paul strand - mariana limberger

21
Mariana Limberger Iluminação 2014/1 Curso Superior de Tecnologia em Fotografia Fernando Pires

Upload: mariana-limberger

Post on 19-Jul-2015

239 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Paul strand - Mariana Limberger

Mariana Limberger

Iluminação 2014/1Curso Superior de Tecnologia em Fotografia

Fernando Pires

Page 2: Paul strand - Mariana Limberger

Paul Strand

Page 3: Paul strand - Mariana Limberger

Natural de Nova York, nasceu em 16 de Outubro de 1890 e veio a falecer em 31 de março de 1976, fotógrafo modernista do século 20 e um dos principais responsáveis por fazer a

fotografia ser vista de alguma maneira como arte.

Page 4: Paul strand - Mariana Limberger

Na adolescência Strand era um estudante do renomado fotógrafo Lewis Hine na EthicalCulture Fieldston Escola. Foi graças a Escola que o mesmo visitou pela primeira vez a 291 galeria de arte operado por Stieglitz e Edward Steichen- onde exposições de trabalho por visão de futuro fotógrafos e pintores modernistas moveria Strand levar seu hobby de fotografia mais a sério. Parte desse trabalho inicial, como o conhecido "Wall Street", experimentou formais abstrações (influenciando, entre outros, Edward Hopper e sua visão urbanos idiossincráticos). Outras obras de Strand refletem seu interesse em utilizar a câmera como uma ferramenta para a reforma social. Ele foi um dos fundadores do Foto League , uma associação de fotógrafos que defendiam usando sua arte para promover causas sociais e políticas.

Page 5: Paul strand - Mariana Limberger

Em Em 1915, seu mentor Stieglitz criticou a suavidade gráfica de suas fotografias, fazendo com que os próximos dois anos representassem uma dramática mudança em sua técnica. A partir daí, passou a fotografar três principais temas: movimento na cidade, abstrações e retratos de rua. Na época, Nova Iorque aglomerava-se de pedestres, carruagens e automóveis, protagonistas do intenso fluxo de modernização e mudança que caracterizava o período e inspirava, também, artistas como Karl Struss e John Marin. Sem a pretensão de mostrar a alma da metrópole, Strand começou estruturando suas imagens de forma lenta, geralmente com um único assunto, como é visto em From the El (1915). Depois, aumentou a complexidade e o ritmo de suas composições até chegar no centro do movimento e das multidões.

Page 6: Paul strand - Mariana Limberger

Durante anos Strand nutriu o desejo de fazer retratos dos frequentadores dos parques e ruas de Nova Iorque sem a consciência de estarem sendo fotografados — o que remete a um dos últimos projetos de Walker Evans. Se Evans fez fotos desses personagens no metrô, Strandalmejava fotografá-los no lugar onde escolheram viver. Para fazê-lo, partiu para Five Points, o coração das favelas imigrantes do Lower East Side, portando uma câmera com lentes falsas. A operação era difícil e enervante, mas tornava possível clicar os personagens em potencial despercebidos. Muitos desses assuntos eram figuras clássicas do período: lavadeiras irlandesas, valentões barbudos, judeus patriarcas. Como Lewis Hine, Strand estava coletando evidências pungentes da pobreza entre as culturas que enchiam a metrópole. Por tratarem a condição humana no contexto urbano e moderno, essas fotografias foram consideradas um novo tipo de retrato: uma alternativa subversiva ao glamour das imagens feitas em estúdio.

Page 7: Paul strand - Mariana Limberger

Cinema

Em parceria com Charles Sheeler, Strand se esforçou em descrever o constante movimento de sua cidade natal no curta-metragem Manhatta (1920), mas foi nos anos 1930 que passou a se envolver de forma mais profunda com o cinema, em especial documentários.

Page 8: Paul strand - Mariana Limberger

Fotos de Paul Strand

Page 9: Paul strand - Mariana Limberger
Page 10: Paul strand - Mariana Limberger
Page 11: Paul strand - Mariana Limberger
Page 12: Paul strand - Mariana Limberger
Page 13: Paul strand - Mariana Limberger
Page 14: Paul strand - Mariana Limberger
Page 15: Paul strand - Mariana Limberger
Page 16: Paul strand - Mariana Limberger
Page 17: Paul strand - Mariana Limberger
Page 18: Paul strand - Mariana Limberger
Page 19: Paul strand - Mariana Limberger

Autorretrato

Page 20: Paul strand - Mariana Limberger

Fonte: http://www.infopedia.pt/$paul-strandhttp://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Strandhttp://www.museusegall.org.br/mlsItem.asp?sSume=21&sItem=238http://paratyemfoco.com/blog/2012/08/a-poetica-fotografica-de-paul-strand-por-juan-esteves/

Page 21: Paul strand - Mariana Limberger