o que é cidadania maria de lourdes manzini-covre cientista social, docente da usp e puc

46
O que é cidadania O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini- Maria de Lourdes Manzini- Covre Covre Cientista social, docente da USP Cientista social, docente da USP e PUC. e PUC.

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

129 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

O que é cidadaniaO que é cidadania

Maria de Lourdes Manzini-CovreMaria de Lourdes Manzini-Covre

Cientista social, docente da USP e PUC.Cientista social, docente da USP e PUC.

Page 2: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

1 – Primeira aproximação da cidadania1 – Primeira aproximação da cidadania

Algumas pessoas tem direito a quase todos os bens e Algumas pessoas tem direito a quase todos os bens e direitos, outras não tem virtude do baixo salário.direitos, outras não tem virtude do baixo salário.

ONU: CIDADÃO significa ter direitos e deveres, ser ONU: CIDADÃO significa ter direitos e deveres, ser súdito e ser soberano.súdito e ser soberano.

Cidadania não é apenas ter direitos a receber: Cidadania não é apenas ter direitos a receber: Deveres: ter responsabilidade em conjunto pela Deveres: ter responsabilidade em conjunto pela coletividade.coletividade.

Page 3: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

A Constituição é uma arma nas mãos A Constituição é uma arma nas mãos de todos os cidadãos, que devem saber de todos os cidadãos, que devem saber

usá-la para encaminhar e conquistar usá-la para encaminhar e conquistar propostas mais igualitárias.propostas mais igualitárias.

Só existe cidadão se houver prática da Só existe cidadão se houver prática da reivindicação.reivindicação.

Não é só atendimento às necessidades Não é só atendimento às necessidades básicas.básicas.

Page 4: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Direitos e suas inter-relaçõesDireitos e suas inter-relações

DIREITOS CIVIS:DIREITOS CIVIS:

Dispor do próprio corpo, Dispor do próprio corpo, locomoção, segurança, etc.locomoção, segurança, etc.

Trabalhadores escolhem onde vão colocar Trabalhadores escolhem onde vão colocar seus corpos e em que condições vão seus corpos e em que condições vão trabalhar?trabalhar?

Page 5: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

DIREITOS SOCIAISDIREITOS SOCIAIS

Atendimento de necessidades Atendimento de necessidades humanas básicas.humanas básicas. (Repor a força do (Repor a força do trabalho: alimentação, habitação, saúde, trabalho: alimentação, habitação, saúde, educação).educação).

Salário decente = chamado salário social.Salário decente = chamado salário social.

Page 6: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

DIREITOS POLÍTICOSDIREITOS POLÍTICOS

Deliberação do homem sobre sua vida e Deliberação do homem sobre sua vida e sobre a vida em sociedade.sobre a vida em sociedade.

Convivência com outros homens em Convivência com outros homens em organismos de representação: ex. organismos de representação: ex. sindicatos, greves.sindicatos, greves.

Page 7: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

2 – Origem da cidadania2 – Origem da cidadania

CIDADANIA: relacionada ao surgimento CIDADANIA: relacionada ao surgimento da vida na cidade.da vida na cidade.

PÓLIS GREGA: homens livres em PÓLIS GREGA: homens livres em democracia direta. (Democracia restrita: democracia direta. (Democracia restrita: fora mulheres, crianças e escravos)fora mulheres, crianças e escravos)

Séc.V a séc.XIII – SOCIEDADE FEUDAL: Séc.V a séc.XIII – SOCIEDADE FEUDAL: rural, escravos faziam parte da gleba – rural, escravos faziam parte da gleba – Estado de Nascimento.Estado de Nascimento.

Page 8: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Nascimento da sociedade capitalistaNascimento da sociedade capitalista

Início séc.XV: homens vivendo novamente Início séc.XV: homens vivendo novamente em núcleos urbanos – troca de mercadorias - em núcleos urbanos – troca de mercadorias - rompimento da organização descentralizada rompimento da organização descentralizada dos feudos – entretanto Estado Absolutista.dos feudos – entretanto Estado Absolutista.

Page 9: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

RevoluçãoRevolução

LiberalismoLiberalismo – não intervenção estatal. – não intervenção estatal.Revolução Francesa:Revolução Francesa: valorização do valorização do

trabalho – Surge o Estado de Direito – trabalho – Surge o Estado de Direito – ““Diante da lei, todos os homens passaram Diante da lei, todos os homens passaram a ser considerados iguais pela primeira a ser considerados iguais pela primeira vez na história da humanidade”.vez na história da humanidade”.

Governantes sujeitos à leiGovernantes sujeitos à lei (Estado de Direito e não Estado de Nascimento)(Estado de Direito e não Estado de Nascimento)..

Page 10: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

A visão de mundo burguesa foi A visão de mundo burguesa foi formada por intelectuais.formada por intelectuais.

Galileu GalileiGalileu Galilei(1564-1642)(1564-1642)

Rene DescartesRene Descartes

(1596-1650)(1596-1650)

Page 11: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

A visão de mundo burguesa foi A visão de mundo burguesa foi formada por intelectuais.formada por intelectuais.

O que orienta o comportamento de O que orienta o comportamento de indivíduos e grupos é a educação.indivíduos e grupos é a educação.

GalileuGalileu: Estrelas não imóveis.: Estrelas não imóveis. Terra não era o centro do universoTerra não era o centro do universo Rompimento com o poder da igrejaRompimento com o poder da igreja ““Todos os homens podem ser iguais pelo Todos os homens podem ser iguais pelo

trabalho e pela capacidade que têm”.trabalho e pela capacidade que têm”.

Page 12: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Locke Locke - - Segundo Tratado sobre o GovernoSegundo Tratado sobre o Governo

Cada um tem uma propriedade em seu Cada um tem uma propriedade em seu prpróprio corpo que só a ele diz respeito - o óprio corpo que só a ele diz respeito - o cidadão.cidadão.A propriedade não é exatamente o corpo, A propriedade não é exatamente o corpo, mas o fruto que o corpo produz pelo trabalho mas o fruto que o corpo produz pelo trabalho ao se apropriar da natureza.ao se apropriar da natureza.Cidadãos - os que têm propriedade do Cidadãos - os que têm propriedade do corpo.corpo.Não-cidadãos - os que têm o corpo Não-cidadãos - os que têm o corpo mandado.mandado.

Page 13: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

John Locke (1632-1704)John Locke (1632-1704)

Legitimar a exploração que Legitimar a exploração que os burgueses farão sobre os os burgueses farão sobre os trabalhadores.trabalhadores.

Esvazia aos poucos a Esvazia aos poucos a concepção original de que concepção original de que todos têm propriedade do todos têm propriedade do próprio corpo.próprio corpo.

Ideologia capitalista: Ideologia capitalista: Exploração de grupos de Exploração de grupos de homens por outros.homens por outros.

Page 14: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Jean Jacques Rousseau (1712-1778)Jean Jacques Rousseau (1712-1778)O Contrato SocialO Contrato Social

Posição oposta a de Locke:Posição oposta a de Locke:Aponta não para a exploração Aponta não para a exploração mas para relações mais justas mas para relações mais justas entre os homens.entre os homens.Nenhum homem tem autoridade Nenhum homem tem autoridade natural sobre seu semelhante.natural sobre seu semelhante.Nenhum homem pode ser tão Nenhum homem pode ser tão rico a ponto de sua posição lhe rico a ponto de sua posição lhe permitir comprar o outro, e permitir comprar o outro, e tampouco ser um outro tão pobre tampouco ser um outro tão pobre a ponto de se vender.a ponto de se vender.

Page 15: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Immanuel Kant (1727-1804)Immanuel Kant (1727-1804) Da Paz Perpétua Da Paz Perpétua

Para Kant o Estado de Direito Para Kant o Estado de Direito foi uma conquista histórica da foi uma conquista histórica da humanidade e deve ser humanidade e deve ser irreversível.irreversível.

Obedecer a lei mas num Obedecer a lei mas num processo contínuo de crítica à processo contínuo de crítica à lei, como Rousseau.lei, como Rousseau.

É o Estado de Direito que pode assegurar É o Estado de Direito que pode assegurar o desenvolvimento pacífico necessário ao o desenvolvimento pacífico necessário ao progresso da humanidade, sem retornar à progresso da humanidade, sem retornar à barbárie primitiva.barbárie primitiva.

Page 16: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Origem da cidadania, ascensão da Origem da cidadania, ascensão da burguesia e cultura burguesaburguesia e cultura burguesa

As leis são instrumentos importantes para As leis são instrumentos importantes para fazer valer nossos direitos, ainda que por fazer valer nossos direitos, ainda que por meio de inúmeras pressões sociais.meio de inúmeras pressões sociais.

Constituição é um documento que limita o Constituição é um documento que limita o poder dos governantes e condensa a idéia poder dos governantes e condensa a idéia dos direitos e da cidadania, único dos direitos e da cidadania, único instrumento não-violento para a segurança instrumento não-violento para a segurança dos cidadãos, que não podem ser tratados dos cidadãos, que não podem ser tratados arbitrariamente.arbitrariamente.

Page 17: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Origem da cidadania, ascensão da Origem da cidadania, ascensão da burguesia e cultura burguesaburguesia e cultura burguesa

Uma constituição está assentada em três Uma constituição está assentada em três poderes que devem ser independentes: poderes que devem ser independentes:

executivo, legislativo e judiciário.executivo, legislativo e judiciário.

Um quarto poder hoje em vigor é o da Um quarto poder hoje em vigor é o da imprensa e dos meios de comunicação em imprensa e dos meios de comunicação em

geral, fundamentais para a formação da geral, fundamentais para a formação da opinião pública no mundo atual.opinião pública no mundo atual.

Page 18: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Marx Weber e a cidadania: Marx Weber e a cidadania: nem oito nem oitenta (1818-1883)nem oito nem oitenta (1818-1883)

O marxismo critica o O marxismo critica o uso dos direitos pela uso dos direitos pela burguesia para burguesia para dominar os outros dominar os outros grupos sociais.grupos sociais.

Denuncia a exploração Denuncia a exploração do capitalismo: suga o do capitalismo: suga o proletariado para a proletariado para a construção da construção da sociedade burguesa.sociedade burguesa.

Page 19: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

MarxMarx

É o marxismo que propõe a revolução É o marxismo que propõe a revolução socialista – o socialismo ideal.socialista – o socialismo ideal.

Não pode haver cidadania se não houver Não pode haver cidadania se não houver salário condigno.salário condigno.

Capitalismo sedutor: calcado no consumo Capitalismo sedutor: calcado no consumo e em certo imobilismo.e em certo imobilismo.

Page 20: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Capitalismo: Capitalismo: A era das grandes empresasA era das grandes empresas

Grande exploração séc. XIXGrande exploração séc. XIX Luta do proletariadoLuta do proletariado Reação burguesa: mais tecnologia para Reação burguesa: mais tecnologia para

diminuir a dependência dos trabalhadoresdiminuir a dependência dos trabalhadores Trabalhadores se atualizam em relação à Trabalhadores se atualizam em relação à

tecnologiatecnologia

Page 21: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Luta, pressões, greves e desobediência Luta, pressões, greves e desobediência civilcivil

Desenrolou-se a Revolução Russa de Desenrolou-se a Revolução Russa de 1917, ascensão dos partidos socialistas 1917, ascensão dos partidos socialistas (trabalhadores como força política)(trabalhadores como força política)

Surge a idéia de Estado Social de Surge a idéia de Estado Social de Direito – intervenção estatal: Estado do Direito – intervenção estatal: Estado do Bem-Estar Bem-Estar “Welfare State”“Welfare State”

(Finalidade: conter o avanço e conformar o (Finalidade: conter o avanço e conformar o proletariado ao capitalismo)proletariado ao capitalismo)

Page 22: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Estratégias do Estratégias do Welfare StateWelfare State

Empresas tendem a ser organizadas por Empresas tendem a ser organizadas por ações e não mais proprietários: o trabalhador ações e não mais proprietários: o trabalhador também pode ser “proprietário” pois pode ser também pode ser “proprietário” pois pode ser acionistaacionista

Transformar o trabalhador em consumidor Transformar o trabalhador em consumidor por por meios de comunicação avassaladoresmeios de comunicação avassaladores, , minando sua qualidade de pensar e repensarminando sua qualidade de pensar e repensar

Entretanto, as empresas exigem do Entretanto, as empresas exigem do trabalhador mais e mais conhecimentos: se trabalhador mais e mais conhecimentos: se disso tiver consciência, ele pode negociardisso tiver consciência, ele pode negociar

Page 23: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Transformação do trabalhador Transformação do trabalhador em consumidorem consumidor

Caráter da capitalismo: estimular o Caráter da capitalismo: estimular o consumo e neutralizar os trabalhadores consumo e neutralizar os trabalhadores enquanto sujeitos atuantes, tornando-o enquanto sujeitos atuantes, tornando-o sujeitos que recebemsujeitos que recebem

Cidadania de sujeitos passivos Cidadania de sujeitos passivos preocupados com o consumo.preocupados com o consumo.

No mundo atual as horas vagas de muitos No mundo atual as horas vagas de muitos trabalhadores são gastas em consumir, trabalhadores são gastas em consumir, negligenciando o exercício da cidadania negligenciando o exercício da cidadania

Page 24: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Economia do descartávelEconomia do descartável

Há a economia de desperdícios e do Há a economia de desperdícios e do descartável em todas as coisas descartável em todas as coisas (mercadoria material, valores e ideias). (mercadoria material, valores e ideias). Tudo é devorado e abandonado tão Tudo é devorado e abandonado tão rapidamente quanto possível.rapidamente quanto possível.

Page 25: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Cidadania no BrasilCidadania no Brasil

A história do Brasil é a de um povo A história do Brasil é a de um povo exploradoexplorado

Antes: Portugal e InglaterraAntes: Portugal e Inglaterra Hoje: EUAHoje: EUA Libertação dos escravos: estender o Libertação dos escravos: estender o

trabalho assalariado para manter o trabalho assalariado para manter o capitalismo.capitalismo.

Italianos: trouxeram a luta operária para o Italianos: trouxeram a luta operária para o Brasil entre 1910 e 1920.Brasil entre 1910 e 1920.

Page 26: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Pressão popular que caracterizou a Pressão popular que caracterizou a Revolução de 1930Revolução de 1930

Sindicatos podem existir – entretanto, Sindicatos podem existir – entretanto, atrelados ao Estadoatrelados ao Estado

Conquista de: esboço do Direito de Greve, Conquista de: esboço do Direito de Greve, respeito pela Constituição de 1946 e respeito pela Constituição de 1946 e assegurado alguns direitos sociais (saúde, assegurado alguns direitos sociais (saúde, habitação, aposentadoria).habitação, aposentadoria).

Grande melhora na educação. As escolas Grande melhora na educação. As escolas públicas de 1950 eram as melhores do públicas de 1950 eram as melhores do país.país.

Page 27: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Retrocesso a partir de 1964: Retrocesso a partir de 1964: DITADURA MILITARDITADURA MILITAR

Podemos definir a Ditadura Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período Militar como sendo o período da política brasileira em que da política brasileira em que os militares governaram o os militares governaram o Brasil.Brasil.

Esta época vai de 1964 a 1985.Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de Caracterizou-se pela falta de

democracia, supressão de democracia, supressão de direitos constitucionais, direitos constitucionais, censura, perseguição política censura, perseguição política e repressão aos que eram e repressão aos que eram contra o regime militar. contra o regime militar.

Page 28: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Diretas Já!Diretas Já!

Nessa luta, passamos por Nessa luta, passamos por vários momentos que vários momentos que culminaram com a culminaram com a campanha popular pelas campanha popular pelas Diretas Já (1985) Diretas Já (1985) mobilizando todo o país.mobilizando todo o país.

Contudo, a existência de Contudo, a existência de cidadania para a maior cidadania para a maior parte da população parte da população brasileira depende ainda de brasileira depende ainda de muitas luta socialmuitas luta social

Page 29: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Cidadania – categoria estratégicaCidadania – categoria estratégica

Criação de espaços para reivindicar direitos Criação de espaços para reivindicar direitos – para isso é preciso estender o – para isso é preciso estender o conhecimento a todos para que saibam da conhecimento a todos para que saibam da possibilidade de reivindicar.possibilidade de reivindicar.

Não há mudança sem a ofensiva do Não há mudança sem a ofensiva do trabalhador: deve-se agir e lutar pelos trabalhador: deve-se agir e lutar pelos direitos – Ter presente sempre a negociação.direitos – Ter presente sempre a negociação.

É com lutas, nas fábricas, ruas, favelas, que É com lutas, nas fábricas, ruas, favelas, que se amplia a cidadania para a população se amplia a cidadania para a população carente.carente.

Page 30: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Subjetividade,classe,cidadania e Subjetividade,classe,cidadania e cotidianocotidiano

Grosso modo, Grosso modo, a história da humanidade a história da humanidade

tem sido assim: relação entretem sido assim: relação entre

homens livres e escravos (Grécia,Roma), homens livres e escravos (Grécia,Roma),

entre servos e clero/nobreza entre servos e clero/nobreza (sociedade feudal), (sociedade feudal),

entre burguesia e proletariadoentre burguesia e proletariado

e hoje, entre capitalistas/tecnocratas e e hoje, entre capitalistas/tecnocratas e

trabalhadores.trabalhadores.

Page 31: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Caráter duplo da cidadaniaCaráter duplo da cidadania

Dubiedade da cidadaniaDubiedade da cidadania

CIDADANIA CIDADANIA ESVAZIADA, ESVAZIADA, CONSUMISTACONSUMISTA

CIDADANIA PLENA: CIDADANIA PLENA: sujeito que pensa, sujeito que pensa, reivindica, luta, não reivindica, luta, não se ocupa somente se ocupa somente com o próprio com o próprio capitalismo. SER capitalismo. SER RESPONSÁVEL, RESPONSÁVEL, NÃO APENAS NÃO APENAS VÍTIMA.VÍTIMA.

Page 32: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

ReflexãoReflexão

““Não valerá a pena continuar Não valerá a pena continuar essa revolução pela cidadania essa revolução pela cidadania

aqui e agora, a partir deste aqui e agora, a partir deste momento em que você terminou momento em que você terminou

pacientemente esta leitura?”pacientemente esta leitura?”

Page 33: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

O que é éticaO que é ética

Álvaro L. M. VallsÁlvaro L. M. Valls

Professor titular da Universidade Federal do Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do SulRio Grande do Sul

Page 34: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o Ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são mas que não são fáceis de se sabe que são mas que não são fáceis de se sabe explicar.explicar.

Reflexão sobre os costumes ou sobre as ações Reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas, ambos considerados humanas, ambos considerados corretos num corretos num certo espaço e tempo.certo espaço e tempo.

LiberdLiberdade: seguir o bem ou o mal: consciência ade: seguir o bem ou o mal: consciência moralmoral

Page 35: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Os costumes mudam e o que ontem era Os costumes mudam e o que ontem era considerado errado hoje pode ser aceito.considerado errado hoje pode ser aceito.

A humanidade só reteve por escrito A humanidade só reteve por escrito depoimentos sobre as normas de depoimentos sobre as normas de comportamento dos últimos dois mil e comportamento dos últimos dois mil e quinhentos anos. (470 a.C)quinhentos anos. (470 a.C)

Não existem registros de como se Não existem registros de como se comportava eticamente o homem das comportava eticamente o homem das cavernas há trinta mil anos.cavernas há trinta mil anos.

CostumesCostumes

Page 36: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Sócrates (470 a 399 a.C.)”Sócrates (470 a 399 a.C.)”““Fundador da Moral”Fundador da Moral”

Foi condenado a beber Foi condenado a beber venenoveneno

Acusado de seduzir a Acusado de seduzir a juventude e não honrar os juventude e não honrar os deuses da deuses da polis.polis.

Sócrates obedecia as regras Sócrates obedecia as regras mas questionava em seus mas questionava em seus diálogos sobre sua validade.diálogos sobre sua validade.

O conservadorismo grego O conservadorismo grego não podia suportar esse tipo não podia suportar esse tipo de questionamento.de questionamento.

Interiorização, convicção Interiorização, convicção pessoal não se prender aos pessoal não se prender aos costumes. costumes. (Primeiro grande pensador (Primeiro grande pensador da subjetividade)da subjetividade)

Page 37: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

De volta a KantDe volta a Kant Como Sócrates, valoriza a Como Sócrates, valoriza a

subjetividadesubjetividade Igualdade fundamental Igualdade fundamental

entre os homens=ética entre os homens=ética universal.universal.

Legalidade e moralidade se Legalidade e moralidade se tornam extremos opostos.tornam extremos opostos.

Os críticos de Kant Os críticos de Kant costumam dizer que ele costumam dizer que ele teria as mãos limpas se teria as mãos limpas se tivesse mãos.tivesse mãos.

Contudo, é impossível Contudo, é impossível ocupar-se com ética ocupar-se com ética ignorando as suas idéias.ignorando as suas idéias.

Page 38: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Ética grega antigaÉtica grega antiga“Conhece-te a ti mesmo”“Conhece-te a ti mesmo”

“Nada em excesso”“Nada em excesso”

Platão (427 – 347 a.C.)Platão (427 – 347 a.C.)

Discípulo de SócratesDiscípulo de Sócrates Escrevia por diálogosEscrevia por diálogos Parte da idéia de que Parte da idéia de que

todos os homens buscam todos os homens buscam a felicidadea felicidade

Acreditava em vida após a Acreditava em vida após a mortemorte

Traça as principais Traça as principais virtudes: virtudes: Justiça, Justiça, Prudência ou Sabedoria, Prudência ou Sabedoria, Fortaleza, Temperança.Fortaleza, Temperança.

Sumo Bem – vida divinaSumo Bem – vida divina

Page 39: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Aristóteles (384-322 a.C.)Aristóteles (384-322 a.C.)

Discípulo de PlatãoDiscípulo de Platão Analítico e comparativoAnalítico e comparativo Variedade de seres e para Variedade de seres e para

cada ser deve existir um cada ser deve existir um bem para elebem para ele

Ética finalista: descreve os Ética finalista: descreve os “bens” que o homem deve “bens” que o homem deve perseguir para encontrar a perseguir para encontrar a felicidadefelicidade

O pensamento é o bem O pensamento é o bem mais precioso.mais precioso.

Esforço em busca de bons Esforço em busca de bons hábitoshábitos

A virtude é adquirida pela A virtude é adquirida pela razão livrerazão livre

Page 40: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Ética e religião

Grécia antiga: viver de acordo com a natureza. (Deuses = personificação de forças naturais)

Religião judaica: Deus de Abraão, Isaac e Jacó = está acima de tudo que há de natural

Kant = ação moralmente boa é aquela que pode ser universalizável – se não quero pra mim não posso aceitar para os outros.

Page 41: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Os ideais éticos

Agir moralmente significa agir de acordo com a própria consciência.

PLATÃO: busca teórica e prática da idéia do BEM.

SANTO AGOSTINHO: O ideal é o de uma vida espiritual, isto é, de acordo com o espírito, vida de amor e fraternidade

Page 42: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Renascimento e Iluminismo: ideal era viver de acordo com a própria liberdade pessoal

Séc. XIX: mundo capitalista “em defesa da propriedade particular muito sangue já foi derramado”.

Os meios de comunicação em massa, os aspectos econômicos já não permitem mais a existência de sujeitos livres, cidadãos conscientes.

Page 43: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Liberdade

Uma norma diz como agir – então não temos liberdade.

1 - DETERMINISMO: se é total não há ética pois a conduta é determinada de fora para dentro.

1.1 – FATALISMO: Tudo o que acontece tinha que acontecer – um Deus dominador.

Page 44: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Liberdade

O extremo oposto ao do determinismo, porém nega igualmente a ética, pois não existe liberdade total, totalmente incondicionada.

Estado: não basta que eu me sinta livre, é necessário que eu me saiba livre.

A liberdade precisa organizar-se na sociedade.

Kierkegaard: Pensador cristão – (São Paulo) o homem pode conhecer o bem e preferir o mal

Page 45: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

A ética hoje

Em relação à família Em relação à sociedade civil Em relação ao Estado

“Os pensadores enunciados podem nos ajudar a assumir nossa vida de maneira mais ética, e, nesse sentido, mais humana”.

Page 46: O que é cidadania Maria de Lourdes Manzini-Covre Cientista social, docente da USP e PUC

Aula: Ética e CidadaniaAula: Ética e Cidadania

Prof.ª Marcela MarquesProf.ª Marcela Marques

Colégio AtenasColégio Atenas