patrimonio mundial

5
Património Mundial Trabalho realizado por: Miguel Samagaio; Manuel Monteiro, Adilson Mendes.

Upload: daryldj

Post on 06-Aug-2015

960 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Patrimonio mundial

Património Mundial

Trabalho realizado por: Miguel Samagaio; Manuel Monteiro, Adilson Mendes.

Page 2: Patrimonio mundial

É importante preservar o património cultural que é deixado pelas civilizações anteriores a nossa porque esta revela quem nós fomos e quem somos neste momento. O patrimonio cultural é a identidade de um povo e de uma cultura. Ao preservar o passado é possivel ver de que forma evoluimos, e também ajuda nos a resolver problemas do presente.

Page 3: Patrimonio mundial

Os factores que levam a UNESCO a declarar uma cidade “patrimonio da humanidade” são:ser um exemplo de um tipo de edifício ou conjunto arquitetónico, tecnológico ou de paisagem, que ilustre significativos estágios da história humana;conter fenómenos naturais excepcionais ou áreas de beleza natural e estética de excepcional importância;ser um exemplo destacado de um estabelecimento humano tradicional ou do uso da terra, que seja representativo de uma cultura (ou várias), especialmente quando se torna(am) vulnerável(veis) sob o impacto de uma mudança irreversível;ser um exemplo excepcional representativo de diferentes estágios da história da Terra, incluindo o registro da vida e dos processos geológicos no desenvolvimento das formas terrestres ou de elementos geomórficos ou fisiográficos importantes;

Page 4: Patrimonio mundial

Sim, a cidade do Porto. O Porto possui uma vasta história de grande relevo para a humanidade e para confirmar essa história podemos ver variadíssimos monumentos pela cidade. O Centro Histórico do Porto constitui uma paisagem urbana de grande valor estético que testemunha um desenvolvimento urbano que remonta às épocas Romana, Medieval e dos Almadas (século XVIII). A sua ocupação humana, de acordo com o indiciado pelos vestígios arqueológicos existentes, remonta ao século VIII A.C. A riqueza e a diversidade da arquitectura civil do Centro Histórico traduzem não só os valores culturais de épocas sucessivas: Romana, Gótica, Renascentista, Barroca, Neoclássica e Moderna como também a sua perfeita adaptação à estrutura social e geográfica da cidade, apresentando, desta forma, uma relação estável e coerente com o ambiente urbano e natural. Como cidade e como construção do ser humano esta cidade constitui uma obra prima a ser preservada o mais tempo possível.

Page 5: Patrimonio mundial

A politica de identidade de cada país é conhecida através da sua propria cultura. O mundo actual, atravessa uma nova fase conhecida como “globalização”, no qual todas as comunidades interagem entre si.Este facto leva a perda de uma identidade definida pelos bens de uma cultura (materiais ou imateriais), isto acontece quando culturas diferentes interagem criando uma diferente. A globalização leva a perda de costumes, tradições, língua, entre outros. Podemos dar como exemplo a entrada de expressões idiomáticas de outros países que os jovens de hoje usam diariamente, tipo “whatever, know how, ok, F*** you, etc”. Isto revela que cada vez mais a globalização leva nos a deixar de ser portugueses para sermos cidadãos do mundo. De salientar que a globalização cada vez mais beneficia os países mais desenvolvidos e mais fortes economicamente e prejudica todos os outros.