paulo kielwagen blue€¦ · conheço blue, o gato, desde que era um gatinho. blue, o gato, cresceu...

30

Upload: others

Post on 27-May-2020

8 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

BLUE1a edição

JoinvillePaulo Henrique Nascimento Kielwagen

2013

E OS GATOS

Paulo Kielwagen

Dedico este livro à minha esposa, Vanessa Godoy, por todo apoio, amor e carinho ao meu trabalho e aos nossos gatos, Blue e Branco.

Faço um agradecimento especial à Melita, Carla e Jefferson, por fazerem parte direta ou indiretamente das histórias. Seus gatos Grampolo, Gohan e Gatão são inspiradores.

Agradecimentos

BLUEE OS GATOS

Revisão Vanessa Godoy

Coordenador Paulo Kielwagen

Projeto Gráfico Paulo Kielwagen

Colaborador Jefferson Kielwagen

2013 - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução no todo ou em parte através de quaisquer meios.

Conheço Blue, o gato, desde que era um gatinho. Blue, o gato, cresceu numa casa com quintal espaçoso e cheio de árvores, insetos e segredos. Ele sempre gostou muito de explorar o mundo, especialmente à noite. Além do auxílio atencioso e incansável de seus humanos, Blue contou também com a companhia de outros gatos, mais velhos.

Conheço Blue, o personagem, desde seu nascimento. Se insinuou pela primeira vez em 2009, em um adesivo de vinil aplicado na parede da casa onde Paulo então vivia. Logo vieram outros rascunhos, desenhos e ilustrações retratando situações cotidianas do convívio com o bichano. As imagens circularam na internet, texto foi acrescentado e a série rapidamente evoluiu em direção ao formato clássico de tira em quadrinhos: três quadros, estrutura narrativa simples e leitura rápida. Tal formato é ideal para circulação em redes sociais e foi assim que Blue, o personagem, começou; muito antes de existir em forma impressa, Blue conquistou dezenas de milhares de leitores através de meios digitais. Gatos são memes poderosos.

Esse texto vem de um lugar privilegiado: Paulo Kielwagen é meu primo, e era meu vizinho quando adotou o gato Blue e o transformou em personagem. Conheço também os gatos que inspiraram os outros personagens da série. Acompanhei de perto o desenvolvimento de ambos os Blues e assisti a transformação de vida em arte. Essa publicação, que é resultado de anos desse processo, consolida o sucesso de Blue e, sobretudo, o talento de seu autor. Tenho, como certeza, que ele continuará transformando vida em arte, e que muitas outras publicações como essa virão. Vida longa ao Blue, aos gatos que o inspiraram e aos bichanos em geral!

Jefferson Kielwagen

A vida imita a arteAA vviivv ddiii aaddd iimmii iittiii aattt aa aarrtteettt iimmiiii iittiiii aatttt aa vviiddiiii aadddd ......

Como começou

9

10

11

Blue - Ano 1

12

13

14

15

16

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

PREVIEWVEJA MAIS EM WWW.BLUEEOSGATOS.COM.BR

Splinter Comicsww w. splinter .com.b r

Gatos causam reações extremas nos seres humanos. Uma delas é fazer tiras em quadrinhos para expurgar

todo o "mal" que essa relação de amor/ódio que temos com nossos mestres. Mestres? Sim, ou você acha que é realmente o dono daquele felino que

arranha seu sofá? Já pensou no quanto ser um gato pode ser chato, por ter de viver diante de um humano indisciplinado, incapaz de servir-lhe ração ou limpar a

caixa de areia decentemente? Blue vive assim. Normalmente felino, irritantemente genioso e, claro

fofo, como todo gato tem de ser.

José AguiarAutor das tiras Folheteen e Nada Com Coisa Alguma