planejamento de física 2° ano 1° bimestre 2012

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI PLANO DE AULA BIMESTRAL Escola: Estadual Elesbão Lima Endereço: Av. São João Nº 361 Centro - CEP: 77485-000 Telefone: 3358-1184 Disciplina: Física Professor: José Antônio Pereira Série: 2ª Turmas: 2° ano 01 e 02 Bimestre: 1º Periodicidade: 24/01 à 25/04/2011 Nº. de aulas: 30 aulas Competência: Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. JUSTIFICATIVA: A Física é uma disciplina pura e aplicada, na qual está presente em nosso cotidiano, ou seja, faz parte de nossa vida, de forma clara, transparente, evidente mostrando sua face equacional e dedutiva. A Física pode ser mostrada de duas formas, o que chamamos de Física Teórica (explicação dos fenômenos através de algoritmos matemáticos, tabelas e gráficos) e a Física Experimental (explicação do fenômeno físico através da parte prática). A Física deve contribuir para a formação de sua cultura científica efetiva que permita ao individuo a interpretação de fatos, fenômenos e processos naturais, que possam ser elaborados através de modelos, onde estes podem ser construídos a partir da necessidade explicativa de evidencias, em relação direta com os fenômenos macroscópicos que se quer explicar. Cronograma de Aulas Aulas Conteúdo Objetivo Habilidades Procedimentos metodológicos Recursos Didáticos 30 Noções de temperatura, o calor na vida e no ambiente Transferência e fontes de calor Explanação do assunto, demostrando que a temperatura é, a grandeza física mais presente em nosso cotidiano. A importância do equilíbrio térmico no termômetro. Demonstrar a diferença entre temperatura e calor. A importância da dilatações para as construções. A diferença entre calor Diferenciar e conceituar calor e temperatura, entendendo o calor como uma das formas de energia, o que é fundamental para a compreensão do quadro teórico da termodinâmica. Entender o funcionamento de termômetros de diferentes modelos e em diferentes escalas. Verificar e explicar a dilatação térmica. Será colocado um dos objetivos da aula no quadro e que o mesmo poderá permanecer até o final da mesma, pois, desta forma o aluno familiarizar-se-á melhor aos conteúdos abordados. Em seguida os alunos serão organizados em sala de aula para as apresentações em slides no data show com o uso do dispositivo Power Point sobre a introdução a Calorimetria, estreitamente ao calor e temperatura, abordando a diferença entre elas. Depois de assistido as apresentações em slides, seguem as discussões sobre as temáticas citadas com auxílio de livros, revistas, jornais, pesquisa na Livro didático, Lista de exercícios, Quadro branco e piloto, Materiais recicláveis e de baixo custo para a

Upload: professor-jose-antonio-pereira-quimico

Post on 03-Jul-2015

7.593 views

Education

DESCRIPTION

FÍSICA DO 2° ANO - CALORIMETRIA.

Page 1: Planejamento de física 2° ano   1° bimestre 2012

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI

PLANO DE AULA BIMESTRAL

• Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

• Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Cronograma de Aulas

recicláveis e

de baixo custo

para a

Page 2: Planejamento de física 2° ano   1° bimestre 2012

latente e calor sensível.

internet e criação de seus dados em tabelas e gráficos sobre a amostra de uma população na área da Estatística e Distributiva Descritiva. Os alunos serão divididos em grupos para a resolução de algumas atividades complementares * (elaboradas pelo professor) e desenvolvimento de experimentos práticos, como por exemplo, determinar a quantidade de calor sensível e calor latente dispondo de água e alguns metais. Não terminado em sala de aula, ficarão como atividades para casa, o relatório das atividades práticas realizadas seguindo a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) lembrando que na próxima aula as mesmas serão cobradas e corrigidas, procurando assim sanar as dificuldades. Poderá ser construído com os alunos mapas conceituais e esquemas com as principais palavras da aula apresentada, procurando assim revisar os conteúdos trabalhados para melhor fixação do processo de ensino-aprendizagem. Aplicação e Resolução de atividades, fixação, propostas, complementares e on-line com o objetivo de Mostrar à física como uma construção humana, uma ciência que procura descrever e controlar a natureza.

realização de

e cobre.

Laboratório de

Informática.

Page 3: Planejamento de física 2° ano   1° bimestre 2012

Avaliação: Os alunos serão avaliados da seguinte maneira: avaliação conceitual (formativa): prova bimestral com questões objetivas e subjetivas com valor de 6,0 pontos;

avaliação procedimental: através de 02 trabalhos escritos, com valor de 1,0 ponto cada um, totalizando 2,0 pontos e avaliação atitudinal: através da observação das atitudes e

participação de cada aluno durante as atividades desenvolvidas em sala de aula e extraclasse, com pontuação de 2,0 pontos.

Bibliografia:

• Máximo, Antonio e Alvarenga, Beatriz. Física. S. Paulo: Scipione, 2008. vol. 2.

• Bonjorno, José Augusto et al. Física História & cotidiano. S. Paulo: F.T.D.VOL. único

• Física – Ferraro, Nicolau G. e Soares, Paulo A. T.; Ed. Atual, Volume Único.

• PENTEADO, P. C. M; TORRES, C. M. A Física – Ciência e Tecnologia. V.2. São Paulo: Moderna, 2005.

• KAZUITO; FUKE; CARLOS. Os alicerces da Física. V.2. São Paulo: Ed. Saraiva, 2007.

• Gaspar, Alberto. Física 2; Mecânica. São Paulo, SP, Ed. Ática, 2000.

• GREF: Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Física 2; Mecânica. São Paulo, SP, EDUSP, 1990.

• Máximo, Antônio, Alvarenga, Beatriz. Curso de Física: Volume II. São Paulo, SP, Editora Scipione, 2000.

• Paraná, D.N.S. Física: Mecânica II. São Paulo, SP, ed. Ática, 2000.

• Talavara, A.C., Pozzani, L. Física: Mecânica II. São Paulo, SP, Nova Geração, 2002.

• Física / vários autores. – Curitiba: SEED – PR, 2006.

Dueré – TO, 27 de fevereiro de 2012.

__________________________ ________ __________________________________ José Antônio Pereira