plano de trabalho docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao...

15
______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Centro Paula Souza CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015 I Competências e respectivas habilidades e valores 1 1 Compreender e usar a língua portuguesa como geradora de significação e integradora de percepção, organização e representação do mundo e da própria identidade. - Utilizar a representação simbólica como forma de expressão de conhecimentos, experiências etc. - Descrever, narrar, relatar, questionar, problematizar, argumentar, apresentar soluções, conclusões, etc. - Elaborar e/ou fazer uso de textos (escritos, orais, iconográficos) pertinentes a diferentes instrumentos e meios de informações e formas de expressão, tais como jornais, quadrinhos, charges, murais, cartazes, dramatizações, home page, poemas, monografias, cartas, ofícios, abaixo - assinados, propaganda, expressão corporal, jogos, música etc. Identificar e/ou utilizar fontes e documentos pertinentes à obtenção de informações desejadas. 1 Vide “Proposta de Currículo por Competências” do Ensino Médio ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça SP Eixo Tecnológico: Ciências Humanas e suas Tecnologias Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio. Qualificação: Auxiliar de Mecatrônica Série:1º Mecatrônica Componente Curricular: História C.H. Semanal: 02 Professor: Rony Ciriello Mazzetto Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente 2015

Upload: others

Post on 06-Aug-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

I – Competências e respectivas habilidades e valores1

1 – Compreender e usar a língua portuguesa como geradora de significação e integradora de percepção, organização e representação do mundo e da própria identidade. - Utilizar a representação simbólica como forma de expressão de conhecimentos, experiências etc. - Descrever, narrar, relatar, questionar, problematizar, argumentar, apresentar soluções, conclusões, etc. - Elaborar e/ou fazer uso de textos (escritos, orais, iconográficos) pertinentes a diferentes instrumentos e meios de informações e formas de expressão, tais como jornais, quadrinhos, charges, murais, cartazes, dramatizações, home page, poemas, monografias, cartas, ofícios, abaixo - assinados, propaganda, expressão corporal, jogos, música etc. Identificar e/ou utilizar fontes e documentos pertinentes à obtenção de informações desejadas.

1 Vide “Proposta de Currículo por Competências” do Ensino Médio

ETEC Monsenhor Antônio Magliano

Código: 088 Município: Garça – SP

Eixo Tecnológico: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Mecatrônica Integrado ao

Ensino Médio.

Qualificação: Auxiliar de Mecatrônica Série:1º Mecatrônica

Componente Curricular: História

C.H. Semanal: 02 Professor: Rony Ciriello Mazzetto

Ensino Técnico Integrado ao Médio

FORMAÇÃO GERAL

Plano de Trabalho Docente – 2015

Page 2: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

Valores: Reconhecimento da importância da comunicação nas relações interpessoais e das possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade em informar e em se comunicar de forma clara e íntegra.

2 – Usar línguas estrangeiras modernas como instrumento de acesso a informações, a outras culturas ou etnias e para comunicação interpessoal. - Utilizar estratégias verbais e não verbais para favorecer e efetivar a comunicação e alcançar o efeito pretendido, tanto na produção quanto na leitura de texto. - Utilizar sites da Internet para pesquisa e como instrumento de acesso a diferentes manifestações culturais de outros povos, expressas em suas próprias línguas. Valorização: das manifestações culturais de outros povos, do seu conhecimento e de sua fruição.

3 – Entender e utilizar textos de diferentes naturezas: tabelas, gráficos, expressões algébricas, expressões geométricas, ícones, gestos etc. -Traduzir a linguagem discursiva (verbal) para outras linguagens (simbólicas) e vice-versa. - Expressar quantitativa e qualitativamente dados relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos. - Decodificar símbolos e utilizar a linguagem do computador para pesquisar, representar e comunicar ideias. Valores: versatilidade, criatividade na utilização de diferentes códigos e linguagens de comunicação. . criticidade na escolha dos símbolos, códigos e linguagens mais adequados a cada situação. . preocupação com a eficiência e qualidade de seus registros e com as formas e conteúdos de suas comunicações.

4 – Entender os princípios das tecnologias de planejamentos, organização, gestão e trabalho de equipe para conhecimento do indivíduo, da sociedade, da cultura e dos problemas que se deseja resolver. - Associar-se a outros interessados em atingir os mesmos objetivos. - Dividir tarefas e compartilhar conhecimentos e responsabilidades. - Selecionar metodologias e instrumentos de organização de eventos. - Elaborar e acompanhar cronograma. Valores: Respeito pela individualidade dos companheiros de equipe. Cooperação e solidariedade na convivência com os membros do grupo. Hábitos de organização, planejamento e avaliação. Socialização de conhecimentos e compartilhamento de experiências. Respeito às normas estabelecidas pelo grupo.

5 – Analisar, interpretar a aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, segundo os seguintes aspectos: natureza; função; organização; estrutura; condições de produção e de recepção. - Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. - Localizar historicamente e geograficamente os textos analisados e os fatos, objetos e personagens que deles constam conforme cronologia, periodização e referências espaciais pertinentes. - Identificar as funções da linguagem e as marcas de variantes linguísticas, de registro ou de estilo. - Situar as diversas produções da cultura em seus contextos culturais.

Page 3: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

Valores: Apreço pela pesquisa e pelo conhecimento. Interesse em conhecer a realidade.

6 – Entender as tecnologias da informação e comunicação como meios ou instrumentos que possibilitem a construção de conhecimentos. - Utilizar os meios de comunicação como objetos e campos de pesquisa. - Utilizar os produtos veiculados pelos meios de comunicação como fontes de dados, campos de pesquisa e como agentes difusores de temas da atualidade para reflexão e problematização. Valores: Criticidade diante dos meios de comunicação. Critério na escolha e utilização dos meios comunicação e informação.

7 – Questionar processos naturais, socioculturais e tecnológicos, identificando regularidades, apresentando interpretações e prevendo evoluções. - Perceber o eventual caráter aleatório e não determinístico de fenômenos naturais e socioculturais. - Reconhecer o significado e a importância dos elementos da natureza para a manutenção da vida. - Identificar elementos e processos culturais que representam mudanças ou registram continuidades/permanências no processo social. - Identificar elementos e processos naturais que indicam regularidade ou desequilíbrio do ponto de vista ecológico. - Reconhecer os processos de intervenção do homem na natureza para a produção de bens, o uso social e suas implicações ambientais, sociais etc. Valores: Criticidade na leitura dos fenômenos naturais e processos sociais. Valorização da natureza, da cultura e do conhecimento científico. Reconhecimento da sua responsabilidade pessoal e da coletiva na qualidade de vida das comunidades das quais participa.

8 – Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação e de produção de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos. - Relacionar os espaços físicos ocupados com a condição social e a qualidade de vida de seus ocupantes. - Detectar, nos lugares, a presença de elementos culturais transpostos de outros espaços e as relações de convivência ou de dominação estabelecidas entre eles. - Relacionar as mudanças ocorridas no espaço com as novas tecnologias, organizações da produção, interferências no ecossistema etc. e com o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, políticas e culturais. - Identificar influências do espaço na constituição das identidades pessoais e sociais. Valores: Sentimento de pertencimento e comprometimento em relação às comunidades das quais faz parte. Interesse pela realidade em que está inserido.

Page 4: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

II – Plano Didático

Conhecimentos1 Procedimentos Didáticos2 Cronograma

Dia / Mês

Tema 1 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA TEMÁTICA Tempo, memória, documento e monumento Realidade, leituras da realidade e ideologia

Introdução e definição de conceitos através de aula expositiva, uso do laboratório de informática e estudos de textos diversos. Atividade Interdisciplinar: Trote Solidário.

09 / 02 a 20 / 02 23 / 02 a 27 / 02

Tema 2 - A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA E DA HISTÓRIA Os diversos significados do trabalho O trabalho na sociedade tecnológica, de consumo e de massa Trabalho, emprego e desemprego na sociedade atual O trabalho como produtor de cultura e a cultura do trabalho África Antiga: trabalho, comércio e diversidade cultural

Análise e interpretação de textos e figuras, pesquisa em jornais e revistas. Uso do Portal Clickideia Atividades interdisciplinares: Santidade da Mulher, Dia da Água e Semana Paulo Freire.

02 / 03 a 13 / 03 16 / 03 a 27 / 03 30 / 03 a 06 / 04 07 / 04 a 22 / 04 23 / 04 a 06 / 05

Tema 3 - AS TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSOU O TRABALHO COMPULSÓRIO DA ANTIGÜIDADE À CONTEMPORANEIDADE Modalidades de trabalho compulsório:

Contextualização do processo histórico por meio de aula dialogada, filmes, músicas e trabalhos de pesquisa. Atividade Interdisciplinar: Dia do Meio

07 / 05 a 25 / 05 26 / 05 a 12 / 06 15 / 06 a 26 / 06 30 / 06 a 07 / 07

1 Relacionar em ordem didática. Considerar as Bases Científicas indicadas nos Componentes Curriculares da Formação Profissional

2 Relacionar de acordo com cada conhecimento

Page 5: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

escravidão, escravismo, servidão Resistência dos trabalhadores à exploração e opressão Permanência e influência de elementos culturais originários da antigüidade clássica e da idade média até os dias de hoje.

Ambiente.

Tema 4 - AS TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSOU O TRABALHO LIVRE, DA ANTIGÜIDADE À 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Repercussões das mudanças sociais no mundo do trabalho Modalidades de trabalho livre Trabalho livre nas sociedades comunais Artesanato doméstico e corporativo na Idade Média Manufatura e assalariamento na Modernidade

história do Brasil nesse período. Revolução Industrial: sistema fabril e classe operária Tempo da natureza e tempo do relógio: mecanização e fragmentação do tempo, do trabalho e do homem Trabalho livre no Brasil durante a Colônia e o Império

Permanência e influência de elementos culturais originários de comunidades indígenas, africanas, européias e asiáticas protagonistas da história do Brasil desse período.

Atividade Interdisciplinares: Semana do Folclore, Semana da Pátria, Expotec, Halloween e Consciência Negra. Produção de textos, análise e interpretação de fontes documentais diversas e questões-problema a serem debatidas em grupo.

22 / 07 a 07 / 08

10 / 08 a 24 / 08

25 / 08 a 14 / 09

15 / 09 a 02 / 10

05 / 10 a 26 / 10

27 / 10 a 16 / 11

17 / 11 a 04 / 12

Page 6: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

III - Plano de Avaliação de Competências

Competência

Indicadores de Domínio

(explicitação de mobilização de

conhecimentos e/ou

habilidades)

Instrumento(s) e

Procedimentos de Avaliação11

Critérios de

Desempenho

Evidências de Desempenho (expectativas de

aprendizagem)

Compreender e usar a língua

portuguesa como geradora

de significação e integradora

da percepção, organização e

representação do mundo e

da própria identidade.

- Utilizar a representação simbólica como forma de expressão, conhecimentos, experiências etc. - Descrever, narrar, relatar, questionar, problematizar, argumentar, apresentar soluções, conclusões etc. - Identificar e/ou utilizar fontes e documentos pertinentes à obtenção de informações desejadas.

Atividades elaboradas em grupo.

Relatórios escritos individuais.

Criatividade, espírito

analítico, clareza e

responsabilidade.

Síntese escrita das

atividades propostas.

Estabelece relações na

comunicação e na

informação.

11

Vide Plano de Curso

Page 7: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

Analisar, interpretar e aplicar

os recursos expressivos das

linguagens, relacionando

textos com seus contextos,

segundo os seguintes

aspectos: natureza; função;

organização; estrutura;

condições de produção e de

recepção.

- Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. - Localizar historicamente e geograficamente os textos analisados e os fatos, objetos e personagens que deles constam conforme cronologia, periodização e referenciais pertinentes. - Situar as diversas produções da cultura em seus contextos culturais.

A partir de determinada

situação-problema: consultar

diferentes fontes e órgãos de

informação e aplicá-las na

compreensão de problemas.

Responsabilidade,

complexidade,

clareza.

Síntese demonstrando

interesse pela

realidade em que vive.

Valoriza a pesquisa e o

conhecimento

Page 8: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

Entender os princípios das

tecnologias de planejamento,

organização, gestão e

trabalho de equipe para

conhecimento do indivíduo,

da sociedade, da cultura e

dos problemas que se deseja

resolver.

- Associar-se a outros interessados em atingir os mesmos objetivos. - Dividir tarefas e compartilhar conhecimentos e responsabilidades. - Identificar, localizar, selecionar, alocar, organizar recursos humanos e materiais. Selecionar metodologias e instrumentos de organização de eventos. - Elaborar e acompanhar cronograma.

Elaboração de relatórios,

avaliações, relatos e painéis em

grupo.

Formar equipes para a

montagem/organização/

execução de projetos e eventos.

Respeito,

organização,

cooperação e

solidariedade entre

os membros da

equipe.

Desenvolvimento das

atividades propostas.

Socializa os

conhecimentos

adquiridos e

compartilha as

experiências.

Participa ativamente

dos eventos e projetos

da escola.

Entender as tecnologias da

informação e comunicação

como meios ou instrumentos

que possibilitem a construção

de conhecimentos.

- Utilizar os meios de comunicação como objetos e campos de pesquisa. - Utilizar os produtos veiculados pelos meios de comunicação como fontes de dados, campos de pesquisa e como agentes difusores de temas da atualidade para reflexão e

Pesquisas, projetos ou outras

produções com a utilização de

diferentes formas de linguagem.

Observação, análise,

comparação e

espírito crítico nas

informações

pesquisadas

Estabelece relações

entre o conhecimento

construído com outros

contextos históricos.

Demonstra criticidade

diante dos meios de

comunicação.

Page 9: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

problematização.

Questionar processos

naturais, socioculturais e

tecnológicos, identificando

regularidades, apresentando

interpretações e prevendo

evolução.

- Perceber caráter de fenômenos naturais e socioculturais. - Identificar elementos e processos culturais que representam mudanças ou representam continuidade / permanências no processo social. - Reconhecer os processos de intervenção do homem na natureza e suas implicações ambientais, sociais.

Observar determinado

fenômeno ou processo durante

certo período, identificar e

analisar característica,

regularidades e transformações

observadas.

Empenho, participação, responsabilidade e criatividade nas atividades propostas.

Reconhece a sua

responsabilidade

pessoal e coletiva na

qualidade de vida das

comunidades das quais

participa.

Valoriza a natureza, a

cultura e o

conhecimento

científico.

Page 10: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

Compreender o

desenvolvimento da

sociedade como processo de

ocupação e de produção de

espaços físicos e as relações

da vida humana com a

paisagem em seus

desdobramentos políticos,

culturais, econômicos e

humanos.

- Relacionar os espaços físicos ocupados com a condição social e a qualidade de vida de seus ocupantes. - Detectar, nos lugares, a presença de elementos culturais transpostos de outros espaços e as relações de convivência ou de dominação estabelecidas entre eles. Relacionar as mudanças ocorridas no espaço com as novas tecnologias, organizações da produção, interferências no ecossistemas etc. e com o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, políticas e culturais. - Identificar influências do espaço na constituição das identidades pessoais e sociais.

Apresentar um relatório escrito,

sobre as observações feitas de

um determinado espaço,

levantando hipóteses, questões

e relações com outros espaços

e contextos históricos.

Observação, clareza,

organização e

responsabilidade nas

informações

pesquisadas.

Percebe o sentimento

de pertencimento e

comprometimento em

relação à comunidade

das quais faz parte.

Page 11: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

Compreender o

desenvolvimento da

sociedade como processo de

ocupação e de produção de

espaços físicos e as relações

da vida humana com a

paisagem em seus

desdobramentos políticos,

culturais, econômicos e

humanos.

- Relacionar os espaços físicos ocupados com a condição social e a qualidade de vida de seus ocupantes. - Detectar, nos lugares, a presença de elementos culturais transpostos de outros espaços e as relações de convivência ou de dominação estabelecidas entre eles. Relacionar as mudanças ocorridas no espaço com as novas tecnologias, organizações da produção, interferências no ecossistemas etc. e com o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, políticas e culturais. - Identificar influências do espaço na constituição das identidades pessoais e sociais.

Apresentar um relatório escrito,

sobre as observações feitas de

um determinado espaço,

levantando hipóteses, questões

e relações com outros espaços

e contextos históricos.

Observação, clareza,

organização e

responsabilidade nas

informações

pesquisadas.

Percebe o sentimento

de pertencimento e

comprometimento em

relação à comunidade

das quais faz parte.

Page 12: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

IV – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) AZEVEDO, Gislane C. e SERIACOPI, Reinaldo. História em movimento. São Paulo: Ática, 2011. MORAES, José Geraldo Vinci de. História: Brasil e Geral. 2. ed. São Paulo: Atual Editora, 2005. Jornal FOLHA DE S. PAULO Jornal O MUNDO JOVEM MOREIRA, José R. e OLIVEIRA, Mariley W. Uma História em construção. São Paulo: Editora do Brasil, 1999. NASCIMENTO, Aurélio Eduardo e BARBOSA, José Paulo. Trabalho: História e tendências. São Paulo:Ática, 2004. PELLEGRINI, Marco. Novo Olhar História. 2 ed. São Paulo: FTD, 2013. SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 2007. VEJA. São Paulo: Editora Abril, revista semanal. DVD: Diversidade cultural. MEC. Portal Clickideia.

V – Estratégias de Recuperação Contínua e Paralela (para alunos com baixo

rendimento/dificuldades de aprendizagem)

Elaboração de pesquisa e trabalhos escritos.

Leitura e interpretação de textos diferenciados.

Apresentação de relatórios.

Observação direta do desempenho do aluno.

Empenho, participação e desenvolvimento das atividades propostas em sala de aula.

Filmes e documentários.

Participação no Projeto Interdisciplinar proposto pela ETEC: “Soldados do Meio Ambiente.”

VI – Identificação:

Nome do professor: Rony Ciriello Mazzetto

Assinatura: Data: 10/03/2015

VII – Parecer do Coordenador de Área:

Nome do coordenador(a):

Assinatura: Data: 10/03/2015

Page 13: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

Motivo da ausência do professor:

Data da ausência:

Turma(s): 1° Mecatrônica

Atividades: 1 - Uso dos livros didáticos adotados na escola. 2 - Análise e interpretação de leitura complementar contida no final de cada capítulo, do livro citado acima. 3 - Discussão em grupo sobre os projetos desenvolvidos na escola e elaboração de síntese escrita ao final da aula. 4 - Problematização junto aos alunos, das atividades interdisciplinares desenvolvidas pela ETEC. 5 - Pesquisa em jornais e revistas existentes na biblioteca da escola, dos fatos e acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais mais importantes da atualidade. 6 - Resolução de exercícios no Portal Clickideia, do conteúdo proposto em sala de aula. 7 - Elaboração de trabalhos de pesquisa no Portal Clickideia, referente ao tema abordado em sala de aula.

ETEC Monsenhor Antônio Magliano

Código: 088 Município: Garça – S.P.

Área de Conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Componente Curricular: História Série: 1º Mecatrônica

C.H. Semanal: 02 Professor: Rony Ciriello Mazzetto

Plano de Atividade Extra – 2015

Formação Geral

Page 14: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

8 - Leitura, interpretação e discussão de textos extraídos do Jornal O Mundo Jovem. 9 - Uso do laboratório de Informática, para o aprofundamento e a problematização das questões levantadas pelos alunos, no transcorrer das aulas. 10- Elaboração de redações sobre os principais temas da atualidade.

Competência(s) / habilidade(s) / valores: 1 – Compreender e usar a língua portuguesa como geradora de significação e integradora de percepção, organização e representação do mundo e da própria identidade. - Utilizar a representação simbólica como forma de expressão de conhecimentos, experiências etc.- Descrever, narrar, relatar, questionar, problematizar, argumentar, apresentar soluções, conclusões, etc. - Elaborar e/ou fazer uso de textos (escritos, orais, iconográficos) pertinentes a diferentes instrumentos e meios de informações e formas de expressão, tais como jornais, quadrinhos, charges, murais, cartazes, dramatizações, home page, poemas, monografias, cartas, ofícios, abaixo - assinados, propaganda, expressão corporal, jogos, música etc. - Identificar e/ou utilizar fontes e documentos pertinentes à obtenção de informações desejadas.

2 - Confrontar opiniões e pontos de vista expressos em diferentes linguagens e suas manifestações específicas. -Empregar critérios e aplicar procedimentos próprios da análise, interpretação e crítica de documentos de natureza diversa. -Relacionar as diferentes opiniões com as características, valores, histórias de vida e interesses dos seus emissores. -Avaliar a validade dos argumentos utilizados segundo pontos de vista diferentes. -Comparar e relacionar informações contidas em textos expressos em diferentes linguagens. A) Orientar-se pelos valores da ética e da cidadania. B) Respeito à individualidade, à alteridade e à diversidade no convívio com as pessoas e com outras culturas.

3 - Colocar-se como sujeito no processo de produção/recepção da comunicação e expressão. -Interpretar textos e discursos reconhecendo, nas diferentes formas de expressão, os objetivos, as intenções, os valores implícitos, as mensagens subliminares, a filiação ideológica de seu autor. -Utilizar categorias e procedimentos próprios do discurso científico, artístico, literário ou outros. -Acionar, selecionar, organizar e articular conhecimentos para construir argumentos e propostas. a) Iniciativa b) Criticidade

c) Independência na emissão e recepção da informação

Descrição: Na ausência do professor titular, o professor substituto irá desenvolver as

Page 15: Plano de Trabalho Docente 2015 - etecmam.com.br · possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da língua pátria. Interesse e responsabilidade

______________________________________________________________________ Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Centro Paula Souza – CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica - 2015

atividades programadas no presente plano, utilizando os recursos disponíveis na escola, de acordo com a realidade e as necessidades de cada turma.

Recursos Necessários: - Quadro de giz - Biblioteca - Laboratório de Informática - Livro Didático - Jornais e Revistas

Identificação:

Nome do professor: Rony Ciriello Mazzetto

Assinatura: Data: 10/03/2015

Parecer do Coordenador de Área:

Nome do coordenador(a):

Assinatura: Data: 10/03/2015