o texto a seguir é referência para as questões 01 a...

40
1 Importante Querido aluno, Você está recebendo uma lista de exercícios para ajudá-lo nesta etapa final. É importante, porém, revisar todos os conteúdos através dos polígrafos, exercícios, testes e provas trimestrais. Lembre-se de que a chave para o seu sucesso está em sua força de vontade. Bom trabalho, Professora Nara. O texto a seguir é referência para as questões 01 a 04. Reduzir a poluição causada pelos aerossóis partículas em suspensão na atmosfera, compostas principalmente por fuligem e enxofre pode virar um enorme tiro pela culatra. Estudo de pesquisadores britânicos e alemães revelou que os aerossóis, na verdade, seguravam o aquecimento global. Isso porque eles rebatem a luz solar para o espaço, estimulando a formação de nuvens (que também funcionam como barreiras para a energia do sol). Ainda é difícil quantificar a influência exata dos aerossóis nesse processo todo, mas as estimativas mais otimistas indicam que, sem eles, a temperatura global poderia subir 4 ºC até 2100 as pessimistas falam em um aumento de até 10º, o que nos colocaria “dentro” de uma churrasqueira. Como os aerossóis podem causar doenças respiratórias, o único jeito de lutar contra a alta dos termômetros é diminuir as emissões de gás carbônico, o verdadeiro vilão da história. (Superinteressante, dez. 2005, p. 16.) 01. Assinale a alternativa cujo sentido NÃO está de acordo com o sentido que a expressão “pode virar um enorme tiro pela culatra” apresenta no texto. a) Pode ter o efeito contrário do que se pretende. b) Pode aumentar ainda mais o problema que se quer combater. c) Pode fazer com que o aquecimento global aumente. d) Pode provocar diminuição na formação de nuvens. e) Pode aumentar a ocorrência de doenças respiratórias. 02. Assinale a alternativa cuja afirmativa mantém relações lógicas de acordo com o texto. a) Os aerossóis seguram o aquecimento global, porém estimulam a formação de nuvens. b) Os aerossóis seguram o aquecimento global , mas estimulam a formação de nuvens. c) Os aerossóis seguram o aquecimento global , pois estimulam a formação de nuvens. d) Os aerossóis seguram o aquecimento global e estimulam a formação de nuvens. e) Os aerossóis seguram o aquecimento global, entretanto estimulam a formação de nuvens. 03. Segundo o texto, “o verdadeiro vilão da história” é(são): a) o aquecimento global. d) as doenças respiratórias. b) as emissões de gás carbônico. e) as barreiras para a energia do sol. c) a formação de nuvens. 04. O termo “pessimistas”, em destaque no texto, está se referindo às: a) temperaturas. b) pessoas. c) influências. d) estimativas. e) barreiras.

Upload: hathuan

Post on 30-Jul-2018

252 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

1

Importante Querido aluno, Você está recebendo uma lista de exercícios para ajudá-lo nesta etapa final. É importante, porém, revisar todos os conteúdos através dos polígrafos, exercícios, testes e provas trimestrais. Lembre-se de que a chave para o seu sucesso está em sua força de vontade. Bom trabalho, Professora Nara.

O texto a seguir é referência para as questões 01 a 04. Reduzir a poluição causada pelos aerossóis – partículas em suspensão na atmosfera, compostas principalmente por fuligem e enxofre – pode virar um enorme tiro pela culatra. Estudo de pesquisadores britânicos e alemães revelou que os aerossóis, na verdade, seguravam o aquecimento global. Isso porque eles rebatem a luz solar para o espaço, estimulando a formação de nuvens (que também funcionam como barreiras para a energia do sol). Ainda é difícil quantificar a influência exata dos aerossóis nesse processo todo, mas as estimativas mais otimistas indicam que, sem eles, a temperatura global poderia subir 4 ºC até 2100 – as pessimistas falam em um aumento de até 10º, o que nos colocaria “dentro” de uma churrasqueira. Como os aerossóis podem causar doenças respiratórias, o único jeito de lutar contra a alta dos termômetros é diminuir as emissões de gás carbônico, o verdadeiro vilão da história. (Superinteressante, dez. 2005, p. 16.) 01. Assinale a alternativa cujo sentido NÃO está de acordo com o sentido que a expressão “pode virar um enorme tiro pela culatra” apresenta no texto. a) Pode ter o efeito contrário do que se pretende. b) Pode aumentar ainda mais o problema que se quer combater. c) Pode fazer com que o aquecimento global aumente. d) Pode provocar diminuição na formação de nuvens. e) Pode aumentar a ocorrência de doenças respiratórias. 02. Assinale a alternativa cuja afirmativa mantém relações lógicas de acordo com o texto. a) Os aerossóis seguram o aquecimento global, porém estimulam a formação de nuvens. b) Os aerossóis seguram o aquecimento global , mas estimulam a formação de nuvens. c) Os aerossóis seguram o aquecimento global , pois estimulam a formação de nuvens. d) Os aerossóis seguram o aquecimento global e estimulam a formação de nuvens. e) Os aerossóis seguram o aquecimento global, entretanto estimulam a formação de nuvens. 03. Segundo o texto, “o verdadeiro vilão da história” é(são): a) o aquecimento global. d) as doenças respiratórias. b) as emissões de gás carbônico. e) as barreiras para a energia do sol. c) a formação de nuvens. 04. O termo “pessimistas”, em destaque no texto, está se referindo às: a) temperaturas. b) pessoas. c) influências. d) estimativas. e) barreiras.

2

Texto para as questões 05 a 09

O leão

A menina conduz-me diante do leão, esquecido por um circo de passagem. Não está preso, velho e doente, em gradil de ferro. Fui solto no gramado, e a tela fina de arame é escarmento ao rei dos animais. Não mais que um caco de leão: as pernas reumáticas, a juba emaranhada e sem brilho. Os olhos globulosos fecham-se cansados, sobre o focinho contei nove ou dez moscas, que ele não tinha ânimo de espantar. Das grandes narinas escorriam gotas e pensei, por um momento, que fossem lágrimas. Observei em volta: somos todos adultos, sem contar a menina. Apenas para nós o leão conserva o seu antigo prestígio - as crianças estão em redor dos macaquinhos. Um dos presentes explica que o leão tem as pernas entrevadas, a vida inteira na minúscula jaula. Derreado, não pode sustentar-se em pé. Chega-se um piá e, desafiando com olhar selvagem o leão, atira-lhe um punhado de cascas de amendoim. O rei sopra pelas narinas, ainda é um leão: faz estremecer as gramas a seus pés. Um de nós protesta que deviam servir-lhe a carne em pedacinhos. - Ele não tem dente? - Tem sim, não vê? Não tem é força para morder. Continua o moleque a jogar amendoim na cara devastada do leão. Ele nos olha e um brilho de compreensão nos faz baixar a cabeça: é conhecido o travo amargoso da derrota. Está velho, artrítico, não se aguenta das pernas, mas é um leão. De repente, sacudindo a juba, põe-se a mastigar capim. Ora, leão come verde! Lança-lhe o guri uma pedra: acertou no olho lacrimoso e doeu. O leão abriu a bocarra de dentes amarelos, não era um bocejo. Entre caretas de dor, elevou-se aos poucos nas pernas tortas. Sem sair do lugar, ficou de pé. Escancarou penosamente os beiços moles e negros, ouviu-se a rouca buzina do fordeco antigo. Por um instante o rugido manteve suspensos os macaquinhos e fez bater mais depressa o coração da menina. O leão soltou seis ou sete urros. Exausto, deixou-se cair de lado e fechou os olhos para sempre. 05. I. Embora não seja um texto predominantemente descritivo, ocorre descrição, visto que o autor representa a personagem principal através de aspectos que a individualizam. II. Por ressaltar unicamente as condições físicas da personagem, predomina a descrição objetiva no texto, com linguagem denotativa. III. Por ser um texto predominantemente narrativo, as demais formas - descrição e dissertação - inexistem. Inferimos que, de acordo com o texto, pode(m) estar correta(s): a) Todas b) Apenas a I c) Apenas a II d) Apenas a III e) Nenhuma das afirmações. 06. I. Fato principal: a morte do leão. Causas principais: o circo, que o abandonou, e a criança, que o acertou com uma pedra. II. A decadência física do leão, assunto predominante do texto, denota animalização do ser humano.

3

III. A velhice do leão, assunto predominante do texto, conota marginalização, maus tratos e decadência física dos animais. Inferimos que, de acordo com o texto, pode(m) estar correta(s): a) Todas b) Apenas a I c) Apenas a II d) Apenas a III e) Nenhuma das afirmações. 07. I. Conotativamente, o leão chora; denotativamente, o menino agride. II. A decadência do leão é tanta, que nada faz lembrar a sua antiga reputação. Nem mesmo os adultos o reconhecem mais. III. Metaforicamente, o leão, que não mais produz e não mais trabalha, pode representar a marginalização, abandono e agressão a que são submetidos os idosos. Inferimos que, de acordo com o texto, pode(m) estar correta(s): a) Todas b) Apenas a I c) Apenas a II d) Apenas a III e) Nenhuma das afirmações. 08. I. Evidencia-se explicitamente no texto uma comparação: a decadência do leão é similar a do ser humano em geral. II. Incapaz de reagir fisicamente às provocações, o leão, sentindo-se inconformado, morre. III. O fato de o leão "não estar preso em gradil de ferro constitui, por parte de seus antigos donos, uma prova de gratidão. Inferimos que, de acordo com o texto, pode(m) estar correta(s): a) Todas b) Apenas a I c) Apenas a II d) Apenas a III e) Nenhuma das afirmações. 09. (PUC - SP) O trecho abaixo foi extraído da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade. "Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. Losangos tênues de ouro bandeira nacionalizavam os verdes montes interiores. No outro lado azul da baía a Serra dos Órgãos serrava. Barcos. E o passado voltava na brisa de baforadas gostosas. Rolah ia vinha derrapava em túneis. Copacabana era um veludo arrepiado na luminosa noite varada pelas frestas da cidade. Didaticamente, costuma-se dizer que, em relação à sua organização, os textos podem ser compostos de descrição, narração e dissertação; no entanto é difícil encontrar-se um trecho que seja só descritivo, apenas narrativo, somente dissertativo. Levando-se em conta tal afirmação, selecione uma das alternativas abaixo para classificar o texto de Oswald de Andrade: a) Narrativo-descritivo, com predominância do dissertativo. b) Dissertativo-descritivo, com predominância do dissertativo. c) Descritivo-narrativo, com predominância do narrativo. d) Descritivo-dissertativo, com predominância do dissertativo. e) Narrativo-dissertativo, com predominância do narrativo.

4

Leia o texto a seguir e responda às questões 10 a 12. “Depois de 119 dias, o horário de verão termina à meia-noite de hoje [...] mas a meta de economia de energia não foi atingida. A redução de demanda por energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste foi de 4,5%, enquanto o governo esperava 5%. Na região Sul, a redução de demanda foi de 5%, mas o governo esperava 6%. Com os resultados obtidos, a redução média da demanda por energia no horário de pico foi de aproximadamente 4,5% em toda a área de abrangência da medida [...]. A redução da demanda conseguida equivale ao consumo, no horário de pico, de cidades do porte de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Porto Alegre somadas, ou à energia produzida pelas usinas nucleares de Angra 1 e 2. [...] A economia média de energia seria suficiente para atender a metade do consumo de cidades do porte de Florianópolis e Belo Horizonte. A adoção da medida significou ainda uma economia de 0,4% no nível de água dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 1% nos reservatórios da região Sul. A medida também tem efeito na tarifa de energia, evitando reajustes ainda maiores. (Adaptado de: Horário de verão termina hoje sem atingir a meta. Jornal de Londrina, Londrina, 14 fev. 2004. Economia. p. 6 A). 10. Assinale a alternativa em que a frase “Na região Sul, a redução de demanda foi de 5%, mas o governo esperava 6%” está reescrita de acordo com as normas de pontuação. a) A região Sul, teve redução de demanda de 5%, mas o Governo esperava 6%. b) Embora, o governo esperasse 6% de redução de demanda, na região Sul, a redução foi de 5%. c) A redução de demanda na região Sul, foi de 5%, mas o governo esperava 6%. d) O governo esperava 6%, mas a redução de demanda na região Sul, foi de 5%. e) A redução de demanda, na região Sul, foi de 5%, mas o governo esperava 6%. 11. Observe a frase “A medida também tem efeito na tarifa de energia, evitando reajustes ainda maiores”. Assinale a alternativa que apresenta a conjunção adequada ao sentido que se pretendia expressar na frase original. a) A medida também tem efeito na tarifa de energia, se evitar reajustes ainda maiores. b) A medida também tem efeito na tarifa de energia, embora evite reajustes ainda maiores. c) A medida também tem efeito na tarifa de energia, pois reajustes ainda maiores são evitados. d) A medida também tem efeito na tarifa de energia, quando reajustes ainda maiores forem evitados. e) A medida também tem efeito na tarifa de energia, porém reajustes ainda maiores são evitados. 12. Na reportagem sobre o término do horário de verão, são fornecidas equivalências de consumo para o leitor ter a dimensão dos gastos e da economia alcançados durante o período em que a medida vigorou. Com base nessas comparações, considere as afirmativas a seguir. I. Belo Horizonte, Contagem, Betim e Porto Alegre são cidades que apresentam o mesmo consumo no horário de pico. II. A energia produzida pelas usinas nucleares de Angra 1 e 2 é maior do que o consumo das cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre no horário de pico. III. O consumo de cidades como Florianópolis e Belo Horizonte, durante a vigência do horário de verão, é o dobro do que é economizado no mesmo período no Brasil.

5

IV. As usinas nucleares de Angra 1 e 2 produzem a mesma quantidade de energia que as cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Porto Alegre economizaram no horário de pico, durante o horário de verão. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV. Leia o texto a seguir e responda às questões 13 e 14. “Recepcionistas atenciosos, roupa de cama limpa e serviço de quarto eficiente: quem já se hospedou em um hotel sabe como esses fatores são importantes. Para além dos saguões, existe uma rede de profissionais responsáveis por orquestrar o funcionamento de tudo nesses empreendimentos – desde a contratação e a supervisão dos funcionários até a checagem das instalações e a negociação com os fornecedores. Nos últimos anos, com o mercado exigindo cada vez mais esse tipo de profissional, as faculdades têm investido na criação de cursos específicos de Hotelaria. Em São Paulo, são pelo menos sete instituições que formam administradores hoteleiros, aptos também a gerenciar flats, pousadas, parques temáticos e spas. Antes, a Hotelaria era vinculada à área de Turismo, mas hoje o setor se desdobrou”. (Disponível em: . Acesso em 14 abr. 2004). 13. Na frase: “Antes, a Hotelaria era vinculada à área de Turismo, mas hoje o setor se desdobrou.”, a conjunção sublinhada indica a ideia de: a) Tempo. b) Consequência. c) Causa. d) Adição. e) Contrariedade. 14. Indique a alternativa que expressa adequadamente a ideia veiculada na frase citada na questão anterior: a) A ligação entre as áreas de Turismo e Hotelaria deixou de existir. b) A Hotelaria requer uma formação específica de profissionais altamente especializados, desvinculados de outras áreas e campos de conhecimento. c) A independência da área de Hotelaria em relação ao Turismo tem origem no enfraquecimento das atividades deste último. d) O desdobramento do setor de Hotelaria aponta para a valorização de atividades específicas da área, que deixam de estar restritas ao Turismo. e) O profissional formado pelos cursos de Hotelaria deixará de estar habilitado para exercer atividades no âmbito turístico. Leia o texto a seguir e responda as questões 15 a 18. A anfitriã americana Diretora da maior agência de intercâmbio de estudantes nos EUA pede a consulados no Brasil que facilitem vistos para brasileiros. As empresas de intercâmbio de estudantes, que enviam 13 mil jovens todo ano aos Estados Unidos para estudar, podem definhar por conta das dificuldades impostas para conceder vistos. Para evitar que isso aconteça, a vice-presidente do American Institute for Foreign Study (Aifs), Marcie Schneider, veio ao Brasil conversar com os responsáveis nas embaixadas americanas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A ideia é divulgar os programas de intercâmbio da empresa e de sua parceira no Brasil, a Experimento, além de entender como o processo de obtenção de visto está correndo por aqui. Depois de deixar foto e impressões digitais no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Marcie falou a ÉPOCA.

6

ÉPOCA – A dificuldade de conseguir visto para os EUA está prejudicando o intercâmbio? Marcie Schneider – Ainda não quantificamos o problema, mas estamos preocupados. Há políticos americanos receosos de que essas medidas afetem o turismo e o número de estrangeiros interessados em estudar em universidades americanas, por exemplo. Temos de prevenir para que isso não aconteça. ÉPOCA – Como? Marcie – Estou me concentrando nos responsáveis pela concessão de visto a estudantes nas embaixadas. Pretendo ver como esse processo está acontecendo por aqui. Não queremos que as novas regras de obtenção de visto prejudiquem a procura de estudantes brasileiros pelo intercâmbio. Boa parte dos estudantes que atendemos é do Brasil. O que fazemos é um lobby com o governo americano para que isso não se torne um obstáculo grande demais para quem deseja estudar nos Estados Unidos. ÉPOCA – Que tipo de lobby? Marcie – Pressionamos para que não haja muitos entraves à obtenção do visto. Explicamos quão positiva pode ser a experiência de intercâmbio, tanto para o estudante estrangeiro como para o americano que o recebe. Nesse ponto, as embaixadas até têm nos ouvido bem. Elas também querem ter certeza de que, se o estudante pega o visto de um ano, vai voltar para casa quando esse tempo passar. ÉPOCA - Há um perfil específico do brasileiro que tem chances de conseguir o visto e do que não tem? Marcie – As embaixadas americanas dão preferência aos que sabem realmente o que querem fazer. A maior preocupação não é em relação a terrorismo vindo do Brasil. Um brasileiro que, na entrevista na embaixada, diz que vai estudar nos Estados Unidos porque quer ser professor, aprimorar o inglês ou conseguir um emprego melhor quando voltar tem maiores chances de conseguir o visto. A pessoa deve mostrar que possui objetivos claros. Já quem tem muitos parentes nos Estados Unidos vai ter dificuldades. ÉPOCA – A determinação do governo de Bush de exigir a identificação de brasileiros que pisam nos Estados Unidos fez com que o Brasil passasse a exigir o mesmo dos americanos. O que você acha disso? Marcie – O Brasil é o único país que está fazendo isso e acho justo. Se os brasileiros têm de ser identificados quando vão para os Estados Unidos, é justo que façam o mesmo com os americanos. (Época, 09 fev. 2004, p. 49.) 15. Assinale a alternativa que apresenta adequadamente o grupo defendido pela empresária norte-americana no texto: a) Embaixadas norte-americanas anti-terroristas. b) Estudantes brasileiros em busca de intercâmbio nos Estados Unidos. c) Estudantes estrangeiros que permanecem nos Estados Unidos após o fim da validade do visto. d) Políticos norte-americanos preocupados com estudantes estrangeiros no Brasil. e) Professores brasileiros que pretendem se aperfeiçoar nos Estados Unidos. 16. Com base no texto, assinale a alternativa correta quanto às causas e aos efeitos das exigências norte-americanas para fins de entrada naquele país: a) Estudantes estrangeiros entravam e continuam entrando nos Estados Unidos sem problemas.

7

b) Há pouca atenção quanto aos efeitos destas exigências sobre o turismo nos Estados Unidos. c) O governo brasileiro determinou que norte-americanos sejam fotografados e deixem suas impressões digitais quando chegam ao Brasil. d) O intercâmbio escolar preocupou o governo norte-americano porque havia um fraco desempenho dos estudantes estrangeiros nos Estados Unidos. e) O risco de terrorismo nos Estados Unidos é um aspecto secundário para estas exigências. 17. Observe a frase: “Pressionamos para que não haja muitos entraves à obtenção do visto.” Assinale a alternativa que apresenta uma substituição adequada do trecho sublinhado quanto à concordância e à regência: a) Pressionamos para que não exista muitos entraves a estudantes brasileiros. b) Pressionamos para que não exista muitos entraves às universitárias brasileiras. c) Pressionamos para que não existam muitos entraves à estrangeiros honestos. d) Pressionamos para que não existam muitos entraves aos estudantes brasileiros. e) Pressionamos para que não houvessem muitos entraves a turista brasileira. 18. Observe as duas frases: I. A obtenção do visto requer clareza. II. As novas regras de obtenção do visto são humilhantes. Assinale a alternativa que apresenta a junção correta dos dois períodos, através do uso adequado do pronome relativo: a) A obtenção do visto, com suas novas regras humilhantes, requer clareza. b) A obtenção do visto, cujas novas regras são humilhantes, requer clareza. c) A obtenção do visto, cujo as novas regras são humilhantes, requer clareza. d) A obtenção do visto, de que as novas regras são humilhantes, requer clareza. e) A obtenção do visto, onde as novas regras são humilhantes, requer clareza. Leia o texto a seguir e responda as questões 19 a 21. Norte-americano que fez gesto ofensivo paga multa de R$ 50 mil para deixar o país. O aposentado norte-americano Douglas Alan Skolnick, 55, que foi preso em Foz do Iguaçu (PR) anteontem ao fazer um gesto obsceno ao ser fotografado pela Polícia Federal, pagou uma multa de R$ 50 mil após fazer um acordo com a Justiça para poder deixar o país sem ser processado. Skolnick permaneceu o dia preso em um quarto no Hotel das Cataratas, com escolta de dois policiais federais. À tarde, ele foi autorizado a ir a uma casa de câmbio, onde trocou dólares por reais para pagar a multa. Em uma audiência de três horas com o juiz federal Rony Ferreira, na madrugada de ontem, Skolnick concordou em pagar a multa em troca da extinção da punição pelo crime de desacato. O grupo de norte-americanos com o qual o aposentado viaja deixa o Brasil hoje pela manhã, com destino aos EUA. A data da volta já estava prevista. Skolnick, ao ser fotografado, colocou o dedo médio de uma das mãos em riste à frente do papel que segurava o número de identificação. Segundo a PF, na audiência com o juiz, o aposentado disse saber o significado do gesto, mas quis fazer uma brincadeira. Ele afirmou ao juiz que não quis ofender as autoridades nem a população brasileira. O valor da multa será dividido entre duas instituições filantrópicas. (Folha de S. Paulo, São Paulo, 08 fev. 2004. p. C4.) 19. Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto:

8

a) O aposentado admitiu, em audiência com o juiz, que pretendia ofender as autoridades brasileiras. b) O aposentado declarou ignorar o que o gesto simbolizava, interpretando-o como uma brincadeira. c) O aposentado fez o gesto obsceno porque foi preso pela Polícia Federal. d) O aposentado foi obrigado pela Justiça brasileira a retornar aos Estados Unidos em função do crime cometido. e) O aposentado recebeu autorização para ir a uma casa de câmbio após a audiência com o juiz. 20. Observe a frase: “O grupo de norte-americanos com o qual o aposentado viaja deixa o Brasil hoje pela manhã(...)” O uso do tempo presente em meio à predominância do pretérito ao longo da notícia se explica da seguinte maneira: a) A partir deste parágrafo e nos parágrafos subsequentes, os fatos ainda não tinham sido concluídos na data em que a notícia foi publicada. b) É uma situação comum, pois a notícia apresenta os fatos em uma sequência: cada parágrafo progride de acordo com a ordem dos acontecimentos. c) O fato exposto é o último acontecimento dentro da sequência de eventos passados, presentes e futuros apresentados no texto. d) Trata-se de um recurso adequado à redação dessa passagem, pois o uso do passado ou do futuro seria impróprio. e) Trata-se de uma estratégia em função de acontecimentos relatados com ocorrência em tempo superior a uma semana. 21. Observe o trecho: “o aposentado disse saber o significado do gesto, mas quis fazer uma brincadeira.” Assinale a alternativa que apresenta a correta substituição da conjunção, sem prejuízo do significado original: a) o aposentado disse saber o significado do gesto, entretanto quis fazer uma brincadeira. b) o aposentado disse saber o significado do gesto, porque quis fazer uma brincadeira. c) o aposentado disse saber o significado do gesto, portanto quis fazer uma brincadeira. d) o aposentado disse saber o significado do gesto, quando quis fazer uma brincadeira. e) o aposentado disse saber o significado do gesto, que era fazer uma brincadeira. Leia os textos a seguir e responda as questões 22 a 25. Nordeste 40 graus 1 A temporada de verão está levando ao Nordeste 42 voos charter por semana vindos de catorze países. Fortaleza, Natal e Porto Seguro são os campeões da preferência. É um desempenho de dar água na boca: no verão passado, apenas dezoito voos desse tipo desembarcavam na região. Nordeste 40 graus 2 Argentina e Portugal lideram a bem-vinda invasão, com quase a metade das linhas de charters. Até da República Checa, Bolívia e Guiana Francesa vem gente. Nenhum desses voos é oriundo dos EUA. E, do jeito que estão as coisas, nem é bom tentar trazê-los... (Veja, 14 jan. 2004, p. 35.) 22. Com base nos textos, assinale a alternativa correta: a) O número de países que enviam voos do tipo charter ao Nordeste brasileiro e que não foram identificados na reportagem é oito. b) O número de voos internacionais do tipo charter para o Nordeste brasileiro quase dobrou do verão de 2003 para o verão de 2004.

9

c) O número de voos internacionais do tipo charter que chega a Porto Seguro é superior ao que chega a Salvador. d) Os voos norte-americanos do tipo charter contribuíram para o êxito do verão no Nordeste brasileiro. e) Os voos portugueses do tipo charter que chegam a Natal são em torno de vinte por semana. 23. Observe a frase retirada do texto “Nordeste 40 graus 2”: “Até da República Checa, Bolívia e Guiana Francesa vem gente.” Assinale a alternativa correta: a) A frase revela o espírito de inclusão e confraternização com povos de culturas tão exóticas como os citados, saudados como novos integrantes da miscigenação cultural brasileira. b) A frase revela um sentimento de incômodo e aversão ao estrangeiro, com a chegada maciça de turistas provenientes de países pouco civilizados. c) A frase revela uma atitude preconceituosa em relação a países de pouca projeção econômica, pois a vinda de turistas de países com mais tradição turística como França e Alemanha não causaria estranhamento. d) A frase revela uma estranheza diante da chegada de turistas pobres, reduzidos a um povo culturalmente desqualificado. e) A frase revela uma surpresa com a vinda de turistas de países tão distantes geograficamente como os citados, enquanto Argentina e Portugal já oferecem visitantes próximos e previsíveis. 24. Observe as palavras: “países”, “preferência” e “água”. Assinale a alternativa correta quanto à acentuação destas palavras: a) A primeira palavra é acentuada pelo mesmo motivo que “Croácia”. b) A segunda palavra é acentuada pelo mesmo motivo que “república”. c) A primeira palavra é acentuada porque se trata de paroxítona terminada em hiato. d) A terceira palavra é acentuada porque apresenta um hiato. e) As duas últimas palavras são acentuadas porque são paroxítonas terminadas em ditongo. 25. Observe a frase: “É um desempenho de dar água na boca: no verão passado, apenas dezoito voos desse tipo desembarcavam na região.” Assinale a alternativa que contém uma versão adequada desta frase, sem lhe alterar o sentido: a) É um desempenho estimulante, pois, no verão passado, apenas dezoito voos desse tipo desembarcavam na região. b) É um desempenho invejável o do verão passado: dezoito voos desse tipo desembarcavam na região. c) Foi um desempenho fascinante, no verão passado: somente dezoito voos desse tipo chegavam à região. d) No último verão, somente dezoito voos desse tipo chegavam à região: foi um desempenho excitante. e) No verão passado, houve um desempenho fantástico: somente dezoito voos desse tipo desembarcavam na região. Gabarito 01. E 02. C 03. B 04.D 05. B

10

06. E 07. D 08. E 09. A 10. E 11. C 12. B 13.E 14.D 15.B 16. C 17.D 18.B 19.E 20.D 21. A 22.C 23.C 24. E 25.A

Pronomes – flexão e uso 01. Assinale a opção que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase: Tudo foi feito para _____dizer a verdade, porque entre ____e _____ havia uma rixa. (a) mim - eu - você (b) mim - mim - você (c) eu - mim - você (d) eu - eu - você (e) mim - eu - ti 02. Assinale a frase INCORRETA: (a) Espero que você leve consigo o passaporte. (b) Já houve discussões graves entre mim e ti. (c) Cada um faça por si mesmo a redação. (d) Sem ti e mim poucas coisas se fariam aqui. (e) Rosânia, desejo falar consigo um instante. 03. Fala com a gerência. Aposto que eles irão conseguir um lugar para ___. Aliás, ____mesmos aconteceu coisa idêntica. (a) ti - com nós (b) ti - conosco (c) si - com nós (d) si - conosco (e) você - conosco 04. Assinale a opção CORRETA quanto ao emprego do pronome: (a) Entre ela e eu não há divergência. (b) Para mim, é difícil aceitar a proposta. (c) Vou estar consigo amanhã. (d) Ele fez tudo para mim entrar na faculdade. (e) Entre eu e meus colegas não há falhas.

11

05. Brandura e grosseria alternam-se em seu comportamento: já não o suporto, pois ____ é o traço dominante; ______, o esporádico. (a) esse - este (b) essa - esta (c) aquele - esse (d) esta - aquela (e) esta – essa 06. (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase abaixo: Ciência e desenvolvimento tecnológico não se comportam como mercadorias: uma observação mais cuidadosa revela que tanto _____ como ______são bens culturais. (a) este / aquela (b) essa / aquele (c) aquele / essa (d) esta / esse (e) esse / esta 07. Ao comparar os diversos rios do mundo com o Amazonas, defendia com azedume e paixão a proeminência _______ sobre cada um ________. (a) desse - daquele (b) daquele - destes (c) deste - daqueles (d) deste - desse (e) deste – desse 08. Assinale a alternativa em que o pronome indefinido destacado é substantivo: (a) Vários candidatos esqueceram a identificação. (b) "De cada estrela de ouro um anjo se debruça..." (Olavo Bilac) (c) "Nenhum contorno se movia, como na imobilidade de um êxtase..." (Eça de (d) "Alguém está tocando uma música bonita, calma..." (Érico Veríssimo) (e) "Certos motivos cansam à força de repetição..." (Machado de Assis) 09. O pronome entre parênteses preenche a lacuna em todas as opções, EXCETO: (a) Ele entregara o livro para _____ guardar, (mim) (b) A embarcação virou com ____ três. (nós) (c) Entre ____ e ele há muitas divergências. (ti) (d) Esperávamos por papai sem o ____não sairíamos. (qual) (e) É esta a razão por ____ lutamos. (que) 10. Se é para _____ dizer o que penso, creio que a escolha se dará entre _______. (a) mim / eu e tu (d) eu / mim e ti (b) mim / mim e ti (e) eu / eu e ti (c) eu / eu e tu 11. Observe os versos de Cecília Meireles: "Desejo uma fotografia / como esta - o senhor vê? Como esta: /em que para sempre me ria / com um vestido de eterna festa". O pronome esta que ocorre repetido no texto, indica:

12

(a) algo distante da pessoa que fala; (b) algo próximo à pessoa que fala; (c) algo distante da pessoa com quem se fala; (d) algo próximo à pessoa com quem se fala; (e) algo próximo à pessoa de quem se fala. 12. Em: Os outros é que me chamam de Zé., a palavra destacada é: (a) pronome indefinido substantivo e sujeito; (b) pronome indefinido adjetivo e adjunto adnominal; (c) pronome relativo e sujeito; (d) pronome relativo e objeto direto; (e) pronome indefinido adjetivo e sujeito. 13. (PUC-RS)Em: Certos amigos nem sempre são amigos certos., os termos destacados são: (a) adjetivo e pronome; (b) pronome pessoal e pronome relativo; (c) pronome indefinido e adjetivo; (d) pronome adjetivo e pronome indefinido; (e) adjetivo anteposto e adjetivo posposto. 14. Indique a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas: Era para _____ falar _____ ontem, mas não _____ encontrei em parte alguma. (a) mim - consigo - lhe (b) eu - com ele - lhe (c) eu - consigo - lhe (d) mim - contigo - te (e) eu - com ele - o 15. Assinale a alternativa em que HÁ pronome REFLEXIVO RECÍPROCO. (a) Olhou-se e assustou-se com seu ar doentio. (b) Os namorados olharam-se apaixonadamente. (c) A criança machucou-se com o brinquedo. (d) Ela todo o tempo fala apenas de si. (e) Vesti-me rapidamente e saí. 16. Assinale a frase que NÃO se completa ADEQUADAMENTE com a forma colocada entre parênteses: (a)trata-se de condições especiais, _____ convém a sociologia da ciência estudar (que); (b)trata-se de condições especiais, _____ estudo será feito pela sociologia da ciência (cujo);

(c)trata-se de condições especiais, _____ deve cuidar a sociologia da ciência (de que); (d)trata-se de condições especiais, _____ devem ser investigadas pela sociologia da

ciência(que);

(e)trata-se de condições especiais, _________ a sociologia da ciência decerto fará referência (que). 17. Assinale a opção que completa CORRETAMENTE as lacunas da frase: As crianças _____enorme capacidade de criar deve ser continuamente exercitada encontram variados meios de escapar do mundo ____imperam as leis dos objetos industrializados. (a) cuja - em que

13

b) cujas - que c) a cuja - para que d) cuja - que e) cujas - em que 18. Assinale o período em que foi empregado o pronome relativo INADEQUADO: (a) O livro a que eu me refiro é Tarde da noite. (b) Ele é uma pessoa de cuja honestidade ninguém duvida. (c) O livro em cujos dados nos apoiamos é este. (d) A pessoa perante a qual comparecemos foi muito agradável. (e) O moço de cujo lhe falei ontem é este. 19. (PUC) Os depoimentos __ teve acesso comprovaram que a República não cumpriu, nesses cem anos, as promessas ____foi portadora”. (a) a que - de que (b) aos quais - de cujas (c) pelos quais - às quais (d) os quais - das quais (e) que - que 20. Assinale a frase em que se verifica uma TRANSGRESSÃO ao registro culto e formal da língua no que se refere ao emprego do pronome relativo. (a) O resultado a que chegaram confirmou sua intuição. (b) Os colegas de trabalho com quem não simpatizava foram excluídos do processo. (c) Recebi o relatório de um gerente cujo nome não me recordo. (d) São várias as reivindicações por que estão lutando os trabalhadores. (e) O funcionário ao qual me referi não tem nenhuma dose de carisma.

Colocação Pronominal 01. Assinale a opção em que há ERRO quanto à COLOCAÇÃO PRONOMINAL: (a) Se lhe agrada pode ficar conosco até quando quiser. (b) Falou baixinho, me confessando estar envergonhado. (c) Oxalá ele se conscientize de que deve fazer a prova. (d) Nunca se envergonhe das coisas que fizer. (e) Se eu pudesse, comprar-te-ia tudo o que me pedes. 02. Indique a estrutura verbal que CONTRARIA a norma culta: (a) Ter-me-ão elogiado na assembleia. (b) Tinha-me lembrado do teu discurso. (c) Teria-me lembrado do teu discurso. (d) Temo-nos esquecido dos discursos teus. (e) Tenho-me alegrado por teus discursos. 03. Só não _____ louco, porque _____ muito bem. (a) o chamei - lhe quero (b) o chamei de - o quero (c) chamei-o - quero-lhe (d) lhe chamei - quero-o (e) lhe chamei de - o quero

14

04. Quem ____ estragado que ____ de _____. (a) o trouxe - encarregue-se - consertá-lo. (b) o trouxe - se encarregue - consertá-lo. (c) trouxe-o - se encarregue - o consertar. (d) trouxe-o - se encarregue - consertá-lo. (e) trouxe-o - encarregue-se - o consertar. 05. Nas frases abaixo: 1. Os miúdos corriam barulhentos, me pedindo dinheiro. 2. Dizia ele coisas engraçadas, coçando-se todo. 3. Ficarei no lugar onde encontro-me. Tem sombra. 4. Quando me vi sozinho, tremi de medo. A ênclise e a próclise foram CORRETAMENTE empregadas: (a) nas orações l e 2; (b) nas orações 3 e 4; (c) nas orações l e 3; (d) nas orações 2 e 4; (e) em todas as orações. 06. Os projetos que _____ estão em ordem; ______ ainda hoje, conforme ______. (a) enviaram-me - devolvê-los-ei - lhes prometi. (b) enviaram-me - os devolverei - lhes prometi. (c) enviaram-se - os devolverei - prometi-lhes. (d) me enviaram - os devolverei - prometi-lhes. (e) me enviaram - devolvê-los-ei - lhes prometi. 07. Assinale a opção em que a próclise NÃO É REFERENDADA pela norma culta: (a) Em se tratando de dinheiro, tudo certo. (b) Quem de vós me acusará de corrupto? (c) Que susto me deste com essa tua mania! (d) Agora, me conte tudo outra vez. (e) Erraram por se referirem a fatos passados. 08. Observe o trecho de Mário Quintana: "Quando meninote, eu devorava livros com este título: O que se não deve dizer". Quanto à colocação do pronome, pode-se dizer que: (a) está errada; o certo seria: "O que não deve-se dizer"; (b) está errada; o certo seria; "O que não se deve dizer"; (c) está correta e seria correto também; "O que não se deve dizer"; (d) está correta e seria correto também: "O que não deve-se dizer-se"; (e) correto é somente: "O que não deve dizer-se". 09. Assinale a sentença que DEVE SER CORRIGIDA: (a) Poderá resolver-se o caso de imediato. (b) Sabes o que se deverá dizer ao professor? (c) Poder-se-á resolver o caso imediatamente. (d) Sabe o que deverá dizer-se ao professor? (e) Poderá-se resolver o caso de imediato. 10. Assinale a alternativa CORRETA quanto à colocação pronominal:

15

(a) Aquilo parece-me sonho. (b) Este que fala-vos não diz mentiras. (c) Aqui deu-se a maior tragédia da história. (d) Sairei, já que não me aceitam no emprego. (e) Aqui, se realizou meu grande sonho. 11. Assinale a frase que está de ACORDO com as normas da língua: (a) Quando recebo-o, fico feliz. (b) Tudo fez-se como você mandou. (c) Deste modo, teriam-se obtido resultados. (d) Em se tratando disto, podemos fazê-lo. (e) Me levantei assim que você saiu. 12. Observe o modelo: Ele me entregou o dinheiro / Ele mo entregou. 1. Entregaram-lhes a cópia. Entregaram-___. 2. Devolveram-te os trabalhos. Devolveram-___. 3. Emprestei-lhes o livro. Emprestei-___. (a) lhas - tos – lho (d) lha - tos - lho (b) nas - nos – lhes (e) lha - nos - lhos (c) nas - nos - lhos 13. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: Eu___ desconheço. Roubaram-___ o carro. Os carros? Roubaram- ___. Não______ era permitido ficar na sala. Obrigaram-___ a sair daqui. (a) o - lhe - nos - lhe - nos (b) lhe - o - o - o - no (c) o - os - lhe - lhe - lhe (d) lhe - lhe - lhe - se - os (e) o - o - os - lhe - no 14. (F.C.Chagas) Só não _______ louco, porque _______ muito bem. (a) o chamei – lhe quero. (b) o chamei de – o quero. (c) chamei-o – quero-lhe. (d) lhe chamei – quero-o. (e) lhe chamei de – o quero.

Vozes Verbais 01. Marque a alternativa INCORRETA com a informação dada entre parênteses: (a) "Deu-me as lições sem uma só das intragáveis ternuras". (Voz ativa) (b) Alugavam-se diversos apartamentos para as férias. (Voz passiva reflexiva) (c) Ela o viu naquela festa. (Voz ativa) (d) Não se obtêm bons resultados. ( Voz passiva sintética) (e) Provocavam-se as sobreposições de imagens visuais. (Voz sintética) 02. A alternativa que NÃO apresenta perfeita concordância quanto à conversão da VOZ ATIVA PARA PASSIVA é:

16

(a) Viram-me. / Fui visto. (b) Vamos fazer a lição. / A lição vai ser feita por nós. (c) Abri o caderno. / O caderno tem sido aberto por mim. (d) Devemos preparar tudo. / Tudo deve ser preparado por nós. (e) Meu amigo fazia os trabalhos. / Os trabalhos eram feitos por meu amigo. 03. Marque a alternativa cuja passagem para a VOZ ATIVA tenha sido INCORRETA. (a) Se as alunas fossem amadas por ti. / Se tu amasses as alunas. (b) Por quem vós fostes convidados para a festa, rapazes?/ Quem vos convidou para a festa, rapazes?/ (c) Aqueles alunos com dificuldades de aprendizagem têm sido orientados pelos novos professores./ Os novos professores orientam aqueles alunos com dificuldades de aprendizagem. (d) O respeito de meus pais pelas ficções foi transmitido por mim. / Eu transmiti o respeito de meus pais pelas ficções. (e) Os três mecânicos devem consertar o carro./ O carro deve ser consertado pelos três mecânicos. 04. Indique a opção em que ocorre a VOZ REFLEXIVA: (a) Come-se bem neste restaurante. (b) Precisa-se de carpinteiros. (c) O prisioneiro conseguiu desvencilhar-se das cordas. (d) Ouviu-se um grande estrondo lá pras bandas da mata. (e) Quem não chora não mama. 05. “Via de regra, os garimpos são tocados hoje por uma gente sem horizontes ...” Transpondo a frase para a VOZ ATIVA, a forma verbal passará a ser: (a) tocaria; (b) tocavam; (c) toca; (d) tinha tocado; (e) serão tocados. 06. Transpondo-se para a VOZ PASSIVA a frase -“As mudanças na dieta estão causando uma mudança gradual na fisiologia do organismo.”- a forma verbal resultante será: (a) têm causado; (b) foi causada; (c) estão sendo causadas; (d) está sendo causada; (e) foram causadas. 07. “Acredito que Maria tenha feito a lição.” Passando-se a oração para a VOZ PASSIVA, o verbo ficará assim: (a) foi feita; (b) tenha sido feita; (c) esteja sendo feita; (d) tenha estado feita; (e) seja feita. 08. Transportando para a VOZ PASSIVA a frase - “Eu estava revendo, naquele momento, as provas tipográficas do livro.”- obtém-se a forma verbal . . . (a) ia revendo;

17

(b) estava sendo revista; (c) seriam revistas; (d) comecei a rever; (e) estavam sendo revistas. 09. Transpondo para a VOZ ATIVA a frase - “O processo deve ser revisto pelos dois funcionários”, obtém-se a forma verbal: (a) deve-se rever; (b) devem rever; (c) será revisto; (d) reverão; (e) rever-se-á. 10. A forma PASSIVA ANALÍTICA que correspondente ao enunciado - “Vi, no claro azul do céu, um papagaio de papel, alto e largo.” - é a seguinte: (a) O garoto viu, no claro azul do céu, um papagaio de papel, alto e largo. (b) Um papagaio de papel, alto e largo, estava sendo visto pelo menino, no claro azul do céu. (c) No claro azul do céu, era visto um papagaio de papel, alto e largo, por mim. (d) Alto e largo, um papagaio de papel foi visto por mim no claro azul do céu. (e) Foi visto pelo menino, no claro azul do céu, um papagaio de papel. 11. A transformação PASSIVA ANALÍTICA da frase “A religião te inspirou esse anúncio” apresentará o seguinte resultado: (a) Tu te inspiraste na religião para esse anúncio. (b) Esse anúncio inspirou-se na tua religião. (c) Tu foste inspirado pela religião nesse anúncio. (d) Esse anúncio te foi inspirado pela religião. (e) Tua religião foi inspirada nesse anúncio. 12. A frase que admite transposição para a VOZ PASSIVA é: (a) Perto da Igreja, todos os poderosos do mundo parecem diletantes. (b) A Concordata poderá incluir o retorno do ensino religioso. (c) Há estatísticas controvertidas sobre esse poder eclesiástico. (d) Não são incomuns atos religiosos com finalidade política. (e) O Brasil é um país estratégico para a Igreja Católica. 13. Assinale a alternativa em que a passagem da VOZ ATIVA para a PASSIVA ANALÍTICA esteja INCORRETA: (a) “Acredito que Maria tenha feito a lição”. / Acredito que a lição tenha sido feita por Maria. (b) “Eu estava revendo, naquele momento, as provas tipográficas do livro” . / As provas tipográficas, naquele momento, foram revistas por mim. (c) "Não acredito que Pedro tenha falado a verdade". / Não acredito que a verdade tenha sido falada por Pedro. (d) “Um grupo de teatro amador encenará a peça teatral”. / A peça teatral será encenada por um grupo de teatro amador. (e) “O coordenador teria cadastrado os pretendentes ao cargo”./ Os pretendentes ao cargo teriam sido cadastrados pelo coordenador.

Verbos (geral) 01. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo.

18

“ ____, não ___ e vencerás” (a) lute – desista; (b) lutai – desisti; (c) luta – desistas; (d) lutas – desiste; (e) lutai – desista. 02. (FUVEST) _____em ti; mas nem sempre ______ dos outros. (a) Creias – duvidas; (d) Creia – duvide; (b) Crê – duvidas; (e) Crê – duvides. (c) Creias – duvida; 03.A flexão de todos os “verbos” está CORRETA na frase: (a) Caso não ajam a tempo, pediremos que seja estendido o prazo de apresentação de seus documentos. (b) Assim que reavermos nossas malas, remarcaremos as passagens. (c) Os portões que se vêm nos casarões antigos detêm nosso olhar, tantos são os detalhes que neles surpreendemos. (d) Quando eles reverem o caso, haverão de chegar a novas conclusões. (e) Os policiais que os deteram, na manhã de ontem, há muito vêm agindo de modo arbitrário. 04. Cada uma das alternativas abaixo apresenta uma frase no IMPERATIVO AFIRMATIVO e outra no IMPERATIVO NEGATIVO. Assinale aquela em que as DUAS frases NÃO estão no mesmo tratamento (na mesma pessoa do discurso). (a) - a. Apanha a correspondência e separa as contas. b. Não apanhes a correspondência e não separes as contas. (b) - a. Tende paciência e aguardai novas informações. b. Não tenhais paciência e não aguardeis novas informações. (c) - a. Anseie por melhores dias e faça por merecê-los. b. Não anseie por melhores dias e não faça por merecê-los. (d) - a. Passeia com os cachorros e leva-os ao veterinário. b. Não passeie com os cachorros e não os leve ao veterinário. (e) - a. Espere com paciência, aja com rapidez. b. Não espere com paciência, não aja com rapidez. 05. Marque o item que está em DESACORDO com a gramática: (a) Se fores lá, põe a carta no correio. (b) Não intervenhais no que não vos diz respeito. (c) Sê prudente: não fales da vida alheia. (d) Faze o que te pedem e não reclames. (e) Meça tuas palavras e não te desanimes. 06. Ele .......... que a sensatez dos convidados .......... a euforia geral e .......... as dúvidas. (a) supusera - freasse - desfizesse (b) supora - freasse - desfizesse (c) supusera - freiasse - desfazesse (d) supora - freiasse - desfizesse (e) supora - freiasse - desfazesse 07. Assinale o item em que há ERRO de conjugação verbal em relação à norma culta da língua.

19

(a) Era necessário que o governo impusesse medidas para baratear os produtos editoriais. (b) Se o trabalhador dispuser de adequadas bibliotecas, ter-se-á dado um importante passo para o desenvolvimento cultural do país. (c) Seria de todo desejável que a classe trabalhadora se entretivesse mais com a leitura de livros e revistas. (d) Era importante que se contradissesse, com as evidências disponíveis, a afirmação de que o trabalhador rejeita a leitura. (e) O trabalhador quase não tem intervido nas discussões sobre a comercialização de produtos editoriais. 08. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas. O intruso já tinha sido ___. / Não sabia se já haviam ___ a casa. / Mais de uma vez lhe haviam ___ a vida. / A capela ainda não havia sido ___. (a) expulsado, coberto, salvo, benzida (b) expulso, cobrido, salvo, benzida (c) expulsado, cobrido, salvado, benta (d) expulso, coberto, salvado, benta (e) expulsado, cobrido, salvo, benzida 09. O período em que aparece a forma verbal INCORRETAMENTE empregada é: (a) Se o compadre trouxesse a rabeca, a gente do ofício ficaria exultante. (b) Quando verem o Leonardo, ficarão surpresos com os trajes que usa. (c) Leonardo propusera que se dançasse o minueto da corte. (d) Se o Leonardo quiser, a festa terá ares aristocráticos. (e) O Leonardo não interveio na decisão da escolha do padrinho do filho. 10. Marque a opção cujo verbo está empregado de ACORDO com os cânones da língua culta: (a) Você já reouve o que lhe emprestou? (b) Quando nos vermos de novo, não seremos os mesmos. (c) Viemos agora neste instante porque vimos ontem e não o encontramos. (d) Se nós intervíssemos em seu discurso, ele nos excomungaria. (e) Gastou o que tinha, mas se prouve do essencial por meses. 11. Em todos os itens a lacuna pode ser preenchida pelo verbo indicado no subjuntivo - EXCETO: (a) Olhou para o cão, enquanto esperava que lhe ___ a porta, (abrir) (b) Por que foi que aquela criatura não ___ com franqueza? (proceder) (c) É preciso que uma pessoa se ___ para encurtar a despesa, (trancar) (d) Deixa de luxo, minha filha, será o que Deus ___ . (querer) (e) Se isso me ___ possível, procuraria a roupa agora mesmo, (ser) 12. Assinale a opção em que há ERRO devido à mistura de tratamento: (a) Não vades agora, pois há inimigos que vos aguardam na estrada. (b) Não vá agora, pois há inimigos que o aguardam na estrada. (c) Não vás agora, pois há inimigos que te aguardam na estrada. (d) Não vão agora, pois há inimigos que vos aguardam na estrada. (e) Não vão agora, pois há inimigos que os aguardam na estrada.

20

13. Observe os verbos grifados do trecho e aponte o item que corresponde ar tempo e modo de cada um deles: "Mas se ERGUES da justiça a clava forte, / VERÁS que um filho teu não FOGE à luta, / Nem teme, quem te ADORA, a própria morte" (J. Osório Duque Estrada). (a) presente do indicativo - futuro do presente - imperativo afirmativo – imperativo afirmativo; (b) presente do indicativo - futuro do presente - subjuntivo presente - presente do indicativo; (c) presente do indicativo - futuro do presente - presente do indicativo - presente indicativo; (d) imperativo afirmativo - futuro do pretérito - presente do indicativo - presente subjuntivo; (e) presente do indicativo - futuro do presente - presente do indicativo - imperativo afirmativo. 14. Passando para a 2ª pessoa a frase "Sente-se, pegue sua prova, leia-a e restrinja-se a responder o que lhe foi proposto", teremos: (a) Sente-se, pegue tua prova, lê-a e restringe-te a responder o que lhe foi proposto. (b) Senta-te, pega tua prova, lê-a e restringe-te a responder o que te foi proposto. (c) Sentai-vos, pegai vossa prova, leia-a e restringi-vos a responder o que vos foi proposto. (d) Senta-se, pegue sua prova, leia-a e restringe-te a responder o que te foi proposto. (e) Senta-se, pegue sua prova, lede-a e restringi-vos a responder o que vos foi proposto. 15. Os verbos que aparecem nos enunciados abaixo estão CORRETAMENTE flexionados em: (a) As influências africanas manteram-se, principalmente, em relação às palavras. Quem se propor a estudar as línguas faladas na América pode constatar isso. (b) A ama negra interviu junto ao filho do senhor branco, abrandando-lhe a linguagem. Não pôde ser diferente, creiamos. (c) Muitas palavras do português provieram do contacto com línguas estrangeiras. Os brasileiros nem sempre se precavêm diante de influências linguísticas estrangeiras. (d) Propusemo-nos a analisar a língua sem preconceitos e vimos que as influências estrangeiras são inevitáveis. Passeemos pelo seu vocabulário e creiamos nisso. (e) Influências estrangeiras também norteam o destino das línguas. Assim crêem os estudiosos dos fatos que interveem na história das línguas. 16. Observe a frase: Se tu ....... que os eleitores chegam para votar, ....... a porta e ..... -os entrar. (a) veres / abre / deixa (b) veres / abra / deixe (c) vires / abra / deixa (d) vires / abre / deixa (e) virdes / abri / deixai 17. (FURG-RS) A alternativa em que todas as formas correspondem ao exemplo: Pagar - paga, é: Verbos: MANTER - IR - SER - PÔR - RIR (a) mantém - vá - sê - põe - ria (b) manténs - vá - seja - pões - ri (c) mantenha - vai - seja - ponha - ris (d) mantém - vai - sê - ponha - ris (e) mantém - vai - sê - põe - ri

21

Acentuação 01. Marque a alternativa em que NENHUMA palavra TEM ACENTO GRÁFICO: (a) órgão, revolver, fossil, prejuizo; (b) item, polens, mister, dores, meses; (c) balaustre, garoa, vovos, colibri; (d ) juri, cafezinho, vezes, album; (e) cadaver, tatu, hifen, interim. 02. As palavras estão CORRETAMENTE acentuadas na alternativa: (a) máximo, álbum, vôlei, enjôo (b) niquel, revólver, elétron, vírus (c) vintém, cipó, freguês, biquíni (d) ítem, ingênuo, medium, hífens (e) estrela, água, céu, partí-lo 03. Há ERRO de acentuação gráfica na alternativa: (a) O delegado mantém o preso incomunicável. (b) Eles mantêm os reféns amarrados. (c) Os que detém o poder, responderão por seus atos. (d) Os reféns, transidos de medo, vêem os soldados como algozes. (e) Ele mantém as matérias em dia. 04. As palavras seguintes apresentam-se sem o acento gráfico, seja ele necessário ou não. Aponte a alternativa em que TODAS sejam PAROXÍTONAS: (a) textil - condor - mister – crisantemo; (b) latex - inaudito - primata – libido; (c) exodo - obus - refem- improbo; (d) novel - sutil - interim – misantropo; (e) tulipa - refrega - filantropo – especime. 05. (Supletivo-RJ) Assinale o item cujas palavras são acentuadas em função das regras que justificam os acentos das palavras MIÚDOS E VÁRIOS: (a) ínterim – mártir; (d) crônico – três; (b) egoísmo – frequência; (e) ninguém – bênção. (c) saudável – tórax; 06. Assinale o grupo de vocábulos em que TODOS são acentuados por causa do HIATO: (a) Escocia - Suiça - Haiti – Suecia; (b) Itauna - Grajau - Ilheus – Guaiba; (c) Desagua - influiram - traiste – traimos; (d) Saudo - distraiste - proibira – cairam; (e) Uisque – heroina - saude – balaustre. 07. Em cada uma das séries, apenas DUAS palavras devem receber acento gráfico, EXCETO em: (a) Bauru – fuzil – virus – jovem – automovel; (b) Rubrica – selo – Morumbi – notavel – mister; (c) Jovens – itens – polens – hifen – refens; (d) Pacaembu – acidez – burgues – pezinho – interim; (e) Pudica – heroi – mantem – obus – cateter. 08. Deveriam ter sido acentuadas as palavras alistadas na opção: (a) azaleia – estreia – colmeia – geleia – pigmeia;

22

(b) benzoico – dicroico – heroico – Troia – urbanoide; (c) chapeu – coroneis – heroi – ilheu – lençois; (d) alcaloide – reumatoide – tabloide – tifoide – tipoia; (e) apneia – farmacopeia – odisseia – pauliceia – traqueia. 09. Por serem PROPAROXÍTONOS, deveriam estar acentuados os vocábulos da opção: (a) refrega, ibero, decano; (b) aziago, pegada, avaro; (c) inaudito, batavo, erudito; (d) leucocito, alcoolatra, ínterim; (e) rubrica, maquinaria, pudico. 10. Opte pelo item em que se ERRA na justificativa de acentuação gráfica. (a) Tem: não é acentuada por ser monossílabo tônico terminado em EM. (b) Têm: acentuado para fazer diferença entre a terceira pessoa do singular e a terceira pessoa do plural do presente do indicativo (acento diferencial morfológico). (c) Retém: acentuada por ser forma verbal na terceira pessoa do singular. (d) Retêm: acentuada para fazer diferença entre a terceira pessoa do singular e a terceira pessoa do plural do presente do indicativo (acento diferencial). (e) Provém: acentuada por ser oxítona terminada em EM. 11. Assinale o item em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de: também, incrível e caráter. (a) alguém, inverossímil, tórax; (b) têm, anéis, éter; (c) hífen, ninguém, possível; (d) há, impossível, crítico; (e) pólen, magnólias, nós. 12. (FURG) Assinale a alternativa em que a acentuação das palavras ocorre por MOTIVO IDÊNTICO ao da sequência: reconhecê-lo - suicídio - destruída. (a) contê-lo - saudável - prejuízo. (s) enfrentá-la - geográfica - raízes. (c) até - equilíbrio - científico. (d) crê - provável - maníaco. (e) revê-la - ciência - juízo. 13. (UFRGS) Qual das seguintes palavras PERDERIA o acento gráfico se fosse passada para o singular? (a) cenários. (b) raízes. (c) automóveis. (d) indústrias. (e) países. 14. (UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre ACENTUAÇÃO GRÁFICA. I. A palavra ZOÓLOGOS recebe acento gráfico devido à presença de hiato. II. Caso RAIZ aparecesse no plural, seriam criadas as mesmas condições de acentuação da palavra babuíno. III. A ausência de acento gráfico em DÚVIDA provocaria mudança na sua classe. Quais estão CORRETAS? (a) apenas l. (b) apenas II. (c) apenas l e II. (d) apenas II e III. (e) l, II e III.

23

Regência 01. Observe o verbo que se repete: ASPIROU O AR e ASPIROU À GLÓRIA. Tal verbo: (a) apresenta a mesma regência e o mesmo sentido nas duas orações. (b) embora apresente regências diferentes, tem sentido equivalente nas duas orações. (c) poderia vir regido de preposição também na primeira oração sem que se modificasse o sentido dela. (d) apresenta regência e sentidos diferentes nas duas orações. (e) embora tenha o mesmo sentido nas duas orações, apresenta regências diferentes em cada uma delas. 02. Assinale o item em que a regência do verbo PROCEDER contraria a norma da língua. (a) O juiz procedeu ao julgamento. (b) Não procede este argumento. (c) Procedo um inquérito. (d) Procedia de uma boa família. (e) Procede-se cautelosamente em tais situações 03. Observe a REGÊNCIA dos verbos e assinale a opção cuja regência esteja INADEQUADA: (a) Avisaram-no que chegaríamos logo. (b) Informei-lhe a nota obtida. (c) Os motoristas irresponsáveis em geral, não obedecem aos sinais de trânsito. (d) Há bastante tempo que assistimos em São Paulo. (e) Muita gordura não implica saúde. 04. Qual a alternativa que aponta as frases CORRETAS? I- Visando os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família. II- Como era muito orgulhoso, preferiu declarar falida sua firma a aceitar qualquer ajuda do sogro. III- Desde criança aspirava a uma posição de destaque, embora fosse de origem humilde. IV -Aspirado o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, acabou por desmaiar (a) II,III,IV (b) I, II, III (c) I, II, III, IV (d) I, III (e) I, II 05. Assinale a ÚNICA alternativa em que há ERRO de REGÊNCIA VERBAL: (a) Do filho que muito a quer. (b) Informo-o de que houve aula. (c) Informo-lhe que houve aula. (d) Este filme, não assisti a ele. (e) Quem você namora? 06. Assinale a alternativa que substitui CORRETAMENTE as palavras sublinhadas: 1. Assistimos “à inauguração da piscina.” 2. O governo assiste “os flagelados.”

24

3. Ele aspirava “a uma posição de maior destaque.” 4. Ele aspirava “o aroma das flores.” 5. O aluno obedece “aos mestres.” (a) lhe, os, a ela, a ele, lhes; (b) a ela, os, a ela, o, lhes; (c) a ela, os, a, a ele, a eles; (d) a ela, a eles, lhe, lhe, lhes; (e) lhe, a eles, a ela, o, lhes. 07. Observe: I - Certifiquei-o ............ que uma pessoa muito querida aniversaria neste mês; II - Lembre-se ............ que, baseada em caprichos, não obterá bons resultados; III - Cientificaram-lhe ............ que aquela imagem refletia a alvura de seu mundo interno. De acordo com a REGÊNCIA VERBAL, a preposição DE cabe: (a) nos períodos I e III; (b) apenas no período II; (c) nos períodos I e II; (d) em nenhum dos três períodos; (e) nos três períodos. 08. Assinale a opção que contém os pronomes relativos, regidos ou não de preposição, que completam corretamente as duas frases: Os navios negreiros, ....... donos eram traficantes, foram revistados. Ninguém conhecia o traficante ....... o fazendeiro negociava. (a) nos quais / que (b) cujos / com quem (c) que / cujo (d) de cujos / com quem (e) cujos / de quem 09. A frase que apresenta ERRO de REGÊNCIA do verbo ASSISTIR é: (a) Não fui ver o filme, embora quisesse assistir-lhe. (b) Não lhe assiste o direito de humilhar ninguém. (c) Ele assiste às aulas sempre com muita serenidade. (d) Aqueles médicos assistem os doentes com dedicação. (e) Assistiu aos jogos da Seleção sem nenhum entusiasmo. 10. Observe: I. Pusemos “o livro” na estante. II. Põe “o livro” na gaveta. III. Demos “a ele” o livro. Substituindo as palavras destacadas por um pronome oblíquo, temos: (a) I - Pusemos-lo; II - Põe-lo; III - Demos-lhe; (b) I - Pusemos-lo; II - Põe-no; III - Demos-lhe; (c) I - Pusemo-o; II - Põe-no; III - Demo-lhe; (d) I - Pusemos-o; II - Põe-o; III - Demo-lhe; (e) I - Pusemo-lo; II - Põe-no; III - Demos-lhe. 11. Marque a alternativa em que apenas a SEGUNDA frase esteja com a regência verbal ERRADA. (a) Ali as pessoas aspiravam à fama. / Ele assistia, com carinho, os enfermos daquele hospital.

25

(b) O professor procedeu à chamada./ Sua permanência implicará em grande prejuízo a todos. (c) Irei na sua casa logo mais./ Pagarei a alguns empregados hoje à noite. (d) A empresa por que ele tanto se esforçou acabou falindo. / Avisei-o de que devia partir. (e) O cargo que tu aspiravas já foi preenchido. / Lembrou-se de todos os momentos felizes. 12. (PUC) Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas abaixo: 1. Veja bem estes olhos ....... se tem ouvido falar. 2. Veja bem estes olhos ....... se dedicaram muitos versos. 3. Veja bem estes olhos ....... brilho fala o poeta. 4. Veja bem estes olhos ....... se extraem confissões e promessas. (a) de que - a que - sobre o qual - dos quais (b) que - que - sobre o qual - que (c) sobre os quais - que - de que - de onde (d) dos quais - aos quais - sobre cujo - dos quais (e) em quais - aos quais - a cujo - que 13. (PUC Pelotas) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das frases: O lugar ____ moro é muito pequeno. Esse foi o número ____ gostei mais. O filme ____ enredo é fraco, tem dado grande prejuízo. (a) onde / que / cujo; (b) em que / de que / cujo o; (c) no qual / o qual / do qual o; (d) que / que / cujo o; (e) em que / de que / cujo. 14. Complete ADEQUADAMENTE as lacunas do período: "Estes são alguns dos livros ______ me baseei para escrever os textos _____ você se referiu". (a) cujos - em que. (b) em que - de que. (c) nos quais - a que. (d) cujos – cujos. (e) em que – que. 15. Este é o teatro ________ inauguração assisti e ________ me referia na nossa conversa de ontem. A alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas é: (a)a cuja, ao qual; (b)à qual, sobre que; (c)cuja, ao qual; (d)cuja a, na qual; (e)de cuja, à qual.

Crase 01. Marque a opção que preenche CORRETAMENTE as lacunas. Completamente excluídos das engrenagens de desenvolvimento da sociedade, os miseráveis são reduzidos _____ uma condição subumana. Seu único horizonte passa ____ ser ____ luta feroz pela sobrevivência. No lixão do Valparaíso, ____ poucos quilômetros de

26

Brasília, ____ gente disputando os restos com os animais. (Fonte: Revista VEJA, edição 1735) (a) à, a, a, há, há (b) a, à, à há, a (c) a, a, a, a, há (d) à, a, a, à, há (e) a, à, à, há, a 02. As provas _____ quais eles se submeteram foram entregues ____coordenação ____ dezesseis horas. (a) as - à - as (b) às - à - as (c) às - a - às (d) às - à - às (e) as - a - às 03. Foi ____mais de um século que, numa reunião de escritores, se propôs a maldição do cientista que reduzira o arco-íris ___ simples matéria: era uma ameaça ____ poesia. (a) a - a – à (b) há - à – a (c) há - à – à (d) a - a – a (e) há - a - à 04. (Fuvest) O progresso chegou inesperadamente _____subúrbio. Daqui __poucos anos, nenhum dos seus moradores se lembrará mais das casinhas que, __ tão pouco tempo, marcavam a paisagem familiar. (a) aquela - a - a (b) àquele - à - há (c) àquele - à - à (d) àquele - a - há (e) aquele - à - há 05. Assinale a frase gramaticalmente CORRETA: (a) O papa caminhava à passo firme. (b) Foi ao tribunal disposto à falar ao juiz. (c) Chegou à noite, precisamente as dez horas. (d) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas. (e) Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada. 06. Ele assistiu ___ peça chegou __ aplaudi-la de pé, ficando __ poucos metros do palco. (a) à - à - há (d) à - a - há (b) à - a - a (e) a - à - a (c) a - a - à 07. Assinale a frase em que a palavra em destaque NÃO recebe o indicativo de crase. (a) Os apelos para a internacionalização da Amazônia ganham contornos de avalanche. (b) Toda manhã a esta hora, depois de ler os jornais do dia, fico deprimida. (c) Aquela hora morta da madrugada todos estavam recolhidos ao leito. (d) As reivindicações dos sindicatos trabalhistas, são semelhantes as da classe patronal. (e) Petroleiros trouxeram ao Ministro pauta reivindicatória igual a que haviam divulgado. 08. Assinale a opção em que o a DEVE RECEBER o acento indicativo da crase: (a) Não me refiro aqui senão a catástrofes individuais. (b) Assistiu a cena, sem que suas feições denotassem ressentimento. (c) A que levam essas questões? A conhecer a ira, a conhecê-la bem.

27

(d) Não se atende a um mal menor, quando um maior nos ameaça. (e) Daqui a duas horas, dou-lhe isto pronto. 09. Assinale a alternativa cuja sequência preencha CORRETAMENTE os espaços: Chamam __ isto de aventura? Tão logo desceram __ terra, os pilotos foram calmamente assistir __sessão, depois voltaram __pressas, deixando os repórteres __ meio quarteirão de distância. (a) a- a- à- às- a (b) a- à- a- as- a (c) a- a- a- às- à (d) à- à- a- as- à (e) a- à- a- as- à 10. (ITA-SP) Dadas as sentenças: 1. Meu irmão dedicou-se à áreas literárias. 2. Estamos à espera de socorro. 3. Transmita esta informação à Sua Excelência. Deduzimos que: (a) apenas a sentença l está correta; (b) apenas a sentença 2 está correta; (c) apenas a sentença 3 está correta; (d) nenhuma está correta; (e) todas estão corretas. 11. Respeitando a regência verbal ou nominal do padrão culto, assinale a opção em que NÃO há erro quanto ao uso da CRASE: (a) As leis às quais devemos obedecer são muito rígidas. (b) Fizeram referência à alunas estudiosas e ofereceram bons empregos. (c) Fazendo referência as alunas estudiosas, ofereceram bons empregos. (d) Deram-lhe o remédio gota à gola. (e) Caminhavam as pressas porque estavam atrasadas. 12. (Fuvest-SP) De __muito, ele se desinteressou em chegar a ocupar cargo tão importante, __ coisas mais simples na vida e que valem mais que a posse momentânea de certos postos de relevo __que tantos ambicionam por amor __ostentação. (a) a - há - à - à (d) a - hão - a - à (b) há - as - a - a (e) há - a - a - a (c) há - há - a - à 13. Assinale as formas que completam, pela ordem, as lacunas das frases:

Daqui __ pouco vai começar o exame. Compareci __ cerimônia de posse do novo governador. Não tendo podido ir __faculdade hoje, prometo assistir __todas às aulas amanhã.

(a) à - a - a - à (b) há - na - à - a (c) a - há - na - à (d) há - na - à - à (e) a – à – à – a 14. Assinale a alternativa que completa a frase: Trouxe __ mensagem __ Vossa Senhoria e aguardo __ resposta, __ fim de levar __ pessoa que me enviou. (a) a- a- à- a- a

28

(b) a- à- a- à- a (c) à- à- à- à- a (d) a- a- a- a- à (e) à- a- a- a- a 15. Leia as frases abaixo: A conclusão do inquérito foi prejudicial __toda categoria. Mostrou-se insensível __qualquer argumentação. Este prêmio foi atribuído __melhor aluna do curso. Faço restrições __ter mais elementos no grupo. Indique a alternativa que, na sequência, preenche as lacunas acima CORRETAMENTE: (a) a- a- à- a (b) à- à- à- à (c) à- à- a- a (d) à- à- a- à (e) a- a- à- à 16. Assinale a sentença onde a crase foi empregada CORRETAMENTE: (a) Não se esqueça de chegar à casa cedo. (b) Prefira isto aquilo, já que ao se fazer o bem não se olha à quem. (c) Já que pagaste àquelas dívidas, à que vens? (d) Chegaram até à região marcada e daí avançaram até à praia. (e) Suas previsões têm toda a razão, à uma hora da madrugada é um perigo andar à pé. 17. Aponte a alternativa em que NÃO ocorra ERRO no uso do acento indicativo de crase: (a) Caminhava passo à passo a procura de um lugar onde pudesse estar à vontade. (b) Sempre me dirigia aquele lugar, pontualmente às dez horas. (c) Aquela hora ninguém estaria disposto à fazer mais nada. (d) A vontade daquele homem era ir a Roma. (e) Não conte aquilo à ninguém. 18. __ vezes, não___ considero como amiga, mas __ esta hora, sua ausência traz-me tão grande saudade! Habituei-me __boa vida de regalias __mais de quinze anos. (a) As - a - à - aquela - há (d) Às - a - à - aquela - a (b) Às - a - a - àquela - há (e) As - à - a - aquela - há (c) Às - a - à - aquela - há 19. Preencha as lacunas com a - às - há: "__ poucos quilômetros da capital __uma vila que _____ quintas-feiras promove uma festa folclórica em homenagem__ seus artesãos." (a) A - há - às - a (b) Há - há - às - à (c) Há - há - as - à (d) A - a - as - a (e) À - há - as - à 20. Assinale a alternativa que completa esta frase: Diga __essa menina que estou __fazer o exercício ___ risca. (a) a - a - à (b) à - a - à (c) a - a - a (d) a - à - à (e) à - à - à

29

21. Marque o período em que o uso da crase é PERMITIDO: (a) Enviei à Roma suas fotografias. (b) Foi à Lapa para inaugurar a gráfica. (c) Alô, franceses, chegamos à Paris. (d) Viajou à Londres a fim de rever antigo amor. (e) Referimo-nos à Niterói, em nosso passeio. 22. Assinale a alternativa que completa a frase: "Após ___ reunião, todos foram __ sala, para assistir __ chegada dos hóspedes". (a) a - à – a (b) à - à – à (c) a - à – à (d) à - a – a (e) a - a - a 23. (Cesgranrio) Preencha as lacunas com um dos itens abaixo: Daqui ___ vinte quilômetros, o viajante encontrará, logo ____ entrada do grande bosque, uma estátua que ____ séculos foi erigida em homenagem ____ deusa da floresta. (a) a - à - há - à (d) há - a - à - a (b) a - há - à - à (e) a - à - à - à (c) há - a - há - a 24. Observe os períodos: I. Em relação a renda familiar, o emprego intensivo de mão de obra não é a melhor solução. II. Desde a última década, sinistros presságios atormentam-lhe a mente. III. Os americanos, habituados à lentidão do ritmo inflacionário, acumulam fortuna. De acordo com o emprego ADEQUADO da crase, deduz-se que: (a) todos os períodos estão corretos; (b) nenhum dos três está correto; (c) estão corretos os períodos l e II; (d) estão corretos os períodos II e III; (e) somente o período III está correto. 25. ___cerimônias, ____início finalmente se procedeu, compareceram curiosos. (a) ÀS - cujo (b) Às - a cujo (c) As - à cujo (d) As - a cujo (e) Às - à cujo 26. Indique a letra em que os termos preenchem CORRETAMENTE as lacunas: Assustada __família com os versos em que o via sempre ocupado, foi reclamar ao grande mestre que não o via estudar em casa, ao que lhe foi respondido que _ sua assiduidade e aplicação __ aulas nada deixavam __ desejar. Daí por diante continuou tranquilo a ler e fazer versos (F.Filho). (a) à - a - as - à (b) a - à - às - a (c) a - a - às - a (d) à - à - as - à (e) à - à - às – a 27. ___ noite, todos voltaram ___ fábrica e só deixaram o serviço ___ uma hora da manhã.

30

(a) Há - à – à (b) A - a – a (c) À - à – à (d) À - a – há (e) A - à - a

Ortografia 01. Eles ------ ajudar e ------ as -------- no arquivo: (a) quiseram, puseram, fichas. (b) quiseram, puzeram, fixas. (c) quiseram, puseram, fixas (d) quizeram, puseram, fixas. (e) quizeram, puseram, fichas. 02. Assinale a alternativa cujo emprego do PORQUÊ esteja ERRADO: (a) Descobri o motivo por que ele não veio. Não veio porque teve problemas lá. (b) Se você me disser o porquê disso, entenderei, porque não sou tolo. (c) Porque você fez tudo errado, não o considero eficiente. (d) Não sei porque não ficas mais um pouquinho. (e) Indaguei por que o aluno não trouxe a apostila. Ele disse que não trouxe, porque a perdeu. 03. (IMES-SP) Assinale a alternativa cujas palavras estejam grafadas CORRETAMENTE: (a) expontâneo — explêndido — estender — nescessário (b) expontâneo — esplêndido — estender — necessário (c) expontâneo — explêndido — estender — necessário (d) espontâneo — esplêndido — estender — necessário (e) espontâneo — explêndido — estender — necessário 04. (UCPR) Indique a alternativa em que TODOS os pontilhados devem ser preenchidos com a letra “J”: (a) o......eriza — cafa.....este — ......ente — gara......em (b) gor......eta — ultra......e — sar......eta — laran......eira (c) man......ericão — ......eito — here......e — verti......em (d) ti......ela — en......eitar — ma......estade — vir......em (e) mon......e — lambu......em — boba......em — can......ica 05. Identifique a opção em que todas as palavras compostas estão grafadas de acordo com as novas regras ortográficas: (a) anti-higiênico – antiinflamatório – antiácido – antioxidante – anti-colonial –antirradiação – antissocial; (b) anti-higiênico – anti-inflamatório – antiácido – antioxidante – anticolonial – antiradiação – anti-social; (c) anti-higiênico – anti-inflamatório – antiácido – antioxidante – anticolonial – antirradiação – antissocial; (d) anti-higiênico – anti-inflamatório – antiácido – anti-oxidante – anticolonial – antirradiação – antissocial; (e) anti-higiênico – anti-inflamatório – anti-ácido – antioxidante – anti-colonial – antirradiação – antissocial. 06. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas: I. Ele não escreveu para você, ________? II. Ninguém me explicou o _______ de sua indiferença.

31

III. Quero saber ______ não estuda mais. IV. ________ é sonhador, o jovem cultiva ideais. (a) porquê – porquê – porque – porque; (b) por que - porque - porque - por que; (c) por quê - porquê - porque – porque; (d) por quê - porquê - por que – porque; (e) por que – porquê – por que – porque. 07. Observe as palavras: xaxim - gorgeta - maizena – exceção (a) apenas uma está escrita corretamente. (b) apenas duas estão escritas corretamente. (c) três estão escritas corretamente. (d) todas estão escritas corretamente. (e) nenhuma está escrita corretamente. 08. Entre as alternativas abaixo, marque aquela em que todos os nomes estão grafados CORRETAMENTE: (a) agressão, progressão, regreção; (b) transgreção, admição, demissão; (c) omissão, permissão, retensão; (d) obsessão, distorção, contorção; (e) ascensão, excessivo, suceção. 09. A alternativa em que aparece UMA palavra INCORRETAMENTE grafada é: (a) exceção, sarjeta, acesso; (b) pretensioso, quisesse, catálise; (c) assessor, prazeroso, marquesa; (d) encaixar, pesquisar, surdez; (e) ascenção, mexerico, jiló. 10. AMBAS as palavras estão grafadas INCORRETAMENTE em: (a) capitalizar, catalizar; (b) agonisar, batisar; (c) improvisar, anarquisar; (d) modernizar, concretizar; (e) oficializar, repizar. 11. Assinale a opção em que ocorra palavra grafada INCORRETAMENTE: (a) Ao improvisar o discurso, ressurgiram as ameaças. (b) Sua estupidez foi tanta que esvaziou a sala. (c) Nossa abstensão propiciou a legalização do jogo. (d) Não houve concessão. Exigiram a rescisão do contrato. (e) Verdadeiramente não analisei as pesquisas recebidas 12. Ocorrem DOIS ERROS de ortografia em: (a)desfaçatez, prazeroso, incólume, desairoso; (b)concisão, sucinto, retaliação, obcecado; (c)complementariedade, suspeição, obcessão, vigente; (d)privilégio, malgrado, repto, contumaz; (e) remanecente, benfazejo, izenção, frouxidão. 13. (ITA) Em um dos casos abaixo, TODAS as palavras se grafariam com S. Qual?

32

(a) anali...ar – fregue...ia – e...cursão– camur...a; (b) abu...ão– ga...o...o – fu...elagem – ê...ta...e; (c) e...tranho – ê...odo – a...ia – e...umar; (d) an...iar – e...pontâneo – parali...ia - repre...a; (e) fu...ível – ga...eteiro – gui...ado – hebrai...ar. 14. Há ERRO gráfico na alternativa: (a) esplendor (b) estender (c) pretenção (d) estranhar (e) espontâneo

Analogia vocabular 01. Assinale a alternativa correta, considerando que à direita de cada palavra há um sinônimo. (a) emergir = vir à tona; imergir = mergulhar (b) emigrar = entrar (no país); imigrar = sair (do país) (c) delatar = expandir; dilatar = denunciar (d) deferir = diferenciar; diferir = conceder (e) dispensa = cômodo; despensa = desobrigação 02. Indique a letra na qual as palavras completam, corretamente, os espaços das frases abaixo. I. Quem possui deficiência auditiva não consegue ______ os sons com nitidez. II.Hoje são muitos os governos que passaram a combater o ______ de entorpecentes com rigor. III. O diretor do presídio ______ pesado castigo aos prisioneiros revoltosos. (a) discriminar - tráfico – infringiu (b) descriminar - tráfego - infringiu (c) descriminar - tráfego - infligiu (d) discriminar - tráfico - infligiu (e) descriminar - tráfico - infringiu 03. Há uma alternativa ERRADA. Assinale-a: (a) cozer = cozinhar; coser = costurar (b) imigrar = sair do país; emigrar = entrar no país (c) comprimento = medida; cumprimento = saudação (d) consertar = arrumar; concertar = harmonizar (e) chácara = sítio; xácara = verso 04. O (eminente - iminente) advogado ____________ (dilatou-delatou) o plano de fuga do bandido, que se encontrava na __________(eminência-iminência) de escapar da prisão: (a) eminente – dilatou – eminência; (b) iminente – dilatou – eminência; (c) eminente – dilatou – iminência; (d) iminente – delatou – iminência; (e) eminente – delatou – iminência. 05. O ________ (extrato-estrato) da conta bancária é, por si só, insuficiente para cobrir o _________(cheque-xeque), ainda que haja algum capital (incerto-inserto). (a) extrato – xeque – inserto; (b) estrato – cheque – incerto; (c) extrato – cheque – inserto;

33

(d) estrato – xeque – incerto; (e) extrato – xeque – incerto. 06. Complete as lacunas usando adequadamente (mas / mais / mal / mau): “Pedro e João ____ entraram em casa, perceberam que as coisas não iam bem,pois sua irmã caçula escolhera um ____ momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; _____ seus, dois irmãos deixaram os pais _____ sossegados quando disseram que a jovem iria com os primos e a tia.” (a) mau - mal - mais - mas; (d) mal - mau -mas - mas; (b) mal - mal - mais - mais; (e) mau - mau - mas - mais. (c) mal - mau - mas - mais; 07. Complete as lacunas com (estada / estadia /onde / aonde): “_______ quer que eu me hospede, procuro logo saber o preço da minha _______ e quanto custa a _______de um carro alugado, bem como _______ se possa ir à noite.” (a) Aonde – estadia – estada – onde; (d) Aonde – estada – estadia – onde; (b) Onde – estada – estadia – aonde; (e) Onde – estadia – estadia – aonde. (c) Onde – estadia – estada – aonde; 08. Leia as frases abaixo: 1 - Assisti ao ________ do balé Bolshoi; 2 - Daqui ______ pouco vão dizer que ______ vida em Marte. 3 - As _________ da câmara são verdadeiros programas de humor. 4 - __________ dias que não falo com Alfredo. Escolha a alternativa que oferece a sequência correta de vocábulos para as lacunas existentes: (a) concerto – há – a – cessões – Há; (d) concerto – a – há – sessões – Há; (b) conserto – a – há – sessões – Há; (e) conserto – há – a – sessões – A. (c) concerto – a – há – seções – A; 09. Assinale a alternativa que preenche os espaços corretamente.

Numa única ....... , a Câmara Federal aprovou a ...... de dois parlamentares julgados corruptos, ...... lamentavelmente ainda desfrutam de muitos ....... . (a) sessão — cassação — mas que — privilégios (b) sessão — cassação — mas que — previlégios (c) seção — cassação — mais que — privilégios (d)cessão — cassação — mas que — previlégios (e) sessão — caçassão — mas que — privilégios 10. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses: (a) Essas hipóteses _________ das circunstâncias (imergem - emergem) ; (b) Nunca o encontro na _________ em que trabalha (sessão - seção); (c) Ao sair do barco, o assaltante foi preso em___________ (flagrante - fragrante); (d) O prazo já estava _______ (prescrito - proscrito); (e) A recessão econômica do país faz com que muitos _________ (imigrem - emigrem). 11. Marque a alternativa que se completa corretamente com o segundo elemento dos parênteses: (a) O sapato velho foi restaurado com a aplicação de algumas ________ (tachas-taxas); (b) Sílvio _________ na floresta para caçar macacos (imergiu-emergiu); (c) Para impedir a corrente de ar, Luís _______ a porta (cerrou-serrou);

34

(d) Bonifácio ________ pelo buraco da fechadura (expiava-espiava); (e) Quando foi realizado o último ________ ? (censo - senso). 12. Marque a alternativa que se completa com o primeiro elemento do parênteses: (a) A polícia federal combate o _________ de cocaína (tráfego-tráfico); (b) No Brasil, é vedada a ________ racial; embora haja quem a pratique (discriminação-descriminação); (c) Você precisa melhorar seu __________ de humor (censo-senso); (d) O presidente _________ antecipou a queda do muro de Berlim (ruço-russo); (e) O balão, tremelizindo _________ para o céu estrelado (acendeu-ascendeu). 13.Em “o prefeito deferiu o requerimento do contribuinte”, o termo grifado poderia perfeitamente ser substituído por: (a) apreciou; (d) invalidou; (b) arquivou; (e) despachou negativamente. (c) despachou favoravelmente; 14. Observe as frases abaixo: 1. O perigo de desabamento está próximo. 2. No levantamento da população de São Paulo houve distorções. 3. Na repartição das armas, a presença do furriel é importante. 4. Toda espécie de contrabando de drogas deve ser repreendido. Os vocábulos grifados equivalem respectivamente a: (a) eminente, censo, seção e tráfico. (d) eminente, senso, sessão e tráfego. (b) iminente, censo, seção e tráfico. (e) iminente, senso, seção, tráfico. (c) eminente, senso, cessão e tráfego. 15. Quanto à parônima, assinale a alternativa correta: (a) O meu pai sempre foi um pião de fábrica, um líder no lar, um homem justo. (b) Diante de minha sólida argumentação, só restou ao tenente diferir meu requerimento. (c) Tive gana de provocar um prejuízo vultuoso na firma. Afinal, era um bom tesoureiro. (d) Não o cria tão insensível quanto parecia. A discrição impunha-lhe tenaz responsabilidade. (e) Da administração direta emerge parte da publicidade governamental. 16. Observe as palavras sublinhadas nas orações abaixo:

I – “ ... mas na hora que ia ficar pelada, o vento ...” II – “... Na pelada de Domingo houve três pênaltis.

A alternativa que representa o par de orações em que ocorre o mesmo caso de homonímia é:

(a) O alfaiate coseu bem o terno. / O marido cozeu o feijão. (b) Cerraram todas as portas durante a greve. / Serraram as madeiras. (c) A aluna foi descriminada pela sua falta. / Os colegas a discriminaram. (d) Ele passou-lhe um cheque sem fundo. / Deu-lhe um xeque no jogo de xadrez. (e) Tudo ocorreu antes, como havíamos previsto. / Quando estou com fome, como qualquer coisa. 17. A palavra sublinhada está empregada inadequadamente em: (a) Os moradores sempre o consideram, pelas suas atitudes, um homem sério e descente. (b) Sempre foi muito místico, por isso não se cansava de lhe chamar de ascético. (c) Comentava-se que o príncipe só poderia ascender ao trono, após a maioridade.

35

(d) Na última publicação do jornalista, a seção de esportes estava ótima. (e) O cumprimento das promessas eleitoras é a melhor publicidade. 18. Assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto ao significado da palavra: (a) acender = pôr fogo / ascender = subir, elevar-se (b) arriar = abaixar / arrear = por arreio (c) acento = sinal gráfico / assento = lugar onde se assenta (d) apressar = tornar rápido / apreçar = ver preço (e) fazer a errada 19. Em: O Prefeito ratificou o Decreto e O Prefeito retificou o Decreto, as palavras sublinhadas podem ser substituídas, sem que haja perda de sentido, por, respectivamente: (a) modificou / publicou (b) escolheu / saudou (c) anunciou / arquivou (d) apresentou / incorporou (e) confirmou / corrigiu 20. Imoralidade e Amoralidade são palavras de forma semelhante, mas de significado distinto ( parônimos); o item a seguir que NÃO apresenta parônimos porque uma das formas não existe é: (a) apressar / apreçar; (d) intemerato / intimorato; (b) arrear / arriar; (e) deletar / dilatar. (c) descrição / discreção; 21. No ______ do violoncelista ______ havia muitas pessoas, pois era uma ______ beneficente. (a) conserto - eminente - sessão (d) concerto - eminente - sessão (b) concerto - iminente - seção (e) conserto – iminente - sessão (c) conserto - iminente - seção 22. Fuvest-SP A frase em que a grafia está inteiramente correta é: (a) A rescessão asiática, o colapso russo e a perda de vultuosas quantias roubaram a expontaneidade do mercado de investidores. (b) Nessas inserções, todas as disfunções familiares, sem exceção, vêm à tona, sempre acompanhadas de forte descarga emocional. (c) Sua Magestade não admitiu a indiscreção do ministro, expulsando-o, imediatamente, da Corte.

(d) As medidas tomadas pelo Governo contra a inflação não atendem às espectativas da população e, certamente, não sortirão os resultados esperados. (e) Estudiosos mostram-se apreensivos diante da iminência do recrudescimento das su-perstições nas sociedades capitalistas 23. Aponte a alternativa que completa corretamente a frase. O grande ...... da ...... é que ela não é orientada pelo bom ...... . (a) mal — discussão — censo (d) mal — discussão — senso (b) mau — discussão — censo (e) mau — discução — censo (c) mal — discução — senso 24. FGV-SP

Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam grafadas corretamente. (a) empolgação, através, estrangeiro, despercebido, auto-falante. (b) eletricista, asterístico, celebrai, frustado, beneficiente.

36

(c) assessores, pretensão, losango, asterisco, altofalante. (d) sicrano, vultosa, previlégio, entitular, prazeiroso. (e) eletricista, pretensão, ascenção, celebra, prazeroso. 25. Univ. de Passo Fundo-RS A palavra discriminação é parônima de descriminação. Como você sabe, parônimas são palavras parecidas na escrita e na pronúncia, causadoras, por isso, de frequentes impropriedades na escrita e na fala. Considere as frases a seguir e, depois, aponte a alternativa que as completa adequadamente. I. Preveem-se gastos ................ para sustentar a próxima campanha à eleição presidencial. II. Diante da ................... de um colapso geral no fornecimento de energia, o governo decidiu postergar outros planos, para investir no setor energético. (a) vultuosíssimos — eminência (d) vultosíssimos — iminência (b) vultosíssimos — eminência (e) vultuosíssimos — iminência (c) vultuosíssimos — eminência

Estrutura e Formação das Palavras 01. Assinale a opção em que todas as palavras se formam pelo mesmo processo: a) ajoelhar / antebraço / assinatura b) atraso / embarque / pesca c) o jota / o sim / o tropeço d) entrega / estupidez / sobreviver e) antepor / exportação / sanguessuga 02. A palavra "aguardente" formou-se por: a) hibridismo d) parassíntese b) aglutinação e) derivação regressiva c) justaposição 03. Que item contém somente palavras formadas por justaposição? a) desagradável - complemente b) vaga-lume – pé de cabra c) encruzilhada - estremeceu d) supersticiosa - valiosas e) desatarraxou - estremeceu 04. "Resgate" é: a) forma primitiva b) formado por derivação parassintética c) formado por derivação regressiva d) formado por derivação imprópria e) formado por onomatopéia 05. Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência numérica encontrada: ( ) aguardente 1) justaposição ( ) casamento 2) aglutinação

37

( ) portuário 3) parassíntese ( ) pontapé 4) derivação sufixal ( ) os contras 5) derivação imprópria ( ) submarino 6) derivação prefixal ( ) hipótese a) 1, 4, 3, 2, 5, 6, 1 d) 2, 3, 4, 1, 5, 3, 6 b) 4, 1, 4, 1, 5, 3, 6 e) 2, 4, 4, 1, 5, 3, 6 c) 1, 4, 4, 1, 5, 6, 6 06. (CESGRANRIO) Indique a palavra que foge ao processo de formação de chapechape: a) zunzum b) reco-reco c) toque-toque d) tlim-tlim e) vivido 07. Em que alternativa a palavra sublinhada resulta de derivação imprópria? a) Às sete horas da manhã começou o trabalho principal: a votação. b) Pereirinha estava mesmo com a razão. Sigilo... Voto secreto ... Bobagens, bobagens! c) Sem radical reforma da lei eleitoral, as eleições continuariam sendo uma farsa! d) Não chegaram a trocar um isto de prosa, e se entenderam. e) Dr. Osmírio andaria desorientado, senão bufando de raiva. 08. Assinale a série de palavras em que todas são formadas por parassíntese: a) acorrentar, esburacar, despedaçar, amanhecer b) solução, passional, corrupção, visionário c) enrijecer, deslealdade, tortura, vidente d) biografia, macróbio, bibliografia, asteróide e) acromatismo, hidrogênio, litografar, idiotismo 09. As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por: a) derivação d) composição b) onomatopéia e) prefixação c) hibridismo 10. (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação: a) readquirir, predestinado, propor b) irregular, amoral, demover c) remeter, conter, antegozar d) irrestrito, antípoda, prever e) dever, deter, antever

Sintaxe 01. Assinale a alternativa em que o termo destacado tenha a função de predicativo do sujeito. a) Eu sob a copa da mangueira altiva... b) Não sentiram meus lábios outros lábios. c) Do tamarindo a flor jaz entreaberto.

38

d) Já solta o bogari mais doce aroma. e) Melhor perfume ao pé da noite exala... 02. (PUC-PR) Sobre o exemplo: “A lua brilhou alegre no céu”, afirmamos: I. O verbo brilhar é intransitivo II. O verbo brilhar é transitivo direto. III. O verbo brilhar é transitivo indireto. IV. O predicado é nominal. V. O predicado é verbal. VI. O predicado é verbo-nominal. a) Estão corretas I e VI. b) Estão corretas I e V. c) Estão corretas II e V. d) Estã correta apenas IV. e) Estão corretas III e VI. 03. No período: “O homem andava triste porque não conseguiu que seu irmão lhe desse apoio naquela difícil empresa”, os verbos andar (andava), conseguir (conseguiu) e dar (desse), quanto à preposição, classificam-se em: a) intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto b) de ligação, transitivo direto, transitivo direto e indireto c) de ligação, transitivo direto e indireto, transitivo direto e indireto d) intransitivo, transitivo direto, transitivo direto e indireto e) intransitivo, transitivo direto, transitivo direto 04. (UFPR) 1) Durante o carnaval, fico agitadíssimo (predicado verbal) 2) Durante o carnaval, fico em casa (predicado nominal) 3) Durante o carnaval, fico vendo o movimento das ruas (predicado nominal) Assinale a certa: a) 1 e 2 b) 2 e 3 c) 1 e 3 d) Todas as alternativas estão certas. e) Todas as alternativas estão erradas. 05. “O sol entra cada dia mais tarde, pálido, fraco, oblíguo”, “O sol brilhou um pouquinho pela manhã”. Pela ordem, os predicados das orações acima classificam-se como: a) nominal e verbo-nominal b) verbal e nominal c) verbal e verbo-nominal d) verbo-nominal e nominal e) verbo-nominal e verbal 06. “Na manhã seguinte, desci um pouco amargurado, outro pouco satisfeito”. Indique a alternativa que contém o mesmo tipo de predicado do período acima. a) Esta injúria merecia ser lavada com sangue dos inimigos. b) Na tarde de uma segunda-feira, anunciei-lhe um pouco da minha tristeza, outro pouco de minha satisfação. c) Recebeu convicto e com certa afeição as verdades do filósofo. d) Mas eu era moço à semelhança de meu tio Neves. e) Naquele dia, eram tantos os castelos e tantos os sonhos esboroados

39

07. Assinale a alternativa correspondente ao período no qual há predicativo do sujeito. a) Como o povo anda tristonho! b) Agradou ao chefe o novo funcionário. c) Ele nos garantiu que viria. d) No Rio não faltam diversões. e) O aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovação. 08. Assinale a frase em que há sujeito indeterminado. a) Compra-se jornais velhos. b) Confia-se em suas palavras. c) Chama-se José o sacerdote. d) Choveu muito. e) É noite. 09. Qual a oração sem sujeito. a) Falaram mal de você. b) Ninguém se apresentou. c) Precisa-se de professores. d) A noite estava agradável. e) Vai haver um campeonato. 10. Em uma das seguintes alternativas, o predicativo inicia o período. Assinale-a. a) A dificílima viagem será realizada pelo homem. b) Em sua próprias inexploradas entranhas descobrirá a alegria de conviver. c) Humanizado tornou-se o sol com a presença humana. d) Depois da dificílima viagem, o homem ficará satisfeito. e) O homem procura a si mesmo nas viagens a outros mundos. 11. Em que alternativa há objeto direto preposicionado a) Passou aos filhos a herança recebida dos pais. b) Amou a seu pai com a mais plena grandeza da alma. c) Naquele tempo era muito fácil viajar para os infernos. d) Em dias ensolarados, gosto de ver nuvens flutuarem nos céus de agosto. 12. “A recordação da cena persegue-me até hoje.” Os termos em destaque são, respectivamente: a) objeto indireto, objeto indireto b) complemento nominal, objeto direto c) complemento nominal, objeto indireto d) objeto indireto, objeto direto 13. “Surgiram fotógrafos e repórteres” a) objeto indireto – substantivo b) objeto direto – substantivo c) objeto direto – adjetivo d) sujeito – adjetivo e) sujeito – substantivo 14. A oração que apresenta complemento nominal é: a) Os pobres necessitam. b) Sejamos úteis à sociedade

40

c) Os homens aspiram à paz. d) Os pedidos foram feitos por nós e) A leitura amplia nossos conhecimentos 15. Em: “O médico ausculta o paciente”, dizemos corretamente que a oração: a) está na voz passiva porque o sujeito é o executor da ação verbal. b) está na voz passiva porque o objeto direto é o receptor da ação verbal. c) está na voz ativa porque o objeto direto é o executor da ação verbal. d) não foi definida como deve por nenhuma das alternativas. 16. O conectivo “e” normalmente é usado como conjunção coordenativa aditiva. No entanto, em uma das alternativas abaixo, isso não ocorre: a) Entrou, assistiu aula e saiu. b) Fernanda é amiga de Lidiane e Lidiane amiga da Daniela. c) Não se preparou para a prova de Português e conseguiu passar. d) Faça os exercícios e conseguirá aprovação. 17. Maria assistiu à aula, porém passou mal. Sem alteração de sentido, a conjunção “porém” pode ser substituída por: a) logo b) pois c) mas d) portanto 18. I- Mário estudou muito e foi reprovado. II - Mário estudou muito e foi aprovado. Em I e II a conjunção “e” tem, respectivamente, a) aditivo e conclusivo. b) adversativo e aditivo. c) aditivo e aditivo d) adversativo e conclusivo 19. “Podemos falar qualquer coisa: estou absolutamente calmo. Os dois pontos dos períodos acima poderiam ser substituídos pela conjunção: a) e b) portanto c) logo d) pois 20. Dentre os períodos abaixo transcritos, um é composto por coordenação e contém uma oração coordenada sindética adversativa. Assinale a alternativa que corresponde a esse período: a) A frustração diminui e a desesperança não cede. b) O que dizer sem resvalar para o pessimismo, a crítica pungente ou a auto- absolvição? c) É também ocioso pensar que nós, da tal elite, temos riqueza suficiente para distribuir. d) Sejamos francos.