plantio agroecológico renova a esperança e realiza sonhos de muitas famílias no semiárido

2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 8 • nº1653 Dezembro/2014 Com as tecnologias sociais da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), famílias do Semiárido conquistam autonomia para produzirem os próprios alimentos totalmente livres de agrotóxicos (venenos). Assim acontece em uma comunidade rural do sudoeste baiano. Localizada a 13 km da sede do município de Rio do Antônio está a comunidade Curral Velho onde moram cerca de 70 famílias e entre estas, uma se destaca no plantio de canteiros de hortaliças e na formação de um quintal produtivo consorciado, demostrando na prática o potencial produtivo das terras sertanejas de forma equilibrada com a fauna e flora. Dona Lourdes Maria Ribeiro e seu Antônio José Ribeiro estão realizando um sonho antigo, que é ter possibilidade de produzir em seu quintal, hortaliças, frutas e verduras de qualidade para o próprio consumo. O casal tem 10 filhos e o mais novo que ainda moram com os pais, Romário Ribeiro Rocha, ajuda em todas as atividades diárias, tais como, a formação de novos canteiros, a expansão de sombrite e ampliação do cercado, além de dedicar um bom tempo todos os dias no cultivo dos canteiros e plantas. Com muitas atividades, o dia da família está repleto de trabalho. Começando bem cedo para todos, dona Lourdes inicia indo ao quintal cuidar das hortas. Ela voltar para o lar, dando continuidade aos afazeres e preparo do almoço para toda a família, deixando com seu Antônio e Romário, os cuidados com o quintal. Muito contente, o agricultor fala com entusiasmo do bom desempenho de seu filho, por ser um jovem pensava que não iria se importar com o cultivo no quintal produtivo. Romário, além de manter a estrutura física bem adequada prepara os canteiros, mudas das plantas e hortaliças e se empenha nos cuidados, como molhar adequadamente e no controle de pragas usando técnicas orgânicas. Plantio agroecológico renova a esperança e realiza sonhos de muitas famílias no Semiárido Rio do Antônio Família apresenta quintal produtivo Seu Antônio e Romário, dedicação no plantio consorciado

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Com as tecnologias sociais da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), famílias do Semiárido conquistam autonomia para produzirem os próprios alimentos totalmente livres de agrotóxicos (venenos). Assim acontece em uma comunidade rural do sudoeste baiano. Localizada a 13 km da sede do município de Rio do Antônio está a comunidade Curral Velho onde moram cerca de 70 famílias e entre estas, uma se destaca no plantio de canteiros de hortaliças.

TRANSCRIPT

Page 1: Plantio Agroecológico renova a esperança e realiza sonhos de muitas famílias no Semiárido

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 8 • nº1653

Dezembro/2014

Com as tecnologias sociais da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), famílias do Semiárido conquistam autonomia para produzirem os próprios alimentos totalmente livres de agrotóxicos (venenos). Assim acontece em uma comunidade rural do sudoeste baiano. Localizada a 13 km da sede do município de Rio do Antônio está a comunidade Curral Velho onde moram cerca de 70 famílias e entre estas, uma se destaca no plantio de canteiros de hortaliças e na formação de um quintal produtivo consorciado, demostrando na prática o potencial produtivo das terras sertanejas de forma equilibrada com a fauna e flora.Dona Lourdes Maria Ribeiro e seu Antônio José Ribeiro estão realizando um sonho antigo, que é ter possibilidade de produzir em seu quintal, hortaliças, frutas e verduras de qualidade para o próprio consumo. O casal tem 10 filhos e o mais novo que ainda moram com os pais, Romário Ribeiro Rocha, ajuda em todas as atividades diárias, tais como, a formação de novos canteiros, a expansão de sombrite e ampliação do cercado, além de dedicar um bom tempo todos os dias no cultivo dos

canteiros e plantas.Com muitas atividades, o dia da família está repleto de trabalho. Começando bem cedo para todos, dona Lourdes inicia indo ao quintal cuidar das hortas. Ela voltar para o lar, dando continuidade aos afazeres e preparo do almoço para toda a família, deixando com seu Antônio e Romário, os cuidados com o quintal. Muito contente, o agricultor fala com entusiasmo do bom desempenho de seu filho, por ser um jovem pensava que não iria se importar com o cultivo no quintal produtivo. Romário, além de manter a estrutura física bem adequada prepara os canteiros, mudas das plantas e hortaliças e se empenha nos cuidados, como molhar adequadamente e no controle de pragas usando técnicas orgânicas.

Plantio agroecológico renova a esperança e realiza sonhos de muitas famílias no Semiárido

Rio do Antônio

Família apresenta quintal produtivo

Seu Antônio e Romário, dedicação no plantio consorciado

Page 2: Plantio Agroecológico renova a esperança e realiza sonhos de muitas famílias no Semiárido

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

O agricultor tem uma preocupação muito grande com a qualidade das hortaliças e verduras que consome, pois está muito consciente com os danos que o agrotóxico causa para a saúde humana, e sabe a grande quant idade que mui tos agr icu l tores inconscientes usam em boa parte dos alimentos comercializados nas feiras livres. “Antes só comprava verduras na segunda-feira. Água tinha que buscar a três quilômetros de carro de boi e ainda esperar mimar. Quando veio a primeira cisternas e encheu, a diferença foi muito grande e agora com a cisterna grande para as hortas, não compramos mais nada, melhorou tudo. Essa cisterna representa saúde, além de não comprar, tenho alimento sem veneno. Isso foi uma riqueza, foi um grande presente para minha família”, afirma seu Antônio Ribeiro.Após tomar conhecimento sobre os malefícios dos venenos, decidiu por uma produção totalmente orgânica e já começou a consumir os alimentos produzidos, podendo assim, realizar seu sonho com expectativas de ampliar o quintal e aumentar a produção. “Com a ajuda de Romário, vamos ampliar e comercializar nossa produção e dar oportunidades para que mais famílias possam também consumir alimentos saudáveis”, destaca o agricultor.Seu Antônio ressalta que nesse mesmo período, no ano passado, não tinha nada em seu quintal. Hoje podem ser encontrados diversos tipos de cultivos, como: alface, couve, beterraba, cenoura, batatinha, batata doce, abóbora, milho, coentro, tomate, seriguela, umbu, capim santo, erva doce. “Meu quintal é uma distração, pois não posso mais trabalhar na lavoura. Tenho 74 anos e não consigo ficar parado, então quando acordo já vou direto pra minha hortinha”, expressa contente, o agricultor.Na comunidade Curral Velho foi implementada cerca de 50 tecnologias de produção do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), executado pela Associação Divina Providência.

Realização Apoio

Articulação Semiárido Brasileiro – Bahia

Plantio de batata doce

Abóbora em plena produção

Plantio de milho em volta da cisterna