polinfor dezembro 2012

12
P.06 P.03 P.10 32º aniversário do IPCB O IPCB comemorou o seu 32º an- iversário. Perante uma plateia que encheu por completo o auditório da EST, o Presidente do IPCB voltou a referir que o “défice de qualificação dos cidadãos será sempre mais lesivo e penalizador para qualquer país do que qualquer défice orçamental.” IPCB na Orquestra Mundial Quatro alunos do IPCB/ESART foram selecionados para a Orques- tra Mundial. Da lista de admitidos constam sete portugueses, dos quais quatro violinistas da classe dos pro- fessores do IPCB/ESART Augusto Trindade e Alexandra Trindade. IPCB homenageado No ano em que o Poliempreende entra na sua 10ª edição, o IPCB foi homenageado no IP da Guarda pela ideia empreendedora de ter criado e disseminado a nível nacional o concurso de ideias de negócio no meio académico. Novo Provedor O IPCB tem um novo Provedor do Estudante. Trata-se do Prof. Coorde- nador António Moitinho Rodrigues, docente do IPCB/ESA, que tomou posse no dia 13 de dezembro. O atendimento aos estudantes far-se-á nos Serviços Centrais e da Presidên- cia, às quartas-feiras das 15h às 17h. P. 02... INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO www.ipcb.pt [email protected] Dezembro 2012 Parcerias trazem centenas de visitantes ao IPCB No último trimestre, o IPCB organizou diversos congressos, encontros e seminários que trouxeram à instituição centenas de participantes de organizações de Ensino Superior e empresariais. Em destaque esteve, também, a visita de uma delegação de Reitores Brasileiros com o objetivo de conhecer as potencialidades do IPCB e promover o intercâmbio de estudantes e docentes e estabelecer protocolos de cooperação. P.09

Upload: rui-salgueiro

Post on 28-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

educação, ensino

TRANSCRIPT

Page 1: Polinfor dezembro 2012

P.06P.03 P.10

32º aniversário do IPCBO IPCB comemorou o seu 32º an-iversário. Perante uma plateia que encheu por completo o auditório da EST, o Presidente do IPCB voltou a referir que o “défice de qualificação dos cidadãos será sempre mais lesivo e penalizador para qualquer país do que qualquer défice orçamental.”

IPCB na Orquestra MundialQuatro alunos do IPCB/ESART foram selecionados para a Orques-tra Mundial. Da lista de admitidos constam sete portugueses, dos quais quatro violinistas da classe dos pro-fessores do IPCB/ESART Augusto Trindade e Alexandra Trindade.

IPCB homenageadoNo ano em que o Poliempreende entra na sua 10ª edição, o IPCB foi homenageado no IP da Guarda pela ideia empreendedora de ter criado e disseminado a nível nacional o concurso de ideias de negócio no meio académico.

Novo ProvedorO IPCB tem um novo Provedor do Estudante. Trata-se do Prof. Coorde-nador António Moitinho Rodrigues, docente do IPCB/ESA, que tomou posse no dia 13 de dezembro. O atendimento aos estudantes far-se-á nos Serviços Centrais e da Presidên-cia, às quartas-feiras das 15h às 17h.

P. 02...

INSTITUTOPOLITÉCNICODE [email protected]

Dezembro 2012

Parcerias trazem centenas de visitantes ao IPCB

No último trimestre, o IPCB organizou diversos congressos, encontros e seminários que trouxeram à instituição centenas de participantes de organizações de Ensino Superior e empresariais. Em destaque esteve, também, a visita de uma delegação de Reitores Brasileiros com o objetivo de conhecer as potencialidades do IPCB e promover o intercâmbio de estudantes e docentes e estabelecer protocolos de cooperação.

P.09

Page 2: Polinfor dezembro 2012

empreender

comunidade

IPCB recebeu Festival Literário de Castelo BrancoO Auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi o palco de dois debates durante a 1.ª edição do Festival Literário de Castelo Branco (FLCB), que decorreu entre os dias 24 e 26 de outubro.

No dia 24 de outubro, antes do debate “A crise é uma oportunidade literária” , houve um momento musical “Tangos Choros e Afins” pelos músicos Pedro Ladeira (clarinete) e Miguel Carvalhinho (guitarra clássica de 10 cordas).

No dia seguinte, 25 de outubro, o tema em debate foi “O Interior mal cabe nesta literatura tão litoral”, também ele antecedido pelo momento musical proporcionado pela Classe de Guitarra Portuguesa do IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas.

Ana Maria Magalhães, Afonso Cruz, Mário Zambujal, José Jorge Letria, Júlio Magalhães, Luís Miguel Rocha e Isabel Stilwell foram alguns dos cerca de duas dezenas de escritores e ilustradores presentes no Festival Literário de Castelo Branco.

De acordo com o comissário do festival, o professor do IPCB José Pires, «houve uma preocupação de ter neste evento um leque de escritores muito variado que juntou os mais novos, como Afonso Cruz, a autores com uma carreira mais longa, como Teolinda Gersão ou Mário Zambujal».

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Castelo Branco dividiu-se entre visitas a escolas e debates noturnos no IPCB e no Cine-Teatro Avenida, proporcion-ando conversas animadas com escritores e ilustradores sobre as suas diferentes oficinas de criação e os universos literários que percorrem e a importância da leitura na abertura de portas para outros mundos.

02 POLINFOR

Rastreio cardiovascular O IPCB/ESALD assinalou o Dia Mundial da Diabetes, dia 14 de novembro, com um conjunto de atividades que se prolongaram du-rante uma semana. De 14 a 21 de novembro, foram efetuados exames gratuitos de Avaliação da Pressão Arterial; Eletrocardiograma; Eco-cardiograma e Medição do Índice de Tornozelo Braço (ITB). As atividades, promovidas pelos docentes de Cardi-opneumologia, foram realizadas nas instalações do IPCB/ESALD durante o horário escolar e, com elas, preten-deu-se fomentar a interação entre a comunidade e a escola, possibilitar o contato dos alunos com indivíduos com patologias, comemorando dessa forma a semana mundial da diabetes.

Ainda no dia 14 de novembro, foi realizada uma sessão de esclareci-mento sobre a relação entre a Dia-betes e as alterações do sono.

Existem hoje no Mundo cerca de 140 milhões de diabéticos diagnosticados e estima-se que nas próximas duas décadas esse número duplique. A diabetes é uma das principais causas para doença cardiovascular.

Direito ao ConsumoO IPCB/ESG realizou, no dia 23 de novembro, em Idanha-a-Nova, o II Congresso Internacional de Direito do Consumo. Tratou-se de uma organização conjunta do Gabinete de Estudos de Direito do Consumo da ESG e da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC), sub-ordinada ao tema “Crise, Consumo e Publicidade”

O II Congresso Internacional de Direito do Consumo, que decorreu no dia em que se celebrava o XXIII aniversário da apDC, pretendeu re-fletir sobre as consequências da crise económica global ao nível do con-sumo e da publicidade. Do programa constou uma mesa redonda, para debater a pluralidade de perspetivas em torno do conceito de crise, e dois painéis temáticos. O primeiro, com o tema “Consumo e Regulação Ju-rídica”, contou com as reflexões do presidente da apDC; o segundo versou sobre “Direito, Publicidade e Comu-nicação Social”, com considerações sobre a educação para a Publicidade, Comunicação Social, Audiovisual e Consumo em ambiente de Crise.

IPCB divulga

“We Means Business”O IPCB apresentou, no dia 12 de dezembro, a iniciativa europeia “We Mean Business, que visa sensibilizar os dirigentes das organizações sobre os benefí-cios da integração de estagiários dos programas de mobilidade internacional Erasmus e Leonardo da Vinci. Com esta ação, que englobou as intervenções da Diretora da Agência Nacional PROALV, Maria do Céu Crespo, da Coorde-nadora do Consórcio ERASMUSCENTRO, Maria João Cardoso, e do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Pedro Saraiva, a que se seguiu a mesa redonda “Colaboração entre ensino superior e empresas em ambiente internacional”, com a presença de representantes do Conselho Empresarial do Centro (CEC), NERCAB e Danone, pretendeu-se mos-trar as vantagens que o tecido empresarial da região pode obter se recorrer a estágios subsidiados pelos programas comunitários.

Na abertura da sessão, o Presidente do IPCB Carlos Maia congratulou-se com esta iniciativa que vai ao encontro de um dos objetivos estratégicos da insti-tuição que é o de apoiar a competitividade das empresas regionais, formando profissionais de qualidade, no esforço de internacionalização que se torna cada vez mais decisivo para o desenvolvimento económico da região e do país.

Na sua intervenção Maria do Céu Crespo da Agência Nacional PROALV, a entidade que em Portugal faz a gestão do Programa Aprendizagem ao Longo Vida, que inclui os subprogramas Erasmus e Leonardo da Vinci, deu a conhecer a sua organização e o empenho da União Europeia em reforçar o número de estágios no espaço europeu.

Maria João Cardoso apresentou o ERASMUSCENTRO, o primeiro consórcio Erasmus regional criado em Portugal, que abrange, geograficamente, o Centro de Portugal e que proporciona estágios profissionais em países europeus aos alunos dos Politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém e Viseu que, em conjunto, representam cerca de 46 000 estudantes. A atual coordenadora do consórcio referiu ainda as vantagens que os estágios

proporcionam ao permitirem, aos jovens, “adquirirem novas competências valorizadas pelos empregadores e suscetíveis de contribuir para o crescimento das empresas e da economia” e “contribuírem para a diminuição do desemprego nos jovens e para a produtividade e competitividade das empresas promovendo o crescimento económico”.

O Presidente da CCDRC, Pedro Saraiva, para além de ter apresentado a sua instituição deixou ainda o recado para que as empresas e os estudantes não ignorem as mudanças que estão a ocorrer no continente asiático e que hoje devemos “olhar para o mundo de modo mais inteligente e mais rápido”.

Na mesa redonda que se seguiu, tanto José Silva Couto (Presidente do CEC), como Conceição Carvalho (Diretora Adjunta do NERCAB) e Paolo Verbo (Danone Portugal) foram unânimes em considerar que a iniciativa europeia é um valor acrescentado tanto para os jovens como para as empresas.

José Silva Couto referiu que as empresas que atualmente estão mais preparadas para receber estagiários são as que têm o seu foco na exportação mas que, ob-viamente, todas as outras estão abertas porque os jovens estagiários irão trazer sempre novas perspetivas de atacar os mercados, mais dinamismo e inovação. Considerou, no entanto, que nos países que vivem atualmente uma contração no emprego, esses estágios podem não ser sinónimo de criação de emprego líquido.

Já Conceição Carvalho referiu que ainda há algum desconhecimento por parte dos empresários sobre a existência destes programas de mobilidade, nomeada-mente de estágios sem encargos para as empresas, e da maneira como podem beneficiar deles para aumentarem a qualificação dos seus recursos humanos e a competitividade das suas empresas.

Natural de Itália, Paolo Verbo apresentou o seu caso como um excelente exemplo da mobilidade de jovens diplomados, já que esteve em Inglaterra em Erasmus e depois entrou como estagiário na Danone Itália, o que lhe deu acesso, passado algum tempo, vir para Castelo Branco para a Danone Portugal.

Page 3: Polinfor dezembro 2012

empreender

POLINFOR 03

comunidade

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) acolheu, no dia 13 de novembro, a apresentação do 10º Concurso Poliempreende, na qual estiveram presentes representantes da rede nacional de Institutos Politécnicos, entidades convidadas, docentes e alunos.

A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente do IPG, Constantino Mendes Rei, da Coordenação da 10ª edição do Concurso, Teresa Paiva, e com a apresentação de dois casos: o caso Vila Social Delta, exemplo de empreendedorismo social e o caso da Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro de Portugal, exemplo de empreendedorismo no setor do artesanato.

No final da cerimónia, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), neste ato representado pelo seu Vice-Presidente, José Carlos Gonçalves, e pelo subdiretor da Escola Superior de Educação, Domingos Santos, foi homenageado pela criação e disseminação nacional do Concurso Poliempreende. Recorde-se que o Concurso teve a sua génese no IPCB, em 2003, tendo sido alargado, a partir de 2005, a outros Institutos Politécnicos.

Homenagem ao IPCB

A 10ª edição do concurso Poliempreende foi apresentada pelo Vice-presidente do IPCB, José Carlos Gonçalves, no decorrer do seminário “We Mean Business”, realizado no dia 12 de dezembro.

Criado em 2003 pelo IPCB, o Poliempreende é uma iniciativa que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes das instituições envolvidas, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. Atualmente, o Poliempreende é promovido por todas as instituições politécnicas do país e escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Náutica Infante D. Henrique) e escolas politécnicas das universidades

O concurso tem uma componente regional e outra nacional. A nível regional, cada instituto politécnico promove um conjunto de iniciativas que culminam com a atribuição de prémios aos três melhores projetos apresentados. Os projetos vencedores em cada instituição são, posteriormente, submetidos à apreciação de um júri que irá escolher os três melhores projetos nacionais. A coordenação nacional do Poliempreende é rotativa, estando a 10ª edição do concurso a cargo do Instituto Politécnico de Guarda.

Para esta edição, o IPCB já definiu o calendário regional do concurso Poliempreende: 1ª apresentação preliminar da ideia de negócio até 14 de abril de 2013; 2ª apresentação preliminar da ideia de negócio até 10 de junho de 2013; entrega dos planos de negócio até 7 de julho de 2013. A reunião do Júri Regional deverá ocorrer no dia 18 de julho de 2013.

Nesta edição, o IPCB conta, novamente, com uma equipa de docentes que, em cada uma das seis Escolas, irá dar apoio às candidaturas: Nuno Caseiro (ESA), Veronika Kozlova (ESALD), Ana Margarida Fernandes (ESART), Domingos Santos (ESE), Ana Cruz e Pedro Carvalho (ESG) e Marcelo Calvete e José Cruz (EST).

10º Poliempreende

Cooperação no ÁguedaNo dia 9 de novembro teve lugar nos Serviços Centrais e da Presidência o 2º workshop do projecto Águeda “um território para dois países”. O projecto Águeda é um projecto POCTEP, Pro-grama Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, envolvendo o IPCB e duas instituições Espanholas: a Universidade Europea Miguel de Cervantes de Valladolid e o Instituto de Recursos Naturais e Agro-biológicos de Salamanca. O objetivo deste projecto é a carac-terização ambiental – cartografia de vulnerabilidades e análise de riscos, tendo como exemplo piloto a bacia transfronteiriça do Rio Águeda.

O workshop contou com a presença de representantes de todas as institu-ições participantes. As comunicações apresentadas incidiram nos trabalhos desenvolvidos e respectiva apresen-tação dos resultados preliminares ob-tidos, nomeadamente, o estado da arte do Sistema de Informação Geográ-fica (SIG), calibração de modelo de qualidade para as águas superficiais, cartografia de vulnerabilidades para toda a bacia e avaliação qualitativa dos solos.

Orquestra dá concertosA Orquestra Sinfónica da ESART realizou, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, três concertos integrados no 1º estágio de orquestra do ano lectivo 2012/2013, cuja direção esteve a cargo do Maestro Pedro Neves. Os espetáculos tiveram por objetivo divulgar o trabalho re-alizado pelos alunos dos cursos de licenciatura e mestrado em música do IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas.

O primeiro concerto realizou-se no Auditório da Escola Superior Agrária. No dia seguinte, 24 de novembro, a Orquestra Sinfónica da ESART deslocou-se a Castelo de Vide onde atuou na Igreja Matriz. No dia 25 de novembro, o concerto realizou-se no Auditório da Escola Profissional de Arte de Mirandela.

Do programa constaram obras de Ludwig van Beethoven (Egmont, abertura em Fá menor), Richard Strauss (Serenade em mib op.7) e Johannes Brahms (Symphony Nº.1)

Pedro Neves é maestro titular da Orquestra do Algarve e da Orquestra Clássica de Espinho.

Mais programas de fisioterapia para a comunidadeO IPCB/ Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias vai disponibilizar, de janeiro a julho de 2013, três programas de fisioterapia para pessoas com dor lombar crónica, insuficiência venosa crónica e promoção de saúde na população idosa. As atividades estarão inseridas em projetos de investi-gação científica e decorrerão em grupo.

O programa de intervenção em grupo “dor lombar crónica” será realizado em meio aquático e é destinado a pessoas com dor lombar há mais de 3 meses e com idades inferiores a 65 anos. Para esta atividade, que tem a duração de 6 semanas, estão disponíveis 40 vagas.

Já o programa de “promoção de saúde na população idosa” será realizado em terra e destina-se a pessoas sem problemas específicos de saúde, com idade superior a 60 anos. Esta atividade, com 20 vagas disponíveis, tem a duração de 4 semanas e realizar-se-á três vezes por semana.

Para as pessoas com diagnóstico de “insuficiência venosa crónica”, con-firmado por Ecodoppler, exame que poderá ser realizado na ESALD, o programa de intervenção em grupo será realizado em meio aquático ou em terra. Estas atividades destinam-se a pessoas com idade inferior a 65 anos e têm a duração de 8 semanas. Para este programa estão disponíveis 20 vagas.

A participação nestes programas está condicionada a uma consulta de fisi-oterapia na ESALD para avaliação da capacidade em integrar as atividades.

Page 4: Polinfor dezembro 2012

04 POLINFOR

comunidade

IPCB apoia workshop “Empreender no Feminino”O IPCB foi uma das entidades que apoiaram o workshop “Empreender no Femi-nino”, que a InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, em parceria com a Fundação AEP, promoveu no dia 6 de novembro de 2012. A iniciativa decorreu nas instalações do CATAA - Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, e visou apoiar o empreendedorismo das mulheres, proporcionando a oportunidade de participarem em sessões de promoção, sensibilização e informação de carácter empresarial, de modo a poderem constituir ou consolidar informações para projetos de empreende-dorismo, de constituição ou consolidação de empresas e desenvolverem as suas capacidades de participação em processos de decisão.

Esta ação, dirigida a mulheres empreendedoras ou que adotem o empreende-dorismo como estilo de vida, integrou no seu programa sessões estruturadas e dinamizadas pela Fundação AEP. Em destaque estiveram as palestras “As Emoções e Motivações e o Business Models”, por Hugo Gonçalves da AEP - Associação Empresarial de Portugal e “Perfis e Desafios das Empreende-doras”, por Filipa de Jesus Gouveia, da Associação Portuguesa das Mulheres Empreendedoras. O tema “Empreendedorismo: criação do próprio emprego”, foi abordado por Luís Malta e Hélder Costa da CGD. Onze mulheres em-preendedoras deram, igualmente, o seu testemunho, numa perspetiva de troca de experiências, apresentando na primeira pessoa os seus casos de sucesso. Esta apresentação teve como moderador o Adriano Fidalgo, da AEP.

Câmara Municipal de Castelo Branco, Caixa Geral de Depósitos e APME foram as outras entidades que apoiaram o workshop “Empreender no Feminino”.

Foi ao ritmo das Adufeiras de Monsanto que arrancou o II Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM), realizado entre 16 e 18 de novembro, em Castelo Branco. Uma referência da etnografia beirã dada conhecer a centena e meia de musicólogos de várias nacionalidades que participaram, no Cine Teatro Avenida, na iniciativa organizada pela Sociedade Portuguesa de Inves-tigação em Música (SPIM), e que contou com a colaboração do IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas.

Música popular e erudita, mas também o rock ou o jazz foram géneros que estiveram em destaque no encontro realizado numa região com um impor-tante legado etno-musical a preservar, e que contou ainda com a presença da comunidade científica do país vizinho.

De acordo com Paulo Ferreira de Castro, presidente da SPIM, “a investigação da música em Portugal é muito abrangente em termos de objetos de estudo, metodologia e abordagem”.

O presidente da SPIM referiu ainda que se pretende fomentar a diversidade de temáticas, desde as músicas da tradição oral às populares urbanas e que “é muito importante que o resultado desse trabalho passe para o exterior, que as pessoas percebam porque é que ela é relevante não só para os estudiosos e académicos, mas para toda a gente”.

Com a realização do II ENIM, a Sociedade Portuguesa de Investigação em Música pretendeu assim problematizar todas as formas de expressão musical, bem como estudar estéticas, correntes, compositores, pedagogia e práticas de ensino ou formações que trabalhem o património escrito e oral. Temas que têm vindo a atrair jovens investigadores portugueses e estrangeiros, os quais apresentaram em Castelo Branco os resultados do seu trabalho.

Outro dos objetivos da organização é o de voltar a editar a Revista Portuguesa de Musicologia.

A música, tema central do encontro, fechou também os três dias de trabalho, com intervenções a cargo dos solistas do Concerto Ibérico Orquestra Barroca, dirigido por João Paulo Janeiro.

IPCB investiga achigã O IPCB/ESA e a Câmara Municipal de Vila de Rei organizaram, no dia 6 de Outubro, o Seminário “O Achigã, um peixe com interesse gastronómico”. Esta iniciativa es-teve inserida no programa do 6.º Festival Gastronómico de em Vila de Rei que decorreu entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro.

O programa do seminário incluiu a assinatura de um Protocolo de Co-laboração entre a autarquia de Vila de Rei e o IPCB, que contribuirá para incrementar a investigação/experi-mentação que já está a ser desen-volvida no IPCB/ESA relacionada com o achigã, espécie piscícola com grande interesse gastronómico e desportivo que poderá ser produzida comercialmente com sucesso.

O seminário contou com interven-ções dos docentes do IPCB/ESA António Moitinho (achigã com interesse para pesca desportiva e rendimento e composição química do filete) e Luís Pinto de Andrade (metais pesados no filete de achigã), e de Manuel Blasco Ruiz da Univer-sidade da Extremadura.

IPCB recebeu ENIM 2012

IPCB com 2ºEIMADNos dias 13 e 14 de dezembro, o IPCB/ESART promoveu o 2º Encon-tro de Investigação em Música, Ar-tes e Design (EIMAD), subordinado ao tema das redes partilhadas de cooperação e investigação.

Para além das palestras, durante a iniciativa, que teve lugar no au-ditório da ESA, foi apresentado o Centro de Investigação em Música, Artes e Design, entidade que visa desenvolver competências nas áreas de atuação da ESART, com destaque para a música, o design de comunicação, o design de moda e têxtil, e o design de interiores e equipamento. O objetivo do Centro de Investigação é o de coordenar e apoiar projetos inseridos em redes científicas nacionais e internacion-ais, privilegiando as parcerias com entidades locais.

Estiveram presentes, entre outros, o empresário Manuel Serrão (Modtis-simo), o designer Raul Cunca (Fac-uldade de Belas-Artes de Lisboa), Roberto Arroyo (Universidade Com-plutense de Madrid) e Juan Ramón (Universidade Salamanca).

“Debita nostra (ou o espírito protestante e a ética do capitalismo)” é o título do último livro do professor Luís Costa, cujo lançamento se realizou a 17 de dezembro, no auditório do IPCB/Escola Superior de Educação (ESE). A apresen-tação da obra esteve a cargo da professora Maria João Guardado Moreira, que realçou o facto de o livro ser o resultado “do desenvolvimento muito substancial da última lição que Luís Costa deu em novembro de 2011”.

Maria João Guardado Moreira referiu que este novo livro do colega Luís Costa - “com quem convivi desde que vim para esta instituição, partilhei reuniões, aulas, trabalhos e um gabinete” - é “claramente o reflexo da sua preocupação pelas questões sociais sempre presente na prática, no pensamento e, agora, nestas palavras que diz, nestas ideias que nunca vos direi”.

O livro é, pois, uma apreciação pessoal de Luís Costa do momento crítico por que passam as sociedades portuguesa e europeia, convocando toda uma série de informação que vai das ciências sociais (história, sociologia, antropologia) ao jornalismo, à política, à teologia e doutrina social da Igreja, propondo-se, como lição, facultá-la para o seu uso na formação de outras e melhores apreciações.

Nos três primeiros capítulos: “Comerás o pão com o suor do teu rosto”; “Perdoai-nos as nossas dívidas, como nós perdoamos aos nossos devedores” e “O espírito protestante e a ética do capitalismo” o autor aborda a questão da relação entre religião e economia (dívidas, juros, capitalismo), tantas vezes desconsiderada, na sua opinião, a partir de leituras mais ligeiras da consagrada obra do sociólogo alemão Max Weber, “A Ética Protestante e o espírito do Capitalismo” (1905).

Nos dois capítulos seguintes: “Outro Estado, melhor Estado” e “Ainda é cedo para saber…” o autor volta-se para a atualidade e para a, pelo menos aparente, contradição entre a dimensão global dos seus problemas e muitas das respostas que se lhes oferecem, tantas vezes decalcadas das diferentes posições políticas perante a “Questão Social”, enquanto fenómeno histórico do séc. XIX, sugerindo, no último capítulo, “Mudem-se os tempos, mudem-se as vontades”, a reiterada capacidade da humanidade para enfrentar e resolver a presente crise.

Luís Costa apresenta livro

empreender

Page 5: Polinfor dezembro 2012

comunidade

ESA comemora Dia Mundial da AlimentaçãoO IPCB/Escola Superior Agrária assinalou o Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro, com um conjunto de atividades associadas aos alimentos - produção, transformação, investigação, experimentação e educação ligada ao consumo.

A iniciativa compreendeu a ainda a divulgação dos trabalhos de fim de curso dos alunos do curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar do IPCB/ESA, atividade que decorreu ao longo do dia.

Na parte da manhã, as atividades foram dirigidas especialmente para os alunos do ensino secundário da área das ciências e decorreram nos diversos labo-ratórios do IPCB/ESA. No Laboratório de Tecnologia e Segurança Alimentar foi desenvolvida a atividade “À descoberta do sumo de azeitona”; no Laboratório de Nutrição e Alimentação Animal foi feita a “Determinação de proteína, gordura e fibra em alimentos vegetais e animais”; no Laboratório de Proteção Vegetal a “Identificação de causas de refugo em frutos”; no Laboratório de Microbiologia a “Observação ao microscópio de microrganismos isolados a partir de alimentos, do ambiente e do corpo humano”, e no Laboratório de Águas os participantes tiveram a atividade “Significado e determinação do pH, condutividade elétrica, dureza, cloro e compostos de azoto em águas”.

À hora do almoço, das 12h30 às 13h30, realizaram-se provas e degustação de alimentos confecionados pelos alunos do curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar do IPCB/ESA.

Durante a tarde decorreram três palestras: “Rendimento e composição química do filete de achigã” pelo docente do IPCB/ESA Moitinho Rodrigues; “O arsénio e o selénio nos alimentos” por Isabel Castanheira do Instituto Ricardo Jorge, e “Uma experiência profissional após o curso de NHQA”, pela diplomada do IPCB/ESA Ana Pereira, da ADRACES.

A erosão hídrica dos solos – fator de desertificação“A erosão hídrica dos solos – fator de desertificação física e humana” foi o tema da conferência realizada no dia 24 de Outubro pelo Conselho Técnico-Científico da ESA.

Segundo o palestrante, o docente do IPCB/ESA António Canatário Duarte “a erosão hídrica, com a consequente perda de solo, representa um custo para a agricultura já que significa perda de terra produtiva, nutrientes e matéria orgânica, bem como uma degradação ambiental dos recursos hídricos a jusante. Esta trajetória será incapaz de assegurar a viabilidade do ecossistema agrícola e a manutenção da actividade de forma economicamente viável. Este ciclo de insustentabilidade levará, a prazo, a uma desertificação física dos lugares acompanhada de uma desertificação das comunidades rurais cuja vivência, e muitas vezes sobrevivência, assentam na atividade agrícola”. O investigador referiu ainda que “uma grande parte do território nacional está sob a ameaça de perda elevada de solo por erosão hídrica, ocasionada por razões diversas nas diferentes zonas do país. ”.

Canatário Duarte que desenvolve um estudo numa pequena bacia hidrográfica (190 ha), localizada no concelho de Idanha-a-Nova, onde foi instalado um disposi-tivo experimental adequado, referiu ainda que “o processo de erosão hídrica nos países sujeitos ao clima do tipo mediterrânico tem uma importância apreciável, devido principalmente ao largo período estival, quente e seco, que dificulta a manutenção de uma cobertura vegetal permanente sobre o solo, e a ocorrência de chuvas no final do Verão e durante o Outono com grande potencial erosivo”.

Perante os resultados já obtidos, o investigador concluiu que há “um enorme efeito protetor da vegetação ao compararmos a concentração de sedimentos no escoamento em dois eventos erosivos, correspondentes a condições de revesti-mento da bacia bastante diferentes. O escoamento superficial será mais ou menos potenciado, dependendo como se manifestam outros fatores que influenciam o processo erosivo, concretamente, a vegetação, o solo, a topografia do terreno, e as práticas culturais dos agricultores”.

Realizou-se nos dias 18, 19 e 20 de Outubro o VIII Congresso Internacional Luso-espanhol sobre “Envelhecimento positivo e solidariedade intergeracional”, coorganizado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (Escola Superior de Educação e Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias) e o Departamento de Psicologia e Antropologia da Universidade da Extremadura (Espanha).

No ano em que se celebra o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações o Instituto Politécnico de Castelo Branco não podia deixar de promover um fórum onde se discutissem todas as transformações estruturais associadas aos ciclos de vida e, mais particularmente, às que interferem com velhice e com o envelhecimento. Até porque funcionando há dois anos o Mestrado em Gerontologia Social (ESE/ESALD), pretende-se que as questões relacionadas com o envelhecimento sejam tanto discutidas por académicos, como por profissionais numa inter-relação de conhecimentos e partindo de uma perspetiva biopsicossocial deste processo.

Foi nesta perspetiva do envelhecimento, entendido como um processo multidimensional que se organizou o programa do congresso, que contou com mais de 250 participantes, entre estudantes e profissionais, e que de distribuiu por mesas redondas, conferências e comunicações livres/posters onde participaram especialistas de diferentes formações, tanto portugueses como espanhóis. As mesas redondas tiveram como temas: os aspetos psicossociais do envelhecimento: qualidade de vida e envelhecimento saudável e ativo; visão, conceções e perceções dos idosos; dependência e estilos de vida; aspetos biossanitários: memória e emoções; Alzheimer, demências e outras patologias e educação de adultos como envelhecimento ativo. Nas comunicações livres foram apresentados 20 trabalhos (que foram selecionados de entre mais de 40 propostas) de investigadores provenientes de instituições portuguesas, espanholas e brasileiras, tanto de investigações em curso como de trabalhos já concluídos. Também os posters, mais de 30, apresentaram investigações tanto de alunos, como de professores ou profissionais.

VIII Congresso Luso-espanhol: Envelhecimento positivo e solidariedade intergeracional

Na sessão de abertura, o Presidente do IPCB, Carlos Maia, realçou que “o envelhecimento demográfico não é necessariamente uma evolução negativa”, dado que o “aumento da longevidade da população significa que houve uma melhoria dos cuidados de saúde”. “É um fenómeno que encerra desafios, mas também oportunidades”, acrescentou.

Carlos Maia alertou, porém, para o desequilíbrio existente entre o aumento da população idosa e a sustentabilidade do Estado Social, cujas “consequências têm de ser acauteladas”.

O vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, apontou a criação da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI), em 2005, como exemplo de um projeto “que favorece o envelhecimento positivo da população” do concelho, referindo que “as vantagens que observamos não se cingem apenas aos utentes da USALBI, mas a toda a sociedade albicastrense, que beneficia por estas pessoas terem um envelhecimento saudável”.

POLINFOR 05

empreender

Page 6: Polinfor dezembro 2012

destaque

Discurso do Presidente no 32º aniversário do IPCB

Os tempos que vivemos são difíceis e exigentes. Para além da situação económico-financeira que o país atravessa, há tendencialmente menos candi-datos ao ensino superior. No ano letivo que há pouco se iniciou houve 52298 vagas disponibilizadas para o CNA, tendo havido na 1ª fase menos 1295 candidatos do que no ano anterior. Esta tendência de decréscimo continua a afetar principalmente as IES do interior do país.

Ainda assim, concluída a 3ª fase de colocações do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior 2012/13, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) tem 96% das vagas ocupadas.

Na primeira fase foram colocados no IPCB 474 estudantes, na segunda fase 187 e na terceira fase 30. Para além destes regimes de acesso, foram ainda colocados no Politécnico de Castelo Branco estudantes provenientes dos concursos especiais e dos regimes de mudanças de curso, transferências e reingressos, tendo ainda ocorrido algumas recolocações. Apuradas todas as colocações, neste momento o IPCB conta com 948 novos estudantes colocados pela primeira vez no 1º ano, correspondendo a uma taxa de ocupação de 96% das vagas disponibilizadas para as licenciaturas lecionadas.

O IPCB mantém-se assim como o Instituto Politécnico do interior do país com a taxa de procura mais elevada e de acordo com os rankings apresen-tados subiu dois lugares em relação ao ano anterior. Apesar deste indicador nos ser favorável, entendemos que a sua análise deve ser bastante cautelosa. Defendemos que as IES não são um fim em si mesmo, são um meio, um meio de qualificar os cidadãos e de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde estão inseridas.

E o que é preocupante não é o facto da instituição A ser mais procurada do que a B ou vice-versa. O que deve merecer a nossa reflexão é a constatação de que de cada vez menos portugueses têm acesso à qualificação superior. Quanto maior for a qualificação da população mais preparado estará o país para a enfrentar e ultrapassar a crise. A qualificação dos cidadãos é a única forma de aumentar a produtividade, a atratividade e a competitividade de uma região e de um país.

A distinção entre litoral e interior vai na minha perspetiva manter-se, porque não me parece que exista a coragem de implementar medidas que contrariem situação atual.

Há uma assimetria gritante na distribuição das vagas em Portugal. Das 52298 vagas postas a concurso 53,0% do total - estão concentradas em apenas três cidades: Lisboa, Porto e Coimbra.

Somos uma instituição de ensino superior do interior do país, mas isso não pode ser encarado como uma fatalidade. É uma realidade, é a nossa realidade, e é perante essa realidade que temos de agir, de modo a conseguirmos ser competitivos. Não me parece que estejam previstas alterações na geografia do território que nos permitam vir a ser uma instituição do litoral. Seremos sempre uma instituição do interior do país com um papel claramente definido e reconhecido como fundamental para o desenvolvimento da região

Medir a capacidade de uma IES do interior do país apenas pelo número de alunos que a Instituição consegue captar no concurso nacional de acesso ao ensino superior, é enganador, diria até perverso, tendo em conta a forma de distribuição das vagas, em que 90% das estão em instituições localizadas no litoral.

É esperado que uma instituição de ensino superior tenha um papel central no desenvolvimento da região onde está inserida e os IP´s têm desempenhado esse papel de forma determinante. A criação e a instalação dos Institutos Politécnicos foi dos acontecimentos que mais contribuíram para o desen-volvimento das regiões do interior. Seguramente que as regiões não seriam as mesmas sem a existência dos IP´s. Todo o investimento que desde há 30 anos tem vindo a ser feito tem valorizado enormemente as regiões, principalmente as do interior não só em termos de infra-estruturas físicas e equipamentos, mas essencialmente pela qualificação da população, que de outra forma não seria possível em muitos casos. Muitos jovens não teriam tido a possibilidade de frequentar o ensino superior, se não houvesse uma instituição de ensino superior em Castelo Branco.

A qualificação do corpo docente continua a ser uma das grandes apostas do IPCB e uma prioridade central claramente assumida, apesar de termos sido obrigados a alterar as formas de apoio. Continuamos à espera de receber 278000 Euros referentes ao financiamento do PROTEC.

Também os trabalhadores não docentes, passaram a ser apoiados na sua for-mação académica, desde que seja relevante para as funções desempenhadas, tendo sido aprovado um regulamento de apoio à sua formação, e que visa promover a aquisição e desenvolvimento de competências, com vista à mel-horia contínua de funções.

Ao nível do ensino e formação o grande objetivo continua a ser a consoli-dação da oferta formativa e a implementação de metodologias fomentadoras da auto-aprendizagem e da flexibilidade que incentiva ao empreendedorismo, à mobilidade e à formação ao longo da vida, no sentido de abranger novos públicos e permitir a sua qualificação e/ou requalificação. Organizamos no início de 2012, uma jornada a nível nacional, onde foi feito o balanço daquilo que tem sido o Processo de Bolonha no nosso país, tendo sido convidadas todas as instituições de ensino superior do país e tendo estado presentes também reconhecidos especialistas na área, como o Prof. Marçal Grilo, o Prof. Sérgio Machado dos Santos e o Prof. Pedro Lourtie.

Na INVESTIGAÇÃO foram mantidas algumas medidas de apoio à divulgação da investigação realizada e o Repositório Científico tem aumentado gradual-mente o seu acervo, que permite difundir a produção científica. Aumentou a colaboração dos docentes do IPCB em unidades de investigação, e mantidas as jornadas sobre o potencial técnico e científico da Instituição, um fórum para apresentação dos projetos desenvolvidos e em curso e que permite que nos conheçamos melhor como instituição e potenciar assim as capacidades instaladas, Mobilidade Internacional

Na INTERNACIONALIZAÇÃO tem-se verificado um aumento de todos os indicadores da mobilidade internacional no que diz respeito aos estudantes incoming e outgoing, para além de se ter alargado o número de parceiros de cooperação. Neste momento, para além de se ter incrementado a cooperação com os países europeus com os quais já existiam parcerias, foram criadas novas parcerias com instituições de ensino superior de prestígio de outros países da América do Sul e da Ásia.

A nível da gestão e governação, mantém-se uma rigorosa política de gestão, que nos permite dizer que o IPCB tem neste momento uma situação financeira estável e totalmente controlada, apesar das enormes dificuldades, que são comuns não só a outras instituições de ensino superior, mas a todo o país.

Encontramo-nos num processo de modernização administrativa, com vista à agilização de procedimentos e à desmaterialização dos processos, que vai mudar por completo o funcionamento administrativo da instituição. Refiro-me ao Sistema Integrado de Gestão Administrativa, mais conhecido por SIGA. São alterações profundas que estão em causa. Processos desta natureza têm o seu período de implementação e de aferição e há ajustes que têm de se ir fazendo gradualmente. O Sistema Integrado de Gestão Administrativa, no que diz respeito ao processo académico, não se encontra ainda na fase em que era suposto estar e tem causado algumas perturbações no funcionamento dos serviços, que assumo aqui por inteiro. Mas o que me apraz salientar é a capacidade demonstrada pelos funcionários do setor académico para a rápida resolução das situações surgidas, com empenho e dedicação muito para lá do que é exigido. É esse espírito que distingue as instituições e que deve caraterizar o IPCB.

Para melhorar as condições de aprendizagem e de investigação construímos o Centro de Investigação em Zoonoses, no perímetro da ESACB, que será inaugurado brevemente, e que tem condições de excelência para desenvolver estudos de investigação epidemiológicos e clínicos ao nível das zoonoses, permitindo também a prestação de serviços à comunidade nas áreas da Saúde Pública e Veterinária.

Iniciámos também, em agosto último, as obras de construção do novo bloco pedagógico da ESART, num processo que se arrastava há mais de doze anos. Prevê-se que as novas instalações estejam concluídas em novembro de 2013.

Há no entanto situações que nos preocupam grandemente, relacionadas com a Acção Social. Há necessidade de fazer fortes investimentos na Acção Social, eliminando do sistema aqueles que indevidamente têm usufruído dos seus benefícios, de modo a que se possa apoiar aqueles que efetivamente dele necessitam, porque tem vindo a aumentar significativamente o número de alunos com propinas em atraso.

Com a escassez de recursos torna-se mais evidente para todos que não é

P.07

06 POLINFOR

Page 7: Polinfor dezembro 2012

destaque

PERFILFLORêNCIA BASÍLIO recebeu, na cerimónia de aniversário do IPCB, o Prémio de Mérito escolar atribuído pela CM de Castelo Branco, por ter sido, no ano letivo 2011/2012, a aluna com a melhor classificação (17 valores) na Escola Superior de Educação. Natural da cidade Châlons en Champagne (1970), França, desde cedo que Florência percebeu que o gosto pela aprendizagem das línguas e o facto de ser bilingue, praticamente desde que começou a falar, lhe iriam trazer frutos no futuro. Já na idade adulta e depois de ter concluído o bacharelato em Comércio Internacional, por questões afetivas escolheu Portugal para trabalhar. Lisboa foi, temporariamente, a cidade escolhida para viver. Mulher que revela organização e muita exigência para consigo mesmo rapidamente arranjou emprego: “Cheguei num domingo à noite e na quinta-feira seguinte já estava a trabalhar numa loja no aeroporto” refere. Ao fim de alguns meses, já estava a trabalhar como secretária comercial, a que se seguiu, pouco tempo depois, uma agência de comunicação luso-francesa, onde esteve cinco anos. No início do ano 2000, concorreu e ganhou o lugar de secretária de redação na recentemente criada delegação regional da RTP de Castelo Branco.A ambição de ir mais além do que o bacharelato e o apelo pela aprendizagem de novas línguas levaram Florência a inscrever-se, em 2009, nas Provas de Maiores de 23 anos onde ficou, também, em primeiro lugar na lista para o curso de licenciatura em Secretariado do IPCB/ESE. No segundo ano, com as equivalências que obteve, a lei permitiu-lhe inscrever-se, em simultâneo, no Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês no Ensino Básico. Com as três filhas em idade escolar só com muita organização e esforço, Florência concluiu os dois graus que frequentava. Na fase final do Mestrado, o mérito foi-lhe recompensado com o convite para ser monitora de Francês no IPCB/ESE, a que se seguiu o convite para, no corrente ano letivo, aí ser professora. Florência voltou a inscrever-se e frequentar um novo Mestrado, desta vez em Ensino do Inglês e de Espanhol no Ensino Básico.

POLINFOR 07

possível manter aquilo que não se deve mantido pelo que ganha particular relevância a reorganização da rede do ensino superior. Não poderia estar mais de acordo, mas conhecidos os critérios e os indicadores. Nunca por asfixia financeira.

Há medidas a implementar e prioridades a estabelecer de acordo com as necessidades do país.

Em algumas áreas de formação, os números poder-se-ão tornar alarmantes, como é o caso das Engenharias. Se não houver uma intervenção no ensino básico e secundário que permita aumentar as competências dos estudantes nas áreas da Matemática e da Física, (que passaram a constituir as provas de ingresso para as áreas de engenharia) de que venha a resultar um aumento das taxas de aprovação, vamos assistir a uma fuga dos estudantes para outras áreas, áreas de que o país não necessita, e que dão acesso a profissões pior remuneradas, mas cujas provas a realizar garantirão, à partida, um maior sucesso no ingresso no ensino superior.

Não temos qualquer dúvida que em algumas áreas da engenharia deva ser exigido a Matemática e a Física, em simultâneo, como provas de ingresso. No entanto, deverá ser feito um trabalho de fundo prévio.

Em primeiro lugar identificar claramente quais as ofertas formativas que de-verão ter a designação de engenharia e aí as ordens profissionais deveriam ser ouvidas e ter uma forte intervenção nesta matéria. A designação dos cursos deve traduzir de forma inequívoca as competências para as quais o curso visa preparar, isto é, deve ser claro para a sociedade, nomeadamente para os candidatos ao ensino superior, o que é que um diplomado numa determinada área está apto a fazer. E isso foi-se perdendo ao longo dos anos em várias áreas, pelo facto de as instituições terem procedido à alteração da designação dos cursos com o único objetivo de potenciar a procura.

Em segundo lugar deve apostar-se claramente no ensino básico e secundário e adequar-se a exigência dos conteúdos e o rigor da lecionação das disciplinas ao que se vai exigir nos exames. Deve haver uma relação clara entre o que se passa durante o ano letivo e no final do ano letivo, nos exames. Se assim acontecer, vamos com toda a certeza assistir a uma melhoria significativa das notas dos exames nacionais. É extraordinariamente preocupante que o país aceite como normal que as médias dos exames nacionais se situem nos 7,5 ou nos 8,7 valores. Em qualquer país do mundo com um sistema de ensino organizado esses resultados terão de constituir sempre, mas sempre, uma anormalidade. Há portanto um trabalho de fundo que tem de ser feito e que obrigatoriamente tem de dar resultados.

Como é do conhecimento de todos, o IPCB sofreu cortes acentuados nas transferências do Orçamento de Estado em 2011 e 2012. Comparativamente ao ano de 2010 o IPCB sofreu no OE do presente ano um corte de 28,2%. Preparamo-nos para encerrar o ano com as contas equilibradas., mas foi necessário implementar um conjunto de medidas de contenção, sendo de realçar a colaboração de todos. Foi solicitado um esforço adicional, princi-palmente aos docentes, e a Instituição respondeu positivamente.

Teremos em 2013 um orçamento bastante exigente. Para uns é um orçamento de salvação nacional, para outros é o maior ataque à história da democracia portuguesa.

Independentemente dos adjetivos utilizados quero transmitir-vos a preocu-pação relativamente ao próximo ano de 2013. Como é do conhecimento de todos iniciou-se ontem na Assembleia da República o debate, na generalidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2013.

Caso não seja reposto na totalidade o subsídio de natal, cuja suspensão foi declarada inconstitucional, caso não seja reposto o valor a descontar para a ADSE, com o aumento para 20% de descontos para a Caixa Geral de Aposen-tações, são aplicados cortes ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para o ano de 2013 de cerca de 8%, quando foi assumido que os cortes médios não ultrapassariam os 3,2%.

Conhecemos a situação em que o país se encontra e somos solidários com o esforço de contenção orçamental, apesar de não termos contribuído para a situação que lhe deu origem. O Ensino Superior é o único setor que não é mencionado no memorando da troika como constituindo um problema para Portugal. Mas ainda assim, obviamente que somos solidários com o esforço que está a ser pedido à sociedade portuguesa. Mas não é razoável que à revelia das instituições estejam a ser alterados os orçamentos que tinham sido elaborados com base no plafond que nos tinham sido comunicados pela tutela em julho último, assim como não é aceitável que se esteja a aumentar brutalmente a despesa das instituições, sem a devida compensação, o que pode conduzir a situações incomportáveis.

Não podemos correr o risco de, em nome da contenção orçamental, serem implementadas medidas que poderão responder ao objetivo imediato da redução da despesa, mas não acautelem um dos bem mais preciosos de que dispomos atualmente: o acesso dos cidadãos a qualificação superior. O dé-fice de qualificação dos cidadãos será sempre mais lesivo e penalizador para qualquer país do que qualquer défice orçamental.

Parabéns a todos. Parabéns ao Instituto Politécnico de Castelo Branco

Muito obrigado

Page 8: Polinfor dezembro 2012

destaque

08 POLINFOR

Comemoração do 32º aniversário do IPCBO IPCB assinalou, no dia 31 de Outubro, o seu 32º aniversário. A cerimónia, que teve início com um momento musical proporcionado por alunos da Escola Superior de Artes Aplicadas, decorreu no auditório da Escola Su-perior de Tecnologia. Perante um auditório cheio a primeira intervenção coube ao Presidente do IPCB, Carlos Maia.(ver discurso na pág. 6 e 7)Seguiu-se-lhe Vasco Sousa, em representação da FACAB, que louvou o esforço da instituição em continuar a apostar na melhoria da qualidade dos serviços prestados e das suas infraestruturas, como é caso da construção do Bolco Pedagógico da ESART, no Campus da Talagueira. A intervenção seguinte coube ao Presidente do Conselho Geral do IPCB, Pedro Veiga, que abordou a questão da reorganização da rede de Institu-ições de Ensino Superior, tendo-se manifestado favorável relativamente à extinção de cursos mas ter muitas dúvidas quanto à extinção de insti-tuições. Pedro Veiga referiu mesmo que há zonas do território nacional onde, inclusivamente, se deveria reforçar as instituições de Ensino Superior que aí existem pois elas são fundamentais para que o país se mantenha homogéneo e se desenvolva. A sessão ficou ainda marcada pela intervenção do presidente da Câmara de Castelo Branco, que sublinhou o papel da instituição no desenvolvi-mento da região ao longo dos seus 32 anos de existência. Joaquim Morão lembrou ainda que a autarquia sempre foi um parceiro ativo do IPCB e que sempre esteve disponível para, em conjunto, encontrar soluções para as adversidades.A intervenção final coube ao presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Sobrinho Teixeira, que referiu que um dos principais perigos para o país, na área do Ensino, é o atrofia-mento na qualificação que se pode estar a perspetivar com os cortes nos orçamentos das instituições de Ensino Superior.O Presidente do CCISP lembrou que, atualmente, o sistema politécnico tem 115.000 estudantes e “que cobre todo o território nacional, o que deve ser olhado como fator positivo pois contribui, decisivamente, para a democratização do acesso ao Ensino Superior do nosso país e, sobretudo, para a coesão nacional e territorial, do ponto de vista económico, social e de massa crítica”.“Apesar das adversidades, conseguimos manter o número de estudantes de licenciatura, aumentámos nos últimos anos em 65,3% o número de alunos em CET e quase 400% o número de alunos em mestrado”, disse ainda.Relativamente ao futuro, Santos Teixeira afirmou que “a rede pode fazer mais e melhor, quer através de consórcios ou associações entre Politéc-nicos, obtendo-se ganhos de dimensão. Manter a sua Missão (sistema de ensino de proximidade, ligado às profissões, ao mercado de trabalho e muito ligado às regiões) mas ganhando mais massa crítica e sobretudo poder qualificar mais jovens”.Santos Teixeira deixou ainda a mensagem de esperança de que os Poli-técnicos serão capazes de encontrar soluções para as dificuldades termi-nando dizendo que o Sistema Superior Politécnico tem hoje capacidade para qualificar mais jovens pelo que o país deve olhar para isso como uma oportunidade A cerimónia integrou ainda a entrega dos prémios de mérito aos melhores alunos do ano letivo 2011/2012, dos prémios aos três melhores classificados no 9º Concurso Regional Poliempreende, do Prémio Repositório Científico do IPCB e ainda a homenagem aos colaboradores do IPCB que trabalham na instituição há 25 ou mais anos. Os prémios de mérito escolar foram atribuídos a Hugo Saturnino, da ESA, (Prémio BES); Francisco Gomes, ESART (Prémio Ensino Magazine); Flo-rência Frango, ESE (Prémio Câmara de Castelo Branco); Susana Fernandes, ESG (Prémio BES); Kátia Marçal, ESALD (Prémio BES); David Cardoso, EST (Prémio Delphi); Ana Gaspar, ESALD (Prémio Junta de Freguesia de Castelo Branco); Helena Vinagre, ESE (Prémio Ensino Magazine). Os Prémios IPCB, para os alunos do 1º ano que no ano letivo 2011/2012 obtiveram a melhor classificação em cada uma das suas Escolas, foram atribuídos a Patrícia Henriques (ESA); Gisela Santos (ESART); Natércia Valentim (ESE); Mónica Martins (ESALD); Elsa Domingos (ESG); e Tiago Gonçalves (EST).Na sessão, foi ainda atribuído ao docente e investigador Ernesto Candeias Martins o Prémio Repositório Científico do IPCB e os Prémios Poliem-preende aos vencedores do 9º Concurso Regional: Carolina Gama e Carlos Marques (Boiões de comida para idosos - Prémio BES); Nuno Dias (“Smart-Covers4u”, capas para telemóveis que mantêm a bateria carregada - Prémio BES) e Paulo Lopes, Paulo Gonçalves e Pedro Torres (“ROBIHO - Robots for Intelligent Homes” - Prémio Pedro Agapito Seguros).

Page 9: Polinfor dezembro 2012

Uma delegação de reitores brasileiros visitou, no passado dia 3 de outubro, o IPCB com o objetivo de conhecer as potencialidades da instituição e promover o intercâmbio de estudantes e docentes e estabelecer protocolos de cooperação.Esta visita ocorreu após a participação, em Bragança, no 2º Encontro da UAS-net (Universities of Applied Science network) em que foi firmado um protocolo entre o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profis-sional, Científica e Tecnológica (CONIF) do Brasil, no âmbito do Programa Ciência Sem Fronteira, e que prevê a vinda de 4500 estudantes brasileiros para estudar nos politécnicos portugueses nos próximos três anos. A delegação integrou os reitores dos Institutos Federais da Bahia, Alagoas, Sergipe e Amazonas, respetivamente, Luiz Gustavo Duarte, Sérgio Teixeira Costa, Ailton Ribeiro de Oliveira e João Martins Dias. Durante a manhã, a delegação de reitores brasileiros esteve nos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB onde reuniu com o Presidente Carlos Leitão Maia, com o Vice-Presidente José Carlos Gonçalves e com o Coordenador das Relações Internacionais do IPCB João Pedro Luz. Seguiu-se depois uma reunião com os diretores das seis escolas e um almoço de trabalho em que estiveram também presentes o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e o presidente do NERCAB. Durante a tarde, a comitiva visitou o Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar, a ESALD e a EST, no campus da Talagueira e ainda a ESA e a ESART, no campus da Quinta da Sra. de Mércules, com o objetivo de conhecer as instalações e os projetos em curso do IPCB.

Reitores brasileiros no IPCBIPCB na Orquestra Mundial

i & D

Gestão pela Qualidade Total e InovaçãoO docente do IPCB/Escola Superior de Tecnologia António Fernandes obteve, no dia 3 de Outubro, o Grau de Doutor em Gestão. Com o título “Gestão pela Qualidade Total e Inovação: sua Relação e Repercussão no Desempenho Or-ganizacional”, a investigação teve por objetivo analisar o impacto da quali-dade na inovação, da inovação na qualidade e, também, o efeito sinergético de ambas as dimensões no desempenho das organizações.

Para o investigador, “a globalização do mercado, a concorrência extre-mamente agressiva e a maior exigência por parte dos clientes, são, entre outros, fatores que têm vindo a assumir papel de destaque no desenvolvi-mento das organizações que se veem forçadas a adotar novos princípios e modelos de gestão que lhes permitam adquirir flexibilidade e rapidez de resposta às novas necessidades emergentes. Um compromisso convergente entre a qualidade e a inovação poderá criar condições ideais para que as organizações consigam melhorar o seu desempenho e vencer o desafio da competitividade”.

As hipóteses de investigação formuladas foram testadas com dados recolhidos junto de 218 organizações certificadas pela norma ISO 9001:2008. O impacto da Gestão pela Qualidade Total (GQT) na inovação e da inovação na GQT foi testado através de modelos de regressão linear múltipla. O efeito sinérgico da GQT e da Inovação no desempenho das organizações foi avaliado a partir do desenvolvimento de um modelo concetual de relações causais, tendo sido aplicado um modelo estruturado de equações e utilizada a abordagem PLS (Partial least Square).

Genericamente pode concluir-se que a adoção e implementação de princípios de GQT tem um papel relevante no desempenho inovador das organizações, e os outputs da inovação têm impacto na abordagem de gestão pela qualidade total. Os resultados revelam ainda que a inovação tem efeito direto positivo no desempenho financeiro da organização e a GQT tem efeito direto positivo em variáveis não financeiras do desempenho da organização.”

Misturas Betuminosas com Resíduos de ConstruçãoAna Cristina da Conceição foi a primeira aluna do IPCB/EST a concluir o curso de Mestrado em Construção Sustentável. A prova pública de apresentação do projeto/estágio “Caracterização de Resíduos de Construção e Demolição com Vista à sua Aplicação em Misturas Betuminosas” ocorreu no dia 28 de setembro.

Com a sua dissertação, a aluna pretendeu “contribuir para o estudo da utilização de Resíduos de Construção e Demolição em camadas ligadas de pavimentos de estradas de baixo tráfego, de modo a que essa prática se torne cada vez mais corrente”. A investigação permitiu confirmar que a “reciclagem de agregados oferece diversas e importantes vantagens do ponto de vista da proteção am-biental” - diminui consideravelmente a necessidade de extração de materiais granulares em pedreiras, aumenta o ciclo de vida dos resíduos, o que proporciona uma menor ocupação de vazadouros, e reduz bastante o consumo de energia”.

O trabalho de investigação teve como “objetivo principal caracterizar em laboratório os Agregados de Resíduos de Construção e Demolição e analisar a viabilidade da sua aplicação em misturas betuminosas a aplicar em camada de base AC20”. Por forma a atingir esse objetivo procedeu “à recolha de Agre-gados de Resíduos de Construção e Demolição constituídos pela mistura de betão, tijolos, ladrilhos, telhas e materiais cerâmicos e à ca-racterização em laboratório das suas propriedades geométricas e físicas”. Os resultados obti-dos foram ainda comparados com outros trabalhos científicos, desenvolvidos sobre este tipo de materiais tanto em Portugal como em alguns outros países.

Dos estudos realizados Ana Cristina da Conceição concluiu que a aplicação de Agregados de Resíduos de Construção e Demolição “é viável, embora parcialmente, em camadas ligadas de base em estradas de baixo tráfego. No seu trabalho, a nova mestre recomenda que “é, no entanto, imprescindível e urgente a criação de especificações que estabeleçam requisitos mínimos e recomendações para a sua utilização em camadas ligadas de pavimentos rodoviários de baixo tráfego.”

Quatro alunos do IPCB/ESART foram selecionados para a Orquestra Mun-dial, cuja eleição se realizou através da gravação de vídeos até meados de Novembro. Os resultados foram anunciados no dia 12 de dezembro e da lista de admitidos constam sete portugueses, nomeadamente quatro vio-linistas - Nuno Vasconcelos, Oksana Kurtash, Ana Catarina Pinto e Tiago Santos - da classe dos professores do IPCB/ESART Augusto Trindade e Alexandra Trindade. A Orquestra Mundial, que integra músicos de 54 países sob a orientação do maestro Josep Vicent, tem por objetivo promover a interculturalidade e a solidariedade através da música. Os alunos do IPCB/ESART selecionados frequentam diversos graus de ensino, desde a licenciatura ao mestrado, tendo em comum o facto es-tarem sob orientação de Augusto Trindade e Alexandra Trindade, que, nos últimos cinco anos, têm visto discípulos seus integrarem orquestras internacionais como a Orquestra de Jovens da União Europeia e a Orquestra Sinfónica do YouTube. O caso mais mediático é mesmo o de Tiago Santos, pós-graduado pelo IPCB/ESART e aluno do 1º ano do Mestrado em Ensino de Música do IPCB/ESART. Natural de Ovar, Tiago Santos é, atualmente, também professor de violino na Academia de Música de Paços de Brandão. Já Nuno Vasconcelos é aluno do 2º ano do Mestrado em Música do IPCB/ESART. Natural de Santo Tirso, Nuno Vasconcelos é membro da Orquestra Ópera Estúdio de Guimarães, capital europeia da cultura 2012 e professor de violino no Conservatório de Música de Vila Real. Outro dos alunos do IPCB/ESART selecionados é a luso-ucraniana Oksana Kurtash que frequenta o 3º ano da Licenciatura em Música, na classe dos professores Augusto e Alexandra Trindade. Professora de violino na Academia de Música de Viana do Castelo, Ana Catarina Pinto é natural de Santo Tirso e frequenta o 1º ano do Mestrado em Música do IPCB/ESART.A seleção de mais quatro jovens alunos do IPCB/ESART para uma orquestra de referência internacional como é a Orquestra Mundial vem reforçar o reconhecimento de um trabalho contínuo e eficaz que tem sido desen-volvido nesta Instituição de Ensino Superior do interior do país, não só no ensino da música, mas também nas restantes áreas científicas.

destaque

POLINFOR 09

Page 10: Polinfor dezembro 2012

academia

P.11

29º Aniversário da Escola Superior AgráriaA Escola Superior Agrária de Castelo Branco comemorou, no 5 de dezembro, o seu 29º aniversário. Na cerimónia, que decorreu no Auditório Virgílio Pinto de Andrade do Campus da Quinta Sr.ª de Mércules, intervieram o Diretor da ESACB, a Presidente do Conselho Técnico-Científico, os representantes das Unidades Técnico-Científicas e da Associação de Estudantes e o Presidente do IPCB.

Do programa constou ainda a atividade “ESACB, a minha escolha” na qual participaram diversos alunos que transmitiram o seu testemunho sobre as razões de estarem a estudar no IPCB/ESA, e ainda a atuação da Tuna Castra Leuca, a que se seguiu a foto de “família” e um lanche convívio.

Novo Provedor do Estudante do IPCBO IPCB tem um novo Provedor do Estudante. Trata-se do Prof. Coordenador António Moitinho Rodrigues, docente do IPCB/Escola Superior Agrária, que tomou posse no dia 13 de dezembro. O atendimento aos estudantes, por parte do Provedor, far-se-á nos Serviços Centrais e da Presidência, às quartas-feiras das 15h às 17h.

Divulgação dos CET do IPCB dá tese de mestradoO aluno da Universidade da Beira Interior Tiago Guterres concluiu o mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas com uma dis-sertação que teve por base a campanha de divulgação dos cursos do IPCB para o ano letivo 2011/2012. Com o título “A Publicidade Não-Convencional ao Serviço do Ensino Superior”, a tese foi realizada no âmbito do estágio curricular de cinco meses realizado por Tiago Guterres no Gabinete de Co-municação, Informação e Imagem do IPCB, durante o qual desenvolveu um

projeto de divulgação dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) do IPCB junto da comunidade estudantil das escolas secundárias Nuno Álvares e Amato Lusitano.

Na sua dissertação, o novo mestre da UBI defendeu que as organizações de ensino superior devem estar, cada vez mais, atentas a novas alternativas de posicionar as suas ofertas formativas, recorrendo a outros géneros e conceitos publicitários, tendo em conta os produtos/serviços de que oferecem, o público-alvo a que se destinam, e ao espaço de mercado que existe para posicionar esses mesmos bens.

ESART comemorou 13º aniversárioA Escola Superior de Artes Aplicadas comemorou, no dia 14 de Novembro, o seu 13º aniversário. Antes da sessão de abertura, a cerimónia contou com um momento musical. Do programa constou ainda a participação de ex-alunos que deram o seu testemunho sobre a sua vivência enquanto estudantes do IPCB/ESART.

Semana da Ciência e da TecnologiaNos dias 19 e 20 de Novembro d, decorreu no Laboratório de Telecomunicações do IPCB/EST a atividade “Como funciona a fibra ótica?” inserida no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva).Os cerca de 50 participantes tiveram a oportunidade de compreender o princí-pio de funcionamento de uma fibra ótica e de usar este meio de transmissão, quer de voz quer de dados digitais.

Ação de sensibilização rodoviáriaA Prevenção Rodoviária Portuguesa realizou, no dia 19 de Novembro, no IPCB/EST uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Atitudes Sociais Face ao Risco do Trânsito Rodoviário”.

Alimentação animalO docente do IPCB/ESA António Moitinho participou nas “Jornadas de Utilização de co-produtos da Agro-Indústria na Alimentação Animal”, iniciativa internacional realizada nos dias 12 e 13 de Outubro de 2012, em Vila Real.Apresentou a comunicação “Valor nutritivo de silagens de bagaço de sorgo sacarino produzido na Beira Interior Sul”, documento elaborado em co-autoria com o docente/inves-tigador do IPCB/ESA José Sarreira Monteiro e dos docentes/investiga-dores da UTAD Miguel Rodrigues e Luís Ferreira.Durante a apresentação oral, além de se dar a conhecer o valor nutri-tivo do bagaço de três cultivares de sorgo sacarino produzidas na Quinta da Sr.ª de Mércules, foram apresentados dois planos alimenta-res equivalentes para vacas leiteiras um dos quais com a inclusão de bagaço de sorgo sacarino. Este co-produto poderá constituir alimento volumoso para ruminantes.

Congresso Joelho 2012O docente do IPCB/ESE Pedro Mendes apresentou no Congresso Joelho 2012, realizado nos dias 21 e 22 de setembro, em Portimão, uma palestra sobre o tema “Interven-ção do fisioterapeuta em contexto desportivo”. O docente foi ainda moderador da sessão sobre a “Ar-troplastia do joelho”.

Cursos de formação da ESAO IPCB/Escola Superior Agrária re-alizou nos dias 25 e 26 de Outubro o Curso de Formação “Operador de Motorroçadoura”, num total de 14 horas de formação.Este curso teve como objetivo capac-itar os formandos com os conheci-mentos práticos para o uso correto da motorroçadora nas em operações de silvicultura e manutenção de es-paços verdes, respeitando as normas de Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho (SHST) e de proteção do ambiente, e as operações de ma-nutenção e conservação necessárias a um trabalho seguro, eficiente e produtivo.Já no dia 9 de Novembro, realizou-se o curso “Proteção da cultura do olival – doenças, formação que tinha como objetivos dotar os participantes de conhecimentos sobre as principais doenças que se verificam no olival.

Este curso foi dirigido especialmente a pessoas com atividade agrícola de lazer ou de complemento do rendi-mento familiar, que pretenderam ad-quirir ou aprofundar conhecimentos sobre doenças da oliveira.

Congresso de RadiologiaO curso de Radiologia do IPCB/ESALD esteve amplamente repre-sentado, por alunos e docentes, no II Congresso Internacional de Radio-logia, realizado nos dias 9 e 10 de novembro, em Coimbra. No evento, os elementos da ESALD apresenta-ram 12 das 19 comunicações livres.

Prevenção da Violência Sexual No dia 5 de novembro, realizou-se, no auditório do IPCB/Escola Superior de Educação, um Semi-nário da responsabilidade da APAV (Associação de Apoio à Vítima) – Delegação de Coimbra, onde foi apresentado o Projecto Unisexo - Prevenção da Violência Sexual no Ensino Superior, que visa atuar na área da prevenção da violência sexual no ensino superior. O Projeto Unisexo é financiado pelo QREN/POPH, Eixo 7 - Igualdade de Género, medida 7.3. - apoio técnico e financeiro às ONG, medida gerida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, e conta com

breves

as parcerias do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do Instituto de Medicina Legal. A organização desta iniciativa esteve a cargo da coordenação do Curso de Serviço Social do IPCB.

Cuidados PaliativosNo dia 26 de outubro, decorreu na ULS de Castelo Branco a abertura oficial do Mestrado em Cuidados Paliativos. A cerimónia contou com uma aula/conferência proferida pelo Dr. Enric Benito Oliver sobre «Os Cuidados paliativos: a resposta profissional e humanizada a uma necessidade». Com esta iniciativa, o IPCB/ESALD procurou disseminar o conhecimento e a filosofia dos cui-dados paliativos e, ao mesmo tempo, retribuir e agradecer a permanente disponibilidade da ULSCB como instituição parceira.

Docente na TransilvâniaO docente do IPCB/EST Paulo Jorge Dias Torres esteve, entre os dias 15 e 19 de Outubro, na Universidade da Transilvânia, Roménia onde realizou duas palestras sobre “Códigos de Correcção de Erros”, no âmbito do programa Erasmus. O docente esteve no Departamento de Engenharia Eletrotécnica onde constatou que,

P.11

10 POLINFOR

Page 11: Polinfor dezembro 2012

Ano 6, n.º 32 | III série | Dezembro de 2012 | Depósito Legal n.º 164771/01 | ISSN: 1645-166X | ©Propriedade: Instituto Politécnico de Castelo Branco, Av. Pedro A. Cabral n.º 12, 6000 084 Castelo BrancoDirector: Carlos Manuel Leitão Maia | Director Executivo: José Carlos Gonçalves | Editores Executivos: António Camões, Rui MonteiroProjecto Gráfico: Daniel Raposo, João Neves | Paginação: Serviços gráficos do IPCB | Periodicidade: trimestral | Edição On-line

Os alunos da Escola foram convidados a experimentar alguns simuladores, onde eram demonstrados os efeitos do álcool, drogas ou medicamentos na condução, bem como os tempos de reação dos condutores perante situações de fadiga, falta de concentração, entre outras

Alunos nas Jornadas de CuniculturaUm grupo de alunos do curso de Mestrado em Engenharia Zootécnica e do curso de Enfermagem Veterinária, acompanhados pelo docente do IPCB/ESA Edgar Vaz, participou nas “IV Jornadas da Associação Portuguesa de Cuni-cultura (ASPOC) / Jornadas de Cunicultura da ESAV”, realizada nos dias 6 e 7 de Novembro, em Viseu Nesta iniciativa internacional, organizada pela ASPOC e pelo IP de Viseu, a aluna Filipa Inês Pitacas, do curso de Enfermagem Veterinária, apresentou o poster intitulado “Particularidades na formulação de misturas de alimentos para coelhos anões”, documento elaborado em co-autoria com os docentes Edgar Vaz e António Moitinho Rodrigues.Durante a apresentação, foram realçadas as preocupações inerentes à formu-lação de misturas de alimentos para animais de companhia e a importância da existência de protocolos entre o IPCB/Escola Superior Agrária e algumas empresas, nomeadamente a Meskliflower.

Docentes concluem avaliação internacional ITQOs docentes do IPCB/EST Vasco Soares e Hugo Marques concluíram, no dia 23 de outubro, nas instalações do ISEP no Porto, a qualificação ITQ (Instructor Trainer Qualification) que lhes permite formar novos instrutores CCNA para as Academias Cisco, na nova organização das academias a nível mundial.A relevância desta qualificação é destacada pelo facto de, por um lado, os dois docentes agora qualificados fazerem agora parte do restrito conjunto de instrutores que concluíram com sucesso a avaliação ITQ e, por outro, ficarem preenchidos os requisitos para a criação de um centro de treino de instrutores

Cisco (ITC¬ - Instructor Training Center) no IPCB/ESTCB, o que coloca a in-stituição no restrito grupo de sete instituições que irá acolher, em Portugal, um centro de treino ITC.

Caloiros da ESALD vencem Latada 2012O cortejo da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias foi o vencedor da Latada 2012, que saiu às ruas de Castelo Branco no dia 21 de Novembro. O desfile dos caloiros da ESALD, inspirado no conto de Lewis Carroll “Alice no País das Maravilhas” alcançou a maior pontuação nas categorias de carro alegórico, tema, caloiros + caloiros e caraterização.O prémio na organização foi atribuído ao cortejo da Escola Superior de Educação, enquanto os caloiros da Escola Superior de Tecnologia ganharam galardão referente ao hinoA Latada é um cortejo alegórico e um concurso organizados pela FACAB, que conta com a presença das comunidades estudantis das seis escolas do IPCB.

nos laboratórios do Departamento de Telecomunicações, recorrem a “kits” práticos com forte componente elec-trónica para demonstrar os conceitos básicos de telecomunicações.

Redes VeicularesVasco Soares, docente do IPCB/EST, participou, nos dias 15 e 16 de Novembro, na 12ª Conferência sobre Redes de Computadores, re-alizada em Aveiro. Neste encontro, o docente apresentou, em colabo-ração com João Dias, João Isento e Joel Rodrigues o artigo intitulado “Protocolos de Encaminhamento para Redes Veiculares com Ligações Intermitentes.

Robótica apresenta trabalhosNa 18ª edição da Conferência Por-tuguesa de Reconhecimento de Pa-drões, realizada no dia 26 outubro, em Coimbra, foram apresentados quatro trabalhos de investigação em Robótica Médica que estão em curso no Laboratório de Robótica e Equi-pamentos Inteligentes do IPCB/ EST - “Robotic 3D Ultrasound”, “Simula-tion of Ultrasound Guided Robotic Surgery with MORSE”, “3D Point Cloud Registration of the Femoral Bone, using the Point Cloud Library” e “Bone Contour Segmentation from US Images – A Comparative Study”.

A delegação do IPCB/ EST àquele encontro, especialmente vocacio-nado para a partilha e divulgação do conhecimento científico entre jovens investigadores, foi constituída pelos docente Paulo Gonçalves e Pedro Torres e pelos bolseiros de investi-gação Fábio Santos, Nuno Catarino e Ruben António.

Mobilidade ErasmusOs docentes do IPCB/EST Pedro Silva e Nuno Castela estiveram na semana de 15 a 19 de Outubro em Missão de Ensino – ErasmusStaff Mobility for Teaching Activities (STA) na Escuela Politécnica de Cáceres da Universi-dad de Extremadura. Durante a sua missão lecionaram conteúdos de : “Proceso de Diseño Centrado en el Usuario” e “Modelado de Procesos de Negocio encuadrado en la Arqui-tectura de sistemas de informacíon”, aos cursos de Máster en Ingeniería Informática, Máster en Ingeniería de Telecomunicación, Máster en Direc-ción TIC e Titulación en Ingeniería Informática.

Avaliação de riscos de cheiasNa semana de 7 a 12 de Outubro de 2012, a docente do IPCB Teresa Albuquerque e a técnica superior Sandrina de Oliveira frequentaram um curso de formação “COST” sobre o tema “Advanced techniques for

breves

flood hazard assessment in a chang-ing environment”. A ação teve lugar em Limassol-Chipre, tendo como ob-jetivo proporcionar aos participantes um conhecimento de base na análise de frequência de cheias e avaliação de riscos de cheias, proporcionando-lhes uma base teórica e visão prática para prever a ocorrência de cheias em bacias monitorizadas e não monitorizadas num contexto de mudança ambiental.

Ação de formação: ScoutingNo dia 24 de novembro, decorreu no auditório do IPCB/Escola Superior de Educação a ação de formação “Scouting – Observação de Equipas e Jovens Talentos”, organizada pelos alunos do 2.º ano do curso de De-sporto e Actividade Física e inserida no âmbito da unidade curricular de Projectos e Eventos Desportivos. João Sá Pinho, Pedro Malta e Vasco Guerra, que desenvolvem um tra-balho de prospecção de talentos e de análise de jogo para clubes nacionais e internacionais de nomeada, foram os especialistas que apresentaram comunicações.

Sistemas robóticos inteligentesO docente Paulo Gonçalves partic-ipou, entre os dias 7 e 12 de Outu-bro, na International Conference on

Intelligent Robots and Systems, que decorreu em Vilamoura, Portugal, e que contou com 1400 participantes de todo o mundo. Neste encontro o docente apresen-tou diversos trabalhos e participou ainda nas reuniões dos grupos de trabalho da Sociedade de Robótica e Automação do IEEE: “Standards for Robotics and Automation” e “Humanitarian Technology”.

Atividades de Ciência e TecnologiaNo âmbito da comemoração da Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior (MFTPJ) e o IPCB/ESE dinamizaram, entre os dias 19 e 23 de novembro, atividades experimentais de ciências, nas quais participaram cerca de 200 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino e básico e respetivos professores.

As atividades, subordinadas ao tema “O Jardim dos Sapatos Velhos”, foram implementadas nos espaços do Museu por alunos dos 2.º e 3.º anos, dos cursos de licenciatura em Educação Básica e do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a coordenação das docentes do IPCB/ESSE Helena Margarida Tomás, Maria Dolores Alveirinho, Margarida Afonso e Paula Esteves.

POLINFOR 11

Page 12: Polinfor dezembro 2012

.