paredes · 4 n paredes movimento sÉnior ciente das necessidades da comunidade, a câmara municipal...

24
BOLETIM DA CÂMARA MUNICIPAL DE PAREDES DISTRIBUIÇÃO GRATUITA N.º 8 / 2016 INFOMAIL Isto parece a Finlândia JORGE SAMPAIO EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGUROU CENTRO ESCOLAR DE CETE E PARADA DE TODEIA Pág. 10 AUTARQUIA APOIA CENTENAS DE IDOSOS MOVIMENTO SÉNIOR Pág. 4

Upload: haduong

Post on 18-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PAREDES

BOLETIM DA CÂMAR A MUNICIPAL DE PAREDES DISTRIBUIÇÃO GRATUITA N.º 8 / 2016INFOMAIL

“Isto parece a Finlândia”

JORGE SAMPAIO

EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGUROU CENTRO ESCOLAR DE CETE E PARADA DE TODEIA

Pág. 10

AUTARQUIA APOIA CENTENAS DE IDOSOS

MOVIMENTO SÉNIOR

Pág. 4

N . º 8 / 2 0 1 6 3P A R E D E S

PAREDES É UM MUNICÍPIO SOLIDÁRIO

Sou Presidente da Câmara Municipal de Paredes há 11 anos, oito deles em severa crise económica nacional e internacional, que foi ainda mais sentida durante os três anos em que Portugal esteve sob resgate da Troika. Esta realidade alterou as regras do financiamento das autarquias a meio do jogo, em claro prejuízo do poder local.

A Câmara de Paredes, porque fez investimentos de vulto, foi particularmente afetada por esta realidade e submetida a um enorme esforço de ajustamento financeiro das contas. Fizemos bem o trabalho de casa, pusemos as contas em dia e estamos de novo em condições de investir no melhoramento da qualidade de vida dos munícipes em todas as áreas.

E digo em todas as áreas porque áreas houve, mesmo no auge da crise, em que a autarquia nunca deixou de investir, e a ação social é disso um bom exemplo. Paredes é um município solidário e os munícipes mais necessitados nunca em momento algum foram esquecidos. Todas as pessoas do concelho que, necessitando, nos tenham pedido auxílio foram atendidas.

São centenas de famílias que todos os anos recebem apoio para pagamento de rendas ou prestações do crédito à habitação, de tratamentos dentários ou de medicamentos. Atribuímos bolsas de estudo a dezenas de alunos das nossas freguesias todos os anos, refeições escolares, transportes escolares, isenções nas piscinas municipais. Mas orgulhamo-nos de ajudar os que precisam e neste particular nunca houve, nem podia haver, crise.

E o orçamento já aprovado para o próximo ano é igualmente solidário, pois, para além de assegurar a concretização do investimento em todos os projetos fundamentais para a população de Paredes, não contempla qualquer redução nos apoios sociais nem nos apoios às instituições do concelho, sobretudo as de solidariedade social.

É um orçamento de preocupação social, atestado na redução do IMI sem deixar de manter os apoios às famílias mais numerosas através do IMI familiar e reforçando ainda os apoios sociais a bombeiros e Cruz Vermelha.

Temos condições para manter a retoma da economia do nosso concelho, consolidada na progressiva redução da taxa de desemprego que depois de ter passado os 23% no pior momento, está agora nos 9,3%, abaixo da média nacional. Mas queremos continuar a baixá-la e ainda agora atraímos mais investimentos importantes para o concelho.

Apostamos assim na competiti-vidade do nosso território, sem nunca deixar de cuidar de quemmais precisa.

Celso FerreiraPresidente da Câmara Municipal de Paredes

“Fizemos bem o trabalho de casa, pusemos as contas em dia e estamos

de novo em condições de investir no melhoramento da qualidade de vida

dos munícipes em todas as áreas.”

SUMÁRIO

FICHA TÉCNICA

Boletim Municipal de ParedesN.º 8 / 2016

PropriedadeMunicípio de ParedesParque José Guilherme4580-130 Paredes

Telefone 255 788 800Fax 255 782 [email protected]

Redação e FotografiaGabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Paredes

ImpressãoEmpresa do Diário do Minho, Lda

Depósito Legal272259/08

Tiragem30.000 exemplares

ContactosGabinete de ComunicaçãoTelefone: 255 788 [email protected]

3 EDITORIAL

4 MAIS DE €11 MILHÕES EM APOIO À POPULAÇÃO SÉNIOR

7 300 IDOSOS NA FESTA DAS VINDIMAS

8 PAREDES HOMENAGEOU DEPUTADOS DO CONCELHO COM MEDALHA DE OURO DO MUNICÍPIO

10 JORGE SAMPAIO INAUGUROU CENTRO ESCOLAR DE CETE E PARADA DE TODEIA

12 PRESIDÊNCIA ABERTA: LOUREDO

14 PRESIDÊNCIA ABERTA: SOBREIRA

16 PRESIDÊNCIA ABERTA: BALTAR

18 EDITAIS E DELIBERAÇÕES MUNICIPAIS

N . º 8 / 2 0 1 64 P A R E D E S

MOVIMENTO SÉNIOR

Ciente das necessidades da comunidade, a Câmara Municipal de Paredes não descura no apoio a dar às diferentes camadas sociais. Disso são exemplo os apoios destinados à população sénior do concelho nos últimos três anos. Até agora foram investidos nos diversos programas

direcionados para a população sénior mais de 11 milhões de euros.

MAIS DE €11 MILHÕES EM APOIO À POPULAÇÃO SÉNIOR

São também diversos os programas culturais e lúdicos dinamizados ao longo do ano, tendo como objetivo promover o convívio e, em alguns casos retomar tradições que, de outra forma, poderiam perder-se. Um dos programas dinamizados, o Movimento Sénior, é dirigido à

população mais idosa do concelho, em estreita parceria com as 16 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Paredes. Com o Movimento Sénior são dinamizadas várias atividades ao longo do ano, desde o Boccia, até às aulas de ginástica,

como aulas de mobilidade física, passando ainda pelas aulas de hidroginástica nas piscinas municipais.

N . º 8 / 2 0 1 6 5P A R E D E S

PAREDES ASSINALOU O DIA MUNDIAL DO SORRISOTambém no âmbito do “Programa Movimento Sénior” assinalou- se o Dia Mundial do Sorriso. Paredes não deixou passar esta data em branco e organizando duas sessões de risoterapia com o “Programa Movimento Sénior”, em pareceria com o CLDS – Horizontes de Inclusão e a colaboração das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, no auditório da Cooperativa Celer, em Rebordosa. Uma iniciativa que juntou quatro centenas de seniores.

A Risoterapia é uma técnica terapêutica que utiliza o riso em prol de benefícios mentais e físicos, podendo contribuir para a redução da tensão arterial e do stress e a nível emocional pode ajudar a diminuir a probabilidade de as pessoas virem a sofrer depressões.

SEMINÁRIO “ENVELHECIMENTO ATIVO” JUNTA 300 SENIORESPreocupada com a qualidade de vida dos seniores do concelho, a Câmara Municipal de Paredes organizou um seminário subordinado ao tema “Envelhecimento Ativo”.

O encontro, que juntou 300 pessoas na Casa da Cultura de Paredes, foi organizado em colaboração com o CLDS “Horizontes de Inclusão”.

A iniciativa ficou marcada pela vertente solidária. Todos os participantes levaram bens alimentares que, posteriormente, foram encaminhados para instituições sociais.

MAIS DE 500 IDOSOS DESFILARAM NAS MARCHAS DE S. JOÃOMais de 500 seniores de todas as IPSS’s do concelho de Paredes participaram nas tradicionais Marchas de São João que decorreram, este ano, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Baltar.

Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Paredes, através do pelouro do Desporto, em parceria com o Centro Social e Paroquial de Baltar.

DIA DOS AVÓS JUNTOU MAIS DE MIL PESSOAS NO PARQUE DA CIDADECerca de mil seniores de todas as freguesias de Paredes e de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social assinalaram o Dia dos Avós com muitas atividades no Parque da Cidade.

Foi mais uma iniciativa desenvolvida em prol do convívio e da qualidade de vida da população mais velha do concelho.

MAIS DE 3 MIL IDOSOS PARTICIPAM NAS ATIVIDADES

As atividades do Movimento Sénior são mais do que meras aulas, estimulando-se o aperfeiçoamento nas modalidades, como o Boccia, tornando possível a participação dos seniores paredense em diversos torneios regionais e no próprio Campeonato Nacional.

O Pelouro do Desporto, ainda no âmbito do programa Movimento Sénior, em parceria com as associações locais, desenvolve várias atividades lúdicas. A mais recente, de um calendário intenso de iniciativas dinamizadas ao longo do ano, foi a Desfolhada, realizada em parceria com o Centro Social e Paroquial de Recarei, que juntou mais de 250 idosos em Recarei para revisitar uma das tradições agrícolas mais antigas de Portugal. Uma tarde de convívio que se iniciou com a receção de todos os idosos oriundos das 13 IPSS que participaram na tradicional desfolhada. Poucos dias antes, juntaram-se em Bitarães, três centenas de seniores para fazer a

Festa das Vindimas, numa atividade organizada pela Câmara Municipal de Paredes, através do programa Movimento Sénior, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento de Lordelo e o Centro Social de Cete. Mais uma actividade cujo objetivo do Município é promover o convívio, mas sobretudo aumentar os laços de amizade e cooperação entre as IPSS s do concelho.

Entre o lavar dos cestos das Vindimas e a Desfolhada comemorou-se o Dia Internacional do Idoso, numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Paredes, juntando-se no Parque da Cidade 1.300 seniores.

O “Encontro Entre Nós” é outra das apostas do Município de Paredes no que à população sénior diz respeito. De caráter anual, o Encontro Entre Nós realiza-se em Junho e visa proporcionar momentos de convívio, partilha de experiências e lazer à população sénior do concelho, combatendo a solidão, dando ao mesmo tempo oportunidade aos participantes de conhecer o país.

Este ano o destino foi o Santuário de S. Bento da Porta Aberta, no Gerês, para onde viajaram mais de 3.000 seniores de todas as freguesias, num total de seis visitas.Movimento Sénior 2016

N . º 8 / 2 0 1 66 P A R E D E S

INICIATIVA DO PROGRAMA MOVIMENTO SÉNIOR NO PARQUE DAS MERENDAS EM RECAREI

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO ASSINALADO NO PARQUE DA CIDADE DE PAREDES

CÂMARA DE PAREDES JUNTA IDOSOS EM DESFOLHADA

1.500 SENIORES CONVIVEM EM AMBIENTE FESTIVO

A Câmara Municipal de Paredes, no âmbito do programa Movimento Sénior, em parceria com o Centro Social e Paroquial de Recarei, organizou uma Desfolhada para os idosos das IPPS do Concelho.

O Dia Internacional do Idoso foi assinalado com a realização de um conjunto de atividades no Parque da Cidade de Paredes, numa iniciativa conjunta da Santa Casa da Misericórdia de Paredes e da Câmara Municipal de Paredes, através do Pelouro do Desporto.

A tarde de convívio iniciou-se com a receção de todos os idosos oriundos 13 das IPSS’s que participaram nesta ini-ciativa, seguindo-se a desfolhada com animação musical.

A iniciativa terminou com a entrega de lembranças às IPSS´s e o já tradicional lanche e baile para todos os participantes.

“Saúdo todas as IPSS’s aqui presentes e aproveito esta oportunidade para

louvar o trabalho que desenvolvem em prol dos seus utentes e que através do Movimento Sénior tornam o Concelho de Paredes mais dinâmico. Depois de revisitar as vindimas, recuperamos a tradição da Desfolhada”, salientou Hermínia Moreira, Vereadora do Pelouro de Ação Social da Câmara Municipal de Paredes.

Mais de 250 idosos juntaram-se em Recarei para revisitar uma das tradições agrícolas mais antigas de Portugal com a recriação de uma desfolhada.

A jornada começou com uma caminhada matinal para os cerca de 1.500 idosos de todas as freguesias de Paredes, sendo depois celebrada uma missa campal, pelos padres das paróquias do concelho.

Seguiu-se o almoço convívio, findo o qual e antes da música e do bailarico que animaram toda a tarde dos convivas, houve tempo para os discursos oficiais dos responsáveis da Santa Casa da Misericórdia de Paredes e da Câmara Municipal de Paredes.

Cândido Barbosa, vereador do Pelouro do Desporto e responsável pelo projeto Movimento Sénior, foi o primeiro a dirigir-se aos seniores de Paredes: “Quero em primeiro lugar agradecer muito especialmente ao senhor Provedor e à Santa Casa da Misericórdia de Paredes e dizer que a alegria que vejo estampada nos vossos rostos é contagiante e só ela chegava para justificar esta iniciativa. O Movimento Sénior tem vindo a crescer porque vocês querem estar junto da Câmara e nós estamos à vossa inteira disposição. Bem hajam”.

Ilídio Meireles falou em seguida. “A Misericórdia de Paredes orgulha-se de poder organizar este evento, que só é possível graças às associações, às juntas de freguesia e à Câmara Municipal de Paredes. Só é possível porque temos um pessoal extraordinário. Muito obrigado a todos os colaboradores das IPSS do nosso concelho. Finalmente, e porque os últimos são os mais importantes, obrigado a vocês, idosos de Paredes, que podem gozar hoje dos prazeres da reforma com qualidade graças ao trabalho destas instituições”, disse o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paredes.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1991 e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é dar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

N . º 8 / 2 0 1 6 7P A R E D E S

NA QUINTA D’ ALÉM EM BITARÃES

300 IDOSOS NA FESTA DAS VINDIMAS

Através do Programa Movimento Sénior, em parceria com as IPSS, Associação para o Desenvolvimento de Lordelo e o Centro

Social de Cête, a Câmara Municipal de Paredes organizou a Festa das Vindimas na Quinta d’Além, em Bitarães.

Esta foi mais uma atividade que pretende aumentar os laços de amizade e cooperação entre as IPSS’s do Concelho de Paredes.

A tarde de convívio iniciou-se com a colheita das uvas por parte das 13 instituições presentes: Casa do Povo de Bitarães, Santa Casa da Misericórdia de Paredes, Centro Social e Paroquial de Baltar, Centro Social de Cete, Centro Social e Paroquial de Recarei, APDIS – Associação Para o Desenvolvimento Integral da Sobreira, Obra de assistência Social da Freguesia de Sobrosa, Associação de Desenvolvimento de Duas Igrejas, ADIL – Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo, Centro Sócio-Educativo da Parteira, ADR – Associação Para

“Tenho de salientar o esforço de todas as IPSS´s e do Movimento

Sénior em participar e desenvolver os vários eventos ao longo do ano.

Hoje é uma oportunidade para revisitar a tradição das vindimas”,

salienta Hermínia Moreira, Vereadora do Pelouro

de Ação Social da Câmara Municipal de Paredes.

“A vindima é uma das tradições que temos na nossa cultura e hoje é mais uma oportunidade para o convívio entre as instituições de solidariedade social do Concelho

de Paredes”, reforça Cândido Barbosa, Vereador do Pelouro do Desporto da

Câmara Municipal de Paredes.

o Desenvolvimento de Rebordosa, Centro Social e Paroquial de Vilela e Centro Social e Paroquial de S.Miguel de Gandra.

A animação musical ficou a cargo do Grupo de Cavaquinhos e Cantares de Paço de Sousa e terminou com o já tradicional baile e lanche para os 300 idosos participantes.

N . º 8 / 2 0 1 68 P A R E D E S

EM SESSÃO SOLENE NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

PAREDES HOMENAGEOU DEPUTADOS DO CONCELHO COM

MEDALHA DE OURO DO MUNICÍPIO

Manuel Moreira, Granja da Fonseca, Maria João Fonseca, Raquel Coelho e Conceição Bessa Ruão, os cinco deputados que representaram o concelho de Paredes na Assembleia da

República desde o 25 de abril de 1974, foram homenageados, a 5 de outubro, pela Câmara Municipal de Paredes. Receberam das mãos do Presidente Celso Ferreira a Medalha de Ouro

do Município, em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O dia foi escolhido pela carga simbólica do 106.º aniversário da Implantação da República.

Para celebrar a República e acima de tudo a Democracia, a Câmara Municipal de Paredes decidiu fazer esta homenagem a todos aqueles que, residindo em Paredes, tiveram assento como deputados na Assembleia da República, precisamente um dos pilares em que assenta a nossa democracia.

Celso Ferreira abriu a sessão. “O con-celho de Paredes é o 27.º de Portugal em população entre os 308 que cons-tituem o território nacional. É um con-celho grande e é de justiça que tenha representantes na Assembleia da Re-pública. Todos os partidos têm de ter consciência de que Paredes tem de ter representação parlamentar. Faço o apelo a que os líderes dos partidos locais tenham candidatos em lugares elegíveis nas listas para deputados”, fez questão de realçar.

“Estamos aqui para honrar os home-nageados. Nunca esqueceram que, sendo eleitos pelo círculo do Porto, a sua agenda era a da terra. Não será

nunca a disciplina parlamentar que nos fará deixar de defender Paredes. Estes homenageados representaram a República no órgão mais importante, a Assembleia do Povo, a Assembleia da República. Viva Portugal, viva Pare-des!”, concluiu o edil.

Manuel Moreira, o primeiro Deputado por Paredes, foi o primeiro a receber a Medalha de Ouro do Município. “Foi há 36 anos, tempos em que tudo era mais lento e mais difícil. Mas lá se conseguiu representar o concelho e é importante que as comunidades sejam represen-tadas, porque estão mais próximas de um poder que pode mais. Agradeço esta homenagem, especialmente ao Sr.

Presidente da Câmara, Dr. Celso Ferrei-ra, pela lembrança que tem tido pelas pessoas da comunidade”, enalteceu.

Granja da Fonseca foi o homenageado seguinte. “Agradeço esta lembrança e a data não poderia ser melhor. Quero também dizer à minha família que lhes agradeço todo o apoio. E não escondo o orgulho em dizer que tenho um irmão que foi 12 anos Deputado à Assembleia da República e também a minha filha mais velha, que contribuiu para a ele-vação a cidade de três freguesias do concelho de Paredes: Gandra, Lordelo e Rebordosa”, referiu com orgulho.

N . º 8 / 2 0 1 6 9P A R E D E S

E foi precisamente a filha, Maria João Fonseca, a receber em seguida a Medalha de Ouro de Município de Paredes, ela que foi a primeira mulher eleita para a Assembleia da República pelo concelho. “Agradeço ao Senhor Presidente da Câmara esta homenagem por ter sido deputada em representação de Paredes na Assembleia da

República. Lembro-me de todas as segundas-feiras em que estive no Gabinete do Deputado para ouvir e ajudar cada Paredense nos seus problemas. Contudo, não posso deixar de mencionar que o auge da minha participação como Deputada foi ter sido relatora e ter apresentado, em Plenário, o Parecer da Comissão de Execução Orçamental sobre a Proposta de Orçamento de Estado para 2004. E tenho também a agradecer aos meus pais os valores que me transmitiram… de liberdade democrática, de luta pela Paz, de saber respeitar e de admirar os homens e mulheres que lutaram pela democracia representativa como Francisco Sá Carneiro”, afirmou.

Seguiu-se Raquel Coelho: “As pessoas têm características. De coragem ou cobardia, de desprezo ou virtude... E são estas características que definem quem representa. Foi aqui, neste palco (Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes), porque a vida é uma representação, que fiz tarimba. Percorri por 12 anos a minha vida política. Na Assembleia da República, percorri outros corredores e abracei outros desafios. Pela defesa que fiz da terra e da educação à qual dediquei a minha vida, sobretudo à educação

especial, é por isso que estamos aqui hoje. E por isso, as minhas palavras de agradecimento a Celso Ferreira, neste dia tão simbólico e adequado. Por ter pautado o seu mandato por uma marca consistente de agradecimento a todos os que se distinguiram em Paredes. E à minha família, hoje aqui toda junta pela primeira vez na minha vida pública, os meus agradecimentos”.

A cronologia ditou que Conceição Bessa Ruão fosse a última homena-geada. Começou o seu discurso por recordar um momento da história do PSD com valor simbólico para os paredenses: “O primeiro aniver-sário do PSD foi celebrado em Paredes, aqui em frente à Câmara, junto à coluna da Praça José Guilherme, na companhia de Francisco Sá Carneiro e com um bolo de coco comprado num supermercado local e que comemos aos pedaços”. Falou depois do seu percurso parlamentar e terminou a agradecer a homenagem.

Finda a Sessão Solene, os convidados posaram para uma fotografia que registou o momento para a posteridade nas escadas do edifício da Câmara Municipal de Paredes.

SOBRE OS HOMENAGEADOS

Manuel MoreiraManuel Moreira nasceu em Rebordosa, a 11 de Setembro 1943, e foi o primeiro Deputado à Assembleia da República eleito por Paredes, pela Aliança Democrática (PSD, CDS, PPM), na legislatura de 1979 a 1982. Bancário de profissão, desempenhou paralelamente diversos cargos de relevo ao serviço da comunidade, de vereador a vice-presidente e presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa, passando pela vice-presidência da Associação de Futebol do Porto. Esteve ainda ligado à criação dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa e é atualmente o Presidente do Concelho de Administração da cooperativa A Celer.

Granja da FonsecaGranja da Fonseca nasceu a 17 de agosto de 1949, em Fornelos, Santa Marta de Penaguião, e tornou-se, em 1982, já em Paredes, no Chefe de Repartição de Finanças mais novo de Portugal, tornando-se, em 1993,no primeiro Presidente da Câmara eleito pelo PSD no concelho de Paredes, cargo que ocupou durante 12 anos. Foi ainda Presidente do União Sport Club de Paredes e Presidente do Conselho Fiscal do Emaús – Associação de Apoio ao Deficiente Mental de Paredes. Foi o segundo deputado de Paredes à Assembleia da República, eleito em 1999, e é, desde 2005, Presidente da Assembleia Municipal de Paredes.

Maria João Fonseca Maria João Fonseca foi a primeira Deputada por Paredes. Nasceu a 8 de abril de 1972, no Hospital da Régua, e mudou-se com a família para Paredes, em 1983. Licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia do Porto e, a 8 de abril de 2003, foi chamada a apresentar-se no dia seguinte na Assembleia da República para assumir o cargo de Deputada, cargo que exerceu até 2005. Da sua passagem pelo Parlamento, de destacar a participação na Comissão de Trabalho que tornou possível a elevação de Lordelo, Rebordosa e Gandra a cidade; e Baltar, Recarei, Sobreira, Sobrosa e Vilela a vilas. Em 2012, voltou a ser indicada como Deputada, sendo chamada a exercer funções em 2014, altura em que renunciou ao cargo por motivos familiares. É Diretora do Departamento de Desenvolvimento das Atividades Económicas na Câmara Municipal de Paredes, Presidente da Direção do EMAÚS e da Assembleia Geral da Associação Desportiva de Patinagem Artística de Paredes.

Raquel Coelho Raquel Coelho nasceu a 8 de setembro 1958, na freguesia de Miragaia, no Porto. Vive em Cete há 40 anos. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é professora do ensino secundário desde 1981 e integrou a equipa do Departamento Técnico e Pedagógico da Direção Regional de Educação do Norte de 1990 a 1993. Foi Adjunta do Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Paredes de 1994 a 1997, tendo depois ali exercido, de 1998 a 2005, o cargo de vereadora dos Pelouros da Educação, da Juventude e da Cultura. Foi Deputada à Assembleia da República de 2009 a 2011. Está, desde 2006, ligada ao Ensino Superior, na Universidade Portucalense e participa também ativamente na vida associativa e social do concelho de Paredes, onde foi Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários de Cete, apoiando igualmente várias instituições de cariz religioso, cultural e social, em especial na freguesia de Cete.

Conceição Bessa Ruão Conceição Bessa Ruão nasceu a 28 de agosto de 1954, em Paredes. Frequentou o Magistério Primário de Braga, concluindo o curso em 1972. Foi professora na Escola do Magistério Primário de Penafiel durante 17 anos, e depois professora do ensino primário em diversas freguesias do concelho de Paredes. Em julho de 1987, concluiu o curso de Direito, pela Universidade Portucalense, tendo exercido funções de assistente e regente universitária em diversas áreas do Direito. Foi Chefe de Gabinete no primeiro Governo de maioria absoluta de Cavaco Silva e exerceu funções no setor privado como Diretora de Recursos Humanos no Jornal de Notícias, assumindo a coordenação nacional do Grupo Lusomundo e PT Multimédia. Em 2004 integrou a comissão executiva do Instituto Português da Juventude, sendo Vice-Presidente até 2007. Em 2009, voltou ao setor privado industrial até junho de 2011, data em que assumiu as funções de Deputada à Assembleia da República.

N . º 8 / 2 0 1 610 P A R E D E S

JORGE SAMPAIO VISITOU CONCELHO DE PAREDES E INAUGUROU CENTRO ESCOLAR DE CETE E PARADA DE TODEIA

“ISTO PARECE A FINLÂNDIA”Foi com a comparação a um país referência mundial na educação como a Finlândia que o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, definiu o Centro Escolar de Cete e Parada de Todeia, depois da visita guiada às instalações que inaugurou. E que melhor elogio a Câmara Municipal de Paredes poderia receber pela aposta na ambiciosa Carta Educativa começada há 10 anos

e agora concluída, que revolucionou o panorama educativo do concelho de Paredes.

Cumpriu assim uma promessa feita há três anos, depois de alguns adiamen-tos por circunstâncias imponderáveis. “Confesso que tive um dia magnífico”, reconheceu o antigo Presidente da República no discurso efetuado no centro escolar. “Primeiro no golfe e depois a ver as cadeiras do Museu (do Design de Mobiliário de Paredes), que

é extraordinário”, prosseguiu. “Mas confesso que a gente chega aqui e diz: ‘isto parece a Finlândia’. Tudo isto está bem pensado e esta é uma escola ale-gre, que convida ao convívio. É preciso ter bem presente que esta opção foi tomada há 10 anos e não tem resulta-dos imediatos. Foi corajosa. Precisa-mos de políticas estáveis, sobretudo

a Carta Educativa, com planeamento a médio prazo… ou a longo. Não há possibilidade de mudar se não formos ao fundamental e o fundamental era a escola”, enalteceu, louvando a decisão da Câmara Municipal de Paredes e do seu Presidente, Celso Ferreira.

“Eu também sempre disse com con-vicção profunda que o futuro são as escolas. Cada vez é preciso pensar melhor. O fosso gigantesco entre os mais ricos e os mais pobres só diminui com a educação. Parabéns a Paredes pela Carta Educativa, pela opção cor-reta e também por esta escola e pelas outras do concelho”, fez questão de re-conhecer Jorge Sampaio, que começou o discurso a agradecer “ao Gonçalo e à Beatriz”, alunos do Centro Escolar de Cete que apresentaram “de forma bri-lhante” a cerimónia.

Antes falou Celso Ferreira: “Ter aqui hoje o Dr. Jorge Sampaio é um motivo de enorme orgulho. Este é um dia de felicidade, embora a felicidade maior tenha sido quando as crianças vieram para este Centro Escolar. Fazer esco-las é a parte mais fácil da carta educa-tiva. O mais difícil é dar-lhes conteúdo para que sejam uma ferramenta de trabalho que possa produzir resulta-dos na qualidade de vida destas crian-ças quando forem adultos”.

Jorge Sampaio deslocou-se ao concelho de Paredes para inaugurar o Campo de Golfe do Aqueduto, visitar o Museu do Design do Mobiliário de Paredes e inaugurar o Centro Escolar de Cete.

N . º 8 / 2 0 1 6 11P A R E D E S

CAMPO DE GOLFE DO AQUEDUTO TAMBÉM FOI INAUGURADOA visita do antigo Presidente da República a Paredes começara no Campo de Golfe do Aqueduto, que Jorge Sampaio também inaugurou. “Este campo já funciona há três anos, mas nós sabíamos muito bem quem queríamos que o inaugurasse. Nunca tivemos pressa e hoje muito nos honra a presença do Dr. Jorge Sampaio”, realçou Celso Ferreira.

“Sempre defendi a democratização do golfe como escola desportiva e de comportamento, e este Campo de Golfe do Aqueduto é um exemplo nacional. Paredes é certamente o concelho português com mais jovens a praticar golfe e a prática estende-se aos idosos e menos capazes, num exemplo de democracia e inclusão”, disse por seu turno Jorge Sampaio, aludindo às aulas gratuitas aos alunos das escolas de Paredes, aos idosos do Movimento Sénior e às pessoas portadoras de deficiência.

“No ano passado, Paredes teve pela primeira vez resultados escolares acima da média nacional em todas as escolas e isso só foi possível graças a estas novas escolas. É isto que queremos: ter melhores alunos. Não temos de ser um país de doutores e engenheiros, temos de ser um país de gente feliz com as suas opções. Não nos focámos na construção de escolas. Focámo-nos em medidas de inclusão, dando apoios sociais. 85% das crianças de Paredes têm pelo menos um apoio social”, salientou o edil, reforçando: “Fomos pioneiros nas refeições grátis aos alunos do 1.º ciclo e fomos pioneiros nos 12 anos de escolaridade obrigatória”.

António Aguiar, Diretor do Agrupamento de Escolas, abriu a sessão de discursos na cerimónia de inauguração: “Este é um dia feliz para as freguesias de Cete e de Parada de Todeia, porque apesar da contestação inicial, hoje todos reconhecem o acerto da decisão. O município de Paredes tem conseguido realizar projetos, apesar das difíceis condições. A imagem das velhas escolas rapidamente se desvaneceu, dando lugar a estes magníficos centros escolares. Podemos encarar os anos vindouros com mais esperança e determinação”.

Tomás Correia, Presidente da Junta de Freguesia de Cete, falou em seguida: “É para nós um orgulho que este Centro Escolar de Cete e Parada de Todeia seja inaugurado pelo Dr. Jorge Sampaio. Não podíamos estar mais satisfeitos e muito satisfeitos estamos igualmente por estarmos a inaugurar uma escola integrada na aposta sem precedentes na educação de Celso Ferreira enquanto Presidente da Câmara Municipal, que contribuiu para a qualificação da população de Paredes e, em apenas 10 anos, transformar um dos piores concelhos de Portugal em resultados escolares num dos melhores”.

O orador seguinte foi Agostinho Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Parada de Todeia: “Fomos divergentes desta solução, é público. Mas soubemos estabelecer pontes com a comunidade e parcerias com a freguesia de Cete, e agradeço o contributo da Câmara Municipal de Paredes. É por isso que estou aqui. Pelo apoio à integração das nossas crianças e das nossas famílias no centro escolar. Parabéns à Câmara Municipal de Paredes e um agradecimento especial ao Dr. Jorge Sampaio”.

No final da cerimónia, Celso Ferreira entregou a Jorge Sampaio a Chave de Honra do Município de Paredes.

N . º 8 / 2 0 1 612 P A R E D E S

CELSO FERREIRA ESCOLHEU LOUREDO PARA O ARRANQUE DO NOVO CICLO DE PRESIDÊNCIAS ABERTAS

“Quero cumprir todas as promessas”

Foram dois dias em contacto com a população da freguesia, na companhia dos Executivos de Paredes e Louredo, o último liderado pelo Presidente da Junta de Freguesia, José Borges.

Do intenso programa da iniciativa, des-taque para o lançamento da primeira pedra do Parque de Lazer de Miragaia, para a inauguração da Rua de S. Bento e para a assinatura de um protocolo com CESPU para a promoção da saúde oral dos louredenses. “O projeto do parque é a realização de um sonho de todos, que coloca Louredo num patamar de excelência de ordenamento do territó-rio”, realça Celso Ferreira.

Já a renovação por mais dois anos do protocolo com a CESPU permite que todos os louredenses que precisem

de tratamento básico de saúde oral o possam receber naquela instituição de ensino superior. Joaquim Moreira, da direção da CESPU, garantiu isso mesmo, lembrando igualmente que o protocolo pode ser alargado a todas as freguesias do concelho de Paredes que o desejem.

Durante o programa da Presidência Aberta e depois da visita às obras de pavimentação do cemitério de Loure-do e aos fontanários reabilitados na freguesia na gestão de José Borges, foram lançados novos projetos, como o

alargamento e enquadramento da Rua do Sanatório com a Rua de S. Cristó-vão, uma obra muito importante para a freguesia.

Outra obra importante é “a avenida de acesso ao Parque de Lazer de Mi-ragaia, que fica pronta até ao fim do atual mandato e se vai chamar Celso Ferreira”, revela José Borges.

Foram dois dias em contacto com a população da freguesia, na companhia do Executivo de Paredes e de Louredo, liderado pelo Presidente da Junta de Freguesia, José Borges.

P R E S I D Ê N C I A A B E RTA

N . º 8 / 2 0 1 6 13P A R E D E S

O movimento associativo não foi es-quecido, com a visita à obra da Asso-ciação Social e Cultural de Louredo e com a assinatura de protocolos de cedência de instalações de antigas escolas a instituições do concelho. “O movimento associativo em Paredes nunca foi tão forte. As 64 escolas desativadas com a Carta Educativa foram distribuídas por cerca de 80 associações que têm finalmente uma sede”, enaltece o edil de Paredes.

A primeira Presidência Aberta de Celso Ferreira neste novo ciclo terminou, na noite de sábado, com um jantar convívio e uma festa no arraial da freguesia de Louredo, em que o autarca se dirigiu à população. “Aproveito esta iniciativa para apelar ao início deste novo ciclo político e o PSD vai apresentar um candidato fortíssimo. Em Paredes, o caminho é o da social-democracia e o PSD vai voltar a vencer”, assegura Celso Ferreira.

“Estamos a realizar um forte investimento em obras de proximidade por todo o concelho, porque, graças a uma gestão exemplar, voltamos a ter as contas da Câmara em dia. Vivemos tempos difíceis, como todas as famílias e empresas de Portugal, na sequência do resgate financeiro da Troika a que o Governo de outro partido nos obrigou em 2011. Tivemos mesmo de aumentar o IMI para

fazer frente às dificuldades, mas prometemos que o baixaríamos ainda durante este mandato e cumprimos. Os paredenses vão pagar menos 20% de IMI em 2017”, lembra o autarca.

“É essa a minha forma de estar na política, cumprir as promessas. Há quem diga, de forma mal-intenciona-da, que estou agora a investir porque as eleições estão próximas. Não é verdade, eu não sou candidato. Não o faço pelas eleições, faço-o porque prometi e não quero sair da presidên-

cia da Câmara sem cumprir todas as promessas. E graças ao esforço de reajustamento das contas da Câmara vou poder cumpri-las”, assegura Celso Ferreira.

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes promove este novo ciclo de Presidências Abertas para acompan-har a vida política, económica, social e cultural de todas as freguesias do concelho, na lógica de proximidade aos munícipes que sempre defendeu e pra-ticou.

N . º 8 / 2 0 1 614 P A R E D E S

PRESIDÊNCIA ABERTA NA SOBREIRA MUITO BEM SUCEDIDA

CELSO FERREIRA CUMPRIU MAIS UMA ETAPA DA GOVERNAÇÃO

DE PROXIMIDADE

A Presidência Aberta de Celso Ferreira na Sobreira começou com a visita à APDIS, depois da receção à comitiva no Salão Nobre da Junta de Freguesia. O Presidente da Câmara Municipal de Paredes enalteceu

o importante trabalho da instituição em prol da qualidade de vida dos idosos da Sobreira e fez questão de dar os parabéns a Arnaldo Barros. “Não pode estar aqui presente, porque está em casa a recuperar de uma doença, mas a importante obra desta Associação muito a ele se deve”, enalteceu Celso Ferreira, que em seguida visitaria Arnaldo Barros na sua residência, onde recupera de uma Intervenção cirúrgica.

Da APDIS, a comitiva rumou a Castro-mil, para a inauguração da nova sede da Associação São Pedro, no edifício da antiga escola primária, cujas obras de requalificação foram financiadas pela autarquia em 40 mil euros. Ribeiro Soa-res, Presidente da Assembleia Geral, e António Silva, Presidente da Direção da instituição, deram as boas vindas a todos, agradecendo o contributo e o apoio do município.

Por seu turno, João Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia da Sobreira, enalteceu o contributo da autarquia. “Agradeço à Câmara Municipal de Paredes, nas pessoas do senhor Presidente, o Dr. Celso Ferreira, e do senhor vereador Manuel

Fernando Rocha, que souberam responder sempre ao que lhes pedi”, salientou.

Celso Ferreira falou em seguida: “Não olhamos a partidos, olhamos às pessoas e agradecemos o elogio da oposição. É fácil criar polêmica e dar notícia má, difícil é dar notícia boa”, lamentou ainda o autarca, criticando a tendência atual da Comunicação Social para realçar o negativo em detrimento do positivo. O Presidente da Câmara Municipal de Paredes louvou ainda o importante contributo para a Asso-ciação São Pedro de Manuela Ribeiro Soares: “Parabéns à Dr.ª Manuela, que não pode estar aqui presente devido a doença, mas a quem esta instituição tanto deve”.

Seguidamente, e depois da visita à Quinta da Sobreira, com a sua excelen-te oferta vinícola e de turismo rural, a Presidência Aberta passou pela empre-sa Filcor e rumou depois à Escola EB 2,3 da Sobreira.

Finda a reunião de trabalho no esta-belecimento de ensino, Celso Ferreira deslocou-se às instalações da Junta de Freguesia para uma sessão de aten-dimento aos munícipes. Encontrou-se depois com as Instituições da fregue-sia no auditório da Junta e o programa terminaria com uma Noite Cultural no arraial da freguesia.

P R E S I D Ê N C I A A B E RTA

N . º 8 / 2 0 1 6 15P A R E D E S

O dia seguinte começou com a inauguração e bênção da ampliação do Cemitério de Santa Comba. A Câmara de Paredes investiu 40 mil euros nas obras de alargamento, fazendo os muros e o gradeamento e colocando o chapim. Fez ainda os passeios em microcubos e o arranjo do fontanário exterior.

João Gonçalves era um homem grato. “A prova da urgência desta obra está aqui”, disse, apontando para uma campa já na nova ala do recinto. “Agradeço ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Paredes e em particular ao Sr. vereador Manuel Fernando Rocha, que foi inexcedível na colaboração com a Junta de Freguesia para realização desta obra tão importante”, disse ainda ao Presidente da junta de Freguesia da Sobreira.

Seguiu-se a visita à Meia Rampa - Comissão de Festas em Honra de Santa Comba, onde Celso Ferreira garantiu o apoio da autarquia à obra de renovação do edifício da sede da associação. A comitiva rumou em seguida à

Requalificação do Largo da Imaculada Conceição, empreitada em que a Câmara Municipal de Paredes investiu 17 mil euros, antes da visita à casa intervencionada na Rua dos Gaias, que devolveu a dignidade aos moradores.

Foi então tempo para a visita ao Campo de Jogos do Imperial Sport Clube Sobreirense, onde foi assumido o compromisso para a construção do futuro complexo desportivo do clube. O Presidente da Junta, João Gonçalves, negociou o terreno adjacente ao atual campo de jogos, apresentando ao proprietário, António Leão, uma solução elaborada a seu pedido pelo vereador Manuel Fernando Rocha, que permitiu a concretização do projeto.

Os Viveiros de Castromil foram a etapa seguinte da Presidência aberta de Celso Ferreira da Sobreira e a reunião de trabalho não terminaria sem as visitas ao local para ampliação do Parque de Estacionamento da Igreja Nova, à Casa do Povo da Sobreira e às novas instalações da Delegação da Sobreira da Cruz Vermelha Portuguesa.

N . º 8 / 2 0 1 616 P A R E D E S

P R E S I D Ê N C I A A B E RTA

PRESIDÊNCIA ABERTA DE CELSO FERREIRA EM BALTAR COM PROGRAMA MUITO PREENCHIDO

REUNIÃO DE TRABALHOCOM EXCELENTES RESULTADOS

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes escolheu Baltar para a realização da terceira Presidência Aberta deste novo ciclo. Um programa muito intenso, com visitas a bombeiros, empresas, escolas, instituições de solidariedade social e clubes. Houve inaugurações e lançamentos de projetos e realizaram-se ainda reuniões com as forças vivas da freguesia, que expuseram as dificuldades que

enfrentam e para as quais o Executivo camarário apresentou propostas de resolução.

A Presidência Aberta começou com receção no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Baltar, onde a Presidente, Conceição Rosendo, deu as boas vindas a todos. “É com grande honra que ini-cio esta Presidência Aberta. A grande paixão do Senhor Presidente é a edu-cação e também é a minha. Mas nessa área está tudo feito. Outra vertente importante é o ambiente e temos de pensar num parque urbano. A terceira vertente é a juventude, porque com os idosos estamos muito bem e conse-guimos tirar quase todas as pessoas

da solidão. Em relação às obras, está tudo encaminhado e agradeço ao Sr. Presidente e ao senhor vereador Ma-nuel Fernando Rocha, que tem sido um amigo”, salientou Conceição Rosendo.Celso Ferreira respondeu: “A Sr.ª Pre-sidente falou em educação, ambiente e juventude. Eu acrescento atração de investimento e mobilidade. Hoje temos em Baltar uma zona industrial que não é a melhor de Paredes mas a melhor do norte do país. E há mais em-presas que vão ser anunciadas muito em breve. Quanto à juventude, Baltar

tem três pavilhões gimnodesportivos. Não há equipamento para futebol de onze, mas também vai haver muito em breve”.

“Relativamente à mobilidade, com a chegada do Andante a Paredes e com o alargamento dos transportes públi-cos da Área Metropolitana do Porto a Baltar, será muito mais fácil às pes-soas chegar e partir da freguesia, já a partir de janeiro próximo”, disse ainda o autarca, deixando em seguida uma promessa: “Quanto ao Parque Urbano,

temos interesse em adquirir o terreno para a sua implantação e a Sr.ª Presi-dente já está a negociá-lo, para come-çarmos mais este grande projeto”.

O programa prosseguiu com as visitas à Escola Secundária Daniel Faria e ao Centro Social e Paroquial, instituição à qual a autarquia ofereceu uma varinha mágica industrial para satisfazer uma necessidade imediata. Da deslocação ao Emaús, onde Celso Ferreira e o Exe-cutivo puderam aferir as necessidades mais prementes das instalações, resul-

tou o compromisso da construção de novo balneário e instalações sanitárias. Ali, Celso Ferreira assinalou também a ausência dos elementos da comitiva da oposição: “Acompanharam-nos onde havia eleitores e a esta instituição em que as pessoas tanto necessitam de carinho, não vieram, porque não votam. É lamentável que assim pro-cedam”.

N . º 8 / 2 0 1 6 17P A R E D E S

Seguiram-se as visitas à EB 2,3 (Campus Educativo) e ao Colégio Casa Mãe e o Presidente da Câmara Municipal de Paredes fez um balanço da aposta na educação na freguesia: “Investimos dez milhões de euros na compra dos terrenos, nos acessos e nas duas escolas, investimentos nossos e não dos governos. Quisemos fazer as melhores escolas para os nossos alunos e temos as melhores escolas para os nossos alunos”.

Da escola para indústria, a Presidência Aberta centrou-se depois nas empresas de Baltar, num cruzamento entre modernidade e tradição com visita à Manitowoc, à Distribui e à Vygon, terminando na tradicional Serralharia Lebre. “Ninguém conseguia fazer o parque industrial e eu, ainda como vereador de Granja da Fonseca e com a ajuda do Sr. José Pataca, então Presidente da Junta de Baltar, consegui uma solução. Estamos a ajudar a transformar Baltar numa freguesia com um nível de desenvolvimento económico como

não há no norte do país. As empresas vêm para cá porque damos incentivos e com investimento aqui, as pessoas de Baltar não precisam de sair da freguesia para trabalhar”, enalteceu Celso Ferreira.

O programa de sexta-feira terminou com a visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Baltar e com uma Noite Cultural no Largo Pereira Inácio. O dia seguinte começou com a visita guiada para os membros da comunidade educativa de Baltar ao novo Centro Escolar. “Bem-vindos ao Centro Escolar de Baltar e Vandoma, a última escola da carta educativa”, começou por dizer Celso Ferreira. “Não se trata de uma inauguração mas da abertura de portas, e por isso entregamos simbolicamente a chave da escola ao diretor do agrupamento, o Dr. António Joaquim Aguiar”, esclareceu ainda.

“Com muita pena nossa, a entrega desta escola ocorreu no início do ano letivo e não tivemos tempo de a mostrar aos pais, dai esta visita.

São sítios de excelência de trabalho para professores e funcionários, mas os maiores beneficiários são os alunos. O ganho qualitativo é notório e houve uma melhoria nos resultados escolares”, reforçou o edil.

“Quisemos fazer as melhores escolas para os nossos alunos e temos as melhores escolas para os nossos alunos”

Foi depois lançada a primeira pedra do futuro complexo desportivo do União Sport Clube Baltar e a Presidência Aberta prosseguiu com a visita à cooperativa “O Ninho”, antes da inauguração da Capela de Nossa Senhora da Piedade, ou Capela da Quintã, que integra desde 2010 a Rota do Românico. A diretora da instituição, Rosário Correia Machado, fez um breve enquadramento histórico do edifício do século XIV, antes a inauguração.

Seguiu-se a visita às obras de alargamento da Rua Além do Rio, que a Junta de Freguesia executou com um orçamento de 17 mil euros e que que vão ser agora concluídas com a repavimentação pela Câmara Municipal de Paredes. Antes da inauguração simbólica da requalificação dos arranjos exteriores da Capela do Senhor dos Aflitos, onde a simpatia da pequena Débora de quatro anos foi contagiante, houve ainda tempo para se assistir a um jogo de futebol entre as camadas jovens do USC Baltar e do Aliança de Gandra.

Depois da também simbólica inauguração da Rua da Mámoa, foi lançado o arranque da obra de requalificação da Escola da Feira 2, que vai acolher o futuro quartel do GIPS, obra orçada em 119 mil euros com conclusão prevista para antes da próxima época de incêndios. A Presidência Aberta terminou com uma reunião com movimentos e associações de Baltar no Salão Nobre da Junta de Freguesia, onde foi assinado o protocolo de cedência das instalações da Escola da Feira 1 à Junta de Freguesia de Baltar. “Não estou em campanha eleitoral, porque não sou candidato, esta é uma reunião de trabalho. Criámos as Presidências Abertas para resolver os problemas das freguesias de forma sistemática, na presença de todos os vereadores”, fez questão de vincar Celso Ferreira.

A peça de teatro “No humor como na guerra”, da Tru’ peça - Associação de Teatro de Rebordosa, levada à cena no Baltararte, fechou o programa com uma nota cultural.

N . º 8 / 2 0 1 618 E D I T A I S , D E S P A C H O S E D E L I B E R A Ç Õ E S C A M A R Á R I A S

EDITAL

Pedro Dinis da Silva Mendes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, torna público que: Em conformidade com o disposto no art.º 56.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, se afixa nos lugares de estilo, as deliberações, bem como as decisões destinadas a ter eficácia externa da reunião ordinária de 2015/02/18, desta Câmara Municipal.

2 - PROPOSTA DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 2015/02/04 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ATA DE 04/02/2015. 5 - PROPOSTA - AUTORIZAÇÃO GENÉRICA PARA DISPENSA DE PARECER PRÉVIO DA CÂMARA NA CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - 2015 (Nº4 E 12 DO ARTº75º DA LEI N.º 82-B/2014, DE 31 DE DEZEMBRO)- PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 4 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 VOTOS CONTRA DO PS, E VOTO DE QUALIDADE DO VICE-PRESIDENTE, EMITIR PARECER FAVORÁVEL À AUTORIZAÇÃO GENÉRICA PARA DISPENSA DE PARECER PRÉVIO DA CÂMARA NA CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

6 - AJUSTE DIRETO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE IMPRESSÃO E ENTREGA AO MUNICIPIO DE BROCHURA “PROGRAMA GERAL ART ON CHAIRS” POSTAIS E CARTAZES NO ÂMBITO DA PUBLICIDADE E DIVULGAÇÃO DO ART ON CHAIRS INTERNACIONAL - PROCº MP/99/AD/S-2015 PARECER PRÉVIO - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 4 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 VOTOS CONTRA DO PS, E VOTO DE QUALIDADE DO VICE-PRESIDENTE, RATIFICAR O PARECER FAVORÁVEL À CONTRATAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, EM TÍTULO REFERENCIADA.

7 - EMISSÃO DE PARECER PRÉVIO E ABERTURA DE PROCEDIMENTO - CONCURSO PÚBLICO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO/REPARAÇÃO (PREVENTIVA E CURATIVA) DE DIVERSAS VIATURAS MUNICIPAIS-PROC MP/72/CPN/S-2015 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, EMITIR PARECER FAVORÁVEL À CONTRATAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, EM TÍTULO REFERENCIADA. 8 - AJUSTE DIRETO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE IMPRESSÃO E ENTREGA DE CATÁLOGOS “CADEIRA PARADE” E “EXPERIÊNCIA DE SER” E PRODUÇÃO DE TOTENS, INTEGRANTES DA EXPOSIÇÃO ART ON CHAIRS INTERNACIONAL - PROCº MP/167/AD/S-2015 PARECER PRÉVIO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 4 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 VOTOS CONTRA DO PS, E VOTO DE QUALIDADE DO VICE-PRESIDENTE, EMITIR PARECER FAVORÁVEL À CONTRATAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, EM TÍTULO REFERENCIADA. 9 - EMISSÃO DE PARECER PRÉVIO E ABERTURA DE PROCEDIMENTO - AJUSTE DIRETO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE ORGANIZAÇÃO DE VIAGENS DE PARTICIPAÇÃO DA MARCA COMERCIAL ART ON CHAIRS EM FEIRAS INTERNACIONAIS NO ÂMBITO DO EVENTO ART ON CHAIRS INTERNATIONAL (MP/168/AD/S-2015) - PARA RATIFICAÇÃO

A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 4 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 VOTOS CONTRA DO PS, E VOTO DE QUALIDADE DO VICE-PRESIDENTE, RATIFICAR O PARECER FAVORÁVEL À CONTRATAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, EM TÍTULO REFERENCIADA. 10 - ARRUAMENTO NO LUGAR DE MARCO - PARADA DE TODEIA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PROJETO DO ARRUAMENTO NO LUGAR DO MARCO, NA FREGUESIA DE PARADA DE TODEIA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS QUE CONSTAM DA INFORMAÇÃO. 11 - ALTERAÇÃO AO ARRUAMENTO NO LUGAR DE BENEIRAS, FREGUESIA DE LORDELO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PROJETO DO ARRUAMENTO NO LUGAR DE BENEIRAS, NA FREGUESIA DE LORDELO, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS QUE CONSTAM DA INFORMAÇÃO. 12 - ALTERAÇÃO AO ARRUAMENTO NA PARTEIRA - LORDELO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PROJETO DO ARRUAMENTO NO LUGAR DE PARTEIRA, NA FREGUESIA DE LORDELO, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS QUE CONSTAM DA INFORMAÇÃO. 13 - PEDIDOS DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TRSU - ANULAÇÃO DE DÉBITO EXISTENTE E ANULAÇÃO DOS PROCESSOS DE EXECUÇÃO FISCAL PENDENTE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DOS RELATÓRIOS SOCIAIS A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TARIFA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, BEM COMO A ANULAÇÃO DA DÍVIDA EXISTENTE, EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE A MESMA SE APLIQUE, CONFORME A INFORMAÇÃO APRESENTADA. 14 - PEDIDOS DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TRSU - DIFICULDADES ECONÓMICAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DOS RELATÓRIOS SOCIAIS A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TARIFA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, COM EXCEÇÃO DA MUNÍCIPE DEOLINDA MOREIRA PACHECO, CUJA ISENÇÃO A CONCEDER DEVERÁ SER DE CINQUENTA POR CENTO E A ANULAÇÃO DA DÍVIDA EXISTENTE, EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE A MESMA SE APLIQUE, CONFORME A INFORMAÇÃO APRESENTADA. 15 - MINUTA DO PROTOCOLO A CELEBRAR ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E FAPAS - FUNDO PARA A PROTEÇÃO DOS ANIMAIS SELVAGENS - COMEMORAÇÃO DA 19ª NOITE EUROPEIA DOS MORCEGOS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE APROVAR A MINUTA DO PROTOCOLO A CELEBRAR ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E FAPAS - FUNDO PARA A PROTEÇÃO DOS ANIMAIS SELVAGENS PARA A COMEMORAÇÃO DA XIX NOITE EUROPEIA DOS MORCEGOS, NOS PRECISOS TERMOS EM QUE FOI APRESENTADA.

16 - MINUTA DO PROTOCOLO/PARCERIA A CELEBRAR ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E ETCETERA - ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA, PARA PROGRAMAÇÃO CULTURAL INFANTIL NA CASA DA CULTURA DE PAREDES - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A MINUTA PROTOCOLO/PARCERIA COM A ETCETERA - ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA PARA PROGRAMAÇÃO CULTURAL INFANTIL NA CASA DA CULTURA DE PAREDES, NOS PRECISOS TERMOS EM QUE FOI APRESENTADA. 17 - MINUTA PROTOCOLO/PARCERIA COM MARIA INÊS VAZ - OFICINA D`IDEIAS, PARA PROGRAMAÇÃO CULTURAL INFANTIL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PAREDES - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A MINUTA PROTOCOLO/PARCERIA COM MARIA INÊS VAZ - OFICINA D`IDEIAS, PARA PROGRAMAÇÃO CULTURAL INFANTIL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PAREDES, NOS PRECISOS TERMOS EM QUE FOI APRESENTADA. 18 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE ROSA MARIA FERREIRA PACHECO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR ROSA MARIA FERREIRA PACHECO, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL.

19 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE TÂNIA ISABEL VIEIRA MENDES DE SOUSA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR TÂNIA ISABEL VIEIRA MENDES DE SOUSA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 20 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE PAULA CRISTINA BESSA DE ALMEIDA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR PAULA CRISTINA BESSA DE ALMEIDA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 21 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE SUSANA TERESA DE SOUSA VIEIRA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR SUSANA TERESA DE SOUSA VIEIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 22 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE JOAQUINA CHAVES MOREIRA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR JOAQUINA CHAVES MOREIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 23 - REGULAMENTO DA 4ª GALA DO DESPORTO PAREDES - ROTA DOS MÓVEIS -

PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O REGULAMENTO DA 4ª GALA DO DESPORTO PAREDES - ROTA DOS MÓVEIS.

E eu Verónica de Brito Castro, Chefe da Divisão Administrativa, o subscrevi.

A Chefe de Divisão Administrativa,

Paredes e Paços do Concelho, 18 de fevereiro de 2015.

O Vice-Presidente da Câmara,

EDITAL

Celso Manuel Gomes Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, faz público que: Em conformidade com o disposto no art.º 56.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, se afixa nos lugares de estilo, as deliberações, bem como as decisões destinadas a ter eficácia externa da reunião ordinária de 2015/03/04, desta Câmara Municipal.

2 - PROPOSTA DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 2015/02/18 PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM A ABSTENÇÃO DOS SENHORES VEREADORES DRA. PATRÍCIA ALMEIDA E ENGº. JOSÉ CARLOS, APROVAR A ATA DE 18/02/2015. 3 - RESUMO DIÁRIO DA TESOURARIA - PARA CONHECIMENTOA CÂMARA MUNICIPAL TOMOU CONHECIMENTO. 4 - PAGAMENTOS PARA CONHECIMENTO A CÂMARA MUNICIPAL TOMOU CONHECIMENTO. 5 - PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E PREÇOS MUNICIPAIS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 5 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 ABSTENÇÕES DO PS, APROVAR A PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E PREÇOS MUNICIPAIS E À TABELA DE TAXAS E PREÇOS, NOS PRECISOS TERMOS EM QUE FOI APRESENTADA E SUBMETÊ-LA À APRECIAÇÃO PÚBLICA, NOS TERMOS PREVISTOS NO CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, PARA POSTERIOR REMESSA À ASSEMBLEIA MUNICIPAL, PARA EFEITOS DE APROVAÇÃO DO DOCUMENTO FINAL.

6 - AJUSTE DIRETO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUA DE CONTROLO ANALÍTICO DAS ÁGUAS DAS PISCINAS MUNICIPAIS - PROCº MP/179/AD/S-2015 PARECER PRÉVIO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 5 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 VOTOS CONTRA DO PS, EMITIR PARECER FAVORÁVEL À CONTRATAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, EM TÍTULO REFERENCIADA.

7 - AJUSTE DIRETO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DOS EXTINTORES EXISTENTES EM DIVERSOS EDIFICIOS E VIATURAS DO MUNICIPIO DE PAREDES - PROCº MP/182/AD/S-2015 PARECER PRÉVIO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

N . º 8 / 2 0 1 6 19E D I T A I S , D E S P A C H O S E D E L I B E R A Ç Õ E S C A M A R Á R I A S

A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 5 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 VOTOS CONTRA DO PS, EMITIR PARECER FAVORÁVEL À CONTRATAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, EM TÍTULO REFERENCIADA. 8 - AJUSTE DIRETO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE INSERÇÃO DE SPOT PUBLICITÁRIO PARA TELEVISÃO NO ÂMBITO DA DIVULGAÇÃO DO EVENTO ART ON CHAIRS INTERNACIONAL - PROCº MP/178/AD/S-2015 PARECER PREVIO - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 5 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 VOTOS CONTRA DO PS, RATIFICAR O DESPACHO ATRAVÉS DO QUAL FOI EMITIDO PARECER FAVORÁVEL À CONTRATAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, EM TÍTULO REFERENCIADA.

9 - A ACÚSTICA MÉDICA ( HIDDEN HEARING, PORTUGAL) - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS NO RASTREIO AUDITIVO GRATUITO - FEIRA DA SAÚDE, EM RECAREI DIA 24/02/2015 - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO QUE ISENTOU O PAGAMENTO DE TAXAS À ACÚSTICA MÉDICA PARA O FIM EM CAUSA, POR SE RECONHECER A URGÊNCIA E MÉRITO NA DECISÃO. 10 - PROCESSO 44/10P EM NOME DE ALEXANDRA MARIA DE MELO TEIXEIRA - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 44/10P, EM NOME DE ALEXANDRA MARIA DE MELO TEIXEIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 11 - PROPOSTA DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO À ASSOCIAÇÃO PAREDES PELA INCLUSÃO SOCIAL - ACERTO DE CONTAS RELATIVO AO PROJETO MUSEU DA ESCOLA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, ATRIBUIR UM SUNBSÍDIO À ASSOCIAÇÃO PAREDES PELA INCLUSÃO SOCIAL, PELO VALOR E PARA OS FINS CONSIGNADOS NA PROPOSTA. 12 - PEDIDOS DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TRSU - DIFICULDADES ECONÓMICAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DOS RELATÓRIOS SOCIAIS A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TARIFA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, BEM COMO A ANULAÇÃO DA DÍVIDA EXISTENTE, EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE A MESMA SE APLIQUE, CONFORME A INFORMAÇÃO APRESENTADA. 13 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO RENDA DE CASA, EM QUE É REQUERENTE AIDA PAULA MAIA MAGALHÃES, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA DA HABITAÇÃO À MUNÍCIPE AIDA PAULA MAIA MAGALHÃES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 14 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE ALBINO ALVES FERREIRA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO

DA RENDA DA HABITAÇÃO AO MUNÍCIPE ALBINO ALVES FERREIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 15 - EXPOSIÇAO SOBRE PROCº DE APOIO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE MARIA JOSÉ COELHO ROCHA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA DA HABITAÇÃO À MUNÍCIPE MARIA JOSÉ COELHO ROCHA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 16 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA DE CASA, EM QUE É REQUERENTE SANDRA MARIA RIBEIRO BARROS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “ PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA DA HABITAÇÃO À MUNÍCIPE SANDRA MARIA RIBEIRO BARROS, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO.

E eu Verónica de Brito Castro, Chefe da Divisão Administrativa, o subscrevi.

A Chefe de Divisão Administrativa,

Paredes e Paços do Concelho, 6 de março de 2015.

O Presidente da Câmara,

EDITAL

Celso Manuel Gomes Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, faz público que: Em conformidade com o disposto no art.º 56.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, se afixa nos lugares de estilo, as deliberações, bem como as decisões destinadas a ter eficácia externa da reunião ordinária de 2015/03/18, desta Câmara Municipal.

2 - PROPOSTA DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2015/03/04 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM A ABSTENÇÃO DOS SENHORES VEREADORES DR. ALEXANDRE ALMEIDA E DRA. BEATRIZ MEIRELES, APROVAR A ATA DE QUATRO DE MARÇO DE DOIS MIL E QUINZE. 6 - ABERTURA DE UM PROCEDIMENTO PARA ASSISTENTE OPERACIONAL - MECÂNICO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, REMETER O PRESENTE ASSUNTO À ASSEMBLEIA MUNICIPAL, PARA APROVAÇÃO DA ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA UM ASSISTENTE OPERACIONAL MECÂNICO, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO. 7 - ACÚSTICA MÉDICA - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS PARA REALIZAÇÃO DO RASTREIO AUDITIVO GRATUITO - FEIRA DA SAÚDE DIA 18/03/2015 - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO QUE ISENTOU O PAGAMENTO DE TAXAS À ACÚSTICA MÉDICA PARA O FIM EM CAUSA. 8 - PROCESSO 271/10P EM NOME DE ANTÓNIO AUGUSTO RIBEIRO DIAS - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 271/10P, EM NOME DE ANTONIO AUGUSTO RIBEIRO DIAS, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA.

9 - PROC. 161/10P EM NOME DE ALVES & LAMAS, LDA - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 161/10P, EM NOME DE ALVES & LAMAS,LDA., NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA. 10 - PROJETO DO ARRUAMENTO NO LUGAR DO MOSTEIRO, “ENTRE A ESTRADA MUNICIPAL 602 E A RUA CHÃO DE FRADES”, FREGUESIA DE VILELA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PROJETO DO ARRUAMENTO NO LUGAR DO MOSTEIRO, ENTRE A ESTRADA MUNICIPAL 602 E A RUA CHÃO DE FRADES NA FREGUESIA DE VILELA, NOS TERMOS E COM OS FUNDAMENTOS QUE CONSTAM DA INFORMAÇÃO. 11 - PEDIDOS DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TRSU - DIFICULDADES ECONÓMICAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DOS RELATÓRIOS SOCIAIS A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TARIFA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, BEM COMO A ANULAÇÃO DA DÍVIDA EXISTENTE, EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE A MESMA SE APLIQUE, CONFORME A INFORMAÇÃO APRESENTADA. 12 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE JOAQUIM DOS SANTOS FERREIRA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR JOAQUIM DOS SANTOS FERREIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 13 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE CARLOS DA SILVA FERREIRA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR CARLOS DA SILVA FERREIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 14 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE ANTÓNIO ALEXANDRE SILVA TEIXEIRA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR ANTÓNIO ALEXANDRE SILVA TEIXEIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 15 - RETIFICAÇÃO DE VALOR DE SUBSÍDIO A ATRIBUIR À ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A RETIFICAÇÃO DO VALOR DO RESPETIVO SUBSÍDIO PARA O MONTANTE DE TREZENTOS E SETENTA E UM EUROS. 16 - TOPONÍMIA DE AGUIAR DE SOUSA - CALÇADA DOS RAPOSINHOS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A TOPONÍMIA NA FREGUESIA DE AGUIAR DE SOUSA, CALÇADA DOS RAPOSINHOS. 17 - PROCESSOS DE ISENÇÃO DE TAXA DA PISCINA MUNICIPAL - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, E TENDO POR BASE AS INFORMAÇÕES TÉCNICAS QUE SUSTENTAM AS RESPETIVAS PROPOSTAS DE DECISÃO, COM AS QUAIS SE CONCORDA, DEFERIR O PEDIDO DE PEDRO ANDRÉ RODRIGUES DE SOUSA (FILHO MENOR DE MARIA DO CÉU RODRIGUES SOUSA; E INDEFERIR O PEDIDO DE MARIA ANTÓNIA GARCEZ PACHECO.

E eu Verónica de Brito Castro, Chefe da Divisão Administrativa, o subscrevi.

A Chefe de Divisão Administrativa,

Paredes e Paços do Concelho, 24 de março de 2015.

O Presidente da Câmara,

EDITAL

Celso Manuel Gomes Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, faz público que: Em conformidade com o disposto no art.º 56.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, se afixa nos lugares de estilo e publicita no sítio da internet do Município e Boletim Municipal, as deliberações bem como as decisões destinadas a ter eficácia externa, da reunião ordinária de 2015/04/08 desta Câmara Municipal.

2 - PROPOSTA DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 18/03/2015 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ATA DE 2015/03/18.

6 - FREGUESIA DE PAREDES (GONDALÃES) - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS E DE PRESTAÇÃO DA CAUÇÃO PELA CEDÊNCIA DE GRADES DE PROTEÇÃO, PARA A REALIZAÇÃO DAS MARCHAS DE S. PEDRO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, ISENTAR A FREGUESIA DE PAREDES (GONDALÃES) DO PAGAMENTO DE TAXAS E DA PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO PELA CEDÊNCIA DE GRADES DE PROTEÇÃO NOS DIAS 27 E 28 DE JUNHO DO CORRENTE ANO, PARA A REALIZAÇÃO DAS MARCHAS DE SÃO PEDRO NA ZONA ENVOLVENTE À IGREJA, NOS TERMOS DO DOCUMENTO APRESENTADO E REMETIDO PREVIAMENTE A TODOS OS MEMBROS DO EXECUTIVO.

7 - FREGUESIA DE PAREDES (GONDALÃES) - PEDIDO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE TAXAS E PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO POR CEDENCIA DE GRADES PARA AS FESTAS N. S. DA ESPERANÇA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, ISENTAR A FREGUESIA DE PAREDES (GONDALÃES) DO PAGAMENTO DE TAXAS E DA PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO PELA CEDÊNCIA DE GRADES DE PROTEÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DAS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA, NOS TERMOS DO DOCUMENTO APRESENTADO E REMETIDO PREVIAMENTE A TODOS OS MEMBROS DO EXECUTIVO. 8 - RUI MANUEL LOPES RIBEIRO - PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO E DE BEBIDAS COM CARÁCTER NÃO SEDENTÁRIO - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE DATADO DE VINTE E SEIS DE MARÇO DE DOIS MIL E QUINZE, QUE ISENTOU O MUNÍCIPE RUI MANUEL LOPES RIBEIRO DAS TAXAS DEVIDAS PELA COLOCAÇÃO DE ESTRUTURA AMOVÍVEL DE RESTAURAÇÃO E BEBIDAS, COM CARÁTER NÃO SEDENTÁRIO, LOCALIZADA NA RUA DE S. SEBASTIÃO, FREGUESIA DE BALTAR.

9 - ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BALTAR - PEDIDO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE TAXAS NA REALIZAÇÃO DE ENCONTRO DE MARCHA DE SOLIDARIEDADE A DECORRER NO DIA 09/05/2015 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, ISENTAR A ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BALTAR DO PAGAMENTO DE TODAS AS TAXAS DEVIDAS PELA REALIZAÇÃO DA “5.ª MARCHA DE SOLIDARIEDADE”, NO DIA 9 DE MAIO, NOS TERMOS DO DOCUMENTO APRESENTADO E REMETIDO PREVIAMENTE A TODOS OS MEMBROS DO EXECUTIVO. 10 - PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE VENDA AMBULANTE PARA DIVERSAS FESTIVIDADES DO CONCELHO, EM QUE É REQUERENTE MARIA ELISABETE MOTA DIAS GUEDES - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE, DATADO DE VINTE E SEIS DE MARÇO DO CORRENTE, QUE AUTORIZOU A VENDA AMBULANTE À MUNÍCIPE MARIA ELISABETE MOTA DIAS GUEDES, NOS PRECISOS TERMOS EM QUE FOI REQUERIDA. 11 - PEDIDO DE RESCISÃO POR MÚTUO ACORDO, EM QUE É REQUERENTE JOÃO EMÍLIO MOREIRA DA SILVA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE RESCISÃO POR MÚTUO ACORDO DO CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO INDETERMINADO, EFETUADO PELO TRABALHADOR JOÃO EMÍLIO MOREIRA DA SILVA, NOS TERMOS DA PORTARIA DUZENTOS E NOVE BARRA DOIS MIL E CATORZE DE TREZE DE OUTUBRO.

12 - EXECUÇÃO FISCAL RELATIVA A REFEIÇÕES ESCOLARES - PEDIDO DE PERDÃO DE DIVIDA, EM QUE É REQUERENTE LÍGIA DIANA RODRIGUES SOUSA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PERDÃO DA DÍVIDA E, CONSEQUENTEMENTE, A EXTINÇÃO DO CORRESPONDENTE PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL RELATIVO ÀS REFEIÇÕES ESCOLARES EM DÍVIDA O EDUCANDO DE LÍGIA DIANA RODRIGUES SOUSA. 13 - PROC. 255/11P EM NOME DE OLGA SUSANA SANTOS SILVA - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 255/11P, EM NOME DE OLGA SUSANA SANTOS SILVA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 14 - PROC. 597/07P EM NOME DE CARLOS FILIPE MAGALHÃES RIBEIRO - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 597/07P, EM NOME DE CARLOS FILIPE MAGALHÃES RIBEIRO, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 15 - PROJETO DE ARRUAMENTO NO PARQUE DA CIDADE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PROJETO DO ARRUAMENTO NO PARQUE DA CIDADE, NOS TERMOS E COM OS FUNDAMENTOS QUE CONSTAM DA INFORMAÇÃO.

16 - PEDIDOS DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TRSU - DIFICULDADES ECONÓMICAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DOS RELATÓRIOS SOCIAIS, A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TARIFA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS AOS UTENTES REFERIDOS NA INFORMAÇÃO, SENDO QUE A ISENÇÃO A CONCEDER AOS UTENTES 8192 E 18540 É DE 50%, BEM COMO A ANULAÇÃO DA DÍVIDA EXISTENTE, EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE A MESMA SE APLIQUE, CONFORME A INFORMAÇÃO APRESENTADA. 17 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EM QUE É REQUERENTE MARIA DE LURDES FRIAS BACELAR PEIXOTO VILAS BOAS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA DA HABITAÇÃO À MUNÍCIPE MARIA DE LURDES FRIAS BACELAR PEIXOTO VILAS BOAS, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 18 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE ANTÓNIO JOAQUIM SILVA RIBEIRO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA DA HABITAÇÃO AO MUNÍCIPE ANTÓNIO JOAQUIM SILVA RIBEIRO, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 19 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE AURORA ROSÁRIO CARVALHO DUARTE, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA DA HABITAÇÃO À MUNÍCIPE AURORA ROSÁRIO CARVALHO DUARTE, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 20 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE SARA CAROLINA SANTOS OLIVEIRA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA DA HABITAÇÃO À MUNÍCIPE SARA CAROLINA SANTOS OLIVEIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 21 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE ALESSANDRA BATISTA ROCHA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA+” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA DA HABITAÇÃO À MUNÍCIPE ALESSANDRA BATISTA ROCHA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 22 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EM QUE É REQUERENTE LILIANA MARIA FERREIRA COELHO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA DA HABITAÇÃO À MUNÍCIPE LILIANA MARIA FERREIRA COELHO, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 23 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE JOSÉ ANTÓNIO FERREIRA DA SILVA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA

PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR JOSÉ ANTÓNIO FERREIRA DA SILVA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL.

24 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE MARIA DA GRAÇA MOREIRA CARNEIRO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR MARIA DA GRAÇA MOREIRA CARNEIRO, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL.

E eu Verónica de Brito Castro, Chefe da Divisão Administrativa, o subscrevi.

A Chefe de Divisão Administrativa,

Paredes e Paços do Concelho, 9 de abril de 2015.

O Presidente da Câmara,

EDITAL

Celso Manuel Gomes Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, faz público que: Em conformidade com o disposto no art.º 56.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, se afixa nos lugares de estilo e publicita no sítio da internet do Município e Boletim Municipal, as deliberações bem como as decisões destinadas a ter eficácia externa, da reunião ordinária de 2015/04/14 desta Câmara Municipal.

2 - PROPOSTA DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2015/04/08 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM A ABSTENÇÃO DA SENHORA VEREADORA DRA. BEATRIZ MEIRELES, APROVAR A ATA DE 2015/04/08. 6 - DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE PAREDES - ANO 2014 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 4 VOTOS CONTRA DO PS E 4 VOTOS A FAVOR DO PSD, E COM O VOTO DE QUALIDADE DO VICE-PRESIDENTE, APROVAR OS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE PAREDES REFERENTES AO ANO 2014, NOS PRECISOS TERMOS DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS. MAIS FOI DELIBERADO, COM A MESMA VOTAÇÃO, REMETER O ASSUNTO PARA SER APRECIADO E VOTADO EM SEDE DE ASSEMBLEIA MUNICIPAL. 7 - MODIFICAÇÃO AO ORÇAMENTO - ANO 2015 - 2ª REVISÃO À DESPESA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A MODIFICAÇÃO AO ORÇAMENTO – ANO 2015 – SEGUNDA REVISÃO À DESPESA, NOS PRECISOS TERMOS E FUNDAMENTOS DA PROPOSTA APRESENTADA. MAIS FOI DELIBERADO, COM A MESMA VOTAÇÃO, REMETER O ASSUNTO PARA SER APRECIADO E VOTADO EM SEDE DE ASSEMBLEIA MUNICIPAL. 8 - AUTORIZAÇÃO GENÉRICA PARA EFEITOS DO DISPOSTO NO N.º2 DO ART.º 16 DA LEI N.º73/2013, DE 3 DE SETEMBRO - ISENÇÃO E REDUÇÃO DE TAXAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 4 VOTOS CONTRA DO PS E 4 VOTOS A FAVOR DO PSD, E COM O VOTO DE QUALIDADE DO VICE-PRESIDENTE, APROVAR PROPOSTA DE AUTORIZAÇÃO GENÉRICA PARA EFEITOS DO DISPOSTO NO N.º2 DO ART.º 16 DA LEI N.º73/2013, DE 3 DE SETEMBRO - ISENÇÃO E REDUÇÃO DE TAXAS, NOS PRECISOS TERMOS E COM OS FUNDAMENTOS QUE DELA CONSTAM. MAIS FOI DELIBERADO, COM A MESMA VOTAÇÃO, REMETER O ASSUNTO PARA SER APRECIADO E VOTADO EM SEDE DE ASSEMBLEIA MUNICIPAL. 9 - PROPOSTA DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO AOS SERVIÇOS SOCIAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PAREDES PARA O PÓLO AQUÁTICO DE PAREDES - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, ATRIBUIR UM SUBSÍDIO NO VALOR DE DOIS MIL EUROS AOS SERVIÇOS SOCIAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PAREDES, PAGÁVEIS NO MÊS DE MAIO, DESTINADO EXCLUSIVAMENTE À EQUIPA DE POLO AQUÁTICO DE PAREDES, CONFORME PROPOSTA APRESENTADA. 10 - CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE PARCELA DE TERRENO PARA INTEGRAÇÃO NO DOMÍNIO PÚBLICO, COM ROSA FERNANDA DIAS DE OLIVEIRA - PARA RATIFICAÇÃO

A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE PARCELA DE TERRENO PARA INTEGRAÇÃO NO DOMÍNIO PÚBLICO, CELEBRADO COM ROSA FERNANDA DIAS DE OLIVEIRA.

11 - ACORDO COLETIVO DE EMPREGADOR PÚBLICO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A NOVA VERSÃO DO ACORDO COLETIVO DE EMPREGADOR PÚBLICO NOS TERMOS PROPOSTOS E REMETÊ-LA AOS MEMBROS DO GOVERNO RESPONSÁVEIS PELAS ÁREAS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

12 - AUTORIZAÇÃO DE ABERTURA DE CONCURSO E APROVAÇÃO DAS PEÇAS CONCURSAIS - CONCURSO PÚBLICO COM PUBLICIDADE INTERNACIONAL PARA AQUISIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA – PROCº 28/DAP/15 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO COM PUBLICIDADE INTERNACIONAL PARA AQUISIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E RESPETIVAS PEÇAS CONCURSAIS. MAIS FOI DELIBERADO, COM A MESMA VOTAÇÃO, REMETER O PRESENTE ASSUNTO À ASSEMBLEIA MUNICIPAL, PARA QUE A MESMA APROVE A ABERTURA DO PROCEDIMENTO, NOS TERMOS PROPOSTOS NA INFORMAÇÃO, DESIGNADAMENTE A ASSUNÇÃO DE ENCARGO PLURIANUAL, BEM COMO PARA QUE APROVE AS PEÇAS BASE DO PROCEDIMENTO.

14 - RECRUTAMENTO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA AEC - 2015-2016 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O RECRUTAMENTO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA O PRIMEIRO CICLO DE ENSINO BÁSICO, ANO LETIVO DE DOIS MIL E QUINZE TRAÇO DOIS MIL E DEZASSEIS, NOS PRECISOS TERMOS E FUNDAMENTOS QUE CONSTAM DA INFORMAÇÃO. MAIS FOI DELIBERADO, COM A MESMA VOTAÇÃO, REMETER O ASSUNTO À ASSEMBLEIA MUNICIPAL, NO SENTIDO DE QUE ESTA DELIBERE SOLICITAR AOS MEMBROS DO GOVERNO RESPONSÁVEIS PELAS ÁREAS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL, A AUTORIZAÇÃO PARA A ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL, COM VISTA À ABERTURA DE PROCEDIMENTO PARA RESERVA DE RECRUTAMENTO, PARA O MÁXIMO DE 90 TÉCNICOS –ÁREAS DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA, INGLÊS, EXPRESSÃO MUSICAL E ATIVIDADES LÚDICO-EXPRESSIVAS- ATIVIDADES LÚDICAS E DE ANIMAÇÃO, NOS TERMOS DO N.º 2 DO ART. 65.º DA LOE PARA O ANO DE 2015 .

N . º 8 / 2 0 1 620 E D I T A I S , D E S P A C H O S E D E L I B E R A Ç Õ E S C A M A R Á R I A S

15 - MINUTA DE PROTOCOLO ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E A ASSOCIAÇÃO CLUBE JAZZ DE BALTAR NO ÂMBITO DO ENCONTR´ARTES 2015 - COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS FORAL DE BALTAR - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A MINUTA DE PROTOCOLO A CELEBRAR ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E A ASSOCIAÇÃO CLUBE JAZZ DE BALTAR, NO ÂMBITO DO ENCONTR´ARTES 2015 - COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS FORAL DE BALTAR. 16 - UNIVERSIDADE JÚNIOR 2015 - BOLSAS E TRANSPORTE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ATRIBUIÇÃO DE NOVE BOLSAS NO VALOR DE 675,00€ (75,00€ CADA) BEM COMO O TRANSPORTE GRATUITO, A NOVE ALUNOS CARENCIADOS E DESIGNADOS PELAS ESCOLAS EB2/3 E SECUNDÁRIAS DOS CURSOS DA UNIVERSIDADE JÚNIOR DO CONCELHO, NOS TERMOS PROPOSTOS NA INFORMAÇÃO. E eu Verónica de Brito Castro, Chefe da Divisão Administrativa, o subscrevi.

A Chefe de Divisão Administrativa,

Paredes e Paços do Concelho, 17 de abril de 2015.

O Presidente da Câmara,

EDITAL

Celso Manuel Gomes Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, faz público que: Em conformidade com o disposto no art.º 56.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, se afixa nos lugares de estilo e publicita no sítio da internet do Município e Boletim Municipal, as deliberações bem como as decisões destinadas a ter eficácia externa, da reunião ordinária de 2015/05/06 desta Câmara Municipal.

2 - PROPOSTA DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 2015/04/14 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ATA DE 2015/04/14.

6 - LICENÇAS ATRIBUÍDAS PARA A FREGUESIA DA SOBREIRA - PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGIME DE ESTACIONAMENTO E CRIAÇÃO DE MAIS DOIS LUGARES - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL A ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DE FORMA A QUE, NA FREGUESIA DE SOBREIRA ESTEJA PREVISTO O ESTACIONAMENTO CONDICIONADO E SEJAM CRIADOS MAIS DOIS LUGARES COMO SUGERIDO PELA JUNTA DE FREGUESIA LOCAL. 7 - GRUPO DESPORTIVO DA PORTELA - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS NO ÂMBITO DA 8ª CORRIDA/CAMINHADA DIA DA MÃE - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE, DATADO DE VINTE E QUATRO DE ABRIL, QUE ISENTOU O GRUPO DESPORTIVO DA PORTELA DO PAGAMENTO DE TODAS AS TAXAS DEVIDAS PELA REALIZAÇÃO DA “8.ª CORRIDA / CAMINHADA DIA DA MÃE – REBORDOSA”. 8 - ALBERTO ALEXANDRE REIS GARCÊS - REPRESENTANTE DAS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SRª DA GUIA - PEDIDO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE TAXAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, ISENTAR A COMISSÃO DE FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA GUIA DO PAGAMENTO DAS TAXAS MUNICIPAIS EM CAUSA. 9 - MARIA JOSÉ BARBOSA DE BARROS - PEDIDO DE LEGALIZAÇÃO DE REBOQUE COM A MATRÍCULA P-16626, DE 20/09/1977 DE MARCA FAJÓ, MODELO F, QUE FOI DOADO AO FALECIDO MARIDO, PELA CAMÁRA MUNICIPAL DE PAREDES - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROCEDER À FORMALIZAÇÃO DA DOAÇÃO DO REBOQUE EM APREÇO, CONFERINDO PODERES AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA PARA ASSINAR O RESPETIVO CONTRATO E AUTORIZANDO A QUE O MESMO SEJA A FAVOR DO AGORA ADQUIRENTE À VIÚVA DAQUELE A QUEM TINHA SIDO INFORMALMENTE DOADO. 10 - CONTRATO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES, SPORT CLUBE NUN`ÀLVARES E FREGUESIA DE RECAREI - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O CONTRATO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES, SPORT CLUBE NUN`ÀLVARES E FREGUESIA DE RECAREI. 11 - PROCESSO 119/12P EM NOME DE JOSÉ MARIA GARCIA MOREIRA - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 119/12P, EM NOME DE JOSÉ MARIA GARCIA MOREIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 12 - PROC. 509/05P EM NOME DE ARLINDO ALVES & COMPANHIA, LDA. - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 509/05P, EM NOME DE ARLINDO ALVES & COMPANHIA, LDA., NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 13 - PROC. 356/09P EM NOME DE RODRIGO DUARTE TEIXEIRA - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 356/09P, EM NOME DE RODRIGO DUARTE TEIXEIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO.

14 - PROC. 390/08P EM NOME DE JOAQUIM GOMES MOREIRA - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 390/08P, EM NOME DE JOAQUIM GOMES MOREIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 15 - REVISÃO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DE REBORDOSA, PARCIAL DE LORDELO VILELA E ASTROMIL - AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 4 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 ABSTENÇÕES DO PS, APROVAR A NÃO QUALIFICAÇÃO DA REVISÃO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DE REBORDOSA, PARCIAL DE LORDELO VILELA E ASTROMIL, PARA EFEITOS DA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA, EM CONFORMIDADE COM O DISPOSTO NOS ARTIGOS TERCEIRO E QUARTO DO DECRETO-LEI NÚMERO DUZENTOS E TRINTA E DOIS BARRA ZERO SETE, DE QUINZE DE JUNHO, NOS TERMOS

E FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO TÉCNICA. 16 - APROVAR A INÍCIO DO PROCEDIMENTO DE REVISÃO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DE REBORDOSA E PARCIAL DE LORDELO, VILELA E ASTROMIL, DOS RESPETIVOS TERMOS DE REFERÊNCIA E DA ABERTURA DO PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA PREVENTIVA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O INÍCIO DO PROCEDIMENTO DE REVISÃO DO PLANO DE URBANIZAÇÃO DE REBORDOSA E PARCIAL DE LORDELO, VILELA E ASTROMIL, OS RESPETIVOS TERMOS DE REFERÊNCIA E A ABERTURA DO PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA PREVENTIVA, NOS PRECISOS TERMOS E FUNDAMENTOS DA PROPOSTA APRESENTADA NA INFORMAÇÃO. 17 - PEDIDOS DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TRSU - DIFICULDADES ECONÓMICAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DOS RELATÓRIOS SOCIAIS A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TARIFA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EXCEPTO AOS UTENTES 900420, 1900229 E 7011, CUJA ISENÇÃO É PARCIAL (50%), BEM COMO A ANULAÇÃO DA DÍVIDA EXISTENTE, EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE A MESMA SE APLIQUE, CONFORME A INFORMAÇÃO APRESENTADA. 18 - PEDIDOS DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TRSU - DIFICULDADES ECONÓMICAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DOS RELATÓRIOS SOCIAIS A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TARIFA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, EXCEPTO AOS UTENTES/CLIENTES 3144512, 11169, 1302976 E 3152699, CUJA ISENÇÃO É PARCIAL (50%), BEM COMO A ANULAÇÃO DA DÍVIDA EXISTENTE, EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE A MESMA SE APLIQUE, CONFORME A INFORMAÇÃO APRESENTADA. 19 - PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE A CÂMARA MUNICIPAL DE PAREDES E SOGILUB - SOCIEDADE DE GESTÃO INTEGRADA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS, LDA., NO ÂMBITO DA GESTÃO DE ÓLEOS USADOS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A MINUTA DO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE A CÂMARA MUNICIPAL DE PAREDES E SOGILUB - SOCIEDADE DE GESTÃO INTEGRADA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS, LDA., NOS PRECISOS TERMOS EM QUE FOI APRESENTADA. 20 - ASSOCIAÇÃO PAREDES PELA INCLUSÃO SOCIAL - PEDIDO DE APOIO FINANCEIRO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ATRIBUIÇÃO DE UM APOIO FINANCEIRO NO VALOR DE OITENTA E TRÊS MIL EUROS ATÉ AO FINAL DO ANO LETIVO DE DOIS MIL E CATORZE BARRA DOIS MIL E QUINZE A ASSOCIAÇÃO PAREDES PELA INCLUSÃO SOCIAL, NOS TERMOS E COM OS FUNDAMENTOS QUE CONSTAM DA INFORMAÇÃO. 21 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE JOSÉ FERREIRA DE SOUSA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR JOSÉ FERREIRA DE SOUSA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 22 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE ANA PAULA DOS SANTOS GOMES, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR ANA PAULA DOS SANTOS GOMES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 23 - PEDIDO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO NA CRECHE MUNICIPAL DA EXPANSÃO DA ALUNA FABIANA BEATRIZ RIBEIRO PINTO, EM QUE É REQUERENTE SANDRA VANESSA MENDES RIBEIRO - PARA RATIFICAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA, DATADO DE VINTE E OITO DE ABRIL DO CORRENTE, QUE APROVOU O PEDIDO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO NA CRECHE MUNICIPAL DA EXPANSÃO DA EDUCANDA FABIANA BEATRIZ RIBEIRO PINTO, EM QUE É REQUERENTE SANDRA VANESSA MENDES RIBEIRO, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 24 - PEDIDO DE PERDÃO DE DIVIDA - PROCESSOS Nº 360/14 E 71/15, EM QUE É REQUERENTE MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA BRITO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE PERDÃO DE DÍVIDA EXISTENTE E CONSEQUENTE EXTINÇÃO DO PROCESSO DE COBRANÇA COERCIVA EM CURSO, EM QUE É REQUERENTE MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA BRITO, RELATIVOS À ALUNA BRUNA ALEXANDRA SILVA OLIVEIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO REQUERIDO E RESPETIVO RELATÓRIO SOCIAL. 25 - PEDIDO DE APOIO PARA RENDA, EM QUE É REQUERENTE ELISABETE DO CÉU PEREIRA DA SILVA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “ PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EFETUADO POR ELISABETE DO CÉU PEREIRA DA SILVA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 26 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE MARIA JOÃO MOREIRA DA ROCHA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA EFETUADO POR MARIA JOÃO MOREIRA DA ROCHA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 27 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE PAULA MANUELA MOREIRA SILVA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EFETUADO POR PAULA MANUELA MOREIRA SILVA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 28 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EM QUE É REQUERENTE CARINA EDITE PEREIRA COELHO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA EFETUADO POR CARINA EDITE PEREIRA COELHO, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 29 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE GRACINDA SILVA CUNHA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EFETUADO POR GRACINDA SILVA CUNHA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 30 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE CECÍLIA LAURA FERREIRA NUNES, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EFETUADO POR CECÍLIA LAURA FERREIRA NUNES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 31 - PLANOS DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR E DE TRANSPORTES ESCOLARES - ANO LETIVO 2015/2016 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES PARA O ANO LETIVO DE DOIS MIL E QUINZE BARRA DOIS MIL E DEZASSEIS E PLANO DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR PARA O 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SERVIÇO DE PROLONGAMENTO DE HORÁRIO NO PRÉ-ESCOLAR PARA O ANO LETIVO PARA O ANO LETIVO DE DOIS MIL E QUINZE BARRA DOIS MIL E DEZASSEIS, NOS PRECISOS TERMOS EM QUE FORAM APRESENTADOS.

32 - EVENTUAL CLASSIFICAÇÃO DA CASA DA ESTREBUELA COMO MONUMENTO DE INTERESSE MUNICIPAL - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, APROVAR A CLASSIFICAÇÃO DA CASA DA ESTREBUELA COMO MONUMENTO DE INTERESSE MUNICIPAL. 33 - PROCESSO DE ISENÇÃO DE TAXA DA PISCINA MUNICIPAL - MARIA ISABEL ALVES MOREIRA DA SILVA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, E TENDO POR BASE AS INFORMAÇÕES TÉCNICAS QUE SUSTENTAM AS RESPETIVAS PROPOSTAS DE DECISÃO, COM AS QUAIS SE CONCORDA, DEFERIR O PEDIDO DE MARIA ISABEL ALVES MOREIRA DA SILVA. 34 - PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM A ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE REBORDOSA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A MINUTA DO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E A ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE REBORDOSA, NOS PRECISOS TERMOS EM QUE FOI APRESENTADA. E eu Verónica de Brito Castro, Chefe da Divisão Administrativa, o subscrevi.

A Chefe de Divisão Administrativa,

Paredes e Paços do Concelho, 7 de maio de 2015.

O Presidente da Câmara,

EDITAL

Celso Manuel Gomes Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, faz público que: Em conformidade com o disposto no art.º 56.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, se afixa nos lugares de estilo e publicita no sítio da internet do Município e Boletim Municipal, as deliberações bem como as decisões destinadas a ter eficácia externa, da reunião ordinária de 01/09/2016 desta Câmara Municipal.

2 - PROPOSTA DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 20 DE JULHO DE 2016 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ATA DE 20/07/2016. 3 - RESUMO DIÁRIO DA TESOURARIA - PARA CONHECIMENTOA CÂMARA MUNICIPAL TOMOU CONHECIMENTO. 4 - PAGAMENTOS PARA CONHECIMENTO A CÂMARA MUNICIPAL TOMOU CONHECIMENTO. 5 - MODIFICAÇÃO AO ORÇAMENTO 16ª ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL ANO 2016 - MODIFICAÇÃO AO ORÇAMENTO DA DESPESA 16ª ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL - MODIFICAÇÃO AO PLANO DE INVESTIMENTOS 12ª ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL - PARA CONHECIMENTOA CÂMARA MUNICIPAL TOMOU CONHECIMENTO. 6 - MODIFICAÇÃO AO ORÇAMENTO - 17ª ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL ANO 2016; MODIFICAÇÃO AO ORÇAMENTO DA DESPESA - 17ª ALTERAÇÃO; MODIFICAÇÃO AO PLANO DE ATIVIDADES MUNICIPAIS - 10ª ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL; MODIFICAÇÃO AO PLANO DE INVESTIMENTOS - 13ª ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL - PARA CONHECIMENTOA CÂMARA MUNICIPAL TOMOU CONHECIMENTO. 7 - CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS - IMI - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DA PROPOSTA APRESENTADA, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PAREDES A APROVAÇÃO PARA O ANO DE DOIS MIL E DEZASSETE, DA REDUÇÃO EM VINTE POR CENTO DA TAXA DE IMI PARA OS PRÉDIOS URBANOS, FIXANDO-A EM ZERO VÍRGULA QUATRO POR CENTO PARA OS PRÉDIOS AVALIADOS NOS TERMOS DO CIMI. 8 - RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE APOIO À ECONOMIA LOCAL - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM QUATRO VOTOS A FAVOR DO PSD, TENDO O SENHOR PRESIDENTE FEITO USO DA SUA PRERROGATIVA DE VOTO DE QUALIDADE E COM 4 VOTOS CONTRA DO PS, SUBMETER O PRESENTE ASSUNTO À APRECIAÇÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL, EM CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NA ALÍNEA A) DO N.º1, DO ARTIGO 12.º DA LEI 43/2012, DE 28 DE AGOSTO. 9 - MAPA DE PESSOAL PARA 2016 - ALTERAÇÃO COM CRIAÇÃO DE UM POSTO DE TRABALHO DESTINADO A SER OCUPADO POR TÉCNICO SUPERIOR (SERVIÇO SOCIAL) - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DA PROPOSTA APRESENTADA, A ALTERAÇÃO AO MAPA DE PESSOAL PARA A CRIAÇÃO DE UM POSTO DE TRABALHO DESTINADO A SER OCUPADO POR UM TÉCNICO SUPERIOR (SERVIÇO SOCIAL), BEM COMO REMETER O PRESENTE ASSUNTO À APRECIAÇÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL. 10 - REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E PREÇOS MUNICIPAIS - ALTERAÇÃO ART.º 64º, SECÇÃO I, DO CAPÍTULO XX - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ALTERAÇÃO AO ARTIGO 64.º, DA SECÇÃO I, DO CAPÍTULO XX, DO REGULAMENTO MUNICIPAL DE TAXAS E PREÇOS MUNICIPAIS, NOS PRECISOS TERMOS E FUNDAMENTOS DA PROPOSTA APRESENTADA, BEM COMO REMETER O PRESENTE ASSUNTO À ASSEMBLEIA MUNICIPAL, PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO.

11 - EXPROPRIAÇÃO URGENTE DESTINADA À IMPLEMENTAÇÃO DA OBRA DE CONSTRUÇÃO DO “COMPLEXO DESPORTIVO DE BALTAR”. RESOLUÇÃO DE EXPROPRIAR. - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOAPÓS APRECIAÇÃO, O EXECUTIVO MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, UMA VEZ QUE SE ENCONTRAM REUNIDOS OS ELEMENTOS PREVISTOS NO ARTIGO 10º DO CÓDIGO DAS EXPROPRIAÇÕES E COM BASE NO CONTEÚDO DESSES ELEMENTOS, REQUERER POR FORÇA DO DISPOSTO NA ALÍNEA A) DO NÚMERO 1 DO ARTIGO 14º E ARTIGO 15º DO MESMO CÓDIGO, A DECLARAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA COM CARÁCTER DE URGÊNCIA, DA EXPROPRIAÇÃO REFERIDA. 12 - MINUTAS DE CONTRATOS DE INVESTIMENTOS ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E CRS-INDÚSTRIA DE VESTUÁRIO, S.A. E PELCORTE-ESTOFOS, LDA. - AUTORIZAR A OUTORGA DOS CONTRATOS NO SENHOR PRESIDENTE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DA PROPOSTA APRESENTADA, APROVAR A MINUTA DO CONTRATO DE INVESTIMENTO A CELEBRAR COM A SOCIEDADE CRS – INDÚSTRIA DE VESTUÁRIO, S.A., BEM COMO AUTORIZAR QUE O SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PROCEDA À SUA OUTORGA. 13 - AUTO DE DECLARAÇÕES ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E ROSA MARIA ALVES QUEIROZ DA SILVA PELA CEDÊNCIA DE PARCELA DE TERRENO EM RECAREI, PARA ABERTURA DE RUA - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O AUTO DE DECLARAÇÕES DE ROSA MARIA ALVES QUEIRÓS DA SILVA DE VINTE E OITO DE JUNHO DO CORRENTE ANO, REFERENTE À CEDÊNCIA GRATUITA, LIVRE DE ÓNUS E ENCARGOS, DE UMA FAIXA DE SESSENTA E TRÊS METROS QUADRADOS RELATIVOS AO TERRENO NO LUGAR DE ROCHÃO, FREGUESIA DE RECAREI, PARA ABERTURA DE RUA. 14 - AUTO DE DECLARAÇÕES ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E JOSÉ ALVES QUEIRÓS DA SILVA PELA CEDÊNCIA DE PARCELA DE TERRENO EM RECAREI, PARA INTEGRAR NO DOMÍNIO PÚBLICO - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O AUTO DE DECLARAÇÕES DE JOSÉ ALVES QUEIRÓS DA SILVA, REFERENTE À CEDÊNCIA GRATUITA, LIVRE DE ÓNUS E ENCARGOS, DE DUZENTOS E SESSENTA E QUATRO VÍRGULA NOVENTA E SEIS METROS QUADRADOS RELATIVOS AO TERRENO NO LUGAR DE ROCHÃO, FREGUESIA DE RECAREI, PARA INTEGRAÇÃO NO DOMÍNIO PÚBLICO. 15 - FREGUESIA DE LORDELO - PEDIDO DE SUBSÍDIO PARA COLMATAR AS DESPESAS COM DIVERSAS ATIVIDADES DA FREGUESIA - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, RATIFICAR O DESPACHO DA SENHORA VEREADORA, DRA. HERMÍNIA MOREIRA, EM SUBSTITUIÇÃO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA, DATADO DE DEZANOVE DE AGOSTO, QUE AUTORIZOU A ATRIBUIÇÃO DE UM SUBSÍDIO NO VALOR DE QUATRO MIL EUROS À JUNTA DE FREGUESIA DE LORDELO PARA FAZER FACE ÀS DESPESAS EFETUADAS COM DIVERSAS ATIVIDADES DESPORTIVAS, NO ÂMBITO DA AGENDA CULTURAL DA CIDADE. 16 - COMISSÃO DE FESTAS 2016 - REBORDOSA - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA ELECTRICIDADE AQUANDO DAS FESTAS DA CIDADE DE REBORDOSA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APOIAR A COMISSÃO DE FESTAS 2016 – REBORDOSA, SUPORTANDO O ENCARGO QUE A MESMA TEVE COM A ELETRICIDADE NAS FESTAS DA CIDADE DE REBORDOSA. 17 - PEDIDO DE PERDÃO DA DIVIDA EXISTENTE REFERENTE A REFEIÇÕES ESCOLARES, EM QUE É REQUERENTE LILIANA ANDREIA FERREIRA LEAL - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PERDÃO DA DÍVIDA EXISTENTE, REFERENTE A REFEIÇÕES ESCOLARES, EFETUADO POR LILIANA ANDREIA FERREIRA LEAL. 18 - ABRAÇAR PAREDES - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TODAS AS TAXAS E PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA “FESTA DO TREMOÇO” NO PARQUE JOSÉ GUILHERME - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE, QUE ISENTOU A ASSOCIAÇÃO “ABRAÇAR PAREDES”, DO PAGAMENTO DA PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO E DE TODAS AS TAXAS DEVIDAS PELA REALIZAÇÃO DO EVENTO “FESTA DO TREMOÇO”.

19 - JUNTA DE FREGUESIA DE PAREDES (GONDALÃES) - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS E DE CAUÇÃO, REFERENTES AO CORTE DE TRÂNSITO E CEDÊNCIA DE GRADES DE PROTECÇÃO PARA DIA 06/08/2016 - MARCHAS S. PEDRO - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE, DATADO DE VINTE E SETE DE JULHO, QUE ISENTOU A FREGUESIA DE PAREDES DO PAGAMENTO DA PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO PELA CEDÊNCIA DAS GRADES DE PROTEÇÃO PARA EVENTO “MARCHAS DE S. PEDRO”, EM GONDALÃES. 20 - JOSÉ RODRIGUES FIRMINO - PEDIDO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE ALUGUER PELA CEDENCIA DE BARREIRAS BEM COMO A PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO, PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO “FESTA DO EMIGRANTE” - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTEDA CÂMARA, QUE ISENTOU JOSÉ RODRIGUES FIRMINO DO PAGAMENTO DA TAXA DE ALUGUER BEM COMO DA PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO PELA CEDÊNCIA DE GRADES DE PROTEÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO FESTIVAL ANUAL-FESTA DO EMIGRANTE. 21 - JOSÉ MANUEL LEAL DE SOUSA - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TODAS AS TAXAS, REFERENTES À REALIZAÇÃO DAS FESTAS DE STª EULALIA EM SOBROSA - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA, QUE ISENTOU JOSÉ MANUEL LEAL DE SOUSA DO PAGAMENTO DAS TAXAS DEVIDAS PELO CORTE DE TRÂNSITO E APOIO DA POLÍCIA MUNICIPAL NO ÂMBITO DA REALIZAÇÃO DAS FESTAS DE S. EULÁLIA NA FREGUESIA DE SOBROSA. 22 - MARINA FERREIRA SILVA - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS PELA OCUPAÇÃO DA VIA PÚBLICA - PARQUE JOSÉ GUILHERME - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE DATADO DE UM DE AGOSTO QUE ISENTOU MARINA FERREIRA SILVA DO PAGAMENTO DA TAXA DE OCUPAÇÃO DA VIA PÚBLICA NOS TERMOS DO SOLICITADO. 23 - COMISSÃO DE FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO, EM RECAREI - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DA SENHORA VEREADORA, DR.ª HERMÍNIA MOREIRA, EM SUBSTITUIÇÃO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA, DATADO DE DEZASSETE DE AGOSTO QUE ISENTOU A COMISSÃO DE FESTAS, DO PAGAMENTO DE TODAS AS TAXAS DEVIDAS PELA REALIZAÇÃO DAS FESTAS EM HONRA DE Nª SRª DO BOM DESPACHO.

N . º 8 / 2 0 1 6 21E D I T A I S , D E S P A C H O S E D E L I B E R A Ç Õ E S C A M A R Á R I A S

24 - ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES - PEDIDO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA PELA LICENÇA ESPECIAL DE RUÍDO DOS EVENTOS “CONCERTO DA ORQUESTRA DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE PAREDES” E “FESTIVAL GOT TALENT” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, ISENTAR A ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES DO PAGAMENTO DA TAXA DEVIDA PELA LICENÇA ESPECIAL DE RUÍDO NO ÂMBITO DOS EVENTOS “CONCERTO DA ORQUESTRA DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE PAREDES” E “FESTIVAL GOT TALENT”. 25 - ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO INDIE BALTAR - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DA SENHORA VEREADORA, DRA HERMÍNIA MOREIRA, EM SUBSTITUIÇÃO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA, DATADO DE DEZASSETE DE AGOSTO, QUE ISENTOU A ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO INDIE DE BALTAR DO PAGAMENTO DA TAXA DEVIDA PELA EMISSÃO DA LICENÇA ESPECIAL DE RUÍDO NO ÂMBITO DA REALIZAÇÃO EVENTO “INDIE MUSIC FEST – FESTIVAL DE MÚSICA INDEPENDENTE”. 26 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE PROCESSO 11/08L, EM NOME DE SOUSA & SOUSA MAGALHÃES - SOCIEDADE IMOBILIÁRIA, LDA. - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 11/08L, EM NOME DE SOUSA & SOUSA MAGALHÃES-SOCIEDADE IMOBILIÁRIA, LDA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 27 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE PROCESSO 244/10P, EM NOME DE MARIA MADALENA FERREIRA ALMEIDA ANDRADE - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 244/10P, EM NOME DE MARIA MADALENA FERREIRA ALMEIDA ANDRADE, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 28 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE PROCESSO 289/11P, EM NOME DE MARIA ELISABETE MESQUITA DA COSTA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 289/11P, EM NOME DE MARIA ELISABETE MESQUITA DA COSTA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 29 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE PROCESSO 39/11P, EM NOME DE MIGUEL ARCANJO FERREIRA CARNEIRO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 39/11P, EM NOME DE MIGUEL ARCANJO FERREIRA CARNEIRO NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 30 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE PROCESSO 154/12P, EM NOME DE HELDER FILIPE DIAS FERREIRA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 154/12P, EM NOME DE HÉLDER FILIPE DIAS FERREIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 31 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE PROCESSO 182/06P, EM NOME DE PAULO JORGE OLIVEIRA ROCHA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 182/06P, EM NOME DE PAULO JORGE OLIVEIRA ROCHA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 32 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE PROCESSO 386/07P, EM NOME DE SOFIA TERESA GOMES PEDROSA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 386/07 P, EM NOME DE SOFIA TERESA GOMES PEDROSA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DO PARECER QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 33 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE PROCESSO 28/13LI, EM NOME DE MARIA MANUELA MOREIRA FERREIRA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 28/13 LI, EM MARIA MANUELA MOREIRA FERREIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DO PARECER QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 34 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE PROCESSO 168/14LI, EM NOME DE ÁLVARO MANUEL TEIXEIRA DA SILVA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 168/14 LI, EM NOME DE ÁLVARO MANUEL TEIXEIRA DA SILVA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DO PARECER QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 35 - ISENÇÕES DO PAGAMENTO DA TRSU - DIFICULDADES ECONÓMICAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DOS RELATÓRIOS SOCIAIS A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TARIFA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, COM EXCEÇÃO DOS UTENTES CUJA ISENÇÃO A CONCEDER É PARCIAL (50%), BEM COMO A ANULAÇÃO DA DÍVIDA EXISTENTE, EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE A MESMA SE APLIQUE, CONFORME A INFORMAÇÃO APRESENTADA. 36 - FERNANDO DIAS DA SILVA & FILHOS, LDA. - PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - REGULARIZAÇÃO DE ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUSTENTA A DECISÃO, DOS ELEMENTOS INSTRUTÓRIOS, DA DELIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VINTE E UM DE NOVEMBRO DE DOIS MIL E QUINZE E NOS TERMOS DA ALÍNEA A) DO N.º 4 DO ART.º 5.º DO DECRETO-LEI N.º 165/2014, DE 5 DE NOVEMBRO, RECONHECER O INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL NA REGULARIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO OU INSTALAÇÃO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL DO REQUERENTE FERNANDO DIAS DA SILVA & FILHOS, LDA.. 37 - MOREIRA DOS SANTOS, LDA. - PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - REGULARIZAÇÃO DE ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUSTENTA A DECISÃO, DOS ELEMENTOS INSTRUTÓRIOS, DA DELIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VINTE E UM DE NOVEMBRO DE DOIS MIL E QUINZE E NOS TERMOS DA ALÍNEA A) DO N.º 4 DO ART.º 5.º DO DECRETO-LEI N.º 165/2014, DE 5 DE NOVEMBRO, RECONHECER O INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL NA REGULARIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO OU INSTALAÇÃO DA ATIVIDADE INDUSTRIAL DO REQUERENTE MOREIRA DOS SANTOS, LDA.. 38 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE ÓCULOS, EM QUE É REQUERENTE MARIA CONCEIÇÃO SILVA BARROSO RIBEIRO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE ÓCULOS EFETUADO POR MARIA CONCEIÇÃO SILVA BARROSO RIBEIRO.

39 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE MARIA ROSA ROCHA COELHO FERNANDES, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR MARIA ROSA ROCHA COELHO FERNANDES. 40 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE ANGELINA MARTINS PEREIRA SANTOS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR ANGELINA MARTINS PEREIRA SANTOS. 41 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE MARIA ISAURA FREIRE BARBOSA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR MARIA ISAURA FREIRE BARBOSA. 42 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE ANA DA CONCEIÇÃO BESSA MOREIRA PACHECO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR ANA DA CONCEIÇÃO BESSA MOREIRA PACHECO. 43 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE SUSANA MANUELA DUARTE FERREIRA NUNES, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR ANA SUSANA MANUELA DUARTE FERREIRA NUNES. 44 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE MARIA DE FÁTIMA SILVA BARROS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR MARIA DE FÁTIMA SILVA BARROS. 45 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE ELSA MANUELA ALVES NETO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR ELSA MANUELA ALVES NETO. 46 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE MANUEL DA SILVA CARVALHO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR MANUEL DA SILVA CARVALHO. 47 - ATRIBUIÇÃO DE APOIO À ASSOCIAÇÃO “UM NOVO CÂNTICO” PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO PARA OS SEUS UTENTES, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, A ATRIBUIÇÃO DE UM APOIO À ASSOCIAÇÃO “UM NOVO CÂNTICO”, NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO PARA OS MUNÍCIPES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. 48 - ATRIBUIÇÃO DE APOIO À MUNÍCIPE MARIA LÚCIA SOUSA VALENTE LOPES, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O APOIO À MUNICIPE MARIA LÚCIA SOUSA VALENTE LOPES PARA PAGAMENTO DE TRÊS MENSALIDADES RELATIVAS AO SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO. 49 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE ELISA MARIA SANTOS SOARES, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA EFETUADO POR ELISA MARIA SANTOS SOARES. 50 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE AVELINA FERREIRA MARQUES, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA EFETUADO POR AVELINA FERREIRA MARQUES. - 51 - PEDIDO DE APOIO PARA A RENDA DE CASA, EM QUE É REQUERENTE PATRÍCIA CLÁUDIA NUNES LEAL, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA EFETUADO POR PATRÍCIA CLÁUDIA NUNES LEAL. 52 - PEDIDO DE APOIO PARA REABILITAÇÃO DE HABITAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE CARLOS MANUEL MARTINS DIAS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “HABITAÇÃO DE QUALIDADE” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO RENDA EFETUADO POR CARLOS MANUEL MARTINS DIAS. 53 - PEDIDO DE APOIO PARA O CRÉDITO HABITAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE MARIA ASSUNÇÃO PROENÇA NOGUEIRA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES

AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO PARA CRÉDITO Â HABITAÇÃO EFETUADO POR MARIA ASSUNÇÃO PROENÇA NOGUEIRA. 54 - ASSOCIAÇÃO PARA A INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS - ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO DESTINADO AO APOIO NA AQUISIÇÃO DE UMA CARRINHA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ATRIBUIÇÃO DE UM SUBSÍDIO À ASSOCIAÇÃO PARA A INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS SEDEADA NA FREGUESIA DE LORDELO, NO VALOR DE CINCO MIL EUROS, PARA AQUISIÇÃO DE VIATURA ADAPTADA PARA TRANSPORTE DE UTENTES COM INCAPACIDADE. 55 - CELEBRAÇÃO DE PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO NO ÂMBITO DO TRANSPORTE PARA A ESCOLA BÁSICA Nº 1 DE REBORDOSA, ENTRE O MUNICÍPIO E A JUNTA DE FREGUESIA DE REBORDOSA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU POR UNANIMIDADE, APROVAR A MINUTA DO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE MUNICÍPIO DE PAREDES E A FREGUESIA DE REBORDOSA, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA. 56 - CELEBRAÇÃO DE PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E O EMAÚS - ASSOCIAÇÃO DE APOIO AO DEFICIENTE MENTAL - TRANSPORTE DE UTENTES PARA A ASSOCIAÇÃO EMAÚS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU POR UNANIMIDADE, APROVAR A MINUTA DO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO A CELEBRAR ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E EMAÚS – ASSOCIAÇÃO DE APOIO AO DEFICIENTE MENTAL, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA. 57 - MINUTA DE PROTOCOLO A CELEBRAR ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES, O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SOBREIRA E A ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO JI DE TRÁS-DE-VÁRZEA PARA ASSEGURAR SERVIÇOS E REFEIÇÃO E PROLONGAMENTO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A MINUTA DO PROTOCOLO A CELEBRAR ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E A ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO JARDIM DE INFÂNCIAS DE TRÁS-DE-VÁRZEA DA FREGUESIA DE RECAREI, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA. 58 - PROCESSOS DE PEDIDOS DE ISENÇÃO DE TAXA DAS PISCINAS MUNICIPAIS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, E TENDO POR BASE AS INFORMAÇÕES TÉCNICAS QUE SUSTENTAM AS RESPETIVAS PROPOSTAS DE DECISÃO, COM AS QUAIS SE CONCORDA, DEFERIR OS PEDIDOS DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA PELA FREQUÊNCIA NAS PISCINAS MUNICIPAIS, NOS TERMOS PROPOSTOS NA INFORMAÇÃO. 59 - UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS MUNICIPAIS POR INSTITUIÇÕES DO CONCELHO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS MUNICIPAIS E MINUTA DE PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO, NOS TERMOS PROPOSTOS. - 60 - SECÇÃO AUTÓNOMA DE PÓLO AQUÁTICO DOS SSCMP - ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, ATRIBUIR UM SUBSÍDIO NO VALOR DE OITO MIL E SEISCENTOS EUROS AOS SERVIÇOS SOCIAIS, PARA O FIM EXCLUSIVO DA SECÇÃO AUTÓNOMA DE PÓLO AQUÁTICO DOS SSCMP. E eu Verónica de Brito Castro, Chefe da Divisão Administrativa, o subscrevi.

A Chefe de Divisão Administrativa,

Paredes e Paços do Concelho, 7 de setembro de 2016.

O Presidente da Câmara,

EDITAL

Celso Manuel Gomes Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, torna público que: Em conformidade com o disposto no art.º 56.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, se afixa nos lugares de estilo e publicita no sítio da internet do Município e Boletim Municipal, as deliberações bem como as decisões destinadas a ter eficácia externa, da reunião ordinária de 21/09/2016 desta Câmara Municipal.

1 - PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIADe seguida, propôs que aquando do regresso do senhor Presidente, que passará a dirigir trabalhos, fosse discutido e votado o ponto cinco da ordem do dia, tendo a proposta sido aceite, por unanimidade.

2 - PROPOSTA DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 01 DE SETEMBRO DE 2016 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ATA DE UM DE SETEMBRO DE DOIS MIL E TREZE.

3 - RESUMO DIÁRIO DA TESOURARIA - PARA CONHECIMENTOA CÂMARA MUNICIPAL TOMOU CONHECIMENTO.

4 - PAGAMENTOS PARA CONHECIMENTO A CÂMARA MUNICIPAL TOMOU CONHECIMENTO.

6 - PEDIDO DE INCORPORAÇÃO DE TÍTULOS DE DIVIDA PÚBLICA NO IMOBILIZADO DO BALANÇO E EVENTUAL AUTORIZAÇÃO DE ALIENAÇÃO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, INCORPORAR OS TÍTULOS DE DÍVIDA PÚBLICA NO IMOBILIZADO DO BALANÇO SOCIAL. DELIBEROU AINDA, POR MAIORIA, COM QUATRO VOTOS A FAVOR DO PSD E QUATRO ABSTENÇÕES DO PS, PELA ALIENAÇÃO DOS TÍTULOS DE DÍVIDA PÚBLICA EM QUESTÃO. MAIS FOI DELIBERADO, POR UNANIMIDADE, REMETER O PRESENTE ASSUNTO PARA SER APRECIADO E VOTADO EM SEDE DE ASSEMBLEIA MUNICIPAL. 7 - AMIPAREDES - AGÊNCIA MUNICIPAL DE INVESTIMENTO DE PAREDES, EM.SA - PROPOSTA DE ENCERRAMENTO DA LIQUIDAÇÃO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DA PROPOSTA APRESENTADA, REMETER O PRESENTE ASSUNTO À ASSEMBLEIA MUNICIPAL PARA QUE ESTA APROVE O RELATÓRIO & CONTAS DA AMIPAREDES DO 1.º SEMESTRE DE 2016 E A PROPOSTA DE PARTILHA QUE CONTÉM A REVERSÃO PARA O MUNICÍPIO DE PAREDES DE TODOS OS DIREITOS, ATIVOS, OBRIGAÇÕES E PASSIVOS, NO ÂMBITO DO PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DA EMPRESA DISSOLVIDA E DESIGNE O MUNICÍPIO DE PAREDES, NA PESSOA DO DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS JURÍDICOS, ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS, COMO DEPOSITÁRIO DOS LIVROS E DOCUMENTOS DA EMPRESA.”.

8 - NOVIBELO - INDÚSTRIA DE MOBILIÁRIO, LIMITADA - PROPOSTA DE CONCESSÃO DE INCENTIVOS, NO ÂMBITO DO REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE INCENTIVOS AO INVESTIMENTO EM PAREDES - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DA PROPOSTA APRESENTADA, APROVAR A MINUTA DO CONTRATO DE INVESTIMENTO A CELEBRAR COM A NOVIBELO - ESTOFOS, LDA., BEM COMO AUTORIZAR QUE O SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PROCEDA À SUA OUTORGA.

9 - LASKASAS INTERIORES, UNIPESSOAL, LIMITADA - PROPOSTA DE CONCESSÃO DE INCENTIVOS, NO ÂMBITO DO REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE INCENTIVOS AO INVESTIMENTO EM PAREDES - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DA PROPOSTA APRESENTADA, APROVAR A MINUTA DO CONTRATO DE INVESTIMENTO A CELEBRAR COM LASKASAS INTERIORES, UNIPESSOAL, LIMITADA, BEM COMO AUTORIZAR QUE O SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PROCEDA À SUA OUTORGA. 5 - DOCUMENTOS PREVISIONAIS PARA O ANO DE 2017 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, COM 5 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 VOTOS CONTRA DO PS, APROVAR OS DOCUMENTOS PREVISIONAIS PARA O ANO DE DOIS MIL E DEZASSETE COM A RETIFICAÇÃO SUPRA PROPOSTA E REMETER OS MESMOS PARA APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO POR PARTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL. 11 - CHEFE DA DIVISÃO DE AÇÃO SOCIAL - PROCEDIMENTO CONCURSAL - DESIGNAÇÃO DE JÚRI - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O JÚRI DO PROCEDIMENTO CONCURSAL PARA CHEFE DA DIVISÃO DE AÇÃO SOCIAL CONTITUIDO PELO PRESIDENTE: DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS JURÍDICOS, ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS, DR. RUI MANUEL MOUTINHO FERREIRA; VOGAIS EFETIVOS: CHEFE DA DIVISÃO ADMINISTRATIVA, DRA. VERÓNICA DE BRITO CASTRO E A CHEFE DA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, DRA. MARGARIDA MARIA FERREIRA CARDOSO; VOGAIS SUPLENTES: A CHEFE DE APROVISIONAMENTO E PATRIMÓNIO, DRA. SÓNIA CRISTINA DE PAIVA E A CHEFE DE DIVISÃO DE CONTABILIDADE E FINANÇAS, DRA. ANA PAULA VIEIRA GARCÊS RIBEIRO. MAIS DELIBEROU, COM A MESMA VOTAÇÃO, PROPOR QUE ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVE A PRESENTE CONSTITUIÇÃO DO JÚRI PARA O PROCEDIMENTO CONCURSAL EM QUESTÃO.

12 - PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO MAPA DE PESSOAL/2016 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL QUE APROVE A ALTERAÇÃO AO MAPA DE PESSOAL, REFERENTE AO ANO DE DOIS MIL E DEZASSEIS.

13 - COMISSÃO DE FESTAS EM HONRA DE S. MIGUEL DE BALTAR - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TODAS AS TAXAS INERENTES AO LICENCIAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DAS FESTAS EM HONRA DE S. MIGUEL EM BALTAR - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE, DATADO DE DEZASSEIS DE AGOSTO, QUE ISENTOU A COMISSÃO DE FESTAS DO PAGAMENTO DE TODAS AS TAXAS INERENTES AO LICENCIAMENTO DAS FESTAS EM HONRA DE S. MIGUEL DE BALTAR.

14 - MOTO CLUBE DE REBORDOSA - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TODAS AS TAXAS DE LICENCIAMENTO BEM COMO DOS ENCARGOS PELA CEDÊNCIA DE PALCO, POLICIA MUNICIPAL E GRADES DE PROTEÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO DE APOIO E ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA OS B.V. DE REBORDOSA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, ISENTAR O MOTO CLUBE DE REBORDOSA DO PAGAMENTO DE TAXAS DE LICENCIAMENTO, BEM COMO DO PAGAMENTO DOS ENCARGOS DEVIDOS PELA CEDÊNCIA DE PALCO, GRADES DE PROTEÇÃO E PELOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA POLÍCIA MUNICIPAL, NO ÂMBITO DO EVENTO A REALIZAR NO DIA VINTE E QUATRO DE SETEMBRO PARA ANGARIAÇÃO DE FUNDOS A FAVOR DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE REBORDOSA.

15 - CLUBE TT PAREDES ROTA DOS MÓVEIS - PEDIDO DE ISENÇAO DE TODAS AS TAXAS DE LICENCIAMENTO DAS ACTIVIDADES DA AVENTURA OFF ROAD 4X4 - 2016 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, ISENTAR O CLUBE TT – PAREDES ROTA DOS MÓVEIS DO PAGAMENTO DE TODAS AS TAXAS DEVIDAS PELO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE “AVENTURA OFF ROAD 4X4 2016”.

16 - FREGUESIA DE VILELA - PEDIDO DE ISENÇÃO DE CAUÇÃO PELA CEDÊNCIA DE GRADES DE PROTEÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE CORRIDA DE CARROS DE ROLAMENTOS - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE, DATADO DE TREZE DE SETEMBRO, QUE ISENTOU A JUNTA DE FREGUESIA DE VILELA DO PAGAMENTO DE CAUÇÃO DEVIDA PELA CEDÊNCIA DE OITO BARREIRAS DE PROTEÇÃO PARA O EVENTO “CORRIDA DE CARROS DE ROLAMENTOS PARA ANGARIAÇÃO DE VERBAS PARA ALARGAMENTO DA CRUZ VERMELHA”, REALIZADO NO PASSADO DIA DEZOITO DE SETEMBRO.

17 - BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BALTAR - PEDIDO DE ISENÇÃO DE CAUÇÃO PELA CEDÊNCIA DE GRADES DE PROTEÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO VI EVENTO TUNING - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE, DATADO DE SETE DE SETEMBRO, QUE ISENTOU A ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BALTAR, DO PAGAMENTO DE CAUÇÃO E RESPETIVA TAXA DE ALUGUER, DEVIDAS PELA CEDÊNCIA DE QUARENTA BARREIRAS DE PROTEÇÃO PARA O “VI EVENTO TUNING DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BALTAR”, NOS DIAS 9,10 E 11 DE SETEMBRO.

18 - COMISSÃO DE FESTAS EM HONRA DE S. MIGUEL DE CRISTELO - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS PELA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DA POLICIA MUNICIPAL E DO CORTE DE TRÂNSITO - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE, DATADO DE CATORZE DE SETEMBRO, QUE ISENTOU A COMISSÃO DE FESTAS EM HONRA DE S. MIGUEL DE CRISTELO, DO PAGAMENTO DAS TAXAS DEVIDAS PELOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA POLÍCIA MUNICIPAL E PELO PEDIDO DE CORTE DE TRÂNSITO, PARA OS DIAS VINTE E TRÊS A VINTE E CINCO DE SETEMBRO.

19 - MOTO CLUBE DE REBORDOSA/ROTA DOS MÓVEIS - PEDIDO DE INSENÇÃO DE TAXAS E CAUÇÃO - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE, DATADO DE QUINZE DE SETEMBRO, QUE ISENTOU O MOTO CLUBE DE REBORDOSA/ ROTA DOS MÓVEIS, DO PAGAMENTO DA CAUÇÃO E RESPETIVA TAXA PELA CEDÊNCIA DE BARREIRAS DE PROTEÇÃO, NO ÂMBITO DO EVENTO A REALIZAR NO DIA VINTE E QUATRO DE SETEMBRO.

20 - ISENÇÕES DO PAGAMENTO DA TRSU - DIFICULDADES ECONÓMICAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DOS RELATÓRIOS SOCIAIS A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TARIFA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, COM EXCEÇÃO DO UTENTES, CUJA ISENÇÃO A CONCEDER É PARCIAL (50%), BEM COMO A ANULAÇÃO DA DÍVIDA EXISTENTE, EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE A MESMA SE APLIQUE, CONFORME A INFORMAÇÃO APRESENTADA.

N . º 8 / 2 0 1 622 E D I T A I S , D E S P A C H O S E D E L I B E R A Ç Õ E S C A M A R Á R I A S

21 - ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS PARQUE DAS SERRAS DO PORTO - CONTRIBUTO DOS MUNCÍPIOS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AUTORIZAR O PAGAMENTO DE DOZE MIL EUROS À ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS PARQUE DAS SERRAS DO PORTO, REFERENTE À CONTRIBUIÇÃO PARA O ANO DE DOIS MIL E DEZASSEIS, NOS TERMOS DA INFORMAÇÃO. 22 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DO CRÉDITO HABITACIONAL, EM QUE É REQUERENTE MANUEL ANTÓNIO MARTINS SILVA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO AO CRÉDITO À HABITAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE MANUEL ANTÓNIO MARTINS SILVA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 23 - CELEBRAÇÃO DE PROTOCOLO COM A ASSOCIAÇÃO CULTURAL JOSÉ GUILHERME PACHECO, NO ÂMBITO DAS AEC 2016/2017 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A MINUTA DO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E A ASSOCIAÇÃO CULTURAL JOSÉ GUILHERME PACHECO – CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE PAREDES E AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DE CRISTELO E PAREDES, NOS PRECISOS TERMOS EM QUE FOI APRESENTADA. 24 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE FERNANDO CARLOS TEIXEIRA GONÇALVES BRAGA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA EFETUADO POR FERNANDO CARLOS TEIXEIRA GONÇALVES BRAGA.

25 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE MÁRIO FERNANDO QUINTAS SILVA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR MÁRIO FERNANDO QUINTAS SILVA. 26 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE ARMINDA CONCEIÇÃO FERREIRA SOUSA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE MEDICAÇÃO EFETUADO POR ARMINDA CONCEIÇÃO FERREIRA SOUSA. 27 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE LILIANA ANDREIA FERREIRA LEAL, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA EFETUADO POR LILIANA ANDREIA FERREIRA LEAL.

28 - CONCURSO PÚBLICO PARA CONSTRUÇÃO E CONCESSÃO E EXPLORAÇÃO DO BAR DO PARQUE DA CIDADE - APROVAÇÃO DO PROJETO E ABERTURA DO PROCEDIMENTO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PROJETO E SOLICITAR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PAREDES AUTORIZAÇÃO PARA A ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO PARA CONSTRUÇÃO E CONCESSÃO E EXPLORAÇÃO DO BAR DO PARQUE DA CIDADE, NOS TERMOS PROPOSTOS. 29 - TOPONÍMIA DA FREGUESIA DE PAREDES - CASTELÕES DE CEPEDA - APROVAÇÃO DE VIAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE,APROVAR A TOPONÍMIA NA FREGUESIA DE PAREDES, NA CIRCULAR RODOVIÁRIA INTERNA DE PAREDES E RUA DE SERPA PINTO, NOS PRECISOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA. 30 - TOPONÍMIA DA FREGUESIA DE LORDELO - APROVAÇÃO DE VIA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A TOPONÍMIA NA FREGUESIA DE LORDELO, NA EN 209, NOS PRECISOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA. 31 - PROCESSOS DE ISENÇÃO DE TAXA DAS PISCINAS MUNICIPAIS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, E TENDO POR BASE AS INFORMAÇÕES TÉCNICAS QUE SUSTENTAM AS RESPETIVAS PROPOSTAS DE DECISÃO, COM AS QUAIS SE CONCORDA, DEFERIR OS PEDIDOS DE: CARLA MARIA FERREIRA DE PINHO; CECÍLIA MARIA TELES DE MATOS (FILHO: JOÃO HENRIQUE MATOS FONSECA); MARIA JÚLIA DE SOUSA MOREIRA; MARIA ROSA DA ROCHA LEÃO GONÇALVES; MARIA QUITÉRIA RODRIGUES DE OLIVEIRA; JOAQUIM JORGE DA ROCHA MARQUES (FILHO: MAXIMINO JUNIO GOMES MARQUES); MARIA ROSA MOREIRA TEIXEIRA; ANÁLIA BARBOSA CUNHA E FILHO SAMUEL FERNANDO BARBOSA MORAIS; FRANSCISCO JOSÉ PEIXOTO DE OLIVEIRA; MARIA CONCEIÇÃO COSTA MARQUES; MARIA ROSA MARTINS LEAL; BEM COMO INDEFERIR O PEDIDO DE CONCEIÇÃO JOAQUINA DA CRUZ SANTOS; SUSANA MARIA SOUSA BARBOSA.

E eu Verónica de Brito Castro, Chefe da Divisão Administrativa, o subscrevi.

A Chefe de Divisão Administrativa,

Paredes e Paços do Concelho, 21 de setembro de 2016.

O Presidente da Câmara,

EDITAL

Celso Manuel Gomes Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, faz público que: Em conformidade com o disposto no art.º 56.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, se afixa nos lugares de estilo e publicita no sítio da internet do Município e Boletim Municipal, as deliberações bem como as decisões destinadas a ter eficácia externa, da reunião ordinária de 2015/09/16 desta Câmara Municipal.

2 - PROPOSTA DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2015/09/02 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ATA DE 2015/09/02.

6 - EMPRÉSTIMO PARA SANEAMENTO FINANCEIRO - ALTERAÇÃO DO VALOR - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU POR MAIORIA, COM 5 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 VOTOS CONTRA DO PS, AUTORIZAR A OUTORGA DA ADENDA AO CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PARA SANEAMENTO FINANCEIRO E A ALTERAÇÃO AO PLANO DE AJUSTAMENTO FINANCEIRO, NOS MOLDES CONSTANTES DA PROPOSTA APRESENTADA, PASSANDO ASSIM O VALOR MÁXIMO DO EMPRÉSTIMO A SER DE 16.064.229,00 (DEZASSEIS MILHÕES, SESSENTA E QUATRO MIL, DUZENTOS E VINTE E NOVE EUROS), BEM COMO CONCORDAR QUE, PELAS RAZÕES CONSTANTES DA PROPOSTA COM AS QUAIS SE CONCORDA, DAR COMO CERTO QUE A DELIBERAÇÃO TOMADA NÃO CARECE DE INTERVENÇÃO DO ÓRGÃO DELIBERATIVO. 7 - PLANOS DE LIQUIDAÇÃO DE DÍVIDA - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 5 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 VOTOS CONTRA DO PS, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL A RATIFICAÇÃO DOS PLANOS DE LIQUIDAÇÃO DE DÍVIDA, NOS MOLDES CONSTANTES DA PROPOSTA APRESENTADA. 9 - PROPOSTA DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO PARA PROVIMENTO DO LUGAR DE CHEFE DE DIVISÃO DE POLICIA MUNICIPAL - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 5 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 VOTOS CONTRA DO PS, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVAR A PRESENTE PROPOSTA NOS PRECISOS TERMOS EM QUE FOI APRESENTADA. 10 - PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO MAPA DE PESSOAL PARA 2015 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR MAIORIA, COM 5 VOTOS A FAVOR DO PSD E 4 ABSTENÇÕES DO PS, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVAR A PRESENTE PROPOSTA NOS PRECISOS TERMOS EM QUE FOI APRESENTADA. 11 - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS DE LICENÇAS NA REALIZAÇÃO DA FESTA Nª SRª DOS CHÃOS - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR VICE-PRESIDENTE, DATADO DE QUATRO DE SETEMBRO DE DOIS MIL E QUINZE, QUE AUTORIZOU A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE TODAS AS TAXAS RELATIVAS ÀS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS CHÃOS, NA FREGUESIA DE BITARÃES, NOS TERMOS DO DOCUMENTO APRESENTADO E REMETIDO PREVIAMENTE A TODOS OS MEMBROS DO EXECUTIVO.

12 - PROPOSTA DE PERDÃO DA DIVIDA EM COBRANÇA COERCIVA, EM NOME DE FRANCISCO FILIPE BARBOSA RODRIGUES - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PERDÃO DA DÍVIDA EM COBRANÇA COERCIVA AO MUNÍCIPE FRANCISCO FILIPE BARBOSA RODRIGUES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS QUE CONSTAM DO RELATÓRIO SOCIAL. 13 - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS NA OCUPAÇÃO DA VIA PÚBLICA RASTREIO AUDITIVO - FEIRA DA SAÚDE A REALIZAR NO DIA 21 DE SETEMBRO DE 2015 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, ISENTAR A ACÚSTICA MÉDICA (HIDDEN HEARING, PORTUGAL) DO PAGAMENTO DAS TAXAS DEVIDAS PELA OCUPAÇÃO DE VIA PÚBLICA PARA RASTREIO AUDITIVO – FEIRA DA SAÚDE, DIA VINTE E UM DE SETEMBRO. 14 - PROPOSTA DE AUTORIZAÇÃO PELOS SERVIÇOS DE METROLOGIA A RECEBER VALORES DE TAXAS FORA DAS INSTALAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AUTORIZAR O SERVIÇO DE METROLOGIA A RECEBER VALORES DE TAXAS FORA DAS INSTALAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL. 15 - CONSTITUIÇÃO DE FUNDO DE CAIXA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, AUTORIZAR A ALTERAÇÃO DA TITULARIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM NOVO FUNDO DE CAIXA, NOS SERVIÇOS DO BALCÃO ÚNICO, NOS TERMOS PROPOSTOS. 16 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE DO PROCESSO 73/96P, EM NOME DE JOSÉ ANIBAL MACHADO PEREIRA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 73/96P, EM NOME DE JOSÉ ANIBAL MACHADO PEREIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 17 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE DO PROCESSO 430/08P, EM NOME DE ELISA MARIA LEITE DA SILVA ALMEIDA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 430/08P, EM NOME DE ELISA MARIA LEITE DA SILVA ALMEIDA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 18 - PEDIDOS DE ISENÇÕES DO PAGAMENTO DA TRSU - DIFICULDADES ECONÓMICAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DOS RELATÓRIOS SOCIAIS A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TARIFA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, COM EXCEÇÃO DOS UTENTES 800330, 10238, 17649, 1700233, 2200511 E 900415, CUJA ISENÇÃO A CONCEDER É PARCIAL (50%) E DO UTENTE 1900471 EM QUE A ISENÇÃO É DE SEIS MESES, BEM COMO A ANULAÇÃO DA DÍVIDA EXISTENTE, EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE A MESMA SE APLIQUE, CONFORME A INFORMAÇÃO APRESENTADA. 19 - DECLARAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO DE EXPLORAÇÃO AGROPECUÁRIA EM GONDALÃES - PROPOSTA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL DA EXPLORAÇÃO PECUÁRIA DA EMPRESA VILAR E BERNARDO, LDA, FREGUESIA DE GONDALÃES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 20 - PEDIDOS DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE FREQUÊNCIA DAS PISCINAS MUNICIPAIS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, E TENDO POR BASE AS INFORMAÇÕES TÉCNICAS QUE SUSTENTAM AS RESPETIVAS PROPOSTAS DE DECISÃO, COM AS QUAIS SE CONCORDA, DEFERIR OS PEDIDOS DE ISENÇÃO DE TAXA DE FREQUÊNCIA NAS PISCINAS MUNICIPAIS, COM EXCEÇÃO DO PROCESSO NÚMERO DEZANOVE, EM NOME DE ANA MARIA TEIXEIRA SAMPAIO COSTA RIOS, QUE FOI OBJETO DE INDEFERIMENTO, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA. E eu Verónica de Brito Castro, Chefe da Divisão Administrativa, o subscrevi.

A Chefe de Divisão Administrativa,

Paredes e Paços do Concelho, 18 de setembro de 2015.

O Presidente da Câmara,

EDITAL

Celso Manuel Gomes Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, torna público que: Em conformidade com o disposto no art.º 56.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, se afixa nos lugares de estilo e publicita no sítio da internet do Município e Boletim Municipal, as deliberações bem como as decisões destinadas a ter eficácia externa, da reunião ordinária de 2015/11/09 desta Câmara Municipal.

2 - PROPOSTA DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO EXECUTIVO DE 2015/10/28 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ATA DE 28/10/2015.

6 - PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AOS CONTRATOS DE CONCESSÃO CELEBRADOS COM A “COOPERATIVA DE ELECTRIFICAÇÃO A LORD, CRL” E “A CELER - COOPERATIVA DE ELECTRIFICAÇÃO DE REBORDOSA, CRL” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA, APROVAR AS MINUTAS DE ALTERAÇÃO AOS CONTRATOS DE CONCESSÃO CELEBRADOS COM A “COOPERATIVA DE ELECTRIFICAÇÃO A LORD, CRL” E “A CELER - COOPERATIVA DE ELECTRIFICAÇÃO DE REBORDOSA, CRL” CELEBRADOS EM 13.11.1934 E 06.02.1935, RESPETIVAMENTE. MAIS FOI DELIBERADO, COM A MESMA VOTAÇÃO, REMETER O ASSUNTO PARA SER APRECIADO E VOTADO EM SEDE DE ASSEMBLEIA MUNICIPAL. 7 - ALIENAÇÃO DE PRÉDIO URBANO PROPRIEDADE DO MUNICÍPIO - PROPOSTA DE APROVAÇÃO DE REGULAMENTO DE HASTA PÚBLICA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOPOR PROPOSTA DO SENHOR PRESIDENTE O PRESENTE ASSUNTO FOI RETIRADO.

8 - CONCURSO LIMITADO POR PRÉVIA QUALIFICAÇÃO PARA “CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DO ESTACIONAMENTO PÚBLICO DE SUPERFÍCIE, DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA E UTILIZAÇÃO ONEROSA E CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO E CONCESSÃO DE USO PÚBLICO DE APARCAMENTOS SUBTERRÂNEOS PRIVADOS NA CIDADE DE PAREDES” - PROPOSTA DE APROVAÇÃO E SUBMISSÃO A AUTORIZAÇÃO POR PARTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPALA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, NOS TERMOS DA PROPOSTA APRESENTADA, SUBMETER À ASSEMBLEIA MUNICIPAL A APROVAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO PARA UM CONCURSO LIMITADO POR PRÉVIA QUALIFICAÇÃO, SEM NECESSIDADE DE RECURSO AO JORNAL OFICIAL DA UNIÃO EUROPEIA, TENDO POR OBJETO A “CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DO ESTACIONAMENTO PÚBLICO DE SUPERFÍCIE, DE ESTACIONAMENTO DE DURAÇÃO LIMITADA E UTILIZAÇÃO ONEROSA E CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO E CONCESSÃO DE USO PÚBLICO DE APARCAMENTOS SUBTERRÂNEOS PRIVADOS NA CIDADE DE PAREDES”. 9 - RELATÓRIO DE INFORMAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA DA “AMIPAREDES - AGÊNCIA MUNICIPAL DE INVESTIMENTO, EM, SA - EM LIQUIDAÇÃO, 1º SEMESTRE DE 2015” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O RELATÓRIO DE INFORMAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA DA AMIPAREDES - AGÊNCIA MUNICIPAL DE INVESTIMENTO, EM, SA - EM LIQUIDAÇÃO, 1º SEMESTRE DE 2015, NOS TERMOS PROPOSTOS. 10 - ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO À OBRA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA FREGUESIA DE SOBROSA - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR VICE-PRESIDENTE QUE AUTORIZOU A ATRIBUIÇÃO DE UM SUBSÍDIO NO VALOR DE MIL EUROS À OBRA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA FREGUESIA DE SOBROSA. 11 - PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE VENDA AMBULANTE, DE VELAS E FLORES NAS IMEDIAÇÕES DO CEMITÉRIO DE VILELA, EM QUE É REQUERENTE MARIA JOSÉ SILVA BARROS - PARA RATIFICAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA QUE DEFERIU O PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA A VENDA AMBULANTE DE FLORES E VELAS À REQUERENTE MARIA JOSÉ SILVA BARROS, NOS DIAS TRINTA DE OUTUBRO A DOIS DE NOVEMBRO. 12 - PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE VENDA AMBULANTE DE FLORES E VELAS, NO PERÍODO DE 31/10 E 01/11, EM QUE É REQUERENTE MARIA JUSTINA TEIXEIRA DE CARVALHO - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA QUE DEFERIU O PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA A VENDA AMBULANTE DE FLORES E VELAS À REQUERENTE MARIA JUSTINA TEIXEIRA DE CARVALHO, NOS DIAS TRINTA E UM DE OUTUBRO A UM DE NOVEMBRO, EM RAMOS, FREGUESIA DE BALTAR. 13 - PEDIDO DE VENDA AMBULANTE - LICENÇA ESPECIAL (VELAS E FLORES JUNTO AO CEMITÉRIO DE VILELA), EM QUE É REQUERENTE ALBANO BARROS MOREIRA SILVA - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA QUE DEFERIU O PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA A VENDA AMBULANTE DE FLORES E VELAS AO REQUERENTE ALBANO BARROS MOREIRA SILVA, NO DIA UM DE NOVEMBRO, JUNTO AO CEMITÉRIO DE VILELA. 14 - PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS PELA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOUSADA AQUANDO DA REALIZAÇÃO DO EVENTO COM A DESIGNAÇÃO “CAMPEONATO NACIONAL DE SUPERCROSS, NO DIA 22 DE AGOSTO DE 2015” - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR

PRESIDENTE DA CÂMARA QUE DEFERIU O PEDIDO DE COLOCAÇÃO DE PUBLICIDADE GRATUITA PARA O EVENTO “CAMPEONATO NACIONAL DE SUPERCROSS”, NO DIA VINTE E DOIS DE AGOSTO DE DOIS MIL E QUINZE. 15 - PEDIDO LICENÇA ESPECIAL DE VENDA AMBULANTE, DOÇARIAS, EM QUE É REQUERENTE IDALINA AUGUSTA SOUSA LAMAS CRISTINA - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA QUE DEFERIU O PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA A VENDA AMBULANTE DE DOCES À REQUERENTE IDALINA AUGUSTA SOUSA LAMAS CRISTINA, NO DIA UM DE NOVEMBRO, JUNTO AO CEMITÉRIO DE LORDELO. 16 - PEDIDO DE VENDA ESPECIAL DE VELAS E FLORES JUNTO AO CEMITÉRIO DE LORDELO DE 31/10/2015 A 01/11/2015, EM QUE É REQUERENTE MARIA DA GRAÇA FERREIRA DA ROCHA - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA QUE DEFERIU O PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA A VENDA AMBULANTE DE VELAS E FLORES À REQUERENTE MARIA DA GRAÇA FERREIRA DA ROCHA, NOS DIAS TRINTA E UM DE OUTUBRO A UM DE NOVEMBRO, JUNTO AO CEMITÉRIO DE LORDELO.

17 - PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA VENDA AMBULANTE DE FLORES E VELAS, EM QUE É REQUERENTE MARIA MANUELA ROCHA DE SOUSA - PARA RATIFICAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, RATIFICAR O DESPACHO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA QUE DEFERIU O PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL PARA A VENDA AMBULANTE DE FLORES E VELAS À REQUERENTE MARIA MANUELA ROCHA DE SOUSA, NOS DIAS VINTE E CINCO DE OUTUBRO A QUINZE DE NOVEMBRO, JUNTO À IGREJA DE MOURIZ. 18 - PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - PROC. 308/15G EM NOME DE OPÇÃO FANTASIA - COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE MOBILIÁRIO, LDA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL DA ATIVIDADE INDUSTRIAL DE OPÇÃO FANTASIA - COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE MOBILIÁRIO, LDA, SITA NA RUA DA FÁBRICA, N.º1, FREGUESIA DE VILA COVA DE CARROS, CONCELHO DE PAREDES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 19 - PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - PROCESSO 317/15G EM NOME DE NUNO MIGUEL ANDRÉ SOUSA COUTO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL DA ATIVIDADE INDUSTRIAL DE NUNO MIGUEL ANDRÉ SOUSA COUTO, SITA NA RUA DA SUBESTAÇÃO, N.º 1091, FREGUESIA DE RECAREI, CONCELHO DE PAREDES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 20 - PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - PROC 322/15G EM NOME DE MARMILAGES - INDUSTRIA COMÉRCIO MÁRMORES GRANITOS, LDA. - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL DA ATIVIDADE INDUSTRIAL DE MARMILAGES – INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁRMORES E GRANITOS, LDA., SITA NA RUA AVENIDA PADRE LUÍS PINTO CARNEIRO, N.º 860, FREGUESIA DE GANDRA, CONCELHO DE PAREDES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 21 - JOAQUIM LEAL SOUSA CASTRO - INDÚSTRIA MOBILIÁRIO, LDA. - PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL DA ATIVIDADE INDUSTRIAL DE JOAQUIM LEAL SOUSA CASTRO - INDÚSTRIA MOBILIÁRIO, LDA., SITA NA RUA DE SALVADORES, N.º 21, FREGUESIA DE SOBROSA, CONCELHO DE PAREDES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 22 - AGOSTINHO FERNANDES, LDA - EXP. MÓVEIS - PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL DA ATIVIDADE INDUSTRIAL DE AGOSTINHO FERNANDES, LDA - EXP. MÓVEIS, SITA NA AVENIDA DO VISALTO, N.º 163, FREGUESIA DE SOBROSA, CONCELHO DE PAREDES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 23 - JOSÉ VITORINO DE ALMEIDA MOREIRA DA SILVA - PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL DA ATIVIDADE PECUÁRIA DE JOSÉ VITORINO DE ALMEIDA MOREIRA DA SILVA, DENOMINADA QUINTA DO MOINHO, SITA NO LARGO DO BARREIRO, NA FREGUESIA E CONCELHO DE PAREDES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 24 - RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL NA REGULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PECUÁRIAS DO CONCELHO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL NA REGULARIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS/INSTALAÇÕES PECUÁRIAS EM GERAL, AUTORIZANDO A CÂMARA MUNICIPAL A DECLARAR O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL EM PEDIDOS FUTUROS, DESDE QUE CUMPRAM AS DIRETIVAS COMUNITÁRIAS EM MATÉRIA DO AMBIENTE E OS PRESSUPOSTOS LEGALMENTE ESTABELECIDOS NO NOVO REGIME DO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE PECUÁRIA (NREAP), APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 81/2013, DE 14 DE JUNHO. 25 - RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - ATIVIDADES INDUSTRIAIS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL NA REGULARIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS/INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS EM GERAL, AUTORIZANDO A CÂMARA MUNICIPAL A DECLARAR O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL EM PEDIDOS FUTUROS, DESDE QUE EM TERMOS ECONÓMICOS E SOCIAIS EMPREGUEM UM MÍNIMO DE DOIS TRABALHADORES E TENHAM UM VOLUME DE NEGÓCIOS QUE SEJA SUFICIENTE PARA MANUTENÇÃO DE, PELO MENOS, DOIS AGREGADOS FAMILIARES, CUMPRAM AS DIRETIVAS COMUNITÁRIAS EM MATÉRIA DO AMBIENTE E CUMPRAM OS PRESSUPOSTOS LEGALMENTE ESTABELECIDOS DO SISTEMA DE INDÚSTRIA RESPONSÁVEL (SIR), APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 169/2012, DE 1 DE AGOSTO. 26 - PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - PROCESSO 342/15G, EM QUE É REQUERENTE J. CAMPELO, LDA. - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL DA ATIVIDADE INDUSTRIAL DE J. CAMPELO, LDA., SITA NA RUA ALTO DA VILA, N.º 123, FREGUESIA DE LORDELO, CONCELHO DE PAREDES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 27 - PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - PROCESSO 341/15G, EM QUE É REQUERENTE CARLOS FILIPE MOTA MACHADO LEÃO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL DA ATIVIDADE PECUÁRIA DE CARLOS FILIPE MOTA MACHADO LEÃO, SITA NA RUA DA FONTE, N.º 224, FREGUESIA DE VILELA, CONCELHO DE PAREDES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO.

28 - RECONHECIMENTO DE INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - PROCESSO 345/15G, EM QUE É REQUERENTE CARLOS ARMANDO MACHADO LEÃO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL DA ATIVIDADE PECUÁRIA DE CARLOS ARMANDO MACHADO LEÃO, SITA NA RUA PADRE

N . º 8 / 2 0 1 6 23E D I T A I S , D E S P A C H O S E D E L I B E R A Ç Õ E S C A M A R Á R I A S

J. B. PEREIRA – QUINTA DA FONTE, FREGUESIA DE VILELA, CONCELHO DE PAREDES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 29 - PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - PROCESSO 324/15G, EM QUE É REQUERENTE CARLOS SILVINO MOREIRA BARBOSA, LDA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL DA ATIVIDADE INDUSTRIAL DE CARLOS SILVINO MOREIRA BARBOSA, LDA, SITA NA RUA TRAVESSA DE BARREIRAS, N.º 75, FREGUESIA DE DUAS IGREJAS, CONCELHO DE PAREDES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 30 - PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL - PROCESSO 538/85, EM QUE É REQUERENTE ALEAL - INDÚSTRIA DE MOBILIÁRIO, LDA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, PROPOR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL O RECONHECIMENTO DO INTERESSE PÚBLICO MUNICIPAL DA ATIVIDADE INDUSTRIAL DE ALEAL - INDÚSTRIA DE MOBILIÁRIO, LDA, SITA NA RUA CENTRAL DE VANDOMA, N.º 633, FREGUESIA DE VANDOMA, CONCELHO DE PAREDES, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 31 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE DO PROC 603/03P, EM NOME DE AURELIANO MOREIRA SILVA - PADARIA CONFIANÇA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 603/03P, EM NOME DE AURELIANO MOREIRA SILVA - PADARIA CONFIANÇA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. -

32 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE DO PROC. 40/12P, EM NOME DE FERNANDA ROCHA MOREIRA NETO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO 40/12P, EM NOME DE FERNANDA ROCHA MOREIRA NETO, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 33 - PEDIDO DE PERDÃO DE DIVIDA DE REFEIÇÕES DOS ALUNOS JORGE ANDRÉ ROCHA CARVALHO E JOÃO PEDRO ROCHA CARVALHO, EM QUE É REQUERENTE SILVIA PATRÍCIA ROCHA PACHECO - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DAS REFEIÇÕES ESCOLARES DE JORGE ANDRÉ ROCHA CARVALHO E JOÃO PEDRO ROCHA CARVALHO, EDUCANDOS DA REQUERENTE SILVIA PATRÍCIA ROCHA PACHECO, BEM COMO O PERDÃO DA DÍVIDA EXISTENTE. 34 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA DE HABITAÇÃO, EM QUE É REQUERENTE MARIA LURDES MONTEIRO SOUSA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO A CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EFETUADO POR MARIA LURDES MONTEIRO SOUSA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO.

35 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA DE CASA, EM QUE É REQUERENTE CARLA SOFIA GUIMARÃES GONÇALVES SANTOS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EFETUADO POR CARLA SOFIA GUIMARÃES GONÇALVES SANTOS, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 36 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE MARIA LURDES COSTA NOGUEIRA SILVA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EFETUADO POR MARIA LURDES COSTA NOGUEIRA SILVA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 37 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE MARIA MANUELA SOUSA MOREIRA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EFETUADO POR MARIA MANUELA SOUSA MOREIRA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 38 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE MARIA NATÁLIA MOREIRA SANTOS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EFETUADO POR MARIA NATÁLIA MOREIRA SANTOS, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO. 39 - PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE RENDA, EM QUE É REQUERENTE SÓNIA FERNANDA PACHECO BARBOSA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DA RENDA, EFETUADO POR SÓNIA FERNANDA PACHECO BARBOSA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL E RESPETIVO PARECER TÉCNICO.

E eu Verónica de Brito Castro, Chefe da Divisão Administrativa, o subscrevi.

A Chefe de Divisão Administrativa,

Paredes e Paços do Concelho, 10 de novembro de 2015.

O Presidente da Câmara,

EDITAL

Pedro Dinis da Silva Mendes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, faz público que: Em conformidade com o disposto no art.º 56.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, se afixa nos lugares de estilo e publicita no sítio da internet do Município e Boletim Municipal, as deliberações bem como as decisões destinadas a ter eficácia externa, da reunião ordinária de 2015/11/24 desta Câmara Municipal. 2 - PROPOSTA DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2015/11/09 - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR A ATA DE 09/11/2015.

6 - ISENÇÕES DO PAGAMENTO DA TRSU - DIFICULDADES ECONÓMICAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DOS RELATÓRIOS SOCIAIS A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TARIFA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, À EXCEPÇÃO DOS MUNÍCIPES: MARGARIDA ROSA SILVA OLIVEIRA, CUJA ISENÇÃO ATRIBUIDA É PARCIAL (50%) E PAULA ANDREIA LIMA SOUSA E JOSÉ MANUEL ROCHA COELHO SANTOS, EM QUE AS ISENÇÕES DEVEM TER A DURAÇÃO DE SEIS MESES; BEM COMO A ANULAÇÃO DA DÍVIDA EXISTENTE, EM TODAS AS SITUAÇÕES EM QUE A MESMA SE APLIQUE, CONFORME A INFORMAÇÃO APRESENTADA.

7 - DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE DO PROC. 958/02P, EM NOME DE MARLENE SOFIA SANTOS LUIS ALMEIDA - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, DECLARAR A CADUCIDADE DO PROCESSO NOVECENTOS E CINQUENTA E OITO BARRA ZERO DOIS P, EM NOME DE MARLENE SOFIA SANTOS LUIS ALMEIDA, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS CONSTANTES DA INFORMAÇÃO TÉCNICA QUE SUPORTA A PRESENTE DECISÃO. 8 - PEDIDO DE APOIO PARA AQUISIÇÃO DE ÓCULOS, EM QUE É REQUERENTE EVA FERNANDA DA SILVA FERREIRA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA “PAREDES AJUDA +” - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR O PEDIDO DE APOIO NA AQUISIÇÃO DE ÓCULOS, EFETUADO POR EVA FERNANDA DA SILVA FERREIRA, NO MONTANTE DE DUZENTOS E VINTE E NOVE EUROS, AO ABRIGO DO PROGRAMA PAREDES AJUDA +, SENDO QUE O PAGAMENTO DEVERÁ SER EFETUADO DIRETAMENTE AO CENTRO ÓPTICO BOA IMAGEM, NOS TERMOS E FUNDAMENTOS DO RELATÓRIO SOCIAL. 9 - PROTOCOLOS ESTABELECIDOS ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E ENTIDADES CULTURAIS - PARA CONHECIMENTOA CÂMARA MUNICIPAL TOMOU CONHECIMENTO. 10 - HOMOLOGAÇÃO DE TOPONIMIA NA FREGUESIA DE DUAS IGREJAS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, APROVAR AS PARTES DESENHADAS SOBRE TOPONÍMIA NA FREGUESIA DE DUAS IGREJAS, DESIGNADAMENTE NA RUA LUÍS VAZ DE CAMÕES, CALÇADA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO E TRAVESSINHA DAS ESCOLAS, NOS TERMOS PROPOSTOS.

11 - PROCESSOS DE ISENÇÃO DE TAXAS DAS PISCINAS MUNICIPAIS - PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃOA CÂMARA MUNICIPAL DELIBEROU, POR UNANIMIDADE, E TENDO POR BASE AS INFORMAÇÕES TÉCNICAS QUE SUSTENTAM AS RESPETIVAS PROPOSTAS DE DECISÃO, COM AS QUAIS SE CONCORDA, DEFERIR OS PEDIDOS DE: ROSA MARIA DOS SANTOS DIAS MOREIRA E MARIA INÊS MOREIRA DE SOUSA, BEM COMO INDEFERIR O PEDIDO DE MARIA DO9 CARMO MATOS LEAL NOGUEIRA (FILHO:RICARDO MANUEL LEAL NOGUEIRA).

E eu Verónica de Brito Castro, Chefe da Divisão Administrativa, o subscrevi.

A Chefe de Divisão Administrativa,

Paredes e Paços do Concelho, 26 de novembro de 2015.

O Vice-Presidente da Câmara,