polinfor janeiro 2011

8
P.05 P.05 P.02 IPCB na ACAPO Três elementos da comunidade académica do IPCB integram os novos órgãos sociais da delegação de Castelo Branco da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). Rui Nunes, funcionário do IPCB na Escola Superior Agrária, é o novo presidente da direcção. Novos cursos para 2011/12 O IPCB apresentou à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3E) três novos cursos de licenciatura e nove mestrados. Reajustar a oferta formativa ao nível das licenciaturas e reforçar o segundo ciclo de formação é a aposta do IPCB, para o ano lectivo de 2011/2012. YouTube recruta no IPCB Vasken Fermanian, aluno do IPCB/ ESART, foi seleccionado para integrar a Orquestra Sinfónica do YouTube 2011. Com esta participação, é segunda vez consecutiva que a classe de violino do professor Augusto Trindade se faz representar naquela orquestra que agrega músicos de mais de 30 países. RCIPCB promove imagem Passado um ano do seu lançamento, o Repositório Científico do IPCB é já um valor acrescentado para a instituição e um sinal da sua vitalidade. No dia 18 de Janeiro de 2011 já tinham sido depositados 425 documentos científicos contribuindo, assim, para a promoção da imagem dos seus autores e do IPCB. P.06 INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO www.ipcb.pt [email protected] Janeiro 2011 IPCB com certificado de Qualidade O IPCB recebeu, no dia 24 de Janeiro, o certificado de conformidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008. É o reconhecimento formal de que o SGQ se encontra estruturado e em conformidade com os padrões internacionais, comprovando-se o cumprimento por parte do IPCB de exigentes requisitos de qualidade nas actividades do domínio da certificação: realização dos processos de gestão, de avaliação e melhoria e dos serviços de recursos humanos, académicos e de acção social, e órgãos e serviços de apoio à gestão. Na cerimónia de entrega do certificado de Qualidade, o Presidente do IPCB, Carlos Maia assumiu ainda o desafio de alargar, até ao final de 2012, o âmbito da certificação aos restantes processos, designadamente, processo formativo, processo de prestação de serviços e processo de investigação. P.03

Upload: joaquim-marques

Post on 12-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Polinfor Janeiro 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Polinfor Janeiro 2011

P.05P.05 P.02

IPCB na ACAPOTrês elementos da comunidade académica do IPCB integram os novos órgãos sociais da delegação de Castelo Branco da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). Rui Nunes, funcionário do IPCB na Escola Superior Agrária, é o novo presidente da direcção.

Novos cursos para 2011/12O IPCB apresentou à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3E) três novos cursos de licenciatura e nove mestrados. Reajustar a oferta formativa ao nível das licenciaturas e reforçar o segundo ciclo de formação é a aposta do IPCB, para o ano lectivo de 2011/2012.

YouTube recruta no IPCBVasken Fermanian, aluno do IPCB/ESART, foi seleccionado para integrar a Orquestra Sinfónica do YouTube 2011. Com esta participação, é segunda vez consecutiva que a classe de violino do professor Augusto Trindade se faz representar naquela orquestra que agrega músicos de mais de 30 países.

RCIPCB promove imagemPassado um ano do seu lançamento, o Repositório Científico do IPCB é já um valor acrescentado para a instituição e um sinal da sua vitalidade. No dia 18 de Janeiro de 2011 já tinham sido depositados 425 documentos científicos contribuindo, assim, para a promoção da imagem dos seus autores e do IPCB.

P.06

INSTITUTOPOLITÉCNICODE [email protected]

Janeiro2011

IPCB com certificado de QualidadeO IPCB recebeu, no dia 24 de Janeiro, o certificado de conformidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008. É o reconhecimento formal de que o SGQ se encontra estruturado e em conformidade com os padrões internacionais, comprovando-se o cumprimento por parte do IPCB de exigentes requisitos de qualidade nas actividades do domínio da certificação: realização dos processos de gestão, de avaliação e melhoria e dos serviços de recursos humanos, académicos e de acção social, e órgãos e serviços de apoio à gestão.Na cerimónia de entrega do certificado de Qualidade, o Presidente do IPCB, Carlos Maia assumiu ainda o desafio de alargar, até ao final de 2012, o âmbito da certificação aos restantes processos, designadamente, processo formativo, processo de prestação de serviços e processo de investigação.

P.03

Page 2: Polinfor Janeiro 2011

empreender

02 POLINFOR

comunidade

O “Uso seguro da Internet”O IPCB realizou, no dia 19 de Janeiro, na Escola Secundária Nuno Álvares, uma sessão sobre o “Uso seguro da Internet”, dirigida aos encarregados de educação, professores e alunos. A sessão foi dirigida pelo Professor Pedro Veiga, Presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e Presidente do Conselho Geral do IPCB.

Na sessão foram abordados diversos aspectos do uso da Internet de um modo seguro e alguns dos desafios que este novo meio acarreta.

Ligado desde o início dos anos oitenta às questões relacionadas com a internet e à sua introdução em Portugal, Pedro Veiga considera que este meio veio “abrir novas oportunidades e trazer novos modos de comunicação, à escala global, de modo instantâneo e a custos reduzidos. Mas estas novas oportunidades exigem, também, um maior conhecimento das boas práticas de uso da Internet”.

No que diz respeito à sua utilização por parte dos mais novos, o Presidente da FCCN defende que, entre outras práticas, “a internet não deve ser usada pelo jovem no seu quarto, fechado, mas sim num local do lar partilhado por toda a família; os pais devem dialogar frequentemente com os jovens sobre o uso que fazem da internet para tentarem identificar comportamentos poten-cialmente perigosos, nomeadamente perguntando se têm conhecido pessoas na internet ou que “sites” frequentam; não deixar instalar câmaras de vídeo no computador (embora isso seja cada vez mais difícil porque os computa-dores já as trazem instaladas); ensinar os filhos a nunca darem informação pessoal pela internet ou a qualquer pessoa que não conheçam, quer na rua, quer pelo telefone; instalar filtros de acesso a “sites” através de programas de controlo parental”.

Já os pais devem ter cuidado com e-mails falsos que lhes são enviados por pessoas que não conhecem e que contém informações falsas, e muitas vezes com os seus anexos que são portadores de vírus; actualizar regularmente os antivírus; ter cuidado ao efectuar “downloads”, entre outros cuidados a ter.

O Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco (RCIPCB) cumpriu o primeiro ano de existência e para assinalar o facto realizou-se, no dia 19 de Janeiro, nos Serviços da Presidência, uma Conferência sobre o tema do Livre Acesso aos Documentos e aos Dados Científicos. Passado um ano do seu lançamento, o Presidente do IPCB, Carlos Maia, considera que o RCIPCB é um valor acrescentado para a instituição e um sinal da sua vitalidade: “o balanço é claramente positivo já que tínhamos estabelecido como meta, em termos de QUAR – Quadro de Avaliação e Responsabilização, o depósito de 200 documentos e ultrapassou-se o dobro – temos neste momento mais de 400 documentos –, e isso é sinal da boa adesão que o RCIPCB tem tido”. Carlos Maia adianta o RCIPB tem ajudado a concretizar uma das principais missões de uma instituição de ensino superior que é promover a divulgação do conhecimento científico e acredita que para o futuro a adesão ao RCIPB vai ser ainda maior.Integrado desde o seu nascimento no RCAAP-Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, projecto de âmbito nacional do qual fazem parte mais 22 repositórios e onde estão actualmente apenas 5 Politécnicos, o RCIPCB é considerado um espaço de excelência para a divulgação dos trabalhos de natureza científica que venham a ser publicados pelos docentes e investigadores do IPCB, contribuindo, ao mesmo tempo para a promoção dos seus autores e para a imagem do IPCB.A administradora do RCIPCB, Eduarda Rodrigues, efectuou o balanço das actividades desenvolvidas no âmbito do projecto, no IPCB, bem como dos resultados obtidos em termos de adesão, tendo informado que no dia em que o RCIPB fez um ano de existência, 18 de Janeiro, tinham sido já depositados

Análises ClínicasNos dias 10, 11, 12 e 13 de Fevereiro, vai decorrer na ESALD o I Congresso Internacional de Análises Clínicas e de Saúde Pública. A iniciativa tem como objectivo uma abordagem mais diversificada de alguns temas nas áreas da Microbiologia, Hematologia, Endocrinologia, Saúde Pública e Investigação em Análises Clínicas, de modo a permitir alargar conhecimentos explorados com menos frequência no âmbito das Análises Clínicas e Saúde Pública. Durante o congresso serão, também, realizados cursos teórico-práticos de modo a que os participantes tenham a oportunidade de efectuar práticas laboratoriais pouco comuns na rotina laboratorial - Citometria de Fluxo; Interpretação de Citogramas, Histogramas e Casos Clínicos (Grupo A e B); Fase Pré-Analítica.No último dia do evento, serão ainda apresentadas comunicações livres. A comissão organizadora entregará prémios para o melhor poster e comunicação livre.

Vitrinismo no MercadoNo âmbito da discipl ina de Vitrinismo, os alunos do curso de Design de Moda e Têxtil e do curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual do IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) realizaram um projecto de decoração nas lojas de artesanato situadas no 1º andar do Mercado Municipal de Castelo Branco. O projecto foi desenvolvido com o objectivo de conceberem as mon t r a s p a r a e s s a s l o j a s .

A d i sc ip l ina de Vi t r in i smo integrada naqueles cursos propõe um programa essencialmente de carácter prático com vista a criar as competências necessárias para a exposição e decoração de montras em zonas comerciais.

Os trabalhos efectuados nas montras das lojas de artesanato do Mercado Municipal de Castelo Branco podem ser vistas até ao dia 24 de Janeiro.

Este projecto teve a colaboração da Câmara Municipal de Castelo Branco.

425 documentos, dos quais 192 da ESA, 34 da ESALD, 30 da ESART, 85 da ESE, 42 da ESG e 42 da EST.Pedro Veiga, Presidente do Conselho Geral do IPCB e Presidente da FCCN nas breves palavras que proferiu pediu aos presentes para “viciarem os colegas para a importância dos repositórios científicos”.A conferência contou ainda com a presença de Eloy Rodrigues, José Carvalho e João Moreira, membros da equipa do RCAAP, que abordaram o tema “Acesso Aberto” tendo ficado bem vincado o acesso livre “aumenta a visibilidade dos resultados da investigação, acelera o progresso da ciência e melhora a monitorização, avaliação e gestão da actividade científica”.Entretanto, o IPCB viu aprovada a sua candidatura para integrar o Projecto-Piloto de constituição do Repositório de Dados Científicos (RDC), inserido no âmbito do Projecto RCAAP. A criação deste projecto-piloto, que assinalará as actividades do RCAAP, no domínio da curadoria e partilha de dados científicos, visa desenvolver uma primeira abordagem ao assunto, integrando um pequeno grupo de instituições do sistema científico nacional: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o ICS-UL e o IPCB. A escolha destas três instituições deveu-se ao critério de abrangência que se pretende imprimir ao Repositório de Dados Científicos, em termos de tipologia de instituições e de dados, modalidades de alojamento e requisitos de arquivo.O IPCB já colocou os primeiros dados no RDC. Estes, são dados meteorológicos recolhidos a partir do Posto de Observação da Escola Superior Agrária – IPCB, que estão já disponíveis em acesso livre através do portal RCAAP e também na Colecções RDC do Repositório Científico do IPCB. Informações detalhadas relativas ao estado da arte dos Repositórios de Dados Científicos podem ser encontradas em:http://repositorio-aberto.up.pt / /handle/10216/23806 M.

Repositório Científico

promove imagem

Page 3: Polinfor Janeiro 2011

POLINFOR 03

Novos cursos para 2011/12

Eurocódigos EstruturaisNo dia 15 de Dezembro, realizou-se no IPCB/EST a conferência “Eu-rocódigos Estruturais” que contou com a presença de Pedro Pontífice, investigador principal do LNEC e Chefe do Núcleo de Homologação e Certificação do Centro da Qualidade na Construção do LNEC, e João Catarino, representante do Colé-gio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros e Director Geral da Central Projectos em Coimbra. O encontro serviu para apresentar o ciclo de 10 cursos de aplicação dos Eurocódigos Estruturais que a Unidade Técnico-Científica de Engenharia Civil do IPCB pretende implementar ao longo de 2011, e dar a conhecer algumas informações sobre o calendário de publicação das Normas Portuguesas; clarifi-cação do estatuto dos Eurocódigos – período de coexistência com a regulamentação portuguesa vigente RSA, REBAP E REAE; as novas áreas regulamentadas (estruturas mis-tas, madeira, alvenaria, alumínio).O primeiro curso decorrerá no final de Janeiro e abordará as “Bases para o projecto de Estruturas”.

Reflectir e repensar a Intervenção Social EscolarO IPCB/Escola Superior de Educação promoveu, nos dias 20 e 21 de Janeiro, um colóquio ibérico sobre o tema “Intervenção Social Escolar: novas soluções para velhos problemas”. A iniciativa, enquadrada no âmbito do Mestrado em Intervenção Social Escolar, teve por objecto a reflexão e o repensar da inter-venção social na escola, no actual contexto e à luz da mais recente produção teórica e da diferente experiência desenvolvida em Espanha.Com comunicações de docentes de instituições de Ensino Superior Nacionais e da Galiza, o colóquio debruçou-se sobre temas como “Contributos da Educação Intercultural para a intervenção socioeducativa”, “Pedagogia social: entre a comunidade e a escola”, “Pedagogia social nas instituições escolares: realidades e desafios do futuro”, “Bases para a acção socioeducativa das Câmaras: Teoria e Práticas” e “Perspectivas em protecção infantil: Problemáticas e desafios”.Debatendo as questões dos processos sociais de aproximação à escola e da diversificação dos processos sociais escolares, os participantes acordaram sobre a necessidade do estabelecimento de plataformas institucionais e informais de cooperação entre os vários agentes intervenientes nas problemáticas das crianças, dos jovens e das famílias.Nesse sentido, se tem organizado o novo mestrado em Intervenção Social Escolar, do IPCB, procurando reunir, desde logo ao nível da formação e da troca de experiências, profissionais das áreas do Serviço Social e da Educação, nas vertentes da acção social escolar e das crianças e jovens em risco.Américo Peres, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, abordou o tema “Contributos da Educação Intercultural para a intervenção socioeduca-tiva”, enquanto José Gómez, da Universidade de Santiago de Compostela, falou sobre “A Pedagoxia Social nas instituições escolares: Realidades e desafios do futuro”. Da Universidade da Coruña Héctor Porto trouxe a comunicação “Bases para a acción socioeducativa das Cámaras: Teoria e Práticas” e João Delgado, do Instituto Politécnico do Porto, as “Perspectivas em protecção infantil: Problemáticas e desafios”. A “Pedagogia Social: entre a Comunidade e a Escola” foi abordada por Ernesto Candeias do IPCB.

comunidade

A chave para o futuro!

empreender

Macau é um espectáculoO IPCB em colaboração com o Instituto Internacional de Macau (IIM) pro-moveu, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, a exposição fotográ-fica “Macau é um Espectáculo”. A iniciativa integrada no vasto programa comemorativo do 10º. Aniversário da Região Administrativa Especial de Macau resultou de um protocolo estabelecido entre o IIM e o CCISP.Na inauguração da exposição, Jorge Rangel, presidente do IIM, referiu que subjacente à exposição está a mensagem de que Macau continua a respeitar o legado de Portugal olhando para o amanhã”.Já o Presidente do IPCB manifestou interesse em continuar a colaborar com instituições ligadas àquele terri-tório, nomeadamente com o Instituto Politécnico de Macau, tendo infor-mado que “o IPCB tem um convite para colocar professores de Língua Portuguesa nas universidades chine-sas, através da plataforma de Macau. Na inauguração da Exposição “Ma-cau é um Espectáculo”, Carlos Maia agraciou o presidente do IIM, Jorge Rangel, com o Troféu IPCB.

No dia 3 de Dezembro decorreu, no auditório da Escola Superior de Música de Lisboa, a cerimónia de abertura do 8º Concurso Poliempreende - Projectos de Vocação Empresarial. A iniciativa teve a sua génese no IPCB, no ano lectivo 2003/2004, tendo sido, posteriormente, estendida a todos os Institutos Politéc-nicos (IP) do país. A 8ª Edição do Concurso mantém a parceria com o Instituto de Apoio às Peque-nas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e será coordenada pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Segundo os promotores, a iniciativa pretende “dar resposta a uma necessidade do país que ainda é uma lacuna do ensino Superior, incutir nos alunos a capacidade de empreender. O aprender e o apreender já estão per-feitamente assimilados no Ensino Superior Politécnico falta agora consolidar o empreender, que esperamos consegui-lo com o Poliempreende.Fomentar uma cultura empreendedora e contribuir para o desenvolvimento económico do País ajudando a qualificar a classe empresarial são os grandes objectivos do Poliempreende que já estamos a conseguir com resultados posi-tivos em quase todos os participantes deste projecto dispersos por todo o País”, referem ainda.São destinatários do concurso Poliempreende os estudantes de graduação ou pós-graduação de escolas dos IP, com inscrição em vigor; diplomados de qualquer grau, por escolas dos IP; docentes dos IP ou outros indivíduos (os quais, por este facto, ficam impedidos de pertencer ao júri responsável pela apreciação das propostas), desde que integrando equipas constituídas por alunos e/ou diplomados.

O IPCB apresentou à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Su-perior (A3E) três novos cursos de licenciatura e nove mestrados. Reajustar a oferta formativa ao nível das licenciaturas e reforçar o segundo ciclo de formação é a aposta do IPCB, para o ano lectivo de 2011/2012.Administração Pública e Gestão Autárquica (ESG), Artes Visuais e Digitais (ESART) e Engenharia das Energias Renováveis (ESA/EST) são os novos cursos de licenciatura que aguardam aprovação da A3E. Para ampliar a lista de 24 cursos de 2.º ciclo que já oferece, o IPCB apresentou ao A3E, para aprovação, os cursos de mestrado em Engenharia Zootécnica e Agronómica (ESACB), Saúde Pública e Ambiente (ESACB/ESALD), Cuidados Paliativos (ESALD), Gestão de Recursos Hídricos (ESACB), Educação Pré-Escolar (ESECB), Ensino do Inglês/Espanhol para o Ensino Básico (ESECB), Ger-ontologia Social (ESECB) e Engenharia Industrial (ESTCB)O curso de licenciatura em Administração Pública tem como principal objectivo preparar os alunos para o exercício de funções na Adminis-tração Central, Regional e Local nos Institutos Públicos, nas Instituições de Solidariedade Social, no Ensino e na Investigação. Já o curso de 1.º ciclo de Artes Visuais e Digitais visa a aquisição e desenvolvimento de um largo espectro de competências nos domínios referidos, e na necessidade de assegurar a formação de base aos futuros profissionais do ensino de Educação Visual e Tecnológica, do 2º ciclo do Ensino Básico, e do Ensino das Artes Visuais do 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário. Com a nova licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis o IPCB pretende formar técnicos superiores na área das Energias Renováveis (solar térmica e fotovoltaica, eólica, hídrica, da biomassa e dos biocombustíveis), com conhecimentos especializados na aplicação e integração das tecnologias associadas às energias renováveis, com vista ao aproveitamento, racion-alização e produção de energia (térmica e/ou eléctrica).

Page 4: Polinfor Janeiro 2011

destaque

04 POLINFOR

O IPCB recebeu, no dia 24 de Janeiro, o certificado de conformidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008. A entrega do documento de certificação ao IPCB decorreu du-rante uma cerimónia oficial que contou com a presença de um representante da APCER - Associação Portuguesa de Certificação, organismo líder do mer-cado da certificação em Portugal há mais de uma década.Carlos Maia, Presidente do IPCB, abriu a cerimónia referindo que “o mo-mento é de dupla satisfação: pelo trabalho realizado pela instituição, que permitiu que fosse alcançado mais um importante objectivo estratégico no âmbito do QUAR- Quadro de Avaliação e Responsabilização, e pelo recon-hecimento, por parte de uma entidade externa competente, das boas práticas utilizadas no IPCB”. O Presidente do IPCB adiantou ainda que “o trabalho pela melhoria da Qualidade na instituição não acaba aqui. Para além da manutenção e melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade, o IPCB assume ainda o desafio de alargar, até ao final de 2012, o âmbito da certifi-cação aos restantes processos, designadamente, processo formativo, processo de prestação de serviços e processo de investigação”. Já António Fernandes, coordenador da equipa da Qualidade do IPCB, a par de Nuno Caseiro, referiu que a entrega do certificado é o “reconhecimento formal de que o SGQ do IPCB, se encontra estruturado e em conformidade com os padrões internacionais, comprovando-se o cumprimento de exigen-tes requisitos de qualidade nas actividades do domínio da certificação: re-alização dos processos de gestão, de avaliação e melhoria e dos serviços de recursos humanos, académicos e de acção social, e órgãos e serviços de apoio à gestão”.António Fernandes lembrou que o SGQ “foi desenvolvido ao longo dos úl-timos três anos”, tendo-se começado “por um diagnóstico da organização e por uma análise de exclusões à norma ISO 9001. No seguimento, a Equipa Coordenadora da Qualidade (ECQ) avançou para a

IPCB com certificado de Qualidade

Troféu e Medalha IPCB têm assinatura de escultor

O escultor e professor do IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas José Simão é o autor dos dois galardões, Troféu IPCB e Medalha IPCB, que a presidência instituiu com o objectivo de homenagear personalidades públicas que têm contribuído para o seu engrandecimento e os funcionários que ao longo úl-timos 25 anos colaboraram no seu desenvolvimento. O Troféu IPCB é “construído em tubo de bronze com secção quadrada de 50mm de lado”, assumindo-se como um paralelepípedo com 255 mm de altura. De cor negra, tem numa das faces as legendas e símbolos correspond-entes às seis escolas “abertos” a amarelo. No topo, o Troféu IPCB tem o sím-

concepção do SGQ, com a definição da política da qualidade pela gestão de topo e elaboração de um primeiro esboço do Manual da Gestão. Dando cumprimento ao primeiro requisito geral da norma, a ECQ prosseguiu na identificação dos processos necessários ao SGQ e sua aplicação na or-ganização, tendo definido cinco processos: Processo de Gestão; Processo Académico; Processo RH; Processo Acção Social; Processo Avaliação e Mel-horia. e definimos o procedimento de gestão de cada um. O coordenador da Qualidade adiantou ainda que “simultaneamente foi le-vado a cabo um enorme trabalho de uniformização de procedimentos de trabalho, instruções de trabalho, modelos, numa tentativa de uniformizar ao máximo toda a documentação do SGQ, entre os Serviços Centrais, Unidades Orgânicas e Residências de Estudantes. Adicionalmente foram definidos três Procedimentos de Gestão relativos a controlo dos documentos e registos, realização de auditorias internas e controlo de serviço não conforme”.“Concebido o sistema, foram aprovados e distribuídos os documentos do SGQ. O processo de implementação foi assim avançando com a elaboração de novos documentos e revisão de outros. Posteriormente foram realizadas auditorias internas para verificarmos o estado de implementação do SGQ. Foram realizadas 9 auditorias internas e auditámos os Serviços Centrais, todas as Escolas e todas as Residências de Estudantes. A auditoria externa de concessão foi finalmente realizada a 22 de Novembro (1ª fase), e a 6 e 7 de Dezembro (2ª fase) ”, concluiu António Fernandes. De referir que o SGQ é considerado um instrumento/ferramenta que serve a organização e que tem como objectivo melhorar a eficácia e eficiência dos processos em geral e, das actividades em particular.Antes de entregar os certificados aos directores das seis Escolas do IPCB e à administradora dos SAS, o representante da APCER, Hélder Estradas, desta-cou a importância da certificação afirmando que “é um valor acrescentado e uma vantagem competitiva do IPCB” no mercado do Ensino Superior.

bolo e as legendas “30 Anos” e “Instituto Politécnico de Castelo Branco” na cor azul e a data 28 de Outubro impressa a branco.Segundo o escultor, “o gene e o crescimento do Instituto Politécnico de Castelo Branco estão expressos neste volume qual construção, que se vai estruturando, à medida que as escolas germinam, Agrária, Educação, Tecno-logia, Gestão, Artes e Saúde, constituem o Edifício Politécnico com a nobre função de disseminar o conhecimento.Já a Medalha IPCB é circular, com 50mm de diâmetro, e é feita em chapa de bronze recortada a lazer e patinada a prata. No anverso, tem a legenda “In-stituto Politécnico de Castelo Branco”, colocada em torno do círculo na parte superior do bordo, e a data do 30º aniversário, “28 de Outubro de 2010”, na porção inferior. No bordo inferior do reverso tem gravado a legenda “ 25 anos ao serviço do IPCB”. Para José Simão, na Medalha IPCB “o símbolo da instituição emerge de um círculo vazado, pelo que quando colocada ao peito, o símbolo terá como fundo as cores das vestes e, talvez por isso, a medalha estará mais próxima de quem a usa”. Licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, José Simão é, também, Engenheiro Técnico de Máquinas pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, membro da FIDEM (Fedération Internation-ale de la Médaille) e membro Fundador do Grupo “Anverso/Reverso” - Medal-ha Contemporânea. Em,1998, recebeu o 1º prémio para medalha cunhada no XXVI congresso da FIDEM realizado em Haia. Em 1997, 2001 e 2003 foi o au-tor de, respectivamente, a moeda bimetálica de 200 escudos comemorativa da Expo’98 de temática alusiva a espécies marinhas da costa portuguesa, moeda de 1000 escudos comemorativa da “Organização do Campeonato da Europa de Futebol 2004” e moedas de 8 euro comemorativas do “ Campeonato da Europa de Futebol 2004”. O docente do IPCB/ESART é ainda autor de diversas esculturas em espaços públicos, de medalhas e troféus.

Page 5: Polinfor Janeiro 2011

POLINFOR 05

destaque

PERFILRUI NUNES, 38 anos, é natural de Castelo Branco e desde 2004 funcionário do IPCB, como Assistente Operacional. Aliás, parte da sua vida tem sido dedicada à Instituição. Embora já tivesse uma baixa visão, é amblíope, Rui Nunes inscreveu-se, em 1992, como aluno da ESA no curso de Engª. de Produção Animal, tendo concluído o bacharelato em 2000. A tarefa, observa, não foi fácil pois é um curso bastante prático e a sua deficiência não ajudou. Depois, entre 2000 e 2004, fez diversos estágios de formação profissional até que um deles o levou à função de telefonista da ESA e aí tem estado desde então.Considera que um deficiente visual é um trabalhador como outo qualquer “tem é de lhe ser dada uma oportunidade para mostrar as suas capacidades”, e informa que há deficientes visuais nas diversas profissões, como por exemplo advogados.Recentemente, Rui Nunes assumiu a direcção da delegação da ACAPO com o objectivo de contribuir para resolver problemas que afectam os deficientes visuais no seu dia-a-dia, nomeadamente as relacionadas com as acessibilidades. Já propôs à Rodoviária da Beira Interior que introduza nos autocarros uma sonorização de paragem e também rampas e refere há um longo trabalho a desenvolver junto da comunidade nomeadamente junto dos automobilistas para não colocarem as suas viaturas no passeio e terem um comportamento mais cívico junto às passadeiras. Alerta ainda para as muitas situações deficientes colocações dos caixotes do lixo e dos sinais de trânsito. Embora deficiente, Rui Nunes tem um dia-a-dia normal como qualquer outra pessoa sem deficiência. Dedica o seu tempo ao trabalho, à ACAPO e a colaborar com diversos órgão de comunicação social da região como o Jornal de Oleiros, Pinhal Digital e Rádio Beira Interior, para além de alimentar, regularmente, a sua página web http://ruianunes.no.sapo.pt/

Vasken Fermanian, aluno do IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), foi seleccionado para integrar a Orquestra Sinfónica do YouTube 2011. À semelhança da primeira edição da Orquestra Sinfónica do YouTube 2009, a classe de violino de Augusto Trindade, professor na ESART, contou este ano com dois alunos apurados para a final, Nuno Vasconcelos e Vasken Fermanian. Os resultados foram divulgados no dia 11 de Janeiro, tendo sido seleccionado para integrar esta Orquestra Mundial o brasileiro Vasken Fermanian, actualmente a frequentar o 2º ano da licenciatura em Música no IPCB/ESART. Vasken Fermanian irá integrar a Orquestra Sinfónica do YouTube 2011, cujo concerto se realizará na Opera House de Sidney, em Março de 2011.Natural de Fortaleza, no Brasil, o aluno do IPCB/ESART, actualmente de 20 anos, foi um dos cerca de 100 instrumentistas eleitos, sucedendo a Tiago Santos, também aluno do IPCB/ESART que foi o único português na estreia, em 2009, das “olimpíadas da música clássica”.A apresentação da segunda Orquestra Sinfónica do YouTube realiza-se a 20 de Março, na Casa da Ópera de Sydney, depois de uma semana de aulas e ensaios na cidade australiana. O concerto, cuja direcção volta a pertencer a Michael Tilson Thomas, maestro da Orquestra Sinfónica de São Francisco, será transmitido em directo na Internet.

Elementos do IPCB dirigem delegação da ACAPO

Três elementos da comunidade académica do IPCB integram os novos órgãos sociais da delegação de Castelo Branco da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).Rui Nunes, funcionário do IPCB na Escola Superior Agrária, é o novo presi-dente da direcção delegação de Castelo Branco da ACAPO, órgão do qual faz parte ainda, como secretário, Miguel Santos, aluno da licenciatura de Serviço Social da Escola Superior de Educação, e Camila Macedo, como suplente, aluna da Escola Superior de Artes Aplicadas.Para o triénio 2011, Rui Nunes tem por objectivo realizar o máximo tra-balho possível para resolver os problemas dos associados, nomeadamente as acessibilidades, o emprego e minimizar a sua limitação de visão. O líder da delegação regional da ACAPO pretende ainda concretizar a aquisição de uma viatura para que as técnicas que actualmente trabalham na delegação, possam deslocar-se em apoio aos associados.A delegação regional da ACAPO conta, actualmente, no distrito de Castelo Branco, com cerca de 90 associados e mais 100 cooperantes.A delegação de Castelo Branco da ACAPO dispõe de uma sala de desenvolvi-mento de estimulação sensorial e para desenvolver os serviços que presta aos associados dispõe de uma funcionária administrativa, uma técnica de serviço Social e de uma Psicóloga. De referir que a comunidade académica do IPCB conta com quatro deficientes visuais, dois funcionários e dois alunos.

IPCB novamente na Orquestra do YouTube

Page 6: Polinfor Janeiro 2011

Academia

breves

Jantar de Natal nas Residências do IPCBSala de convívio cheia para comemorar o Natal de 2010. Foi isso que aconte-ceu nas Residências de Estudantes do IPCB, em Castelo Branco, ao jantar do dia 14 de Dezembro, com a presença de um elevado número de estudantes, do Vice-Presidente do IPCB, da equipa dos Serviços de Acção Social do IPCB, liderada pela sua administradora, e do coordenador do Gabinete de Relações Internacionais e Vice-Presidente do IPCB.A organização coube à Comissão de Residentes do complexo residencial de Castelo Branco, recentemente eleita para o ano de 2010/2011, que presenteou os participantes com uma contagiante alegria, boa disposição e vontade de continuar a trabalhar em prol dos colegas.

Alunos da EST no Centro Operacional de SatélitesNo dia 18 de Novembro, os alunos dos cursos de Engenharia Informática (2º ano), Tecnologias da Informação e Multimédia (2ºano) e de Informática para a Saúde (3º ano), efectuaram uma visita de estudo ao Centro Operacional de Satélites do Continente, em Sintra.Inaugurado em 1974 com uma única antena, o Centro conta hoje com 25 antenas de médio/grande porte distribuídas pelos seus 7,5 hectares.

Sessão sobre a atribuição de Bolsas 2010/2011A FACAB em conjunto com os SAS/IPCB convocou para o dia 17 de Novembro, no Auditório da ESE CB, todos os alunos das Escolas que compõem o IPCB para estarem presentes numa sessão de esclarecimento relativa à nova legis-lação existente para atribuição de Bolsas de Estudo para o ano de 2010/2011.Estiveram presentes, para além do representante da FACAB para as Políticas Educativas, o estudante da EST, Tiago Largo, a Administradora dos SAS/IPCB, Maria da Conceição Venâncio e a Técnica Superior, Maria Suzete Valente.No Auditório da ESE estiveram presentes 33 estudantes das 5 Escolas existentes em Castelo Branco.A Administradora dos SAS/IPCB apresentou e explicou, em linhas gerais, os

27.º aniversário da ESACBA Escola Superior Agrária comemo-rou, no dia 6 de Dezembro, o seu 27º aniversário. Numa cerimónia simples que contou com a par-ticipação de estudantes, docentes e não docentes da ESACB, a sessão foi aberta pelo Director da Escola, Celestino Almeida, que proferiu algumas palavras sobre o trabalho já realizado, apresentando algumas perspectivas sobre o que considera ser o futuro da ESACB. Foram de-pois apresentadas sete intervenções preparadas por todos os cursos de Licenciatura e de Especialização Tecnológica, leccionados na ESACB tendo a cerimónia sido encerrada pelo Presidente do IPCB.

Curso de curta duração na ESTDecorreu no IPCB/EST, de 13 a 17 de Dezembro, a 2ª edição do curso de curta duração “Geostatistical Analysis of Environmental Data”. O formador, Pierre Goovaerts, é um reputado cientista na área com mais de 130 artigos referenciados nos domínios teóricos e aplicados da geoestatística e é revisor de 50 revistas internacionais. Leccionou numerosos cursos de curta duração nos Estados Unidos e é, ainda, con-

sultor da Environmental Protection Agency e da Nuclear Regulatory Commission. O curso foi frequen-tado por vários alunos provenientes de Universidades de Espanha.

Programa ComeniusO IPCB e a Agência Nacional para a Gestão do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) pro-moveram, no dia 15 de Novembro, na ESE, uma sessão de divulgação da acção “Períodos de Assistência Comenius” que visa proporcionar estágios europeus para futuros pro-fessores. A acção, enquadrada no âmbito dos objectivos operacionais do Programa Comenius, pretende “melhorar em termos qualitativos e aumentar em termos quantitativos a mobilidade de alunos e de pessoal educativo nos diferentes Estados-membros da União Europeia”.

Informática para a SaúdeQuatro grupos de finalistas da licenciatura de Informática para a Saúde desenvolveram os seus trabalhos de fim de curso no âm-bito de uma parceria entre o IPCB/EST e o Serviço de Bioestatística e Informática Médica da Faculdade de Medicina do Porto. As quatro aplicações desenvolvidas cumprem os requisitos inicialmente propostos

tendo um dos trabalhos merecido já aprovação num congresso internac-ional de reconhecido valor.

NYMBY chegou à AgriculturaNo dia 15 de Dezembro, decorreu no IPCB/Escola Superior Agrária uma conferência sobre Gestão Agro-Ambiental de Solos e Resíduos, subordinada ao seguinte tema “NYMBY (“Not In My Back Yard”) chegou à Agricultura”. Promovida pelo Conselho Técnico Científico da ESA, a conferência teve como orador Paulo Águas, docente do IPCB/ESA.

FACAB toma posse

Ruben Rodrigues, aluno do 3.º ano do curso de Marketing (ESG), é o novo presidente da FACB-Federação Académica do IPCB. A cerimónia de tomada de posse decorreu no dia 30 de Janeiro nos Serviços Centrais e

da Presidência do IPCB. No actual mandato, a FACAB contará com dois presidentes adjuntos- David Correia e Paulo Regalo.

EST diploma primeiros mestresPaulo Serra e Ricardo Fontes são os primeiros diplomados com o grau de Mestre pelo IPCB/EST. As provas decorreram no dia 21 de Janeiro tendo os novos mestres obtido a clas-sificação de Muito Bom no âmbito do Mestrado em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interactivos, que é ministrado no IPCB/EST, desde 2009. “WIKITEST – Plataforma de Consolidação das Aprendizagens” foi o tema do trabalho defendido por Paulo Serra, enquanto Ricardo Fontes apresentou e a tese “PRO-METEO – Plataforma de Registo de Ocorrências Meteorológicas”.

Aparamento de cascosO IPCB/Escola Superior Agrária realizou, nos dias 21 e 22 de Ja-neiro, uma acção de formação em “Aparamento Funcional de Cascos em Bovinos”, com a duração de 14 horas. Após a formação, os formandos ficaram na posse de conhecimentos teóricos e práticos de modo a serem capazes de realizar

P.11

três documentos essenciais para a atribuição das Bolsas – Decreto – Lei nº 70/2010, de 16/06, Despacho nº 14474/2010, de 16/09, Regulamento para atribuição a Bolsas de Estudo e Aviso nº 20906-A/2010, de 19/10, Normas Técnicas para o ano lectivo de 2010/2011. No final houve um debate para esclarecimento de dúvidas colocadas pelos estudantes.

Visita de estudo às obras da Refer Os alunos do 2º ano da licenciatura em Engenharia Civil da EST realizaram, no dia 10 de Dezembro, uma visita de estudo às obras de remodelação da rede ferroviária, que a OPWAY está a realizar, na zona do Fundão, para a Refer.Para além de contactarem com obras concretas e distintas das que habit-ualmente vêm, com técnicas construtivas e condicionantes à construção específicas, os alunos ficaram a conhecer o projecto da obra e abordaram temas como “a importância das medições numa obra; a programação dos trabalhos a executar em obra; controlo dos prazos e dos custos de execução da obra; as preocupações com a segurança no trabalho, com a qualidade e com o ambiente”.Organizada pelo docente da unidade curricular “Gestão de Obras e Projecto” a deslocação incluiu ainda a visita às obras de construção de duas passagens inferiores e de remodelação do edifício da estação de caminhos de ferro do Fundão.

Robôs do IPCB no programa da RTP2 “Com Ciência” No IPCB faz-se Ciência com robôs. Este foi o mote para a peça televisiva, que passou no programa “Com Ciência” da RTP2, no dia 15 de Dezembro, totalmente dedicado à Semana de Ciência e Tecnologia, que decorreu de 22 a 27 de Novembro em todo o país. O Laboratório de Robótica do IPCB esteve presente no Pavilhão do Con-hecimento em Lisboa, no dia 26, com os seus robôs para realizar ateliês e demonstrações. De uma forma simples e divertida foi explicado aos visitantes como se constroem robôs e como são essenciais os conceitos de mecânica, electrónica e informática para com eles trabalhar.No IPCB e com os vários robôs existentes no laboratório de robótica, os alunos e professores desenvolvem investigação e desenvolvimento. A mais recente

06 POLINFOR

Page 7: Polinfor Janeiro 2011

FilmeO Turista

Frank (Johnny Depp) é um pro-fessor americano que vai a Itália passar férias. Na viagem comboio conhece Elise (Angelina Jolie), uma estrangeira mis ter iosa , e acaba por se envolver com ela. Paralela-mente, passa a ser perseguido pela máfia russa depois de confundido com alguém que lhes roubou dinheiro. Paris e Veneza são os cenários onde o romance de Frank e Elise se desenrola. A relação, no entanto, está inserida num jogo perigoso e mortal.

URLhttp://www.rcaap.pt/

O projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) visa aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da actividade académica e de investigação científica nacional e facilitar o acesso à informação sobre a produção científica nacional em regime de “open access”, bem como integrar Portugal num conjunto de iniciativas internacionais neste domínio.

POLINFOR 07

ligações

LivroO Artista da MorteO livro de Daniel Silva, tem como pano de fundo o conflito entre israelitas e palestinianos e as tramas que envolvem os serviços secretos de diferentes países. No centro da história Gabriel Allon, agente da Mossad, o serviço secreto israelense, que depois de perder a mulher e o filho num brutal atentado passa a viver da profissão que lhe serviu de cobertura ao longo dos anos como espião - restaurador de obras

de arte.

ÁlbumSigning Off

Lançado em No-vembro de 1980, “Signing Off” é o álbum de es-treia da banda UB40, grupo de oito amigos que surgiu, em 1978, numa fila da Se-gurança Social Britânica e que deve o seu nome a um im-presso do fundo de desemprego, designado por Unemployment Benefit 40 (Benifício de Desemprego). Os UB40 popularizaram os rit-mos jamaicanos entre a população branca.

um correcto aparamento funcional de cascos de bovinos. A acção teve como formadores George Stilwell, docente da Universidade Técnica de Lisboa e Joaquim Carvalho, Técnico Superior do IPCB/ESA.

Doutoramento na ESE

Teresa Gonçalves, docente da ESE, apresentou no passado dia 16 de Dezembro a sua tese de doutoramento na Universidade de Salamanca, com o título “Desenvolvimento, Imple-mentação e Avaliação de um Módulo Blended Learning num EILC, no Contexto do Português como Língua Estrangeira”, aprovada com “Sobres-saliente cum laude” . A investigação, desenvolvida nos últimos três anos, propõe novas abordagens de ensino/aprendizagem da língua portuguesa a alunos em mobilidade, fazendo uso de recursos de acesso livre on-line no contexto da sala de aula.

Docentes da UEx na ESACBNos dias 10 e 11 de Fevereiro, realizam-se na ESACB quatro pal-estras proferidas pelos docentes Julio Hernández Blanco, María Jesús Montero Sergio López da Universi-dad da Extremadura, Centro Uni-versitario de Plasencia, que estarão de visita ao IPCB. Nas sessões serão abordados os temas “Visual impacts consequence of tourism development in rural landscape throughout last decade. The lack of legal regulation”, “Society visual preferences in rural building design: the role of public participation in landscape planning” “The use of GIS in territorial system analysis and modelling” e “GISCAD programme: a new tool”.

Inteligência emocional No dia 18 de Fevereiro, vai decor-rer no IPCB/ESE uma Jornada In-terdisciplinar que terá como focos principais a apresentação do “Pro-grama de Inteligência Emocional para Crianças do Ensino Básico”, por parte de Juan Hermosell, da Universidad de Extremadura (UEx), e o lançamento do livro “Luzes e Sombras em tempos de Rupturas. Educação e Ética nos laços da (Pós) Modernidade” de Ernesto Candeias Martins, docente do IPCB.

apresentação foi a do robô humanóide, recém-chegado ao laboratório e já “baptizado” com o nome de Bébé. Com o robô são desenvolvidos algoritmos de aprendizagem para, por exemplo, ensinar o robô a agarrar um objecto da mesma forma que é ensinado.Ainda no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, o docente do IPCB/ES, Paulo Gonçalves, realizou no dia 23 de Novembro , na Escola EB-1-2-3 Faria de Vasconcelos, em Castelo Branco, a palestra “Interacção de Humanos com Robôs? Como será no futuro?” durante a qual explicou o que é um robô e a sua evolução ao longo dos anos, e como têm interagido com os humanos nas mais variadas àreas de aplicação actuais e futuras (indústria, serviços, saúde, entretenimento, etc).

Palestra sobre Saúde e Segurança em obras No dia 10 de Dezembro teve lugar no IPCB/Escola Superior de Tecnologiaa palestra sobre “ Saúde e Segurança em Obras de Saneamento”.Ana Paula Malo, Chefe de Divisão de Licenciamento e Fiscalização do De-partamento dos Recursos Hídricos Interiores da Administração de Região Hidrográfica do Centro, foi a oradora tendo abordado temas relacionados com a saúde e segurança no sector da construção, nomeadamente em obras de saneamento básico cujas actividades têm características próprias que en-volvem riscos específicos para os operários que convém prevenir. A iniciativa foi organizada pela Unidade Técnico-Científica de Engenharia Civil da EST.

Protocolo comercial com o Fitness Club BekoolO IPCB acaba de estabelecer um protocolo comercial com o Fitness Club Bekool, de David Mateus. O acordo permite que, mediante apresentação do Cartão IPCB ou recibo de vencimento, funcionários, docentes e não docentes, do IPCB e comunidade estudantil passem a ter condições mais vantajosas na aquisição de serviços junto daquele ginásio.

ESE vence Latada 2010

Milhares de pessoas assistiram, uma vez mais, ao tradicional desfile dos ca-loiros do IPCB, que se realizou no dia 10 de Novembro. No cortejo alegórico, a população albicastrense pode observar desde o polvo Paul que adivinhava resultados no Mundial de Futebol aos Simpsons, passando pelos piratas, en-fermeiros e outros personagens. Com a euforia a tomar conta das principais ruas de Castelo Branco o desfile desaguou no centro da cidade onde se realizou o concurso do qual a grande vencedora foi a ESE. Dos prémios a concurso, a ESART venceu a o de Melhor Caracterização, a EST os de Melhor Carro Alegórico e Melhor Organização, enquanto a ESE os de Melhor Tema, Melhor Hino e Caloiros mais Caloiros, que assim venceu a Latada 2010. As votações para os prémios do Cortejo da Latada foram realizadas por um júri constituído por um representante dos estudantes de cada escola e um repre-sentante da FACAB. O regulamento do concurso é regido revisto anualmente, aprovado em reunião de Conselho Federativo da FACAB, e posteriormente divulgado nas escolas envolvidas no cortejo, por meio das Associações de Estudantes e seus órgãos de Tradição Académica.

Ano 6, n.º 29 | III série | Janeiro de 2011 | Depósito Legal n.º 164771/01 | ISSN: 1645-166X | Distribuição gratuita | ©Propriedade: Instituto Politécnico de Castelo Branco, Av. Pedro A. Cabral n.º 12, 6000 084 Castelo Branco | Director: Carlos Manuel Leitão MaiaEditores Executivos: António Camões, Rui MonteiroEditores: Daniel Raposo, João Neves, Jorge Costa, Miguel Silveira | Conselho Redactorial: Celestino Almeida e Teresa Lupi (ESA), João Ventura e Jorge Almeida (ESALD), Ana Sofia Marcelo e Jorge Costa (ESART), Maria José Infante e Paulo Afonso (ESE), Fernando Paulico e Ana Cruz (ESG), Roberto Monteiro (EST), Sandra Silva (SAS).Projecto Gráfico: Daniel Raposo, João Neves | Paginação: Serviços gráficos do IPCB | Periodicidade: mensal | On-line.

Page 8: Polinfor Janeiro 2011

.