polÍcia - estradas ruins deixam alunos a pé§ão 458.pdf · o pau’ na câmara ... pior é que,...

14
www.folhadepiedade.com.br Editor Responsável: Zaqueu Rodrigues da Silva Piedade, 17 de abril de 2015 Ano IX - Edição nº 458- R$ 1,50 POLÍCIA - Págs. 6 e 7 Estradas ruins deixam alunos a pé Crianças precisam caminhar quilômetros até mesmo à noite, porque o transporte escolar não consegue passar AGRICULTURA FOGO DESTRÓI CASA Idosa é atropelada no Centro Moradores dizem que o bairro Amola Faca foi abandonado pela Prefeitura.Segundo eles, até os serviço de manutenção nas vias públicas deixaram de ser feitos há muito tempo. Em menos de 24 horas, duas propriedades foram tomadas pelas chamas. Os incidentes ocorreram no Cotianos e CDHU Ayrton Senna. Um dos incêndios foi causado por uma criança de três anos, enquanto o res- ponsável pelo segundo caso seria um ho- mem que sofre de surtos psicóticos. Morre Dirceu, tapeceiro que lutou contra o tráfico Pensionista de 58 anos é atingida por carro enquanto atravessa da Rua Tenente Demétrio Machado. Trecho é perigoso devido à falta de sinalização e já registrou vários acidentes dessa natureza. Menina acusa: “Fui estuprada por meu sogro” CIDADE - Pág. 3 Vereadores ‘quebram o pau’ na Câmara Inflamados por discurso de Geraldinho (PT), Alê Gomes (PSDB) e Nelson ‘Camarão’ Prestes (PP) promoveram ata- ques furiosos ao vereador da oposição. Governistas coloca- ram em xeque sua coerência e condenaram a manifestação em tribuna. “O senhor extrapolou os limites desta casa legis- lativa”, reagiu Geraldinho, em relação a fala de Camarão, que respondeu: “Eu não tô nem um pouco preocupado com isso”. POLÍTICA - Pág. 4 Projeto ensina produtores a ‘plantar’ água AGRICULTURA - Pág. 5 Após reforma, aluguel do Mercadão fica mais caro Comerciantes estabelecidos no prédio da Araújo Leite consideram o acréscimo abusivo. Além do reajuste, eles também terão de ratear despesas de água e energia elétrica do imóvel. Prefeitura alega não ter mais condições de manter a estrutura. COTIDIANO - Pág. 9 NO ESCURO Troca de lâmpadas tem 218 pedidos na fila de espera COTIDIANO - Pág. 9 VARZEANO Torneio começa em junho com novas regras ESPORTE - Pág. 8

Upload: phamthien

Post on 25-Jan-2019

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.folhadepiedade.com.br

Editor Responsável: Zaqueu Rodrigues da Silva Piedade, 17 de abril de 2015 Ano IX - Edição nº 458- R$ 1,50

POLÍCIA - Págs. 6 e 7

Estradas ruins deixam alunos a pé

Crianças precisam caminhar quilômetros até mesmo à noite, porque o transporte escolar não consegue passar

AGRICULTURA

FOGO DESTRÓI CASA Idosa é atropelada no Centro

Moradores dizem que o bairro Amola Faca foi abandonado pela Prefeitura.Segundo eles, até os serviço de manutenção nas vias públicas deixaram de ser feitos há muito tempo.

Em menos de 24 horas, duas propriedades foram tomadas pelas chamas. Os incidentes ocorreram no Cotianos e CDHU Ayrton Senna. Um dos incêndios foi causado por uma criança de três anos, enquanto o res-ponsável pelo segundo caso seria um ho-mem que sofre de surtos psicóticos.

Morre Dirceu, tapeceiro que lutou contra

o tráfico

Pensionista de 58 anos é atingida por carro enquanto atravessa da Rua Tenente Demétrio Machado. Trecho é perigoso devido à falta de sinalização e já registrou vários acidentes dessa natureza.

Menina acusa: “Fui estuprada por meu sogro”

CIDADE - Pág. 3

Vereadores ‘quebram o pau’ na Câmara

Inflamados por discurso de Geraldinho (PT), Alê Gomes (PSDB) e Nelson ‘Camarão’ Prestes (PP) promoveram ata-ques furiosos ao vereador da oposição. Governistas coloca-ram em xeque sua coerência e condenaram a manifestação em tribuna. “O senhor extrapolou os limites desta casa legis-lativa”, reagiu Geraldinho, em relação a fala de Camarão, que respondeu: “Eu não tô nem um pouco preocupado com isso”.

POLÍTICA - Pág. 4

Projeto ensina produtores a

‘plantar’ águaAGRICULTURA - Pág. 5

Após reforma, aluguel do Mercadão fica mais caro

Comerciantes estabelecidos no prédio da Araújo Leite consideram o acréscimo abusivo. Além do reajuste, eles também terão de ratear despesas de água e energia elétrica do imóvel. Prefeitura alega não ter mais condições de manter a estrutura.

COTIDIANO - Pág. 9

NO ESCURO

Troca de lâmpadas tem

218 pedidos na fila de espera

COTIDIANO - Pág. 9

VARZEANOTorneio começa em junho com novas regras

ESPORTE - Pág. 8

2 OPINIÃO Piedade, 17 de abril de 2015

PASSANDO A LIMPO

Redação e Administração:Rua Cônego José Rodrigues, 62Sala B, Centro, Piedade/SP - Fone: (15) 3344-1970e-mail: [email protected]: www.folhadepiedade.com.br

As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. É proibida qualquer tipo de reprodução do conteúdo deste jornal sem a prévia autorização dos seus diretores.

Circulação: Piedade, Ibiúna, Tapiraí e RegiãoPeriodicidade: Semanal (sextas-feiras)Tamanho da página: 53 cm altura x 29,7 cm largura (6 colunas x 4,6 cm)

Impressão: NG Editoria Jornalística Ltda Sorocaba/SP Fone: (15) 3212-4420

Jornalista e Editor ResponsávelZaqueu Rodrigues da Silva - MTB 32158

(15) 99788-1687

Assessoria JurídicaCristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742

Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SPFones: (15) 3244-3443 ou 98149-2579

MEMÓRIA

Estamos, novamente, esperando cair do céuEDITORIAL

As comemorações do centenário de Piedade tiveram um gosto amargo para os desportistas da então “Capital do Carvão”. Um clima lutuoso dominou as solenidades, principalmente o tradicional desfile de 20 de maio, que naquele lon-ginquo 1940, pela primeira vez em 15 anos, não contou com os garbosos atletas do PFC. O motivo de tamanha desolação foi numérico e bastante dilatado: 9 a 0.

Esse é um placar que a história preferiu esquecer, soterrando-o o mais fundo possível nas cinzas do tempo por vários motivos. Primeiro, porque foi a medida do massacre sofrido pela Sele-ção de Piedade diante da representante de Sorocaba na abertura do Campeonato Paulista de Futebol Interseleções daquele ano. Em segundo lugar, porque o destino escolheu como data da maior vergonha do futebol piedadense justamente o do-mingo anterior, dia 19, véspera da data natalícia do município.

A partida foi dis-putada no Campo do São Bento, na Rua Nogueira Padinha, próximo ao centro de Sorocaba. Os ca-valheiros, damas e crianças bem educa-dos e em vestimentas domingueiras, des-cuidaram da cortesia digna de anfitriões, para vaiar cada ten-tativa frustrada dos visitantes.

A reportagem do “Cruzeiro do Sul” do dia 21 tentou disfarçar o tom sarcástico, mas, em muitos tre-chos, acabou se traindo. “No encontro, pudemos assinalar de notável, apenas as possibilidades de regulamentação dos esportes”, escreveu o repórter, para des-

O novo período de estiagem que está começando en-contra o município de Piedade tão despreparado para en-frentar a redução drástica de água quanto no ano passa-do. Lamentavelmente, o semestre inteiro sem chuvas, que se prolongou de meados de 2014 até o início de fevereiro deste ano, não foi incentivo suficiente para levar a Sabesp e as autoridades municipais a acelerar o processo de rea-ção às alterações climáticas em curso. Para desespero da sociedade em geral, como nenhuma ação prática foi ado-tada, o que se espera é a manutenção de medidas pura-mente paliativas, como o rodízio na captação para irriga-ção agrícola e a ameaça de punição aos consumidores que utilizam os recursos hídricos de maneira irresponsável. O pior é que, caso São Pedro repita neste outono/inverno a falta de colaboração do último verão, a tendência é o ra-cionamento ser estendido à zona urbana.

É inegável que obras para aumentar a capacidade de armazenagem e a captação do “precioso líquido” não se realizam de uma hora para a outra. Além de envolver re-cursos vultosos, exigem estudos de impactos e longos pro-cessos de licenciamento ambiental que podem demorar anos. E é exatamente neste ponto que reside a culpa dos gestores públicos. Tanto o município como o governo Es-tadual – enquanto acionista maior da empresa responsá-vel pelos serviços de água e esgoto – falharam fragorosa-mente, no mínimo, por omissão e falta de planejamento.

Entre as negligências oficiais pode-se relacionar a inér-cia diante do aumento natural da demanda de água e a ig-norância aos sinais evidentes das reações da natureza ao mau uso dos recursos.

Quem acompanha o noticiário local há de se recordar de anúncios recentes sobre programas destinados a recu-perar nascentes e rios como uma forma de “plantar” água. Também há expectativas quanto à simplificação das exi-gências para os agricultores obterem a autorização neces-sária à limpeza de seus tanques. É evidente que essas são medidas importantes e com alcance incontestável no lon-go prazo. No entanto, cadê as deliberações para amenizar os problemas que já estão batendo à porta? Quais são as iniciativas palpáveis e condizentes com o momento atual?

Com essas constatações, no entanto, não se preten-de eximir cada um de nós de importante parcela de culpa pela situação crítica em que nos permitimos chegar. Não se pode negar que a crise hídrica seja uma somatória de fatores. Além do evento climático sem precedentes e da paralisia governamental, contribui, também, a cultura da abundância. Nossos hábitos de consumo são liberalmen-te perdulários. Exemplo disso é que, depois de tantos me-ses de seca, bastou o nível do Rio Pirapora voltar a subir para a população esquecer o perigo de ter as torneiras se-cas. De uma maneira ou de outra, hoje, estamos todos es-perando a água cair do céu. E se ela não cair?

ESTAMOS DE OLHO

ABANDODO PERIGOSO - Um imóvel abandonado na Rua Boleslavas Juskevicius está tirando o sono de quem mora na vizinhança. Segundo denúncias, o local é invadido constantemente por pessoas que querem ficar fora da vista da Polícia para consumir drogas e até para o comércio ilegal de entorpecentes. Além disso, a casa estaria sendo utilizada para a prática de sexo e esconderijo de ladrões e assaltantes. Quem transita pelo local à noite, também reclama da algazarra e de serem importunados pelos ocupantes do local.

CDHU PEDE AJUDA - Os moradores do Conjun-to Habitacional Vereador Ezequiel Antônio da Silva, na Vila Quintino, pedem que a Prefeitura faça uma operação tapa-buracos no local com urgência. Eles temem que o acúmulo de água de chuva nos buracos que se formaram nas ruas ajude a proliferar o mosquito da dengue. Segundo a população, essas “panelas” ficam cheias durante dias, de-pendendo apenas da evaporação para secar. Outros proble-mas são a falta de sinalização de trânsito e ruas sem nome.

MENOSPREZO À LEI - Embora menos frequente, o desrespeito às vagas exclusivas de estacionamento per-siste em Piedade. Um desses casos foi flagrado na manhã de 10 de abril, na esquina das ruas Araújo Leite e Capitão Antônio Loureiro (Calçadão). Uma perua Kombi dirigida por uma pessoa sem problemas aparentes de saúde perma-neceu na vaga reservada a deficientes durante cerca de 20 minutos. O pior é que, mesmo sem portar credencial para a vaga, o motorista não foi incomodado pelas autoridades.

ARAPUCA PÚBLICA - Calçadas irregulares são um dos maiores problemas da Rua Benjamin da Silvei-ra Baldy, no Bairro Paulas e Mendes. Em alguns trechos, como o da foto acima, o espaço destinado aos pedestres está desbarrancando e ficando cada vez mais estreito. Como o terreno em frente fica quase dois metros abaixo do nível da rua, os transeuntes se preocupam com as possibilidades de de acidentes. Segundo eles, um escorregão ou uma queda naquele local pode causar ferimentos graves.

tacar, em seguida, que a partida foi “marcada por acentudada desigualda-de de forças, com pre-dominância marcante da cidade-sede”. Mais adiante, diz: “A repre-sentação sorocabana agiu com total liberda-de, dispondo facilmente do adversário, obrigan-do-o a recolher-se ao seu próprio setor, para uma defesa difícil.”

De acordo com a notícia, a situação pio-rou ainda mais quando o técnico piedadense

fez cinco substituições, “na tentiva de melhorar sua seleção tão precária”.

A reportagem registrou assim a formação e a atuação do “esquadrão” piedadense: “Fernandes, um goleiro

• 10 DE ABRIL - Adoro Serra Ne-gra! Participei rapidinho do tititi com os prefeitos e corri comprar malhas. Escolhi uns suéteres divinos e separei uma blusa para a loirona da Educa-ção. Vamos arrasar na festa de maio! E a bruxa tá solta: minha amiga Ma-rilu Deputada teve as contas de cam-panha reprovadas e li no Jornalzão que tem uma ‘Máfia dos Remédios’ fornecendo para o município. Pedi para levantarem tudo, mas acho que vai respingar no meu antecessor.

• 11 DE ABRIL - O vereador Samu-mé apareceu para falar da lei seca. Parece que tem um amigo, no Bento Ruivo, que precisa ficar aberto até ‘um tiquinho mais tarde’. Fiquei de pen-sar e ofereci uma cerveja. Acabamos entornando várias, eu, o marido e o psorlão, até altas horas. Era saideira que não acabava mais... #tinaalegri-nha #bavária #turmadoboi.

• 12 DE ABRIL - Gente, como é que o Samumé voltou pra casa ontem? Eu e o marido acordamos numa ressaca terrível. Não lembramos de na-da! À tarde recebi um torpedo do ‘psorlão’. Agradeceu a confiança, elogiou a ou-sadia e avisou que posso contar com ele. Será que andei prometendo coisa demais para esse homem??? Passei tão mal que atrasei para a missa. Por sorte, o marido encontrou um lugarzi-nho bom. Antes de sentar, fiz questão de cumprimentar o povo todo.

• 13 DE ABRIL - O Jadeu telefonou, já tá sabendo do babado de sábado e disse que Samumé o procurou. Me chamou de corajosa e perguntou se eu tinha consultado o grupo sobre aqui-lo. Desconversei com uma risadinha, para não admitir minha amnésia alco-ólica. Chamei o Gohan do Governo, contei o drama e chorei litros. Ele ficou de levantar o que houve e tentar contornar.

• 14 DE ABRIL - O vereador Bo-dinho da Estrela quis falar grosso e levou um esfrega. Amei de paixão! Esse nosso líder, o Bozo, é porreta! O Crustáceo também mostrou que tem café no bule. Agora, vamos combinar que o Morton tá mais derrubado que motel no Dia das Mães. Gritei e so-quei o ar, empolgadíssima, enquanto o Maomé do Esporte me contava os de-talhes. Para o dia ficar ainda melhor, voei para Sorocaba gravar entrevista à TV. Modéstia à parte, fico ótima no vídeo, principalmente em HD...

• 15 DE ABRIL - Parece que andam dizendo que eu não vou à Garagem e não sei nada do que se passa lá dentro. Pois é isso mesmo! Imagina que vou correr o risco de sujar de graxa meu Arezzo ou meus modelitos exclusivos. Deixa isso para o Vice e sua botina. Ano que vem dou uma passadinha, só para não ficar chato...

• 16 DE ABRIL - Esse mundinho da comunicação decaiu mesmo, hein? Parece que a tal entrevista só vai ao ar daqui alguns dias. Aff, me poupem, minha beleza não pode esperar. E a Loirona da Educação ainda diz que o vídeo engorda uns três quilos. Só se for para ela! A mim, querida, as lentes e objetivas adoram e tratam bem. Essa reforma do Mercado está a-ca-ban--do com a minha vida. Para ajudar, o Gohan do Governo inventa de aumen-tar o aluguel. Vê se isso é serviço? Tá sendo uma choradeira só! #precisode-ferias #voudeixarprojadeu

Será que andei prometendo coisa demais??

Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com pessoas e episódios reais

é mera coincidência.

O dia em que a vergonha tomou conta do futebol piedadensefraquíssimo, bem substituído por David. Pugliese, muito pesado; e Baldy, ativo, mas com tiros longos e sem proveito. Valkir, Ferraz e José, linha intermediária com altos e baixos. O melhor foi Ferraz. No ataque: Xavier, esperto e intuitivo; Orlando, muito devotado, desdobrou-se em esforços e chegou a produzir apre-ciavelmente; Joaquim, demorado; Regi, apreciável, e Zé Maria comandando o ritmo de seus companheiros.”

O jornal comentou sobre as altera-ções: “Estiveram ainda em campo, Wal-demar, Paulo, Goiaba e Sócrates, num total, portanto, de cinco substituições.”

A desforra piedadense demorou, mas chegou em grande estilo, com o título do PFC no Campeonato Amador Paulista de 1956. Nas comemorações de 16 anos depois, ninguém se recor-daou de que a base daquela seleção humilhada era o time recém-coroado no Estadual.

“Cruzeiro” de 21 de maio de 1940

IncomodouO Executivo está de antenas ligadas em relação ao verea-dor Geraldinho Pinto (PT). Os constantes ataques do petis-ta estariam atingindo direta-mente a cúpula do governo e arranhando a imagem da pre-feita Maria Vicentina (PSDB).

Vem quenteNo grupo governista, asses-sores, diretores e, até mesmo, vereadores têm dedicado boa parte do tempo ao planeja-mento de um revide feroz. Comenta-se que o pessoal anda de ‘lupa na mão’, pro-curando por falhas e pontos vulneráveis de Geraldinho.

GeladeiraNo que diz respeito aos trâmi-tes políticos e administrativos, a equipe de Vicentina já tem dado uma canseira no verea-dor. As respostas da Prefeitura aos requerimentos enviados pelo petista resumem-se a pedidos de prorrogação de prazo. Diferentemente do que ocorre com os demais verea-dores, cujas indagações são prontamente respondidas.

FrigideiraEntre os colegas que integram a base aliada, o tratamento é ainda pior, como visto na sessão de segunda-feira (13). Após um longo período sem subir à tribuna, Geraldinho usou a palavra para fazer crí-ticas à Administração. A res-posta de Alê Gomes (PSDB) e Nelson Prestes ‘Camarão’ de Oliveira (PP) foi furiosa. Além de desqualificar as críticas do petista, os representantes do governo colocaram em xeque a coerência de suas atitudes.

NocauteouA ‘pá de cal’ sob Geraldinho foi despejada por Alê Go-mes. Quando o vereador da oposição mencionou que o conserto de uma ponte rural deveria ser feito sem licitação, o líder governista respondeu: “Para que? Para o senhor ir ao Ministério Público fazer uma denúncia?”.

Tá nem aíEnquanto Geraldinho era massacrado, o líder virtual da oposição, Cláudio Nadaleto (PPS), permaneceu alheio ao debate. O único socorro, ain-da que discreto, que o petista recebeu foi de Tirso Castanho (PV).

Atendendo a pedidosHá tempos que a postura de Nadaleto gera especulações. Para alguns observadores po-líticos, sua apatia faria parte de estratégia alinhada aos interesses dos caciques do PT municipal. O desgaste da ima-gem de Geraldinho beneficia-ria o grupo encabeçado pelo ex-prefeito Geremias Pinto e por Marcelo ‘Zé Dirceu’ Rolim.

Arrependido?Para outras pessoas, o ‘sumi-ço’ de Nadaleto refletiria ar-rependimento com a decisão de entrar para a política. Após um 2014 turbulento, onde foi ‘massacrado’ por vários cole-gas e, até mesmo, pela prefei-ta Vicentina e seu vice, Renal-do Corrêa (PV), o vereador de Sertãozinho teria desanimado da vida pública.

Que nada!Há, ainda, os que arrisquem a aposta em uma dobradinha entre Geremias e Nadaleto, em 2016. Com isso, o PT te-ria um aliado fiel e submisso, exorcizando de vez a má expe-riência vivida com Godofredo ‘Bube’ Werner (sem partido).

Boicote botinudoAinda durante a acalorada

sessão de segunda-feira, o vereador Tirso alfinetou o vice-prefeito. Ele afirmou que Maria Vicentina não tem co-nhecimento do que acontece na Garagem Municipal. Res-ponsável pelo setor, ‘Nardo’ teria a missão de informar a prefeita sobre o andamento dos serviços, demandas e ou-tros assuntos.

Preso ao passadoEm seu discurso, Tirso tam-bém se mostrou entusiasta de modelos ultrapassados de gestão. Ele elogiou os ex-pre-feitos Arthur Hess e José Tadeu de Resende (PSDB) e pontuou: “Esses homens faziam sua base de governança dentro da Garagem Municipal”.

IncoerentePor falar em mentalidades antigas, o vereador Camarão protagonizou um show de controvérsias, ao tentar reba-ter o discurso de Geraldinho. Ele condenou, por exemplo, o uso da tribuna da Câmara para fazer críticas à Prefeitu-ra. Na visão de Camarão, a medida impossibilita a defesa do chefe do Executivo, que não está presente à sessão. “É mui-to mais bonito ir falar direto com a prefeita, no gabinete”, pontuou.

Como assim?Em sua fala, Camarão tam-bém condenou a postura fis-calizadora da Câmara. Segun-do ele, Geraldinho não ‘precisa fazer esse barulho todo’ pelo fato de ter obtido 1600 votos nas últimas eleições.

Vê se podeNesta semana, comerciantes do Mercado Municipal foram surpreendidos com a notícia de que o valor do aluguel irá aumentar. Além disso, todos terão de fazer rateio para pa-gar despesas do prédio com água e luz. A mentora intelec-tual da ‘novidade’ teria sido a prefeita Maria Vicentina.

RetaliaçãoAlguns comerciantes mos-traram-se extremamente insatisfeitos com a medida, porém, preferiram não falar nada. Segundo essas pessoas, o tom de Vicentina na reunião que anunciou o aumento era bastante intimidador e impo-sitivo. A Prefeitura, por sua vez, nega essa informação.

‘Bem’ representadosO que mais revoltou os donos de boxes, segundo contam, foi a postura dos vereadores Tirso Castanho e Norton Nakayama (PSDB). Presente na fatídica reunião, a dupla teria dito ‘amém’ à atitude da prefeita e não saiu em defesa dos inte-resses dos comerciantes.

‘Bom’ sensoCabe lembrar que o aumento no valor do aluguel mistura--se aos transtornos de uma interminável e polêmica obra de revitalização. Além disso, o atual momento econômico não poderia ser pior para um arrocho desses.

Frase da semana“Tem gente que gosta de fazer virado com um simples pé de frango”, vereador Camarão, sobre críticas de Geraldinho.

3CIDADEPiedade, 17 de abril de 2015

Relatórios recentes enviados pela Vigilância Epidemiológica mostram que a incidência de den-gue em Piedade continua a crescer, porém, de maneira menos acentu-ada do que aquela vista no mês de março. Na época, o aumento galo-

Agricultores obrigados a dar voltas enormes para conseguir escoar seus produtos, crianças precisando caminhar quilômetros antes de alcançar o transporte es-colar, dificuldades na locomoção de doentes e contratempos até na hora dos sepultamentos. Este é um breve resumo dos problemas en-frentados diariamente pelos mora-dores do extremo oeste de Piedade – região próxima à divisa com o município de Pilar do Sul –, por conta da deterioração das estradas.

A situação denunciada diver-sas vezes pela população foi con-firmada nesta semana, pela Folha de Piedade, em duas visitas aos bairros Douradinho, Amola Faca, Camargos e Furtados. No trajeto de centenas de pessoas o que a reportagem encontrou foi valetas profundas cortando as vias, água escorrendo por todos os lados, san-gras e tubulações entupidas, pontes quebradas, muitos buracos e outras marcas da falta de manutenção. De acordo com a população, após as obras do programa Melhor Cami-nho, patrocinado pelo governo do estado em 2009, as ações naquela região se restringiram a escassos consertos emergenciais.

Um dos trechos mais danifi-cados naquela região da zona ru-ral piedadense é a ligação entre a Capela do Amola Faca, na parte baixa do bairro, e a comunidade dos Camargos, também conhecida como Amola Faca de Cima. Anos

Córrego “engordado” por água de irrigação toma conta da pista Noel Moraes (à frente) e Noel Rosa mostram trechos degradados da estrada

Estradas sem conservação isolam bairros e deixam estudantes a pé

de abandono deram àquela estrada municipal de pouco menos de dois quilômetros uma aparência de sim-ples galho de acesso a plantações. Além do afunilamento pelo mato e pelas barrocas que a ladeiam, seu leito irregular ainda é interrompido em vários pontos por valas escava-das pelas chuvas e pela irrigação das roças mais altas.

A maior parte dos inconve-nientes que vão surgindo com o tempo acaba sendo solucionada pelos próprios moradores. “A gen-te cansa de pedir para a Prefeitura consertar e como nunca tem má-quina ou funcionário disponível, nós mesmos acabamos fazendo o serviço com a ajuda dos vizinhos”, revela o lavrador Noel Honorato de Moraes, de 50 anos. Ele lamenta, no entanto, que o único caso que a comunidade não conseguiu re-solver sozinha seja suficiente para interromper permanentemente o tráfego de veículos no local. Se-gundo ele, o entupimento de uma rede de tubos desviou o curso de um córrego para o leito da pista, provocando o surgimento de uma valeta que vai sendo aprofunda-da a cada chuva ou quando uma plantação próxima é irrigada. “In-felizmente, este serviço nós não temos como fazer, pois é preciso uma máquina pesada para retirar a tubulação, levantar a estrada e co-locar a rede novamente”, explica.

ESTUDANTES A PÉ - O

produtor rural nascido e criado no Amola Faca confessa que nunca viu o lugar tão abandonado como nos últimos anos. Para ele, a maior prova de que o bairro foi esquecido de vez pelas autoridades é o desvio do transporte de estudantes. O la-vrador explica que desde outubro de 2014, quando o córrego passou a correr pela pista, seus sobrinhos e demais crianças que residem ao longo da estrada precisam cami-nhar cerca de um quilômetro até o cruzamento com uma via que está em melhores condições e por onde as vans e os ônibus ainda conse-guem transitar. Ele ressalta que o problema não é apenas a obrigató-ria caminhada embaixo de sol ou chuva, mas o isolamento do per-curso. Noel confessa que a maior preocupação é com as crianças que voltam da escola à noite. “A gente reza para que nada ruim aconteça, mas só sossega mesmo quando elas entram em casa”, revela.

NEM ENTERRO PASSA - A angústia do lavrador se transforma em revolta quando ele narra as difi-culdades enfrentadas por ocasião do falecimento de seu pai, Raimundo Honorato de Moraes, dois meses atrás. Sem poder transpor o volu-me do córrego reforçado pela chuva forte que caiu naquele dia, as pes-soas que foram ao velório, prestar a última homenagem ao conhecido “Tuia”, tiveram que deixar seus car-ros a muitos metros de distância e

vencer a pé o restante do caminho enlameado até a casa da família, lo-calizada em terreno mais elevado. “O pior foi na hora de levar o cai-xão”, relembra Noel, dizendo que chegou a pensar em passar pelo aguaceiro a pé. Felizmente, apare-ceu um carro alto e não foi preciso correr o risco de cair no meio do córrego levando o corpo.

Um xará de Noel, só que da fa-mília Rosa, soube da presença da reportagem no bairro e fez ques-tão dar o seu depoimento sobre a situação. Ele se queixou da falta de conservação de uma ponte pró-xima à sua propriedade que já foi levada por inundações duas vezes, deixando sua roça completamente ilhada. Segundo o agricultor, na primeira vez em que o problema aconteceu a Prefeitura demorou meses para enviar uma equipe ao

local, mas acabou consertando a passagem. A última ocorrência, no entanto, já está completando vários meses sem que a Diretoria de Obras vá, ao menos, verificar o que aconteceu.

Aos 56 anos de idade e moran-do no Amola Faca há mais de 30, Noel Rosa garante que está ficando farto de esperar por melhorias que nunca acontecem. “A gente paga os impostos direitinho, trabalha com dificuldade para cumprir os compromissos, mas o nosso esfor-ço é em vão”, desabafa.

Moradora no Douradinho, nas margens da principal estrada da re-gião, Rosana Silveira é testemunha dos contratempos causados pelos acessos ruins. Ela aponta um tre-cho localizado nas proximidades da Escola Municipal Etelvino Joa-quim como um dos mais perigosos

Transporte escolar deixa crianças na metade do caminho durante o dia e à noite

Casos de dengue ainda crescem no município, mas em menor escala

pante dos casos chegou a 567% em menos de uma semana.

O último levantamento aponta que, nesta semana, foram 275 no-tificações, 105 casos confirmados – sendo 68 importados e 33 autóctones (contraídos no próprio município).

O Bom Pastor lidera as ocorrên-cias locais, com 20 registros, se-guido pelo Cotianos (5), Centro (3), Paulas e Mendes (2), Vila Amâncio (1), Vila Olinda (1) e Vila Moraes (14). Outros quatro casos estão em investigação.

de toda a região. “Além da inclina-ção do terreno, muitos agricultores vizinhos deixam a irrigação escor-rer pela pista, o que acaba abrindo muitas valetas”, aponta. A dona de casa também fala da ameaça repre-sentada por uma ponte de madeira que está quebrada há vários meses. Ela teme que motoristas que não conhecem o local caiam no rio ou atropelem alguém ao tentar desviar do buraco que surge de repente.

Hélio Antônio de Camargo, de 60 anos, reconhece que não en-frenta tantos problemas por conta da precariedade das estradas, mas observa que a conservação piorou muito nos últimos anos. “Parece que antigamente o serviço era mais bem feito, durava mais”, observa, acrescentando que “hoje, tudo é feito às pressas e sem muito em-penho”.

4 POLÍTICA Piedade, 17 de abril de 2015

A menos de dois anos para as eleições municipais, a animosidade e o discurso claramente eleitoral to-maram conta da sessão legislativa da última segunda-feira (13). O

EM CLIMA DE CAMPANHAVereadores sobem o tom e trocam farpas em sessão

Geraldinho (PT) usou tribuna para fazer série de críticas à Administração Maria Vicentina

Atitude foi condenada por Camarão (PP), que acusou petista de torcer por coisas ruins

Alê Gomes (PSDB) ironizou e questionou a coerência do colega: “Fica difícil entender o ponto de vista”

Tirso Castanho acusou Vicentina de ‘terceirizar’ adminis-tração de alguns setores

vereador Geraldinho (PT) e repre-sentantes da base aliada ao governo Maria Vicentina (PSDB) trocaram farpas, desaforos e acusações. O estopim foram as críticas genéri-

cas feitas pelo petista, sobre temas diversos ligados à Administração Municipal. “Tem gente que levanta a mão para o céu e pede para que haja problemas, só para poder vir aqui falar”, acusou Nelson Pres-tes ‘Camarão’ de Oliveira (PP), em uma das falas mais ríspidas da noite.

Geraldinho foi o primeiro a su-bir a tribuna, onde fez observações depreciativas a respeito de vários assuntos – do atraso nas emis-sões do carnê de IPTU à reforma administrativa empreendida pela Prefeitura. Segundo ele, existe um descompasso entre o governo e a população. “É muita desorganiza-ção”, resumiu o petista, ao criticar as falhas no documento de cobran-ça do imposto territorial. Devido a um erro na impressão dos carnês, o contribuinte deverá pagar o tributo em nove parcelas, ao invés das dez tradicionais.

Na sequência, o oposicionis-ta direcionou suas baterias para o problema envolvendo a ponte quebrada no bairro do Poço. O caso foi denunciado à Folha de Piedade e tem causado grandes transtornos aos moradores da lo-calidade. “Falta vontade política à prefeita Vicentina para atender àquela população”, atacou. Ele também fez um paralelo entre o episódio e o contrato sem licita-ção celebrado entre a Prefeitura e a empresa Prime Buffet – res-ponsável pelo fornecimento da merenda escolar. “Oponho-me a contratações emergenciais, mas este é um caso excepcional onde se faz necessária a agilidade”, dis-correu, acrescentando que, diante dos riscos oferecidos a moradores e motoristas, haveria amparo jurí-dico para a iniciativa.

“Uma obra que custa em torno de R$ 15 mil não chega perto de um contrato de milhões, como o feito com a empresa de merenda ou de assessoria jurídica. A prefeita não tem sensibilidade às necessidades reais da população”, apontou, em menção ao sempre citado contrato com o escritório especializado em assessoria tributária, Castellucci Figueiredo.

Ao falar sobre a reforma tribu-tária e a criação de secretarias, o petista acusou o governo de des-prestigiar os funcionários concursa-dos e de carreira, em benefício das nomeações políticas. “Modernizar é enxugar a máquina, investir em equipamentos, tecnologia e ma-quinário. Não tem relação nenhu-ma com a criação de cargos, muito menos com a atitude de dobrar o salário de comissionados”, bradou, para continuar: “Bons gestores têm solução para administrar recursos escassos e transformá-los em be-nefícios. Quando candidata, essa Vicentina sabia das condições fi-nanceira do município”.

REVIDE - A fala de Geraldi-nho inflamou os ânimos na base aliada, que contra-atacou de forma enérgica. Visivelmente irritado, Nelson ‘Camarão’ Prestes recor-reu ao conhecido argumento do ‘quanto pior melhor’. Para ele, o petista integra o grupo de pessoas que apenas procura defeitos e não colabora para que haja solução. Ele também não perdeu a chance de atacar o governo anterior, época em que a prefeitura era comandada por Geremias Ribeiro (PT). “Para fazer uma ponte é preciso ter di-nheiro e, principalmente, fazer lici-tação. Senão, fica igual ao governo passado, que tá cheio de denúncias. É melhor fazer a coisa certa do que a duvidosa”, afirmou.

O ponto polêmico do discurso foi quando Camarão condenou o uso da tribuna - prerrogativa de todo ve-reador – para críticas. Segundo ele, Geraldinho deveria ter procurado a prefeita Vicentina diretamente. “Ela não está aqui para se defender”, ten-tou argumentar. Por fim, o aliado do Executivo minimizou as críticas ao atraso no carnê do IPTU: “Ninguém me procurou para reclamar. Os mu-nícipes vão pagar de qualquer jeito. Quem paga dez, paga nove”.

PONTO DE APOIO - O pe-vista Tirso Castanho também pediu a palavra. Ainda que sem a mesma contundência do petista, ele reite-rou algumas queixas contra a Ad-ministração. O início de sua fala, todavia, foi de oposição a Geraldi-nho. Ele disse não concordar com a comparação entre a ponte do bairro do Poço e o contrato da merenda. “As crianças necessitavam de ali-mentação. Diante dessa situação, é humanamente impossível não dar um jeito de contratar esse serviço e encarar um Tribunal de Contas”, apontou. “Além disso, o caso atual não é tão grave quanto aquele en-volvendo a ‘Máfia da Merenda’”, atalhou, em menção a episódio en-volvendo o governo do ex-prefeito Geremias Pinto (PT).

Sobre a ponte, Tirso cobrou a confecção de placas informativas a respeito da quantidade de peso suportada por essas estruturas. O pevista defendeu, ainda, que falta fiscalização por parte das equipes de obras e fez um paralelo com governantes passados. “Homens como Arthur Hess e José Tadeu de Resende tinham sua base de gover-nança na Garagem Municipal. Eles iam até lá todos os dias, solicitavam serviços e cobravam”, comentou. “Já a prefeita Maria Vicentina pre-fere delegar e terceirizar. Mal sabe o que se passa no setor”.

No que diz respeito à reforma administrativa, Castanho citou exemplos de cidades como Ibiúna e Pilar do Sul, que possuem secre-tarias e estão com as finanças com-prometidas. Para ele, a realidade

financeira de Piedade não condiz com a iniciativa. “Nosso orçamento é enxuto”, afirmou. Outra cobrança dizia respeito ao plano de carreira dos servidores, que até o momento estaria parado.

LAVADA - Como tem se tor-nado comum a cada discurso de Geraldinho, o líder do governo na Câmara, Alê Gomes (PSDB) fez uma réplica contundente. Para o vereador, a população não está isolada, uma vez que há meios de saída do bairro, pela Rodovia Bun-jiro Nakao. Assim como Tirso, ele também repeliu a analogia entre o conserto da ponte e contratação da merenda sem licitação. “A situação de crianças que poderiam ficar sem alimentação nem se compara com as dificuldades da população do Poço, que apesar dos transtornos têm opção”, afirmou.

O governista também fez pro-vocação direta a Geraldinho, ao ironizar as denúncias contra a Pre-feitura protocoladas na Justiça pelo vereador da oposição. “Caso a Pre-feitura fizesse a ponte sem licita-ção, o colega não iria ao Ministério Público fazer a denúncia, como de costume?”, indagou. “Quando não é feito o trâmite, o colega denuncia, quando se procura trabalhar dentro da legalidade, ele critica. Fica bem complicado entender qual é o pon-to de vista, diante dessas atitudes”, completou.

Ale finalizou o contra-ataque com referências às mensagens de Páscoa espalhadas por Geraldinho, nas últimas semanas. Segundo ele, o petista incorreu no mesmo com-portamento da prefeita Vicentina, na época em que instalou outdoors de propaganda alusiva aos 100 dias de seu governo. “Na época, o senhor criticou de forma veemente a atitu-de. Agora, faz coisa semelhante”.

EXPLICAÇÃO PESSOAL - As discussões se estenderam durante a explicação pessoal concedida aos vereadores. Aparentando irritação com o revide da base aliada, Geral-dinho acusou Camarão de extrapolar os limites do Legislativo, com o uso de palavras e expressões inadequa-das. Sobre as críticas a respeito de sua postura, o petista lembrou ao colega que uma das obrigações de

um vereador é fiscalizar e cobrar o poder Executivo. “Faço isso por es-crito, de forma registrada. Tenho um requerimento sobre o bairro do Poço que até agora não foi respondido”, desabafou. “É meu direito usar as ferramentas legislativas para cum-prir com meu trabalho. Por isso, ve-reador Nelson, com todo o respeito, não concordo com nenhuma palavra dita pelo senhor”, acrescentou.

A resposta de Camarão, também em explicação pessoal, foi simpló-ria. “Não estou preocupado, nem um pouco com o que o senhor acabou de falar”, resumiu. “Toda vez que o colega subir nessa tribuna, eu res-ponderei”, avisou, repetindo que seu objetivo é defender a prefeita.

No momento em que rebateu a crítica de Alê às mensagens de Páscoa, o petista insinuou que o líder do governo na Câmara não conhece a legislação. Segundo ele, a lei versa sobre atitudes diferen-tes. Geraldinho ilustrou seu ponto de vista com as numerosas propa-gandas feitas por políticos, durante ocasiões comemorativas. “Celebrar uma data comemorativa é normal, o que não pode é fazer promoção política sobre os 100 dias de go-verno”, argumentou.

O representante da oposição defendeu, ainda, que não haveria motivos para denunciar a constru-ção de uma nova ponte, no bairro do Poço, caso o serviço fosse feito sem licitação. De acordo com ele, o caso atenderia às determinações de um contrato emergencial, dada a urgência da situação. “O homem público tem de ter sensibilidade, é ela que define a condução do ser político. Nem eu e nem qualquer outro vereador faríamos denúncia ao MP”, declamou.

A tréplica do petista, obviamen-te, não passou batida. Alê Gomes voltou à tribuna para dizer que tem conhecimento da legislação e que, em nenhum momento, afirmou que as propagandas feitas por Ge-raldinho eram ilegais. A questão, salientou, seria a incoerência nas atitudes do vereador. “Se a prefei-ta fez promoção pessoal, o colega também fez. Ainda que dentro da lei”, pontuou, para finalizar com a questão do bairro do Poço: “E falta de sensibilidade, para mim, é deixar crianças sem merenda”.

5AGRICULTURAPiedade, 17 de abril de 2015

O governo Federal ainda não fez o anúncio, mas a maioria das entidades ligadas à agricultura já dá como certa a prorrogação do prazo para realização do CAR (Cadastro Ambiental Rural). A data limite prevista inicialmente para que todas as propriedades rurais do país pre-encham o documento é o próximo dia 6 de maio. Até a última terça--feira (14), no entanto, apenas 39% da área e 14% dos imóveis haviam atendido às exigências.

Um exemplo das dificuldades para o cumprimento dos prazos pode ser verificado em Piedade, onde, o trabalho não atingiu meta-de das cerca de 2.500 propriedades rurais existentes. Esse resultado, de acordo com a Prefeitura, só foi al-cançado por conta do empenho da Diretoria Agrícola, que designou uma equipe técnica especialmente para a realização do cadastramento. A Secretaria Estadual de Agricultu-ra também colaborou por meio do Poupa Tempo Rural, que atendeu na cidade entre 9 e 13 de março, fazendo 235 cadastramentos com-pletos.

Para a CNA (Confederação Na-cional da Agricultura), nem mesmo o curso de capacitação online Cap-CAR, lançado recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente, é

Faltando 15 dias para fim do prazo, mais da metade ainda não fez o CAR

Funcionário da Diretoria Municipal Agrícola ajuda proprietários rurais de Piedade a preencher o CAR

suficiente para que uma pessoa que nunca trabalhou com imagens de satélite, arquivos georreferen-ciados e softwares de geoproces-samento consigam fazer o CAR de maneira completa e sem erros. Por esse motivo, a instituição defende a contratação de profissionais para a disponibilização aos proprietários rurais para a realização do cadastra-mento no menor tempo possível e da maneira correta. A CNA lembra que erros nas informações inseridas farão com que o cadastro se torne inválido e isso trará diversos pro-blemas para o proprietário.

Segundo o Canal Rural, alguns estados como o Rio Grande do Sul e o Paraná já enviaram pedidos ao governo federal para a prorrogação do prazo, mas a decisão é política e deve ser tomada em conjunto en-tre os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, anunciou que o período de prorrogação para a realização do cadastro pode ser di-ferente para cada estado, conforme o empenho deles em fazer o CAR funcionar. Segundo ela, alguns es-tados, como o Mato Grosso, estão bem avançados no cadastro, en-quanto outros, como os estados do sul do país, estão muito atrasados.

A CNA alerta os lavradores

para o fato de que, mesmo que a prorrogação seja confirmada, os ca-dastros devem ser realizados o mais rápido possível.

PARA QUE SERVE - O CAR é um registro eletrônico, obrigató-rio para todos os imóveis rurais,

que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das APPs (Áreas de Pre-servação Permanente), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nati-va, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das proprieda-

des e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sinima (Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambien-te), o CAR será uma base de dados

estratégica para o controle, moni-toramento e combate ao desmata-mento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O produtor que não realizar o cadastro pode ficar impedido de obter cré-dito junto aos órgãos de fomento e instituições financeiras.

O cadastramento é feito dire-tamente pelos proprietários rurais, por meio do preenchimento dos formulários disponibilizados no site do Sicar (www.car.gov.br). Quem encontrar dificuldades pode receber treinamento no curso online do Ministério do Meio Ambiente (http://hotsite.mma.gov.br/cap-car/). Em Piedade, os lavradores ainda têm a opção de pedir apoio à Diretoria Municipal, localiza-da na Avenida Coração de Jesus, 298. O diretor da pasta, agrônomo Osmar Borzacchine, comenta que há proprietários rurais contratando escritórios ou profissionais para preencher o CAR, no entanto, ele ressalta que o cadastro é de inteira responsabilidade do titular da área. Mais informações podem ser obti-das pelo telefone (15) 3344-1029.

Arq

uivo

Agricultores piedadenses aprendem a ‘plantar’ água

Em Piedade, 25 propriedades ru-rais localizadas nas proximidades de nascentes degradadas estão partici-pando de um projeto-piloto destina-do a restaurar o equilíbrio ambiental e recuperar os recursos hídricos. Com a sugestiva denominação “Plantando Águas”, o programa envolve direta-mente os lavradores familiares, por meio de ações que vão desde palestras e orientações técnicas até a realização de dias de campo para implementar propostas práticas. O resultado desse trabalho já começa a aparecer, na for-ma de melhoria das práticas agrícolas, recuperação de APPs (Áreas de Pre-servação Permanente) e implantação de saneamento alternativo.

O programa é desenvolvido em seis municípios paulistas pela Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Iniciativa Verde, com patrocínio da Petrobras Ambien-tal e apoio de 20 instituições regio-nais, incluindo a Prefeitura e a Etec (Escola Técnica Estadual) de Pieda-de. A fase executiva do projeto foi iniciada em 2013 e deve prosseguir até o ano que vem.

NASCENTES DEGRADAS - De acordo com Roberto Resende, pre-sidente da Iniciativa Verde, a inclusão de Piedade no plano de recuperação do volume e da qualidade das águas resul-tou, em parte, do conhecimento prévio sobre o elevado grau de degradação das bacias hidrográficas locais. Cer-ca de três anos atrás, técnicos da ins-tituição percorreram o município para implantar o projeto Agricultura Legal, que ajudou 50 pequenos lavradores a fazerem a regularização ambiental de suas propriedades e preencher o CAR (Cadastro Rural Ambiental).

Um dos problemas detectados pela Iniciativa Verde é a falta de es-gotamento sanitário em grande parte da zona rural piedadense. Conforme os técnicos da entidade, sem dispor de opções, os moradores acabam jo-gando os dejetos líquidos diretamen-te nos corpos d’água. A contaminação das reservas hídricas também ocorre por meio do escoamento de agrotó-xicos utilizados em lavouras desen-

volvidas sem utilização de curvas de nível. Além disso, o plantio irregu-lar em terrenos inclinados provoca a erosão e o empobrecimento acelera-do do solo.

Segundo Roberto, o trabalho de orientação do “Plantando Águas” não só combate as práticas agrícolas no-civas à água e ao solo, como refor-ça os mecanismos de recuperação do meio ambiente, implementando téc-nicas de tratamento e reutilização dos efluentes domésticos. Por este siste-ma, as propriedades participantes das ações recebem equipamentos de sa-neamento básico, como fossas biodi-gestoras, jardins filtrantes e cisternas para captação de água de chuva. O conjunto de ações é complementado com o plantio de reservas agroflores-tais, compostas por mudas de árvores nativas e frutíferas.

Algumas propriedades rurais de Piedade já atingiram a fase prática do programa e começam a implan-tar reservatórios para aproveitamen-to das chuvas e sistemas de trata-mento de esgotos. Outros lavradores

estão fazendo o plantio das futuras agroflorestas, como os irmãos Cláu-dio Benedito e José Roberto da Sil-va, proprietários de uma área agríco-la no bairro Douradinho. No dia 16 de março, eles fizeram o transplan-tio de centenas de mudas de mexerica ponkan, banana, maracujá, abacate e pitaia, além de árvores nativas como araucária, cedro, canafístula, tefrósia, pau-viola, angico e ipês.

PROJETO PIONEIRO – Com o Plantando Águas, a Iniciativa Verde e seus parceiros pretendem recuperar 50 hectares de APPs de Mata Atlânti-ca, executar 24 hectares de sistemas florestais produtivos e implementar mais de 140 módulos de saneamento. Por fim, o projeto visa encaminhar a adequação ambiental de pelo menos 85 imóveis, fazendo a inscrição des-tes no CAR, criadas a partir das alte-rações introduzidas no Código Flo-restal Brasileiro.

As atividades do programa são desenvolvidas em áreas com carac-terísticas especiais. Nos casos de Pie-

dade e São Carlos, os alvos são agri-cultores familiares que residem em bairros rurais; em Salto de Pirapo-ra, o benéfico é levado ao Cafundó, uma comunidade remanescente de quilombo. Já em Iperó, Itapetininga e Porto Feliz, as áreas selecionadas estão localizadas em assentamentos de reforma agrária.

Além das atividades ligadas di-retamente à agricultura familiar, o programa prioriza um módulo reser-vado de educação ambiental voltada a crianças e demais interessados. A sede dessa fase do Plantando Água fica no município de São Carlos, para, entre outras atividades, produzir ma-terial educativo sobre o tema. O pú-blico direto previsto para as ações de educação ambiental é de 2.500 alunos do ensino fundamental, mas o mate-rial também será disponibilizado na internet.

As despesas custeadas pela Petro-bras totalizam R$ 2,7 milhões, mas as ações. Somente em Piedade o in-vestimento total é estimado em R$ 150 mil.

Divulgação

Propriedades que participam do programa começam a implantar cisternas e sistemas de tratamento de esgoto

6 POLÍCIA Piedade, 17 de abril de 2015

O mestre de obras B.E.D., 38 anos, foi detido na noite de 11 de abril, acusado de embriaguez ao vo-lante. O carro guiado por ele colidiu com o muro de uma residência na Rua Capitão Moraes, bairro Cotianos. Ninguém se feriu. A Polícia Militar foi acionada para atender à ocorrên-cia, por volta das 20h. No local, a pro-prietária da casa relatou que o veículo trafegava em baixa velocidade, atra-vessou a rua e acertou a parede. Não houve danos ao imóvel. Ao abordar o condutor, os policiais perceberam fortes indícios de embriaguez. Leva-do à Santa Casa, B. foi submetido a um exame de sangue que comprovou o alto teor etílico em seu organismo. Na delegacia, as autoridades arbitra-ram fiança no valor de R$ 788,00. O montante foi pago e o mestre de obras responderá ao processo em liberdade.

Condenado pelo crime de tráfico de drogas, Leandro Oliveira Alves, 26 anos, escondia-se em Piedade desde que abandonou a cadeia de Porto Fe-liz, em dezembro do ano passado. Na noite do último domingo (12), ele foi tirado de circulação pela Polícia Mili-tar e devolvido à carceragem.

De acordo com o boletim de ocor-rência, as autoridades faziam patrulha-mento quando avistaram Leandro, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca. Segundo informações, o rapaz já ha-via fugido de uma abordagem policial, dias antes, o que alimentou ainda mais as suspeitas a seu respeito.

O acusado foi revistado, porém, sem que nada de ilícito fosse encon-trado. Ele também não carregava do-cumentos, o que dificultava a identifi-cação. Questionado, ele deu um nome falso aos policiais. A farsa foi desco-berta tão logo a PM efetuou a consul-ta via Prodesp. Diante da ausência de resultados para a busca, as autoridades tornaram a inquirir Leandro e avisa-ram: se continuasse a mentir, a viatura iria até sua casa, no bairro Bom Pastor, apanhar seus documentos verdadeiros.

Acuado, ele se identificou cor-retamente e admitiu: era foragido da cadeia de Porto Feliz. Leandro foi le-vado à delegacia e, de lá, removido ao CDP de Sorocaba.

TATUAGENS DO CRIME - De acordo com o relatório da PM, o fo-ragido apresentava diversas tatuagens. Algumas delas são diretamente rela-cionadas à simbologia do crime. Entre os desenhos que carregava pelo corpo, Leandro ostentava o yin e yang – repre-sentação que alude a facção criminosa que domina os presídios de São Paulo. Ele também possuía tatuada a figura de um palhaço, o que significaria en-volvimento com roubo, formação de quadrilha e assassinato de policiais.

O relato feito por uma garota de 15 anos chocou os moradores de um bairro da zona rural, no último final de semana. Ela teria sido atacada sexual-mente pelo próprio sogro. O caso corre em segredo de Justiça e as autoridades investigam a procedência da denúncia – uma vez que não há outra prova se-não o testemunho da vítima contra o suposto autor.

No dia 9 de abril, a adolescente es-taria na garagem da casa do acusado, esperando por seu namorado. O sogro, então, teria agarrado-a à força e tentado beijar sua boca. Em seguida, ele a arras-tou para dentro de casa, onde arrancou suas calças, molestou-a e tentou forçá--la a manter relação sexual. A menina contou que conseguiu se desvencilhar

A violência deu as caras e assustou comerciantes nas zonas urbana e rural durante o último final de semana. Apenas no dia 10 de abril, foram dois os roubos armados a estabelecimentos. Os autores de ambos os crimes não foram identificados.

O primeiro caso aconteceu no bairro Prestes, em um mer-cadinho. A filha do proprietário trabalhava no local, quando dois indivíduos – um deles armado de revólver – entraram e anunciaram o assalto. Sob ameaças de matar a todos que estavam ali, a dupla

Nazira recebe os primeiros socorros da equipe do SAMU; população acompanha Ferida na cabeça, braço e pernas, vítima encaminhada à Santa Casa de Piedade Motorista do Gol dobrou a esquina e atingiu Nazira que atravessava a rua

A pensionista Nazira Vei-ga de Almeida, 58 anos, foi a mais recente vítima do perigoso trecho que liga as ruas Doutor Sebastião Pereira e Tenente De-métrio Machado. No último dia 10, ela foi atropelada por um VW Gol e teve de ser socorrida à Santa Casa. O local não tem faixa de pedestres e já registrou

Falta de sinalização volta a provocar acidentes na Ten. Demétrio Machado

inúmeros acidentes da mesma natureza.

O motorista relata que vi-nha da Sebastião Pereira, quan-do dobrou a esquina. A vítima, segundo ele, teria atravessado repentinamente, colocando-se à frente do automóvel. “Acionei o freio, mas o carro arrastou e aca-bei atingindo-a. Foi tudo muito

rápido”, afirmou, em conversa com a reportagem deste jornal.

A mulher teve ferimentos na cabeça, braço e pernas. Ela foi so-corrida pelo SAMU e levada à San-ta Casa, onde ficou em observação. Foi lavrado boletim de ocorrência na Delegacia e Polícia e a vítima tem, a partir de agora, o prazo de seis meses para representar contra o

motorista – caso assim deseje.

FAIXA - Testemunhas da fatalidade criticaram o poder pú-blico pela falta de uma faixa de pedestres no local. “Quantos vão ter de ser atropelados, para que isso aconteça? O que custa pintar uma faixa aqui?”, revoltou-se um aposentado.

Polícia prende foragido que se escondia no Bom Pastor

Menina de 15 anos acusa sogro de estupro

Ladrões armados roubam comércios e rendem vítimas no Prestes e no Centro

ordenou a funcionários e clientes que deitassem no chão, de barriga para baixo. Na fuga, eles ainda sur-preenderam um agricultor que se preparava para entrar no comércio, levando seu documento de identida-de e a chave do carro.

Os assaltantes fugiram em uma motocicleta Honda CG, de cor vermelha, e tomaram o sentido da rodovia SP-79. Eles deixaram um prejuízo de R$ 500,00 em dinheiro, cinco pacotes de cigarro e um tele-fone celular.

RODOVIÁRIA - No mesmo

dia, horas mais tarde, foi a vez de uma lanchonete do terminal rodoviário ser roubada. A fun-cionária conta que, por volta das 19h50, um indivíduo magro e branco, armado de revólver, anunciou o assalto. Ele fugiu em direção ao bairro Paulas e Mendes, levando R$ 250,00 em dinheiro.

As autoridades investigam o caso. Quem tiver informações que ajudem na captura desses crimino-sos deve ligar para o 181 (Disque Denúncia). O serviço é gratuito e não é preciso se identificar.

do agressor e correr para longe dali.A história foi repassada ao namo-

rado, que supostamente aborrecido, defendeu o pai e a acusou de mentir. Seguiu-se uma discussão, até que a adolescente foi para a casa, onde seu comportamento muito nervoso chamou a atenção de seus pais. Informados so-bre o ocorrido, os genitores levaram a menor à delegacia, onde ela teria nar-rado o episódio. Segundo informações da vítima, o suposto autor estaria asse-diando-a há tempos. Recentemente, de acordo com ela, o sogro fez a proposta para que tivessem um caso amoroso escondido do filho.

A menina foi levada à unidade hospitalar e medicada com calmantes e antidepressivos.

Motorista bêbado colide com muro

7POLÍCIAPiedade, 17 de abril de 2015

Em um intervalo de menos de seis horas, dois incêndios foram registrados em Piedade. O fogo atingiu propriedades nos bairros Cotianos e CDHU Ayrton Senna, mobilizando populares e equipes da Prefeitura na luta contra as cha-mas. Uma das residências ficou to-talmente destruída, gerando grande prejuízo à família que ali morava.

A primeira ocorrência foi às 7h40, na Rua Tancredo Neves, Cotianos. A proprietária prepara-va o café da manhã para os seus filhos quando, por poucos minutos, descuidou-se da chama do fogão. Uma das crianças, de apenas três anos de idade, aproximou-se e colocou um brinquedo de plástico sobre o queimador (boca). Em se-guida, o garoto colocou o objeto em chamas em um colchão, que passou a queimar com intensida-de. Rapidamente, o fogo tomou a casa – cuja construção mesclava madeira e alvenaria.

Incêndios destroem imóveis no Cotianos e CDHU Ayrton Senna

Incêndio chamou a atenção da vizinhança e foi causado por uma criança

Desesperada, a mulher cor-reu para fora de casa com o bebê de três meses no colo. As outras crianças foram resgatadas por populares. O fogo foi controlado pelo caminhão-pipa da Prefeitura e

pela Guarda Municipal. Não houve tempo de salvar pertences pessoais e a residência foi totalmente con-sumida pelas chamas.

“DEIXA QUEIMAR” - Horas

mais tarde, por volta das 13h30, a GM foi acionada a comparecer ao CDHU Ayrton Senna. As chamas, desta vez, teriam se originado em uma propriedade localizada à Rua Lauro Brand Rosa. De acordo com o boletim de ocorrência, um dos moradores da residência sofreria de surtos psicóticos. Teria sido ele o autor do incêndio, utilizando-se de um cigarro.

Ao perceberem o fogo, vizi-nhos correram para ajudar. O mo-rador, todavia, resistia ao auxílio. “Deixa queimar”, dizia. A orienta-ção foi ignorada e, com mangueiras de jardim e baldes, o incêndio foi controlado. Restou à Prefeitura fazer o resfriamento do local, que também teve de ser lacrado pela Defesa Civil para passar por perí-cia e verificar, entre outras coisas, se houve avaria estrutural. Vários cômodos foram destruídos e ele-trodomésticos acabaram tomados pela fuligem.

Casa foi totalmente destruída e não houve tempo de salvar pertences pessoais

Divulg

ação

Div

ulg

ação

Morreu, na manhã do dia 11, o tapeceiro Dirceu Dias dos Santos, 53 anos. Morador do bairro Cotia-nos, ele foi vítima de uma tentativa de assassinato em novembro do ano passado e estava tetraplégico. Desde então, sua saúde passou por uma série de complicações e as in-ternações tornaram-se constantes. Dirceu faleceu na Santa Casa de Misericórdia, em decorrência de uma pneumonia.

O tapeceiro deixou esposa e sete filhos, um deles com proble-ma de nascença que dificulta sua locomoção e exige tratamento di-ferenciado.

CRIME ENCOMENDADO - Os responsáveis pelo atentado se-riam adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas na Rua Eurico Vieira Cardoso. Por mais de uma vez, esses jovens e a vítima entra-ram em conflito. O tapeceiro não aceitava a venda de entorpecentes

Um adolescente de 16 anos, mo-rador do bairro Moreiras e envolvido com diversos crimes, foi detido pela Polícia Militar no último dia 10. O garoto é acusado de furtar seis ca-misetas expostas em uma loja da Rua Cônego José Rodrigues. Após a captura, os policiais precisaram amarrar as pernas no menino com uma corda, devido ao seu estado de agressividade e agitação.

Segundo o boletim de ocorrên-

Morre Dirceu, tapeceiro baleado pelos ‘Meninos do Tráfico’

que supostamente aconteceria na por-ta de sua casa. Os desentendimentos eram constantes e Dirceu passou a ser apontado como alguém que ‘atrasaria o lado’ dos traficantes.

No dia 25 de novembro, ele esta-va no trabalho quando foi surpreendi-do por um tiro na nuca. Socorrido com vida, foi levado ao Hospital Regio-nal de Sorocaba. Dirceu sobreviveu ao atentado, contudo, perdeu todos os movimentos abaixo do pescoço. Dias depois, no início de dezembro, a Polícia Civil chegou ao autor do dis-paro – um adolescente de 15 anos. Em depoimento, o rapaz assumiu o crime e revelou a participação de outros três menores.

Segundo o acusado, o grupo estava incomodado com a postura de Dirceu e creditava ao tapeceiro a autoria de denúncias contra o tráfico na região. Nas semanas anteriores ao crime, as forças policiais haviam in-tensificado a repressão às drogas no Cotianos, apreendendo entorpecentes

e levando alguns indivíduos à prisão.

BUSCAS - Réu confesso, o ado-lescente foi encaminhado à Fundação Casa e lá permanece internado. As autoridades, agora, procuram pelos demais envolvidos no atentado. En-tre eles um adolescente de 17 anos conhecido pela periculosidade desde que trocou tiros com policiais civis, em 25 de março.

Na ocasião, a equipe da delegacia cumpria mandado de busca expedi-do pela Justiça. Foram apreendidas diversas porções de cocaína, além de uma espingarda calibre 28, na casa onde o garoto se escondia. Um rapaz de 21 anos, suposto comparsa na ven-da dos entorpecentes, foi preso.

HOMICÍDIO - Em conversa com a reportagem da Folha de Pieda-de, o delegado Oscar Garcia Machado Jr explicou que um laudo determinará se a doença que levou à morte do ta-peceiro está, de alguma forma, ligada

com os acontecimentos de novem-bro de 2014. Caso seja comprovada a relação, os adolescentes passarão a responder por homicídio. Hoje, eles são acusados de tentativa de homicídio.

REPERCUSSÃO - A morte de Dirceu Dias dos Santos provocou comoção. O drama do tapeceiro tornou-se emblemático no combate às drogas e expôs as barbaridades promovidas pelos traficantes no bairro Cotianos. Nas redes sociais, dezenas de pessoas se manifestaram sobre o ocorrido. As mensagens de revolta contra os autores do crime misturavam-se às condolências di-recionadas aos familiares.

“Você se foi, mas não tem problema. Foi melhor assim. Não importa o quanto vai doer ficar sem você ao nosso lado, o importante é que você descansou. Te amo, pai”, despediu-se uma das filhas da víti-ma, em sua página da rede social.

O comando da Guarda Munici-pal contestou, nesta semana, as re-centes informações de que o setor passaria por dificuldades e escassez de recursos materiais. “Não há fal-ta de recursos para as demandas da Guarda Municipal”, defende respos-ta enviada na tarde de quinta-feira (16). Segundo apurado pela Folha de Piedade, a GM encontra-se em extremas dificuldades. As viaturas estariam sucateadas e, por conta disso, são constantemente tiradas de circulação por defeitos mecânicos. Nesta semana, a informação corren-te era de que apenas um automóvel encontrava-se em funcionamento.

Furtou, pulou no rio e foi amarrado pela políciacia, o proprietário do estabelecimen-to percebeu o momento em que o acusado entrou na loja, subtraiu as peças de roupa e saiu correndo. Durante a fuga, o menor encontrou com uma viatura da Polícia Militar. Desconfiados da atitude do garoto – já conhecido por outros delitos -, os policiais iniciaram uma perseguição a pé.

O garoto chegou à Avenida Rai-mundo Nonato Leite (marginal) e,

na ânsia de fugir, jogou-se nas águas do rio Pirapora. A PM fez o mesmo e, dessa forma, conseguiu capturar o adolescente. Enquanto levavam o rapaz até a viatura, os policiais encontraram o dono da loja, que re-latou o crime.

CORDAS - Revoltado e com-pletamente alterado, segundo relato das autoridades, o menino resistiu à detenção e passou a desferir vio-

lentos chutes contra a viatura. A fim de preservar o patrimônio público e a própria integridade, a equipe que atendeu à ocorrência teve de amarrar as pernas do jovem.

Imobilizado, o menor foi levado à delegacia e, posteriormente, libe-rado à sua mãe com o compromisso de se apresentar ao Ministério Pú-blico. “Meu filho usa drogas e está cada vez mais agressivo. Vou tentar interná-lo”, desabafou a mulher.

Comando nega denúncia de falta de recursos para a GMAs motocicletas, por sua vez, estariam com a bateria arriada. Para poder cir-cular no centro, esses veículos tiveram de emprestar baterias da sociedade ci-vil. O cenário seria agravado pela falta de armas, uniformes e coletes para os guardas.

A postura da municipalidade, toda-via, é de negativa. “A guarda municipal nunca esteve, ao menos nesta gestão, em situação de penúria”, diz resposta do comando, enviada pela Assessoria de Imprensa. De acordo com a GM, as viaturas não estão sucateadas, porém, rodam de 12 a 24 horas por dia em as-falto e estradas de terra. “Por isso, po-dem apresentar problemas mecânicos,

que têm de ser consertados”, discorre o documento, acrescentando que o repa-ro de um veículo pertencente ao poder público municipal está sujeito a regras estabelecidas por lei, que vão desde a necessidade de pesquisa de preço até o processo de compra, além da mão de obra.

O responsável pelo departamento assume, porém, que das três viaturas disponíveis uma delas está funcio-nando, outra aguarda manutenção e a terceira está sob avaliação, por ser a mais antiga. Quanto às motos, admite--se que a bateria de uma delas apre-sentou problemas, foi retirada para receber carga lenta e rodou com equi-

pamento emprestado pela oficina. O comando diz, ainda, que nenhum dos guardas tem trabalhado sem arma, uniforme ou colete dentro do prazo de validade. No total, são 15 armas, 19 algemas e 19 tonfas. “Como os guardas se dividem em turnos, os equipamentos são mais que suficientes para que todos usem diariamente”, defende.

O gasto do Município com a guarda, em 2014, foi de R$ 1.034.351,82. “Salientamos que nenhuma necessidade da Guarda Municipal deixou de ser atendida por falta de recursos financeiros”, finaliza a resposta.

8 ESPORTE e SERVIÇOS Piedade, 17 de abril de 2015

Estão abertas, desde terça--feira (14), as inscrições para o Vestibulinho 2015 (2º semestre) da Etec. Interessados têm até o dia 14 de maio para concorrer a uma vaga para os cursos de Técnico em Cozinha (40 vagas – sede Pieda-de) ou Técnico em Administração (40 vagas – classe descentralizada,

A partir de junho, o Campe-onato Varzeano de Futebol de Campo volta a movimentar os es-portistas do município. A edição deste ano do torneio, promovido pelo departamento Municipal de Esportes, terá um novo formato de competição, que prevê uma disputa mais equilibrada e o for-talecimento da competição. As regras do torneio também serão mais severas. As novas normas foram aprovadas pela maioria dos dirigentes em reunião ocor-rida no último sábado (11).

Pelo novo modelo, a primei-ra fase do torneio será unificada com a participação de todas as equipes inscritas. Caso haja um

SERVIÇOS

Varzeano começará em junho com novo formato

número de 30 participações, por exemplo, as agremiações serão divididas em cinco grupos com seis times cada um. Os dez me-lhores desse confronto se classi-ficam para a Primeira Divisão. Os times que ficarem na 11ª a 20ª posição disputarão a Segunda Divisão. O restante dará adeus a competição.

O departamento de Esportes fez questão de informar que as regras do Varzeano deste ano serão mais rigorosas comparadas com as edições anteriores. Uma delas, tratará de quando a equipe não aparecer para disputar a par-tida. “Nós iremos estipular uma multa pesada ao time que der

WO. Aquele que não recolher a taxa, será suspenso pelo período de dois anos. Os jogadores des-se time faltoso que deixarem de aparecer no dia do jogo, também serão penalizados pelo mesmo período”, garantiu Nelson Yana-ti, responsável pela organização do Varzeano.

“Fizeram muitas alterações no campeonato nos últimos anos. Algumas dessas mudanças deram certo, outras não. Hoje as equipes estão preferindo disputar a Segunda Divisão e se o Var-zeano deste ano fosse realizado com duas divisões, correríamos o risco de ter somente quatro equipes na principal e mais de 20 na secundária. Dessa maneira, o Varzeano ficaria inviável. Por isso, propomos esse novo forma-to para resgatarmos a qualidade das partidas e o público nos cam-pos,”, enfatizou Zaqueu Rodri-gues da Silva, editor da Folha de

Piedade, responsável pela ideia que agradou a grande maioria dos diretores.

OUTRAS MUDANÇAS - Também ficou definido na reunião que as equipes poderão contar com até três jogadores de outros municípios, aqueles atletas considerados de ‘fora’. O restan-te do elenco devem comprovar o nascimento em Piedade para poder atuar. “Isso valerá para as duas divisões”, confirmou Yanati.

A próxima reunião para a for-malização das equipes e distribui-ção das fichas de inscrições dos atletas será no dia 25 de abril, às 14h, na Casa da Cultura.

PREMIAÇÃO - Como de costume, a despesa com a arbi-tragem do Varzeano será bancada pela Prefeitura. Os troféus para os melhores serão, mais uma vez, custeados pela Folha de Piedade.

Diretores presentes no encontro aprovaram novo formato do Cam-peonato Varzeano. Felipe de Paula Santos (destaque), responsável pelo departamento de Esportes, abriu a reunião e se ausentou em seguida, alegando outros compromissos

Marechal vence nos pênaltis e fica com o título nos Ortizes

Jogadores, comissão técnica e torcedores do Marechal, equipe campeã do torneio do Bairro dos Ortizes

Real Madrid ficou com o vice-campeonato após ser derrotado nas cobranças de pênaltis

Em tarde inspirada do goleiro Norberto, o Marechal conquistou o título do 4º Torneio de Futebol dos Ortizes, ao derrotar a forte equipe do Real Madrid na cobrança de pê-naltis. A partida final da competição que abriu o calendário futebolístico piedadense foi disputada na tarde do último domingo (12), no campo do Bairro dos Ortizes, diante de cente-nas de torcedores das duas equipes e de desportistas atraídos pelo embate entre duas das principais forças da cidade e da zona rural.

O tempo regulamentar de jogo terminou empatado em um gol. No entanto, o placar não traduziu a mo-vimentação e as estratégias desen-volvidas pelas duas equipes. Os 90 minutos foram recheados de emoções e situações reais de gols de ambos os lados. Ocupando melhor os espaços no meio de campo e provocando o adiantamento dos zagueiros adver-sários, o Real Madrid conseguiu le-var mais perigo à meta do time da cidade do que teve a sua própria meta ameaçada. A insistência da equipe da zona rural em avançar pelas laterais conseguiu surpreender a defesa do Marechal em várias ocasiões. Duas chances acabaram morrendo nas mãos do goleiro Norberto, sempre atento e demonstrando muito reflexo e habilidade.

Inferiorizada pelo volume de jogo do Real Madrid, a equipe urbana optou por privilegiar a posse de bola, cadenciar as ações na intermediária e esperando o melhor momento de ten-tar contra-ataques rápidos. Foi assim que, no finalzinho do primeiro tempo, o atacante Iguape conseguiu se livrar da marcação e colocar o Marechal em vantagem no placar.

Na etapa complementar, a re-presentação da zona rural manteve o mesmo esquema de jogo, voltando a envolver o adversário em seu próprio campo. Norberto voltou a fazer defe-sas importantes, mas acabou cedendo o empate, depois de uma boa trama do Marechal finalizada por Nenão.

ESTRELA DE NORBERTO - O desempenho do goleiro Norberto foi decisivo para a vitória do Mare-chal. Na decisão por meio de cobran-ça de pênaltis, ele pegou duas bolas e tirou a concentração dos oponentes. A boa pontaria dos cobradores do Marechal ajudou a coroar a melhor campanha do torneio.

Após a partida, Dito Barbosa, or-ganizador da tradicional competição

Aproximadamente 62% dos contribuintes piedadenses deixa-ram para a última hora a declara-ção do Imposto de Renda de 2014. De acordo com a Secretaria da Re-ceita Federal, até a última terça--feira (14), faltando duas semanas para o encerramento do prazo, apenas 2.121 das 5.500 declara-ções previstas haviam sido entre-gues. A temporada do IR 2015 começou em março e se estende até o dia 30 de abril, sem qualquer possibilidade de prorrogação.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as resti-tuições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela. Idosos, porta-dores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores começarão a ser pagos em junho e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.

abriu a festa com a entrega dos tro-féus. Além das taças de campeão, ao Marechal, e de vice, ao Real Madrid, foram homenageados os atletas que mais se destacaram. A Defesa Menos Vazada foi representada pelo próprio Norberto. Já o título de artilheiro cou-be a Fábio Maravilha, do Caveira dos Anjos, com três gols assinalados.

PARTIDA FESTIVA - No dia 17 de maio, no período da tarde, no Estádio Municipal Lino de Mattos, o veterano do Marechal enfrentará a Seleção Paulista Cical. Entre os ex-profissionais confirmados para o duelo, estão: Marcos Garça, Zenon, Valdeir, Airton Lira, Pereira, Batata, Ezequiel, João Paulo, entre outros. A

organização desse jogo está a cargo de Tatu, diretor do Marechal. Segun-do ele, a entrada será um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão doados ao Lar São Vicente de Paula. As escolinhas de futebol da Ong Projeto Aladin e do Viola farão a preliminar da partida festiva.

Everson, ao lado de Oreia, recebe o troféu do título do Marechal

Carlão, representante do Real Madrid, exibe o troféu do vice-campeonato

Norberto foi escolhido o melhor go-leiro do torneio dos Ortizes

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

Div

ulg

ação

O Departamento Municipal de Cultura divulgou, nesta semana, que estão abertas as inscrições para a oficina de fotografia “Selfie: o autorretrato contemporâneo”. A iniciativa é gratuita e promovida em parceria entre a Prefeitura e a Instituição Cultural Grande Otelo. A oficina acontece de 5 de maio a 2 de junho, das 18h30 às 21h30, na Casa da Cultura.

O projeto será coordenado por Toni Zardos e integra o ciclo de oficinas em 13 municípios que discute o ato de se autorretratar. A partir do uso de celulares e câme-ras fotográficas amadoras, a oficina objetiva problematizar e refletir so-bre a questão das selfies, propondo

IR: Piedadenses deixam a declaração para a última hora

QUEM PRECISA DECLA-RAR - Estão obrigadas a apresen-tar declaração as pessoas físicas que, no ano passado, receberam rendimentos tributáveis supe-riores a R$ 26.816,55. Também devem declarar aquele com ren-dimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido supe-rior a R$ 40 mil no ano passado. Se o contribuinte entregar depois do prazo ou se não declarar, caso seja obrigado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês, calculada sobre o total do imposto devi-do ou uma multa mínima de R$ 165,74.

Os programas para fazer a de-claração estarão disponíveis para download na página da Receita na internet (http://idg.receita.fa-zenda.gov.br/). O preenchimento pode ser em computador, tablet ou celular.

Prefeitura abre inscrições para oficina gratuita de fotografia

uma desconstrução da autoimagem por meio de autorretratos inspira-dos em célebres figuras artísticas e históricas.

As fotografias produzidas se-rão publicadas em um Flickr para aumentar a disseminação das ima-gens e possibilitar a interatividade entre os participantes.

INSCRIÇÕES - As inscri-ções estão abertas até 4 de maio, na Casa da Cultura (Praça da Ban-deira,133), das 9h às 13h e das 13h às 17h. São disponibilizadas 20 vagas e é preciso ser maior de 14 anos para participar. Outras informações pelo telefone: (15) 3244-2670.

Etec abre vagas para os cursos de Cozinha e Administração

em Pilar do Sul). As inscrições po-dem ser feitas no site: http://www.vestibulinhoetec.com.br - após o preenchimento do formulário, é preciso recolher a taxa no banco para efetivar candidatura.

Outras informações pelos te-lefones: (15) 3244-1367 ou 3244-4570 (Secretaria Acadêmica).

9COTIDIANOPiedade, 17 de abril de 2015

A democratização do acesso à Internet trouxe inúmeros benefícios, contudo, também promoveu a escalada da pirataria. O segmento de videolo-cadoras foi particularmente sensível a esse efeito colateral. Em toda a região, muitos desses estabelecimentos foram obrigados a fechar as portas. Empre-sários de visão apostaram na diversi-ficação dos negócios como forma de garantir a sobrevivência, adaptando-se à nova realidade do mercado. A San Telmo Videolocadora é exemplo desse modelo de sucesso.

Hoje, além dos principais lança-mentos do mundo do cinema, o estabe-lecimento também oferece cybercafé com jogos e acesso à rede mundial de computadores, venda e manutenção de equipamentos de informática, área de conveniência com café, bebidas di-versas e opções de lanches e salgados, e uma vasta opção de games e aces-sórios para os principais consoles do mercado.

“A forma que encontramos para manter a San Telmo ativa, em meio à crise da pirataria, foi aumentar o leque de opções e conveniências oferecidas aos clientes”, explica o gerente Bruno César de Camargo.

INFORMÁTICA - Em 2011, a empresa iniciou a venda de PCs, no-tebooks e periféricos como mouses, teclados e roteadores. Hoje, além da comercialização, foi disponibilizado o serviço de manutenção e assistência. Segundo Bruno, a maior demanda é pela formatação. Porém, salienta, há muita procura por reparos em hardwa-re e troca e instalação de peças, prin-cipalmente em notebooks. Agilidade e precisão nos prazos já se tornaram marca registrada da San Telmo. “A partir do momento em que estabelece-mos uma data com o cliente, ele pode confiar que a máquina ficará pronta naquele dia”, garante o gerente.

No que diz respeito à venda, o atendimento é personalizado e focado em necessidades específicas. É possí-vel adquirir um computador ‘pronto’, de fábrica, ou solicitar um PC custo-mizado, montado peça por peça de

Em 2015, os proprietários de imóveis que optarem pelo parcela-mento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) terão um mês a menos para efetuar o pagamento. Ao invés das habituais 10 parce-las, neste ano serão apenas nove. A redução do prazo foi provocada por problemas na emissão dos car-nês e consequente atraso de mais de 30 dias na distribuição dos do-cumentos de cobrança. Por conta disso, o vencimento da cota única e da primeira prestação passou de 15 de março – como em 2014 – para 30 de abril. Já a nona e última mensalidade deverá ser quitada até o mês de dezembro.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Governo Maria Vicentina (PSDB), o contratem-po foi causado pela substituição do sistema informatizado utilizado para cálculo do imposto e geração dos impressos de cobrança. “Hou-ve problemas com a migração de dados do sistema antigo para o novo sistema”, informou a Prefei-tura, em nota enviada à Folha de Piedade na última terça-feira (14), em resposta a uma série de inda-gações com o intuito de orientar a população. Segundo os assesso-

“Passar mais de um mês sem conseguir trocar uma simples lâm-pada é fazer pouco caso do povo.” O desabafo de Raimundo Prestes de Oliveira Filho, morador da Rua Benedito Amâncio Vieira, na Vila Amâncio, é apenas uma de muitas denúncias contra a morosidade do serviço de manutenção da ilumina-ção pública em Piedade. Somente neste ano, já são 218 solicitações sem atendimento. De acordo com informações obtidas pela Folha de Piedade, até o dia 13 de abril, a população havia efetuado um total de 281 pedidos de reposições ou ampliações de pontos de luz, mas apenas 63 haviam sido atendidas.

Falando em nome dos vizi-nhos, Raimundo revela que o sen-timento geral na rua em que reside é de desamparo. “Nós já perdemos a conta das vezes que telefonamos para a Prefeitura e para a Elektro e repetimos o mesmo pedido”, diz o morador, sem disfarçar o abor-recimento pela situação. Segundo ele, os contatos quase diários com as autoridades municipais e com a concessionária de eletricidade ti-veram início nos primeiros dias de março, tão logo a luminária do pos-te localizado em frente ao número 120 da rua se apagou. “A gente se preocupa, porque muitos estu-dantes passam por aqui à noite e o lugar fica escuro demais”, justifica ele, esclarecendo que há perigo de assaltos e outros atos de violência. “Infelizmente, os políticos e os em-presários parecem achar que está tudo ótimo!”, lamenta.

Do outro lado na cidade, quem vive no bairro Ciriaco enfrenta transtornos semelhantes. O comer-ciante Francisco Wilson Nogueira, o “Ceará”, é outro que não poupa críticas ao desinteresse da admi-nistração pública e da empresa que está responsável pelos consertos na rede de iluminação pública. “A gente já não sabe mais o que fazer nem a quem recorrer”, se revolta. Ele explica que apenas nas proxi-midades do seu estabelecimento existem vários postes sem luz.

A exemplo da opinião de Rai-mundo da Vila Amâncio, a maior inquietação de “Ceará” é com o bem-estar dos jovens e trabalhado-res que precisam caminhar pelo lu-gar à noite. “Tomara que não acon-teça nenhuma tragédia; porque, se

Os transtornos causados por uma reforma interminável, estou-rada em mais de quatro meses no cronograma, não foram ‘suficien-tes’ para os comerciantes do Mer-cado Municipal. Na última semana, proprietários de boxes foram infor-mados de que o valor do aluguel irá aumentar. E mais: além de arcarem com suas próprias contas de ener-gia elétrica e água, terão de fazer um rateio para pagar as despesas do prédio. Com a novidade, alguns lojistas estimam um impacto finan-ceiro superior a 50%.

Comerciantes criticam aumento do valor do aluguel no Mercado Municipal

Em resposta a esta reportagem, a administração Maria Vicentina alegou que o reajuste foi necessário para cobrir todos os custos de funcio-namento do Mercado. As despesas de água e luz, somadas, ficariam em tor-no de R$ 2 mil. O custo com os cinco funcionários públicos que exercem funções de serviços gerais também foi inserido na conta, segundo a Pre-feitura. Os valores foram divididos entre os nove boxes internos e sete externos, de acordo com a metra-gem. “Foi a alternativa mais viável encontrada, uma vez que o custo é alto e a municipalidade não pode ter prejuízo”, disse o Executivo.

No que diz respeito ao atual ce-nário econômico, o governo Vicen-tina apontou que a obra de revitali-zação e a publicidade gerada a partir dela – bem como a instalação de um ponto de ônibus ao lado do prédio – deverão atrair público maior e,

A notícia foi dada pela prefei-ta Maria Vicentina (PSDB), em reunião que envolveu – além do staff do Executivo – os vereadores Norton Nakayama (PSDB), Tirso Castanho (PV) e comerciantes. O novo cálculo estabelece, para os bo-xes internos, o valor de R$ 30,00 por metro quadrado. A justificati-va da Administração, segundo al-guns participantes, foi de que era necessário ‘ajudar’ a Prefeitura a pagar despesas de manutenção do equipamento público. “O aumen-to do aluguel já foi abusivo, pior

ainda foi convocar o pessoal para pagar água e luz, sendo que cada lá dentro tem seu próprio medidor de luz e registro de água”, revoltou--se um denunciante, que preferiu se manter no anonimato. Segundo esse munícipe, os vereadores Norton e Tirso foram totalmente favoráveis ao acréscimo no aluguel.

Embora não tenham manifes-tado oposição durante a reunião, vários comerciantes estão descon-tentes com a notícia. Algumas des-sas pessoas falaram com a Folha de Piedade, todavia, não quiseram gravar entrevista. Dizem ter medo de sofrer represálias por parte da Prefeitura, uma vez que se apro-xima o período de renovação dos contratos. O tom supostamente im-positivo utilizado por Vicentina na ocasião, segundo relataram, seria um prenúncio das consequências que poderiam se abater aos oposi-tores públicos da iniciativa. “A pre-feita não quis nem saber”, resumiu um proprietário. Para ele, a medida é particularmente cruel por sacrifi-car os comerciantes em um período crítico da economia nacional.

Aluguéis foram reajustados de acordo com a metragem de cada box; quem usa mais, pagará mais

Placa revela cronograma estourado há mais de quatro meses; prefeitura dá prazo para maio

Governo: “Não podemos ter prejuízo”consequentemente, melhorar o co-mércio no local. O cronograma da reforma, porém, está atrasado há meses. Segundo a planilha original, as obras deveriam ter sido finaliza-das em 90 dias, contados a partir de outubro do ano passado. A promes-sa da Prefeitura, agora é de que os serviços entraram na fase final e a revitalização deverá ser inaugurada em maio, durante as festividades de aniversário do município.

COBRAR POR FAZER OBRIGAÇÃO - Questionada so-bre os benefícios que pretende pro-ver por meio do aumento do aluguel, a Prefeitura deu resposta polêmica. O Executivo insinuou que a refor-ma do prédio, paga com recursos do governo estadual, estaria elencada entre essas benesses. “Só há inves-timento de outras esferas porque a Administração planeja e vai atrás de

melhorias para o município. Neste contexto, a iniciativa do poder públi-co e a vontade de promover benefí-cios são fundamentais”, respondeu.

Ao ser indagado se pretendia ‘cobrar’ por fazer sua obrigação, o Executivo desconversou: “Apenas esclarecemos, de maneira específica e independente da questão do Mer-cado Municipal que, embora esta e outras obras da prefeitura recebam recursos estaduais, se a Administra-ção não planejar, não se mobilizar, não agir e não buscar junto a seus parceiros, nada acontece”. Por fim, a despeito da extensa argumentação pelo contrário, a Prefeitura tentou consertar: “É óbvio que é obrigação do município, ainda que recorra a outras esferas de governo, conservar seu patrimônio. Mas não foi essa re-vitalização que motivou o reajuste, e sim o custo de manutenção, que também subiu”.

IPTU: Prefeitura erra e contribuinte tem que pagar em menos tempo

res da prefeita, muitos dados antigos não migraram automaticamente para o novo programa, “fazendo com que a busca tivesse de ser realizada de maneira mais lenta e trabalhosa”.

Conforme o comunicado, a emissão dos carnês terminou ape-nas há poucos dias, permitindo que o encaminhamento aos proprietários de imóveis pudesse começar nesta semana. A administração municipal não comentou sobre a emissão ou distribuição de cobranças com valor errado, mas servidores públicos que acompanham o processo revelaram ao jornal que lotes de documentos tiveram de ser recolhidos e inutili-zados por este motivo.

A chefe do Executivo também negou a possibilidade de haver pre-juízos aos cofres públicos em razão do atraso na cobrança do imposto. Desconsiderando que a arrecadação iniciada 40 dias depois do previsto possa frustrar projetos do governo, Vicentina assegurou que “a única diferença é que o valor que estava planejado inicialmente para ser di-vidido em 10 parcelas será dividido em nove”.

No total, os 11 mil carnês de IPTU emitidos neste ano devem gerar uma receita estimada em R$

5,4 milhões. O valor equivale a 4,9% do orçamento da receita e da despesa previsto.

TAXAS TAMBÉM ATRA-SAM - A incompatibilidade de sistemas que atrasou a emissão dos carnês de IPTU acarretou problemas também na geração dos documentos de cobrança das de-mais taxas municipais. Por conta disso, as tarifas para ambulantes, feirantes, estacionamentos, fiscali-zação, localização publicitária e da Vigilância Sanitária começaram a ser entregues nesta semana. Nestes casos, o vencimento foi transferi-do de 30 de março para 25 de abril. A administração não informou a quantidade de contribuintes nessas modalidades nem qual é a previ-são da arrecadação.

AUMENTO PASSA DE 6% - O reajuste do IPTU e de-mais taxas municipais em 2015 foi de 6,62%. Conforme a assessoria da prefeita, a correção é definida por lei e corresponde à variação do IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial) acumulado nos 12 meses anteriores à cobrança.

População fica irritada com demora no conserto de iluminação pública

acontecer, a culpa será daqueles que têm o poder mas não fazem nada pela população”, avisa.

CADA VEZ PIOR - A manu-

tenção da iluminação pública vem piorando desde o início de 2015, quando uma resolução federal obri-gou os governos municipais a assu-mir o serviço. A Prefeitura de Pieda-de tentou se adequar às exigências, criando a Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), mas ainda não conseguiu contratar uma empresa para tercei-rizar a tarefa. Em fevereiro, quan-do o número de reclamações já era grande, a prefeita Maria Vicentina fez um acordo com a Elektro, para a concessionária continuar a atender as reivindicações básicas da popula-ção, principalmente a substituição de lâmpadas queimadas.

A parceria provisória estabelece que os moradores devem encaminhar suas demandas à Prefeitura. Esta, por sua vez, se encarrega de fazer a triagem e repassar à empresa o que deve ser feito. Já a Elektro, se com-prometeu em atender aos pedidos no prazo de até 10 dias. No entanto, o balanço apresentado pela própria administração municipal demonstra que o esquema não está funcionando como deveria.

COBRANÇA PELA META-DE - Assim como o serviço de ma-nutenção, a cobrança da Cosip não está funcionando como previsto. Só que, no que se refere à taxa, o con-trole fugiu das mãos da Prefeitura por motivos imprevisíveis. No mês passado, a contribuição começou a ser cobrada apenas dos proprie-tários de imóveis onde já existem edificações, uma vez que o valor é embutido nas contas de energia elétrica emitidas pela Elektro. Os terrenos sem construção são taxa-dos por meio do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Neste caso, a cobrança começa a valer no dia 25 de abril, por causa do atraso na emissão dos carnês (leia matéria nesta página).

NORMALIZAÇÃO DIFÍCIL - A normalização da manutenção da iluminação pública em Piedade con-tinua na dependência da licitação do serviço. Depois do processo “deser-to” – sem interessados – realizado no início do ano, a Prefeitura está con-cluindo os preparativos para realizar um novo certame, cujo encerramento foi marcado para o dia 24 de abril. De qualquer maneira, uma alternati-va terá de ser encontrada ainda nes-te mês, pois o acordo com a Elektro termina no dia 30.

Raimundo mostra o poste que está sem lâmpada desde o início de março

IDEIAS e NEGÓCIOS

Informática, games e cybercafé: San Telmo aposta na diversificação

acordo com o desejo do consumidor. A vantagem adicional é a assessoria da San Telmo, que garante a melhor relação custo-benefício. “A primeira pergunta é: para que a máquina será usada”, explica Bruno. Com base nis-so, constrói-se o equipamento com a configuração adequada às mais di-ferentes demandas: uso doméstico, games ou utilização de softwares voltados para profissionais de áudio, vídeo e design, por exemplo. As pe-ças utilizadas levam selos de empre-sas que garantem a qualidade máxima, como Intel, AMD, Seagate, Gigabyte, ASUS, Corsair, Nvidea e outras.

Toda essa qualidade pode ser paga com cheque ou cartão de crédito (Visa ou Mastercard), em até seis prestações.

GAMES E CYBERCAFÉ - Além de comercializar os principais consoles do mercado, a San Telmo vende jogos para Xbox e Playstation. São Cds totalmente originais, que não deixarão o usuário ‘a ver navios’, como costuma ocorrer com as cópias piratas vendidas por aí. E para deixar os jogos

ainda mais emocionantes, há a opções de controles diferenciados, headsets e outros equipamentos que fazem a feli-cidade dos gamers.

Para os que apreciam jogos onli-ne e gostam de navegar na Internet, a casa oferece um cybercafé com dez máquinas configuradas para alto de-sempenho e um simulador de corrida que proporciona a experiência do co-ckpit de verdade. Consoles de Xbox 360 e Playstation 3 também estão à disposição da clientela.

Bateu aquela fome? Sem pro-blemas, a San Telmo trabalha com refrigerantes, cerveja, café expresso e deliciosos sanduíches naturais que têm conquistado os frequentadores. “Se a pessoa precisa usar a Internet ou quer jogar, mas está com fome, aqui temos tudo o que ela precisa”, defende Bruno.

A San Telmo funciona das 9h às 21h, sendo que o cybercafé tem ho-rário diferenciado: das 13h às 21h. O endereço é Rua Marechal Floriano Peixoto, 239, centro. Telefone (15) 3244-1732.

Bruno, gerente da San Telmo, realiza serviço de manutenção em PC de cliente

10 IDEIAS e NEGÓCIOS Piedade, 17 de abril de 2015

11CULTURA e LAZERPiedade, 17 de abril de 2015

Será realizada, no dia 26 de abril, mais uma edição do projeto Parque Eco Mais, no Parque Ecológico Col-lemar de Miranda Botto. O evento é gratuito e oferece atrações à toda

Piedadenses interessados em participar do Mapa Cultural Pau-lista devem comparecer à Casa da Cultura e fazer inscrição até o dia 8 de maio. As modalidades são diversas: desenho, fotografia, artes plásticas, canto coral, dança, poe-ma, crônica, música, teatro, vídeo. O programa é uma das mais impor-tantes políticas culturais do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado.

Vencido o período de inscri-ções, o Departamento de Cultura irá organizar a etapa municipal, con-forme regulamento do programa.

Outras informações podem ser obtidas no site: http://www.abacai.org.br ou telefone (15) 3244-2670.

MAPA CULTURAL PAULIS-TA - Criado em 1996, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do

Mapa Cultural Paulista é a oportunidade para artistas de Piedade

interior, revelando valores em seg-mentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

REVELANDO SÃO PAULO - Estão abertas as inscrições para o XII Festival da Cultura Paulista Tra-dicional – Vale do Ribeira. Realiza-do pelo Governo do Estado de São Paulo e produzido pela Organização Social de Cultura, Abaçaí Cultura e Arte, o Festival acontece do dia 03 a 07/06, na cidade de Iguape e integra a identidade cultural do Estado.Os interessados em participar repre-sentando Piedade, nas áreas de culi-nária, artesanato ou apresentações musicais deverão entrar em contato com o Departamento de Cultura até o dia 24. Outras informações po-dem ser obtidas pelo site: www.revelandosaopaulo.org.br ou pelo telefone (15) 3244-2670.

Parque Eco Mais será dia 26família, principalmente para a crian-çada. Tobogã, cama elástica, oficina temática, pipoca à vontade e muito mais surpresas. Outras informações pelo telefone: (15) 3344-2205.

12 CLASSIFICADOS Piedade, 17 de abril de 2015

A Justiça Eleitoral comunicou, nesta semana, que não haverá expediente no Cartório Eleitoral nos pró-ximos dias 23 e 24 de abril. O motivo é a mudança do prédio. A partir de 27 de abril, a estrutura aten-derá os munícipes em novo endereço: Rua Doutor Campos Sales, 66 – centro.

BOM NEGÓCIOFord, branco, 1989, documen-to OK, carroceira nova. (15) 99681-7291.-------------------------------------------SAVEIRO CLIAno 98, gasolina, vermelha, do-cumento OK. (15) 99681-7291.-------------------------------------------FORD CARGOBranco, 98, modelo. (15) 99681-7291.-------------------------------------------R$ 7.200Gol 1.6, 92, álcool, motor e pneus novos, documento OK. (15) 99708-3834.-------------------------------------------CAMINHÃOMotor MWM ¾, ano 94, carro-ceria e bom estado. (15) 99613-9770.-------------------------------------------BOM NEGÓCIOParati 1.8m ano 90, azul. (15) 98132-1590.-------------------------------------------VENDO OU TROCOGol GLS, ano 88, álcool. R$ 9.200. Troco por carro menor valor. (15) 99794-3312.

R$ 5.600Honda CBX Twister, ano 2007, amarela. (15) 98129-1978.

SEGURANÇAPresto serviço na área de se-gurança, particular ou dando apoio em bailes e eventos. (15) 99772-1538.-------------------------------------------CONSERTA TUDOManutenção residencial e co-mercial, elétrica, hidráulica, acabamentos e ar condicionado. (15) 99669-0338.-------------------------------------------PEDREIROConstrução civil, do básico ao acabamento. (15) 99738-7568.

-------------------------------------------GELADEIRADuplex, 350 litros, branca, R$ 430. (15) 99662-9775.-------------------------------------------R$ 350Máquina de lavar roupas, Elec-trolux, automática. (15) 99794-3312.-------------------------------------------DIVERSOSAmortecedores do Palio We-ekend; tubagem e admissão do Gol; 2 torres de amortecedor, conjunto de freios traseiro. (15) 98814-1202.-------------------------------------------REFORMADOMotor de irrigação NS 18. (15) 99717-3967.-------------------------------------------TELHASFrancesas, 1500 unidades por R$ 350. (15) 3244-2917.-------------------------------------------PUFFS40 unidades de 0,40 x 0,40. R$ 40 cada. (15) 98123-0691.-------------------------------------------R$ 500Máquina de costura industrial. (11) 99687-6341.-------------------------------------------COMPUTADORSemp Toshiba, 128 MB, 80 GB, caixas de som. R$ 100. (15) 99759-6701.-------------------------------------------DIVERSOSOfurô com aquecedor, motor com bomba, máquina de cos-turar sacos. (15) 99702-9735.

SANTANAAno 92, modelo 2000, verde, documento OK, R$ 6 mil. (15) 99679-3629.-------------------------------------------KOMBIAno 96, branca, documento OK. R$ 6.500. Vendo ou troco. (15) 99714-0379 ou 3344-3162.-------------------------------------------R$ 17.500Uno Way, 2008, 4 portas, cin-za. Vendo ou troco. (15) 99684-6073. -------------------------------------------

R$ 250 MILChácara de 8696 m² no Ribeirão Grande. (15) 3231-2828.-------------------------------------------COTIANOSChácara 24000 m², com chalé, churrasqueira, piscina, cachoei-ra. (15) 99777-5580.-------------------------------------------R$ 125 MILSitio de 28,857 alqueires, 2 ribei-rões, duas nascentes, 4 km do asfalto e 5 km de Tapiraí. (15) 99830-9481.

MOREIRASSalão comercial. R$ 55 mil. Tro-co por carro. (15) 99624-8484.

COMERCIALBarracão de 310 m², em frente à Escola Theodora. (15) 7812-1663.

PROCUROForno industrial e máquina de fatiar frios. (15) 99702-5811 ou 99745-5571.-------------------------------------------OPORTUNIDADEConsertamos e fazemos revi-sões em instrumentos musicais de sopro (bocal e boquilha). (15) 99646-5280.-------------------------------------------CARRETAPara veículos, de 2 x 1,20, nova, com nota fiscal. (15) 99621-5434.-------------------------------------------APROVEITEFazemos displays para festa, personalizados, a critério do cliente. (15) 99742-5257.-------------------------------------------CÂMARA FRIA Aluga-se espaço em câmara fria para produtos hortifrúti, perto do Ceasinha. (15) 99684-6454.-------------------------------------------RODASJogo orbital, aro 15 e jogo da GM, aro 13, para reformar. (15) 98814-1202.-------------------------------------------R$ 480Geladeira com freezer Bras-temp, 447 litros, branca. (15) 99644-8469.-------------------------------------------OPORTUNIDADEDoa-se agapantos. (15) 99770-7124.

BOM NEGÓCIOLote de 300 m², na Marginal, próximo à Escola Glauca. (15) 99777-5580.-------------------------------------------OPORTUNIDADETerreno de 40000 m² com casa avarandada no Cotianos. (15) 99777-5580.-------------------------------------------SOROCABALote de 900 m², no Condomí-nio Vale do Apoenã, a 8 km do Shopping Iguatemi. (15) 99783-7465.-------------------------------------------OPORTUNIDADELote de 6 x 30, água, luz, em frente à pista, estrada dos Gar-cias. (15) 98105-2273.-------------------------------------------BAIRRO ORTIZESLote de 1300 m², asfalto, bem localizado, próximo a comércio. R$ 20 mil. (15) 99781-1582.-------------------------------------------IMPERDÍVELLote de 264 m², Jardim Sinibal-dy. (15) 99669-1576.-------------------------------------------R$ 20 MILTerreno de 431 m², na Vila Amâncio. (15) 99662-5025.-------------------------------------------BAIRRO BOA VISTALote, 300 metros do asfalto, luz, ótimo para chácara. (15) 99752-7340.-------------------------------------------BAIRRO CORREASTerreno de 2 alqueires, R$ 80 mil. (15) 3344-1178.-------------------------------------------PAULAS E MENDESTerreno de 1000 m², próximo ao asfalto, água e energia. (15) 3344-1304 ou 99707-1607.-------------------------------------------BAIRRO CIRIACOTerreno perto do ponto de ôni-bus. R$ 8 mil. (15) 99741-5999.-------------------------------------------ALTO DA LIBERDADETerreno de 4918 m². R$ 60 mil. (15) 99753-9251.-------------------------------------------BOM NEGÓCIOLote de 250 m², poço, luz. (11) 96476-7151.-------------------------------------------OPORTUNIDADEDois terrenos de 15000 m² cada, mata e água, ao lado Lar da Mô-nica. (15) 99662-5025.

R$ 125 MILSitio de 28,857 alqueires, dois ribeirões, 6 nascentes, 4 km do asfalto, a 5 km da cidade. (15) 99830-9481.-------------------------------------------BOM NEGÓCIOChácara de 2400 m², com casa 4 cômodos, churrasqueira, fo-gão à lenha, forno, pomar, sa-lão comercial. (15) 96634-3088.-------------------------------------------

de 1000 m². R$ 60 mil. (15) 3344-4014 ou 99618-8563.-------------------------------------------BAIRRO CIRIACOCasa com 4 cômodos, R$ 70 mil. (15) 99696-2147.-------------------------------------------VENDO OU TROCOCasa com 6 cômodos em ter-reno de 2000 m², a 200m do asfalto. (15) 99743-5780.-------------------------------------------R$ 20 MILApartamento com 2 quartos, sala, cozinha e wc, no Airton Senna. R$ 20 mi. (15) 99694-1307.

ALUGOCasa com quarto, cozinha e wc, próxima à Igreja Congregação, Bairro Moreiras. Tratar período da manhã. (15) 3244-2945.-------------------------------------------COTIANOSChalé para duas pessoas. R$ 480. (15) 3244-1769.-------------------------------------------KITNETAlugo, mobiliado, em Peruíbe, próximo à praia. (15) 99715-7614.

PARQUE DA TORRETerreno de 15000 m². (15) 99173-3838.-------------------------------------------PARQUE DA TORRELote de 250 m², murado, escri-tura, na Rua Nassif Marum. (15) 99657-0859.-------------------------------------------OPORTUNIDADETerreno no Guatambu, ótima localização. (15) 99777-5580.-------------------------------------------COTIANOSTerreno de 3000 m², próximo à Igreja Católica. (15) 99777-5580.-------------------------------------------

cozinha, varanda com churras-queira e garagem automática. (15) 99766-3250.-------------------------------------------R$ 60 MILCasa de 180 m², 4 cômodos. Troco por caminhonete menor valor. (15) 99664-9646.-------------------------------------------VILA OLINDASobrado em obra, sala ampla, 3 suítes, um suíte máster com clo-set, edícula, escritório, cozinha e lavanderia. (15) 99832-1531.-------------------------------------------TROCO OU VENDOCasa com 4 cômodos, vista lin-da, Bairro Caetezal, em terreno

SOBRADODe 127 m², 3 dormitórios, Con-domínio Horto Florestal, em So-rocaba, a 5 km da cidade. (15) 99783-7465.-------------------------------------------R$ 75 MILCasa com 4 cômodos, edícula, garagem 2 carros. (15) 99849-0006.-------------------------------------------R$ 100 MILCasa com 4 cômodos, 8 x 28 m², na Vila Amâncio, próxima à Igreja. (15) 99790-1269.-------------------------------------------OPORTUNIDADECasa com 2 quartos, sala, wc,

R$ 50 MILCasa de 468 m² com 4 cômodos e wc, no Ciriaco. (15) 98107-8943.-------------------------------------------VENDO OU TROCODuas casas com 4 cômodos cada, no mesmo terreno. (15) 99822-0016.-------------------------------------------

TERRENOS e LOTES

vendem-se

CHÁCARASe SÍTIOS

vendem-se

VEÍCULOS

MOTOS

EMPREGOSoferta e procura

OPORTUNIDADESe NEGÓCIOS

COMERCIAISalugam-se

CUPOM VÁLIDO PARA ANÚNCIOS NOS MESES DE ABRIL E MAIO DE 2015

CASAS eAPARTAMENTOS

alugam-se

CASAS e APARTAMENTOS

vendem-se

COMERCIAISvendem-se

Cartório de Registro Civil de Piedade/SPEdital n° 12040 - Niraci Maria Munaro, Ofi-cial Delegada, faz saber que pretendem se casar: FLAVIO CAMPOS DE ALMEIDA, nascido em Piedade-SP, solteiro, vigilante, residente e domiciliado na Rua Lucidio Viei-ra Machado, nº 75, Ayrton Senna, Piedade, SP, filho de Pedro Antonio de Almeida e de Maria da Guia Campos de Almeida e SELMA FEITOSA DA SILVA, nascida em Lobato, Comarca de Astorga-PR, viúva, do lar, residente e domiciliada Rua Lucidio Vieira Machado, nº 75, Ayrton Senna, Pie-dade, SP, filha de José da Silva e de Leda Feitosa da Silva.Edital n° 12041- Niraci Maria Munaro, Ofi-cial Delegada, faz saber que pretendem se casar: FERNANDO VIEIRA ZAMBO-NI, nascido em Sorocaba-SP 2º Subdistrito, solteiro, pintor, residente e domiciliado na Rua Benedito Amancio Vieira, nº 60, Vila Amancio, Piedade, SP, filho de Norberto Zamboni e de Elisabete Vieira Zamboni e ALESSANDRA DOS SANTOS, nasci-da em Santos-SP 2º Subdistrito, solteira, operadora de caixa, residente e domicilia-da na Rua Benedito Amancio Vieira, nº 60, Vila Amancio, Piedade, SP, filha de José Almeida dos Santos e de Rosinete Maria de Jesus Santos.Edital n° 12042 - Niraci Maria Munaro, Ofi-cial Delegada, faz saber que pretendem se casar: JOÃO ANTONIO RODRIGUES, nascido em Piedade-SP, divorciado, porteiro, residente e domiciliado na Rua Francisco Moreira de Souza, s/nº, Bairro Piraporão, Piedade, SP, filho de Benedito Antonio Rodrigues e de Lourdes Araujo

Rodrigues e REGIANE BOLOGNESE DA SILVA, nascida em Assis Chateaubriand- PR, divorciada, contabilista, residente e domiciliada na Rua Francisco Moreira de Souza, s/nº, Bairro Piraporão, Piedade-SP, filha de Antonio da Silva e de Laide Bolog-nese da Silva.Edital n° 12043 - Niraci Maria Munaro, Ofi-cial Delegada, faz saber que pretendem se casar: LUAN BENEDITO PINTO, nascido Piedade-SP, solteiro, lavrador, residente e domiciliado na Rua Francisco Satiro Godi-nho, nº 815, Bairro dos Ortizes, Piedade, SP, filho de Benedito José Pinto Filho e de Marcelina Antonia Gonçalves Pinto e FRANCIELLE DE CÁSSIA GODINHO, nascida em Piedade-SP, solteira, do lar, residente e domiciliada na Rua Francisco Satiro Godinho, nº 815, Bairro dos Ortizes, Piedade, SP, filha de Nilson Aparecido Godinho e de Magali de Oliveira Godinho.Edital n° 12044 - Niraci Maria Munaro, Ofi-cial Delegada, faz saber que pretendem se casar: DIEGO FIDELIS DE OLIVEIRA, nascido Piedade-SP, solteiro, bartender, residente e domiciliado na Rua Capitão Mo-raes, nº 2080, Cotianos, Piedade, SP, filho de Jucelino Fidelis de Oliveira e de Malvina Vieira Cardoso de Oliveira e FRANCINE APARECIDA DOS SANTOS, nascida em Piedade-SP, solteira, operadora de caixa, residente e domiciliada na Rua Capitão Moraes, nº 2080, Cotianos, Piedade, SP, filha de Antonio Henrique dos Santos e de Jacy de Souza Evangelista.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei.

VAGAS DE EMPREGO NO PAT DE PIEDADE

O PAT de Piedade atende na esquina das ruas Tenente Procó-pio Tenório e São Jorge, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Cartório de Registro Civil do Paruru - Ibiúna/SPELIANE BERTOCO DE LIMA, Oficial do Re-gistro Civil das Pessoas Naturais do Distrito do Paruru, Município e Comarca de Ibiúna, Estado de São Paulo, faz saber que preten-dem se casar: SÉRGIO RODRIGUES DE CAMARGO, divorciado, lavrador, nascido em Ibiúna, Estado de São Paulo, residente e domiciliado à Rodovia Bunjiro Nakao, s/nº, Distrito do Paruru, Estado de São Paulo, filho de Benedito Rodrigues de Camargo e

Tereza Rodrigues de Camargo e MARIS-SOL IGLESIAS BALSEIRO, solteira, do lar, nascida em São Paulo, Estado de São Paulo, residente à Rodovia Bunjiro Nakao, s/nº, Distrito do Paruru, Estado de São Pau-lo, filha de Antonio Iglesias Balseiro e Jane Iglesias Balseiro.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei.

EDITAIS DE PROCLAMAS

• Açougueiro• Assistente Social• Caseiro• Costureira• Empregada doméstica• Mecânico de Autos• Panfleteiro

EDITAIS DE PROCLAMASCartório Eleitoral

mudará de endereço

13ENTRETENIMENTOPiedade, 17 de abril de 2015

• Queimaduras - Se você se quei-mou com respingos de gordura, passe no local essência de bau-nilha, alivia a dor rapidamente.

• Biscoitos amanhecidos - Para recuperar biscoitos amanheci-dos, leve-os, lado a lado, ao for-no quente por alguns minutos ou no microondas por 30 segun-dos, na potência alta.

• Detergente poderoso - Para o detergente ficar mais eficiente, coloque algumas gotas de vina-gre na garrafinha. Misture bem.

• Janelas e espelhos - Para lim-peza de rotina, use três colheres de vinagre diluídas em 2 litros de água quente. Se o vidro esti-ver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar uti-lize jornais velhos.

• Pimenta - Quando desejar um paladar mais acentuado da pi-menta-malagueta, misture a ela um pouco de azeite de oliva. Se, ao contrário, desejar atenuar o gosto, deixando-o mais suave, use então um pouco de vinagre.

• Mofo no box - Para evitar mo-fo nas cortinas do banheiro, co-loque-as numa solução de água salgada antes de pendurar para serem usadas.

• Cheiro do cigarro - Para retirar o cheiro de cigarro do ambiente, coloque uma bacia com água e detergente no local.

• Repolho roxo - Para conser-var a cor do repolho roxo, assim como da beterraba, adicione à água em que serão cozidos umas gotinhas de limão ou de vinagre.

• Cuidando do colchão - Para que seu colchão dure mais, mu-de a posição dele todo mês. As-sim evitará os buracos ou inclina-ções, prolongando o seu tempo de vida para no mínimo 15 anos.

• Fechadura - Para abrir uma fe-chadura enguiçada, aqueça a chave com fósforo. Nunca force a chave. Vire devagar.

• Flores novinhas - Para dar nova vida às flores murchas do vaso, corte um pedaço do caule,mergulhando em água quente seguida de água fria.

• Salsa e cebolinha - Antes de guardar na geladeira, queime bem as partes por onde foram ar-rancadas. Isso lhes dará vida mais longa. Durarão muito mais se fo-rem logo picadinhas e guardadas na geladeira em vidro fechado.

• Xô formigas - Coloque sabão em um balde com água e deixe de um dia para o outro. Aí, é só aplicar onde houver formigas.

• Mandioca - Se a mandioca não for muito nova e estiver demo-rando para amolecer no fogo, adicione ao cozimento 1 xícara de água fria. Se quiser guardá--la por oito dias (ou mais), enter-re-as no quintal. Quando desen-terrá-las, verá que estarão como se tivessem sido colhidas na-quela hora.

A “embalagem” que cobre o nosso corpo, ou seja, a pele reflete o que in-gerimos. Por isso, não tem como falar em beleza sem falar na pele.

Alimentar-se corretamente é o “pulo do gato” para quem quer sen-tir-se bem, ter saúde e ser bonito. Mas o que é alimentar-se bem? Será que é consumir pratos sofisticados? Será que é comer alimentos caros ou im-portados?

O termo que mais se fala atual-mente, o que mais está na moda é ali-mentação natural. Mesmo em tempos de agrotóxicos e muita poluição am-biental, o arroz e o feijão continuam sendo o melhor remédio, mas, infe-lizmente, abolido do prato por dietas mirabolantes, que prometem resulta-dos imediatos.

Só que, uma dieta equilibrada é um dos determinantes de uma vida sem complicações futuras.

A Pirâmide Alimentar, uma fer-ramenta de alimentação qualitativa, é usada mundialmente, já que se rela-ciona à qualidade da alimentação, pro-pondo alimentos-fonte dos nutrientes necessários a uma dieta saudável. O principal objetivo da pirâmide é orien-tar o consumo de diversos alimentos divididos em três grupos básicos: ener-géticos, construtores e reguladores.

Nenhum grupo alimentar deve ser excluído da dieta, pois sua falta pode gerar déficit de macro ou micronu-trientes no organismo.

Os alimentos que contêm car-boidratos ocupam a base da pirâmi-de, sendo o grupo com o maior núme-ro de porções a serem consumidas ao dia, porque são o combustível do or-ganismo. É por isso que as dietas hi-poglicídicas, ou pobres em carboidra-tos, podem causar tontura, cansaço e confusão mental.

Um sanduíche pode ser uma op-ção saudável e saborosa de refeição completa, já que o pão representa os carboidratos, além de ser rico em fer-ro, folato e zinco. Para complementar o sanduíche, devemos escolher uma porção razoável de proteína, de prefe-rência magra, como aves sem pele ou gordura aparente, ou atum em água e sal, ou ainda queijo cottage. Para os vegetarianos, há opções como o ham-

INGREDIENTES • Meio quilo de carne de frango cortada em pe-daços médios; • 250 gramas de bacon em fatias; • 1 limão; • manteiga ou margarina; • sal e pimenta-do-reino a gosto;• salsinha picada; • palitos.

PREPARO1. Tempere a carne de frango com sal, pimenta e suco de limão. Deixe marinar durante 20 minutos. 2. Enrole fatias de bacon nos peda-ços de carne e prenda com palitos. 3. Unte uma assadeira com man-teiga ou margarina e acomode os medalhões, lado a lado – não colo-que uns sobre os outros.

BOM APETITEuu

4. Coloque 1 colher (café) rasa de manteiga ou margarina sobre ca-da medalhão. 5. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno preaque-cido a 180º durante 15 minutos. 6. Retire o papel alumínio e asse por mais 10 minutos. 7. Sirva a seguir.

Dica: Use coxas e sobrecoxas de-sossadas ou somente o peito do frango. E quiser, substitua a carne de frango por carne bovina.

CASA DE A a Zuu

GB Imagem

Fotos: GB Imagem

SÓ RIAuu

GB Im

agem

búrguer vegetal ou receitas de ham-búrguer de soja que podem ser prepa-radas em casa.

Para finalizar, podemos incremen-tar o sanduíche com um molho à base de iogurte desnatado com ervas finas ou maionese light. Não devemos nos esquecer das hortaliças, que contêm fibras, vitaminas e minerais. Dessa forma, podemos consumir alimentos de preparo rápido, práticos e saudá-veis e ainda melhorar a nossa quali-dade de vida.

INTEGRAIS E CASTANHAS - Grande amigo da pele são os alimen-tos integrais e as castanhas. Se possí-vel, troque os preparados com farinha

BASTIDORES

ASSISTA EM CASAuuA Casa dos Mortos

Um massacre acontece numa casa aban-donada, deixando cinco estudantes mor-tos. Um policial (Frank Grillo) e uma psi-cóloga (Maria Bello) vão investigar o ca-so. De acordo com as apurações iniciais, o crime ocorreu enquanto os jovens tenta-vam evocar fantasmas. A situação amea-ça sair de controle quando a dupla come-ça a encarar os seus próprios fantasmas. • Terror/Suspense / 2014 / 95 minutos / 14 anos / Paris Filmes

O Juiz Advogado de sucesso, Hank Palmer (Ro-bert Downey Jr.) volta à cidade em que cresceu para o velório da mãe, que há muito não via. É recebido de forma hos-til pela família e resolve ficar um pou-co mais quando o pai, veterano juiz, é apontado como responsável pela morte de um homem que condenou há vinte anos. Mas os dois não conseguem convi-ver amigavelmente e a possibilidade de condenação aumenta a cada revelação.• Drama / 2014 / 141 min. / 14 anos / Warner Bros

Grandes Olhos História real da pintora Margaret Kea-ne (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crian-ças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela te-ve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.• Biografia / 2014 /107 minu. / 12 anos / Paris Filmes

branca pelos feitos com farinha inte-gral e, preferencialmente, acrescidos de grãos, como girassol, aveia, cen-teio, linhaça, quinua ou chia, citando os mais populares.

Preste atenção na oferta de pães assim preparados que existem no mer-cado, um mais gostoso do que o ou-tro. E faça o teste, consuma alimentos integrais, frutas e iogurtes. Os resul-tados aparecem em poucas semanas no rosto. A pele fica lisa e com muito bom aspecto.

MEXA-SE - Aliados a alimenta-ção equilibrada, estão os exercícios fí-sicos. Este é o caminho ideal na busca da boa forma e beleza.

Quem é antenado não para de ma-lhar nem mesmo quando a temperatu-ra começa a baixar. As academias con-tinuam cheias, todos em busca da tão sonhada barriguinha enxuta, músculos fortalecidos e queima das calorias que acabam sendo adquiridas por conta da ingestão de alimentos e bebidas mais calóricas para esquentar o frio.

Mais uma dica, alie-se ao Pilates, que melhorara o condicionamento físi-co, a flexibilidade, o alinhamento pos-tural e o tônus muscular. Os especialis-tas no assunto garantem que o Pilates é um dos mais eficazes caminhos para ficar com a barriga enxuta e, de que-bra, obter bem estar e relaxamento.

Para quem vai retomar a malha-ção, é importante tomar alguns cuida-dos para não sobrecarregar a muscula-tura e as articulações, evitando assim lesões futuras e o consequente afasta-mento da academia. O bom mesmo é seguir orientação profissional. As boas academias oferecem este serviço.

Outro excelente exercício é a dan-ça. Os adeptos garantem que afina a cintura e muda o formato do abdômen, além de deixar a mulher mais sensual.

Dançar não tem nenhuma contra indicação, exceto por algum tombo ou contusão ao fazer algum passo mais extravagante.

Medalhão de frango com bacon

Um sanduíche recheado com produtos naturais pode ser uma opção saudável e saborosa de refeição completa

A beleza passa

Ajudinha do padre No avião, a moça viaja ao lado de um

padre. Depois de muita conversa, ela

toma coragem para fazer uma pergunta:

– O senhor poderia es-conder um secador de cabelos que comprei, por favor? É que o produ-to pode ser confiscado na alfândega.

Generoso, ele aceita ajudá-la e es-conde o secador sob a batina.

Na alfândega, os seguranças per-guntam a ele se tem algo a declarar:

– Da cabeça à cintura, não tenho nada a declarar.

– E da cintura para baixo, pa-dre? – pergunta o segurança, des-confiado.

Sem poder mentir, ele responde:– Tenho um instrumento mara-

vilhoso, destinado a ser usado por mulheres, mas que nunca foi usado.

TurisTa em PorTugal

O inglês em passeio pela cidade do Porto pergunta para um

português do local:– Diga uma coisa: nasceu algum

grande homem nesta cidade?– Não, senhoire.

Aqui na nossa cidade só nascem crianças!

Comida ruimO sujeito está jantando num res-

taurantezinho sujo de beira de estra-da. Quando o garçom passa perto de sua mesa, ele encara o indivíduo e resolve reclamar:

– Garçom, eu não consigo co-mer esta comida! Chame o geren-te, por favor!

– Chamar, eu chamo, senhor. Mas, não vai adiantar nada! Ele também não vai conseguir comer...

Prato vai bem como mistura ou aperitivo

pelo seuestômago

Virou juradoMichel Teló substituirá Daniel na função de jurado técnico da próxima edição do “The Voice Brasil”. O cantor fará

companhia aos já anunciados, Claudia Leitte, Carlinhos

Brown e Lulu Santos.

NO TERROR - Guta Stres-ser será Cândida em “Amorte-amo”, a série de terror da Glo-bo que estreia em maio. A atriz durante anos fez a Bebel, em “A Grande Família”, mas agora apa-recerá completamente repaginada, em papel diferente daquele inter-pretado durante as várias tempo-radas do humorístico.

Depois dos 50

“Os 50 são os novos 30. Aos 30, a gente faz esforço para agradar aos outros. Aos 50

nem tanto, então sobra tempo para o que importa. Então,

viva seus 50”. Palavras da atriz Maitê Proença, que tem 57

anos e atualmente interpreta a personagem Kitty, na novela “Alto Astral”, sobre sua idade.

14 SOCIAL Piedade, 17 de abril de 2015

PARABÉNSGAROTO!

Amanhã (18), Rodolfo completa 18 anos de vida. Ele é filho

dos empresários Rud e Isabel, da Rudsat.

Rodolfo receberá os cumprimentos dos pais, irmãos e dos

amigos.

Domingão refrescanteA sorveteria Verão Vivo é a me-lhor opção para quem deseja sa-borear as mais deliciosas sobre-mesas. Além de um sistema por quilo com diversas opções de sabores e acompanhamentos, a casa oferece as exclusivas pa-letas mexicanas. Morango com leite condensado, banana com avelã e doce de leite são algu-mas das opções. Confira quem passou por lá no último domin-go (12), nas fotos de Tinho Som.