padrÕes urbanÍsticos

22
PADRÕES URBANÍSTICOS Lei Municipal do Recife: Lei de uso e ocupação do solo

Upload: hobedes-albuquerque

Post on 30-Dec-2015

59 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PADRÕES URBANÍSTICOS

PADRÕES URBANÍSTICOS

Lei Municipal do Recife: Lei de uso e ocupação do solo

Page 2: PADRÕES URBANÍSTICOS

• As Zonas de Urbanização Preferencial – ZUP

I - Zona de Urbanização Preferencial 1 - ZUP1, que possibilita alto potencial construtivo;II - Zona de Urbanização Preferencial 2 - ZUP2, que possibilita médio potencial construtivo.

• A Zona de Urbanização de Morros - ZUM • A Zona de Urbanização Restrita - ZUR • As Zonas de Diretrizes Específicas - ZDE

ZONAS URBANAS - Recife

Page 3: PADRÕES URBANÍSTICOS

• As Zonas de Urbanização Preferencial – ZUP

São áreas que possibilitam alto e médio potencial construtivo compatível com suas condições geomorfológicas, de infraestrutura e paisagísticas.

Page 4: PADRÕES URBANÍSTICOS

A Zona de Urbanização de Morros - ZUM

É constituída de áreas que, pelas suas características geomorfológicas, exigem condições especiais de uso e ocupação do solo de baixo potencial construtivo.

Page 5: PADRÕES URBANÍSTICOS

A Zona de Urbanização Restrita – ZURcaracteriza-se pela carência ou ausência de infra-estrutura básica e densidade de ocupação rarefeita, na qual será mantido um potencial construtivo de pouca intensidade de uso e ocupação do solo.

Page 6: PADRÕES URBANÍSTICOS

As Zonas de Diretrizes Específicas - ZDE

compreendem as áreas que exigem tratamento especial na definição de parâmetros reguladores de uso e ocupação do solo e classificam-se em:

I - Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural - ZEPH;II - Zonas Especiais de Interesse Social - ZEIS; Para assentamentos habitacionais de população de baixa renda

III - Zonas Especiais de Proteção Ambiental - ZEPA;IV - Zonas Especiais de Centros - ZEC; concentram atividades urbanas diversificadasV - Zona Especial do Aeroporto - ZEA ; eVI - Zonas Especiais de Atividades Industriais - ZEAI.

Page 7: PADRÕES URBANÍSTICOS
Page 8: PADRÕES URBANÍSTICOS
Page 9: PADRÕES URBANÍSTICOS
Page 10: PADRÕES URBANÍSTICOS
Page 11: PADRÕES URBANÍSTICOS
Page 12: PADRÕES URBANÍSTICOS
Page 13: PADRÕES URBANÍSTICOS
Page 14: PADRÕES URBANÍSTICOS
Page 15: PADRÕES URBANÍSTICOS

Art. 64 - São parâmetros urbanísticos reguladores da ocupação do solo:

I - Taxa de Solo Natural do Terreno - TSN – Taxa de ocupaçãoII - Coeficiente de Utilização do Terreno - µIII - Afastamentos das Divisas do Terreno - AF

Page 16: PADRÕES URBANÍSTICOS

A Taxa de Solo Natural - TSN é o percentual mínimo da área do terreno a ser mantida nas suas condições naturais, tratada com vegetação e variável por Zona ( área permeável).

Page 17: PADRÕES URBANÍSTICOS

ZUP 1, a Taxa de Solo Natural será de 25% (vinte e cinco por cento), admitindo-se uma parte tratada com revestimento permeável, desde que sejam preservadas as árvores existentes, na proporção de 10 m² (dez metros quadrados) por árvore, não podendo o somatório dos valores correspondentes às arvores exceder a 5% (cinco por cento) da área total do terreno. ZUP 2, a Taxa de Solo Natural será de 50% (cinqüenta por cento) , admitindo-se uma parte tratada com revestimento permeável que não ultrapasse 10% (dez por cento) da área total do terreno, ressalvado o disposto no parágrafo único deste artigo.

ZUM, a taxa de solo natural será de 20% (vinte por cento) da área total do terreno, não sendo permitido dentro deste percentual o revestimento permeável.

ZUR, a taxa de solo natural será de 70% (setenta por cento) da área total do terreno, não sendo permitido dentro deste percentual o revestimento permeável.

ZDEs, a taxa de solo natural será estabelecida de acordo com as condições previstas na Lei municipal

Page 18: PADRÕES URBANÍSTICOS

Coeficiente de Utilização do Terreno - µCoeficiente de aproveitamento

Corresponde a um índice definido por Zona que, multiplicado pela área do terreno, resulta na área máxima de construção permitida ( levando-se em conta todos os pavimentos)

Indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos em um lote, somando-se as áreas de todos os pavimentos.

Page 19: PADRÕES URBANÍSTICOS

no coeficiente de utilização de cada zona, o índice resultante da área destinada às vagas de estacionamento de veículos não será computado

Número máximo de pavimentos:

Page 20: PADRÕES URBANÍSTICOS

AfastamentoOs Afastamentos representam as distâncias que devem ser observadas entre a edificação e as linhas divisórias do terreno, constituindo-se em afastamentos frontal, lateral e de fundos.

Page 21: PADRÕES URBANÍSTICOS

Geralmente, não são computados na área de afastamentos:

a) piscinas, espelhos de água, muros de arrimob) escadarias ou rampas de acessoc) construção em subsolod) central de gásf) guaritas (com até determinada porcentagem de área ocupada em relação a área do afastamento)g) estacionamentos sem cobertura

Geralmente, são elementos que podem avançar na área de afastamentos:

a)marquises, beirais, platibandas (com até determinada distância em relação ao valor do afastamento)b)balcões, varandas e sacadas (com até determinada distância em relação ao valor do afastamento a partir do 2º pavimento)

Page 22: PADRÕES URBANÍSTICOS