padre antónio vieira

7
Padre António Vieira Trabalho realizado por: Filipa Lucas, nº 2 Joana Ferreira nº 14 11º J Escola Secundária Artística António Arroio

Upload: complementoindirecto

Post on 20-Dec-2014

3.028 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Padre António Vieira

Padre António Vieira

Trabalho realizado por:Filipa Lucas, nº 2

Joana Ferreira nº 1411º J

Escola Secundária Artística António Arroio

Page 2: Padre António Vieira

Notável prosador e o mais conhecido orador religioso português, o Padre António Vieira nasceu em 1608, em Lisboa, e faleceu na Baía em 1697. Aos seis anos vai para o Brasil com os pais e fixa-se na Baía. Em 1623 inicia o noviciado na Companhia de Jesus. Ordena-se sacerdote em 1635, exerce as funções de pregador nas aldeias baianas e começa a granjear notoriedade como pregador. Os primeiros sermões já reflectem as preocupações sócio-políticas de Vieira porquanto a colónia da Baía lutava contra as invasões dos holandeses. Em 1641, restaurada a independência, regressa a Portugal e cativa o favor de D. João IV. Por isso, inicia em 1646 missões diplomáticas na Europa. Em 1669 parte para Roma e obtém grande sucesso como pregador, combatendo o Tribunal do Santo Ofício. Regressa a Portugal em 1675; mas, agora sem apoios políticos e desiludido pela perseguição aos cristãos-novos (que tanto defendera), retira-se de vez para a Baía em 1681 onde se entrega ao trabalho de compor e editar os seus Sermões.

Page 3: Padre António Vieira

PE. A

NTÓ

NIO

VIE

IRA

A sua prosa é vista como um modelo de estilo vigoroso e lógico, onde a construção frásica ultrapassa o mero virtuosismo barroco. A sua riqueza e propriedade verbais, os paradoxos e os efeitos persuasivos que ainda hoje exercem influência no leitor, a sedução dos seus raciocínios, o tom por vezes combativo, e ainda certas subtilezas irónicas, tornaram a arte de António Vieira admirável.

As obras Sermões, Cartas e História do Futuro ficam como testemunho dessa arte.

Page 4: Padre António Vieira

BarrocoO nome "barroco” foi atribuído nos finais do XVIII e possuía

alguma intenção pejorativa, uma vez que nessa altura este período era ainda considerado como a fase de decadência do renascimento. Só nos inícios do século XX este estilo é reconhecido como um dos mais importantes da história moderna.

A arte barroca prolongou-se pelo século XVIII em muitos países. O estilo barroco nasceu em Itália, a partir das experiências maneiristas de finais do século XVI e expandiu-se rapidamente para outros países europeus, atingindo mais tarde as colónias espanholas e portuguesas da América Latina e da Ásia.

Apesar das diferentes interpretações que se verificaram nos diferentes países e regiões, determinadas por diferentes contextos políticos, religiosos e culturais, este estilo apresentou algumas características comuns, como a tendência para a representação realista, a procura do movimento e do infinito, a importância cenográfica dos contrastes luminosos, o gosto pelo teatral, a tentativa de integração das diferentes disciplinas artísticas.

Page 5: Padre António Vieira

Arquitectura

Durante o período barroco, duas tipologias protagonizaram as pesquisas formais e construtivas: o palácio e a igreja. Os arquitectos barrocos entendiam o edifício de forma integrada, como se fosse uma grande escultura, única e indivisível. A sua forma era ditada por complexos traçados geométricos (muitas vezes baseados em formas curvas e em ovais) que imprimiam qualidades dinâmicas aos espaços e às fachadas. Paralelamente abandonaram-se os rígidos esquemas compositivos baseados nas ordens clássicas.

Três arquitectos protagonizaram o desenvolvimento deste estilo: Gian Lorenzo Bernini , o mais monumental, Borromini , mais original e Piero da Cortona . A pequena igreja de San Carlo alle Quatro Fontane, projecta em 1665 por Borromini, constituiu um dos mais notáveis edifícios construídos neste período.

Page 6: Padre António Vieira

IGR

EJA

DE S

AN

CA

RLO

ALLE

Q

UATTR

O FO

NTA

NE

Foi desenhada pelo arquitecto Francesco Borromini