pastoral o desafio de ser igreja s · os primeiros templos cris- ... nos últimos 11 anos, os...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA Pastoral O desafio de ser igreja S er igreja é um grande desafio, mas só podemos compreender sua dimensão quando entendemos o que significa de fato ser igreja. Não é incomum confundirmos templo com igreja, até porque usu- almente chamamos o templo de igreja. Quase ninguém diz “Vamos ao templo”. O comum é dizer “Vamos à igreja”, referindo-se ao espaço físico. Embora chamemos o templo de igreja, trata-se de duas coisas diferentes, pois templo é o lugar onde a igreja se reúne. Os primeiros templos cris- tãos só foram construídos a partir do século III. Portanto, a igreja surgiu bem antes dos templos. Por essa pequena confusão e por outros tantos desgastes ao longo do tempo e da história, o verdadeiro significado do que é ser igreja foi se perdendo. Ser igreja, corpo de Cristo, pressupõe serviço, desprendimento, compro- misso e unidade. Quando o apóstolo Paulo usa a ilustração do corpo para exemplificar o que é a igreja, fica muito claro que os membros do corpo estão obrigatoriamente ligados a ele, fazem parte dele. Por isso, para que um grupo de pessoas possa ser chamado de igreja é necessário muito mais do que ir uma vez por semana ao templo. Sendo assim, grandes espaços físicos em que multidões se reúnem para cultuar não são propriamen- te igrejas, mas pessoas cultuando. Um grupo desses só passa a ser igreja quando seus membros sofrem com os que so- frem e se alegram com os que se alegram (1 Co. 12:26). Quando olhamos para a igreja como uma comunidade, e não como um espaço de reunião, ser igreja tor- na-se um grande desa- fio, pois buscar viver em comum+unidade não é fácil. Em meio a tantas ideias, vonta- BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 409 • 18 DE MARÇO DE 2012

Upload: votruc

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral O desafio de ser igreja S · Os primeiros templos cris- ... nos últimos 11 anos, os “infiéis ... nesse dia da semana os pastores não dão expe-diente na igreja nem fazem

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

O desafio de ser igreja

Ser igreja é um grande desafio, mas só podemos compreender sua dimensão quando entendemos o que significa de fato ser igreja. Não é incomum confundirmos templo com igreja, até porque usu-

almente chamamos o templo de igreja. Quase ninguém diz “Vamos ao templo”. O comum é dizer “Vamos à igreja”, referindo-se ao espaço físico. Embora chamemos o templo de igreja, trata-se de duas coisas diferentes, pois templo é o lugar onde a igreja se reúne. Os primeiros templos cris-tãos só foram construídos a partir do século III. Portanto, a igreja surgiu bem antes dos templos. Por essa pequena confusão e por outros tantos desgastes ao longo do tempo e da história, o verdadeiro significado do que é ser igreja foi se perdendo.

Ser igreja, corpo de Cristo, pressupõe serviço, desprendimento, compro-misso e unidade. Quando o apóstolo Paulo usa a ilustração do corpo para exemplificar o que é a igreja, fica muito claro que os membros do corpo estão obrigatoriamente ligados a ele, fazem parte dele. Por isso, para que um grupo de pessoas possa ser chamado de igreja é necessário muito mais do que ir uma vez por semana ao templo. Sendo assim, grandes espaços físicos em que multidões se reúnem para cultuar não são propriamen-te igrejas, mas pessoas cultuando. Um grupo desses só passa a ser igreja quando seus membros sofrem com os que so-frem e se alegram com os que se alegram (1 Co. 12:26).

Quando olhamos para a igreja como uma comunidade, e não como um espaço de reunião, ser igreja tor-na-se um grande desa-fio, pois buscar viver em comum+unidade não é fácil. Em meio a tantas ideias, vonta-

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 409 • 18 DE MARÇO DE 2012

Page 2: Pastoral O desafio de ser igreja S · Os primeiros templos cris- ... nos últimos 11 anos, os “infiéis ... nesse dia da semana os pastores não dão expe-diente na igreja nem fazem

des e expectativas diferentes, só é possível ser igreja pela graça e mi-sericórdia de Deus. Mas também temos de fazer nossa parte para que isso seja possível. Nesse sentido, o mesmo apóstolo Paulo orienta a igre-ja em Éfeso: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”. (Ef. 4:1-3).

É necessário que haja esforço de nossa parte para que a igreja, essa co-munidade que é o corpo de Cristo, seja uma realidade. Não é fácil li-dar com pessoas difíceis, não é fácil trabalhar em conjunto com pessoas que divergem de nós, não é fácil abrir mão da nossa vontade pessoal em prol da coletiva. E não podemos fantasiar sobre a verdadeira realidade do que é ser igreja. Contudo, quando permitimos que a graça e a mise-ricórdia de Deus moldem nossas vidas para assim conseguirmos cami-nhar juntos, o efeito disso sobre o mundo é muito grande, pois aqueles que não crêem em Jesus só irão crer quando olharem para a igreja e vi-rem nela unidade (Jo. 17:21).

Que o Espírito Santo de Deus continue a nos capacitar para sermos cada vez mais um reflexo vivo da ação con-ciliadora e regeneradora de Jesus Cristo neste mundo.

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago Valentin

Palavras BíblicasNesta edição, inauguramos uma se-ção sobre a história e a importân-cia teológica de algumas palavras e expressões bíblicas, de acordo com o Rev. e Prof. Tércio Machado Si-queira, um estudioso do Antigo Tes-tamento e de sua terminologia. A ideia é apresentar vocábulos da Bí-blia no seu significado original, em aramaico e hebraico, a fim de en-tendermos corretamente o seu sen-tido bíblico para podermos inter-pretá-los e aplicá-los em nossa vida. São expressões relacionadas a alimen-tos, animais, plantas, culto, família, tradição e uma série de outros temas que constam nas Escrituras.

FigoO figo, no hebraico te nah, é uma árvore nativa de todo o Antigo Orien-te Médio, especialmente da terra de Canaã. A figueira faz parte do gru-

Page 3: Pastoral O desafio de ser igreja S · Os primeiros templos cris- ... nos últimos 11 anos, os “infiéis ... nesse dia da semana os pastores não dão expe-diente na igreja nem fazem

po de árvores abençoadas por Deus (Dt. 8:8). A produção de figo, em Canaã, está atestada nos antigos documentos egípcios. Assim, não é sur-presa que os espias, enviados por Moisés, tenham trazido uvas, figos e romãs para o povo acampado no deserto de Parã (Nm. 13:23). A impor-tância do figo para a economia do povo bíblico é enorme: ele era usa-do como alimento e como medicamento para curar infecções da pele (2 Rs. 20:7; Is. 38:21).

Teologicamente falando, o uso do figo e da figueira é muito rico. Eis al-guns exemplos: a destruição das figueiras é comparada, por Jeremias, a uma calamidade econômica (Jr. 5:17). Vários profetas compararam a destruição da figueira à punição divina pela quebra da Aliança (Jr. 8: 13). A consequência do desaparecimento dessa árvore seria a invasão de ini-migos, de gafanhotos, de desastres naturais (Is. 34:3; Jr. 4:9; Jl. 1:7 e 12; Hc. 3:17; Ag. 2:19).

Por outro lado, Joel compara a recuperação da economia à revitalização das figueiras (Jl. 2:22). A Bíblia fala da figueira principalmente na forma de parábola: na reação do movimento anti-rei (Jz. 9:7-15) e na tarefa de animar os exilados (Jr. 24:1-10; 29:17), como símbolo de paz e prosperi-dade (1 Rs. 4:25; 2 Rs. 18:31; Mq. 4:4; Ag. 2:19; Zc. 3:10), e diante de imi-nentes desastres nacionais (Jr. 5:17; 8:13; Os. 2:12; Am. 4:9).

Extraído do livro “Tirando o Pó das Palavras”, de Tércio Machado Siqueira.Atualidade

O cristianismo ainda é a fé que mais cresce no mundoPor dia, 60 mil pessoas se tornam evan-gélicas no mundo, segundo o estudo anual da Status of Global Missions (Es-tado das Missões Globais), do Internatio-nal Bulletin of Missionary Research, que é mantido por cristãos missionários. Essa estatística faz dos evangélicos o segmen-to de fé que mais cresce.

Segundo o estudo, o número de ateus e não religiosos diminui a cada dia. Especificamente, neste milênio (de 2000 a 2011), a categoria “não religiosa” perde cerca de 700 adeptos por dia, en-quanto os “ateus” perdem 300. Ou seja, nos últimos 11 anos, os “infiéis” per-deram 2,7 milhões de adeptos e os ateus, 1,37 milhão.

Depois dos evangélicos, vem o catolicismo, que aumenta 34 mil pessoas por dia. No Islã nascem 79 mil fiéis diariamente e no Hinduísmo, 37 mil.

Comparando esses números com os de 1970 (em plena revolução sexu-al no Ocidente e ateísmo comunista na Europa), percebe-se que, em 41

Page 4: Pastoral O desafio de ser igreja S · Os primeiros templos cris- ... nos últimos 11 anos, os “infiéis ... nesse dia da semana os pastores não dão expe-diente na igreja nem fazem

anos, o ateísmo perdeu 28 milhões de adeptos. Por outro lado, pessoas que se denominam “não religiosas” cresceram mais de 100 milhões. De-vido à queda dos regimes comunistas, muitos que antes se declaravam ateus agora dizem apenas ser “não-religiosos”. Da mesma forma, na Chi-na, no Vietnã e em outros países comunistas, muitos preferem dizer que são “não religiosos” em vez de ateus.

Portanto, no século XXI, o número de ateus irá diminuir, enquanto as religiões continuarão crescendo. Isso inclui a recuperação do judaísmo (15,1 milhões em 1970 e menos de 14 milhões em 2000), que agora tem 14,9 milhões de membros.

Estima-se que ainda há no mundo 2 bilhões de pessoas que nunca ouvi-ram a mensagem do evangelho de forma clara. Outros 2,68 bilhões já ou-viram falar ou conhecem um pouco, mas não são cristãos.

O cristianismo, com todas as suas variantes, soma 2,3 bilhões de pesso-as, aumentando 94 mil pessoas por dia (entre protestantes, católicos e ortodoxos).

O islamismo, com quase 1,58 bilhão de adeptos, cresce a uma taxa de 79 mil fiéis por dia.

O hinduísmo conta hoje com 952 milhões de adeptos e aumenta em 37 mil a cada dia.

O budismo tem 468 milhões de fiéis, somando mais 13,8 mil por dia.

O taoísmo chinês e o confucionismo já reúnem 457 milhões, ganhando 9,3 mil seguidores por dia.

As religiões étnicas totalizam 269 milhões de seguidores, aumentando cerca de 9 mil por dia.

Entre os cristãosA Igreja Católica totaliza 1,160 bilhão de fiéis, de acordo com o estudo, ganhando mais 34 mil novos adeptos por dia.

As igrejas protestantes (incluindo os anglicanos) totalizam 1,125 bilhão de fiéis no mundo.

O total de pentecostais é 612 milhões, crescendo 37 mil por dia.

Os protestantes “tradicionais” são 426 milhões, acrescendo 20 mil por dia.

Os anglicanos, principalmente da África e da Ásia, totalizam 87 milhões, com mais 3 mil se unindo a eles a cada dia.

Finalmente, as igrejas ortodoxas possuem 271 milhões de seguidores, ga-nhando apenas 5 mil por dia.

Extraído do site http://3re.metodista.org.br/.

Page 5: Pastoral O desafio de ser igreja S · Os primeiros templos cris- ... nos últimos 11 anos, os “infiéis ... nesse dia da semana os pastores não dão expe-diente na igreja nem fazem

Avisos

Aniversário da nossa igrejaNeste mês, estamos completando 59 anos de vida e missão metodista na Fregue-sia do Ó. Nossa igreja estará em festa durante todo o mês, para agradecermos por tudo o que Deus tem feito em nós e por meio de nós. Confira os pregadores que participarão da programação especial de aniversário:

18/3 Bispo José Carlos Peres, presidente da 3ª. Região Eclesiástica25/3 Rev. Marcos Antônio Garcia, da Catedral Metodista de São Paulo

LembreteSe você sabe ou tem alguma dúvida sobre valores em aberto com o Projeto Cons-truindo com Arte procure a Eizel ou o Pr. Tiago. O projeto tem como objetivo au-xiliar na ampliação de nosso templo.Ensaio de PáscoaA preparação para a Páscoa já começou e o Ministério Infantil pede a colabora-ção dos pais para que tragam as crianças aos ensaios.Folga pastoralQueremos lembrar a todos(as) que a folga pastoral não é mais às segundas-feiras, e sim às quartas-feiras. Portanto, nesse dia da semana os pastores não dão expe-diente na igreja nem fazem atendimentos ou visitas.Dê um passo de fé: seja dizimista!“[Jesus] disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazo-filácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.” (Mc. 12:41-44) Para tornar-se um dizimista regular, solicite o envelope apropriado ao irmão Weslley. Assuma esse compromisso com Deus ainda hoje!“Casados para Sempre”O Ministério da Família está oferecendo aos casais de nossa igreja uma nova edi-ção do curso “Casados para Sempre”, que terá início no dia 1º. de abril, no horá-rio da Escola Dominical. Quem tiver interesse em participar do curso deve pro-curar a Fernanda ou o Emerson.

Aniversariantes20/3 Elísio Amaral Silva e Márcia Helena Botelho Silva21/3 Deborah Juliana dos Santos Zacara e Roberta Carli Nogueira

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde de Bruno Estrozi, do Sr. Davi, da D. Herodias Dias da Sil-

va e de Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba);

Page 6: Pastoral O desafio de ser igreja S · Os primeiros templos cris- ... nos últimos 11 anos, os “infiéis ... nesse dia da semana os pastores não dão expe-diente na igreja nem fazem

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª FEira 4ª FEira 6ª FEira domingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouhttp://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

• Por Rosimeire e família (irmã da Roseli de Brito);• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michely;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pelo Acampamento da Mocidade;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (18/3) PRÓX. DOMINGO (25/3)

FECHAMENTO DA IGREJA Beth Zé Fenner

INTERCESSÃO Roberto/Cida Manoel/Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Dinho Murilo

MINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Edna Não haverá atividade

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bia Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Pra. Laura Pr. Tiago/Silas

PREGADOR(A) Bispo José Carlos Peres Rev. Marcos Garcia