painel oradores 4ci - europeia.pt · universidade europeia onde é professor catedrático. exerce,...

6
Prof. Doutor Tawfiq Rkibi [ 09H00 - ABERTURA ] Tawfiq Rkibi é titular de dois Doutoramentos em Ciências de Gestão pela Universidade de Grenoble, obtidos respetivamente em 1983 e 2003. Atualmente é Reitor da Universidade Europeia onde é Professor Catedrático. Exerce, desde 2008, o cargo de Secretário-geral da Rede PGV (constituída por 69 organismos universitários e de investigação de 12 países europeus). É, ainda, Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina, membro GEEMA- Grupo de Estudos Euro-Med-Atlântico da FLAD - Fundação Luso-Americana e Secretário-Geral da Redacção da revista científica francesa «Management et Gouvernance». Em 2009 foi nomeado perito internacional junto da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior da República da Bulgária. Dra. Isabel Alçada [ 09H30 - A Leitura na Era Digital ] Isabel Alçada é escritora, professora e investigadora Licenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa em 1974 e fez o Mestrado em Sociologia da Educação na Universidade de Boston - EUA em 1984. A sua actividade profissional centrou-se na docência, na formação de professores e exerceu várias funções na área da educação - Professora na Escola Superior de Educação de Lisboa, Coordenadora da equipa que lançou a Rede de Bibliotecas Escolares, Comissária do Plano Nacional de Leitura. Foi Administradora da Fundação de Serralves e Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional. É investigadora no CITI–UNL, Presidente da Associação para o Voluntariado de Leitura. Pertence ao Conselho de Administração da European Cultural Foundation. É co-autora com Ana Maria Magalhães de obras de Literatura Infanto-Juvenil. Tem várias obras traduzidas. Foi condecorada pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem do Infante D. Henrique – Grande-Oficial, em 2006. PAINEL DE ORADORES

Upload: dangtruc

Post on 08-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Prof. Doutor Tawfiq Rkibi[ 09H00 - ABERTURA ]

Tawfiq Rkibi é titular de dois Doutoramentos em Ciências de Gestão pela Universidade de Grenoble, obtidos respetivamente em 1983 e 2003. Atualmente é Reitor da Universidade Europeia onde é Professor Catedrático. Exerce, desde 2008, o cargo de Secretário-geral da Rede PGV (constituída por 69 organismos universitários e de investigação de 12 países europeus). É, ainda, Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina, membro GEEMA- Grupo de Estudos Euro-Med-Atlântico da FLAD - Fundação Luso-Americana e Secretário-Geral da Redacção da revista científica francesa «Management et Gouvernance». Em 2009 foi nomeado perito internacional junto da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior da República da Bulgária.

Dra. Isabel Alçada[ 09H30 - A Leitura na Era Digital ]

Isabel Alçada é escritora, professora e investigadoraLicenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa em 1974 e fez o Mestrado em Sociologia da Educação na Universidade de Boston - EUA em 1984.A sua actividade profissional centrou-se na docência, na formação de professores e exerceu várias funções na área da educação - Professora na Escola Superior de Educação de Lisboa, Coordenadora da equipa que lançou a Rede de Bibliotecas Escolares, Comissária do Plano Nacional de Leitura. Foi Administradora da Fundação de Serralves e Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional. É investigadora no CITI–UNL, Presidente da Associação para o Voluntariado de Leitura. Pertence ao Conselho de Administração da European Cultural Foundation.É co-autora com Ana Maria Magalhães de obras de Literatura Infanto-Juvenil. Tem várias obras traduzidas.Foi condecorada pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem do Infante D. Henrique – Grande-Oficial, em 2006.

Dra. Teresa Calçada[ 10H00 - As Bibliotecas na Era Digital ]

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras.Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, nomeada pelos Ministros da Educação e da Cultura, e responsável pelo Programa da Rede de Bibliotecas Escolares desde o seu início, tendo participado na elaboração do relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares.Comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura.Foi técnica do Instituto Português do Livro desde 1982, onde trabalhou na área do livro e da leitura. Em 1986 integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi também vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupou até 1996. Nesta qualidade, foi também responsável pela execução das acções desenvolvidas no âmbito da Rede da Leitura Pública.Integrou o grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Este programa tem como objectivo a instalação de bibliotecas escolares em escolas de todos os níveis de ensino, concebidas como centros multimédia que disponibilizam aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso e uso da informação em diferentes suportes, e desempenhando um papel central na aquisição e desenvolvimento de competências de informação e na formação de leitores.

Prof. Doutor Marcelo Oliveira[ 10H30 - DEBATE (Moderador) ]

Marcelo G. Oliveira é Professor Auxiliar e Coordenador Científico da área de Técnicas de Expressão Oral e Escrita na Universidade Europeia, onde leciona desde 2010. Obteve o seu primeiro mestrado em Literatura Moderna pela Universidade de Kent, em Canterbury, Reino Unido, e um segundo em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Estudos de Literatura e de Cultura e realizou investigação ao nível de Pós-Doutoramento.

Autor de Modernismo Tardio, publicou diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras e coorganizou dois volumes sobre literatura portuguesa contemporânea, cultura e teoria.De 2002 a 2006, foi professor no Instituto Politécnico de Bragança, onde lecionou unidades curriculares nas áreas da tradução e da comunicação. Desde 2001, mantém atividade profissional como tradutor, colaborando com diversas editoras e organismos oficiais.

Prof. Doutora Clara Pereira Coutinho[ 11H00 - Ambientes de Aprendizagem na Era Digital ]

Clara Pereira Coutinho é Licenciada em Economia, Mestre em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa e Doutora em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa, grau que obteve no ano de 2003 na Universidade do Minho, Braga, Portugal.Atualmente é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da mesma Universidade, onde desenvolve atividades de docência em cursos de mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação.Tem desenvolvido atividades de pesquisa no âmbito da Formação de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação e ainda no domínio das Metodologias de Investigação em Educação. Mais recentemente, desenvolve investigação ao nível da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0 como ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem bem como à tutoria online, tendo publicadas dezenas de artigos em revistas e atas de reuniões científicas nacionais e internacionais. Participa em diversos projetos nacionais e internacionais na área do e-learning, manipulativos digitais para crianças e Digital Storytelling. Publicou dois livros um dos quais no domínio das Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas que teve a sua 2.ª edição publicada em 2013.Informação adicional pode ser encontrada na sua página pessoal disponível em http://sites.google.com/site/ccoutinho

Prof. Doutora Paula Carvalho[ 11H30 - O Ensino do Português na Era Digital: Recursos e Aplicações de Processamento de Texto ]Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa, com uma tese dedicada ao processamento automático do português.É investigadora do Instituto de Investigação e Escola Doutoral da Universidade Europeia e do INESC-ID Lisboa, onde desenvolveu o seu trabalho de pós-doutoramento em análise e reconhecimento automático de opinião nos media sociais, que é o seu atual foco de investigação.A nível pedagógico, tem lecionado unidades curriculares como Técnicas de Expressão Escrita, Competências Comunicacionais, Terminologia, Processamento Automático das Línguas Naturais e Metodologia das Ciências Sociais, no âmbito de licenciaturas e de mestrados, em diversas instituições de ensino superior. Desempenha, desde 2012, a função de professora auxiliar na Universidade Europeia, fazendo parte do Conselho Científico desta instituição desde 2013.

Prof. Doutor Manuel de Menezes Sequeira[ 12H00 - O BYOD (Bring Your Own Device) em Sala de Aula ]Manuel Menezes de Sequeira é Professor Auxiliar na Universidade Europeia desde 2012. É doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo IST. Investigou nas áreas do controlo e robótica e da análise de imagem e vídeo. Os seus interesses actuais centram-se na aprendizagem da programação.Desde 1996 já leccionou Estruturação do Pensamento Lógico, Introdução à Programação, Programação Orientada por Objectos, Estrutura de Dados e Algoritmos, Engenharia do Software, Redes de Computadores e Processamento de Sinal Multimédia. Leccionou no ISCTE-IUL, na Universidade Católica, no Instituto Piaget e, actualmente, na Universidade Europeia. Foi director dos serviços de informática do ISCTE-IUL.O seu interesse pelo ensino da programação levou-o a fundar o CoderDojo LX, parte do movimento global CoderDojo que promove a aprendizagem da programação pelos jovens. É o principal tradutor de projectos como o Scratch e o Snap!.

Dra. Susana de Salazar Casanova[ 12H30 - DEBATE ]

Susana de Salazar Casanova integra o corpo docente da Universidade Europeia desde 2007, lecionando em pós-graduações e em licenciaturas. É coordenadora científica da área de Técnicas Profissionais, tendo sido coordenadora executiva da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, de junho de 2012 a agosto de 2014. É coordenadora da pós graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos (24.ª edição, 2015). É, igualmente, coordenadora do CET em Secretariado e Assessoria Administrativa. É formadora e consultora desde 2005, nas áreas do protocolo, dos eventos, da imagem profissional, da assessoria e do secretariado e da comunicação intercultural. Neste âmbito tem experiência internacional no Brasil, em Angola e no Líbano, bem como com formandos dos PALOP, de vários países da União Europeia e da América do Sul. Iniciou a sua atividade profissional em 1992, nas áreas de assessoria de direção e administração, bem como na organização de eventos, para diversas empresas privadas nos sectores de hotelaria, do comércio automóvel, da construção civil e obras públicas, das tecnologias de informação e saúde, tendo ainda colaborado numa Unidade de Missão do Ministério da Saúde. É doutoranda em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, tendo como área de interesse de investigação a comunicação intercultural. Tem um diploma de Estudos Avançados em Ciências da Comunicação pelo ISCTE–IUL. Tem um Master Internacional em Gestão e Organização de Eventos, Protocolo, Cerimonial e Relações Institucionais pela Universidade Camilo José Cela (em parceria com a EIP-Madrid). É pós graduada em Protocolo e Cerimonial pela EIP-Madrid. É pós graduada em Assessoria Empresarial e em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA-Lisboa (atual Universidade Europeia). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Autónoma de Lisboa.

PAINEL DE ORADORES

Dr. Nélson Santos de Brito[ 12H45 - ENCERRAMENTO ]

Nélson Santos de Brito considerado, no ano 2000 pelo Diário Económico, como um dos 25 melhores líderes de futuro em Portugal, assumiu, em Junho de 2014, o cargo de CEO da Laureate International Universities, o maior grupo mundial de educação superior, para Portugal e Espanha, ficando responsável pela gestão da Universidade Europeia e da Universidad Europea, respectivamente. Em Novembro de 2010, já tinha assumido o cargo de CEO para Portugal da Laureate International Universities, que, em Abril de 2011, comprou a primeira Instituição de Ensino Superior não Público em Portugal, o ISLA Campus Lisboa. Nos últimos 3 anos, liderou a passagem do ISLA a Universidade Europeia, sendo a primeira Universidade dos últimos 20 anos em Portugal. Entre 2004 e 2011, foi o Director-Geral da Multinacional Americana Kraft Foods em Portugal, onde chegou, em 1998, como Director Financeiro, depois de ter assumido a Direcção Financeira em empresas Nacionais.Sob a sua liderança, a Kraft Foods tornou-se uma das 10 maiores empresas de alimentação em Portugal, fruto de crescimento orgânico e de duas aquisições (United Biscuits Portugal; Lu Biscuits).Foi ainda, entre 2004 e 2011, membro da Direcção da Centromarca, onde, no ano 2010, trabalhou na causa de defesa das Marcas Originais versus as Marcas Brancas.Nélson Santos de Brito possui uma licenciatura em Economia pelo ISMAG, e um Bacharelato em Contabilidade e Administração pelo Instituto dos Pupilos do Exército. É pós-graduado em Gestão Empresarial e em Corporate Finance pelo ISCTE. Tem uma Especialização em Marketing pela Universidade Católica e em Brand Value pela Northwestern University - Kellogg School of Management.Nélson Santos de Brito entrou no Instituto dos Pupilos do Exército no ano de 1982, assumiu responsabilidades crescentes ao longo dos 11 anos que esteve na Instituição, assumindo, em 1992, a responsabilidade de Comandante de Batalhão.

Prof. Doutor Tawfiq Rkibi[ 09H00 - ABERTURA ]

Tawfiq Rkibi é titular de dois Doutoramentos em Ciências de Gestão pela Universidade de Grenoble, obtidos respetivamente em 1983 e 2003. Atualmente é Reitor da Universidade Europeia onde é Professor Catedrático. Exerce, desde 2008, o cargo de Secretário-geral da Rede PGV (constituída por 69 organismos universitários e de investigação de 12 países europeus). É, ainda, Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina, membro GEEMA- Grupo de Estudos Euro-Med-Atlântico da FLAD - Fundação Luso-Americana e Secretário-Geral da Redacção da revista científica francesa «Management et Gouvernance». Em 2009 foi nomeado perito internacional junto da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior da República da Bulgária.

Dra. Isabel Alçada[ 09H30 - A Leitura na Era Digital ]

Isabel Alçada é escritora, professora e investigadoraLicenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa em 1974 e fez o Mestrado em Sociologia da Educação na Universidade de Boston - EUA em 1984.A sua actividade profissional centrou-se na docência, na formação de professores e exerceu várias funções na área da educação - Professora na Escola Superior de Educação de Lisboa, Coordenadora da equipa que lançou a Rede de Bibliotecas Escolares, Comissária do Plano Nacional de Leitura. Foi Administradora da Fundação de Serralves e Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional. É investigadora no CITI–UNL, Presidente da Associação para o Voluntariado de Leitura. Pertence ao Conselho de Administração da European Cultural Foundation.É co-autora com Ana Maria Magalhães de obras de Literatura Infanto-Juvenil. Tem várias obras traduzidas.Foi condecorada pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem do Infante D. Henrique – Grande-Oficial, em 2006.

Dra. Teresa Calçada[ 10H00 - As Bibliotecas na Era Digital ]

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras.Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, nomeada pelos Ministros da Educação e da Cultura, e responsável pelo Programa da Rede de Bibliotecas Escolares desde o seu início, tendo participado na elaboração do relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares.Comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura.Foi técnica do Instituto Português do Livro desde 1982, onde trabalhou na área do livro e da leitura. Em 1986 integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi também vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupou até 1996. Nesta qualidade, foi também responsável pela execução das acções desenvolvidas no âmbito da Rede da Leitura Pública.Integrou o grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Este programa tem como objectivo a instalação de bibliotecas escolares em escolas de todos os níveis de ensino, concebidas como centros multimédia que disponibilizam aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso e uso da informação em diferentes suportes, e desempenhando um papel central na aquisição e desenvolvimento de competências de informação e na formação de leitores.

Prof. Doutor Marcelo Oliveira[ 10H30 - DEBATE (Moderador) ]

Marcelo G. Oliveira é Professor Auxiliar e Coordenador Científico da área de Técnicas de Expressão Oral e Escrita na Universidade Europeia, onde leciona desde 2010. Obteve o seu primeiro mestrado em Literatura Moderna pela Universidade de Kent, em Canterbury, Reino Unido, e um segundo em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Estudos de Literatura e de Cultura e realizou investigação ao nível de Pós-Doutoramento.

Autor de Modernismo Tardio, publicou diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras e coorganizou dois volumes sobre literatura portuguesa contemporânea, cultura e teoria.De 2002 a 2006, foi professor no Instituto Politécnico de Bragança, onde lecionou unidades curriculares nas áreas da tradução e da comunicação. Desde 2001, mantém atividade profissional como tradutor, colaborando com diversas editoras e organismos oficiais.

Prof. Doutora Clara Pereira Coutinho[ 11H00 - Ambientes de Aprendizagem na Era Digital ]

Clara Pereira Coutinho é Licenciada em Economia, Mestre em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa e Doutora em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa, grau que obteve no ano de 2003 na Universidade do Minho, Braga, Portugal.Atualmente é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da mesma Universidade, onde desenvolve atividades de docência em cursos de mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação.Tem desenvolvido atividades de pesquisa no âmbito da Formação de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação e ainda no domínio das Metodologias de Investigação em Educação. Mais recentemente, desenvolve investigação ao nível da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0 como ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem bem como à tutoria online, tendo publicadas dezenas de artigos em revistas e atas de reuniões científicas nacionais e internacionais. Participa em diversos projetos nacionais e internacionais na área do e-learning, manipulativos digitais para crianças e Digital Storytelling. Publicou dois livros um dos quais no domínio das Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas que teve a sua 2.ª edição publicada em 2013.Informação adicional pode ser encontrada na sua página pessoal disponível em http://sites.google.com/site/ccoutinho

Prof. Doutora Paula Carvalho[ 11H30 - O Ensino do Português na Era Digital: Recursos e Aplicações de Processamento de Texto ]Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa, com uma tese dedicada ao processamento automático do português.É investigadora do Instituto de Investigação e Escola Doutoral da Universidade Europeia e do INESC-ID Lisboa, onde desenvolveu o seu trabalho de pós-doutoramento em análise e reconhecimento automático de opinião nos media sociais, que é o seu atual foco de investigação.A nível pedagógico, tem lecionado unidades curriculares como Técnicas de Expressão Escrita, Competências Comunicacionais, Terminologia, Processamento Automático das Línguas Naturais e Metodologia das Ciências Sociais, no âmbito de licenciaturas e de mestrados, em diversas instituições de ensino superior. Desempenha, desde 2012, a função de professora auxiliar na Universidade Europeia, fazendo parte do Conselho Científico desta instituição desde 2013.

Prof. Doutor Manuel de Menezes Sequeira[ 12H00 - O BYOD (Bring Your Own Device) em Sala de Aula ]Manuel Menezes de Sequeira é Professor Auxiliar na Universidade Europeia desde 2012. É doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo IST. Investigou nas áreas do controlo e robótica e da análise de imagem e vídeo. Os seus interesses actuais centram-se na aprendizagem da programação.Desde 1996 já leccionou Estruturação do Pensamento Lógico, Introdução à Programação, Programação Orientada por Objectos, Estrutura de Dados e Algoritmos, Engenharia do Software, Redes de Computadores e Processamento de Sinal Multimédia. Leccionou no ISCTE-IUL, na Universidade Católica, no Instituto Piaget e, actualmente, na Universidade Europeia. Foi director dos serviços de informática do ISCTE-IUL.O seu interesse pelo ensino da programação levou-o a fundar o CoderDojo LX, parte do movimento global CoderDojo que promove a aprendizagem da programação pelos jovens. É o principal tradutor de projectos como o Scratch e o Snap!.

Dra. Susana de Salazar Casanova[ 12H30 - DEBATE ]

Susana de Salazar Casanova integra o corpo docente da Universidade Europeia desde 2007, lecionando em pós-graduações e em licenciaturas. É coordenadora científica da área de Técnicas Profissionais, tendo sido coordenadora executiva da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, de junho de 2012 a agosto de 2014. É coordenadora da pós graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos (24.ª edição, 2015). É, igualmente, coordenadora do CET em Secretariado e Assessoria Administrativa. É formadora e consultora desde 2005, nas áreas do protocolo, dos eventos, da imagem profissional, da assessoria e do secretariado e da comunicação intercultural. Neste âmbito tem experiência internacional no Brasil, em Angola e no Líbano, bem como com formandos dos PALOP, de vários países da União Europeia e da América do Sul. Iniciou a sua atividade profissional em 1992, nas áreas de assessoria de direção e administração, bem como na organização de eventos, para diversas empresas privadas nos sectores de hotelaria, do comércio automóvel, da construção civil e obras públicas, das tecnologias de informação e saúde, tendo ainda colaborado numa Unidade de Missão do Ministério da Saúde. É doutoranda em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, tendo como área de interesse de investigação a comunicação intercultural. Tem um diploma de Estudos Avançados em Ciências da Comunicação pelo ISCTE–IUL. Tem um Master Internacional em Gestão e Organização de Eventos, Protocolo, Cerimonial e Relações Institucionais pela Universidade Camilo José Cela (em parceria com a EIP-Madrid). É pós graduada em Protocolo e Cerimonial pela EIP-Madrid. É pós graduada em Assessoria Empresarial e em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA-Lisboa (atual Universidade Europeia). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Autónoma de Lisboa.

PAINEL DE ORADORES

Dr. Nélson Santos de Brito[ 12H45 - ENCERRAMENTO ]

Nélson Santos de Brito considerado, no ano 2000 pelo Diário Económico, como um dos 25 melhores líderes de futuro em Portugal, assumiu, em Junho de 2014, o cargo de CEO da Laureate International Universities, o maior grupo mundial de educação superior, para Portugal e Espanha, ficando responsável pela gestão da Universidade Europeia e da Universidad Europea, respectivamente. Em Novembro de 2010, já tinha assumido o cargo de CEO para Portugal da Laureate International Universities, que, em Abril de 2011, comprou a primeira Instituição de Ensino Superior não Público em Portugal, o ISLA Campus Lisboa. Nos últimos 3 anos, liderou a passagem do ISLA a Universidade Europeia, sendo a primeira Universidade dos últimos 20 anos em Portugal. Entre 2004 e 2011, foi o Director-Geral da Multinacional Americana Kraft Foods em Portugal, onde chegou, em 1998, como Director Financeiro, depois de ter assumido a Direcção Financeira em empresas Nacionais.Sob a sua liderança, a Kraft Foods tornou-se uma das 10 maiores empresas de alimentação em Portugal, fruto de crescimento orgânico e de duas aquisições (United Biscuits Portugal; Lu Biscuits).Foi ainda, entre 2004 e 2011, membro da Direcção da Centromarca, onde, no ano 2010, trabalhou na causa de defesa das Marcas Originais versus as Marcas Brancas.Nélson Santos de Brito possui uma licenciatura em Economia pelo ISMAG, e um Bacharelato em Contabilidade e Administração pelo Instituto dos Pupilos do Exército. É pós-graduado em Gestão Empresarial e em Corporate Finance pelo ISCTE. Tem uma Especialização em Marketing pela Universidade Católica e em Brand Value pela Northwestern University - Kellogg School of Management.Nélson Santos de Brito entrou no Instituto dos Pupilos do Exército no ano de 1982, assumiu responsabilidades crescentes ao longo dos 11 anos que esteve na Instituição, assumindo, em 1992, a responsabilidade de Comandante de Batalhão.

Prof. Doutor Tawfiq Rkibi[ 09H00 - ABERTURA ]

Tawfiq Rkibi é titular de dois Doutoramentos em Ciências de Gestão pela Universidade de Grenoble, obtidos respetivamente em 1983 e 2003. Atualmente é Reitor da Universidade Europeia onde é Professor Catedrático. Exerce, desde 2008, o cargo de Secretário-geral da Rede PGV (constituída por 69 organismos universitários e de investigação de 12 países europeus). É, ainda, Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina, membro GEEMA- Grupo de Estudos Euro-Med-Atlântico da FLAD - Fundação Luso-Americana e Secretário-Geral da Redacção da revista científica francesa «Management et Gouvernance». Em 2009 foi nomeado perito internacional junto da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior da República da Bulgária.

Dra. Isabel Alçada[ 09H30 - A Leitura na Era Digital ]

Isabel Alçada é escritora, professora e investigadoraLicenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa em 1974 e fez o Mestrado em Sociologia da Educação na Universidade de Boston - EUA em 1984.A sua actividade profissional centrou-se na docência, na formação de professores e exerceu várias funções na área da educação - Professora na Escola Superior de Educação de Lisboa, Coordenadora da equipa que lançou a Rede de Bibliotecas Escolares, Comissária do Plano Nacional de Leitura. Foi Administradora da Fundação de Serralves e Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional. É investigadora no CITI–UNL, Presidente da Associação para o Voluntariado de Leitura. Pertence ao Conselho de Administração da European Cultural Foundation.É co-autora com Ana Maria Magalhães de obras de Literatura Infanto-Juvenil. Tem várias obras traduzidas.Foi condecorada pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem do Infante D. Henrique – Grande-Oficial, em 2006.

Dra. Teresa Calçada[ 10H00 - As Bibliotecas na Era Digital ]

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras.Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, nomeada pelos Ministros da Educação e da Cultura, e responsável pelo Programa da Rede de Bibliotecas Escolares desde o seu início, tendo participado na elaboração do relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares.Comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura.Foi técnica do Instituto Português do Livro desde 1982, onde trabalhou na área do livro e da leitura. Em 1986 integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi também vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupou até 1996. Nesta qualidade, foi também responsável pela execução das acções desenvolvidas no âmbito da Rede da Leitura Pública.Integrou o grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Este programa tem como objectivo a instalação de bibliotecas escolares em escolas de todos os níveis de ensino, concebidas como centros multimédia que disponibilizam aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso e uso da informação em diferentes suportes, e desempenhando um papel central na aquisição e desenvolvimento de competências de informação e na formação de leitores.

Prof. Doutor Marcelo Oliveira[ 10H30 - DEBATE (Moderador) ]

Marcelo G. Oliveira é Professor Auxiliar e Coordenador Científico da área de Técnicas de Expressão Oral e Escrita na Universidade Europeia, onde leciona desde 2010. Obteve o seu primeiro mestrado em Literatura Moderna pela Universidade de Kent, em Canterbury, Reino Unido, e um segundo em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Estudos de Literatura e de Cultura e realizou investigação ao nível de Pós-Doutoramento.

Autor de Modernismo Tardio, publicou diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras e coorganizou dois volumes sobre literatura portuguesa contemporânea, cultura e teoria.De 2002 a 2006, foi professor no Instituto Politécnico de Bragança, onde lecionou unidades curriculares nas áreas da tradução e da comunicação. Desde 2001, mantém atividade profissional como tradutor, colaborando com diversas editoras e organismos oficiais.

Prof. Doutora Clara Pereira Coutinho[ 11H00 - Ambientes de Aprendizagem na Era Digital ]

Clara Pereira Coutinho é Licenciada em Economia, Mestre em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa e Doutora em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa, grau que obteve no ano de 2003 na Universidade do Minho, Braga, Portugal.Atualmente é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da mesma Universidade, onde desenvolve atividades de docência em cursos de mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação.Tem desenvolvido atividades de pesquisa no âmbito da Formação de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação e ainda no domínio das Metodologias de Investigação em Educação. Mais recentemente, desenvolve investigação ao nível da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0 como ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem bem como à tutoria online, tendo publicadas dezenas de artigos em revistas e atas de reuniões científicas nacionais e internacionais. Participa em diversos projetos nacionais e internacionais na área do e-learning, manipulativos digitais para crianças e Digital Storytelling. Publicou dois livros um dos quais no domínio das Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas que teve a sua 2.ª edição publicada em 2013.Informação adicional pode ser encontrada na sua página pessoal disponível em http://sites.google.com/site/ccoutinho

Prof. Doutora Paula Carvalho[ 11H30 - O Ensino do Português na Era Digital: Recursos e Aplicações de Processamento de Texto ]Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa, com uma tese dedicada ao processamento automático do português.É investigadora do Instituto de Investigação e Escola Doutoral da Universidade Europeia e do INESC-ID Lisboa, onde desenvolveu o seu trabalho de pós-doutoramento em análise e reconhecimento automático de opinião nos media sociais, que é o seu atual foco de investigação.A nível pedagógico, tem lecionado unidades curriculares como Técnicas de Expressão Escrita, Competências Comunicacionais, Terminologia, Processamento Automático das Línguas Naturais e Metodologia das Ciências Sociais, no âmbito de licenciaturas e de mestrados, em diversas instituições de ensino superior. Desempenha, desde 2012, a função de professora auxiliar na Universidade Europeia, fazendo parte do Conselho Científico desta instituição desde 2013.

Prof. Doutor Manuel de Menezes Sequeira[ 12H00 - O BYOD (Bring Your Own Device) em Sala de Aula ]Manuel Menezes de Sequeira é Professor Auxiliar na Universidade Europeia desde 2012. É doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo IST. Investigou nas áreas do controlo e robótica e da análise de imagem e vídeo. Os seus interesses actuais centram-se na aprendizagem da programação.Desde 1996 já leccionou Estruturação do Pensamento Lógico, Introdução à Programação, Programação Orientada por Objectos, Estrutura de Dados e Algoritmos, Engenharia do Software, Redes de Computadores e Processamento de Sinal Multimédia. Leccionou no ISCTE-IUL, na Universidade Católica, no Instituto Piaget e, actualmente, na Universidade Europeia. Foi director dos serviços de informática do ISCTE-IUL.O seu interesse pelo ensino da programação levou-o a fundar o CoderDojo LX, parte do movimento global CoderDojo que promove a aprendizagem da programação pelos jovens. É o principal tradutor de projectos como o Scratch e o Snap!.

Dra. Susana de Salazar Casanova[ 12H30 - DEBATE ]

Susana de Salazar Casanova integra o corpo docente da Universidade Europeia desde 2007, lecionando em pós-graduações e em licenciaturas. É coordenadora científica da área de Técnicas Profissionais, tendo sido coordenadora executiva da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, de junho de 2012 a agosto de 2014. É coordenadora da pós graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos (24.ª edição, 2015). É, igualmente, coordenadora do CET em Secretariado e Assessoria Administrativa. É formadora e consultora desde 2005, nas áreas do protocolo, dos eventos, da imagem profissional, da assessoria e do secretariado e da comunicação intercultural. Neste âmbito tem experiência internacional no Brasil, em Angola e no Líbano, bem como com formandos dos PALOP, de vários países da União Europeia e da América do Sul. Iniciou a sua atividade profissional em 1992, nas áreas de assessoria de direção e administração, bem como na organização de eventos, para diversas empresas privadas nos sectores de hotelaria, do comércio automóvel, da construção civil e obras públicas, das tecnologias de informação e saúde, tendo ainda colaborado numa Unidade de Missão do Ministério da Saúde. É doutoranda em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, tendo como área de interesse de investigação a comunicação intercultural. Tem um diploma de Estudos Avançados em Ciências da Comunicação pelo ISCTE–IUL. Tem um Master Internacional em Gestão e Organização de Eventos, Protocolo, Cerimonial e Relações Institucionais pela Universidade Camilo José Cela (em parceria com a EIP-Madrid). É pós graduada em Protocolo e Cerimonial pela EIP-Madrid. É pós graduada em Assessoria Empresarial e em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA-Lisboa (atual Universidade Europeia). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Autónoma de Lisboa.

PAINEL DE ORADORES

Dr. Nélson Santos de Brito[ 12H45 - ENCERRAMENTO ]

Nélson Santos de Brito considerado, no ano 2000 pelo Diário Económico, como um dos 25 melhores líderes de futuro em Portugal, assumiu, em Junho de 2014, o cargo de CEO da Laureate International Universities, o maior grupo mundial de educação superior, para Portugal e Espanha, ficando responsável pela gestão da Universidade Europeia e da Universidad Europea, respectivamente. Em Novembro de 2010, já tinha assumido o cargo de CEO para Portugal da Laureate International Universities, que, em Abril de 2011, comprou a primeira Instituição de Ensino Superior não Público em Portugal, o ISLA Campus Lisboa. Nos últimos 3 anos, liderou a passagem do ISLA a Universidade Europeia, sendo a primeira Universidade dos últimos 20 anos em Portugal. Entre 2004 e 2011, foi o Director-Geral da Multinacional Americana Kraft Foods em Portugal, onde chegou, em 1998, como Director Financeiro, depois de ter assumido a Direcção Financeira em empresas Nacionais.Sob a sua liderança, a Kraft Foods tornou-se uma das 10 maiores empresas de alimentação em Portugal, fruto de crescimento orgânico e de duas aquisições (United Biscuits Portugal; Lu Biscuits).Foi ainda, entre 2004 e 2011, membro da Direcção da Centromarca, onde, no ano 2010, trabalhou na causa de defesa das Marcas Originais versus as Marcas Brancas.Nélson Santos de Brito possui uma licenciatura em Economia pelo ISMAG, e um Bacharelato em Contabilidade e Administração pelo Instituto dos Pupilos do Exército. É pós-graduado em Gestão Empresarial e em Corporate Finance pelo ISCTE. Tem uma Especialização em Marketing pela Universidade Católica e em Brand Value pela Northwestern University - Kellogg School of Management.Nélson Santos de Brito entrou no Instituto dos Pupilos do Exército no ano de 1982, assumiu responsabilidades crescentes ao longo dos 11 anos que esteve na Instituição, assumindo, em 1992, a responsabilidade de Comandante de Batalhão.

* Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Prof. Doutor Tawfiq Rkibi[ 09H00 - ABERTURA ]

Tawfiq Rkibi é titular de dois Doutoramentos em Ciências de Gestão pela Universidade de Grenoble, obtidos respetivamente em 1983 e 2003. Atualmente é Reitor da Universidade Europeia onde é Professor Catedrático. Exerce, desde 2008, o cargo de Secretário-geral da Rede PGV (constituída por 69 organismos universitários e de investigação de 12 países europeus). É, ainda, Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina, membro GEEMA- Grupo de Estudos Euro-Med-Atlântico da FLAD - Fundação Luso-Americana e Secretário-Geral da Redacção da revista científica francesa «Management et Gouvernance». Em 2009 foi nomeado perito internacional junto da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior da República da Bulgária.

Dra. Isabel Alçada[ 09H30 - A Leitura na Era Digital ]

Isabel Alçada é escritora, professora e investigadoraLicenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa em 1974 e fez o Mestrado em Sociologia da Educação na Universidade de Boston - EUA em 1984.A sua actividade profissional centrou-se na docência, na formação de professores e exerceu várias funções na área da educação - Professora na Escola Superior de Educação de Lisboa, Coordenadora da equipa que lançou a Rede de Bibliotecas Escolares, Comissária do Plano Nacional de Leitura. Foi Administradora da Fundação de Serralves e Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional. É investigadora no CITI–UNL, Presidente da Associação para o Voluntariado de Leitura. Pertence ao Conselho de Administração da European Cultural Foundation.É co-autora com Ana Maria Magalhães de obras de Literatura Infanto-Juvenil. Tem várias obras traduzidas.Foi condecorada pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem do Infante D. Henrique – Grande-Oficial, em 2006.

Dra. Teresa Calçada[ 10H00 - As Bibliotecas na Era Digital ]

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras.Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, nomeada pelos Ministros da Educação e da Cultura, e responsável pelo Programa da Rede de Bibliotecas Escolares desde o seu início, tendo participado na elaboração do relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares.Comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura.Foi técnica do Instituto Português do Livro desde 1982, onde trabalhou na área do livro e da leitura. Em 1986 integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi também vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupou até 1996. Nesta qualidade, foi também responsável pela execução das acções desenvolvidas no âmbito da Rede da Leitura Pública.Integrou o grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Este programa tem como objectivo a instalação de bibliotecas escolares em escolas de todos os níveis de ensino, concebidas como centros multimédia que disponibilizam aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso e uso da informação em diferentes suportes, e desempenhando um papel central na aquisição e desenvolvimento de competências de informação e na formação de leitores.

Prof. Doutor Marcelo Oliveira[ 10H30 - DEBATE (Moderador) ]

Marcelo G. Oliveira é Professor Auxiliar e Coordenador Científico da área de Técnicas de Expressão Oral e Escrita na Universidade Europeia, onde leciona desde 2010. Obteve o seu primeiro mestrado em Literatura Moderna pela Universidade de Kent, em Canterbury, Reino Unido, e um segundo em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Estudos de Literatura e de Cultura e realizou investigação ao nível de Pós-Doutoramento.

Autor de Modernismo Tardio, publicou diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras e coorganizou dois volumes sobre literatura portuguesa contemporânea, cultura e teoria.De 2002 a 2006, foi professor no Instituto Politécnico de Bragança, onde lecionou unidades curriculares nas áreas da tradução e da comunicação. Desde 2001, mantém atividade profissional como tradutor, colaborando com diversas editoras e organismos oficiais.

Prof. Doutora Clara Pereira Coutinho[ 11H00 - Ambientes de Aprendizagem na Era Digital ]

Clara Pereira Coutinho é Licenciada em Economia, Mestre em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa e Doutora em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa, grau que obteve no ano de 2003 na Universidade do Minho, Braga, Portugal.Atualmente é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da mesma Universidade, onde desenvolve atividades de docência em cursos de mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação.Tem desenvolvido atividades de pesquisa no âmbito da Formação de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação e ainda no domínio das Metodologias de Investigação em Educação. Mais recentemente, desenvolve investigação ao nível da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0 como ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem bem como à tutoria online, tendo publicadas dezenas de artigos em revistas e atas de reuniões científicas nacionais e internacionais. Participa em diversos projetos nacionais e internacionais na área do e-learning, manipulativos digitais para crianças e Digital Storytelling. Publicou dois livros um dos quais no domínio das Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas que teve a sua 2.ª edição publicada em 2013.Informação adicional pode ser encontrada na sua página pessoal disponível em http://sites.google.com/site/ccoutinho

PAINEL DE ORADORES

Prof. Doutora Paula Carvalho[ 11H30 - O Ensino do Português na Era Digital: Recursos e Aplicações de Processamento de Texto ]Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa, com uma tese dedicada ao processamento automático do português.É investigadora do Instituto de Investigação e Escola Doutoral da Universidade Europeia e do INESC-ID Lisboa, onde desenvolveu o seu trabalho de pós-doutoramento em análise e reconhecimento automático de opinião nos media sociais, que é o seu atual foco de investigação.A nível pedagógico, tem lecionado unidades curriculares como Técnicas de Expressão Escrita, Competências Comunicacionais, Terminologia, Processamento Automático das Línguas Naturais e Metodologia das Ciências Sociais, no âmbito de licenciaturas e de mestrados, em diversas instituições de ensino superior. Desempenha, desde 2012, a função de professora auxiliar na Universidade Europeia, fazendo parte do Conselho Científico desta instituição desde 2013.

Prof. Doutor Manuel de Menezes Sequeira[ 12H00 - O BYOD (Bring Your Own Device) em Sala de Aula ]Manuel Menezes de Sequeira é Professor Auxiliar na Universidade Europeia desde 2012. É doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo IST. Investigou nas áreas do controlo e robótica e da análise de imagem e vídeo. Os seus interesses actuais centram-se na aprendizagem da programação.Desde 1996 já leccionou Estruturação do Pensamento Lógico, Introdução à Programação, Programação Orientada por Objectos, Estrutura de Dados e Algoritmos, Engenharia do Software, Redes de Computadores e Processamento de Sinal Multimédia. Leccionou no ISCTE-IUL, na Universidade Católica, no Instituto Piaget e, actualmente, na Universidade Europeia. Foi director dos serviços de informática do ISCTE-IUL.O seu interesse pelo ensino da programação levou-o a fundar o CoderDojo LX, parte do movimento global CoderDojo que promove a aprendizagem da programação pelos jovens. É o principal tradutor de projectos como o Scratch e o Snap!.

Dra. Susana de Salazar Casanova[ 12H30 - DEBATE ]

Susana de Salazar Casanova integra o corpo docente da Universidade Europeia desde 2007, lecionando em pós-graduações e em licenciaturas. É coordenadora científica da área de Técnicas Profissionais, tendo sido coordenadora executiva da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, de junho de 2012 a agosto de 2014. É coordenadora da pós graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos (24.ª edição, 2015). É, igualmente, coordenadora do CET em Secretariado e Assessoria Administrativa. É formadora e consultora desde 2005, nas áreas do protocolo, dos eventos, da imagem profissional, da assessoria e do secretariado e da comunicação intercultural. Neste âmbito tem experiência internacional no Brasil, em Angola e no Líbano, bem como com formandos dos PALOP, de vários países da União Europeia e da América do Sul. Iniciou a sua atividade profissional em 1992, nas áreas de assessoria de direção e administração, bem como na organização de eventos, para diversas empresas privadas nos sectores de hotelaria, do comércio automóvel, da construção civil e obras públicas, das tecnologias de informação e saúde, tendo ainda colaborado numa Unidade de Missão do Ministério da Saúde. É doutoranda em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, tendo como área de interesse de investigação a comunicação intercultural. Tem um diploma de Estudos Avançados em Ciências da Comunicação pelo ISCTE–IUL. Tem um Master Internacional em Gestão e Organização de Eventos, Protocolo, Cerimonial e Relações Institucionais pela Universidade Camilo José Cela (em parceria com a EIP-Madrid). É pós graduada em Protocolo e Cerimonial pela EIP-Madrid. É pós graduada em Assessoria Empresarial e em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA-Lisboa (atual Universidade Europeia). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Dr. Nélson Santos de Brito[ 12H45 - ENCERRAMENTO ]

Nélson Santos de Brito considerado, no ano 2000 pelo Diário Económico, como um dos 25 melhores líderes de futuro em Portugal, assumiu, em Junho de 2014, o cargo de CEO da Laureate International Universities, o maior grupo mundial de educação superior, para Portugal e Espanha, ficando responsável pela gestão da Universidade Europeia e da Universidad Europea, respectivamente. Em Novembro de 2010, já tinha assumido o cargo de CEO para Portugal da Laureate International Universities, que, em Abril de 2011, comprou a primeira Instituição de Ensino Superior não Público em Portugal, o ISLA Campus Lisboa. Nos últimos 3 anos, liderou a passagem do ISLA a Universidade Europeia, sendo a primeira Universidade dos últimos 20 anos em Portugal. Entre 2004 e 2011, foi o Director-Geral da Multinacional Americana Kraft Foods em Portugal, onde chegou, em 1998, como Director Financeiro, depois de ter assumido a Direcção Financeira em empresas Nacionais.Sob a sua liderança, a Kraft Foods tornou-se uma das 10 maiores empresas de alimentação em Portugal, fruto de crescimento orgânico e de duas aquisições (United Biscuits Portugal; Lu Biscuits).Foi ainda, entre 2004 e 2011, membro da Direcção da Centromarca, onde, no ano 2010, trabalhou na causa de defesa das Marcas Originais versus as Marcas Brancas.Nélson Santos de Brito possui uma licenciatura em Economia pelo ISMAG, e um Bacharelato em Contabilidade e Administração pelo Instituto dos Pupilos do Exército. É pós-graduado em Gestão Empresarial e em Corporate Finance pelo ISCTE. Tem uma Especialização em Marketing pela Universidade Católica e em Brand Value pela Northwestern University - Kellogg School of Management.Nélson Santos de Brito entrou no Instituto dos Pupilos do Exército no ano de 1982, assumiu responsabilidades crescentes ao longo dos 11 anos que esteve na Instituição, assumindo, em 1992, a responsabilidade de Comandante de Batalhão.

* Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Prof. Doutor Tawfiq Rkibi[ 09H00 - ABERTURA ]

Tawfiq Rkibi é titular de dois Doutoramentos em Ciências de Gestão pela Universidade de Grenoble, obtidos respetivamente em 1983 e 2003. Atualmente é Reitor da Universidade Europeia onde é Professor Catedrático. Exerce, desde 2008, o cargo de Secretário-geral da Rede PGV (constituída por 69 organismos universitários e de investigação de 12 países europeus). É, ainda, Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina, membro GEEMA- Grupo de Estudos Euro-Med-Atlântico da FLAD - Fundação Luso-Americana e Secretário-Geral da Redacção da revista científica francesa «Management et Gouvernance». Em 2009 foi nomeado perito internacional junto da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior da República da Bulgária.

Dra. Isabel Alçada[ 09H30 - A Leitura na Era Digital ]

Isabel Alçada é escritora, professora e investigadoraLicenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa em 1974 e fez o Mestrado em Sociologia da Educação na Universidade de Boston - EUA em 1984.A sua actividade profissional centrou-se na docência, na formação de professores e exerceu várias funções na área da educação - Professora na Escola Superior de Educação de Lisboa, Coordenadora da equipa que lançou a Rede de Bibliotecas Escolares, Comissária do Plano Nacional de Leitura. Foi Administradora da Fundação de Serralves e Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional. É investigadora no CITI–UNL, Presidente da Associação para o Voluntariado de Leitura. Pertence ao Conselho de Administração da European Cultural Foundation.É co-autora com Ana Maria Magalhães de obras de Literatura Infanto-Juvenil. Tem várias obras traduzidas.Foi condecorada pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem do Infante D. Henrique – Grande-Oficial, em 2006.

Dra. Teresa Calçada[ 10H00 - As Bibliotecas na Era Digital ]

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras.Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, nomeada pelos Ministros da Educação e da Cultura, e responsável pelo Programa da Rede de Bibliotecas Escolares desde o seu início, tendo participado na elaboração do relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares.Comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura.Foi técnica do Instituto Português do Livro desde 1982, onde trabalhou na área do livro e da leitura. Em 1986 integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi também vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupou até 1996. Nesta qualidade, foi também responsável pela execução das acções desenvolvidas no âmbito da Rede da Leitura Pública.Integrou o grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Este programa tem como objectivo a instalação de bibliotecas escolares em escolas de todos os níveis de ensino, concebidas como centros multimédia que disponibilizam aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso e uso da informação em diferentes suportes, e desempenhando um papel central na aquisição e desenvolvimento de competências de informação e na formação de leitores.

Prof. Doutor Marcelo Oliveira[ 10H30 - DEBATE (Moderador) ]

Marcelo G. Oliveira é Professor Auxiliar e Coordenador Científico da área de Técnicas de Expressão Oral e Escrita na Universidade Europeia, onde leciona desde 2010. Obteve o seu primeiro mestrado em Literatura Moderna pela Universidade de Kent, em Canterbury, Reino Unido, e um segundo em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Estudos de Literatura e de Cultura e realizou investigação ao nível de Pós-Doutoramento.

Autor de Modernismo Tardio, publicou diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras e coorganizou dois volumes sobre literatura portuguesa contemporânea, cultura e teoria.De 2002 a 2006, foi professor no Instituto Politécnico de Bragança, onde lecionou unidades curriculares nas áreas da tradução e da comunicação. Desde 2001, mantém atividade profissional como tradutor, colaborando com diversas editoras e organismos oficiais.

Prof. Doutora Clara Pereira Coutinho[ 11H00 - Ambientes de Aprendizagem na Era Digital ]

Clara Pereira Coutinho é Licenciada em Economia, Mestre em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa e Doutora em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa, grau que obteve no ano de 2003 na Universidade do Minho, Braga, Portugal.Atualmente é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da mesma Universidade, onde desenvolve atividades de docência em cursos de mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação.Tem desenvolvido atividades de pesquisa no âmbito da Formação de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação e ainda no domínio das Metodologias de Investigação em Educação. Mais recentemente, desenvolve investigação ao nível da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0 como ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem bem como à tutoria online, tendo publicadas dezenas de artigos em revistas e atas de reuniões científicas nacionais e internacionais. Participa em diversos projetos nacionais e internacionais na área do e-learning, manipulativos digitais para crianças e Digital Storytelling. Publicou dois livros um dos quais no domínio das Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas que teve a sua 2.ª edição publicada em 2013.Informação adicional pode ser encontrada na sua página pessoal disponível em http://sites.google.com/site/ccoutinho

Prof. Doutora Paula Carvalho[ 11H30 - O Ensino do Português na Era Digital: Recursos e Aplicações de Processamento de Texto ]Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa, com uma tese dedicada ao processamento automático do português.É investigadora do Instituto de Investigação e Escola Doutoral da Universidade Europeia e do INESC-ID Lisboa, onde desenvolveu o seu trabalho de pós-doutoramento em análise e reconhecimento automático de opinião nos media sociais, que é o seu atual foco de investigação.A nível pedagógico, tem lecionado unidades curriculares como Técnicas de Expressão Escrita, Competências Comunicacionais, Terminologia, Processamento Automático das Línguas Naturais e Metodologia das Ciências Sociais, no âmbito de licenciaturas e de mestrados, em diversas instituições de ensino superior. Desempenha, desde 2012, a função de professora auxiliar na Universidade Europeia, fazendo parte do Conselho Científico desta instituição desde 2013.

Prof. Doutor Manuel de Menezes Sequeira[ 12H00 - O BYOD (Bring Your Own Device) em Sala de Aula ]Manuel Menezes de Sequeira é Professor Auxiliar na Universidade Europeia desde 2012. É doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo IST. Investigou nas áreas do controlo e robótica e da análise de imagem e vídeo. Os seus interesses actuais centram-se na aprendizagem da programação.Desde 1996 já leccionou Estruturação do Pensamento Lógico, Introdução à Programação, Programação Orientada por Objectos, Estrutura de Dados e Algoritmos, Engenharia do Software, Redes de Computadores e Processamento de Sinal Multimédia. Leccionou no ISCTE-IUL, na Universidade Católica, no Instituto Piaget e, actualmente, na Universidade Europeia. Foi director dos serviços de informática do ISCTE-IUL.O seu interesse pelo ensino da programação levou-o a fundar o CoderDojo LX, parte do movimento global CoderDojo que promove a aprendizagem da programação pelos jovens. É o principal tradutor de projectos como o Scratch e o Snap!.

Dra. Susana de Salazar Casanova[ 12H30 - DEBATE ]

Susana de Salazar Casanova integra o corpo docente da Universidade Europeia desde 2007, lecionando em pós-graduações e em licenciaturas. É coordenadora científica da área de Técnicas Profissionais, tendo sido coordenadora executiva da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, de junho de 2012 a agosto de 2014. É coordenadora da pós graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos (24.ª edição, 2015). É, igualmente, coordenadora do CET em Secretariado e Assessoria Administrativa. É formadora e consultora desde 2005, nas áreas do protocolo, dos eventos, da imagem profissional, da assessoria e do secretariado e da comunicação intercultural. Neste âmbito tem experiência internacional no Brasil, em Angola e no Líbano, bem como com formandos dos PALOP, de vários países da União Europeia e da América do Sul. Iniciou a sua atividade profissional em 1992, nas áreas de assessoria de direção e administração, bem como na organização de eventos, para diversas empresas privadas nos sectores de hotelaria, do comércio automóvel, da construção civil e obras públicas, das tecnologias de informação e saúde, tendo ainda colaborado numa Unidade de Missão do Ministério da Saúde. É doutoranda em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, tendo como área de interesse de investigação a comunicação intercultural. Tem um diploma de Estudos Avançados em Ciências da Comunicação pelo ISCTE–IUL. Tem um Master Internacional em Gestão e Organização de Eventos, Protocolo, Cerimonial e Relações Institucionais pela Universidade Camilo José Cela (em parceria com a EIP-Madrid). É pós graduada em Protocolo e Cerimonial pela EIP-Madrid. É pós graduada em Assessoria Empresarial e em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA-Lisboa (atual Universidade Europeia). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Autónoma de Lisboa.

PAINEL DE ORADORES

Dr. Nélson Santos de Brito[ 12H45 - ENCERRAMENTO ]

Nélson Santos de Brito considerado, no ano 2000 pelo Diário Económico, como um dos 25 melhores líderes de futuro em Portugal, assumiu, em Junho de 2014, o cargo de CEO da Laureate International Universities, o maior grupo mundial de educação superior, para Portugal e Espanha, ficando responsável pela gestão da Universidade Europeia e da Universidad Europea, respectivamente. Em Novembro de 2010, já tinha assumido o cargo de CEO para Portugal da Laureate International Universities, que, em Abril de 2011, comprou a primeira Instituição de Ensino Superior não Público em Portugal, o ISLA Campus Lisboa. Nos últimos 3 anos, liderou a passagem do ISLA a Universidade Europeia, sendo a primeira Universidade dos últimos 20 anos em Portugal. Entre 2004 e 2011, foi o Director-Geral da Multinacional Americana Kraft Foods em Portugal, onde chegou, em 1998, como Director Financeiro, depois de ter assumido a Direcção Financeira em empresas Nacionais.Sob a sua liderança, a Kraft Foods tornou-se uma das 10 maiores empresas de alimentação em Portugal, fruto de crescimento orgânico e de duas aquisições (United Biscuits Portugal; Lu Biscuits).Foi ainda, entre 2004 e 2011, membro da Direcção da Centromarca, onde, no ano 2010, trabalhou na causa de defesa das Marcas Originais versus as Marcas Brancas.Nélson Santos de Brito possui uma licenciatura em Economia pelo ISMAG, e um Bacharelato em Contabilidade e Administração pelo Instituto dos Pupilos do Exército. É pós-graduado em Gestão Empresarial e em Corporate Finance pelo ISCTE. Tem uma Especialização em Marketing pela Universidade Católica e em Brand Value pela Northwestern University - Kellogg School of Management.Nélson Santos de Brito entrou no Instituto dos Pupilos do Exército no ano de 1982, assumiu responsabilidades crescentes ao longo dos 11 anos que esteve na Instituição, assumindo, em 1992, a responsabilidade de Comandante de Batalhão.

* Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Prof. Doutor Tawfiq Rkibi[ 09H00 - ABERTURA ]

Tawfiq Rkibi é titular de dois Doutoramentos em Ciências de Gestão pela Universidade de Grenoble, obtidos respetivamente em 1983 e 2003. Atualmente é Reitor da Universidade Europeia onde é Professor Catedrático. Exerce, desde 2008, o cargo de Secretário-geral da Rede PGV (constituída por 69 organismos universitários e de investigação de 12 países europeus). É, ainda, Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina, membro GEEMA- Grupo de Estudos Euro-Med-Atlântico da FLAD - Fundação Luso-Americana e Secretário-Geral da Redacção da revista científica francesa «Management et Gouvernance». Em 2009 foi nomeado perito internacional junto da Agência de Avaliação e de Acreditação do Ensino Superior da República da Bulgária.

Dra. Isabel Alçada[ 09H30 - A Leitura na Era Digital ]

Isabel Alçada é escritora, professora e investigadoraLicenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa em 1974 e fez o Mestrado em Sociologia da Educação na Universidade de Boston - EUA em 1984.A sua actividade profissional centrou-se na docência, na formação de professores e exerceu várias funções na área da educação - Professora na Escola Superior de Educação de Lisboa, Coordenadora da equipa que lançou a Rede de Bibliotecas Escolares, Comissária do Plano Nacional de Leitura. Foi Administradora da Fundação de Serralves e Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional. É investigadora no CITI–UNL, Presidente da Associação para o Voluntariado de Leitura. Pertence ao Conselho de Administração da European Cultural Foundation.É co-autora com Ana Maria Magalhães de obras de Literatura Infanto-Juvenil. Tem várias obras traduzidas.Foi condecorada pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem do Infante D. Henrique – Grande-Oficial, em 2006.

Dra. Teresa Calçada[ 10H00 - As Bibliotecas na Era Digital ]

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras.Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, nomeada pelos Ministros da Educação e da Cultura, e responsável pelo Programa da Rede de Bibliotecas Escolares desde o seu início, tendo participado na elaboração do relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares.Comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura.Foi técnica do Instituto Português do Livro desde 1982, onde trabalhou na área do livro e da leitura. Em 1986 integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi também vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupou até 1996. Nesta qualidade, foi também responsável pela execução das acções desenvolvidas no âmbito da Rede da Leitura Pública.Integrou o grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Este programa tem como objectivo a instalação de bibliotecas escolares em escolas de todos os níveis de ensino, concebidas como centros multimédia que disponibilizam aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso e uso da informação em diferentes suportes, e desempenhando um papel central na aquisição e desenvolvimento de competências de informação e na formação de leitores.

Prof. Doutor Marcelo Oliveira[ 10H30 - DEBATE (Moderador) ]

Marcelo G. Oliveira é Professor Auxiliar e Coordenador Científico da área de Técnicas de Expressão Oral e Escrita na Universidade Europeia, onde leciona desde 2010. Obteve o seu primeiro mestrado em Literatura Moderna pela Universidade de Kent, em Canterbury, Reino Unido, e um segundo em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Estudos de Literatura e de Cultura e realizou investigação ao nível de Pós-Doutoramento.

Autor de Modernismo Tardio, publicou diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras e coorganizou dois volumes sobre literatura portuguesa contemporânea, cultura e teoria.De 2002 a 2006, foi professor no Instituto Politécnico de Bragança, onde lecionou unidades curriculares nas áreas da tradução e da comunicação. Desde 2001, mantém atividade profissional como tradutor, colaborando com diversas editoras e organismos oficiais.

Prof. Doutora Clara Pereira Coutinho[ 11H00 - Ambientes de Aprendizagem na Era Digital ]

Clara Pereira Coutinho é Licenciada em Economia, Mestre em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa e Doutora em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa, grau que obteve no ano de 2003 na Universidade do Minho, Braga, Portugal.Atualmente é Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da mesma Universidade, onde desenvolve atividades de docência em cursos de mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação.Tem desenvolvido atividades de pesquisa no âmbito da Formação de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação e ainda no domínio das Metodologias de Investigação em Educação. Mais recentemente, desenvolve investigação ao nível da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0 como ferramentas de apoio ao ensino e à aprendizagem bem como à tutoria online, tendo publicadas dezenas de artigos em revistas e atas de reuniões científicas nacionais e internacionais. Participa em diversos projetos nacionais e internacionais na área do e-learning, manipulativos digitais para crianças e Digital Storytelling. Publicou dois livros um dos quais no domínio das Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas que teve a sua 2.ª edição publicada em 2013.Informação adicional pode ser encontrada na sua página pessoal disponível em http://sites.google.com/site/ccoutinho

Prof. Doutora Paula Carvalho[ 11H30 - O Ensino do Português na Era Digital: Recursos e Aplicações de Processamento de Texto ]Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa, com uma tese dedicada ao processamento automático do português.É investigadora do Instituto de Investigação e Escola Doutoral da Universidade Europeia e do INESC-ID Lisboa, onde desenvolveu o seu trabalho de pós-doutoramento em análise e reconhecimento automático de opinião nos media sociais, que é o seu atual foco de investigação.A nível pedagógico, tem lecionado unidades curriculares como Técnicas de Expressão Escrita, Competências Comunicacionais, Terminologia, Processamento Automático das Línguas Naturais e Metodologia das Ciências Sociais, no âmbito de licenciaturas e de mestrados, em diversas instituições de ensino superior. Desempenha, desde 2012, a função de professora auxiliar na Universidade Europeia, fazendo parte do Conselho Científico desta instituição desde 2013.

Prof. Doutor Manuel de Menezes Sequeira[ 12H00 - O BYOD (Bring Your Own Device) em Sala de Aula ]Manuel Menezes de Sequeira é Professor Auxiliar na Universidade Europeia desde 2012. É doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo IST. Investigou nas áreas do controlo e robótica e da análise de imagem e vídeo. Os seus interesses actuais centram-se na aprendizagem da programação.Desde 1996 já leccionou Estruturação do Pensamento Lógico, Introdução à Programação, Programação Orientada por Objectos, Estrutura de Dados e Algoritmos, Engenharia do Software, Redes de Computadores e Processamento de Sinal Multimédia. Leccionou no ISCTE-IUL, na Universidade Católica, no Instituto Piaget e, actualmente, na Universidade Europeia. Foi director dos serviços de informática do ISCTE-IUL.O seu interesse pelo ensino da programação levou-o a fundar o CoderDojo LX, parte do movimento global CoderDojo que promove a aprendizagem da programação pelos jovens. É o principal tradutor de projectos como o Scratch e o Snap!.

Dra. Susana de Salazar Casanova[ 12H30 - DEBATE ]

Susana de Salazar Casanova integra o corpo docente da Universidade Europeia desde 2007, lecionando em pós-graduações e em licenciaturas. É coordenadora científica da área de Técnicas Profissionais, tendo sido coordenadora executiva da licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial, de junho de 2012 a agosto de 2014. É coordenadora da pós graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos (24.ª edição, 2015). É, igualmente, coordenadora do CET em Secretariado e Assessoria Administrativa. É formadora e consultora desde 2005, nas áreas do protocolo, dos eventos, da imagem profissional, da assessoria e do secretariado e da comunicação intercultural. Neste âmbito tem experiência internacional no Brasil, em Angola e no Líbano, bem como com formandos dos PALOP, de vários países da União Europeia e da América do Sul. Iniciou a sua atividade profissional em 1992, nas áreas de assessoria de direção e administração, bem como na organização de eventos, para diversas empresas privadas nos sectores de hotelaria, do comércio automóvel, da construção civil e obras públicas, das tecnologias de informação e saúde, tendo ainda colaborado numa Unidade de Missão do Ministério da Saúde. É doutoranda em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, tendo como área de interesse de investigação a comunicação intercultural. Tem um diploma de Estudos Avançados em Ciências da Comunicação pelo ISCTE–IUL. Tem um Master Internacional em Gestão e Organização de Eventos, Protocolo, Cerimonial e Relações Institucionais pela Universidade Camilo José Cela (em parceria com a EIP-Madrid). É pós graduada em Protocolo e Cerimonial pela EIP-Madrid. É pós graduada em Assessoria Empresarial e em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos pelo ISLA-Lisboa (atual Universidade Europeia). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Autónoma de Lisboa.

PAINEL DE ORADORES

Dr. Nélson Santos de Brito[ 12H45 - ENCERRAMENTO ]

Nélson Santos de Brito considerado, no ano 2000 pelo Diário Económico, como um dos 25 melhores líderes de futuro em Portugal, assumiu, em Junho de 2014, o cargo de CEO da Laureate International Universities, o maior grupo mundial de educação superior, para Portugal e Espanha, ficando responsável pela gestão da Universidade Europeia e da Universidad Europea, respectivamente. Em Novembro de 2010, já tinha assumido o cargo de CEO para Portugal da Laureate International Universities, que, em Abril de 2011, comprou a primeira Instituição de Ensino Superior não Público em Portugal, o ISLA Campus Lisboa. Nos últimos 3 anos, liderou a passagem do ISLA a Universidade Europeia, sendo a primeira Universidade dos últimos 20 anos em Portugal. Entre 2004 e 2011, foi o Director-Geral da Multinacional Americana Kraft Foods em Portugal, onde chegou, em 1998, como Director Financeiro, depois de ter assumido a Direcção Financeira em empresas Nacionais.Sob a sua liderança, a Kraft Foods tornou-se uma das 10 maiores empresas de alimentação em Portugal, fruto de crescimento orgânico e de duas aquisições (United Biscuits Portugal; Lu Biscuits).Foi ainda, entre 2004 e 2011, membro da Direcção da Centromarca, onde, no ano 2010, trabalhou na causa de defesa das Marcas Originais versus as Marcas Brancas.Nélson Santos de Brito possui uma licenciatura em Economia pelo ISMAG, e um Bacharelato em Contabilidade e Administração pelo Instituto dos Pupilos do Exército. É pós-graduado em Gestão Empresarial e em Corporate Finance pelo ISCTE. Tem uma Especialização em Marketing pela Universidade Católica e em Brand Value pela Northwestern University - Kellogg School of Management.Nélson Santos de Brito entrou no Instituto dos Pupilos do Exército no ano de 1982, assumiu responsabilidades crescentes ao longo dos 11 anos que esteve na Instituição, assumindo, em 1992, a responsabilidade de Comandante de Batalhão.