pódio - 21 de outubro de 2012

8
Uma final antecipada. É o que Fluminense e o Atlético -MG, cand idatos direto s ao título do C ampeonato Brasileiro, promovem hoje , no estádio Independência . Pódio E 6 e E7 Fla tenta fugir da degola EDU SARAIVA/AE Pódio E5 MANAUS, DOMINGO, 21 DE OUTUBRO DE 2012 [email protected]

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 21-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Pódio - Caderno de esportes do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Pódio - 21 de outubro de 2012

Uma final antecipada. É o que Fluminense e o Atlético-MG, candidatos diretos ao título do Campeonato Brasileiro, promovem hoje, no estádio Independência. Pódio E6 e E7

Pódio E2 e E3DIEGO JANATÃ

Fla tenta fugir da degola

FERN

AND

O S

OU

TELL

O/A

E

EDU

SAR

AIVA

/AE

Pódio E5

MANAUS, DOMINGO, 21 DE OUTUBRO DE 2012 [email protected]

E01 - PÓDIO.indd 8 20/10/2012 02:53:46

Page 2: Pódio - 21 de outubro de 2012

E2 MANAUS, DOMINGO, 21 DE OUTUBRO DE 2012

De esporte e de oração vive um atletaNa hora das competições, esportistas amazonenses não abrem mão da oração como apoio para a vitória

Quando se olha para um atleta, técnico ou qualquer espor-tista durante uma

competição imagina-se uma pessoa destemida, que é ca-paz de enfrentar qualquer desafi o. A impressão está cor-reta. Pois eles são verdadei-ros guerreiros. Porém, o que poucos sabem é de onde eles buscam essa força. A respos-ta está na fé e uma maneira especial de expressá-la é por meio da oração.

Ao menos essa é a manei-ra especial que os atletas amazonenses têm encontra-do para se concentrar em uma disputa. Um exemplo é o atleta do esporte de força e presidente da modalidade, Washington Silva, 34. “Eu rezo sempre um Salmo 21 (texto bíblico) para me con-centrar sempre antes de uma prova”, explica Washington. Para ele, a oração tem ge-rado bons resultados. Atu-almente ele soma 13 títulos brasileiros, dez sul-america-nos e um mundial no levan-tamento de supino.

Além de orar o Salmo 21, Washington adianta que, quando está em competição com a equipe, ainda costu-ma chamar todos os atletas

para participar das preces com ele. “Toda vez chamo os meninos para orar. A gente pede proteção de Deus, principalmente por-que é um esporte de força e o risco de lesão é muito grande”, indica.

O atleta do levanta-mento de peso explica que pratica o esporte des-de 1999 e pede, por meio da oração, que geralmente está focado no pedido para não sofrer lesões, principal-mente. “Em uma das lesões que sofri, na coluna, fi quei paralisado por duas sema-nas. Mas a oração sempre me acompanhou, pois sou de família evangélica”, explica.

Outro que também utiliza a oração é o ciclista Raulisson da Costa Ferreira, 20. Ele foi campeão brasileiro em 2010 quando atuava pela equipe de São Bernardo do Campo. “Fico em oração o tempo todo, pois a força que a gente tem vem de Deus”, explica o atleta, que passou a praticar a modalidade em 2006.

Raulisson atualmente inte-gra a equipe de Manacapuru de ciclismo e disputa o ama-zonense da elite de ciclismo. “Voltei para cá (Manacapuru) por conta da falta de patro-cínio. Neste ano estou na equipe de Manacapuru e vou fi car por aqui pelo menos até

o fi m do ano. Propostas eu recebo de fora, mas falta patrocínio”, indica.

Um dos principais nomes da luta olímpica brasileira, o amazonense Waldeci Silva, 30, também tem sua maneira especial de fazer a oração antes de uma disputa. “Faço minha oração antes da com-petição. É a forma que encon-trei para me concentrar. Me isolo da galera”, explica.

Além de atleta, Wal-deci também é técni-co da garotada das categorias de base e procura repassar a maneira de bus-car forças e cora-gem aos garotos. “Quando estou como treinador, fazemos um círculo e rezamos juntos”, completou o atleta ama-zonense, quinto lugar nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

SÍLVIO LIMAEquipe EM TEMPO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

No futebol, a con-centração por meio da oração também é muito comum. Os jogadores, por meio do círculo feito antes da partida, ainda no vestiário. Até aí tudo bem. Mas ao contrário dos que optam pelo gru-po, o técnico da equipe Juvenil do Nacional e que comandará a equipe Jú-nior na Copa São Paulo, Darlan Barroso, prefere o isolamento. “Na hora da oração, sempre faço a minha, sozinho. Foi algo que passei a fazer e tem dado certo”, explica.

Acelerando com féNo motocross a ora-

ção tem vez. De acordo com o piloto Júnior Tira-dentes, 38, que tem seis títulos do Amazonense da categoria. “Sempre faço uma oração desde quando comecei a prati-car. Essa é a minha for-ma de concentração”.

Muita fé no futebol e no motocross

A oração é o recurso mais utilizado por atletas amazonenses

E02 - PÓDIO.indd 2 20/10/2012 01:33:01

Page 3: Pódio - 21 de outubro de 2012

E3MANAUS, DOMINGO, 21 DE OUTUBRO DE 2012

E a brincadeira de crian-ça, aparentemente sem grandes perspec-tivas de futuro, tem se

tornado cada vez mais o início de carreira de muitos atletas no Amazonas. Na maioria das vezes, o simples ato de brin-car de determinado esporte durante a infância, acompa-nhados dos próprios pais, defi ne o futuro profi ssional de muitas crianças.

Um exemplo é a campeã de todos os torneios que parti-cipa, a manauense Jaqueline Amorim, faixa-azul de jiu-jitsu e atual campeã do Abu Dhabi Pró da modalidade. Ela começou na modalida-de brincandode lutar com o pai, Everton Amorim, no colchão de casa.

Segundo ele, a fl exibilidade da menina quando criança foi o que mais chamou sua atenção. “Ela tinha seis anos e quem treinava era eu. Ela ia só para me assistir treinan-do. Quando eu chegava em casa, eu brincava com ela no colchão. Dava um arm-lock, estrangulamento essas coi-sas. Depois que levei ela para treinar a primeira vez ela não

parou mais”, diz, ao ressaltar que não consegue ver a fi lha fazendo mais nada no futuro. “Hoje ela ama o que faz. Difi cil-mente abandonará o jiu-jitsu”, se orgulha o pai.

Atenção às vontadesSegundo o Everton, é preciso

avaliar as vontades existentes no fi lho na hora da prática do esporte. A dica é que os pais façam um teste.

“Na verdade eu faço uma avaliação. Tenho outra fi lha que queria muito fazer nata-ção. Coloquei ela para treinar e não passou seis meses, mas também não forcei. Se tiver jeito para a modalidade, continuarei incentivando de todas as maneiras. Deu seis meses, se eu não ver dedica-ção e nem vontade, tiro na hora”, adianta.

Para Jaqueline Amorim, a vontade de ser atleta falou mais alto e foi sufi ciente para fazer com que ela continuasse na modalidade. Segundo ela, o sonho era o de ser atleta. “Com oito anos eu já tinha vontade de me tornar uma desportista. Tenho certeza que isso infl uênciou para que eu continue treinando e ter os resultados que tenho hoje em dia”, conclui a faixa-azul.

Brincadeira de criança é coisa sériaCada vez mais os pais têm observado traços no comportamento das crianças que possam identifi car um atleta no futuro. No entanto, é preciso ter cautela e não “forçar a barra”

ANTÔNIO BARROS JREquipe EM TEMPO

O que pode parecer uma paixão por automóveis ou velocidade pode resultar em um homem que invista na carreira de piloto

A criança pode mostrar características de atleta desde cedo

Para a psicóloga e psico-pedagoga Fabiana Lima, a liberdade dada pelos pais para que o fi lho pratique um esporte é saudável. Po-rém, na maioria das vezes, trata-se de uma vontade reprimida dos pais.

“Essa liberdade dada pe-los pais seria, a priori, um desejo deles em praticar esporte. Isso é saudável. Porém, hoje, com a rotina dos pais, que vivem sempre sem tempo, o esporte é uma estrategia deles de manter o fi lho com uma atividade esporte. Isso para a crian-ça/adolescente pode não ser sadio”, diz Fabiana.

Ela ressalta, ainda, que a infl uência da família no in-centivo à prática do esporte é importante para a forma-ção do caráter do atleta. “A família precisa enten-der que o esporte ajuda a formar a personalidade do indivíduo, sendo ele crian-ça jovem ou até mesmo

adulta. O desenvolvimento de habilidades, reconheci-mento de potencialidades e a própria socialização com outros meios são impor-tantes para a constituição psíquica”, explica.

DiferençasA psicóloga explica, ain-

da, que, é preciso diferen-ciar exigência de incentivo. Segundo ela, o desejo dos pais em querer ter o melhor atleta pode ser prejudicial no desempenho fi nal.

“Essa exigência que vem acompanhada do incenti-vo, muitas vezes esconde o desejo paternalista dos adultos. Todos querem os melhores atletas. E esse é o modelo de dinâmica participativo de valores que crianças e adolescen-tes passam a ter como referência. Se não for bem trabalhado pode contribuir para a criança seja um adulto intolerante”.

Cuidado para não forçar

Jaqueline começou brincando com o pai e hoje é atleta

BrincadeiraBrincadeirade criança é coisa séria

FOTOS:DIVULGAÇÃO

Praticante do judô a pouco mais de três anos, Carlos Henrique Oliveira, 17, não esconde que brin-car com o pai desde os nove anos de judô acabou influenciando na escolha pela modalidade.

Segundo ele, a arte de derrubar qualquer pessoa de maneira simples foi o que o motivou a ir para a modalidade. “Querendo ou não a pessoa que ele é, me fez querer ir para o judô. Ele sempre foi um cara tran-quilo e brincalhão, a gente brincava sempre de ele me derrubar e isso acabou me-xendo comigo. De repente, ele me derrubava com uma tranquilidade fora do nor-mal. Quis aprender como ele fazia isso e ele acabou me levando para a moda-lidade. Hoje, ele não treina há quatro anos e eu não me imagino fazendo outra coisa que não seja o judô. A brincadeira dele comigo

acabou se tornando muito algo muito sério para mim”, disse Henrique que não es-conde que quer um futuro na modalidade.

“Treino para representar o Brasil em uma Olímpia-da”, ressaltou o estudante de Educação Física.

O pai, Cláudio Henri-que Oliveira, não foge das palavras ditas pelo filho. Sem praticar a modali-dade há quatro anos por falta de tempo, ele garan-te que a brincadeira com filho acabou se tornando mais séria do que o pró-prio imaginava.

“Nunca pensei que meu fi lho fosse se profi ssionali-zar no judô. Principalmente por se tratar de infl uência minha (prática a 15 anos). Não é sempre que os fi lhos têm o apoio do pai para che-gar ao topo do esporte. Dou apoio, banco passagem, hospedagem. Sempre vou fazer tudo que puder”.

Infl uência no nível máximo

E03 - PÓDIO.indd 3 20/10/2012 01:13:51

Page 4: Pódio - 21 de outubro de 2012

E4 MANAUS, DOMINGO, 21 DE OUTUBRO DE 2012

Quatro pequenas promessas do tênis amazonense parti-cipam, desde ontem,

da Copa Guga Kuerten, em Flo-rianópolis (SC). Na bagagem, eles levam a vontade de lutar por títulos e obter experiência para futuras competições.

A delegação amazonense é composta por Thassane Abrahim, 10, Pedro Henrique Souza Araújo, 10, Augusto Flávio Filho, 8, e Oscar Smi-th, 8. “São atletas que, na categoria deles, estão entre os melhores do país, como é o caso da Thassane e do Augusto, que vão lutar pelo título”, explicou o coordena-dor da Clínica de Tênis em Manaus, Dilson Braga.

Thassane, que ano passado fi cou com o vice-campeonato, darante que dessa vez capri-chará e trará o título. “Estou bem preparada. Tenho treina-do cerca de duas horas por dia e acredito que desta vez tenho chances de vencer”, explica.

De acordo com Thassane, a grande adversária dela é Namie Izago, atleta de Santa Catarina que foi campeã na Copa Guga. “Mas na edição do Brasileiro, neste ano, venci ela. Espero que eu vença no-vamente e traga o título para o Amazonas”, completa.

A menina prodígio do tênis amazonense ganhou desta-que, foi elogiada por sua atu-ação e recebeu homenagem do próprio Gustavo Kuerten. “Foi muito bom receber os elogios e estar ao lado dele. Agora espero que meu de-sempenho seja ainda melhor”,

completa. Outro destaque é Augusto

Flávio, que apesar de ter sido vice no Brasileiro, em edição disputada em Manaus, diz estar ansioso pela primeira competição dele fora do Es-tado. “Só estou nervoso por essa parte (primeira vez fora). Mas de resto, estou tranqui-lo. Tenho treinado forte para a competição”, adiantou, ao reforçar que tem o apoio da família.

Flávio pratica tênis desde abril do ano passado, quando teve interesse despertado ao

ver um amigo de escola jo-gando. “Comecei a jogar por infl uência do meu amigo e hoje estou tendo a oportunidade. Ainda preciso melhorar, mas vai ser uma boa experiência”, disse o garoto.

Pedro também participa pela primeira vez da com-petição. Nos dias que ante-cederam a competição ele só pensou em se aprimorar. “Ainda precisava melhorar em alguns pontos como o saque. Mas acredito que vou me sair bem”, diz. Quem comemora é a madrinha, Simone de Paula, grande incentivadora ao lhe dar uma raquete aos 6 anos.

SILVIO LIMAEquipe EM TEMPO

ESTRELASThassane Abrahim, Pedro Henrique, Augusto Flávio e Oscar Smith treinam na Clínica de Tênis e carregam na bagagem posições no pódio de competições disputa-das anteriormente

Dedicação e muito treino. Os atletas-mirins levaram o discurso de vitória para Florianópolis

De acordo com Dilson, a clínica tem parceria com a Academia de Tênis e a federação amazonense da modalidade. “Fazemos o trabalho com esses ga-rotos há seis anos. Aqui eles têm a oportunidade de aprender, se divertir e aprimorar a técnica no tênis”, explica.

O coordenador da clínica de tênis esclarece, ainda,

que os treinos são rea-lizados, normalmente, às segundas, quartas e sex-tas-feiras. “Com a clínica, percebemos quais são os destaques e os intensi-fi camos os treinos para aqueles que têm condi-ções de disputar torneios nacionais”, completou, ao dizer que os garotos via-jaram acompanhados do técnico Rômulo Farias.

Garimpagem de promessas

Ainda na capital, treinos intensivos antecederam a competição dos atletas amazonenses que viajaram para Santa Catarina

Otimismo é a palavra que melhor defi ne os pequenos tenistas

FOTOS: MARIO OLIVEIRA

E4 MANAUS, DOMINGO, 21 DE OUTUBRO DE 2012

Dedicação e muito treino. Os atletas-mirins levaram o discurso de vitória para Florianópolis

Tem amazonense na Copa Guga Kuerten Obter experiência sim, mas também conquistar títulos. Tenistas-mirins amazonenses estão em Floripa na briga por medalhas para o Estado

E04 - PÓDIO.indd 4 20/10/2012 00:53:26

Page 5: Pódio - 21 de outubro de 2012

E5MANAUS, DOMINGO, 21 DE OUTUBRO DE 2012

Um mira a ponta e o outro o Z4Enquanto o São Paulo briga não só pela Libertadores, mas pelo segundo lugar, o Flamengo tenta hoje, desesperadamente, fugir do rebaixamento

FICHA TÉCNICAFLAMENGOSÃO PAULO

Local:

Árbitro:

estádio João Ha-velange, Engenhão (RJ)

Leandro Vuaden (RS)

Flamengo: Felipe, Wellington Silva, Renato Santos, González e Ramon; Airton, Cáceres (Amaral), Renato Abreu e Wellington Bruno; Vagner Love e Liédson. Técnico: Dorival Júnior.

São Paulo: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Denilson e Jad-son; Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco

A partida entre Flamen-go e São Paulo, hoje, no Engenhão, é muito importante para am-

bas as equipes. No entanto, cada uma delas tem uma am-bição diferente para buscar os três pontos. Enquanto os ru-bro-negros querem se distan-ciar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o tricolor tenta encostar no Grêmio na luta pela terceira posição da Série A.

Os donos da casa não es-tão em um bom momento e tem o pior desempenho no returno do Brasileiro. O téc-nico Dorival Júnior tem sido questionado pelas constantes mudanças na equipe e vai precisar fazer mais alterações para este fi m de semana. O treinador não poderá contar com o lateral direito Leonardo Moura, lesionado; o volante Luiz Antônio, suspenso; além do meia Cléber Santana, que percente ao São Paulo e não pode enfrentar o ex-clube por questões contratuais.

A boa notícias está na volta de alguns titulares: O lateral direito Wellington Silva, o zagueiro González e o vo-lante Cáceres estão de volta. O último virou dúvida após sair do treino de sexta-feira com dores depois de rece-ber uma pancada. Com isso, Amaral fica de sobre aviso. Já para a vaga de Cléber Santana, Dorival Júnior ante-cipou que Wellington Bruno será titular.

De volta ao time após estar com a seleção chilena na dis-puta das Eliminatórias, Gonzá-lez ressaltou a difi culdade de encarar o São Paulo, qu está em ascensão no Campeonato

Brasileiro. no entanto, o joga-dor afi rmou que o Flamengo deve entrar em campo e repe-tir a boa atuação do segundo tempo contra a Portuguesa. “É um jogo complicado, contra um equipe que vem jogando muito bem. A gente tem quer continuar a jogar com entrega, com gana. Se o Flamengo jo-gar como jogou nos últimos 45 minutos contra a Portuguesa a gente não perde. Temos que jogar desse jeito”, disse.

Há sete rodadas sem per-der e com cinco pontos de frente para o quinto colocado Vasco, o São Paulo agora faz

dois jogos fora da capital paulista. Apenas o décimo melhor visitante do Campeo-nato Brasileiro. “A sequência toda preocupa. Depois do Flamengo, a gente enfrenta o Sport. Mas prefi ro acreditar que nossa equipe possa re-petir o desempenho que teve nos dois últimos jogos como visitante, a vitória sobre o Vasco e o empate com o Coritiba”, disse o técnico Ney Franco, após o triunfo sobre o Atlético-GO, no Morumbi.

Restando sete rodadas para o término da compe-tição, a vantagem no G-4 é

confortável. Não apenas pe-los cinco pontos de distância, mas por ter três vitórias a mais do que o Vasco no mo-mento. “Temos que ver jogo a jogo. Na prática, é tentar fazer o que temos feito. Essa rodada que passou foi per-feita, as três equipes na nos-sa frente perderam pontos. Estamos vivendo rodada a rodada e vejo a possibilidade de, em determinado momen-to, ocuparmos o terceiro ou o segundo lugar”, acrescentou Ney Franco.

Para hoje o São Paulo não tem desfalque e vai repetir a formação ideal pela segunda vez. Ela é: Wellington e De-nilson no meio-campo e três atacantes: Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano.

Vitória para não correr riscosA zona de rebaixamento

não é realidade para ne-nhum dos clubes, mas fi-nalizar a temporada 2012 sem correr riscos é o único objetivo de Náutico e Portu-guesa, que duelam hoje, às 15h (de Manaus), no estádio dos Aflitos, no Recife. A par-tida é válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro e opõe rivais de olho em boa colocação para sonharem com a Copa Sul-americana de 2013.

Pesa a favor do Náutico seu bom aproveitamento dentro dos Aflitos. Se fora de casa a equipe venceu apenas uma vez em todo o Brasileirão, há três me-ses, no Recife a história é diferente: o rendimen-to positivo em casa é de quase 80%, além do fato de que 87,5% dos pontos conquistados foram nos domínios pernambucanos.

“Temos aproveitado bem a familiaridade com o gra-mado dos Afl itos e fazemos disso um trunfo para ven-cer as partidas aqui. Contra Portuguesa não pode ser diferente, temos que nos impor dentro de casa, como fi zemos em todas as parti-das. Se quisermos alcançar uma competição internacio-nal não podemos desperdi-

çar pontos”, conta o golei-ro Felipe, que simplesmente não perdeu no Recife desde que assumiu novamente a meta alvirrubra.

Dentro de campo, o técnico Alexandre Gallo terá apenas um desfalque – volante Eli-carlos levou o terceiro cartão amarelo na derrota diante do Coritiba, no meio de semana, e cumpre suspensão auto-

mática. Outro desfalque é o lateral Douglas Santos, em período de treinos com a Seleção Brasileira Sub-20, no Rio de Janeiro. Em con-trapartida, o Timbu contará com o retorno de Marti-nez, que cumpriu suspensão contra o Coxa.

A notícia agrada, mas não acalma Alexandre Gallo. “Elicarlos e Martinez são atletas que se completam e

mais uma vez, não vou po-der utilizá-los juntos. Temos que estar preparados para lidar com essas situações, que são comuns em um campeonato longo como este Brasileiro”.

Ao lado de Martinez, Josa deve ganhar oportunidade. Se Alexandre Gallo reclama da ausência de Elicarlos, o técnico Geninho tem moti-vos ainda mais profundos para protestar, pois a Por-tuguesa enfrenta o Náuti-co sem contar com Bruno Mineiro, símbolo da reação, vice-artilheiro do Campeo-nato Brasileiro com 14 gols e suspenso do confronto em função do terceiro amarelo recebido no empate sem gols contra o Flamengo.

Além de seu goleador, a Lusa ainda não terá em campo o zagueiro Rogério, que vinha atuando de for-ma improvisada na lateral esquerda. Em compensação, Geninho conta com os re-tornos do zagueiro Lima e do ala Marcelo Cordeiro, de volta de suspensão.

Na vaga de Bruno Mineiro, Rodriguinho e Diego Viana disputam a condição de titu-lar. “É um jogo difícil, porque a gente sabe das difi culdades de se jogar lá”, discursa o volante Ferdinando.

NOS AFLITOS

E5

Um mira a ponta Enquanto o São Paulo briga não só pela Libertadores, mas pelo segundo lugar, o Flamengo tenta hoje, desesperadamente, fugir do rebaixamento

OPOSTOSCom a pior campanha do returno, o Flamengo encara um São Paulo sedento pela vice-liderança e sem desfalques. A missão de evitar a degola não será fácil para o rubro-negro

VANTAGEMHá três meses o Náutico não perde em Recife e pretende aproveitar o fato de o adversário estar sem o seu maior goleador, Bruno Mineiro, em campo para garantir a vitória na partida

Goleiro Felipe tem a missão de manter o bom aproveitamento do time do Náutico em casa

FICHA TÉCNICANÁUTICO-PE PORTUGUESA-SP

Local:

Árbitro:

Estádio dos Afl ito (PE)

Elmo Alves Resen-de Cunha (GO)

Nautico: Felipe; Patric, Alemão, Jean Rolt e João Paulo; Martinez, Josa (Rogério), Souza e Rhayner; Araújo e Kieza. Técnico: Ale-xandre Gallo.

Portuguesa: Dida; Luis Ricar-do, Valdomiro, Lima e Marcelo Cordeiro; Léo Silva, Ferdinando, Moisés e Boquita; Ananias e Rodri-guinho. Técnico: Geninho.

Em fase esplêndida na equipe do Tricolor Paulista, Rogério Ceni é arma contra o Flamengo

Vágner Love entra em campo hoje com a missão de não cometer deslizes

VAGNER_BERN

ARDO M

ON

TEIRO/VIPCO

MM

BERNARDO MONTEIRO/VIPCOMM

DIVULGACAO

E05 - PÓDIO.indd 4 20/10/2012 01:35:10

Page 6: Pódio - 21 de outubro de 2012

E6

Hoje o papo é entre líderes

Thiago Neves, por sinal, será uma das novidades do Fluminense no jogo deste domingo. Tendo ficado no banco de re-servas contra o Grêmio, após servir à Seleção Brasileira em amistosos internacionais, o apoia-dor recupera o posto de Wagner. Outra mudança

será a presença do ata-cante Wellington Nem, que cumpriu suspensão diante dos gremistas, na vaga de Rafael Sobis.

O volante Jean, adver-tido com o terceiro car-tão amarelo na rodada passada, fica de fora e cede o posto para o colombiano Valencia.

Thiago Neves é a ‘novidade’

Com certa vantagem na ponta do Brasileirão, o técnico Abel Braga sabe que não pode vacilar diante do segundo colocado

FRED DHAVID NORMANDO/PHOTOCAMERA

DHAVID NORMANDO/PHOTOCAMERA

Hoje o papo é Hoje o papo é

DHAVID NORMANDO/PHOTOCAMERA

Uma fi nal antecipada. Assim está sendo cha-

mado o duelo entre Atlé-tico-MG e Fluminense, que se enfrentam hoje, às 15h (de Manaus), no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), pela 32ª rodada do Cam-peonato Brasileiro.

Após empatar por 2 a 2 com o Grêmio, o Tricolor chegou aos 69 pontos e, sendo benefi ciado pelo empate do Galo com o Santos, pelo mesmo mar-cador, manteve nove pon-tos de vantagem sobre os mineiros.

Assim, em caso de triunfo, ou até mesmo de igualdade no mar-cador, o Fluminense difi cilmente deixará de ser campeão. Os dois lados concor-dam quanto ao fato

de o Campeonato Bra-sileiro não estar de-cidido. Os jogadores do Fluminense, in-clusive, asseguram

que pensam desta

maneira. “O Campeonato Brasileiro ainda não acabou. Faltam sete rodadas, todas muito complicadas, e não vamos nos iludir esperan-do facilidades. Temos esse confronto muito importante contra o Atlético Mineiro, que vai exigir bastante da gente. Precisamos estar fo-cados nisso. Só vai existir qualquer comemoração aqui caso o título seja conquista-do matematicamente”, avi-sou o zagueiro Digão.

Concordando que o Brasi-leirão não está decidido, os dois times também acredi-tam que apenas um triun-fo do Atlético-MG poderá “salvar” as emoções na luta pelo título. “O Campeonato Brasileiro está em aberto ainda. Faltam sete rodadas, vinte e um pontos a disputar e qualquer coisa pode acon-tecer. Falo de sete confron-tos importantes, mas este próximo é na nossa casa e será decisivo para o restante da competição. Temos que ganhar se quisermos ser campeões e isso é inegá-vel”, disse Cuca, técnico do Atlético.

O treinador atleticano ga-

rante que um triunfo neste domingo do Galo vai realmente deixar aberta a briga pelo título e devolver a emoção ao Brasileirão. “Falo com propriedade sobre essa possibilidade de título. Se ganharmos neste domingo a diferença de pontos cai para seis e o Fluminense terá jogos complicados. Vai sair contra o São Paulo e contra o Sport, tem o Palmeiras lutando por título, clássico contra o Vasco, enfi m, a vida está complicada para todos os postulantes ao tí-tulo. Se conseguirmos um bom aproveitamento nesta reta fi nal podemos ganhar a taça sim, mas isso passa obrigatoriamente por uma vitória contra o Fluminense”, analisou Cuca.

O craque Ronaldinho Gaúcho acompanhou o ra-ciocínio do treinador e vê a chance real de ser cam-peão em caso de vitória mineira. “É um jogo de má-xima importância. É aí que vai definir o campeonato. O Fluminense abrindo mais pontos com uma vitória, não vai dar para buscar. E a gente, ganhando, abre de novo uma possibilidade”, declarou Ronaldinho.

FICHA TÉCNICAATLÉTICO-MGFLUMINENSE-RJ

Local:

Horário:

Árbitro:

estádio Indepen-dência, em Belo Horizonte (MG) 15h ( Manaus)

Jailson Freitas (BA)

Atlético-MG: Victor, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Serginho (Guilherme) e Ronaldinho; Bernard e Jô. Técnico: Cuca

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Valencia, Deco e Thia-go Neves; Wellington Nem e Fred. Técnico: Abel Braga

Nove pontos, ou seja, três vitórias. Essa é a distância do líder Fluminense para o vice, Atlético-MG. Com sede de título, eles entram em campo hoje e promovem uma final antecipada

E06 e 07 - PÓDIO.indd 6 20/10/2012 01:45:13

Page 7: Pódio - 21 de outubro de 2012

E7MANAUS, DOMINGO, 21 DE OUTUBRO DE 2012

Hoje o papo é entre líderesCorinthians 0 x 1FluminenseFluminense 2 x 2 Figueirense

Santos 1 x 1 FluminenseFluminense 0 x 0InternacionalFluminense 4 x 1Portuguesa Atlético-GO 1 x 4 Fluminense

Náutico 0 x 2 FluminenseFluminense 1 x 0 FlamengoBotafogo 1 x 1Fluminense

Fluminense 4 x 0 Bahia Ponte Preta1 x 2 Fluminense

Grêmio 1 x 0 FluminenseAtlético-MG 2 x 0 Santos Coritiba 0 x 2 Fluminense

Fluminense 2 x 1São PauloFluminense 1 x 0 PalmeirasCruzeiro 1 x 1 Fluminense

Fluminense 1 x 0 SportVasco 1 x 2 Fluminense

Fluminense 1 x 1 CorinthiansFigueirense 2 x 2 Fluminense

Fluminense 3 x 1 Santos Internacional 0 x 1FluminensePortuguesa 0 x 2Fluminense Fluminense 1 x 2 Atlético-GO

Fluminense 2 x 1Náutico Flamengo 0 x 1Fluminense Fluminense 1 x 0 Botafogo

Bahia0 x 2 FluminenseFluminense 2 x 1Ponte Preta

Fluminense 2 x 2 Grêmio

Campanha das equipes no Brasileirão:

Atlético-MG 1 x 1 Bahia

Ponte Preta 0 x 1 Atlético-MG

Atlético-MG 1 x 0 Corinthians

Palmeiras 0 x 1Atlético-MG

São Paulo 1 x 0 Atlético-MG

Atlético-MG 5 x 1Náutico

Grêmio 0 x 1 Atlético-MG

Atlético-MG 2 x 0 Portuguesa

Figueirense 3 x 4 Atlético-MG

Atlético-MG 3 x 1Internacional

Sport 1 x 4 Atlético-MG

Fluminense 0 x 0 Atlético-MG

Flamengo 2 x 1Atlético-MG

Atlético-MG 1 x 0 Coritiba

Atlético-MG 1 x 0 Vasco

Atlético-GO 1 x 1Atlético-MG

Atlético-MG 3 x 2 Botafogo

Cruzeiro 2 x 2 Atlético-MG

Atlético-MG 2 x 2Ponte Preta

Corinthians 1 x 0 Atlético-MG

Bahia 0 x 0 Atlético-MG

Atlético-MG 3 x 0 Palmeiras

Atlético-MG 1 x 0 São Paulo

Náutico 1 x 0 Atlético-MG

Portuguesa 1 x 1 Atlético-MG

Internacional 3 x 0 Atlético-MG

Santos 2 x 2 Atlético-MG

Atlético-MG 2 x 1Sport

Atlético-MG 6 x 0 Figueirense

Atlético-MG 0 x 0 Grêmio

Pelo lado do Atlético, Cuca não poderá contar com o zagueiro Rafael Mar-ques, que sofreu um trauma craniano no empate com o Santos. Réver, que cum-priu suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), reaparece no setor.

O meia Bernard, que chegou a ter um princípio de convulsão na rodada passada, foi liberado pelo departamento médico e vai atuar. No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se en-frentaram no Engenhão e empataram sem gols.

Rafael Marques fi ca fora

Cuca e sua equipe vem de um empate de 2 a 2 para o Santos. Missão de hoje é diminuir distância para o líder Fluminense

LUCAS PRATES/AE

ALEXANDRO AULER/AE

Hoje o papo é Hoje o papo é

E06 e 07 - PÓDIO.indd 7 20/10/2012 01:45:45

Page 8: Pódio - 21 de outubro de 2012

E8 MANAUS, DOMINGO, 21 DE OUTUBRO DE 2012

PSG pressiona o Troyes hoje no Olympique de Marselha

Hoje, o Olympique de Marselha joga na condição de visi-tante, mas conta com todo o favoritismo no Campeonato Francês, uma vez que terá pela frente apenas o lanterna da competição, o modesto Troyes, que conquistou somen-te dois pontos até o momento. A ordem dos visitantes é tentar atropelar o time da casa. “Não podemos pensar em outro resultado que não seja a vitória, mesmo na condição de visitantes. Com todo respeito ao Troyes, temos planos opostos para a temporada, metas bem diferentes e vamos em busca daquilo que atende aos nossos interesses”.

Everton encara o lanterna QPR de olho na classifi cação

No domingo a principal atração do Campeonato Inglês é o Everton, que tem 14 pontos e pretende se manter na zona de classificação para a próxima Liga dos Cam-peões da Europa. O Everton visita o QPR, lanterna com apenas dois pontos ganhos. Abaixo todos os confrontos programados para este fim de semana, respeitando o horário de Brasília.

Os jogos programados para a rodada do campeonato agendada para este domingo são: Sunderland x New-castle e QPR x Everton.

Italiano e Espanhol também têm jogos neste domingo

Hoje a principal atração do Campeonato Italiano fi ca por conta da Internazionale, que soma 15 pon-tos e tenta encostar nos líderes. Jogando no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, os milaneses recebem o Catania, que soma 11 pontos e sonha com vaga nas próximas competições europeias. Já no Campeonato Espanhol a principal atração fi ca por conta do Atlético de Madrid, que divide a liderança com o Barcelona e visita a Real Sociedad, que soma nove pontos e faz campanha bem irregular.

FICHA TÉCNICAATLÉTICO-GOSPORT-PE

Local:

Horário:

Árbitro:

Estádio Serra Dou-rada, em Goiânia (GO)

17h30

Péricles Bassol Pegado Cortez (Fifa/RJ)

Atlético-GO: Márcio; Adriano, Diego Giaretta, Gustavo e Eron; Dodó, Marino, Mahatma Gan-dhi e Luciano; Felipe e Ricardo. Técnico: Artur Neto.

Sport: Saulo; Cicinho, Diego Ivo, Aílson e Renê; Tobi, Moacir, Rithely e Hugo; Gilsinho e Fe-lipe Azevedo. Técnico: Sérgio Guedes.

Atlético-GO tenta fi car na eliteA sete rodadas do término

do Campeonato Brasileiro, Atlético-GO e Sport se veem cada vez mais perto da Série B da competição. E para ganhar um novo fôlego antes da roda-da que defi nirá os rebaixados para a segunda divisão, os clubes se enfrentarão hoje, às 20h (de Manaus), no es-tádio Serra Dourada. O duelo deverá ser uma das últimas chances de o Dragão sonhar com a permanência na elite do Nacional. Com a derrota por 2 a 0 para o São Paulo na últi-ma quinta-feira, no Morumbi, os goianos se viram ainda mais afundados na lanterna do campeonato.

O time precisa tirar uma van-tagem de 12 pontos para fora da degola e sonha com um mi-lagre para não precisar voltar ao segundo escalão do Brasi-leiro. O clube ainda promoveu uma promoção de ingressos para atrair mais torcedores

ao Serra Dourada e contará com a confi ança do técnico Artur Neto na tentativa de escalar posições antes de ter o seu descenso confi rmado. “A melhor resposta é correr mais.

Precisamos é disso, quero que todos corram. Tem que haver cobrança, não quero desunião, não quero problemas, mas quero a cobrança”, declarou o treinador, em resposta aos que indicavam uma possível

falta de comprometimento do elenco com a reta fi nal do Brasileirão.

Glória de uma vitóriaJá o Sport terá a seu favor

o fato de ter conquistado uma importante vitória contra a Ponte Preta, por 3 a 1, na Ilha do Retiro. O clube teve uma boa apresentação na úl-tima rodada e voltou a sonhar com a fuga do rebaixamento. A confi ança no Rubro-Negro pernambucano é tamanha que o zagueiro Tobi relembrou o acesso conquistado no próprio Serra Dourada, em 2011.

“Nós não fi zemos por me-recer, mas conseguimos uma arrancada importante. Dessa vez é muito parecido. Não fi zemos por merecer continuar na Série A, mas estamos tra-balhando duro para isso”.

O duelo também marcará o retorno de Hugo para o meio-campo do Sport.

CONTRA O SPORT

Artur Neto está consciente da responsabilidade do seu time

ANDRÉ COSTA/COSTAPRESS/AE

DESESPEROPara fugir da degola e seguir na Série A, o Atlético-GO precisa tirar uma vantagem de 12 pontos. Até promoção de ingressos o clube promoveu para atrair a torcida ao Serra Dourada

Força máxima contra a ameaçada Ponte O atacante Neymar volta a campo após cumprir suspensão e reforça o Santos para encarar um adversário assombrado pelo rebaixamento

O Santos entrará em campo con-tra a Ponte Pre-ta, hoje, a partir

das 17h30 (de Manaus), no Moisés Lucarelli, com praticamente a sua for-ça máxima. Isso porque, o atacante Neymar, que corria o risco de não en-frentar a Macaca, teve um efeito suspensivo conce-dido pelo Superior Tribu-nal de Justiça Desportiva (STJD) e poderá atuar normalmente na rodada deste fi nal de semana.

A Joia havia sido con-denada a duas partidas de suspensão pelo STJD, devido a sua expulsão no empate com o Grêmio, no último dia 30, no Estádio Olímpico. O julgamento foi na quarta-feira, no Rio de Janeiro, e o departamento jurídico santista conseguiu o efeito suspensivo para Neymar na sexta.

Com o camisa 11 dis-ponível, o único desfalque do técnico Muricy Ramalho para o confronto diante da Macaca é o lateral-esquer-do Léo. O veterano, com dores na virilha, foi vetado pelo departamento médico do clube. Gérson Magrão será o seu substituto.

Dessa forma, o treina-dor está confi ante em um resultado positivo, mes-mo com o time praiano atuando fora de seus do-mínios, e apesar de ter alertado os seus coman-dados sobre os perigos oferecidos pela Ponte.

“É sempre muito difícil jogar em Campinas. Vamos procurar a vitória, mas te-mos que respeitar e muito a Ponte Preta. Eles têm sofrido com altos e bai-xos nas últimas rodadas, porque têm perdido muitos atletas suspensos. Isso di-fi culta muito para eles, só

que como a Ponte está precisando bastante da vitória, eles vão vir muito fortes. A nossa equipe está bem, mas vai precisar fi car atenta. Vamos enfrentar um adversário de qualida-de”, opinou Muricy.

Já na Macaca, o sinal de alerta contra a zona do rebaixamento está li-gado. A Ponte vem de duas derrotas consecutivas no Brasileirão, ambas fora de casa (para o líder Fluminen-se e para o Sport), o que obriga a equipe do Interior Paulista a conquistar um bom resultado diante de Neymar e companhia.

Para o duelo com os santistas, a Macaca não poderá ter o zagueiro Tiago Alves e o meia Marcinho, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Em com-pensação, o treinador da Ponte terá as voltas de Wendel Santos e Roger.

FICHA TÉCNICAPONTE PRETA-SP SANTOS-SP

Local:

Horário:

Árbitro:

Estádio Moisés Lucarelli, em Cam-pinas (SP)

17h30

Guilherme Ceretta de Lima (SP)

Ponte Preta: Edson Bastos, Cicinho, Ferron, Diego Saco-mann e João Paulo; Baraka, Wendel Santos, Renê Júnior e Nikão; Luan e Roger Técnico: Guto Ferreira

Santos: Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Gérson Magrão; Adriano, Henrique, Arouca e Felipe Anderson; Neymar e André (Miralles) Téc-nico: Muricy Ramalho

GUILHERME DIONÍZIO/AE

E08 - PÓDIO.indd 8 20/10/2012 01:32:07