parte 1 - dm · a n o material parte 1 material do professor e n s i n o f u n d a m e n t al - an...

2
A n o MATERIAL Parte 1 MATERIAL DO PROFESSOR E N SIN O F U N D A M E N T A L - A N O S FIN AIS 2ª Lição – Aula 1 – A HONESTIDADE QUE VAI ALÉM DAS CONVENIÊNCIAS Olá, galera! Como estão? Hoje vamos fazer uma reflexão bacana sobre Honestidade. Para tornar nossa reflexão ainda mais divertida e interessante, vamos ler a história a seguir: “Um homem tinha 12 filhos e precisava sair da casa onde morava e alugar outra, mas não conseguia, por causa da filharada. Quan- do ele dizia que tinha 12 filhos, ninguém queria alugar porque to- dos acreditavam que muitas crianças juntas poderiam destruir a casa. O pobre homem não sabia mentir, portanto tinha que falar para todos que perguntassem que tinha 12 filhos! Ele estava ficando desesperado, o prazo para se mudar estava se esgotando. Foi quando teve uma ideia: mandou a mulher ir passear no cemi- tério com 11 dos filhos. Pegou o filho que sobrou e foi ver casas jun- to com o agente imobiliário. Gostou de uma e o agente pergun- tou quantos filhos ele tinha. Ele respondeu que tinha 12. Então o agente perguntou assustado: - Mas doze é muita criança! Onde estão os outros? E ele respondeu, com um ar muito triste: - Estão no cemitério, junto com a mãezinha deles... E foi assim que ele conseguiu alugar uma casa sem mentir.” A inteligência faz a diferença! Não é necessário mentir, basta escolher as palavras certas.

Upload: others

Post on 07-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Parte 1 - DM · a n o material parte 1 material do professor e n s i n o f u n d a m e n t al - an osfin is capa_nc_p1_professor.indd 1 02/08/2019 09:35:12 2ª lição – aula 1

An

o

MATERIAL Parte 1

MATERIAL DO PROFESSORMATERIAL DO PROFESSOR

ENS

INOFU

NDAMEN

TAL -

ANOS FINAIS

CAPA_NC_P1_PROFESSOR.indd 1 02/08/2019 09:35:12

2ª Lição – Aula 1 – A HONESTIDADE QUE VAI ALÉM DAS CONVENIÊNCIAS

Olá, galera! Como estão?

Hoje vamos fazer uma refl exão bacana sobre Honestidade.

Para tornar nossa refl exão ainda mais divertida e interessante, vamos ler a história a seguir:

“Um homem tinha 12 fi lhos e precisava sair da casa onde morava e alugar outra, mas não conseguia, por causa da fi lharada. Quan-do ele dizia que tinha 12 fi lhos, ninguém queria alugar porque to-dos acreditavam que muitas crianças juntas poderiam destruir a casa. O pobre homem não sabia mentir, portanto tinha que falar para todos que perguntassem que tinha 12 fi lhos! Ele estava fi cando desesperado, o prazo para se mudar estava se esgotando. Foi quando teve uma ideia: mandou a mulher ir passear no cemi-tério com 11 dos fi lhos. Pegou o fi lho que sobrou e foi ver casas jun-to com o agente imobiliário. Gostou de uma e o agente pergun-tou quantos fi lhos ele tinha. Ele respondeu que tinha 12. Então o agente perguntou assustado: - Mas doze é muita criança! Onde estão os outros? E ele respondeu, com um ar muito triste: - Estão no cemitério, junto com a mãezinha deles... E foi assim que ele conseguiu alugar uma casa sem mentir.”

A inteligência faz a diferença! Não é necessário mentir, basta escolher as palavras certas.

Page 2: Parte 1 - DM · a n o material parte 1 material do professor e n s i n o f u n d a m e n t al - an osfin is capa_nc_p1_professor.indd 1 02/08/2019 09:35:12 2ª lição – aula 1

An

o

a. Aparentemente a piada induz as pessoas a não falarem mentiras, mas será que a estratégia utilizada é honesta?

b. É possível ser desonesto mesmo falando a verdade? Como? c. O texto aborda o famoso “jeitinho brasileiro”. Esse jeitinho, que já se tornou cultural, é uma atitude esperada por alguém que respeita a si e ao outro?

d. Na história, existe a refl exão de que “a inteligência faz a diferença”. A atitude do homem em “omitir” de propósito foi atitude socialmente inteli-gente? Por quê?

Segundo a mãe de João, personagem da história da 2ª Lição do material “O Eu no Comando da Mente”, “...às vezes fazer a coisa certa nos traz um preço a pagar...”. O que você acha dessa frase? Como essa realidade se faz presente na história que vimos acima?

Às vezes encontramos muitas justifi cativas para não contarmos a verdade. Nesses momentos, como encontrar o melhor caminho para agir correta-mente?

Você já vivenciou alguma situação parecida com essa, na qual precisou questionar sua honestidade? Conte como foi.