientes valores de potência aeróbia e capacidade anaeróbia para a especificidade do judô.

ReferenciasFRANCHINI, Emerson (Org.) . Judô: desempenho competitivo. 2. ed. Barueri: Editora Manole, 2010. v. 1. 480 p.

STERKOWICZ, S.; ZUCHOWICZ, A. & KUBICA, R. Levels of Anaerobic and Aerobic Capacity Indices and Results for the Special Fitness Test in Judo Competitors. Cracow Academy of Physical Education, 1998.

ObservaçãoTrabalho de Iniciação cientifica curricular realizado na disciplina de Metodologia das Atividades de Lutas - 7o período Bacharelado em Educação Física. Faculdade Dom Bosco.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, LAZER E SAÚDE NOVEMBRO 2010