o sistema bleecker scotti de alfabetizaÇÃo

2
O SISTEMA BLEECKER SCOTTI DE ALFABETIZAÇÃO TEXTO COMPLEMENTAR A metodologia de ensino Blecker Scotti foi criada com o objetivo de auxiliar os professores a realizar seus trabalhos de alfabetização, uma vez que não existe “receita.” No entanto o referido método é fundamentado em alguns pensadores tais como, Paulo Freire e Emilia Ferreiro busca desenvolver algumas técnicas que segundo o autor são muito eficazes nos processos de alfabetização. O nome BLEECKER SCOTTI é uma homenagem do autor ao padre Miguel Blecker pedagogo Belga e ao argentino naturalizado brasileiro Osvaldo Scotti. O autor desenvolveu todo seu trabalho de criação e de estudos científicos na Universidade Dom Bosco sob a orientação da profª Drª ClaciZan. De acordo com o autor a alfabetização pode ser entendida em um sentido amplo restrito e rigoroso e neste contexto compreende-se: SENTIDO AMPLO = É levar a pessoa a um entendimento profundo e perfeito da linguagem escrita, como veiculo de comunicação na vida e nunca se esgota. SENTIDO RESTRITO = É o esforço que a pessoa faz desde que pega um lápis ou objeto semelhante e começa a rabiscar sinais com a finalidade de comunicar-se, até chegar ao uso completo de um código convencional. SENTIDO RIGOROSO = È o esforço que se faz percorrendo a etapa da aquisição do código social da alfabetização. Neste contexto o autor propõe algumas sugestões: -UMA DIFICULDE DE CADA VEZ. -SEQUENCIA NOS CONHECIMENTOS. -USAR O MAIOR NUMERO DE SENTIDOS POSSÍVEIS. -AVALIAR CADA PASSO. O autor também alerta que as turmas são heterogêneas e que turmas homogêneas não existem e que o ambiente psicopedagógico deve ser agradável com respeito mutuo professor aluno direção coordenação para que ocorra o sucesso dos trabalhos realizados. A letra é ensinada como algo que tem vida, sentido ligado a uma forma a um som e um significado. O estudante conhece um objeto que tem o inicio da palavra a letra e o fonema a ser

Upload: fernando-ribeiro

Post on 26-Jul-2015

78 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: O SISTEMA BLEECKER SCOTTI DE ALFABETIZAÇÃO

O SISTEMA BLEECKER SCOTTI DE ALFABETIZAÇÃOTEXTO COMPLEMENTAR

A metodologia de ensino Blecker Scotti foi criada com o objetivo de auxiliar os professores a realizar seus trabalhos de alfabetização, uma vez que não existe “receita.” No entanto o referido método é fundamentado em alguns pensadores tais como, Paulo Freire e Emilia Ferreiro busca desenvolver algumas técnicas que segundo o autor são muito eficazes nos processos de alfabetização. O nome BLEECKER SCOTTI é uma homenagem do autor ao padre Miguel Blecker pedagogo Belga e ao argentino naturalizado brasileiro Osvaldo Scotti. O autor desenvolveu todo seu trabalho de criação e de estudos científicos na Universidade Dom Bosco sob a orientação da profª Drª ClaciZan. De acordo com o autor a alfabetização pode ser entendida em um sentido amplo restrito e rigoroso e neste contexto compreende-se:SENTIDO AMPLO = É levar a pessoa a um entendimento profundo e perfeito da linguagem escrita, como veiculo de comunicação na vida e nunca se esgota.SENTIDO RESTRITO = É o esforço que a pessoa faz desde que pega um lápis ou objeto semelhante e começa a rabiscar sinais com a finalidade de comunicar-se, até chegar ao uso completo de um código convencional.SENTIDO RIGOROSO = È o esforço que se faz percorrendo a etapa da aquisição do código social da alfabetização. Neste contexto o autor propõe algumas sugestões:-UMA DIFICULDE DE CADA VEZ.-SEQUENCIA NOS CONHECIMENTOS.-USAR O MAIOR NUMERO DE SENTIDOS POSSÍVEIS.-AVALIAR CADA PASSO. O autor também alerta que as turmas são heterogêneas e que turmas homogêneas não existem e que o ambiente psicopedagógico deve ser agradável com respeito mutuo professor aluno direção coordenação para que ocorra o sucesso dos trabalhos realizados.A letra é ensinada como algo que tem vida, sentido ligado a uma forma a um som e um significado. O estudante conhece um objeto que tem o inicio da palavra a letra e o fonema a ser estudado este fonema está ligado ao som que a vida real produz ( som onomatopeico). Assim cantando, dançando, brincando e cantando a criança vai aprendendo o som ( fonema) e a letra sinal gráfico. O material escolar orientado pelo autor: do aluno:CADERNO QUADRINCULADO LAPIS, CADERNO COM LINHAS CONVENCIONAIS E CALIGRAFIA .O autor alerta para que os alunos não utilizem borrachas pois causam dependência e enganam o professor na avaliação.Para o professor: LÁPIS, CANETA, CADERNO, QUADRO, GIZ COLORIDO,CARTILHAS,CARTAZES, FIGURAS. O professor deverá considerar:O ALFABETO FONÉTICO, AS HISTÓRINHAS DE CADA LETRA, OS TEXTOS MUSICADOS, AS CORES DAS LETRAS, O ESSENCIAL E O PERIFÉRICO,A PONTUAÇÃO, E PRINCIPALMENTE PLANEJAR E ORIENTAR AOS ALUNOS A TOTALIDADE DA SEQUENCIA.

O autor afirma que com muito amor e responsabilidade este método de alfabetização pode garantir o sucesso dos educandos. ( lembrando que este texto é uma pequena síntese do trabalho do autor).