o fato 28 de março

12
ANO 02 - 060 - R$ 1,00 Fundado em 8 de dezembro de 2010 SÃO GABRIEL - RS QUARTA-FEIRA 28 de março de 2012 O Fato Empresa Jornalística Focaccia “Verba volant, scripta manent” Um jornal a serviço do povo! Página 3 Rua Gen. Câmara, 696 - F: 3232.0630 Rua João Manoel, 394 - F: 3232.3286 Página 6 DESENVOLVIMENTO Página 7 POL˝TICA Página 8 ESPORTE Contra-capa ANIVERS`RIO Estamos em novo endereço: Rua Tristão Pinto, 31 - Sala 3 Telefones: 3232.0010 9965.1000 Programe a compra de seu automvel 0 km atravØs de financiamento ou consrcio. CAPIOTTI MULTIMARCAS, agora representante Consrcio Simpala Avenida Antnio Trilha, 1426 Fones: 55 3232-4742 e 3232-1746 “CONDENADO” Resoluªo do Tribunal de Justia do RS determinou a retirada dos crucifixos e smbolos religiosos das salas do JudiciÆrio e deu incio a uma polŒmica sem fim Shows gratuitos marcarão as comemorações dos 166 anos da cidade São Gabriel é a 83ª das 496 cidades do RS, segundo o IDESE Presidente do PSD local se reúne com Danrlei, presidente da sigla no RS Campeonato do Ginásio reunirá mais de 120 atletas em 8 equipes

Upload: anderson-de-almeida

Post on 08-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal O Fato do dia 28 de março de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: O Fato 28 de março

ANO 02 - 060 - R$ 1,00 Fundado em 8 de dezembro de 2010

SÃO GABRIEL - RSQUARTA-FEIRA

28 de março de 2012

O FatoEmpresa Jornalística Focaccia

“Verba volant, scripta manent”

Um jornal a serviço do povo!

Página 3

Rua Gen. Câmara, 696 - F: 3232.0630 Rua João Manoel, 394 - F: 3232.3286

Página 6

DESENVOLVIMENTO Página 7

POLÍTICA Página 8

ESPORTE Contra-capa

ANIVERSÁRIO

Estamos emnovo endereço:

Rua Tristão Pinto,31 - Sala 3

Telefones: 3232.0010 9965.1000

Programe a compra de seu automóvel 0 km atravésde financiamento ou consórcio.

CAPIOTTI MULTIMARCAS, agora representanteConsórcio Simpala

Avenida Antônio Trilha, 1426 Fones: 55 3232-4742 e 3232-1746

“CONDENADO”Resolução do Tribunal

de Justiça do RSdeterminou a retirada

dos crucifixos esímbolos religiosos dassalas do Judiciário e deu

início a umapolêmica sem fim

Shows gratuitos marcarãoas comemorações dos

166 anos da cidade

São Gabriel é a 83ª das 496cidades do RS, segundo o IDESE

Presidente do PSD localse reúne com Danrlei,

presidente da sigla no RS

Campeonato do Ginásio reunirámais de 120 atletas em 8 equipes

Page 2: O Fato 28 de março

28 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

OPINIÃO

O FatoEmpresa Jornalística Focaccia

Diretora: Ana Rita Chiappetta FocacciaEditora: Luciana Dall’OnderJornalista responsável: Cláudio Moreira (DRT 010499)Diagramador: Anderson Carvalho de AlmeidaJurídico: Solano Costa (OAB 22.740) Thiago Abreu (OAB 41.706)

CNPJ: 12.954.412/0001-40

As opiniões e conceitos emitidosem artigos não refletem

necessariamente a opinião de O Fato,que tampouco mantém vínculoempregatício com os mesmos.

End.: Rua Barão do Cambaí, 287 - CentroE-mail: [email protected] - Tel.: 3237-1737

TRADIÇÃO E QUALIDADEMais que uma loja, um estilo de vida.

Rua Duque de Caxias, 128Fone: 3232.6393

LEANDRO BARROS MACIEL RODRIGUESCRECI 35.543

ADAIR MACEDO RODRIGUESCRECI 39.248

Ivan PratesBento Pereira

AVEZDAPARÓQUIA

Horário das MissasDe terça-feira à sexta-feira – às 19h - Igreja MatrizSábado - 15h - Igreja Matriz e 18h – Igreja da Santa CasaDomingo – 8h e 19h – Igreja Matriz

Luciane Santana Ebre Faria

ESPERANDOVOCÊESPERANDOVOCÊ

SABER ESPERAR...A vida da gente seria tão mais descomplicada se nela

houvesse um pouco mais de ternura. Sim, ternura parase perceber e perceber os outros com a singeleza que éprópria de uma folha embalada pelo vento. Ternura paracompreender as tristezas sob um ar de aprendizado eacréscimo. Ternura que vem do amor e das esperas emDeus. O terno não se permite amargar por decepções.Ele desenvolve a habilidade de enxergar mais longe,indo além da simples experiência para perceber o posi-tivo que se esconde em cada realidade. A ternura nosensina a saber esperar, a ter paciência diante de nossafraqueza e da alheia, aguardando na certeza do momen-to em que a virtude vai verdadeiramente florescer. Mui-tos relacionamentos acabam por ausência de ternura,em virtude de um fatal descuido nos detalhes. Os relaci-onamentos encerram, muitas vezes, não pela ausênciado amor, mas do cuidado, a ternura. São os pequenosgestos que embelezam os amores, o Amor. Nos dedi-carmos, dia-a-dia a fazer feliz a quem amamos, não éfácil, mas muito menos impossível! É um exercício diá-rio, de amor, de ternura, dedicação ao outro, dedicaçãoà Deus!

Uma santa e abençoada a todos! Amém!

Jesus também sentiu-seangustiado (Jo 12,20-33)

O Evangelho do próximo do domingo vemapresentar o momento em que Jesus está

em Jerusalém, dias antes da sua morte proto pra realizar aobre do Pai. As palavras que Jesus fala são de uma pessoaangustiada, e Ele admite isso: “Agora sinto-me angustiado! Eque direi? ‘Pai, livra-me desta hora’? Mas se foi para estahora que eu vim!” Diante das situação importante e decisivana vida, nós deixamos levar pelo caminho mais fácil fugindoda cruz...

As angustia de Jesus são as nossas angustias hoje, quan-do vai se aproximando o momento de apresentar o resultadode um longo trabalho, de uma prova importante, de uma cirur-gia, de resolver um assunto complicado... Enfim, aquelesmomentos em que a gente gostar de “passar por cima”, des-ligar e só religar depois... mas que tormento. Até Jesus che-gou passou pela angustia. Acontece que, Ele sabia é neces-sário passar pele sofrimento para a sua Boa Nova ter força edifundir por todo o mundo.

Essa é a maturidade que precisamos alcançar! Sabemospara alcançar um determinado objetivo, é preciso um certograu de sofrimento e renúncia, então eu preciso estar dis-posto a pagar esse preço, se quero alcançar o objetivo. Se oobjetivo é ficar curado de uma doença? Então preciso mecomprometer com o tratamento, ao remédio. Quero passarna prova? Tenho que ter disciplina e estudar muito! Nestetempo, da quaresma, reconciliação, se eu quero alcançar operdão de alguém. Preciso reconhecer meu erro, arrepen-der-me sinceramente, e ter a intenção de não voltar a repetir oerro. Assim é preciso “m orrer”, para renascer junto com aalegria do objetivo alcançado por meio de um esforço.

Mesmo na angústia, assuma a responsabilidade que ésua, pois foi para isso que você viveu todas as experiênciasda sua vida até agora! E se ainda assim você estiver angus-tiado, lembre-se que quando Deus disse: “Glorifiquei e o glo-rificarei de novo”, Jesus disse que “não foi por causa de mim,mas por causa de vós.” Deus estará do seu lado SEMPRE!

A época em que vivemos em perigoÉ difícil, para não dizer impossível, que uma mente

que se extasia, se distrai, se completa com um BigBrother televisivo, possa compreender determinadashistórias (ficcionais ou não), músicas inesquecíveis (porexemplo o hoje falecido som da balada de rock), avali-ar o real sentido da existência.

Tal constatação mais endossa a tese de que as ca-beças se encontram cada vez mais distantes umas dasoutras, neste Ano da Graça do Senhor de 2012. Somos,nós brasileiros, um povo tornado sem passado, quedespreza a História, tudo por culpa talvez da próprianatureza humana ou destes tempos áridos que vive-mos, da ausência de uma ideia catalisadora que con-centre ou conceda seriedade à homens e mulheres.

Me entristece o vazio, a inexistente profundidade nosrelacionamentos, sejam estes amicais ou passionais.O comer e o beber (demais) viraram prioridades abso-lutas. A droga é uma realidade cada vez mais próxima.O sexo secundarizou-se pela facilidade da conquista,pela banalização do encantamento. O conversar virouum blá blá blá, onde se rastreia a vida e a honra dopróximo, tudo acompanhado da cervejinha (pseudo)amiga.

Viramos “lanche” barato da mídia, a qual impõe seusditames sem limites, muitas vezes ferindo princípiosde bom senso e bom gosto. Ao contrário de muitos,não me conformo com leis injustas, impostas com ho-mens lutando entre si pelos motivos mais pueris e mes-quinhos, com a ganância desenfreada de poucosestraçalhando o destino e a vida de muitos.

Tudo que ressalto aqui significa o que? Um sentidomais profundo da vida? Afinal, nascemos para isso?Felizes aqueles que possuem algum tipo de fé e ummínimo de esperança, estados de alma, aliás, quebusco incessantemente e por vezes não alcanço.

Page 3: O Fato 28 de março

28 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 3

REPORTAGEM DA SEMANA

Pela segunda vez, o crucificamHá quase 2 mil anos Je-

sus Cristo foi condenado ecrucificado. Esta história cris-tã, que todos conhecem, serepete de forma metafóricamais de 20 séculos depois.

Não é de hoje que movi-mentos sociais, religiosos eong’s encaminham o pedidoà Justiça para que se retiremos símbolos religiosos, dire-tamente ligados aos cris-

tãos, das salas do Judiciárioe órgãos públicos.

Em junho de 2007, o Con-selho Nacional de Justiça jáhavia rechaçado o mesmopedido. Naquela ocasião, oconselheiro Oscar Argollo,em seu voto, expressava que“o Estado, que não professao ateísmo, pode conviver comsímbolos os quais não so-mente correspondem a valo-res que informam sua exis-tência cultural, como reme-

tem a bens encarecidos porparcela expressiva da suapopulação – por isso, tam-bém, não é dado proibir aexibição de crucifixos ou deimagens sagradas em luga-res públicos”.

Já no fim do ano passadoo Tribunal de Justiça do RSnão acolheu o pedido porentender que não havia pos-tura preconceituosa, geran-

do recurso que foi protocola-do em fevereiro deste anopela Liga Brasileira de Lés-bicas. Diante disto e da novaadministração do TJRS, noúltimo dia 6 de março, o Con-selho da Magistratura do Tri-bunal decidiu acatar o pedi-do da Liga e retirarcrucifixos e símbolos religio-sos de todas as salas doJudiciário gaúcho. A decisãofoi unânime.

A resolução vem causan-

do controvérsia pelo Estadoe já desperta reações, daigreja ao meio político. Doisdesembargadores declara-ram oposição à medida eanunciaram que não vão re-tirar o símbolo religioso desuas salas até que haja de-cisão definitiva sobre o caso.

O arcebispo de Porto Ale-gre, Dadeus Grings, disseque a atitude não foi demo-crática. Já o ex-ministro doSupremo Tribunal FederalPaulo Brossard, também crí-tico da decisão, citou a me-dida como sinal de “temposapocalípticos”.

O caso ainda não transi-tou em julgado, porque foi

uma ordem administrativa,os recursos internos nemforam examinados e o as-sunto sequer passou para aesfera judicial.

Apesar disto, a equipe dereportagem do Jornal O Fato,que esteve nas dependên-cias do Foro e do MinistérioPúblico gabrielenses, des-cobriu que houve uma or-dem, que foi respeitada,quanto à retirada dos crucifi-xos das paredes, que osten-tam agora somente parafu-sos e pregos.

Nenhum dos Promotoresde Justiça ou Juízes pude-ram conversar com nossaequipe, entretanto, ouvimosdepoimentos, contra e a fa-vor da decisão, de frequen-tadores e funcionários des-tes locais: “Eu achei corretaesta determinação. Mas con-cordo pelo fato de seremsímbolos originalmente ca-tólicos que podem agredir,de certa forma, a quem não

é cristão. Se não pode umaimagem de Iemanjá, porexemplo, também não podeum crucifixo”, declarou umaadvogada pelos corredoresdo fórum.

Um funcionário do mesmolocal nos mostrou a paredevazia: “Eu tirei porque foi or-dem. Mas o fato de não termais meu crucifico na pare-de não muda em nada o ta-manho da minha fé em Cris-to”, disse ele.

Para o delegado de polí-cia Jader Duarte a decisão foiexagerada e desrespeitosa:“Eu sou contra essa retiradados crucifixos e símbolos, enão porque eu sou católico,

mas sim porque está haven-do uma inversão de valores.Justamente quem luta pelofim do preconceito e da dis-criminação agora discrimi-na? Não acho coerente”, de-clarou Jader.

Ele, que sempre usou umcrucifixo em sua sala, acredi-ta que deveria haver respeitopela crença de quem ocupauma determinada repartição,indiferente de qual religião apessoa siga: “Eu sempreusei porque isso me faz beme acho que não faz mal praninguém. No máximo quemtem outra crença pode serindiferente perante aquelesímbolo, mas se ofender? Aíeu começo a duvidar da luci-dez da pessoa” afirmou odelegado.

A polêmica também foi otema da entrevista ao Presi-dente da Ordem dos Advo-gados do Brasil de São Ga-briel, Dr. Solano Lopes Cos-ta. Ele declarou que, no seu

entendimento, o crucifixonão ofende ninguém, nemmesmo quem não profes-se alguma religião cristã:“Acho que um símbolo nãodeveria ofender ninguém.Não me ofende, assimcomo não me ofenderia sehouvesse um arco-íris nes-tes locais. E isto não temnada de impositivo”, afirmou

Solano.Para ele, o simples fato

de ter o símbolo na paredenão altera em nada as de-cisões judiciais: “As deci-sões dos Juízes são toma-das em cima de provas efatos concretos. Não é apresença de um crucifixo naparede que irá alterar a de-cisão final de um Juiz sobreum processo”, finalizou.

Outro fato que chama aatenção é o calendário ado-tado pelo Tribunal de Justi-ça estadual. Mesmo decla-rando que o estado é laico(não prega nenhuma reli-gião) o TJRS respeita fiel-mente os feriados santifica-

Ministério Público de São Gabriel

Delegado Jader Duarte: �Está havendo uma inversão de valores�

SolanoCosta,PresidentedaOAB:�Nãovejonadade impositivo�

Foro de São Gabriel

Crucifixos foram retirados das salas do Judiciário no RS

dos, como a Sexta-FeiraSanta, o de Corpus Christi,Nossa Senhora Aparecida eNavegantes, entre outros, oque pode ser consideradocontraditório. O calendárioestá disponível na páginaeletrônica do TJ gaúcho.

Pelo visto a polêmica sócomeçou. Os crucifixos esta-vam expostos nas salas do

poder Judiciário para lem-brar aos juízes da injustiçaque Jesus sofreu ao sercondenado sem cometer umcrime sequer, ou seja, queas injustiças existem.

Em pleno 2012, com tan-tas guerras, violência e desi-gualdades, o poder judiciá-rio dedica algum tempo pre-cioso para este tipo de caso,enquanto está “entupido” deprocessos relevantes queaguardam julgamentos. Háquem diga, diante desta si-tuação que foi melhor retira-rem os “Cristos” das salasde julgamentos, pois ele po-deria estar rubro de tão en-vergonhado.

Page 4: O Fato 28 de março

28 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

GERAL

DR. FACORua Mascarenhas de Moraes, 317 - Sala 102

Fone: (55) 3232.7342

Informativo da Santa Casa

Dr. Gerson Luis B. Oliveira

Rua General Marques, 79Setor de Hemodiálise

Telefone: (55) 3232-6470

Médico NefrologistaCRM-RS 18299

PRECISA-SE DE FARMACÊUTICOGeneral Marques, 261

Fone: 3232.5600 e 3232.1010

Atenção na escolha da creche“O momento de se sepa-

rar das crianças e colocá-lasna creche ou pré-escola cau-sa medo e insegurança, quesão sentimentos legítimos”,explica Gisela Wajskop, es-pecialista em educação in-fantil.

Décadas atrás, as crian-ças entravam mais tarde naescola, aos cinco ou seisanos, e a separação entre amãe e o bebê era feita de for-ma mais lenta. “Hoje em dia,a quebra é muito rápida. Ospais até se sentem culpadospor não poder passar maistempo com o bebê”, contaGisela.

O primeiro passo para afamília ficar mais segura éescolher bem a escola. A es-pecialista sugere que ospais não façam a opção sópela racionalidade: “Não adi-anta escolher uma escolabilíngue, mas com uma equi-pe na qual a mãe não con-

fia”.Além de se sentirem bem

atendidos e acolhidos, ospais precisam concordar coma proposta pedagógica e asregras da escola. “A criançapercebe se o pai critica a es-cola o tempo todo”, avisa.

Depois de escolhida aescola, vem um período deadaptação, tanto para as cri-anças quanto para os pais.Antes do primeiro dia, as es-colas costumam fazer umaentrevista com os pais, parasaber mais sobre a criança.

Coordenadores pedagó-gicos recomendam que elesdigam o que o filho está acos-tumado a comer, qual o ho-rário de sono, questões mé-dicas e qualquer outra parti-cularidade.

Nos primeiros dias dobebê na creche, muitas es-colas particulares pedemque os pais ou outro adultode referência permaneçam

na instituição. “O abandonoé traumático. Não existemais aquela história de dei-xar a criança no portão daescola e sair correndo. Como período de adaptação,também não tem choradei-ra”, diz Gisela Wajskop.

Aos poucos, a confiançados pais e do bebê na esco-la vai aumentando. Para isso,os especialistas recomen-dam que a parceria sejaincrementada com muitaconversa. Pais precisam ou-vir a escola e vice-versa.

País temqueda de 7,26% no número de católicosPouco depois do anún-

cio oficial do papa da reali-zação da Jornada Mundialda Juventude de 2013 noRio de Janeiro, uma pesqui-sa da Fundação GetúlioVargas (FGV) mostra umaexpressiva queda no núme-ro de católicos no País.

O mapa das religiões noBrasil mostra uma quedade 7,26% no número depessoas que se declara-ram católicas em 6 anos(passando de 73,79%, em2003, para 68,43%, em2009). A pesquisa tambémapresenta um significativoaumento no número de bra-sileiros que se declararam“sem religião”: 1,59 pontopercentual, chegando a6,72% em 2009.

Queda também é ex-pressiva entre jovens de 15a 19 anos, público alvo daJornada, evento que será

realizado no ano que vem.Católicos nessa faixaetária passaram de 75,22%em 2003 para 67,49% em2009.

O levantamento tambémaponta a evolução recentede outras crenças para osgrupos sócio-demográficose geográficos brasileiros. Apesquisa realizou 200 milentrevistas sobre composi-ção religiosa no final da dé-cada passada.

Instituições e profissionais devem ser avaliados antes da escolha

MAIS UMA EMENDA PARLAMENTARDE R$ 100 MIL PARA AQUISIÇÃO DE

EQUIPAMENTOS PARA A SANTA CASAUm recurso no valor de R$ 100 mil oriundo de Emenda

Parlamentar de 2009 do então Dep. Fed. Nelson Proença(PPS) já se encontra disponível em conta específica daSta. Casa para ser usado na aquisição de equipamentos(um Microscópio Cirúrgico e um Monitor Multiparamétri-co).

Segundo o Prov. RoqueMontagner, em contato comoutros par-lamentaresda Banca-da Gaúchaem Brasí-lia, dificil-mente es-tas emen-das de2009 seri-am pagas,pois o autorDep. Nel-son Proen-ça não de-sejou mais concorrer a Câmara dos Deputados, desta-camos que graças ao trabalho, empenho e influência po-lítica do Dep. Fed. Dionísio Marcon (PT) junto ao GovernoFederal foi logrado êxito e o recurso liberado em maisesta conquista da Instituição;

Esperamos que assim como esta Emenda, outrasemendas de 2009, com apoio e respaldo do Dep. Fed.Dionísio Marcon também sejam liberadas, todas são devital importância para a Sta. Casa.

Segundo Montagner, já está sendo providenciado a pu-blicação do certame licitatório para a aquisição dos respec-tivos equipamentos, sendo que o Microscópio Cirúrgico serádestinado ao Bloco Cirúrgico da Sta. Casa para a realizaçãode cirurgias Neurológicas, Urológicas e Otorrinolaringologi-cas. Já o Monitor Multiparamétrico será destinado para aRecuperação dos pacientes da CTI do Hospital.

Montagner afirma que todas as conquistas da Sta.Casa são frutos de grandes parcerias na esfera Federale Estadual e da geração de esforços de todos os inte-grantes da Mesa Diretiva, Corpo Clínico, funcionários, res-saltou ainda a importância das viagens à Brasília embusca de recursos (apoio da Bancada Gaúcha Federal edos senadores do Estado), doações advindas de empre-sas, entidades, colaboradores e comunidade em geral.“Temos a certeza que cada vez mais estamos cumprindocom nossa missão, sempre aproximando a comunidadeda Instituição, através de um trabalho de valorização,transparência e seriedade, construindo entendimentos eações de resultado valorizando a missão deste Hospital,que é cuidar da saúde dos gabrielenses e munícipes detoda a região”, finalizou Montagner.

Page 5: O Fato 28 de março

28 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 5

CULTURA

Reminiscências

Guincho 24hs559646-3044559968-7716

Posto GauchãoO amigo que você confia sempre.

Comprove que o rendimento da gasolina ShellV-Power compensa a pequena distância.Gasolina Shell V-Power. O poder daFerrari, da fórmula 1, no seu carro.

A apenas 1 km da entrada da cidade.

9663.2395

São Gabriel: a vilae seus habitantes

Em meio a tantas dificuldades, onde a impro-visação era o melhor meio de fortuna, foi que oexcepcional Felix de Azara deu início à funda-ção de São Gabriel. Tudo ali era custoso e escas-so, desde o material para a construção até os re-cursos humanos, estes por demais deficitários.

A primeira construção a ser erguida foi a daigreja, sendo levantada com paredes de tijolosde adobes coberta de santa-fé, recolhidos do pró-prio vale do Jaguari. Em março, já estava prontae recebia um padre para dar início aos trabalhosdoutrinários, uma necessidade da época. Segun-do Azara, era o meio mais indicado de civilizaraquela gente, embrutecida por uma vivência debarbárie e licenciosidade.

O fundador de São Gabriel correspondia-se, se-guidamente, com Miguel Lastarria, secretário doVice-Rei Marquês de Avilez, ao qual expunha assuas dores e o sacrifício que estava passando nasdistantes paragens do Batovi. Sabe-se que foramde trinta e seis o número de cartas trocadas entreambos, mas destas somente sete são conhecidas.

Sua opinião a respeito dos povoadores que es-tavam ou vieram com ele, era a mais desabonávele jamais poupou críticas e reprovações aos seusvícios e comportamento. Em quase toda essa cor-respondência, poucos eram os assuntos que nãoexpressassem dor, sofrimento e sacrifício.

Emancipação de São GabrielDa visita feita a São Ga-

briel, nada ou muito poucose sabe do que aqui reali-zou o Imperador Dom Pe-dro II. Nenhum registro, ne-nhum testemunho que fi-casse na tradição oral danossa gente. Apenas se fi-cou sabendo, como já vi-mos, de uma doação dedois contos de réis que en-viou depois, para auxiliarna construção da nossaMatriz.

Mas para registrar os fa-tos, mormente os distan-tes, não podemos despre-zar a imaginação; ela é umauxiliar imprescindível nes-

sas horas. Estou, pois,convicto que duas das rei-vindicações, entre outras,entregues ao Imperadornaquela ocasião, foram afixação de uma UnidadeMilitar aqui e a elevação dafreguesia ou capela, comoassim chamavam, para acategoria de Vila. Esta se-ria o suficiente para lheconferir a emancipação, se-gundo as leis existentes,ou seja, vila com sede demunicípio.

E isso concluo, por terassinado, já no mês deabril, próximo ao da sua vin-da a esta localidade, o de-

creto que elevava à cate-goria de vila a Freguesia deSão Gabriel, bem como achegada do Corpo de Arti-lharia a Cavalo, em agostodesse mesmo ano.

Outrossim, acreditamosque a emancipação de SãoGabriel deve-se muito àboa vontade e à predileçãodo então Barão de Caxias,que a escolheu para cen-tro das operações milita-res, fortificando-a durante aRevolução Farroupilha eonde instalou seu quartelgeneral e sede de governoda província, logo após apacificação, em março de

1845.O Imperador Dom Pedro

II, chegando ao Rio Gran-de do Sul, manifestou des-de logo o desejo de conhe-cer o seu interior, a fim detomar contato com o quede mais autêntico houves-se na sua gente e no seumeio físico. Foi, ainda, oBarão de Caxias, governa-dor da província, que indi-cou São Gabriel para suavisita imperial, como provade grande simpatia quenutria pelo seu povo e suaterra; e por ser um dos pon-tos de maior evolução so-cial da época.

Page 6: O Fato 28 de março

28 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

ESPECIAL6

Comemorações da semana domunicípio começam amanhã

Em virtude do aniversá-rio de 166 anos de São Ga-briel, que será comemora-do no próximo dia 04 deabril, a Prefeitura Municipalorganizou uma semana in-teira repleta de eventosespecais.

As comemorações já ini-ciam amanhã, 29, com aabertura da 2ª Feira Regio-nal do Artesanato, na Pra-ça Fernando Abott. As ban-cas ficarão abertas paravisitação com artigos dife-renciados, que serão co-mercializados por artesãosexperientes da nossa re-gião, até o dia 04 de abril.

No dia 30 de marçoacontecerá a abertura e pri-meiras atividades do Ro-deio Internacional doMercosul, organizado peloCTG Tarumã. As ginetea-das e demais provas, as-sim como os shows nati-vistas acontecerão nas de-pendências do Parque deExposições Assis Brasi laté o dia 01 de abril. Alémda participação dos brasi-leiros, estão confirmadospeões e ginetes do Uru-guai, Argentina e Paraguai.O ponto alto do Rodeio, quedeve chamar centenas deturistas para São Gabriel éo show da dupla gaúchaCésar Oliveira e RogérioMelo, na noite de sábado.

Dentre os eventos cultu-rais comemorativos ao ani-versário da cidade pode-mos destacar os shows daBanda Marcial dos Fuzilei-ros Navais do Rio de Janei-ro, na tarde do dia 01 deabril e da banda Raça Ne-gra, na noite de 03 de abril.Esta última aguardada comansiedade pelos amantesdo pagode romântico naci-onal e fãs da banda, quefoi ícone nos anos 80 e90 com sucessos

como “Cheia de Manias”,“Maravilha”, “Cigana”, “Ca-roline” e “É Tarde Demais”,que entrou para o Guin-ness (livro dos recordes)como a música maistocada em um único dia nomundo.

O grupo Raça Negrasurgiu em São Paulo noano de 1983 e é um dosmaiores fenômenos devendagem da história damúsica brasileira, já tendoatingido a marca de maisde 30 milhões de cópiasvendidas em 27 anos decarreira.

E as comemorações se-guem até o fim de semanaseguinte, com o 7º MarechalMotos, promovido pelomotogrupo Marechais do As-falto. As atividades e encon-

tros acontecerão naPraça Fernando Abottdo de 6 a 8 de abril.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA29 de março a 4 de abril2ª Feira Regional do ArtesanatoPraça Dr. Fernando Abbott – 8 às 23 horas30 de março à 1º de abrilRodeio Internacional do MercosulParque de Exposições Assis BrasilSexta (30/03), das 10 às 21h30Sábado (31/03), das 7h45 ás 22h – Show com César Oliveirae Rogério MeloDomingo (01/04), das 7h30 às 17h1º de abril2ª Rústica do Aniversário de São GabrielPraça Dr. Fernando Abbott – 9hApresentação da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais (Rio deJaneiro)Estádio Municipal Dr. Sílvio de Faria Corrêa – 17hEntrada gratuita2 de abrilVisitas do Prefeito aos bairros do município e entrega de obrasEscolha da “Mais Bela Tricolor”Praça Dr. Fernando Abbott – 20hShow com talentos da terra – Vagner Aloy Junior, VitóriaStaggemeier Santana, Melina Vieira, Mariana Corrêa, Banda5º Elemento, Banda NDN (gospel)3 de abrilVisitas do Prefeito aos bairros do município e entrega de obrasEscolha da Rainha dos 166 anos de São GabrielPraça Dr. Fernando Abbott – 20hShow com a Banda Raça Negra4 de abrilSessão SoleneEntrega dos títulos honoríficos pela Câmara Municipal de Ve-readoresAssociação Atlética Banco do Brasil (AABB) – 20h6 a 8 de abril7º Marechal MotosPraça Dr. Fernando AbbottSexta e sábado – 9 às 24 horasDomingo – 9 às 12 horas

VistaaéreadocentrodeSãoGabriel, comopontomaisarborizadosendoaPraçaFernandoAbbott

GrupoRaçaNegra fará showgratuito navésperadoaniversário

Page 7: O Fato 28 de março

28 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 7

ESPECIAL

Parabenizamos os gabrielensespor mais um aniversário.

Nós, da Tejupá, apostamos nestaTerra abençoada em busca de

desenvolvimento e prosperidade

Felizaniversário,SãoGabriel

São Gabriel: 83ª posição entre os 496 municípios do RSForam liberados nesta se-

mana os dados da última pes-quisa da Fundação de Econo-mia e Estatística (FEE) queapresenta o Índice de Desen-volvimento Socioeconômicopara Rio Grande do Sul, seusmunicípios e Regiões.

O Idese é um índice sintéti-co, inspirado no IDH (Índice deDesenvolvimento Humano),que abrange um conjunto am-plo de indicadores sociais eeconômicos, classificados emquatro blocos temáticos: edu-cação, renda, saneamento edomicílios, e saúde. Tem porobjetivo mensurar e acompa-nhar o nível de desenvolvimen-to do Estado, de seus municí-pios e das regiões, informan-do a sociedade e orientandoos governos (municipais e es-tadual) nas suas políticassocioeconômicas.

Dentro de cada bloco sãoanalisados dados importantesdiretamente ligados ao assun-to, como no de educação, ondese avalia as taxas de abando-no e de reprovação no ensinofundamental e de atendimen-to no ensino médio, além dataxa de analfabetismo de pes-soas de 15 anos ou mais deidade; no de condições de sa-neamento e domicílio busca-se o percentual de domicíliosabastecidos com água e dedomicílios atendidos com es-goto sanitário (rede geral de es-goto ou pluvial); e no de saúdeavalia-se o percentual de cri-anças com baixo peso ao nas-cer, taxa de mortalidade de me-nores de cinco anos e a espe-rança de vida.

O Idese varia de zero a um epermite que se classifique oEstado, os municípios ou asregiões em três níveis de de-senvolvimento: baixo (índicesaté 0,499), médio (entre 0,500e 0,799) ou alto (maiores ouiguais a 0,800).

A boa notícia para os gabri-elenses é que São Gabriel,mais uma vez, conseguiu me-lhorar o seu posicionamentoentre os 496 municípios gaú-chos, ficando na 83ª posição.

Nos resultados anteriores aosdesta última pesquisa a cida-de figurava a 88ª colocação ecerca de 10 anos antes a cida-de ocupava o 137º lugar.

É possível observar-se, noranking total, que apenas 17municípios gaúchos estãocom Idese acima de 0,800,considerado de alto desen-volvimento. Os demais estãoenquadrados na faixa de mé-dio desenvolvimento (Ideseentre 0,500 e 0,799). São Ga-briel atingiu o índice do Idese

de 0,758 e figura na listagemà frente de municípos comoRosário e Sapucaia do Sul(veja Box).

O Município de Caxias doSul lidera o ranking, com umIdese de 0,858. A cidade é se-guida, na ordem, por Esteio(0,846), Canoas (0,840) ePorto Alegre (0,838). Entre osúltimos colocados no rankingdo Idese, Caraá continua naúltima posição, com umIdese de 0,542, antecedidapor Monte Alegre dos Cam-

pos e Benjamin Constant doSul com o mesmo índice de0,550.

Já o Estado do Rio Gran-de do Sul apresentou eleva-ção do Idese, alcançando amarca de 0,776, 5% acima doresultado do ano anterior quefoi de 0,772.

O bloco Educação, para oRS, é o principal destaquedeste último Idese, tendo re-gistrado uma elevação de2,1% com o resultado de0,870. Dentro desse bloco, o

indicador que mais contribuiupositivamente foi a taxa deatendimento ao ensino mé-dio, que se elevou em 15,8%.

Page 8: O Fato 28 de março

28 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

CIDADE

Ana Martha Focaccia

Dúvidas frequentesde português

www.colunapontodevista.comLiberdade, isenção e responsabilidade

O blog nº 1 da cidadeAnuncie:9944.9562e9664.2581

Agora, com a Rádio WebColuna Ponto de Vista, 24 horas no ar

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO

LanchesA La Carte

Petiscos à noite

Tudo isso comestacionamento privativo

Avenida Antônio Trilha, 1510Telefones: (55) 3232.3279 e

3232.3279 9629.1732

Presidente do PSD local se encontra com DanrleiNa última semana o presi-

dente do Partido Social Demo-crático (PSD) de São Gabriel,André Matheus Chiappetta Fo-caccia, se encontrou com oPresidente Estadual da sigla,Danrlei de Deus Hinterholz, nacapital do estado.

O Deputado Federal,Danrlei aproveitou o encon-tro e tratou de assuntos rela-tivos ao partido para a próxi-ma eleição municipal.

Na ocasião os dois conver-saram sobre as novasfiliações da sigla, em SãoGabriel, e Danrlei salientouque o PSD tem três grandesnomes aptos à concorrer namajoritária na cidade em2012: Dr. Arlindo Vargas,

Loiva Souto Correa e AnnaMaria Chiappetta Foccacia.

O presidente do PSD noRS também entregou paraAndré a certidão com o nomedos membros da ComissãoProvisória do partido. Sãoeles: André Matheus Chia-ppetta Focaccia - Presiden-te, Loiva Maria Souto Correa- 1º Vice Presidente, ArlindoRoso de Vargas - 2º Vice Pre-sidente, João Carlos LimaPereira - Secretário Geral,Anna Maria Chiappetta Fo-caccia - 1º Tesoureiro, IloBicca Neto - 2º Tesoureiro,Rodolfo Marques Costa - Vo-gal, Rodrigo HeidrichHeineck - Vogal e Thiago deAbreu - Vogal.

Prazo para alistamento eleitoral e transferênciade título termina em 9 de maio

O prazo de alistamentopara aqueles que ainda nãopossuem título para as elei-ções deste ano termina em 9de maio, segundo o calendá-rio eleitoral lançado pelo Tri-bunal Superior Eleitoral (TSE).Este também é o último diapara quem quiser atualizardados, solicitar alteração do

local de votação ou transfe-rência de município.

Segundo o Tribunal Regi-onal Eleitoral do Estado (TRE-RS), o movimento nos cartó-rios deve aumentar com aproximidade da data de fecha-mento do cadastro. Por isso,os eleitores que não desejamenfrentar filas devem procu-

rar o cartório eleitoral ou Cen-tral de Atendimento ao Eleitor(CAE) de sua cidade o maisbreve possível, uma vez queo prazo não será prorrogado.O dia 9 de maio é, ainda, oprazo final para o eleitor comnecessidades especiais so-licitar transferência para umaseção de fácil acesso.

Em São Gabriel, assimcomo nos cartórios eleitoraisde todo o Interior gaúcho, ohorário de atendimento é das12h às 19h.

Para o serviço, é precisolevar comprovante de residên-cia, que pode ser uma contaou uma correspondência,além de certidão de nasci-mento ou casamento, ou do-

cumento de identificação comfoto. A carteira de habilitaçãoe o passaporte não serãoaceitos para o fim de identifi-cação de quem procurar aJustiça Eleitoral para tirar o tí-tulo de eleitor.

Jovens com 15 anos quecompletam 16 até o dia 7 deoutubro, data do pleito do pri-meiro turno das eleições, equerem votar, também po-dem solicitar a inscrição.

O Rio Grande do Sul pos-sui, atualmente, cerca de 8,1milhões de eleitores. Os mai-ores colégios eleitorais doEstado são Porto Alegre, Ca-xias do Sul, Pelotas e Cano-as, cidades onde pode haversegundo turno este ano.

A Sessão Ordinária de quinta-Feira (22/03) foi presididapelo vice-presidente - vereador Valdomiro Moreira de Lima(PSDB) e secretariada pelo vereador Vagner Aloy Rodri-gues (PDT).

ORDEM DO DIAForam apregoados os seguintes Projetos de Lei:De autoria da Mesa Diretiva - Projeto de Lei nº 15 - Auto-riza a Câmara Municipal a contratar, por prazo determina-do, servidor.

De autoria do vereador Cilon Lisoski (PR) - Projeto deLei nº 16 - Dispõe sobre a criação da Banda Marcial doMunicípio de São Gabriel.

Cumpriu Primeira Pauta os seguintes Projetos de Lei:De autoria do Poder Executivo - Projeto de Lei nº 09 -Autoriza Contratações Emergenciais.

De autoria do vereador Vagner Aloy Rodrigues (PDT) -Projeto de Lei nº 14 - Dispõe sobre o atendimento prefe-rencial às pessoas obesas nas repartições públicas, nasempresas concessionárias de serviços públicos, nas ins-tituições financeiras e nos estabelecimentos comerciaisou prestadores de serviço.

Cumpriu Segunda Pauta o seguinte Projeto de Lei:De autoria do Poder Executivo - Projeto de Lei nº 10 -Estabelece o Plano de Auxílio e Subvenções para o exer-cício de 2012, autorizando a concessão.

Foram aprovadas as seguintes Proposições Legislati-vas:De autoria do vereador Vagner Aloy Rodrigues (PDT) -Anteprojeto de Lei nº 007 - Dispõe sobre a obrigatorieda-de da Prefeitura Municipal de São Gabriel, através da Se-cretaria Municipal de Transportes a instalar baterias deemergência (Nobreaks) nos semáforos da cidade.

De autoria do vereador Claudiomiro Borges (PR) - Pedi-do de Providência nº 74 - Que seja colocado com a máxi-ma brevidade possível um redutor de velocidade na RuaFrancisco Silva próximo ao nº 1907 no Bairro Bom Fim.

De autoria do vereador Cilon Lisoski (PR) - Pedidos deProvidência nº 70 - Que seja construída uma rampa deacesso para cadeirante na calçada construída no trevoda BR 290, nº 71 - Que seja informada a comunidade doBairro Jardim Primavera, de quando será inaugurada aquadra esportiva construída no referido bairro, e que sejarealizada uma limpeza no local e nº 72 - Que sejam colo-cadas placas de sinalização de trânsito vertical, indican-do a existência de escola, na Rua Tristão Pinto nº 462“Escola Mondrian”, bem como a pintura de uma faixa desegurança no referido local.De autoria do vereador Antônio Devair Moreira (PDT) -Pedido de Providência nº 73 - Que seja estudada a pos-sibilidade de construir um Parque de Rodeio Municipal.

Esta matéria você encontra no site cmsg.rs.gov.br

ELSON TEIXEIRA - ASSESSOR DE IMPRENSA

Cardeal ou Cardial?O Termo que designa o religioso escreve-se com

“e”: cardeal.Também o designativo de um conhecido pássaro

é, igualmente, grafado com “e”: cardeal.Usa-se ainda, a letra “e” na designação comum às

direções da rosa dos ventos que apontam para o Nor-te, Sul, Leste e Oeste: ponto cardeal, pontos cardeais.

O único caso em que se usa a letra “i” é no adjetivocardial, relativo à cárdia, abertura superior do estôma-go, situada perto do coração.

Por hoje é só. Até a próxima semana, queridosleitores.

André Matheus, Danrlei, Anna Maria e Ana Martha

Page 9: O Fato 28 de março

28 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 9

SOCIEDADE

Giro Social

Reservas:9969-8705

WirthEsdra

CapodartePara raio

Tendências de inverno

7 v7 v7 v7 v7 veeeeezzzzzes nos cares nos cares nos cares nos cares nos cartõestõestõestõestõesVISA/MASTER E BANRIARQ DECOR STUDIO

Studio de Decoração de interior onde são criados projetos personalizados paradeixar o ambiente lindo e acolhedor.Em nosso studio temos produtos de decoração, papéis de parede Italianos,brasileiros e japoneses, tecidos para estofados, cortinas e decoração, luminá-rias personalizadas, puxadores, ladrilhos hidraúlicos e adesivos decorativos.

Rua João Manoel, 849 (fundos loja Bramoto) com estacionamento.Venha conferir nossa linha de percianas em alumínio, madei-

ra, romanas e rolôs.Arq. Renata Altíssimo e Maria Cândida Chiappetta

E-mail: [email protected] SUA VISITA DE SEGUNDA À SEXTA,

Requinte, elegância e descontração no aniversário de MaristelaNa última sexta-feira a empresária Maristela Bonnel, proprietária da Kamisaria(logo) comemorou seu aniversário de 50

anos no Boteco Bohemia na presença de amigos e familiares.A mãe e a irmã da aniversariante, Arlete e Maclóvia, vieram de Porto Alegre e a sogra Gilda Silveira, de Bagé, para

participar da animada comemoração.Em uma grande festa para 70 mulheres, a alegria e empolgação tomaram conta até a madrugada, deixando a aniversa-

riante ainda mais radiante. Confira o que rolou na festa nos cliques de Fábio Bonnel. Parabéns Maristela!

Page 10: O Fato 28 de março

28 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

OPINIÃO10

NEI SARI - Classe ehonestidade

JORGE SANTOSRevendedor Massey Ferguson

Aero Agrícola GabrielenseA segurança dosucesso de sua

lavoura

Rua General Mallet, 82Fone: 3232.5233 ou 3232.5844

Hangar: 3232.6433 ou 3232.4104

Sindicato RuralUma força ao lado

do produtorRua Barão do São Gabriel, 943Fones: 3232.4848 ou 3232.6969

Comércio de CereaisSanta Margarida

O maior nome em comprae venda de cereais em

São Gabriel e Santa Margarida

Qualidade ebons preçossão nossas

marcas

Endereço: BR-290 - KM 420Fone: 3232.5050 ou 3232.5933

Toda a linha 2012 disponível!

1 – Bloco Político Unido. Foi na noite de terça-feira, dia 20,que cinco partidos oficializaram a grande frente, visando aseleições municipais. São eles: PP, PPS, PMDB, PSDB e DEM.União forte.

2 – Cacaio Lannes afirmou a Dagoberto que este bloco estamais unido do que nunca.

3 – A loja Ponto 50 bateu asas e voou. Uma outra loja defora já está se estabelecendo na 1ª quadra da Mallett. Umarede de armarinhos e bijouterias de Passo Fundo. Salve.Salve.

4 – As bonitas empresárias LILIAN e FERNANDA vibrandocom o sucesso da LOJA SUBVERSA, na Galeria Rosinha.LILIAN E FERNANDA são duas MISSES brilhando no altocomércio gabrielense. Beleza, elegância, classe e catego-ria. Vale a pena conhecer a loja sensação da cidade, naGaleria Rosinha.

5 – Muito obrigado a Dra. Ângela Carlesso, engenheiroSobroza, Ochôa, Beto Vargas, alta direção da famosa em-presa SOTRIN, por aceitar minha sugestão para o nome

do outro mundo de nossa cidade. PARQUE RESIDENCIALTROPICAL. Fantástico empreendimento. Espetacular!

6 – Arquitetos, engenheiros, todos em ação no projeto PAR-QUE RESIDENCIAL TROPICAL, na Avenida Antonio Trilha.Algo notável! São 200 apartamentos, 120 casas, tudo dobom e do melhor em matéria de cons-trução, ao lado dos dois imóveis dosLederes. O rio corre pro mar... Sensaci-onal!

7 – RECORDAR É VIVER! Eis aí o famo-so e glorioso time de vôlei DOIS DEOURO, da Guarnição Militar de São Ga-briel, campeão da 3ª Região Militar. Atle-tas de OURO. Boungarten, Caon, Eifler,Hélio, Ivo e Ribas. Década de 1950. Co-laboração de Edilberto Bittencourt, o po-pular Betinho, nosso grande colabora-dor.

8 – Em alta a locutora Cláudia Pereira,da Rádio Batovi. Está em alta comocomunicadora, muito querida dos seusouvintes. É forte candidata a vereadorapelo seu partido, o PTB. Cláudia Perei-ra é uma pessoa muito estimada na ci-dade.

9 – Roque, o do futebol, está feliz davida com a maravilhosa recuperação desua querida esposa. É uma alegria, nãosó dele, como deste colunista. Excelen-

te notícia. Roque é o homem certo para levantar o nossofutebol. Salve!

10 – Confirmado mais um FURO desta coluna. Em primei-ra mão. Descoberto o fantástico ROUBO da RODOVIÁRIA.

Page 11: O Fato 28 de março

28 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 11

GERAL

Rua Tristão Pinto, 992 - Fones: 3232-1868 e 3232-6468Email: [email protected]

PROMOÇÃO DO SUPERVANHOVEARROZ TP.1 CHARÃO 5KG................................5,68FAR.TRIGO FLOR DO TRIGO 5 KG.....................4,68FEIJÃO PRETO SERRA URUGUAI 1KG................1,99MASSA ESPAGUETE ROMANINI 500G................1,25

NESTA SEXTA E SÁBADO SUPER OFERTA DE HORTIGRANJEIROS ECARNE BOVINA DIANTEIRO COM OSSO

SUPERVANHOVESEMPRECOMBONSPREÇOSPARAVOCEFAZERBOASCOMPRAS!

Avenida Antônio Trilha, 1496Telefone: 3232.2936 ou 8456.2936.

A vitrine perfeita paravocê vender o seu carro.Passe em nossa loja efaça um ótimo negócio.

S10 Executive 4x2, Branca,ano 2010 – CompletaR$ 74.000,00

Ranger XLT 4x2, Verde, ano2002 – Completa (bancosem couro) R$ 39.000,00

Siena Fire 2003, Vermelho,com ar condicionadoR$ 19.000,00

Corsa Super 1999, Vermelho,4 portas – BásicoR$ 13.800,00

Marcela ToledoTTTTTelefelefelefelefelefone:one:one:one:one: 3237-17083237-17083237-17083237-17083237-1708

Educação e Unipampa definem continuidade de projetosTrabalho e Redes Sociais: regraspara uma atuação consciente

É inegável a crescente impor-tância das redes sociais emâmbito corporativo, principal-mente para a geração de negó-cios e renda. Por isso, conformeo professor de Mídia Digital daEscola Superior de Propagan-da e Marketing, Jessé Rodri-gues, as empresas devem ava-liar suas políticas de redes soci-ais, já que são propícias paradestacar sua marca. “Os depar-tamentos de Marketing e Estra-tégia devem vislumbrar as tran-sações que podem ser feitas.Proibir o acesso por parte dosfuncionários não é uma atitudeque eu recomendo”, afirma.

Lívia Lampert, presidente daAssociação Brasileira de Agên-cias Digitais, seccional do RS,sugere a regulamentação inter-na do uso das redes sociaiscomo a melhor escolha por par-te das corporações. “Não é aproibição que resolve, mas oaconselhamento. É preciso di-tar diretrizes e fazer treinamento.As redes são ferramentas de co-municação tal qual era o telefo-ne no fim do século passado”,completa.

Uma saída, de acordo com o

professor de Marketing Digital daBusinesss School São Paulo,Mario Faria, é a criação de re-gras de uso, como determinar ohorário de acesso, o tempo deexposição e o conteúdo, bemcomo o controle do que for pos-tado por parte da empresa. “Soucontra proibir o acesso. As em-presas que bloqueiam as redessociais desconhecem seu po-tencial. As pessoas precisamser educadas. O funcionário nãopode esquecer que ele está notrabalho e precisa mostrar ren-dimento.”

A própria orientação jurídicapara as empresas no intuito deresguardá-las de possíveisincomodações é de que elasdevem fazer questão de entrarnas redes sociais. De acordocom o advogado especialistaem Direito Digital Hélio Augus-to Camargo Abreu, do escritó-rio PPP Advogados, isso acabagerando uma intimidade comos clientes. Assim, não há por-que bloquear o acesso dos fun-cionários. “A gente recomendaque as empresas façam orien-tação e capacitação do funcio-nário”, afirma.

Reforçando a parceriada Prefeitura com a Univer-sidade Federal do Pampa(Unipampa), a Secretáriade Educação recebeu naquinta-feira (22) a visita danova diretora do CampusSão Gabriel, Nara RejaneZamberlan dos Santos,juntamente com a profes-sora Ana Caroline Benedettie a técnica administrativaCeli Cristina Santin. Naocasião, foi tratada a conti-nuidade dos projetos de-senvolvidos pela Unipam-pa e Prefeitura Municipal.

A Secretária Ana PaulaScipioni Capiotti salientouo reforço com a parceria da

Universidade. “Nos próxi-mos dias, o Prefeito deveráfirmar o convênio, e vamosreforçar ainda mais esteslaços que temos com a Uni-pampa, que tem colaboradode forma essencial para odesenvolvimento do municí-pio”, frisou. A diretora infor-mou que este ano, o Cam-pus local está recebendoem torno de 50% de alunosda cidade e região.

No convênio, estão previs-tos a execução dos projetosde Educação Ambiental nasEscolas do interior, bemcomo estágios de acadêmi-cos da instituição federal naRede Municipal de Ensino.

Page 12: O Fato 28 de março

O FatoUm jornal a serviço do povo!

TEMPOSão Gabriel, 28 de março de 2012

Previsão do tempo paraesta quarta-feira

Sementes de CereaisAduboUreia

CalcárioFertilizantes

Filial:BR 290 - KM 395

Fones:55. 3505. 5100 e 9938.7578

São Gabriel-RS

Matriz:

Sol com algumas nuvens. Não chove

*CASA BAIRRO SÃO CLEMENTE R$ 55 MIL2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro.*CHALÉ PRÉ-FABRICADO BAIRRO INDEPENDÊNCIA R$ 68MIL2dorm, sala, coz, área serv, banh, gar, terreno 10x45*CASA BAIRRO COHAB R$ 70 MIL2 dorm, sala, sala jantar, coz, banh, murada.* CASA BAIRRO VARGAS R$ 100 MIL3 dorm, sala, coz, banh, área serviço,garagem.*CASA SEB. MENNA BARRETO R$ 110 MIL3 dorm, sala, coz, área serv, 2 banh, gar, chur, lareira.*CASA BAIRRO 3 DE OUTUBRO (financiável) R$ 135 MIL3 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lareira, garagem*CASA BAIRRO VIVENDA( financiável) R$ 145 MIL1 suíte, 2 dorm, sala, sala jantar, coz, área serv, banh,garagem, churrasqueira, lareira.*CASA NOVA NA SEBASTIÃO MENNA BARRETO R$ 170MIL3 dorm, sala, sala jantar, coz, área serv, 2 banh, garagem.* SOBRADO NA AV. FCO. HERMENEGILDO R$ 195 MIL 1 suite, 2 dorm, 2 salas, sala jantar, coz, área serv, banh,garr p/ 2 carros, churr, lareira.

*Terreno 9,5 x 30 Bairro Pascotin R$ 27 MIL*Terreno 12X60 Bairro Gabrielense R$ 32 MIL*Terreno 30x120 Bairro Dr. Dacio R$ 35 MIL*Terreno 10x30 Av. Fco. Hermenegildo R$ 60 MIL*Terreno 15X53 General Camara R$ 100 MIL

Faça-nos uma visita e cadastre o seuimóvel para venda!

FONE: 32326409 - 91644892 – 96959586EM NOVO ENDEREÇO RUA CELESTINO

CAVALHEIRO N°724 - SALA 5AO LADO DA FARMÁCIA MEDINA

COMUNICADOA equipe do Jornal O Fato comunica aos seus leitores,

parceiros e assinantes que na próxima semana, dia 04 deabril, em virtude do feriado municipal não haverá circulaçãodeste semanário, retornando no dia 11 do mesmo mês.

15º Campeonato do GinásioSão Gabriel começa no sábado

Aconteceu na última sexta-feira o sorteio dos times parao 15º Campeonato do Ginásio. O Presidente da ComissãoOrganizadora, Carlos Eugênio Vilanova organizou e coman-dou o processo, que foi realizado na presença de todos oscapitães dos 8 times.

A rodada inaugural terá as seguintes partidas: Palmeirasx Fluminense, Grêmio x Atlético, Flamengo x Inter e Cruzeirox Corinthians.

Confira à direita, os atletas que integrarão cada equipe: