parlatório - número 03

5
Universidade Federal de Roraima Ano II - Número 3 Janeiro 2015 /ufrroficial ufrr.br [email protected] Investimento em infraestrutura: condições mais adequadas de trabalho A comunidade da Universidade Federal de Roraima (UFRR) terá muitas novidades no primeiro semestre de 2015 com a conclusão de diversas ações de melhoria da infraestrutura nos campi Paricarana, Cauamé e Mu- rupu. As obras vão possibilar maior qualidade de vida e condições mais adequadas de trabalho e estudo para técnicos, professores e alunos. Os investimentos atendem à demanda da instituição, que acomoda atualmente mais de oito mil alunos, 571 professores e 320 técnicos administrativos De acordo com dados da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra/UFRR), serão entregues à comunidade no pri- meiro semestre as seguintes obras: blocos de salas de aula dos cursos de Medicina, Direito e Música, bloco de salas para professores, reforma do Centro de Ciências Agrárias (CCA), adequações na academia da UFRR e o laboratório de Física, além da piscina semiolímpica localizada no Colégio de Aplicação. No campus Murupu serão entregues o Centro Agropecuário, a Clínica Veterinária de pequenos e grandes ani- mais, a garagem e o almoxarifado. Olá! Já escolhemos o nome do informativo do servidor e es- tamos trabalhando no layout. Em breve você verá a nova cara do nosso jornal digital. Agradecemos todas as suges- tões enviadas para o nosso e-mail. Continue colaborando com envio de material para [email protected]. Equipe CoordCom/UFRR

Upload: universidade-federal-de-roraima-ufrr

Post on 07-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal digital dos servidores da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

TRANSCRIPT

Page 1: Parlatório - número 03

Universidade Federal de Roraima Ano II - Número 3

Janeiro 2015

/ufrroficial

[email protected]

Investimento em infraestrutura: condições mais adequadas de trabalho

A comunidade da Universidade Federal de Roraima (UFRR) terá muitas novidades no primeiro semestre de 2015 com a conclusão de diversas ações de melhoria da infraestrutura nos campi Paricarana, Cauamé e Mu-rupu. As obras vão possibilar maior qualidade de vida e condições mais adequadas de trabalho e estudo para técnicos, professores e alunos.

Os investimentos atendem à demanda da instituição, que acomoda atualmente mais de oito mil alunos, 571 professores e 320 técnicos administrativos

De acordo com dados da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra/UFRR), serão entregues à comunidade no pri-meiro semestre as seguintes obras: blocos de salas de aula dos cursos de Medicina, Direito e Música, bloco de salas para professores, reforma do Centro de Ciências Agrárias (CCA), adequações na academia da UFRR e o laboratório de Física, além da piscina semiolímpica localizada no Colégio de Aplicação.

No campus Murupu serão entregues o Centro Agropecuário, a Clínica Veterinária de pequenos e grandes ani-mais, a garagem e o almoxarifado.

Olá!Já escolhemos o nome do

informativo do servidor e es-tamos trabalhando no layout.

Em breve você verá a nova cara do nosso jornal digital.

Agradecemos todas as suges-tões enviadas para o nosso

e-mail. Continue colaborando com envio de material para [email protected].

Equipe CoordCom/UFRR

Page 2: Parlatório - número 03

2

Perfil do Servidor

UFRR e Você: Atendimento Psicológico

Universidade Federal de Roraima Ano II - Número 3 - Janeiro 2015

/ufrroficial

A paixão pelos desenhos e animações despertou em Marcelo Matos a vontade de aprender mais sobre informática, formando-se Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Com a profis-são, ele passou no concurso da UFRR e trabalha na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) desde 2009, na área de redes e internet.

Marcelo é o contato técnico dos servidores da UFRR, monitorando as redes interna e exter-na da instituição. Mas além da ocupação diária na DTI, ele aproveita seus dias de folga para realizar outro tipo de trabalho: o voluntário. Integrante da ONG Pirilampos, ele utiliza outro hobbie, a fotografia, para registrar o trabalho do grupo.

A ONG realiza visitas a hospitais e abrigos levando alegria para crianças, adultos e idosos, que estão enfrentando uma situação difícil. Os integrantes, vestidos de palhaços, fazem números de mágica, brincadeiras e bichinhos com balões. Mais informações sobre a ONG podem ser acessadas na página: facebook.com/pirilamposrr.

“Eu gosto muito de fazer as visitas. A família está no hospital passando por uma situação difícil e o período que estamos lá distraindo a criança, a mãe ou o pai, é muito gratificante. Cada visita é única”, conta Marcelo.

Você sabia que desde 2008 os servidores da UFRR têm acesso a atendimento psicológico gratuito? De acordo com a psicóloga da Unidade de Saúde, Arieche Lima, o atendimento disponível aos servidores é psicoterápico, feito semanalmente, em sessões individu-ais, que duram cerca de 50 minutos. O número de sessões varia de acordo com a demanda do usuário. “Trabalhamos com a prevenção do adoecimento psíquico e com o processo de cuidado que envolve um transtorno psíquico já instalado”, explicou.

O atendimento é direcionado a alunos do curso de Psicologia, servi-dores da instituição e seus dependentes a partir da adolescência.

Marcelo MatosTécnico em informática

Caricatura

Pessoas da comunidade acadêmica também podem se consultar, desde que encaminhadas por um médico da Unidade de Saúde da UFRR, localizada no campus Paricarana.

Os interessados em dispor do serviço devem procurar a unidade e se cadastrar na agenda do serviço de psicologia, que fica disponível na recepção. O atendimento é realizado conforme a demanda.

Conforme Arieche, o principal objetivo da UFRR ao prestar esse aten-dimento é elevar a qualidade de vida do servidor e o bem-estar da comunidade acadêmica.

Page 3: Parlatório - número 03

3

Envie propostas para o Mais Cultura nas Universidades

Os ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC) prorrogaram o prazo de inscrição no edital Mais Cul-tura nas Universidades para o dia 23 de março de 2015. Com isso, o recebimento das propostas para com-por o Plano de Cultura da UFRR também foi prorrogado para o dia 4 de março.

Os interessados em enviar propostas para compor o Plano Institucional devem baixar o formulário de propos-ta e demais documentos necessários, disponíveis na página http://prae.ufrr.br/.

O edital Mais Cultura nas Universidades busca promover a criação de um plano de cultura nas universidades, de modo a desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural.

Sorteio de brindes

A Coordenadoria de Comunica-ção iniciou este ano uma série de sorteios nas redes sociais da UFRR. Entre os brindes estão livros publicados pela Editora UFRR, camisetas, calendários, broches e outros produtos da instituição.Participar dos sorteios é bem simples: basta curtir a página da UFRR no Facebook ou seguir no Twitter. Os eventos também se-rão publicados no site da UFRR. Acesse nossas redes:

/ufrroficial

NotíciasUniversidade Federal de Roraima Ano II - Número 3 - Janeiro 2015

/ufrroficial

Academia da UFRR: novidades para 2015Além da tradicional musculação e das aulas de ginástica, os instrutores da academia prepararam uma novidade para os usuários em 2015. Os servidores que frequentam o local pela manhã terão acesso a um treinamento de corrida, preparando aqueles que desejam participar de provas de corrida ou simples-mente incrementar a caminhada na praça.

Todos os servidores da Universidade, concursados ou terceirizados, podem se matricular e participar das atividades. Para isso, basta apresentar um atestado médico que comprove a aptidão da pessoa em participar das aulas.

Ponto eletrônico – Dica para os servidores

Desde dezembro, o ponto eletrônico está emitindo com-provantes para os servidores. Percebemos que muitos funcionários não estão tendo o cuidado de guardar os papeizinhos. A dica é: cole ou prenda com um clipe em uma folha de papel. O extrato representa uma seguran-ça para o servidor.

Faz extensão?

A PRAE está recebendo artigos e relatos de experiên-cias até o dia 30 de janeiro para compor a edição 2014.2 do Caderno de Extensão. O material deve ser relacionado a ações vinculadas a UFRR desenvolvidas em 2014. Os interessados podem enviar os artigos e relatos de experiência para o e-mail: [email protected].

Page 4: Parlatório - número 03

4

AntenadoUniversidade Federal de Roraima Ano II - Número 3 - Janeiro 2015

/ufrroficial

Fátima Costa iniciou suas atividades na UFRR em 2012 e como é bibliotecária não podia deixar de indicar um livro para leitura. Ela atua na biblioteca do campus Murupu e recomenda a leitura de A menina que roubava livros.

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, porém

surpreendentemente simpática, a Morte. Ao perceber

que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte

afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939

a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista,

perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o

subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal

adota-os em troca de dinheiro. O garoto morre no

trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um

livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina

vai surrupiar ao longo dos anos.

Robert Ramires trabalha há um ano e 5 meses como web master na Editora UFRR. Ele as-sistiu e recomenda o filme A culpa é das Estrelas. Confira a sinopse:

Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimen-tal. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões mui-to diferentes de suas doenças: Hazel preocupa--se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Jun-tos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.

Pepita Fernandes é desenhista e projetista da Proinfra. Ela trabalha há 5 anos na UFRR e indicou uma playlist bastante diversificada:

- Recaídas - Henrique e Juliano- Serpente - Pitty- Aconteceu - Ludov- All About That Bass - Meghan Trainor- Rude - Magic! - Bang Bang - Jessie J, Ariana Grande, Nicki Minaj

Page 5: Parlatório - número 03

Nós da UFRRUniversidade Federal de Roraima Ano II - Número 3 - Janeiro 2015

5/ufrroficial

Camiseta 25 anosElas vestiram a camiseta comemorativa dos 25 anos da UFRR: Elzilene Libório,

da vice-reitoria, Carolina Schueng, Aline Leal e Roseany Carvalho da Proad e

Eloá Coutinho e Mirian Farias, do gabi-nete da Reitoria.

Café da ManhãA equipe da Academia da UFRR e frequentadores do local

participaram de um café da manhã especial no final do ano. Um momento de confraternização entre todos que

suam a camisa na UFRR.

Arquivo geralOs funcionários da Divisão de Arquivo entraram no clima natalino com uma árvore de natal reciclada. Montado com caixas arquivo sem uso, o objeto alegrou o ambiente durante o final do ano. Na foto, estão os servidores Hugo Alt Diniz, Rouse Ferreira, Lumárya Gomes, Leandro Salo-mão e a estagiária Cibele Campos.

FériasEweline Monteiro, secretária executiva da PRPPG, curtiu as férias nos Estados

Unidos e nos enviou uma foto na frente do Castelo da Cinderela, no fantástico

mundo da Disney, em Orlando.

Lançamento de livrosMeyre Joyce, Dalila Lemos, Maria Solidade, Maria das Graças

e Parmênio Citó durante lançamento do terceiro volume dos Cadernos de Extensão, do livro Centro de Formação em Eco-nomia Solidária na Amazônia e do livro Circuito de Experiên-

cias, realizado em dezembro pela Editora UFRR.

PibidEm dezembro, 25 bolsistas do PIBID/UFRR apresenta-ram trabalhos do V Encontro Nacional das Licenciatu-ras - ENALIC 2014, em Natal-RN, acompanhados pela coordenadora institucional Gersa Maria Mourão, pelas coordenadoras de área Silvana Fortes, Leuda Evangelista e Dayana Soares e pelas professoras supervisoras do en-sino básico Maria Nilda, Maria Vaneide e Maria Meides.