parlatório - número 05

5
Universidade Federal de Roraima Ano II - Número 5 Fevereiro 2015 /ufrroficial ufrr.br [email protected] Projeto Andar na Sombra: comunidade protegida do sol e chuva Em breve, andar ou pedalar pelas calçadas dos três campi da UFRR será uma atividade bem mais confortável. A Pró-Reitoria de Infraestrutura da Universidade Federal de Roraima pretende, no segundo semestre de 2015, dar início ao projeto “Andar na Sombra”, que prevê, em sua primeira fase, a construção de 1200 metros de passarelas sobre o calçamento dos campi. De acordo com o pró-reitor em exercício, Silvestre Nóbrega, está sendo definido o modelo de passarela a ser utilizado no projeto. O objetivo da Proinfra é encontrar um padrão que harmonize com a paisagem arquitetônica, arborização, rede lógica e elétrica da instituição. Silvestre informou ainda que as passarelas serão colocadas em locais onde foi detectada grande movimentação de pedestres e ciclistas, como as entradas das avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes, Capitão Ene Garcez e Venezuela, no campus Paricarana; parada de ônibus até o bloco do CCA, no Cauamé; e quadra de esportes até o centro de laboratórios no campus Murupu. Nóbrega ressaltou que um dos principais intuitos da ação é facilitar o deslocamento da comunidade nos dias de chuva. “Esse é um anseio antigo, mas é uma ação que necessita de um grande planejamento. Por isso, temos trabalhado bastante para entregar um resultado bem feito”, afirmou o pró-reitor.

Upload: universidade-federal-de-roraima-ufrr

Post on 07-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal digital dos servidores da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

TRANSCRIPT

Page 1: Parlatório - número 05

I

Universidade Federal de Roraima Ano II - Número 5

Fevereiro 2015

/ufrroficial

[email protected]

Projeto Andar na Sombra: comunidade protegida do sol e chuvaEm breve, andar ou pedalar pelas calçadas dos três campi da UFRR será uma atividade bem mais confortável. A Pró-Reitoria de Infraestrutura da Universidade Federal de Roraima pretende, no segundo semestre de 2015, dar início ao projeto “Andar na Sombra”, que prevê, em sua primeira fase, a construção de 1200 metros de passarelas sobre o calçamento dos campi.

De acordo com o pró-reitor em exercício, Silvestre Nóbrega, está sendo definido o modelo de passarela a ser utilizado no projeto. O objetivo da Proinfra é encontrar um padrão que harmonize com a paisagem arquitetônica, arborização, rede lógica e elétrica da instituição.

Silvestre informou ainda que as passarelas serão colocadas em locais onde foi detectada grande movimentação de pedestres e ciclistas, como as entradas das avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes, Capitão Ene Garcez e Venezuela, no campus Paricarana; parada de ônibus até o bloco do CCA, no Cauamé; e quadra de esportes até o centro de laboratórios no campus Murupu.

Nóbrega ressaltou que um dos principais intuitos da ação é facilitar o deslocamento da comunidade nos dias de chuva. “Esse é um anseio antigo, mas é uma ação que necessita de um grande planejamento. Por isso, temos trabalhado bastante para entregar um resultado bem feito”, afirmou o pró-reitor.

Page 2: Parlatório - número 05

2

Planejar ações de qualidade de vida para os servidores da Universidade Federal de Roraima, sejam elas ligadas à saúde e à prática de atividade física, como também entretenimento

ou sustentabilidade. Essa é a função na UFRR da piauiense criada em Roraima, Marta Llancafilo, 27 anos.

Trabalhando há cinco anos na instituição, desde 2012 ela é coordenadora de qualidade de vida da Universidade. Além

de propor atividades para os funcionários, a profissional de educação física também mostra como levar uma vida saudável e sustentável. Marta é uma das servidoras que

vem de bicicleta para a UFRR e tem motivado outras pessoas a usarem o meio de transporte.

“Desde sempre eu andei de bicicleta. Quando cheguei na UFRR, apenas eu e o seu João usávamos a bicicleta. Agora

a gente vê os professores vindo de bicicleta, servidores novos pedalando. A gente chega na DTI e vê várias

estacionadas lá. Vários amigos meus estão comprando, pedindo dicas. É possível ver esse aumento e eu sinto que

pude colaborar com esse processo”, afirmou Marta.

Integrante voluntária da organização não governamental ‘Bike Anjo’, Marta também ensina servidores e pessoas de

fora da Universidade a andar de bicicleta.

Se você quer aprender a andar de bike ou integrar a equipe de voluntários da Ong Bike Anjo, acesse o site

www.bikeanjo.org.

Perfil do Servidor

Universidade Federal de Roraima Ano II - Número 5 - Fevereiro 2015

Marta Llancafilo,coordenadora de

qualidade de vida

/ufrroficial

Page 3: Parlatório - número 05

UFRR e Você: Orquestra Universitária de RoraimaOs servidores da UFRR que tocam instrumentos como violino, viola, contrabaixo acústico, flauta, clarinete, saxofone, trompete e outros instrumentos sinfônicos, podem fazer parte da Orquestra Universitária de Roraima, regida pelo maestro Carlos Morais.

O grupo é um dos projetos geridos pela Coordenação de Cultura da UFRR, existe desde 2012 e conta atualmente com 27 participantes, entre bolsistas, acadêmicos e voluntários, ligados ou não a universidade. Os servidores da instituição podem integrar a orquestra como voluntários, para tanto basta entrar em contato com a Ccult, por meio do telefone: 3621-3166, ou com o próprio maestro, pelo telefone: 9916-2063. Os ensaios ocorrem aos sábados pela manhã.

3

Férias Fique atento ao novo sistema de solicitação de férias SIG-RH.

Para ter acesso, é necessário criar o e-mail institucional e se cadastrar no sitio da UFRR ou na DTI. Após realizada a solicitação de férias, não esqueça de comunicar ao chefe da unidade para homologação dentro do prazo, que em geral é até o dia 10 de cada mês.

Nova rede socialDesde a edição anterior, o Parlatório está disponível para acesso e download no ISSU (www.issuu.com/

ufrroficial), a mais nova rede social administrada pela Coordenadoria de Comunicação. Também serão disponibilizados o UFRR Informa, os calendários institucionais, o álbum fotográfico em comemoração aos 25 anos da UFRR e outros produtos da CoordCom.

Atividade físicaQue tal iniciar o ano com mudanças de hábito, incluindo a atividade física na rotina? Pode ser uma simples corrida ou ginástica. Os benefícios são vários, como o controle do peso, a melhora do condicionamento físico e a prevenção de doenças cardíacas.

Na UFRR, a Coordenação de Atenção à Qualidade de Vida do Servidor iniciou em fevereiro atividades de grupo de corrida e

aulas de ginastica. Os treinos do grupo de corrida são feitos nas vias do campus Paricarana, com dois encontros semanais: às terças e quintas-feiras, das 6h às 7h.

As aulas de ginástica acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 18h30, no pátio do CDS. São realizados exercícios de alongamento, condicionamento cardiorrespiratório, coordenação motora, tonificação muscular e dança. Informações sobre as inscrições: (95) 3623-4665 ou [email protected].

Fique por DentroUniversidade Federal de Roraima Ano II - Número 5 - Fevereiro 2015

/ufrroficial

Page 4: Parlatório - número 05

/ufrroficial 4

AntenadoUniversidade Federal de Roraima Ano II - Número 5 - Fevereiro 2015

Hudson da Silveira Santos faz parte da UFRR como assistente Administrativo na Diretoria de Adminis-tração desde setembro do ano passado. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Hudson man-dou bem e enviou sua playlist:

Rodrigo Feltran trabalha na UFRR desde 2006 como professor no departamento de Zootecnia do CCA e é responsável pelo Laboratório de Zoologia Aplicada. Ele indicou o livro O Andar do Bêbado, de Leonard Mlodinow, que “faz uma abordagem sobre o papel da aleatoriedade em nossa vida e como ela é negligenciada por nós. O livro utiliza uma abordagem com base na filosofia, matemática e física em um contexto voltado a divulgação científica”, relatou Feltran.

Sinopse: O Andar do Bêbado explica por que as pessoas apresentam tanta dificuldade em aceitar o acaso e compreendê-lo. Ele defende que não estamos preparados para lidar com o acaso e muitas vezes tomamos decisões erradas por ignorá-lo, apoiados na ilusão de controle. Num tom irreverente, o autor costura casos emblemáticos a teorias matemáticas, citando pesquisas e exemplos presentes em todos os âmbitos da vida, do mercado financeiro aos esportes, de Hollywood à medicina.

Fátima Costa é bibliotecária no campus Murupu. A colega foi apro-vada e classificada em 1º lugar no concurso de 2012. Iniciou suas ativida-des na Biblioteca Central e, em 20 de novembro de 2013 foi para a Biblioteca do campus Murupu. Ela

indica o documentário A Marcha dos Pinguins. Confira a sinopse:

A cada inverno na Antár-tida, o local mais inabi-tável da Terra, milhares de pinguins imperadores abandonam a segurança do oceano e sobem para a terra congelada, na intenção de iniciar uma longa jornada rumo o interior. Em fila indiana, os pinguins marcham para

o terreno de reprodução tradicional da espé-cie. As fêmeas permanecem no local apenas o tempo necessário para a procriação, iniciando logo após sua viagem de retorno através de 200 quilômetros de gelo rumo ao mar cheio de pei-xes. Os imperadores machos permanecem para guardar e chocar os ovos. Após 4 meses os ovos começam a se partir e os filhotes a nascer.

• Boyz II Men - I Will Get There;• Boyz II Men - On Bended Knee• Leonardo Gonçalves - Livre Sou• Luiz Claudio - Onde houver Fé

Page 5: Parlatório - número 05

/ufrroficial

Nós da UFRRUniversidade Federal de Roraima Ano II - Número 5 - Fevereiro 2015

5

A competente turma do Derca em ritmo de matrículas de calouros e veteranos: Maria José, Everson, Karina, Acácia, Hellen, Georgyna e Goreth

O professor Rafael Oliveira, falecido no dia 5 de fevereiro, tinha o dom de agregar pessoas ao seu redor. Na foto, ele está com a equipe da Fundação Ajuri e os atores da Cia Sete Belos, em um dos eventos promovidos por meio do selo Ajuri Cultural, criado por Rafael. Deixou saudades e exemplo de competência!

Autor do livro de contos Sem Grandes Delongas, o jornalista da CoordCom, Edgar Borges, convida a comunidade a adquirir a obra na Livraria da UFRR

Um dos destinos mais frequente de servidores da UFRR, o Monte Roraima recebeu em janeiro Shayene Seabra (Crint), Raisa Saron (acadêmica de Medicina) e Rebeca Alencar (NRTU)

Rafael Oliveira

Participe!Envie sua foto para o e-mail informativo.

[email protected]