perfil dos palestrantes 2 - ipdfarmaipd-farma.org.br/uploads/paginas/file/perfil dos...

23

Upload: truongtuyen

Post on 02-Dec-2018

226 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Adriana Diaferia

Adriana Diaferia é Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais, pela PUC-SP. Vice-Presidente Executiva do Grupo FarmaBrasil, associação privada de empresas farmacêuticas de capital nacional. Foi Gerente Jurídica da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Foi Diretora do Departamento de Economia da Saúde, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos no Ministério da Saúde. Foi Coordenadora da Área de Biotecnologia, Fármacos e Medicamentos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. É Professora de Direito Ambiental no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu

da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Alvaro Jose Abackerli

Alvaro Jose possui Doutorado em Engenharia Mecânica EESC-USP-São Carlos com pós-doutoradosNPL-National Physical Laboratory (Inglaterra, 1996) e no NIST - National Institute of Standards and Technology (EUA, 2004), onde trabalhou com modelagem, simulação e análise de desempenho de sistemas de medição. Foi professor e pesquisador da Universidade Metodista de Piracicaba (1990-2008). Atuou Diretor de Operações e Negócios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT (2009-2012) onde atualmente é Diretor do Núcleo de Bionanomanufatura.

Antônio Britto Filho Antônio Britto assumiu a presidência executiva da Interfarma - Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa em maio de 2009. A entidade congrega as indústrias farmacêuticas instaladas no Brasil responsáveis por promover e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos no País. Jornalista, Antônio Britto, atuou nos principais veículos de comunicação do País (Zero Hora, TV Gaúcha, do grupo RBS e Rede Globo, em Brasília). Foi destaque como comentarista político e responsável pela cobertura da Presidência da República. No período da redemocratização do País, ganhou notoriedade como porta-voz do ex-presidente Tancredo Neves, o primeiro presidente civil depois do período militar. Após um longo período como jornalista, Britto iniciou carreira política e

exerceu os cargos de Deputado Federal, sendo um parlamentar Constituinte; depois assumiu o cargo de Ministro da Previdência Social sendo, em seguida, eleito Governador do Estado do Rio Grande do Sul. Há 10 anos, passou a atuar no mercado corporativo, ocupando a presidência da Azaléia. Foi também membro do Conselho Administrativo da Claro e, atualmente, além de ocupar a presidência executiva da Interfarma é membro do Conselho da Braskem.

Ary Corrêa Ary Corrêa é Professor Associado IV do Instituto de Ciências Biológicas - UFMG, Chefe do Departamento de Microbiologia. Graduado em Ciências Biológicas pela Unicamp, Mestre em Microbiologia pela ESALq-USP e Doutor pela Universidade de Cornell - USA.

Ayrton De Magistris MD.Ph.D Ayrton de Magistris é formado em Biologia, Odontologia e Medicina. Com Mestrado em Biomolecular. Doutorado em Patofisiologia. Além de MBA e Esp. em Gestão de Pessoas e MKT. Trabalha na Industria farmacêutica a 30 anos tendo passado por diversas áreas. Medico, Marketing Comercial Licenças e P,D&I. Magistério – aulas de Fisiologia e Patofisiologia (17 anos).

Bruno Moreira Bianchini Melo Bruno Moreira é sócio do Grupo Instituto Inovação, diretor-executivo da Inventta e membro do conselho da InSeed Investimentos. Graduado em Engenharia Mecatrônica pela PUC de Minas Gerais e Pós-Graduado em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Iniciou sua carreira na Arthur Andersen, onde desenvolveu trabalhos de auditoria junto a clientes de diversos segmentos. Na DiamondCluster International, desenvolveu projetos de startups e avaliação de empresas

de telecomunicações no Brasil e Índia. No Grupo Telefônica, em São Paulo, foi atuou como executivo de planejamento e novos negócios. Foi responsável pelo estabelecimento e expansão da consultoria Inventta para o estado de São Paulo e está estabelecido em Campinas. Coordenou e implementou projetos de apoio a inovação e prospecção de tecnologias com potencial para transferência nas principais universidades e centros de pesquisa do Brasil. Liderou também projetos relacionados a gestão da inovação junto a grandes empresas como a Petrobrás, Natura, Nestlé, Promon, Suzano, J&J, Telefônica, Siemens, M. Dias Branco, e instituições como a CNI e ABDI. Possui experiência em planejamento e gestão da inovação, estruturação de novos negócios, gestão de projetos, estudos de mercado e análises competitivas.

Carlos Alberto Marques Teixeira

Carlos Alberto é graduado em Engenharia Mecânica - 1979, pela Escola de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis e Mestre em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade Candido Mendes - 2009. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Tecnologias de Gestão da Produção. Coordenador Geral Regional do Rio de Janeiro e Diretor Substituto do

Instituto Nacional de Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, desde 2007. Coordenador Geral do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação no Estado do Rio de Janeiro e da Rede de Extensão Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, no programa SIBRATEC - Sistema Brasileiro de Tecnologia. Membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Nacional de Tecnologia. Membro do Conselho Diretor da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. Coordenador das atividades de Gestão da Qualidade e de Inovação do Instituto Nacional de Tecnologia com forte atuação nos estudos e análises de projetos de inovação tecnológica de empresas.Palestrante em diversos foruns sobre a aplicação do marco legal regulatório da inovação. Coordenador do Projeto Piloto EMBRAPII no INT e representante no GT de implantação junto ao MCTI e CNI.

Carlos Alberto Tagliati Carlos Alberto é farmacêutico. Possui mestrado em Análises Toxicológicas, doutorado em Fármacos e Medicamentos, ambos pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado em Toxicologia in vitro pela Universidad de Murcia (Espanha). Membro do INCT-INOFAR. Membro do Comitê Gestor de Biotecnologia do Projeto BID da AMBIOTEC. Sócio fundador da empresa de biotecnologia IN VITRO CELLS - PESQUISA TOXICOLÓGICA S.A. Participou da criação da Sociedade Brasileira de Métodos Alternativos à experimentação animal, sendo membro do Conselho Fiscal. Bolsista DT – 1D CNPq. Atualmente é professor associado IV de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em toxicidade pré-clínica (in vitro e in vivo) e farmacocinética.

Dante Alario Junior Dante Alario formou-se em Liceu Eduardo Prado – Química Industrial (1966) Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1970). Pós graduação em Farmacotécnica pela Universidade de Gênova – Itália (1972). Sociologia e Política - Fundação São Paulo da Universidade de São Paulo (incompleta). Pós graduação em Administração de Empresas – FAAP (1978). Produção das 1ªs. Vacinas Antibacterianas “in vivo” no Brasil. Síntese da matéria-prima e desenvolvimento da formulação da Benzilpenicilina benzatina nacional em suspensão injetável pronta para uso. Desenvolvimento da formulação da 1.ª Ampicilina em suspensão oral pronta para uso no Brasil. Síntese e desenvolvimento da formulação da única Cobalamina de ação

prolongada (age durante uma semana) no Brasil. Desenvolvimento do 1 o. Reidrante oral isotônico no Brasil. Desenvolvimento juntamente com a CODETEC (Companhia de Desenvolvimento Tecnológico) da síntese de matérias-primas farmacêuticas (ciclofosfamida, ácido undecilênico e imipramina). Gestor dos Projetos de Inovação Tecnológica Radical e Incremental junto a Institutos de Pesquisa, Hospitais e Universidades brasileiras e do exterior da Biolab Sanus Farmacêutica. Co-autor de várias patentes depositadas no Brasil e no exterior. Fundador e Ex-Presidente da CIQUIFAN - Câmara da Indústria Química Farmacêutica Nacional. Fundador, ex-Presidente e atual Vice-Presidente para Assuntos Políticos da ALANAC - Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais. Ex-presidente do Conselho Administrativo e atual Vice-Presidente do Segmento Farmacêutico da ABIFINA – Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades. Fundador e Ex-Presidente da ALIFAR – Associação Latino Americana da Indústria Farmacêutica. Ex-sócio-Diretor do Laboratório Neomed Ltda. Ex-sócio-Diretor da Sanus Farmacêutica. Atual sócio-Diretor da BIOLAB SANUS Farmacêutica Ltda. Fundador e Conselheiro desde 2010 no Grupo FarmaBrasil .Sócio da Orygen Biotecnologia Ltda.

Dirceu Barbano Dirceu Barbano é graduado em Ciências Farmacêuticas na PUC-Campinas, com especialização pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP/SP. Foi Secretário Municipal de Saúde de São Carlos-SP, Foi Secretário Interino de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e Diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, atualmente é Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

Diva Barrio Arrepia Diva Barrio é formada em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Tecnologia Industrial Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da UFRJ e mestrado em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica, pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos). Atua há cerca de 20 anos no setor de química fina. Atualmente ocupa o cargo de gerente técnica da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA).

Emerson Silva Lima

Emerson Silva é farmacêutico-bioquímico, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), doutor em Farmácia pela Universidade de São Paulo e atualmente professor associado I da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFAM e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovaçao Farmaceutica da UFAM. Tem se dedicado a pesquisa com potencial interesse nas doenças infecciosas e metabólicas. Recentemente, tem também pesquisado antioxidantes de origem natural e produtos derivados de plantas amazônicas com efeito curativo ou preventivo em doenças metabólicas e na área de dermocosméticos. Nestes temas, tem coordenado projetos financiados por agências oficiais de incentivo à pesquisa e publicado diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais em colaboração com diversos pesquisadores dentro e fora do Estado do Amazonas. Faz parte da Rede Redoxoma dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq. É revisor de periódicos científicos na área de bioquímica e farmacologia. Participa como docente e orientador em programas de pós graduação da UFAM.

Flávia Alvim Sant’Anna Addor

Flávia Alvim é diretora da Medcin Instituto da Pele. Presidente do Conselho Científico-Tecnológico do ITEHPEC, braço tecnológico da ABIHPEC. Médica dermatologista. Mestre em Dermatologia-FMUSP. Diretora técnica-MEDCIN Instituto da Pele. Treinamento em Dermatocosmetica-Vrije University-Bruxelas, Bélgica; Safety Assessment Course-Vrije University- Bruxelas, Bélgica. Pós-graduação em Marketing-FGV. Ex-professora associada-UNISA. Ex-vice presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia-Regional SP e Coordenadora do Departamento de Cosmiatria-Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gil Meizler

Gil Meizler é consultor em Direito Sanitário e Regulamentação Sanitária da Meizler - Consultoria Estratégica em Vigilância Sanitária e da Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística (Anfarlog) atuou por dez anos no setor farmacêutico na área do direito regulatório da saúde, tanto no consultivo, quanto no contencioso, especialmente em assuntos ligados ao Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Secretarias Estaduais de Saúde, advogou para o Governo Inglês (Bio Products Laboratory/NHS), trabalhou na PDP Hemobras e atuou em casos de importação paralela de hemoderivados, de liberação de medicamentos na PAF e de inspeções

internacionais. Com especialização em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo (USP) e certificado em Biotechnology: An Overview of Compliance Considerations pela Drug Information Association e em 340B Contract Pharmacy Arrangements, o profissional é membro da comissão de Direito Sanitário da OAB/SP, da Associação dos Advogados de São Paulo, da Regulatory Affairs Professionals Society, da American Health Lawyers Association e da Drug Information Association, além de conselheiro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia. Autor de diversos artigos publicados em revistas e jornais, como Consulex, Consultor Jurídico, Visão Jurídica e clipping da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, convidado para apresentar trabalho no III Congresso Ibero-Americano de Direito Sanitário, professor convidado de Direito Sanitário da Racine e da FAPES e moderador e vice coordenador do curso de especialização em Direito Sanitário da FAAP. Está concluindo o MBA com ênfase em gestão empresarial da FGV e se especializando em assuntos regulatórios na indústria farmacêutica pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial (ICTQ).

Helvécio Vinícius Antunes Rocha

Helvécio Vinícius possui bacharel em Farmácia pela UFJF, com especialização em Tecnologia Industrial Farmacêutica e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros, ambos pela UFRJ. Tem experiência em P&D na área farmacêutica, tanto acadêmica quanto industrial, trabalhando principalmente em novos sistemas de liberação de fármacos, tecnologia farmacêutica, pré-formulação e nanotecnologia. Atualmente é tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz e coordena o Laboratório de Sistemas Farmacêuticos Avançados (LaSiFA)

de Farmanguinhos.

Henrique Dolabella

Henrique Dolabella é economista pela Universidade de Brasília, foi Especialista em Regulação na Agência Nacional de Aviação Civil entre 2010 e 2011. Trabalhou com aspectos econômicos da regulação de transporte aéreo e de infraestrutura aeroportuária, inclusive na recente concessão de quatro aeroportos. Desde dezembro de 2011, é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Ministério do Meio Ambiente, onde segue se dedicando às áreas econômica e regulatória, com ênfase em Patrimônio Genético,

Pagamentos por Serviços Ambientais e Mudança Climática.

Henry Suzuki

Henry Suzuki é Farmacêutico Bioquímico graduado pela FCF-USP e pós-graduado em administração de empresas pela ESPM. Agente da Propriedade Industrial. Agente do Questel Orbit, Inc na América do Sul. Ex-representante e instrutor de outros sistemas comerciais de busca de informações tecnológicas, tais como STN, Dialog e SciFinder. Inventor e Empreendedor. Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica e Principal da Innovalyst LLC. Realizou centenas de estudos de liberdade de comercialização e apoiou o processo de desenvolvimento de

dezenas de produtos e tecnologias na área Farmacêutica.

Hudson Lima Mendonça

Hudson Lima é Economista pelo Instituto de Economia da UFRJ e Mestrando de Engenharia de Produção - com ênfase em Gestão e Inovação - pela COPPE/UFRJ. Ex-coordenador do Programa Brasil Sustentável e Secretário Técnico do Fundo Setorial de Energia (CT-Energ), atualmente é o titular da Superintendência Regional de São Paulo da FINEP, empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Jarbas Barbosa

Jarbas Barbosa é Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, Jarbas Barbosa da Silva Júnior é especialista em Saúde Pública e em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp. Entre 1997 e 2003, foi diretor do CENEPI (Centro Nacional de Epidemiologia) da Funasa, órgão que antecedeu a Secretaria de Vigilância em Saúde. Com a criação da SVS, em 2003, Jarbas Barbosa tornou-se secretário da área. Em 2006, ainda no Ministério da Saúde, assumiu a Secretaria Executiva. Jarbas Barbosa já gerenciou a área de Vigilância em Saúde,

Prevenção e Controle de Doenças da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde(OPAS/OMS), em Washington, entre 2007 e 2010. Nos anos 90, em Pernambuco, foi Secretário Estadual de Saúde e Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Olinda.

Jean-François de Lavison

Em 2010, Jean-François lançado na Ahimsa Partners SA, com o objetivo de participar na criação de uma ação global para a saúde e contribuir para a promoção do diálogo entre os decisores de saúde em todo o mundo com a intenção de ponte iniciativa e reduzir o fosso entre as populações mais privilegiados e desprivilegiados. Ele está aconselhando os principais playersglobais de saúde em

todo o mundo. A fim de permanecer em contato direto com as realidades no terreno e trabalho no campo da antropologia médica, ele criou em 2012 um novo fundo de doações: Ahimsa Fund, com o objetivo de resolver problemas de saúde para os mais desfavorecidosdo mundo. Anteriormente, Jean-François trabalhou como vice-presidente para o Desenvolvimento Internacional no Institut Mérieux, durante 29 anos, onde ocupou diversos cargos internacionais e adquiriu habilidades únicas em matéria de saúde global. Ele foi presidente da Associação Europeia de Fabricantes de diagnóstico (EDMA), em Bruxelas, durante 5 anos. Atualmente, é o presidente do Institut Bioforce em Lyon.

João Batista Calixto

João Batista é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1973), Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo -Escola Paulista de Medicina (1976) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1984). Foi um dos criadores do Departamento de Farmacologia e primeiro coordenador do curso de pós-graduação em Farmacologia da UFSC, onde iniciou sua carreira em 1976. Atualmente é professor titular (aposentado) de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador nível IA do CNPq e Membro da Academia Brasileira de Ciências e diretor do Centro de

Inovação e Ensaios Pré-clínicos (CIEnP). Foi por dois mandatos consecutivos, presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e terapêutica Experimental, foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República (2002). Recebeu o premio Mérito Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (2002), o Premio FINEP de Inovação (Região Sul) (2006), Prêmio SCOPUS/CAPES (2007), Premio de Inovação Natura Campus (2008), Premio Gaspar Stemmer de Inovação, categoria protagonista da Inovação (primeiro lugar), Governo do Estado de Santa Catarina (2010), Premio destaque pesquisador UFSC 50 anos (2010). Possui mais de 350 trabalhos científicos publicados em revistas especializadas de nível internacional. Esses trabalhos foram, na sua grande maioria, realizados em parceria com alunos de graduação e de pós-graduação no Departamento de Farmacologia da UFSC, onde desenvolveu toda a sua carreira cientifica. Esses trabalhos receberam mais de 9.000 citações. Durante sua carreira já orientou 37 Dissertações de Mestrado, 32 Teses de Doutorado e 21 estudantes de Pós-Doutorado. Participa do comitê Editorial de várias revistas cientificas internacionais, serviu como Editor de 03 revistas científicas internacionais. Além disso, tem participado ativamente como assessor de algumas dezenas de revistas científicas internacionais.Tem experiência na área de Farmacologia geral, Farmacologia da dor, inflamação e em princípios ativos de plantas. Há mais de 20 anos desenvolve pesquisa em parceria com as principais industrias farmacêutica nacionais e internacionais. Possui 24 patentes no Brasil e no exterior (solicitadas e aprovadas) e participou do desenvolvimento de 03 produtos que estão atualmente no mercado. Foi por várias vezes membro do comitê assessor BF-CNPq e sub-coordenador e posteriormente coordenador da área de Ciências Biológicas II da CAPES.Foi coordenador geral da rede Nacional sobre Ensino de Ciências financiada pela FINEP e CAPES " Novos Talentos da Rede Publica" que envolve pesquisadores e alunos de pós-graduação de 17 universidades em todo o Brasil.

João Massud Filho

João Massud possui experiência de mais de 36 anos com a Indústria Farmacêutica. Professor e Coordenador do curso de Especialização em Medicina Farmacêutica da UNIFESP. Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica.

Jorge Ávila

Jorge Ávila é Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) desde novembro de 2006. Engenheiro e funcionário da Petrobrás desde 1983, possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Diretor na Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (1995 a 1999) e Diretor Executivo na Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) (de 1999 a 2003). Em 2004 foi nomeado Vice-Presidente do INPI, cargo que ocupou até ser nomeado presidente.

Jorge Bermudez

Jorge Bermudez é Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde (Brasil) Jorge Bermudez é graduado pela Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1971 e obteve o grau de mestre em doenças infecciosas e parasitárias da mesma universidade em 1976. Possui doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz(1995), onde ocupa o cargo de Pesquisador Titular. Antes de retornar à Fiocruz foi selecionado e assumiu como Diretor de Unitaid, Central Internacional de Compras de Medicamentos em Genebra entre 2007 e 2011.

Entre 2004 e 2007, o Dr. Bermudez foi Chefe da Unidade de Medicamentos Essenciais, Vacinas e Tecnologias em Saude da OPAS /OMS para a região das Américas em Washington, e diretor da ENSP /Escola Nacional de Saúde Pública-Fiocruz (2001 a 2004). Bermudez foi presidente do Instituto Vital Brasil em duas ocasiões (1999 a 2001 e 1987 a 1991), bem como presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB). Além disso, atuou como Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde em 1993 e diretor de Farmanguinhos (Fiocruz), entre 1985 e 1987. Tem publicado artigos, livros e capítulos de livros sobre temas como saúde pública, políticas farmacêuticas, o acesso a medicamentos e propriedade intelectual, enquanto também supervisiona estudantes que realizam mestrado e doutorado nestas áreas.

Luis Carlos Marques

Luis Carlos é farmacêutico formado pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em fitoterapia pela Escola de Saúde Pública do Paraná. Mestre em botânica pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em ciências pela Universidade Federal de São Paulo professor coordenador do Mestrado Profissional em Farmácia da Uniban. Presidente da Comissão Especial de Inovação Tecnológica da Uniban. Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia.

Manoel Odorico de Moraes Filho

Manoel Odorico é Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1976), Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1981) e doutor em Oncologia pela Universidade de Oxford - Inglaterra (1989). Doutor Honoris Causa pela Universidade do Norte do Paraná (2006). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B. Membro Titular Colaborador do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (2002). Membro Efetivo do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (2008 atual). Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2010). Membro titular da Academia Cearense de Medicina (2012). Atualmente, é professor titular da disciplina de Farmacologia

Clínica do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC. Professor da disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFC (1996). No âmbito da pós-graduação, é professor orientador nos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia e Cirurgia da UFC, e do Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). É pesquisador na área de Farmacologia, com ênfase em Oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividade antitumoral, produtos naturais, oncologia experimental, biodisponibilidade / bioequivalência, fitoterápicos e farmacologia clínica. Exerceu os cargos de chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC (1983-1984 e 2000-2003), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC (1991-1995) e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (2003 - 2007). Criou a disciplina de Oncologia na Faculdade de Medicina da UFC (1996). Implantou o Programa Especial de Treinamento (PET), na época vinculada a CAPES, na Faculdade de Medicina da UFC. Idealizou, implantou e coordena o Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC (1989). Publicou 250 artigos científicos completos em periódicos especializados e 11 capítulos de livros. Orientou mais de uma centena de estudantes de iniciação científica, formou 35 mestres, 22 doutores e 8 pós-doutores.

Marco Antonio Marcolin

Marco Antonio é médico assistente, pesquisador, professor e orientador da pós-graduação, coordenador do Grupo de Pesquisa de Estimulação Cerebral Não Invasiva e do Serviço de Estimulação Magnética Transcraniana do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos

seguintes temas: Psicofarmacologia, EMTr (Estimulação Magnética Transcraniana-EMT), Transtornos de Humor, Esquizofrenia e outros transtornos psiquiátricos.

Maria Celeste Emerick

Maria Celeste é socióloga. Coordenadora de Gestão Tecnológica (Gestec) no âmbito da Vice Presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz - Ministério da Saúde. Foi especialista visitante na Agência de Inovação Inova da Unicamp (2009) e diretora de Patrimônio Genético da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (agosto/2007 a outubro/2008). Foi Coordenadora de Gestão Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz de 1990 a 2007, onde elaborou e implementou a Política de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Colaborou na elaboração e implementação de políticas públicas nacionais relacionadas aos temas: propriedade intelectual, biossegurança, acesso aos recursos genéticos, acesso ao material genético humano, inovação tecnológica, entre outras. Coordenou o REPICT – Rede de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia (1997 a 2007). Coordenadora do Projeto Ghente – Estudos Sociais, Éticos e Jurídicos sobre Acesso e Uso de Genomas na área de Saúde. Foi Presidente da Comissão Técnica de Biossegurança da Fiocruz. Graduada no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1971), é mestre em Gestão de C&T em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2004). Trabalhou durante 16 anos (1973 a 1989) como pesquisadora em diversas instituições brasileiras.

Maria Luisa Campos Machado Leal Natural de Belo Horizonte, Maria Luisa é economista com vasta experiência nas áreas de pesquisa econômica, planejamento, desenvolvimento industrial, e formulação, execução e avaliação de políticas públicas. Maria Luisa ocupou vários cargos de direção no governo federal e do estado de Minas Gerais. Pesquisadora da Fundação João Pinheiro, foi diretora do seu Centro de Estudos Econômicos, Superintendente Central de Planejamento Econômico de Social do Estado de Minas Gerais e Secretária-Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Minas

Gerais (CDES). No poder executivo federal foi Secretária Adjunta e Secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Secretária Nacional de Programas de Desenvolvimento de Turismo do Ministério do Turismo (MTur) e Assessora Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR). Atualmente é Diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Mark Lombard Mark Lombard juntou-se ao Centro de Biotecnologia da Carolina do Norte, em novembro de 2007 como o Bioscience Industrial Development Program Manager, e é um membro da Divisão de Desenvolvimento Econômico recém-criados Estatais e Operações, com foco na criação, retenção e expansão dos postos de trabalho das ciências da vida em Carolina do Norte. Antes de ingressar na NCBC, ele era o Gerente de Desenvolvimento de Negócios para as Ciências da Vida da Divisão de Comércio Internacional do Departamento de Comércio Carolina do Norte, trabalhando em estreita colaboração com os Escritórios Comerciais NC no Canadá, México, Europa e Ásia. Mark trouxe para comércio seus 13

anos de experiência na indústria como um bioquímico e biólogo molecular da Pharmacia (agora parte da Pfizer), GlaxoSmithKline, e Amgen. Ele é do Centro-Oeste, e obteve seu BS e MS em Biologia pela Western Michigan University. Mark recebeu seu MBA em Gestão BioPharma da North Carolina State University, em maio de 2009.

Nelson Brasil de Oliveira Nelson Brasil é engenheiro químico, Conselheiro e Consultor de empresas do setor da química fina, 1º Vice-Presidente da ABIFINA - Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades, entidade que representa em fóruns empresariais que tratam de política industrial, tecnológica e de comércio exterior, como na Coalizão Empresarial Brasileira, Fóruns das Cadeias Produtivas de Fármacos, Agroquímicos e de Biotecnologia. Foi Consultor da NORQUISA de 1992 a 2002, Diretor de Comercialização e Desenvolvimento da CARBONOR de 1982 a 1992, engenheiro da PETROBRÁS onde exerceu diversas funções técnicas e gerenciais na área petroquímica e de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de 1960 a 1982,

pesquisador da CIENTEC e professor da UFRGS de 1951 até 1960. Portador de cursos de especialização no País e no exterior e autor de centenas de artigos publicados e conferências apresentadas em seminários nacionais e internacionais.

Noberto Rech Noberto Rech é Farmacêutico, Professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina (a partir de 1985), Especialista em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina, Mestre em Farmácia, na área de Concentração “Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos” pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Exerceu as funções públicas de Secretário Substituto de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (2003/2004), de Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do MS (2003/2004) e de Assessor Especial do Ministro de Estado da Saúde

(2004/2005). Adjunto do Diretor Presidente da Anvisa no período de 2005 a 2009. Desde 2010 exerce a função de Assessor Especial da Presidência – ANVISA.

Ogari de Castro Pacheco Ogari de Castro é médico, pós graduado pela Universidade de São Paulo (1964), diretor-presidente do laboratório Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda., desde a sua fundação em 1972. Atualmente exerce o cargo de Presidente da Abifina, é Conselheiro Titular do CIESP (Reg. Campinas) desde 2007 e Conselheiro Consultivo da Fundação Faculdade Medicina de São Paulo desde 2008. Foi eleito o Empreendedor do Ano, em 2000 pela Ernst&Young. Em 2006, recebeu a Medalha do Conhecimento, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em 2011 foi eleito o melhor industrial do ano pelo CIESP (Reg. Campinas).

Paulo Henrique Fraccaro Paulo Henrique é Engenheiro Mecânico com especialização em Administração Financeira pela FGV e ENSEAD França; Foi presidente de Empresas de capital nacional e os últimos 20 anos de empresas Multinacionais sempre no ramo da Saúde. Atualmente é diretor presidente da empresa PHF CONSULTORIA EM MARKETING E VENDAS; Vice Presidente do SINAEMO - Sindicato da Indústria de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares do Estado de São Paulo; Presidente Executivo da ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios;

Diretor Adjunto do COMSAÚDE - Comitê de Cadeia Produtiva da Saúde; Sócio da empresa R2 Distribuidora de Produtos Medico Hospitalares Ltda; Representante dos Sindicatos Patronais -FIESP no Conselho Municipal de Saúde de São Paulo; Representante da ABIMO junto a ALDIMED - Associação Latino Americana de Grêmios de Dispositivos e Insumos Médicos; Representante da ABIMO,no Comitê da Cadeia Produtiva da Biotecnologia Brasileira.

Pedro Lins Palmeira Filho

Pedro Lins é Graduado em Engenharia Química pela UFRJ, Mestre em Administração pela PUC-Rio e Doutor em Gestão e Inovação Tecnológica pela UFRJ. Desempenhou, no período de 1983 a 1998, as funções de Chefe e Gerente de Setor na Bayer S.A., no Brasil e na Alemanha. Desde 1998 atua no BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Desenvolve, atualmente, a função de Chefe de Departamento na Área Industrial / Departamento de Produtos Intermediários Químicos e Farmacêuticos, onde coordena a ação do BNDES junto ao Complexo Industrial da

Saúde.

Ricardo Palacios

Ricardo Palacios é formado em Medicina pela Universidad Nacional de Colombia, fez Doutorado em Doenças Infecciosas na Escola Paulista de Medicina e especialização em Bioética na Universidade de São Paulo. Colaborou com a Organização Mundial da Saúde no monitoramento e auditoria de ensaios clínicos na Ásia, África e América Latina. Atualmente exerce o cargo de Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Clínico no Instituto Butantan, São Paulo, Brasil.

Roberto Pereira Santos Roberto Pereira possui bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), Mestre (1994) e Doutor (2001) em Ciências (Química Orgânica) pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professor na Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Estácio de Sá. Ingressou como Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo em 2003, onde ocupou o cargo de Coordenador de Curso (2003) e Gerente de Pesquisa (2006) até a integração ao atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2008). Diretor de Implantação da Unidade Vila Velha (atual Campus Vila

Velha) em 2008, designado Diretor-Geral em 2009, cargo no qual permanece até o momento. Avaliador de cursos e instituições de ensino superior junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) desde 2007. Atua na área de Química Orgânica, com interesses em Síntese Orgânica, Química de Produtos Naturais e Físico-Química Orgânica. Líder do Grupo de Pesquisas MULTIPEQ (Núcleo Multidisciplinar de Pesquisas Químicas) do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem especial interesse na área de terapia fotodinâmica (PDT), desenvolvendo estudos teóricos e experimentais relacionados à síntese e atividade biológica de porfirinas, assim como de intermediários utilizados para sua obtenção. É um dos articuladores para a constituição do Polo Tecnológico em Química Fina e Biotecnologia de Vila Velha/ES – uma parceria entre os setores público e privado objetivando a implantação de um complexo de inovação ligado a essas áreas de interesse.

Ronaldo Pedro da Silva

Ronaldo Pedro é mestre em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio. Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Negócios da PUC-Rio (IAG). Trabalhou cerca de 28 anos em ambiente industrial e de pesquisa - Centro de Pesquisas da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional (12 anos) e DEMa - Departamento de Engenharia de Materiais da PUC-Rio (16 anos). Concebeu, em 1997, uma empresa na área de educação e de base tecnológica no Instituto Gênesis da PUC-Rio, a Passo@Passo Tecnologia em Educação e Treinamento Ltda (Programa PADCT). Através de recursos oferecidos por programas de incentivo a inovação tecnológica como o PRIME/FINEP, ADT1/FAPERJ e RHAE/CNPq contribui com o desenvolvimento de duas empresas spin-off, a Nanogavea - Nanotecnologia Sustentável Ltda e a NanoBusiness - Informação e Inovação Ltda. Na NanoBusiness, concebeu e coordena as inovações em serviços e-Diffraction Synchrotron e e-Diffraction Pharma (esse último em parceria com o INMETRO). Atualmente é membro do NIA - Nanotechnology Industries Association, membro do Fórum de Competitividade de Nanotecnologia, consultor na área de nanotecnologia da Secretaria de Inovação o MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e coordenador técnico do Laboratório de DRX e SAXS da PUC-Rio. Atua na área de nanotecnologia e biotecnologia principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, inovação tecnológica, modelos de negócios, prospecção tecnológica, patentes, estudo de viabilidade técnica e econômicas, caracterização de materiais e seleção de nanotecnologias aplicados a soluções industriais.

Samuel Silva

Samuel Silva, PhD tem vários anos de experiência na pesquisa farmacêutica e no campo de desenvolvimento. Dr. Silva atualmente dirige as operações de Pesquisa & Inovação na empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos em Itapira/SP, Brasil. Nesta posição ele é responsável pela liderança estratégica e científica de todas as atividades dentro da divisão de P & I. Atualmente, ele está criando várias divisões terapêuticas de excelência e

liderando diversos projetos de inovação aberta, com a colaboração estreita de inúmeras instituições de pesquisa brasileiras. Com passagem em várias empresas farmacêuticas norte-americanas que variaram de pequenos empreendimentos farmacêuticos, até a experiência mais recente, como gerente de projectos I & D em J & J EUA. Com bacharelado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil e PhD pela Universidade de Ciências da Filadélfia, EUA, Dr. Silva irá abordar e compartilhar sua experiência com a inovação farmacêutica no Brasil.

Sergio Falomir Pedraza

Sergio Falomir possui graduação em Engenharia Química

pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992),

mestrado em Química pela Universidade Federal

Fluminense (1997), doutorado em Química pela

Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado

pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).

Atualmente trabalho na Nortec Química S.A. no

desenvolvimento e gestão de projetos de pesquisa na área

de Química, com ênfase em Química Orgânica.

Sérgio Schalka

Sérgio Schalka é Médico Dermatologista. Professor associado da UNISA. Mestre em dermatologia pela FMUSP – área de concentração em fotoproteção. Coordenador do Departamento de Fotobiologia da SBD. Diretor Clínico da Medcin.

Silvia Berlanga de Moraes Barros

Silvia Berlanga é Profa Dra da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Conselheira do ITEHPEC, braço tecnológico da ABIHPEC

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (1972), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (1976), doutorado em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (1980) e livre-docência em

Patologia Geral pela mesma Universidade. Atualmente é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, bolsista de produtividade nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, editora da Revista Brasileira de Toxicologia e membro do conselho editorial do Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences. Consultor ad hoc da FAPESP, CAPESP, CNPq, entre outros. Membro do Conselho da Toxicology Education Foundation, USA. Coordena e ministra aulas no Latin America Risk Assessment Workshop organizado pela Sociedade Brasileira de Toxicologia e pela International Union of Toxicology. É especialista na área de Toxicologia e consultora em Avaliação do Risco de substâncias química. Suas áreas de investigação abrangem os seguintes temas: antioxidantes, Avaliação de atividade fotoprotetora de princípios ativos naturais em modelos in vivo e in vitro, Atividades antineoplásica de compostos de origem vegetal, toxicologia, estresse oxidativo, hepatotoxicidade e biotransformação de xenobióticos.

Telma Salles

Telma Salles acumula 35 anos de experiência profissional, 21 deles no segmento farmacêutico. Atualmente é Presidente-Executiva da ProGenéricos - Associação das Empresas Fabricantes de Medicamentos Genéricos, entidade que tem como missão “ampliar o acesso a medicamentos pela consolidação do mercado de genéricos, contribuindo para a melhoria das condições de saúde pública no Brasil”. Seu conjunto de associados, responde por 90% do mercado produtor de medicamentos genéricos.

Vânia Vieira Cunha Rudge

Vânia Rudge é advogada, mestre em agronomia, com especialização em Direito Ambiental e em Gestão Estratégica de Negócios. Há cerca de dez anos atua no Grupo Centroflora, tendo sido responsável pelas áreas Jurídica e Regulatória e atualmente responde pela Gerência de Botânica & Sustentabilidade. É membro do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, da Rede de Biodiversidade da CNI, do Movimento Empresarial pela Biodiversidade Brasileira e Diretora Temática de Estudos da Biodiversidade da ABIFINA.