pi adm maria cristina santos

19
Técnico em Administração Myrna Suely Silva Loreto 2015 Projeto Integrador - Produção

Upload: maria-cristina

Post on 20-Feb-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Projetor Integrador referente ao curso técnico de adm

TRANSCRIPT

Page 1: Pi Adm Maria Cristina Santos

Técnico em Administração

Myrna Suely Silva Loreto

2015

Projeto Integrador - Produção

Page 2: Pi Adm Maria Cristina Santos
Page 3: Pi Adm Maria Cristina Santos

Coordenação do CursoAntonio Silva

Coordenação de Design Instrucional

Presidenta da RepúblicaDilma Vana Rousseff

Vice-presidente da RepúblicaMichel Temer

Ministro da EducaçãoRenato Janine Ribeiro

Secretário de Educação Profissional e TecnológicaMarcelo Machado Feres

Coordenação Geral de FortalecimentoCarlos Artur de Carvalho Arêas

Coordenador Rede e-Tec BrasilCleanto César Gonçalves

Governador do Estado de PernambucoPaulo Henrique Saraiva Câmara

Vice-governadorRaul Jean Louis Henry Júnior

Secretário de EducaçãoFrederico da Costa Amancio

Secretário Executivo de Educação ProfissionalPaulo Fernando de Vasconcelos Dutra

Gerente Geral de Educação ProfissionalMaria do Socorro Rodrigues dos Santos

Gestor de Educação a DistânciaGeorge Bento Catunda

Page 4: Pi Adm Maria Cristina Santos

3PI - Produção

Coordenação do CursoAntonio Silva

Coordenação de Design Instrucional

1.PROJETO INTEGRADOR – PRODUÇÃO

1.1 CaseO Bolo de Rolo

A economia pernambucana é marcada pelo cultivo de cana-de-açúcar. Embora a fase áurea das usinas de açúcar e engenhos tenha passado, fazendo com que poucos ainda resistam e funcionem no estado, Pernambuco herdou dos canaviais uma gastronomia muito forte voltada para as sobremesas. Do açúcar surgia desde a rapadura e mel de engenho perpassando as caldas e os doces, até chegar a tortas e bolos.

Unindo-se ao açúcar em demasia encontrado na região e à ausência dos ingredientes advindos de sua terra, as senhoras de engenho portuguesas adaptavam suas receitas utilizando as várias frutas que havia em abundância no local. Ao invés de amêndoas, canela e gengibre, elas utilizavam, por exemplo, coco, milho e goiaba.

Daquela época até os dias atuais, o estado ainda cultiva uma cozinha muito arraigada em sobremesas. Mesmo sofrendo influência de outras culturas em sua gastronomia. Entre tantos quitutes, um se destaca: o bolo de rolo. Atualmente esta iguaria é reconhecida como patrimônio imaterial pernambucano.

Geralmente pessoas que estão fora do estado (seja no país ou fora dele) quando recebem visitas oriundas de Pernambuco são presenteadas com este tipo de bolo.

Caio Pereira, pernambucano, formado em administração, estava bastante entusiasmado em montar o seu próprio negócio, mas ele desejava que a sua futura empresa trabalhasse com um produto regional que ele pudesse, inclusive, exportar. Depois de se qualificar, verificou, através de uma pesquisa de mercado, que embora haja empresas que fabriquem o bolo de rolo, ainda

Page 5: Pi Adm Maria Cristina Santos

4Técnico em Administração

há espaço para investir nessa iguaria e comercializá-la não apenas no estado, mas também aceitando encomendas de outros locais, sejam eles estados ou países, que, dependendo do tempo de entrega, seja possível recebê-la em ótimas condições.

Para abrir a sua empresa, ele foi à busca de pessoas com formação em cozinha e pastelaria, além da área de produção que estivessem aptas ao comando da elaboração do seu bolo de rolo com requinte e qualidade, e assim, pudesse informar e se responsabilizar por quais equipamentos comprar. Desde forno, fôrmas, equipamentos de proteção, batedeiras profissionais, etc.

Sua receita é composta pelos seguintes ingredientes: manteiga, açúcar, ovos, farinha de trigo e fermento. Primeiro são batidos a manteiga, o açúcar e as gemas. Posteriormente, acrescentam-se a farinha de trigo, o leite e o fermento. Depois desta etapa, adiciona-se as claras em neve à massa e espera chegar ao ponto. No próximo passo, coloca-se a massa nas formas. Surgirá uma massa bem fininha.

A partir daí, é posto um pouco de recheio (que pode ser de goiabada, doce de leite e chocolate derretidos) e a massa será enrolada como se fosse um rocambole. A produção é planejada de modo que se trabalhe apenas com um tipo de recheio para garantir a qualidade do produto final. Depois de enrolada, utiliza-se açúcar para polvilhar o bolo. E ele estará pronto. Esses ingredientes ficam armazenados em um depósito e são retirados de acordo com o que foi planejado para a produção daquele momento.

As próximas etapas estão relacionadas à embalagem e encaixotamento do produto. O bolo de rolo é envolvido em um saco plástico, que é selado e depois encaixotado. Esses itens como saco plástico, caixas, etc. ficam armazenados em outro almoxarifado. A partir deste momento, ele é enviado para as lojas que fazem pedidos. Os clientes também podem comprá-los na fábrica, ou se preferirem, encomendá-los por telefone ou internet e o seu

Page 6: Pi Adm Maria Cristina Santos

5PI - Produção

bolo será entregue onde o cliente deseja. A fábrica está indo muito bem e agora o Sr. Caio se vê precisando da ajuda de pessoas que possam auxiliá-lo a administrar o seu empreendimento. Ele fez uma seleção e você foi aprovado (a).

Fonte: o Autor.

A partir das informações acima, responda as seguintes questões:

1.1.1 Estoques

1. Como vocês devem controlar as entradas e saídas dos materiais do estoque? Podemos fazer isso por meio de PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai), organizar por códigos, letras ou cores o espaço que cada produto deve estar, visando usar por meio de notas fiscais (de acordo com o código de pedido da compra) as entradas e saídas no estoque de materiais, componentes, matéria prima, acabados e semiacabados, além das embalagens.

2. Quanto ao tipo, como os materiais contidos no bolo de rolo podem ser classificados em matéria-prima, semiacabados e acabados? MATÉRIA-PRIMA: Farinha; matéria-prima básica, mas requer processamento para se transformar em produto. SEMIACABADOS: Açúcar, manteiga, ovos, fermento; encontra-se em estágio intermediário de acabamento, faltando etapas para se transformarem no produto final junto com a matéria-prima. RECHEIO: Podendo ser a goiabada é um produto componente, porém acabado. ACABADO: Bolo de rolo, produto em seu estágio final.

1.1.2 Gestão da Produção

Page 7: Pi Adm Maria Cristina Santos

6Técnico em Administração

1. Qualquer atividade de produção pode ser vista conforme o modelo input (entrada) – transformação – output (saída). Explique como cada uma dessas etapas ocorre na elaboração do bolo de rolo.No input entra a matéria-prima (manteiga, ovos, farinha de trigo, açúcar, fermento e recheio) acontece a transformação (fabricação do bolo) e no output saída (o bolo é encaixotado e pronto para comércio).

2. Qual é o tipo de sistema de produção encontrado na fabricação do bolo de rolo? Usa-se o sistema de Produção Intermitente (tanto por lotes, tanto por encomenda) É o modo mais eficaz por ser previamente dimensionado, para assim, atender um determinado número de demandas por ser um produto perecível.

1.1.3 Cadeia de suprimentos

1. Fornecedores são um aspecto bastante importante para a cadeia de suprimentos. Quais são os critérios que deverão ser considerados para selecionar os fornecedores desta empresa? Como se trata de uma empresa do ramo alimentício tem que se levar em conta a proximidade física, o tempo de resposta, qualidade do produto, preço e facilidade nas negociações. Perante isso considera-se que não haja demora na entrega e que os produtos sejam de boa qualidade para não perecerem rapidamente.

2. Quais são os estágios encontrados na cadeia de suprimentos da empresa de Caio Pereira? A venda por internet/ telefone possui os mesmos estágios da venda dos bolos na loja? Justifique sua resposta.

Os estágios se constituem em: Fornecedores de matéria-prima, distribuidores, fabricantes, varejistas, consumidores. Se tratando de vendas, os estágios por internet/telefone diferenciam da venda nas lojas onde o produto é entregue diretamente ao consumidor depois do pedido, todavia ao se comprar

Page 8: Pi Adm Maria Cristina Santos

7PI - Produção

indiretamente há todo um processo que começa com a anotação do pedido, a fabricação, encaixotamento e o meio usado na exportação até chegar ao pedinte, tornando o processo mais demorado e burocrático.

1.1.4 Inglês

1. Como a empresa exporta o bolo de rolo, elabore a apresentação do produto, em inglês, contida na embalagem.INGREDIENTS: butter, sugar, eggs, flour, baking powder. Filling of guava.

NUTRITIONAL INFORMATION

Serving Size:100g %DV (*)

Energy Value 371,9kcal 18,60

Carbhydrates 47,89g 15,96

Proteins 4,78g 6,37

Lipids 18,27g 33,22

Saturated Fats 2,10g 9,55

Trans Fats 00,00g 0,00

Dietary Fiber g/100g 3,20g 12,80

Calcium 95,00mg 9,50

Ironwork 7,30g 52,14

Sodium 110,00mg 4,58

Folic Acid 61,55mcg 15,39

Humidity 26,00g _

Mineral Residue Fixed 0,74g _

Acidity (Standard solution) 3,13g _

*Daily values are based on a diet of 2.000kcal or 8.400kj

Page 9: Pi Adm Maria Cristina Santos

8Técnico em Administração

EXPIRY DATE45 days from the date of manufacture at room temperaturePACKINGPacked in plastic bag and re-packaged in labeled cardboard box and sealedStore in a cool dry place. Avoid exposure to sunlight and heat.

2. A empresa recebeu um pedido de um cliente norte-americano solicitando três caixas de bolo de rolo de chocolate. Responda o e-mail do cliente, em inglês, informando que a mensagem foi recebida e o pedido será encaminhado.

Dear Customer,We received your email and inform you that your order three chocolate roll cakes will be delivered on schedule.Sincerely, The Company.

1.1.5 Gestão de Carreira

1. Quais os cuidados que você tomou quando foi entrevistado pelo Sr. Caio para a seleção da vaga de emprego? Fiz uso de vestimenta adequada, fui pontual, usei a cordialidade, usei bem o português sem gírias, mostrei um bom comportamento, demonstrei segurança e entusiasmo.

2. Como você elaborou o currículo para esta seleção? Apresente-o.

Page 10: Pi Adm Maria Cristina Santos

9PI - Produção

CURRICULUM VITAE

Maria Cristina Dos Santos DADOS PESSOAIS

Data de Nascimento: 06/07/1995 Estado civil: Solteiro Bairro: Santo Antônio Nº.: 41 Cidade: Bezerros / PE Tel.: (81) 9607-8358/ (81)9184-0594E-mail: [email protected]

FORMAÇÃOEnsino médio completo (Escola de Referência em ensino Médio de Bezerros- 27/12/2013)Ensino superior em andamento (Universidade Paulista)

CURSOS

Informática básica (L&C INFORMÁTICA-08/2010 a 08/2011)Aprender a empreender (EAD SEBRAE-07/2014 a 08/2014)Técnico em Administração (EM CURSO)

OBJETIVOS

Empenhar-me ao máximo para que possa crescer junto com a empresa. Cumprindo normas e metas, conquistando resultados satisfatórios na área de atuação. À disposição da empresa.

Maria Cristina Dos Santos

1.1.6 Empreendedorismo

2. Você acha que a atitude de Caio Pereira foi empreendedora?

Page 11: Pi Adm Maria Cristina Santos

10Técnico em Administração

Justifique sua resposta.Sim, ele viu uma oportunidade de mostrar a cultura pernambucana não só no próprio país como também nos países vizinhos. Foi uma forma muito criativa de mostrar o regionalismo para as demais partes do mundo, o que é uma novidade para quem desconhece tal iguaria. E dessa forma atrair curiosos e futuros clientes.

3. A empresa está elaborando o seu novo plano de negócios. Ajude o Sr. Caio a alcançar as seguintes informações:

a) Sumário executivoEmpresa de fabricação, vendas diretas, por telefone (entrega à domicílio) e exportação via internet. Com o objetivo de divulgar esta iguaria de Pernambuco para todas as partes do Brasil e se possível do mundo.Sua receita é composta pelos seguintes ingredientes: manteiga, açúcar, ovos, farinha de trigo e fermento. Primeiro são batidos a manteiga, o açúcar e as gemas. Posteriormente, acrescentam-se a farinha de trigo, o leite e o fermento. Depois desta etapa, adiciona-se as claras em neve à massa e espera chegar ao ponto. No próximo passo, coloca-se a massa nas formas. Surgirá uma massa bem fininha. É posto um pouco de recheio (que pode ser de goiabada, doce de leite e chocolate derretidos) e a massa será enrolada como se fosse um rocambole. A produção é planejada de modo que se trabalhe apenas com um tipo de recheio para garantir a qualidade do produto final. Depois de enrolada, utiliza-se açúcar para polvilhar o bolo. E ele estará pronto. Esses ingredientes ficam armazenados em um depósito e são retirados de acordo com o que foi planejado para a produção daquele momento.As próximas etapas estão relacionadas à embalagem e encaixotamento do produto. O bolo de rolo é envolvido em um saco plástico, que é selado e depois encaixotado. Esses itens como saco plástico, caixas, etc. ficam armazenados em outro almoxarifado. A partir deste momento, ele é enviado para as lojas que fazem pedidos. Os clientes também podem comprá-los na fábrica, ou se preferirem, encomendá-los por telefone ou internet e o bolo será entregue onde o cliente deseja. Foi

Page 12: Pi Adm Maria Cristina Santos

11PI - Produção

necessário a busca por pessoas com formação em cozinha e pastelaria, além da área de produção que estivessem aptas ao comando da elaboração do seu bolo de rolo com requinte e qualidade.A área de atuação se encontra na fabricação, venda direta ( na fábrica) e indireta ( internet, telefone, supermercados ,etc ). Sua área de atuação é alimentos, e o negócio consumir, se se compra algo consumível se consome.

b) MissãoFabricação e Bolo de Rolo de Pernambuco, para todo território nacional e internacional no uso de mais de um tipo de recheio , de forma a conquistar consumidores que apreciem tanto o sabor tradicional quantos os diferenciados.

c) Visão Valorizar a cultura gastronômica de Pernambuco através do bolo de rolo, apresentar não só ao Brasil como também ao mundo.

d) Análise de ambiente internoPONTOS FORTES PONTOS FRACOSBoa localização Fabricação demorada

Atendimento rápido Baixo número de funcionários

Alta demanda Mão de obra destreinada

e) Análise de ambiente externo

PONTOS FORTES PONTOS FRACOSDólar barato Safra baixa do trigoQueda da inflação Inflação

f) Objetivos e metas

Page 13: Pi Adm Maria Cristina Santos

12Técnico em Administração

OBJETIVO: Construir uma filial com a ajuda de parcerias no prazo de 5 anosMETA:*Montar uma parceria com uma empresa do mesmo segmento

*Investir em divulgação do produto através de propaganda para atrair mais consumidores e deixar a marca conhecida.

g) Planejamento mercadológicoModelo de negócioBaseia-se na venda, encomenda e entregas do bolo. Dirigido tanto para um consumidor, ou festas e afins, quanto para empresas do ramo alimentício que deseja revender o produto fabricado.CONCORRENTES

CARACTERÍSTICAS MINHA EMPRESA CONCORRENTE 1 CONCORRENTE 2Pontualidade 90% 50% 60%

Preço R$ 3,00/unidade R$ 4,30/unidade R$ 3,00/unidade

Prazo de Entrega(Brasil)

7 dias úteis 10 dias úteis 10 dias úteis

Prazo de Entrega(Exterior)

15 dias úteis 20 dias úteis 20 dias úteis

Qualidade Tipo A Tipo A Tipo BESTRATÉGIA DE VENDASPropaganda: fazer o uso em internet, rádio, emissoras de tv, carros de som. Criar um mascote para reconhecimento da empresa, marketing.Estratégias de promoção: Baratear em 10% um determinado sabor para conquistar o público consumidor. A utilização de brindes caso compre tantas unidades.Bom Trabalho!

Page 14: Pi Adm Maria Cristina Santos