oxe! - dezembro 2012

8

Upload: oxe-informativo

Post on 04-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Façam suas apostas que a sorte está lançada! No Ôxe! desse mês, o fim do mundo (de novo) e o que você pode fazer para aproveitar melhor essa data tão controversa. Além disso, você confere o balanço dos quatro anos andando para trás da administração municipal em Francisco Morato, o protesto contra o presente de Natal que a população de Franco da Rocha recebeu na tarifa do ônibus, texto sobre o dia do orgulho hétero do Tiago Henrique, as poéticas participações de Messias Silva e Régis Andrade, certa moda que vem retornando das novelas para a vida pública por Eduardo Nunes e o começo do texto de Aweté Nhambovy'a direto da Europa, mais charge do Betto Souza sobre a pobreza no Natal, quatro dicas quentíssimas no Na Faixa, Registro, pílulas sobre o fim e o próximo Sarau CONPOEMA que já está chegando!

TRANSCRIPT

Page 1: Oxe! - Dezembro 2012

Realização:

Be Linux, Be Free!Na confecção destematerial

gráfico foramutilizados

apenas softwares que atendem

a licençaGNU/GPL.

ANO IV − Numero 435.000 ExemplaresFrancisco Morato - São Paulo

Brasil

CCoommppoorrttaammeennttooSSoocciieeddaaddeeCCuull ttuurraa

ee ffooggoo nnaa bboommbbaa!!

Dezembro / 201 2 DDiissttrriibbuuiiççããoo GGrraattuuii ttaa ggrraaççaass aaoo aappooiioo ddoo ccoomméérrcciioo llooccaall

ilustração:RogerNeves//imagens:divulgação

Page 2: Oxe! - Dezembro 2012

1 Dezembro / 201 2

ProgramasUbuntu 10.10 (ubuntu.com)BrOffice.org 3.2.1 (broffice.org)Gimp 2.6.10 (gimp.org)Scribus 1.3.3.13 (scribus.net)InkScape 0.48 (inkscape.org)Mozilla Firefox 3.6.13 (br.mozdev.org)Banshee 1.8.0 (banshee-project.org)

::. O que a gente usou nessa edição

::. Colaboraram nesta edição:

Aweté Nhambovy'a([email protected])Betto Souza(subjetividadeematividade.blogspot.com.br)Eduardo Nunes([email protected])Messias Silva([email protected])Régis Andrade([email protected])

O informativo Ôxe! é uma iniciativada Ôxe! Produtora Comunitária quevisa propiciar à população de FranciscoMorato e região, um veículo de jornalis-mo cidadão e produção, difusão e divul-gação de ideias e informações na áreacultural. Todas as informações, ilustra-ções e imagens são de responsabilidadede seus respectivos autores e obedecema licença Creative Commons 2.5 Bra-sil Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Li-cença (acesse o blog para maioresdetalhes), salvo indicações do(a) au-tor(a) em contrário. Para ver uma cópiadesta licença, visite http://creativecom-mons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/ ouenvie uma carta para Creative Com-mons, 171 Second Street, Suite 300,San Francisco, California 94105, USA.

AEquipe Ôxe! é: Fabia Pierangeli,Gilberto Araújo, Mari Moura eRoger Neves ([email protected])

É, chegamos ao final de mais um ano!!!2012 foi um ano intenso, ano eleitoral... Etodo mundo sabe que ano de eleição é sem-pre aquela bagunça, pra conhecermos só emoutubro quem será o escolhido, o novo no-me que terá a responsabilidade de represen-tar nossa cidade pelos próximos 4 anos. EmFrancisco Morato, assim como em outrosmunicípios da região, perdurava a tradicio-nal briga entre PT e PSDB, que de mandatoem mandato vão se revezando no poder,com campanhas simpáticas e cheias de pro-messas para conseguir o maior número devotos possíveis, mas esse ano foi diferente,aqui em Morato (e em algumas outras cida-des também) a população deu umchute na bunda dos candidatos quejá tinham ficado no comando e re-solveram mudar, escolhendo um caranovo, sem um passado político pragovernar a cidade. Marcelo Cecchet-tini, do PV, foi eleito com 38.438votos e deixou muita gente boquia-berta e inconformada. Porém, antesde falarmos sobre as expectativas emrelação ao novo governo, não pode-mos esquecer das obras, problemas epromessas, que foram deixados pratrás pela atual administração de Zezi-nho Bressane, que aliás se destacoupelos vexaminosos escândalos, queescancararam o descaso com os ci-dadãos moratenses. Se você nãolembra muito bem desses fatos, va-mos refrescar sua memória e citar al-guns dos fiascos que esse governoconquistou. Afinal de contas, o In-formativo Ôxe! nasceu praticamentejunto com a administração ZezinhoBressane, acompanhou, comentou,criticou, alertou e divulgou inúmerosacontecimentos ao longo desses 3anos e meio de existência e por isso, dianteda profecia de que o mundo vai acabar nopróximo dia 21, podemos afirmar que aquiem Morato, os desastres começaram bemantes...

Zezinho Bressane assumiu seu mandatoem 2009, maquiado de vermelho, mas usan-do disfarçadamente um belo bico de tucano.Sim, é isso mesmo, passados 4 anos, pode-mos afirmar sem nenhuma dúvida que a ad-ministração PT seguiu exatamente asmesmas linhas de governo do PSDB. A po-pulação que no final de 2008 estava cansadada administração PSDBista da saudosa Dra.Andréa encheu o coração de esperança e co-

locou no poder um candidato de um partidoque historicamente tem seu olhar mais volta-do para as questões sociais, mas o tiro saiupela culatra... Dizem que “cachorro velhonão aprende truque novo” e esses últimos 4anos se passaram pra comprovar a força des-se ditado popular. O Zezinho já tinha admi-nistrado Morato e seus antecedentes já nosalertavam de que ele nada tinha a ver com aideologia petista. O resultado foi uma avalan-che de pequenas catástrofes. E pra quemnão acreditava que isso pudesse acontecer, apassagem do PT pela prefeitura de Moratosó fez da cidade um lugar ainda pior do queera até 2008.

Nenhum investimento em meio ambiente,um departamento de trânsito que mudou asdireções das ruas do centro umas 500 vezese só fez confundir a cabeça dos motoristas ecomplicar ainda mais a circulação de veícu-los e pedestres no centro da cidade, a zonaazul que só faltou ir para dentro das nossasgaragens, os aumentos das passagens de ôni-bus que hoje custam quase R$ 3,00, o termi-nal interminável que foi inaugurado sem serterminado e que foi até matéria da Globo,aliás, nos últimos tempos foram várias asmatérias que tiveram como foco aspectos ne-gativos e problemáticos de nossa cidade. ASanta Casa ficou fechada por vários dias; oCIM (uma das bandeiras de campanha do

atual prefeito) nunca saiu do papel; a Cultu-ra foi emancipada e virou uma Superinten-dência, mas continuou atuando no mesmoformato de sempre, realizando os mesmos3 eventos ao logo de todo o ano e ignoran-do a atuação dos artistas locais; as ruas docentro ficaram praticamente intransitáveisdurante 2012 por causa da bendita revitali-zação do centro, que até agora não acaboue que nos rendeu um meio calçadão, queaté agora não conseguimos entender comque objetivo foi construído. Os ônibus saí-ram da frente da estação pra dar lugar aocalçadão e foram pro terminal que aindanão terminou, mas o calçadão ocupou exa-

tamente o mesmo lugar que os ônibusocupavam e ficamos com uma microrua na frente da estação, aí o trânsitocontinua do mesmo jeito, se é que nãoficou pior e os motoristas insistem emestacionar em cima do calçadão queera pros pedestres andarem, que aca-bam andando ainda mais pra pegar osônibus, no terminal sem banheiro,sem escada rolante, sem banco ou en-tão nos pontos que ficaram bem maisdistantes do que eram antes. Vai en-tender que raio que foi pensado prarevitalização do nosso centro!!! Issosem falar nas ruas desaparecidas e in-transitáveis por causa dos buracos, nodescaso com os profissionais e usuári-os da educação, no desrespeito comque são tratadas as pessoas que mor-rem e são enterradas nos cemitérios dacidade, na falta de opções de lazer ecultura, na Praça do Coreto que é aúnica da cidade e está completamenteabandonada, na falta de praças, na es-tação de trem que parece que será pro-visória para sempre e que esse ano foiaté alvo de revolta e queba-quebra.

Ufa, se fossemos citar tudo o que aconteceue nos gerou problemas e insatisfações nes-ses 4 anos, precisaríamos de mais umas 12edições do Ôxe!.

E só pra finalizar, deixamos aqui registra-do que continuaremos de olho, trazendopras páginas desse nosso informativo osacontecimentos de nossa cidade. Quiçá2013 traga novos tempos, para que possa-mos rechear nossas páginas de boas notíci-as e muita esperança. Que a populaçãomoratense não se decepcione mais uma veze que o novo prefeito honre com suas pro-messas de lutar por uma Francisco Moratomelhor. .::

QQUUAATTRROO AANNOOSS AANNDDAANNDDOO PPAARRAA TTRRÁÁSS!!

HHáá eexxaattaammeennttee ttrrêêss aannooss aattrrááss,, sseerreess nnaarriigguuddooss bbaaiixxaarraamm nnaa cciiddaaddee ee mmeetteerraamm oo nnaarriizz eemmddiivveerrssooss oorrggããooss ppúúbblliiccooss,, iinncclluuiinnddoo aa ccââmmaarraa ddee vveerreeaaddoorreess,, oonnddee sseennttiirraamm ""cchheeiirrooss eessttrraannhhooss""..

PPoorr:: EEqquuiippee ÔÔxxee!!

Be Linux, Be Free!Na confecção destematerial

gráfico foramutilizados

apenas softwares que atendem

a licençaGNU/GPL.

Saiba: blogduoxe.blogspot.comSiga: @informativo_oxeCurta: Produtora Ôxe!

Charge de Betto Souza publicada no Ôxe de Abril de 2010 sobre como osestilos de governar do PSDB e PTmoratenses se parecem.

imagem:BettoSouza

Page 3: Oxe! - Dezembro 2012

2Dezembro / 201 2

O ano está acabando, mas ainda tem muitasatividades culturais acontecendo em nossa re-gião. Programe-se e aproveite o restinho de2012, antes que o mundo acabe!!!

::. Sarau CONPOEMA2012 foi um ano intenso, de muitas realiza-

ções e conquistas pros coletivos que fazem par-te da Associação Cultural Confraria PoéticaMarginal – Ôxe! Produtora Comunitária, Teatro Girando-lá, Teatro em Carne & Osso e Má Cia de Teatro. E pra co-memorar e encerrar esse ano tão especial, a iniciativaescolheu, pra ser sua última atividade do ano aberta ao públi-co, realizar mais uma edição do Sarau CONPOEMA. OSarau, que nasceu há pouquinho tempo, acontece mensal-mente em Franco da Rocha desde outubro de 2012 e temse tornado um importante espaço de troca artística, onde to-dos os presentes podem se expressar, seja cantando, recitan-do uma poesia, contando uma história, fazendo seu protestoou simplesmente trocando uma ideia com quem está por lá.

Venha participar com a gente dessa grande confraterniza-ção. O Sarau CONPOEMA acontecerá no dia 15/12 a par-tir das 19h, na Casa de Cultura de Franco da Rocha,antiga Biblioteca Municipal, bem em frente à estação detrens Franco da Rocha, da CPTM. A ENTRADA É GRA-TUITA!!!

Mais informações: conpoema.blogspot.com.br e (11)4488-8524

::. M.A.T. na QuilombaqueNo dia 15 de dezembro, a par-

tir das 20h, acontece a 6ª ediçãodoMAT - Música e Atitude emTranspiração, na ComunidadeCultural Quilombaque. O even-to, idealizado pela bandaOMan-druvá em parceria com aQuilombaque vem abrindo espa-ço para a cena musical em nossa

região e fechará a programação de 2012 da comunidade. Anovidade dessa edição fica por conta dos 2 palcos que rece-berão as bandas Metrô Sertão, O Mandruvá, Johnny ApgarZero, Cartel Central, Xtreme Blues Dog, Fumbica, AudioZumbi e Odisséia das flores, numa noite repleta de músicaboa e muita energia.

A Comunidade Cultural Quilombaque fica na TravessaCambaratiba, nº 05, Beco da Cultura, ao lado da estação Pe-rus da CPTM e pra entrar você só pagaR$ 5,00.

Mais informações: comunidadequilombaque.blogs-pot.com.br e (11) 3917-3012

::. Concerto de Natal na estação Francisco Mo-rato da CPTMNo dia 18 de dezembro, terça-feira, às 20h, aOrquestra

Experimental Pró-Morato realizará um Concerto de Na-tal na área livre próxima aos bloqueios da Estação Francis-co Morato, na Linha 7 - Rubi, da CPTM. A apresentação,que será a última de 2012, éGRATUITA, faz parte do pro-

grama "Música na CPTM" e têm como objetivo oferecerà população da cidade a oportunidade de conhecer novosestilos musicais, além de permitir o aprimoramento dos jo-vens músicos locais.

Mais informações: 4881-2256

::. "A Cultura estánosmorros", na AssociaçãoCultural do VéioNo próximo dia

16 a AssociaçãoCultural do Véiorealiza a últimagrande festa do ano,com a manifestação“A Cultura está nosmorros”.

A partir das 11h, roda de capoeira com os mestres Veioe Pezão e Professor Tico do Grupo Yorubá. A partir das15h apresentações com os grupos: A's Trinca, Di Mandê,Kuca D'sabre, 7Souls, Odisseia das Flores, Leandro Rasta,Diony Roots, AudioZumb e O Mandruvá.

TUDO GRÁTIS!!! Leve sua bebida e participe dessaconfraternização cultural.

A Associação Cultural do Veio fica na Av. Escócia, nº41, Vila Bela, Franco da Rocha (Próximo a estação de tremBaltazar Fidelis).

Mais informações: 95789-7179 .::

Registro especial da Franco Mostra Teatro 201 2, que aconteceude 20/1 1 a 07/1 2 e foi realizada pelo Teatro Girandolá e ConfrariaPoética Marginal, com apoio da Prefeitura de Franco da Rocha.

::. Na Faixa Por: Fabia Pierangeli

"Se pudesse viver

novamente, na

próxima vida

tentaria cometer

mais erros"

Jorge Luis Borges

OMandruvá organiza o M.A.T. e recebediversas bandas na Quilombaque

ii mmaa ggee mm::MMaa rriiMMoo uurr aa

Associação Cultural do Véio promoveconfraternização em sua sede em Dezembro

ii mmaa ggee mm::RRoo ggee rrNNee vvee ss

Page 4: Oxe! - Dezembro 2012

3 Dezembro / 201 2

No começo deste ano publicamos em nossa capa um textofalando sobre o tão alardeado fim do mundo que, dizem asmás línguas, foi previsto pelos maias. Naquele texto faláva-mos um pouco sobre este burburinho virtual e um pouquinhode como ele surgiu das escavações das cidades maias. Com achegada do fim do ano e a proximidade da temida data, comodiria Adoniran Barbosa: “olha nóis aqui traveis!” no assuntoque ainda tá rendendo. Na oportunidade também lançamosuma sugestão (ou desafio, se preferir) do que fazer nesta datapara você aí que lê e curte o Ôxe!. Se você pensava que a gen-te ia esquecer, dançou, queridão! Voltamos para botar mais le-nha na fogueira.

Segundo consta, os maias foramuma civilizaçãomuito avan-çada para a sua época e localização: possuíam o único sistemade escrita do novo mundo pré-colombiano que podia represen-tar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiên-cia que o idioma escrito no velho mundo (Europa) e foi umacivilização notável também por sua arte, arquitetura, matemáti-ca e sistemas astronômicos. Mas ninguém nunca deu muita bo-la pra isso e, em geral, o interesse por esta civilizaçãocostumava ser categorizado como “coisa de bicho grilo”. Masisso até alguém falar em “fim do mundo” no calendário maia.Daí a coisa tomou outra proporção. Gerou livros, surtos dema-luquice, filmes, turismo, documentários e até série de televisão.

Enquanto algumas pessoas vão seriamente se preparandopara o fim do mundo, construindo bunkers, estocando comi-da e treinando artes marciais; os especialistas nas chamadas ci-ências alternativas vão tentando explicar e encaixar a previsãodos maias em suas teorias. Astrólogos, numerólogos, terapeu-tas holísticos, ciganos e até os pais de santo concordam que ofim da era previsto pelos maias se dará muito mais no nívelde consciência do planeta como um todo, na energia e vibra-ções de nossa época, do que num real cataclismo físico mundi-al. Segundo eles, todo o modo de ser e pensar, osacontecimentos e rumos que nosso planeta vem tomando vãomudar profundamente e essa visão de mundo vai ser deixadapara trás em troca de outra bem diferente.

Basta ver o que anda acontecendo no mundo para, aindaque você não acredite neles, dizer que eles não estão totalmen-te errados. O capitalismo anda em crise, na Europa as pessoasvão às ruas quase que diariamente protestar e exigir um siste-ma mais justo e humano, até os Estados Unidos entraram nadança e por lá pela primeira vez um negro foi eleito e re-eleitopresidente, cada vez mais as pessoas pelo mundo vão se preo-cupando com a conservação do planeta, o consumismo saiude moda e agora ser natureba e eco-friendly é ser totalmenteIn, o over caiu e deu lugar ao clean life, nosso Brasilzão véiode guerra passou de ajudado a ajudador internacional, esta-

mos mandando doações e tropas para por ordem no mundo,o Corinthians pode ser campeão mundial e pela primeira vezna história tivemos não-indígenas protestando e se mobilizan-do no centro financeiro do país para ajudar uma etnia indíge-na brasileira a combater a injustiça com que é tratada. É, omundo está realmente mudando.

Particularmente acredito que essa história do fim da era dosmaias é uma coisa trivial como é o fim do ano ou o fim deum século para nós. Fico imaginando como foi a conversa en-tre os dois maias que faziam as “estelas” que continham o ca-lendário maia: “E aí, vamos começar a fazer o calendário daoutra era agora?”; “Ah, não! Vamos deixar pra depois. Já esta-mos bem adiantados no serviço. Depois que os espanhóis fo-rem embora a gente começa. Tá?”; “Tá bom, mas será queeles vão demorar?”; “Que nada! Esses branquelos aí rapidi-nho vão embora. . .”. Pois é, quem diria...

De qualquer modo, mesmo sem perceber, todos os anosnós todos nos preparamos para o fim de uma era e o começode uma outra nova (segundo o dicionário Priberam, “era” po-de significar “2. Período de tempo, geralmente longo, que cor-responde a uma nova organização ou disposição das coisas.= ÉPOCA”). E cada um tem seus “rituais”: reformar a casa,viajar, prometer que vai emagrecer, que vai parar de beber, en-feitar a árvore de Natal, encher o caneco e dar vexame na vira-da, etc. Somos temporais e precisamos destes marcos. Pensarque um período se encerra e que vai dar lugar para algo novosempre nos motiva a planejar e querer coisas novas. Pensarque teremos um ano todinho novo pela frente sempre é umbom motivador para nos reinventarmos e tentarmos ser dife-rentes. Em geral é assim e mesmo aquele que da boca pra fo-ra diz não se importar, também faz seus planos quando o anonovo vem.

Mas certamente o mais poderosomotivador que existe é a percepção cla-ra da chegada do fim, de como somosinsignificantes e finitos. A morte emi-nente é capaz de transformar e fazer aspessoas realizarem coisas que jamaisimaginaram que poderia. E já que nós etodo mundo estamos, mais ou menos,na onda do “Já acabou! Já acabou!”,por que não usarmos esta energia, esta vontade para criarmosuma vida, um dia, uma hora, um segundo que seja melhor? Oque você tem a perder, afinal? Ainda que o mundo não acabeem Dezembro, para cada um de nós, um dia ele vai acabar.Ninguém sai vivo daqui. Com a palavra, Steve Jobs: “Lem-brar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheçopara evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder.

Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração”.

Então, seguindo uma sugestão que brotou em um dos óti-mos Saraus da Quilombaque: que tal fazer algo absolutamen-te diferente neste 21 de Dezembro, que é quando dizem queo mundo fecha a conta? O hipotético fim do mundo vai rolarnuma sexta-feira então não vale coisas como ir pra gandaiaem outro lugar, tomar chopp ao invés de cerveja, sair comuma pessoa diferente e demais desculpinhas. Tem que ser di-ferente mesmo, algo que você comumente não faria ou nãotem feito há muito tempo. De preferência algo que seja positi-vo para você, para seu semelhante, para o mundo. Algo quefaça diferença e de quebra consiga marcar uns pontinhos paravocê lá no céu. Vale fazer piquenique com toda a família, fa-zer trabalho voluntário, organizar um evento beneficente, ummutirão de limpeza do bairro, ir trabalhar de bicicleta, visitardesconhecidos que estejam enfermos e por aí vai.

Como no Brasil tem dia de tudo quanto é coisa, exatamen-te no dia 21 de Dezembro comemora-se o dia dos ArtistasProfissionais e que outra maneira melhor de curtir o fim domundo do que com arte? Então fica a dica, vá prestigiar e in-centivar alguma atividade ou evento dos artistas de nossa re-gião ou faça você mesmo alguma Arte: cante pros amigos,pinte um quadro para um parente ou escreva para aquela mi-na que você tá de olho, não importa como, desde que sejaoriginal seu, de dentro de você. Agora se você quer um lugaronde vai rolar isso tudo e mais um pouco, aproveite para par-ticipar e/ou prestigiar o nosso Sarau CONPOEMA que esta-remos realizando no dia 15 de Dezembro a partir das 19h, naantiga biblioteca de Franco da Rocha (atual Casa de Cultura,em frente a estação de trem da CPTM). Lá, além de encon-trar espaço para expor suas criações, você também poderáver artistas profissionais e amadores de nossa região se apre-sentando e mostrando um pouco de seus trabalhos, além depoder contribuir para manter as atividades da Confraria Poé-tica Marginal e fazer sua doação para os Guarani-Kaiowá deIguatemi-MS. Além de se inspirar, você vai ter ainda uma se-mana para se preparar para a data fatídica.

Independente de como você escolha passar a data, esperoque você possa terminar em grande estilo e inaugurar umanova era para você e seu próximo, onde a necessidade dejuntar coisas caras ou baratas seja infinitamente menor doque a real e imediata necessidade de ser plenamente feliz. Fe-liz sem a necessidade de maquiagem, sem precisar seguir pa-drão algum, sem modelos a seguir e sem limites para o quevocê desejar. Uma felicidade simples, sem aditivos ou pendu-

ricalhos, mas por isso mesmo assustado-ramente enorme. Nesta sua nova era,espero que você possa comemorar um fe-liz todo dia, todos os dias de sua vida eque seu trabalho e a realização de seussonhos sejam a mesma coisa, não que umexista em função do outro. Espero que aspessoas juntem-se pelo simples prazer ealegria de suas companhias, não por qual-quer tipo de obrigação ou contrato. Espe-

ro que você ame o seu próximo como a si mesmo, nem maisnem menos. E que esse amor por si possa extrapolar-se, tra-duzindo-se em preocupação e cuidado com as coisas ao seuredor: seu corpo, sua saúde, seus chegados, sua casa, sua rua,seu bairro, sua cidade e seu planeta. Mas acima de tudo dese-jo que isto seja de todos e de ninguém em particular e quedure muitas e muitas eras seguidas. Faça um feliz 2013! Sódepende da gente e, pode crer, todos nós merecemos. .::

"Você não pode

escolher como vai

morrer ou quando,

você só pode

decidir como vai

viver agora"

Joan Baez

O próximo Sarau CONPOEMA vai rolar dia15/12 e você pode participar gratuitamente.

ii mmaa ggee mm::MMaa rriiMMoo uurr aa

EESSBBOOÇÇOO PPAARRAA UUMM

NNOOVVOO MMUUNNDDOO

ilustração:RogerNeves

Por: Roger Neves

Page 5: Oxe! - Dezembro 2012

4Dezembro / 201 2

A cidade de Franco da Rocha, vem passan-do por um momento difícil, nesse final deano, que era pra ser tranquilo como todos osoutros anos, nós recebemos um presente degrego, a partir do início de Dezembro, o pre-ço da passagem aumentou de 2,80 para 3,20,mais de 14% de aumento de uma vez só, pa-ra deixar o bolso do francorrochense bem fu-rado para as festas de final de ano.

O prefeito de Franco da Rocha, MárcioCecchettini, se vestiu do pior tipo de papai-no-el e nos entregou esse “belo” presente, que jáestá gerando péssimas lembranças aos traba-lhadores que precisam pegar ônibus todo san-to dia. A empresa Viação Caieiras, que nãotem a miníma qualidade para cobrar a segun-da tarifa mais cara do país, adora aumentar opreço da passagem, eles aumentam pratica-mente de ano em ano, e estavam acostuma-dos com uma população passiva e que nãoabria a boca diante desse tipo de absurdidade.Mas agora parece que esse cenário está mu-dando, no dia 07/12, aconteceu no centro dacidade, um ato contra o aumento das passa-gens, os cidadãos foram às ruas demonstrarsua indignação diante dessa atitude covardepor parte da prefeitura da cidade, que autori-zou esse aumento. É uma tremenda falta derespeito com o consumidor, e a população res-pondeu cantando, parando o trânsito e mos-trando que essa cidade pode ser consideradadormitório, mas nem todos estão aqui só pradormir, a intenção foi acordar os outros muní-cipes que por ali passavam e recolher assinatu-ras para uma petição pública que irá impedir

essa mudança na vida da população e na con-ta bancária dos poderosos.

E pra você que perdeu o primeiro ato con-tra o aumento, aproveite para comparecer napróxima sexta-feira, dia 14, em frente à esta-ção de trem de Franco da Rocha, a concen-tração acontecerá às 16h e a manifestaçãocomeçará às 17h. Sua presença é muito im-portante para que esse movimento dê certo etraga bons resultados para todos!! .::

O movimento Orgulho de Ser Hétero nas-ceu em um contexto onde as demandas damilitânciaLGBT estavamacentuadas. A con-quista da aprovação da união estável homoa-fetiva, em maio de 2011, e a tramitação daPLC 122 acarretaram a revelia da grande ca-mada conservadora da população — desta-cando, sobretudo, os religiososconservadores cristãos. Em resposta à lutada LGBT, o vereador Carlos Apolináriopropôs à Câmara Municipal de São Paulo oprojeto de lei que estabelecia o Dia do Orgu-lho Hétero, com o fim de “conscientizar e es-timular a população a resguardar a moral eos bons costumes”. A lei foi aprovada pelaCâmara no dia 1° de agosto de 2011, embo-ra, posteriormente, foi vetada pelo prefeitoGilberto Kassab.

Obviamente, os sujeitos a favor da tal pro-posta, que repercutiu o país inteiro, inaugura-ram nas diversas redes sociais da internet ogrupo Orgulho de Ser Hétero, segundo quala heterossexualidade está sendo reprimidapela influência midiática e pela militânciagay. Pelo contrário — é justamente por pre-zar a diversidade, que a LGBT defende umalei que combata a intolerância, tanto no âmbi-to da identidade sexual, como no racial, étni-co, religioso etc, e não estabelecer padrões.

Assim como em outrora foram os negrose as mulheres, os homossexuais lutam pelasua dignidade social, a qual não pode ser ne-gada, já que somos todos da mesma espécie:a humana! Longe disso, o Brasil é marcadopela existência de uma ideologia opressoraque ainda é tão naturalizada em nossos mei-os. Ela se manifesta desde as evocações pejo-rativas, como “veado”, até nos drásticoshomicídios por ódio que matam centenas depessoas por elas serem homossexuais. De an-

temão, é interessante lembrar que boa partedos homofóbicos se orienta pelo moralismoreligioso cristão, segundo o qual a homosse-xualidade é produto do mal. Muitas igrejasdisseminam a ideia antiquada que a homoa-fetividade se trata de um distúrbio compor-tamental viciante e aprendido. O própriopsicólogo e pastor evangélico, Silas Mala-faia, da Igreja Vitória em Cristo, considera ahomossexualidade uma patologia. Conse-quentemente, milhares de pessoas no Brasilque se relacionam com essas instituiçõesacabam aderindo o conceito de demoniza-ção da figura gay. Isso não ocorre diferentecom o grupo Orgulho de Ser Hétero — tan-to no seu blog quanto na comunidade doFacebook, não são raras as postagens querechaçam os homossexuais, sob mensagense fotos que revelam o pleno desprezo contragays, lésbicas, transexuais e travestis.

Fomentar a inferiorização do próximo éviolar os artigos I e II da Declaração Uni-versal dos Direitos Humanos, os quais de-claram que todas as pessoas são livres eiguais, e devem tratar umas às outras comespírito de fraternidade. Infelizmente, no en-tanto, o Brasil ainda não aprovou uma leique condene a violência moral e ideológicaque a camada gay tanto sofre. Até então,não é surpreendente que podemos encontrarevidências de homofobia em muitos lugaresque visitamos, nas ruas, nas escolas, no tra-balho, na internet, etc... Devemos, entretan-to, não aceitarmos a segregação e opreconceito como processos naturais da so-ciedade. Está na hora de exigirmos do Esta-do e de nós mesmos uma postura deequidade, e adotarmos a concepção de quea homofobia, ainda que banalizada, não élegal. .::

PPoorr qquuee OOrrgguullhhooddee SSeerr HHéétteerroo??

PPoorr:: TTiiaaggoo HHeennrriiqquuee

QQUUEE BBEELLOOPPRREESSEENNTTEEDDEE NNAATTAALL.. .. ..

Por: Mari Moura

"Todos estão

morrendo um

pouco neste

instante"

Vedanta

Saiba: blogduoxe.blogspot.comSiga: @informativo_oxeCurta: Produtora Ôxe!

ii mmaa ggee mm::MMaa rriiMMoo uurr aa

ii mmaa ggee mm::MMaa rriiMMoo uurr aa

A manifestação, formada principalmente de jovens, fe-chou ruas no centro de Franco e chamou a atenção dapopulação para o absurdo aumento da passagem

ii mmaa ggee mm::ss ttoo cckk ..xx cchh nngg--wwwwww.. ssxx cc.. hhuu

ii mmaa ggee mm::MMaa rriiMMoo uurr aa

Page 6: Oxe! - Dezembro 2012

5 Dezembro / 201 2

PPoorr:: MMeessssiiaass SSiillvvaa

SUPERAÇÃO

A mulher em nosso mundosimboliza a vida,enaltecimentos profundosà nossa querida:

Querida por nósamigos, amigas,filha, mamãe, vovóos netinhos sua vida;

Entusiasta por elespresentes dos céus,feliz com elesMariane,Clara, Maria Eduarda e Miguel;

Sempre contentevida e calor,pelos netos presentelinhagem, nova vida, amor;

Na ciência dessa geraçãoela é a raiz, a provedora,em contemplaçãoNenê vencedora;

A guerra derrotousuperação, barreiras, dificuldades,jamais desanimoucom amigos unidos nas adversidades;

Amigos de féjuntos aos filhos à crescer,amparada à Maria e Joséemoção ao vê-los nascer;

Duras turbulênciasperseverança, trabalho,reerguer, paciêncianeblina, madrugadas, orvalhos;

Marcelo, Douglas, Núbiacaros tesouros,preciosidades sem dúvidaNúbia o simbolo do ouro;

Se viu desamparadasem onde morar,não se viu derrotadaignorou a palavra "desanimar";

Aura viva e forte energiacom direito a chorar,sua fé indicou a estrela-guia

chorou muitas vezes mais;

Célula de um povo sofredornão quis ver sua prole à fome,muitas vezes sentindo dorencorporou a "mulher-homem";

Corte-costura, tecelãrematadeira,cesta de café da manhãchocolate, concurso, ex-marreteira;

Deixaria a clientela do caféem sua vida sempre lembraria,Deus recompensou sua fée não mais com fiscais debateria;

"-Sem alvará não pode!. . .implorava. . . diziam:-estamos obedecendo ordens!reincidente. . . dia-a-dia!. . . "

Enfrentou a fiscalizaçãoque "autuava" obedecendo a lei,estava no fim a situaçãoapós o concurso mudou de vez;

Nascida em Venceslaudeseja saber de um marco histórico em

1960,pesquisei via: internet, revistas e jornaisencontrei sua essência presente;

Nenê filha de Wilson Pires e Joanase orgulha de Giovani ser irmã,os pais deram ao mundo uma filha bacanaVenceslau sua cidade, de Franco da Rocha

é cidadã;

Por Franco da Rocha tem gratidãopelas coisas boas que conquistou,pelos amigos "moradores" do seu coraçãoà Deus que suas estradas iluminou;

Vem realizando muitos sonhosé feliz no amor e vida social,baila, viaja, agradece os ganhosflutua a alma em poesia no Centro Cultural.

Oferecimentos: Lidia, amiga pessoal da personagem;DonatoMilillo, idem; às colegas de trabalho da área deassistência social e à todos familiares da personagemdesta poesia.

Estuda Zé, estuda, para o Brasil melhorarEstuda Zé, estuda, só assim podemos lutar.

Pela igualdade socialE a corrupção acabaraplicando as leis e eliminandoa imunidade parlamentarQuero saber se o poder tem coragemDe se explicar à sociedade

No investimento que fazer nos políticose no retorno que irão obter.enquanto o povo está aflitoTentando arrumar o que comer.veja só que sacanagemcom o dinheiro do povose faz lavagem.

Por: Régis AndradeESTUDA ZÉ

Em 201 2 estamos novamente oferecendo o que háde melhor para você que deseja adquirir sua

habilitação. Venha conhecer nossas instalações econferir nossos preços!

imagem:stock.xchng-www.sxc.hu

imagem:stock.xchng-www.sxc.hu

Page 7: Oxe! - Dezembro 2012

6Dezembro / 201 2

::. BETTO SOUZA

Lembro-me de discussões políticas onde as ar-gumentações tinham lado. Direita ou esquerda.As coisas corriam de uma maneira, digamosmais ordenada. Quase previsível. Pessoas commais idade eram de direita. Pessoas mais novaseram de esquerda. Uma cisão clara entre o con-servadorismo e o novo.

O esforço da direita, para manter as coisas co-mo estão, era diretamente proporcional ao empe-nho da esquerda pelas mudanças. A direita erapela manutenção da ordem. A esquerda anárqui-ca. A direita era militar. A esquerda subversiva.

Reconheço que a tranquilidade e conforto gera-dos pelo pensamento conservador são atraentes,afinal, em time que está ganhando não se mexe.Porém, no Brasil, a corrente conservadorista fi-cou atrelada a não evolução. Engessamento do es-tado. Criou-se uma visão coronelista de segovernar, onde senhores de engenho exerciam po-der sobre tudo e todos. A TV nos mostrou clara-mente isso na série global Gabriela – adaptaçãodo romance Gabriela, cravo e canela de JorgeAmado. Vimos coronéis, de dedo em riste, afron-tando juízes e delegados de polícia. Tudo é vali-do para a manutenção do poder.

A esquerda vinha com um discurso novo. Me-xendo com as bases da sociedade. Vertendo parabaixo as antigas estruturas de poder. Um pensa-mento igualitário onde todos poderiam ascendersocialmente. Uma tentação para a mocidade queadentrava ao mercado de trabalho com sede decrescer e realizar seus sonhos. Assim tivemos umgrande engajamento.

Mas o tempo passou, as ideias mudaram, os jo-vens esquerdistas passaram para o centro e a di-reita praticamente desapareceu. Não vejo um

partido que possa ser apontado com genuina-mente de direita. A antiga ARENA – AliançaRenovadora Nacional – maior representante dadireita gerou o PDS depois o PFL que virou DE-MOCRATAS, que alimentou a criação do PSDque sustenta uma ideologia de centro/direita. Oantigo MDB – Movimento Democrático Brasi-leiro – fundado por opositores a ARENA, ou se-ja, de esquerda, gerou o PMDB que alimentou oPSDB que sustenta uma ideologia de centro/es-querda. O PT – Partido dos Trabalhadores – umdos maiores movimentos de esquerda da Améri-ca do Sul, com uma ideologia social democrata,ligado a dirigentes sindicais a católicos da Teolo-gia da Libertação, rompe antigas disputas e posi-ciona-se como principal legenda de esquerda.Mas como disse acima, o tempo passou as ideiasmudaram e o PT passou para centro/esquerda.

Enfim, todas as legendas têm em suas basespreceitos centristas. Nada de radicalismos, exce-ção ao PSTU e Psol – este, aliás conseguiu elegerdois prefeitos Itaocara (RJ) e Macapá (AP). An-tigos discursos ideológicos foram “deixados” delado em função dos resultados a serem alcança-dos. Vivemos, então, uma crise ideológica pelafalta de sua definição.

As legendas evoluíram já as práticas nem tan-to. Ministros do Supremo Tribunal Federal temsido assediados nos moldes do romance do mes-tre Jorge Amado, por novos coronéis, hoje nobanco dos réus.

Bem, se trouxerem de volta hábitos e perso-nagens da trama global, melhor que venha só aGabriela.

Eduardo Nunes (professor, músico, ambientalistaatento às alterações e interações humanas).

Que venha só a Gabriela.

PPoorr:: EEdduuaarrddoo NNuunneess

Sempre soube que viajar é uma maneirade burlar o tempo, de construir outro tempo,de aprender mais sobre o mundo e sobre nósmesmos. Mas nunca tinha tido a oportunida-de de sair do Brasil e descobrir o que é serbrasileiro. Conversando com Darci Ribeiroquem sabe poderia nos dizer outra coisa...Não sei se Darci Ribeiro saiu do Brasil nasmesmas condições que eu: filha de mãe nor-destina e pai mineiro, com genética de ho-mem gabiru e muita nordestinidade emmim, conheci o que é ser uma pessoa na peri-feria de São Paulo desde a infância, mais pre-cisamente quando meu pai morreu, aos 9anos de idade e minha mãe teve que assumiras contas da casa sem ter escolaridade, sendomulher e alagoana valente. Não precisava irtão longe para conversar sobre como é estarhoje aqui na Espanha, mas comecei contan-do isso para contextualizar quem sou e de on-

de vim, porque tenho certeza que o que voucontar, com muitas pessoas aconteceu muitodiferente...

Entrei na Europa porPortugal... A primeiracoisa que me chamouatenção, porque soumuito auditiva, foi amúsica das línguas...Viajei muito pelo Bra-sil, conheci mais de 20etnias indígenas comquem convivi e aprendi muito, mas nunca ti-nha escutado a cantiga das línguas do mundode fora... Aqui é a Babilônia, num espaço deterra tão pequeno, tantas línguas, tantas sono-ridades na palavra. Queria ter feito disso mú-sica. Ao final do dia representava um peso ecansaço que não seria só da diferença de fu-so... No metrô tentava identificar, com amai-

or vontade de perguntar, de onde eramaquelas pessoas que cantavam aquelas pala-vras tao diferentes, em tão grande quantida-de... Inclusive os portugueses... Não entendiao que falavam e comecei aí a descobrir demim, de nós: me enganaram em mais essacoisa na escola, não falo português, falo brasi-leiro! O cérebro estonteado tentando identifi-car aquelas falas tantas, se esgotava e pedia

arrego... Eu percebi en-tão que falei sozinha praescutar o brasileiro!

Em Portugal descobrique sou um tanto portu-guesa. Foi quando ouvio fado e vi no sentimen-to dos cantores o senti-mento nosso de algumaforma fortemente repre-

sentado, com aquela cara tao diferente e taofamiliar... Fomos a um espaço sugerido poruma pessoa numa farmácia, não era tambémum lugar qualquer, era um lugar onde as pes-soas que gostam de fado e gostam de cantarfado vão. Cada cantor canta mais ou menostrês canções e assim passamos noite adentroouvindo mulheres e homens falando sobre

como nós brasileiros somos também portu-gueses.

Quando vimos um mendigo comendo ebebendo deliciosamente um vinho, pergun-tamos onde comprar e nos entusiasmamos...Se pode beber vinho nas ruas de Lisboa(não é todo lugar que se pode). O vinhoPortuguês é maravilhoso. Sentados na calça-da, conhecemos Bruno, um francês moradorde rua em Lisboa. Foi Bruno que me insti-gou nessa busca de mim: ao conversar commeus amigos sobre com quem se pareciam,perguntei sobre mim. Ele pensou, me olhouprofundamente e analisou o fundo da minhaalma. Depois disse com ar de obviedade:“Ameríndia, você é ameríndia”. É o quesou: ameríndia! Parece que tudo ficou entãomais claro, minha dificuldade com os caixaseletrônicos, com o metrô, com as torneiras,tudo explicado em uma só palavra: amerín-dia. Que bem poderia também ser traduzidacomo bicho do mato, a paulistana nascidaem São Paulo SP, que viveu em todo fundãodo brasil, campo – mato - favela, agora diag-nosticada pelo mendigo francês em Lisboa:ameríndia. Somos todos ameríndios? .::

EXTRANJERAPor: Aweté Nhambovy'a

O relato de uma brasileira na Espanha, em meio ao turbilhão de protesto quetomam conta da Europa. Confira a versão completa do texto e mais fotos no

blogduoxe.blogspot.com.br

imagem: stock. xchng - www. sxc.hu

Em toda a Europa, quase que diariamente apopulação protesta contra o sistema capitalista

imagem:AwetéNhambovy'a

ii mmaa ggee mm::AAnn ddrr ééaaAAmmoo rrii mm

imagem:stock.xchng-www.sxc.hu

Page 8: Oxe! - Dezembro 2012