parlatório - número 6

5
Universidade Federal de Roraima Ano II - Número 6 Fevereiro 2015 /ufrroficial ufrr.br [email protected] Campi mais confortáveis Na edição anterior, falamos sobre o projeto Andar na Sombra, que prevê, em sua primeira fase, a construção de 1200 metros de passarelas sobre o calçamento dos campi possibilitando mais conforto aos pedestres que transitam pelos campi da UFRR. Mas não é só isso! Outras ações estão sendo postas em prática visando a segurança e o bem estar da comunidade acadêmica. Outra maneira eficiente de proteger a comunidade do sol e da chuva ao caminhar pela universidade é o plantio de árvores. Há dois meses, a Proinfra, em parceria com os Correios arborizou os blocos VI e VII no campus Paricarana. Assim como o professor Linoberg Almeida, Perfil do Servidor desta edição, que efetuou o plantio de mudas no estacionamento dos blocões. Novas plantações de árvores estão sendo planejados para 2015. Sinalização – De acordo com o professor Silvestre Nóbrega, diretor de obras e fiscalização, está programada para o segundo semestre de 2015, a troca da sinalização dos prédios e das ruas da UFRR. A nova sinalização terá o objetivo é melhorar o endereçamento dos prédios da instituição e a localização dos visitantes dentro da Universidade.

Upload: universidade-federal-de-roraima-ufrr

Post on 08-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal digital dos servidores da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

TRANSCRIPT

Page 1: Parlatório - número 6

I

Universidade Federal de Roraima Ano II - Número 6

Fevereiro 2015

/ufrroficial

[email protected]

Campi mais confortáveis

Na edição anterior, falamos sobre o projeto Andar na Sombra, que prevê, em sua primeira fase, a construção de 1200 metros de passarelas sobre o calçamento dos campi possibilitando mais conforto aos pedestres que transitam pelos campi da UFRR. Mas não é só isso! Outras ações estão sendo postas em prática visando a segurança e o bem estar da comunidade acadêmica.

Outra maneira eficiente de proteger a comunidade do sol e da chuva ao caminhar pela universidade é o plantio de árvores. Há dois meses, a Proinfra, em parceria com os Correios arborizou os blocos VI e VII no campus Paricarana. Assim como o professor Linoberg Almeida, Perfil do Servidor desta edição, que efetuou o plantio de mudas no estacionamento dos blocões. Novas plantações de árvores estão sendo planejados para 2015.

Sinalização – De acordo com o professor Silvestre Nóbrega, diretor de obras e fiscalização, está programada para o segundo semestre de 2015, a troca da sinalização dos prédios e das ruas da UFRR. A nova sinalização terá o objetivo é melhorar o endereçamento dos prédios da instituição e a localização dos visitantes dentro da Universidade.

Page 2: Parlatório - número 6

2

Uma vaga como professor na UFRR trouxe o brasiliense Libonerg Almeida, 38, até Roraima. Desde de 2005 na instituição, ele já ministrou aulas nos cursos de Ciências Sociais, História, Psicologia, Direito, Comunicação Social e Contabilidade. Almeida também já foi chefe de departamento e coordenador do curso de Ciências Sociais e há sete anos coordena uma especialização em segurança pública.

Atualmente, como diretor de Centro de Ciências Humanas (CCH), Linoberg também é conhecido pelo seu interesse na arborização dos espaços da Universidade Federal de Roraima. Desde 2012, o professor já plantou 268 mudas de plantas, em locais como CCH, estacionamento dos blocos VI e VII e Insikiran.

“Eu tenho uma visão sobre uma universidade parque ou universidade jardim, onde as pessoas se envolvem-se melhor com o espaço universitário, se elas não o enxergando apenas como local de estudo ou trabalho, mas também de convivência, um grande espaço de convivência”, explicou Linoberg.

O professor vê nas parcerias com pessoas de fora da UFRR e também a adesão da comunidade acadêmica fatores que colaboraram para que a ideia de universidade jardim florescesse.

“A convivência muda, alteram os hábitos, o jeito das pessoas sorrirem. Antigamente ninguém sentava nos bancos dos corredores do CCH, hoje as pessoas sentam próximo às plantas, tiram fotos, postam no Instagram. Isso ajuda a mudar a relação entre pessoas e o espaço. O que era um hobby, virou experiência de campo”, afirmou.

Perfil do Servidor

Universidade Federal de Roraima Ano II - Número 6- Fevereiro 2015

Linoberg Almeida,professor

/ufrroficial

Page 3: Parlatório - número 6

IdiomasAs matrículas para os cursos de idiomas do Núcleo de Línguas Estrangeiras (Nucele) encerram nesta sexta-feira (27). São oferecidas vagas para aulas de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim e Português para Estrangeiros em vários níveis, dos mais básicos aos avançados.

Os servidores da UFRR têm desconto de 30% na matrícula. As inscrições dos iniciantes e veteranos serão realizadas pelo site sis.nucele.ufrr/nucele. As aulas iniciam nos dias 16, 17 e 18 de março de 2015. Para mais informações acesse o edital no site do Nucele.

Cédula CO DARH também lançou uma lista de servidores, que devem comparecer ao setor de Folha de Pagamento, para emissão da cédula C atualizada. A lista está disponível na página do DARH.

Recadastramento de servidoresA Diretoria de Administração de Recursos Humanos (DARH) está convocando todos os servidores, professores efetivos, técnicos administrativos, substitutos e visitantes, para apresentar a documentação de atualização cadastral. O recadastramento ocorre até o dia 20 de março.

A documentação pode ser digitalizada e enviada para o e-mail [email protected]. Os servidores também podem cadastrar seus dependentes no sistema SIGRH. A lista de documentos e as orientações para cadastro de dependentes podem ser acessadas pelo site: http://progesp.ufrr.br/.

3

Gestão CulturalEstão abertas, até 6 de março, as inscrições do processo seletivo para preenchimento de 60 vagas de alu-nos no curso de Extensão em Gestão Cultural. O edital está disponível na página da Pró-reitoria de Assun-tos Estudantis e Extensão (Prae).

O curso é uma parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e visa promover a formação de gestores pú-blicos, conselheiros e agentes culturais, focando a implantação e a consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em Roraima. Além disso, servirá para desenvolver competências e habilidades para gestão de políticas, programas e projetos que valorizem a cultura local e regional.

A inscrição é gratuita e poderá ser feita escrevendo para [email protected]. No edital é possível checar a documentação solicitada. A UFRR vai ofertar a cada encontro um auxílio financeiro para subsidiar o deslocamento, estadia, alimentação e traslado dos cursistas que residem fora de Boa Vista-RR.

Fique por DentroUniversidade Federal de Roraima Ano II - Número 6- Fevereiro 2015

/ufrroficial

Page 4: Parlatório - número 6

/ufrroficial 4

AntenadoUniversidade Federal de Roraima Ano II - Número 6- Fevereiro 2015

A playlist desta semana foi elaborada pelo coordenador do curso de música, professor Jefferson Tiago de Souza. Seu estilo é bem diversificado. Vale a pena conferir:

O professor Parmênio Citó (Prae) escolheu o livro ‘24 contos de F. Scott Fitzgerald’ que, como descreveu: “dá a oportunidade de, além de desfrutar da bela escrita do autor, que narra

estórias de americanos na famosa Era do Jazz, nos anos 20, conhecer traços de sua personalidade”. A seleção e tradução dos contos é de Ruy Castro.

Sinopse: Ambientados em Nova York, Paris, Suíça ou na Riviera, os contos acompanham a juventude dourada americana da década de 20 no seu vaivém entre o Velho e o Novo Mundo; adentram a década seguinte, marcada pelo crash de 1929; e terminam na Califórnia, pouco antes da Segunda Guerra, onde o autor, falido e depauperado, tentava a sorte em Hollywood. Homens bonitos e frágeis, moças petulantes de cabelo à la garçonne, milionários chucros dando gafes em Paris, bêbados e ingênuos de todo tipo povoam as festas, hotéis, praias e mansões dos contos de Fitzgerald. A atmosfera luminosa de despreocupação e opulência dos contos serve de pano de fundo para histórias de perda; da beleza, do dinheiro, da dignidade.

Carlos Pereira Tavares (DARH), pós-graduado em Recursos Humanos, trabalha na UFRR desde junho de 2012 e indica o longa ‘Deus não está morto’. “Trata de um assunto muito discutido no âmbito universitário. Vale a pena assistir e constatar que Deus não está morto!”, afirma.

Sinopse: Quando o jovem Josh Wheaton (Shane Harper) entra na universidade, ele conhece um arrogante professor de filosofia (Kevin Sorbo) que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus. Começa uma batalha entre os dois homens, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista - até se afastar das pessoas mais importantes para eles.

• Game of Thrones - Ramin Djawadi

• Concerto in Sol minore per 2 violoncelli, RV 531 - Antonio Vivaldi

• Skyfall - Adele• Bom - Pequena Morte• No Rancho Fundo -

Chitãozinho & Xororó

Page 5: Parlatório - número 6

/ufrroficial

Nós da UFRRUniversidade Federal de Roraima Ano II - Número 6- Fevereiro 2015

5

Laudelina Cruz, tradutora da UFRR, em frente à Kent State Library (EUA), numa das folgas das aulas do mestrado em Ensino da Língua Inglesa como segunda língua

A professora Vângela Moraes (Comunicação Social) e seu marido, Damião Marques, curtiram as férias na praia de Tabatinga (PB)

Os jornalistas Otacílio Gabriel e Raísa Carvalho, o operador de áudio Carlos Camacho e as bolsistas Landara Medeiros e Paola Carvalho comemoraram um ano de veiculação do programa Rock&História na Rádio Universitária 95,9 FM

Os servidores da Biblioteca Central prepararam uma surpresa para os aniversariantes do setor deste mês, Elton e Josilene

Joane Gonçalvez, secretária executiva na Proplan, e a sua filhota Laura

O professor Thomé Bayma Oestreicher (Relações Internacionais) foi um dos felizes aprovados no vestibular para Artes Visuais

Participe!Envie sua foto para o e-mail informativo.

[email protected]