plano de aula digital professor_fabio_soma

20
PLANO DE AULA DIGITAL PLANO DE AULA DIGITAL Contextualizando objetos digitais de aprendizagem articulados com o Currículo do Estado de São Paulo Contextualizando objetos digitais de aprendizagem articulados com o Currículo do Estado de São Paulo Ciclo Escolar Ano EJA – Ensino Médio Ensino Médio *Será aplicado posteriormente para avaliar se Plano de Aula Digital fará parte do “acervo” de conteúdos digitais do Currículo+ Revisor* (NÃO PREENCHER) Autor(es) Escola Diretoria de Ensino Fabio Soma e Ricardo Jimenez CEEJA Cecília Dultra Caram Ribeirão Preto Título do Plano Data Tudo se transforma, nada se cria 21/04/2014 Disciplina Tema(s) Curricular(s) Filosofia / Química Filosofia Antiga/Reações Químicas

Upload: fabio-pereira-soma

Post on 29-Jun-2015

637 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de aula digital professor_fabio_soma

PLANO DE AULA DIGITAL PLANO DE AULA DIGITAL Contextualizando objetos digitais de aprendizagem articulados com o Currículo do Estado de São PauloContextualizando objetos digitais de aprendizagem articulados com o Currículo do Estado de São Paulo

Ciclo Escolar Ano

EJA – Ensino Médio Ensino Médio

*Será aplicado posteriormente para avaliar se Plano de Aula Digital fará parte do “acervo” de conteúdos digitais do Currículo+

Revisor*

(NÃO PREENCHER)

Autor(es) Escola Diretoria de Ensino

Fabio Soma e Ricardo Jimenez CEEJA Cecília Dultra Caram Ribeirão Preto

Título do Plano Data

Tudo se transforma, nada se cria 21/04/2014

Disciplina Tema(s) Curricular(s)

Filosofia / Química Filosofia Antiga/Reações Químicas

Page 2: Plano de aula digital professor_fabio_soma

2

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

Page 3: Plano de aula digital professor_fabio_soma

Resumo do Plano

2. Objetivo(s)• Estabelecer uma relação entre a Filosofia Cosmológica do período grego antigo com as práticas cotidianas da vida moderna.• Relacionar a observação dos Filósofos pré-socráticos com acontecimentos da vida cotidiana.• Aproximar teoria e prática.• Aprofundar os conceitos de reações químicas.

3

3. JustificativaAo aboradar o pensamento de Heráclito de Éfeso, que afirmava que tudo se transfora, que não é possível entrar duas vezes no mesmo rio, notou-se que os estudantes têm dificuldade de perceber como ocorria essas transformações das substâncias. Como uma coisa pode ser outra e depois outra de novo? Desse modo, ao unir os conteúdos de Filosofia e Química temos a oportunidade de mostrar, na prática, o que diz a teoria de Heráclito de Éfeso. Assim, esse projeto alcançará uma aprendizagem efetiva e afetiva sobre o tema.

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

1. Público-alvoEstudantes do Ensino Médio na modalidade EJA do CEEJA Cecília Dultra Caram

Page 4: Plano de aula digital professor_fabio_soma

Resumo do Plano

5. Referencial teórico

• Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, volume 3. 2006. 133 p. • ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna. 2009.• LISBOA, Julio Cesar F. (org). Química 1º ano: ensino médio. Coleção Protagonista. 1. ed. São Paulo: Edições SM. 2010.

4

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

4. Competências e habilidades envolvidas• Ler e interpretar textos de interesse científico e tecnológico.• Identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção, análise e interpretação de resultados de processos e experimentos científicos e tecnológicos.• Entender a relação entre o desenvolvimento de Ciências Naturais e o desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuser e se propõe solucionar.• Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.• Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.

Situação de Aprendizagem do Caderno do Professor Os CEEJAS não possuem mateiral apostilado pelo Estado.

Situação de Aprendizagem do Caderno do Aluno Os CEEJAS não possuem mateiral apostilado pelo Estado.

Page 5: Plano de aula digital professor_fabio_soma

Atividade 3 4

Enriquecendo o Saber Ler o texto “Heráclito: tudo flui” da página150 do livro “Filosofando”

Ápós a leitura do texto fazer um resumo do que foi lido no caderno.

Atividade 5 6

Ação e Reação Assistir ao vídeo “Episódio 38 - Reações Químicas (O Mundo de Beakman)”

Após assistir ao vídeo, orientados pelo professor Ricardo Jimenez de Química, os estudantes receberam como lição de casa, trazer óleo de cozinha para a próxima semana. Para aprenderem a fazer sabão.

6. Quadro de atividades e títulos Atividade 1 2

Sensibilização Inicial Assistir ao vídeo “Os Pré-Socráticos” Comentários das impressões dos estudantes sobre o vídeo.

5

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

Resumo do Plano > Tempo de duração total das atividades do plano 200 min (quatro aulas)

Atividade 7 8 9

Realidade Prática Conduzir os estudantes ao pátio da escola e deixar claro que irão presenciar uma reação química e que essa reação pode ser perigosa se não tomar os devidos cuidados.

Realizar a mistura da soda e do óleo e pedir para os alunos observarem e anotarem em seu caderno os procedimentos feitos pelos professores.

Após o término da reação, dar um pedaço de sabão para cada estudante levar para casa.

Page 6: Plano de aula digital professor_fabio_soma

6. Quadro de atividades e títulos Atividade 10 11

Avaliação Após a atividade prática os estudantes irão preencher um Relatório de Atividade Praática online sobre o que foi trabalhodo. O questionário estará disponível no link (https://docs.google.com/forms/d/1tTKatsDZgOCxwPDk34tRp82Ll9E6NG2fTDr4b69jPJQ/viewform) e ficará no online por um tempo determinado a ser combinado com a turma.

Esgotado o prazo de envio do Relatório de Atividade Prática, os professores farão uma retomada do conteúdo para sanar possíveis lacunas na compreenção dos alunos sobre o tema trabalhado.

6

7. Recursos necessários• Livro didático;• Datashow• Bacia plástica

•500ml de água• 1 litro de óleo de cozinha• 250g de soda cáustica• Detergente e sabão em pó

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

Resumo do Plano > Tempo de duração total das atividades do plano 200 min (quatro aulas)

Page 7: Plano de aula digital professor_fabio_soma

8. Objeto(s) digital(is) de aprendizagem utilizado(s) nesse plano (listar todos os objetos utilizados)Tìtulo do objeto (conforme consta na ficha técnica deste objeto no Currículo+)

Link da ficha técnica deste objeto no Currículo+

Link de acesso do objeto digital de aprendizagem (fonte original)

Os Pré-Socráticos http://www.youtube.com/watch?v=Xc9LiBnOObY

Episódio 38 - Reações Químicas (O Mundo de Beakman

http://www.youtube.com/watch?v=3sNZjBkk-mU

Relatório de Observação de Atividade Prática

https://docs.google.com/forms/d/1tTKatsDZgOCxwPDk34tRp82Ll9E6NG2fTDr4b69jPJQ/viewform

7

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

Resumo do Plano

Page 8: Plano de aula digital professor_fabio_soma

8

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

Page 9: Plano de aula digital professor_fabio_soma

Atividade 1: Sensibilização inicial

9

A. Objetivos específicos da atividade• Promover a mobilização dos estudantes, discutir e introduzir a proposta de trabalho.

B. Orientações práticas de aplicação da atividade

Conduzir os estudatnes até a sala de projeção da escola e deixar claro o assunto do vídeo a ser assistido, que versa sobre os primeiros filósofos e alguns traços de suas teorias. Depois de assistir ao vídeo se procederá um debate sobre as impressões que os estudantes tiveram sobre o vídeo.

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

D. Tempo de duração da atividade

15 min.

E. Organização do espaço/sala

O espaço da sala será organizado de forma que todos os estudantes possam assistir ao vídeo da melhor forma possível. Essa organização vai ser expontanea. Os próprios alunos vão se colocar nos lugares que acharem mais confortáveis e que não atrapalhem os demais de assistirem ao vídeo.

C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa atividade

O vídeo “Os Pré-Socráticos” será utilizado como ferramenta de introdução ao tema a ser trabalhado na aula. Esse vídeo é importante, porque traz de maneira simples e com um linguagem bastante acessível algumas noções introdutórias sobre os primeiros filósofos.

Page 10: Plano de aula digital professor_fabio_soma

Atividade 2: ENRIQUECENDO O SABER

10

A. Objetivos específicos da atividade•Desenvolver a habilidade leitora dos estudantes;• Aprofundar os conhecimento sobre o Filósofo Heráclito de Éfeso;• Desenvolver a habilidade escritora;

B. Orientações práticas de aplicação da atividade

Os alunos irão ler o texto da página 150 do livro Filosofando procurando:1º) Reconhecer as palavras desconhecidas e procurar seus significados no dicionário;2º) Identificar as ideias principais do texto; Após a leitura, o reconhecimento das palavras desconhecidas e a identificação das ideias principais, os estudantes deveram sistematizar as ideias do texto em um resumo.

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

D. Tempo de duração da atividade

20 min

E. Organização do espaço/sala

Os estudantes sentarão em grupos de no máximo cinco pessoas, para ler o texto do livro Filosofando.

C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa atividade

A leitura pode ser feita em grupo ou individualmente, de acordo com a o desejo do estudante. O importante é que todos e todas tenham acesso ao livro Filosofando, para que não fiquem sem material. O resumo é importente, porque além de fixar o conhecimento proporciona a interação entre os estudantes que ao trocarem informações entre si, vão construíndo uma visão do texto de forma coletiva e colaborativa.

Page 11: Plano de aula digital professor_fabio_soma

Atividade 3: Ação e Reação

11

A. Objetivos específicos da atividade• Conhecer os tipos de reações químicas• Compreender as qualidades reativas dos elementos químicos• Identificar reações químicas no seu cotidiano.

B. Orientações práticas de aplicação da atividade

Assistir ao vídeo “Episódio 38 - Reações Químicas (O Mundo de Beakman)” e depois ler o texto “Tipos de Reações” do livro didático de Química (248-252), e fazer os exercícios propostos na página 252.

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

D. Tempo de duração da atividade

100 min. (2 aulas)

E. Organização do espaço/sala

A sala será organizada em grupos de trabalho para a leitura e resolução dos exercícios.

C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa atividade

O vídeo “Episódio 38 - Reações Químicas (O Mundo de Beakman)” servirá como uma introdução para o estudo das reações químicas, pois permitirá mobilizar a curiosidade dos estudantes para compreender mais a fundo tema. O texto estudado e os exercícios realizados sob a orientação do professor Ricardo Jimenez solidificarão os conhecimentos sobre as reações químicas, mostrando que na natureza tudo se transforma como afirmava o Filósofo Heráclito.

Page 12: Plano de aula digital professor_fabio_soma

Atividade 4: Realidade Prática.

12

A. Objetivos específicos da atividade• Promover a integração entre o conhecimento teórico e a prática.• Mostrar como é possível aproveitar sobras domésticas• Produzir sabão a partir do óleo de cozinha

B. Orientações práticas de aplicação da atividade

Para essa atividade os estudantes trarão óleo de cozinha usado para que se possa mostrar como, a partir da reação química entre o óleo e soda, é possível fazer outra substância diferente das duas primeiras.Para tal atividade os professores Fabio Soma e Ricardo Jimenez irão conduzir os alunos para o pátio da escola e manusear os componentes para minimizar os ricos de acidente com a soda. Depois da reação completa, os estudantes fragmentarão o sabão e irão levar um pedaço para casa.

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

D. Tempo de duração da atividade

45 min

E. Organização do espaço/sala

C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa atividadeNessa etapa não se usará nenhum objeto digital de aprendizage.

Page 13: Plano de aula digital professor_fabio_soma

Atividade 5: Avaliação.

13

A. Objetivos específicos da atividade• Diagnosticar possíveis falhas no processo docente.• Possibilitar a ampliação do saber pela relação teoria e prática.• Averiguar a efetividade da aprendizagem• Desenvolver o uso das novas tecnologias da informação e comunicação.

B. Orientações práticas de aplicação da atividade

Os estudantes irão acessar o Relatório de Observação de Atividade Prática no laboratório de informática da escola ou em casa para enviar aos professores para que se possa avaliar o plano de aula executado.

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

D. Tempo de duração da atividade

Uma semana.

E. Organização do espaço/sala

C. Orientações práticas sobre o uso de objetos digitais nessa atividadeAcessar o site https://docs.google.com/forms/d/1tTKatsDZgOCxwPDk34tRp82Ll9E6NG2fTDr4b69jPJQ/viewform, que será linkado no blog da CEEJA Cecília Dultra Caram. Com esse formulário os estudantes podem ser desenvolver melhor os conhecimentos do uso das tecnologias da informação comunicação.

Page 14: Plano de aula digital professor_fabio_soma

Caso o plano tenha mais de 5 atividades, clique com o botão direito do mouse em um dos slides de “atividade” na coluna da esquerda e selecione a opção “duplicar slide”, quantas vezes forem necessárias até que se chegue no número exato de atividades do seu plano. Esta ação duplicará o slide selecionado e suas informações, portanto, você terá de editar o conteúdo no(s) slide(s) que foi/foram duplicado(s).

Caso o plano tenha menos de 5 atividades, clique com o botão direito do mouse em um dos slides de “atividade” na coluna esquerda e selecione a opção “excluir slide”, quantas vezes forem necessárias até que se chegue no número exato de atividades do seu plano.

NÃO ESQUEÇA DE EXCLUIR ESTE SLIDE INSTRUCIONAL AO FINALIZAR SEU PLANO

SLIDE INSTRUCIONAL

14

Page 15: Plano de aula digital professor_fabio_soma

15

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

Page 16: Plano de aula digital professor_fabio_soma

Avaliação

16

A. Levando em conta os “objetivos do plano”, como o público alvo é avaliado?

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL

AJUDA
Descrever como é o processo de avaliação dos alunos. Exemplos:- Qual o instrumento?- Quantas avaliações?- O que é avaliado?- Qual o objetivo de se avaliar em momentos diferentes?- Há um produto? - O aluno deve ser capaz de produzir um objeto? um texto verbal ou não-verbal? elaborar uma experiência? descrever um conceito? estruturar um projeto? etc...
Page 17: Plano de aula digital professor_fabio_soma

RESULTADOS(a ser preenchido durante as últimas semanas do curso)

Page 18: Plano de aula digital professor_fabio_soma

Análise dos resultados parciais ou finais (a ser preenchido durante as últimas semanas do curso)

18

1. Pontos positivos

RESULTADOS

2. Desafios encontrados

AJUDA
Descrever os resultados positivos alcançados até a última semana do curso, mesmo se a execução do plano ainda não tenha sido concluída.Exemplos:- Quais os principais resultados positivos até o momento?- Já é possível observar se os objetivos do plano foram alcançados pelo público alvo?- Já é possível observar a efetividade do uso de objetos digitais de aprendizagem?
AJUDA
Descrever os principais desafios enfrentados até a última semana do curso, mesmo se a execução do plano ainda não tenha sido concluída.Exemplos:- Quais os principais desafios que o público alvo enfrenta no que diz respeito ao alcance dos objetivos do plano?- Quais os principais obstáculos até o momento do ponto de vista da utilização dos objetos digitais de aprendizagem?
Page 19: Plano de aula digital professor_fabio_soma

Análise dos resultados parciais ou finais (a ser preenchido durante as últimas semanas do curso)

19

RESULTADOS

3. Lições aprendidas

4. Conclusão e próximos passos

AJUDA
Pensando na evolução e aprimoramento deste plano e/ou na construção de novos planos, quais os principais aprendizados que esta experiência gerou?
AJUDA
Com base nos aspectos positivos, desafios e lições aprendidas, quais conclusões podem ser aferidas e qual/quais é/são o(s) próximo(s) passo(s) no que diz respeito à incorporação do Currículo+ à sua prática.
Page 20: Plano de aula digital professor_fabio_soma

PLANO DE AULA DIGITALPLANO DE AULA DIGITAL