o fato 14 de março de 2012

12
ANO 02 - 058 - R$ 1,00 Fundado em 8 de dezembro de 2010 SÃO GABRIEL - RS QUARTA-FEIRA 14 de março de 2012 O Fato Empresa Jornalística Focaccia “Verba volant, scripta manent” Um jornal a serviço do povo! Página 3 Rua Gen. Câmara, 696 - F: 3232.0630 Rua João Manoel, 394 - F: 3232.3286 Página 8 Programe a compra de seu automvel 0 km atravØs de financiamento ou consrcio. CAPIOTTI MULTIMARCAS, agora representante Consrcio Simpala Avenida Antnio Trilha, 1426 Fones: 55 3232-4742 e 3232-1746 Estamos em novo endereço: Rua Tristão Pinto, 31 - Sala 3 Telefones: 3232.0010 9965.1000 PESSOAL Página 11 FIM DO MISTRIO Página 7 ESPORTE Página 6 CIDADE O poder nas palavras, nas ervas e na Sala do Investidor: dinheiro rápido e barato Os sonhos e as conquistas do presidente Adão Gauchão de Várzea em São Gabriel Balbo Teixeira desiste de pré-candidatura a prefeito O milenar ofcio das benzedeiras, curando atravØs da fora das rezas, ervas e principalmente da fØ

Upload: anderson-de-almeida

Post on 16-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Jornal O Fato que circula em 14 de março de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: O Fato 14 de março de 2012

ANO 02 - 058 - R$ 1,00 Fundado em 8 de dezembro de 2010

SÃO GABRIEL - RSQUARTA-FEIRA

14 de março de 2012

O FatoEmpresa Jornalística Focaccia

“Verba volant, scripta manent”

Um jornal a serviço do povo!

Página 3

Rua Gen. Câmara, 696 - F: 3232.0630 Rua João Manoel, 394 - F: 3232.3286

Página 8

Programe a compra de seu automóvel 0 km atravésde financiamento ou consórcio.

CAPIOTTI MULTIMARCAS, agora representanteConsórcio Simpala

Avenida Antônio Trilha, 1426 Fones: 55 3232-4742 e 3232-1746

Estamos emnovo endereço:

Rua Tristão Pinto,31 - Sala 3

Telefones: 3232.0010 9965.1000

PESSOAL Página 11

FIM DO MISTÉRIO Página 7

ESPORTE Página 6

CIDADE O poder nas palavras , nas ervas e na féSala do Investidor:

dinheiro rápido e barato

Os sonhos e as conquistasdo presidente Adão

Gauchão de Várzeaem São Gabriel

Balbo Teixeira desiste depré-candidatura a prefeito

O milenar ofício das benzedeiras, curando através da força das rezas, ervas e principalmente da fé

Page 2: O Fato 14 de março de 2012

14 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

OPINIÃO

Ivan PratesBento Pereira

TRADIÇÃO E QUALIDADEMais que uma loja, um estilo de vida.

Rua Duque de Caxias, 128Fone: 3232.6393

LEANDRO BARROS MACIEL RODRIGUESCRECI 35.543

ADAIR MACEDO RODRIGUESCRECI 39.248

E-mail: [email protected]

O FatoEmpresa Jornalística

Focaccia

Diretora: Ana Rita Chiappetta FocacciaEditora: Luciana Dall’OnderJornalista responsável: Cláudio Moreira (DRT 010499)Diagramador: Anderson Carvalho de Almeida

CNPJ: 12.954.412/0001-40

As opiniões e conceitos emitidosem artigos assinadospor colaboradores

não refletem necessariamente a opinião de O Fato, que tampoucomantém vínculo empregatício com

os mesmos.

End.: Rua Barão do Cambaí, 287 - CentroE-mail: [email protected] - Tel.: 3237-1737

Um mistério, poucas dúvidasSão Gabriel é uma cidade enigmática em vários senti-

dos. Sua história oral, infelizmente, perdida pelo esqueci-mento ou morte de seus conhecedores, esconde misté-rios, muitos deles indecifráveis para sempre. Daí sur-gem os mitos, às vezes exaltando nulidades ou dene-grindo inocentes.

Existe um caso que me fascinou recentemente. E ofascínio se aprofunda na medida em que tantos anos sepassaram, quase uma existência, e eu nada indaguei ouinvestiguei a respeito. Trata-se do prédio da Prefeitura denossa cidade. Porque ele avança despudoradamentesobre a calçada quando teria todo um quarteirão por tráspara se expandir? Seria um colossal erro de cálculo doprofissional que o projetou? De onde veio a ideia de seconstruir naquele estilo tão arrojada para as dimensõesda cidade à época?

Entra-se, então, no terreno perigoso porque escorre-gadio das hipóteses.

Na década de 20 foi assassinada uma profissionalmundana, a qual, sem qualquer dúvida, distribuiu seusfavores a vários homens, de preferência endinheirados,ou seja, pessoas de algum prestígio na comunidade.

Analisando fatos, narrações, coincidências, persona-lidades, episódios, caracteres psicológicos dos protago-nistas conclui que a mandante do referido crime, inequi-vocamente, foi uma distinta e impecável senhora, propri-etária de uma palacete na mesma rua da referida Prefei-tura. Palacete este de idêntico estilo àquela, estrategica-mente construído de forma a vigiar o esposo da referidadama, prefeito que inaugurou o prédio em questão. Notrajeto de casa até o Palácio Municipal. Eis que era públi-co e notório o caso amoroso do mesmo com a dama danoite, hoje milagreira.

Soube que a referida senhora possuía uma forte per-sonalidade, orgulhosa, dominadora e líder comunitária esocial. Sem filhos, um aspecto de seu caráter se dirigiu abenemerência, sendo caritativa e bondosa com os po-bres, tanto que sua moradia, hoje em franca decadência,destinou-se a servir os menos favorecidos, sendo atual-mente, prédio destinado a uma creche.

Curioso é ressaltar que alguns habitantes de nossacidade, pelo o que sei, precaríssimas criaturas, tãodesconhecedoras de nossa história a ponto de atingiremo mais alto grau de uma comprometedora boçalidadepreocupam-se unicamente em distorcer uma realidadepassada, inculcando a autoria do hediondo e covarde cri-me em questão a terceiros, estes só culpados de terempartilhado do leito de uma mulher pública, terceiros estesque, sabidamente, não foram poucos.

Em greve!Este artigo é de um tema um pouco antigo, mas

ainda oportuno de ser debatido. Segundo o ministro doSupremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello,a greve é um tema social. “Mas, neste caso, ela éinconstitucional, é ilegal. Se viesse uma lei legitiman-do o direito de greve de militares, ela fatalmente cairiano STF, seria julgada inconstitucional”. A paralisaçãodos policiais militares da Bahia deixou o Estado empânico. Depois de duas semanas, o impasse terminoue os PM’s decidiram voltar ao trabalho. Com uma con-dição: os grevistas não podiam ser enquadrados porcrimes militares por desobediência, insubordinação ouaté mesmo motim. O governo aceitou.

Mas, a paralisação também chamou a atenção paraa falta de condições dos policiais e possíveis falhas daprópria administração frente ao setor. Por mais que sefale em oportunismo, há algum tempo que associa-ções representativas de oficiais e praças das PolíciasMilitares dos Estados já alertavam a opinião públicasobre uma insatisfação generalizada em toda a Corpo-ração. Na Bahia, a categoria pede o cumprimento dalei 7.145 de 1997, instituída há 14 anos, cujos benefí-cios nunca foram pagos. Partindo do princípio de quea greve é ilegal, que outra solução poderiam recorreros policiais para reivindicar os seus direitos?

A sindicalização é proibida, e o policial militar, quandotoma posse, sabe que não é permitido. Mas a greve égarantida como um direito fundamental na Constitui-ção. Enfim, as “brechas” da legislação brasileira. Sevai proibir, é preciso que haja uma regulamentação maisadequada, para que os militares tenham algum poderde reivindicação. Por mais que haja restrições, tam-bém é uma categoria que pertence ao funcionalismopúblico.

A paralisação gerou um caos na segurança pública.Podemos qualificá-la como uma irresponsabilidade,principalmente pelo fato de ter ocorrido às vésperas doCarnaval. Mas será que não foi a única forma de ospoliciais chamarem a atenção para suas reivindicações?Estratégia? Talvez! Afinal, os governantes sempre pre-ferem dar aumento para os funcionários públicos civis,que tem maior poder de barganha. Os professores –classe que tenho igual respeito, entra em greve e, rapi-damente, o diálogo é aberto para solucionar o impasse.Já os policiais sempre saem derrotados em qualquertentativa de diálogo com os governos. Infelizmente!

EM TEMPO: Um abraço fraterno na minha sempreamiga Lurdes Zanchetta, leitora assídua desta coluna.

Luciane Santana Ebre Faria

ESPERANDOVOCÊESPERANDOVOCÊ

ENCONTRAR OTEMPO SUFICIENTEPARA A ORAÇÃO...

Antes de ser um ato cristão, a oração é um atohumano, que de uma forma ou de outra, rezam, sen-tem a necessidade de se relacionar com Deus, debuscar o transcendente. O diálogo com Deus ocupa,certamente, o primeiro lugar para quem se decide dar-se a uma vida interior intensa. Deus se doa a quem,totalmente e sem reserva, a Ele se doa. A vida interioré uma vida de oração. Cada um deve encontrar tempopara estar com o Senhor em íntima comunhão e diálo-go de amizade. Sem a vivência dos valores espirituaise evangélicos, não é possível ter conhecimentoexperiencial de Deus. Qualquer pessoa que queiradesenvolver a sua vida espiritual deve, todos os dias,encontrar o tempo suficiente para dedicar-se a deter-minados atos de oração.

Os estudiosos afirmam que nunca foi encontradoum povo sem religião, sem celebrações e sem divinda-de. Isso nos mostra como, em cada um, está presen-te a necessidade de, em determinados momentos, re-correr ao Senhor. Na Bíblia, não encontramos nenhu-ma definição de oração, mas, os Apóstolos vendo Cristo“conversar” com Deus, pediram: “SENHOR, ENSINA-NOS A REZAR!” E então fomos presenteados com aoração do Pai-Nosso. Santa Teresinha nos oferece umaexplicação deste misterioso e vivo diálogo com Deus:“Para mim, a oração é um impulso do coração, é umsimples olhar lançado para o céu, um grito de reco-nhecimento e amor, no meio da provação ou no meioda alegria”.

Page 3: O Fato 14 de março de 2012

14 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 3

REPORTAGEM DA SEMANA

Benzedeiras: as guardiãs da memória e do conhecimento popularLuciana Dall’Onder

Os rituais e crenças reli-giosas são tão antigos quan-to o homem na terra. Aindahoje há mulheres portadorasda chamada sabedoria po-pular, cujos reflexos se fazempresentes nas rugas dosrostos e na calma fulgente.Elas entoam rezas ancestraisque, para os mais crentes,curam os malefícios físicose espirituais. Rodeadas demistérios, usam símbolossagrados, cordões, rosários,sal, rezas, brasas e muitosoutros instrumentos, comsuas mãos cheias de dons.São chamadas benzedeiras,cartomantes, sensitivas emuito mais.

A origem destas ativida-des confunde-se um poucocom as crenças e rituais dasetnias africana, indígena eeuropéia. Hoje, em plenasociedade contemporânea,caracterizada pelos grandesavanços, ainda convivemoscom quem possui estes an-tigos conhecimentos de re-zas e benzeduras. Normal-mente as atividades são re-alizadas em locais que os-tentem em suas paredes oualtares imagens de santos,mostrando o sincretismo re-ligioso.

As benzedeiras são “fala-das” e procuradas há déca-das. Quem nunca viu umaavó sua ou de um colegui-nha benzendo a criançada darua com brasas e tesourasque formavam cruzes sobre

suas cabeças?Esta semana a reporta-

gem de O Fato conversoucom algumas destas pesso-as, designadas por sua fé oupor seus dons para curar ou-tras. Benzedeira há mais de50 anos, Dona Eva (nome fic-tício, pois ela preferiu sigilo)de 73 anos de idade, mora-dora do centro da cidade, écatólica fervorosa e apren-deu a benzer com a irmã: “Eusempre via ela receber aspessoas e com as brasas,copos de água ou ramos ver-des fazer seus atendimen-tos. Tive interesse e aprendios conhecimentos que fo-ram passados de geraçãoem geração. Acho que é umdom, pois é preciso fé parafazer as rezas”, disse ela.

Dona Eva se sente bemfazendo o bem para o próxi-mo. Apesar da idade, suasmãos são ágeis ao susten-

tar os pequenos ramos ver-des, que murcham quandoabsorvem o espírito da do-ença ou as tesouras que se-guram carvão em brasa, queafunda sempre no copo comágua enquanto a energianão estiver leve. Ela tambémbenze tecendo fios imaginá-rios que são “costurados”com as dores físicas dequem procura alívio sob asrezas das benzedeiras.

As orações, feitas em umtom quase que inaudível, in-vocam a santíssima trinda-de e os santos de confian-ça. Eva não revela o teor desuas rezas, mas dá peque-nos detalhes da sua ativida-de: “As orações são muitopessoais e individuais. Paracada doença um tipo de ben-zedura; Para cobreiro umacoisa e dor de cabeça outra;Para crianças com quebran-to já é outra reza e outra ben-zedura. Mas para todas elasnão posso permitir o clientede cruzar os pés e mãospara não invalidar a oraçãoe nem de agradecer pelabenzedura”, revelou DonaEva.

A tradição é antiga, mashoje já não é tão difundida.O número de pessoas comeste tipo de conhecimentopopular está diminuindocada vez mais e Dona Evatem uma explicação: “Achoque hoje as pessoas já nãotem mais tanta fé. Achammais fácil tomar um montede drogas do que crer nopoder de Deus, dos Santos

e das orações”, afirma ela,que não conseguiu passarseus ensinamentos para ne-nhuma das filhas.

No bairro 3 de outubro, emuma casa humilde porémiluminada, conhecemosDona Rosa Ortiz, de 53 anos.Há 32 ela coloca cartas, ben-ze e é sensitiva. Umbandistadesde pequena descobriucom 19 anos o que ela con-sidera “um dom divino” dadopor seus orixás para ajudarao próximo. O olhar firme ecomplacente mostra bonda-de e conhecimento de quemaprendeu tudo sozinha, sópelo dom: “Eu sou mãe de 9

filhos e a vida nunca foi fácil.Quando eu via que algumdeles estava cabisbaixo,amoadinho eu me concen-trava e colocava a mão sobrea cabeça deste. Fazendouma reza via a criança me-lhorar e assim comecei abenzer a quem me pedia”,

contou ela, que até hoje curaas dores de cabeça e doresfísicas dos filhos, já adultos.

Rosa conta que a mãe,também umbandista e ben-zedeira também ajudava aosoutros, mas segundo ela asrezas não se ensinam poistem de haver “dom”: “Issonão se ensina. Tem que terfé e o dom tem que ser dadopor Deus. Para eu passarmeu conhecimento para al-guém só quando eu estiverno meu leito de morte, aí simvou deixar isso de herança”,revelou ela.

A figura das benzedeirasagrega toda a riqueza espiri-tual presente na vida destasmulheres, despidas de bensmateriais, mas que expres-sam em suas diversas ma-nifestações religiosas suacrença e seus instrumentos,usados para conter a fúriaimplacável dos males terre-nos.

Mãe Cati do Agelú, é umban-dista, benze cobreiro, dá pas-ses e joga búzios. Ela foi adqui-rindo todos estes conhecimen-tos dentro da sua religião, gal-gando etapas ao longo de 20anos. Para ela o melhor époder ajudar ao próximo e levarconforto, seja com alguma pa-lavra ou com o alívio de algumador: “Me sinto realizada em po-der ajudar as pessoas. Elasbuscam auxílio, apoio espiritu-al, pois estão perdidas na suafé e precisam ser direcionadasnovamente. Quando é uma pa-lavra, um alívio para alguma dor,elas já saem daqui se sentin-

do melhor e mais confiantes”,disse ela.

Estes conhecimentos mi-lenares passam de geraçãoem geração, mas hoje já nãointeressam a muitos. Simplesfrases proferidas com fé e es-perança atenuam os sofri-mentos, aliviam as almas e re-constroem os ânimos. O quese sabe é que por traz de todoo conhecimento místico, reli-gioso, de ervas e banhos está,de forma unânime a grandio-sa fé destas mulheres deten-toras desse conhecimento po-pular. Fé esta que continua aangariar fiéis e crentes nas re-zas e benzeduras. Fé esta quepermanece a tecer seus fios,costurar suas linhas e ardersuas brasas, curando as do-res físicas e espirituais dequem busca um alívio, tam-bém tomados pela mesmainiciativa: A FÉ.Ervas e ramos para curar

Rosa, autodidata na religião

Cati, búzios, passes e rezas

Toda a linha 2012 disponível!Venha conhecer a CB 300

Page 4: O Fato 14 de março de 2012

14 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

GERAL

Dr. Gerson Luis B. Oliveira

Rua General Marques, 79Setor de Hemodiálise

Telefone: (55) 3232-6470

Médico NefrologistaCRM-RS 18299

DR. FACORua Mascarenhas de Moraes, 317 - Sala 102

Fone: (55) 3232.7342

Marcela ToledoTTTTTelefelefelefelefelefone:one:one:one:one: 3237-17083237-17083237-17083237-17083237-1708

General Marques, 261Fone: 3232.5600 e 3232.1010

PRECISA-SE DE FARMACÊUTICO

Contribuinte que não recebeu carnêde IPTU e ISSQN deve procurar o SAC

A Diretoria de Arrecadaçãoda Prefeitura informa que osgabrielenses que não rece-beram o carnê do IPTU eISSQN em casa devem pro-curar o Serviço de Atendimen-to ao Consumidor SAC, nosetor administrativo.

De acordo com o Diretorde Arrecadação da prefeitura,Cezar Augusto Skilhan Teixei-ra, mais de 700 carnês deIPTU e 680 de ISSQN não fo-ram entregues aos destina-tários, ele explica que segun-do os correios, problemascomo mudança de endereço,portão cadeado entre outros,dificultaram a entrega dos re-feridos carnês.

Cezar Skilhan lembra ain-da, que os proprietários deterrenos também devem pro-curar o SAC para terem aces-

so ao carnê para pagamentodo tributo. Os contribuintesque pagarem o IPTU 2012em parcela única até o dia 15de março têm direito a umdesconto real de 20%, jáquem tem divida ativa no anoanterior e pretende saldar adívida recebe desconto de10% no pagamento do IPTUexercício 2012. A dívida ativaainda pode ser parcelada ematé 50 vezes com parcela mí-nima de R$ 26,88.

IMPOSTO DE RENDA: OSetor de Pessoal da Prefeitu-ra informa que já está dispo-nível no Site, o comprovantepara a declaração de impos-to de renda referente a 2011.Os servidores interessadosdevem acessar o link contra-cheque web, disponível emwww. saogabriel. rs.gov.br.

Barão de SãoGabriel, 943 -

CentroFone:

3232.6420 ou3232.4848

Grande penha no Bom FimNo dia 7 de

abril, a partir das21 horas, o CTGLenços Brancosdo Bom Fim serápalco de um gran-de e festivo jantardançante, ou, nolinguajar gaudé-rio, de uma Penha.

O evento tradi-cionalista é alusivo ao aniversário da entidade, que em2012 completa 44 anos. A penha será animada pelo gru-po Canto e Fronteira, de Rosário do Sul e contará tam-bém com show do cantor nativista Adolar Brum. Mesaspodem ser reservadas pelo telefone 9987-4450, pelo va-lor de R$ 16,00 por pessoa.

www.colunapontodevista.comLiberdade, isenção e responsabilidade

O blog nº 1 da cidadeAnuncie:9944.9562e9664.2581

Agora, com a Rádio WebColuna Ponto de Vista, 24 horas no ar

Informativo da Santa Casa

Cezar alerta para prazos e descontos no pagamento do IPTU

PROVEDOR E ADM. DA STA. CASA RETRIBUEMVISITA DA COMITIVA DO HOSPITAL DE AGUDO

No final do mês defevereiro, a comitiva deintegrantes da Assoc.Hospital Agudo e doHospital de Paraíso doSul estiveram em visitaà Sta Casa na busca deconhecer toda a infraestrutura da Instituição, o modelo de gestão ea superação de muitas dificuldades, tendo em vista a história e atrajetória da Sta. Casa que até bem pouco tempo enfrentou inúme-ras dificuldades, o caos, o sucateamento, a in-governabilidade ea superação pelo modelo de gestão inovador com resultados econquistas alcançadas, o que vem se destacando como um dosmelhores hospitais e mais bem administrado do Estado.

Em retribuição a referida visita, na última sexta-feira (09/03), oProv. da Sta Casa - Roque Montagner acompanhado do Adm.Antônio César Fontoura estiveram participando na cidade de Agudo- 4ª Colônia - dos atos inaugurais do Serviço Regional deOtorrinolaringologia nas dependências do Hospital de Agudo. Alémda presença do Secretário Estadual Substituto - Elemar Sand e deautoridades daquele município, também prestigiaram o ato, o Dep.Valdecir Oliveira – Líder do Governo na Assembléia Legislativa doEstado, prefeitos da região e pessoas ligadas a Saúde. Após asolenidade, todos os presentes visitaram as instalações do Hos-pital e, em seguida, participaram de um almoço de confraterniza-ção nas dependências do CTG Sentinela do Jacuí.

Montagner enfatiza que o Governo do Estado esta de para-béns, em priorizar no seu programa a descentralização de servi-ços contemplando a antiga reivindicação dos Gestores de Hos-pitais do interior, acolhendo propostas de instalação de serviçosde atendimento pelo SUS a exemplo da Otorrinolaringologia eUrologia. Contribuindo significadamente para um atendimento maishumanizado e um tratamento adequado de seus pacientes dimi-nuindo a fila de espera e evitando-se a superlotação dos grandescentros de saúde, como Santa Maria e Porto Alegre, garantidoassim sua inserção no contexto regional de saúde, fortalecendoos hospitais do interior do Estado. Na Sta. Casa o serviço deUrologia e Otorrinolaringologia funciona de segunda à sexta-feiraatravés de pré-agendamento, contemplando uma população deaproximadamente 480 mil habitantes residentes nos 12 municípi-os integrantes da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ªCRS). Já o Centro de Otorrinolaringologia do Hospital de Agudoatende os municípios da 4ª CRS de Santa Maria e da 8ª CRSCachoeira do Sul.

Page 5: O Fato 14 de março de 2012

14 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 5

CULTURA

Reminiscências

Posto GauchãoO amigo que você confia sempre.

Comprove que o rendimento da ga-solina Shell V-Power compensa a pe-quena distância.Gasolina Shell V-Power. O po-der da Ferrari, da fórmula 1, noseu carro.

A apenas 1 km da entrada da ci-dade.

A história do lendário e aguerrido Passo da ArtilhariaA 4 de maio de 1831, o

Exército Imperial passava poruma organização em plenaRegência Trina. Foi criado,nessa ocasião, o Corpo deArtilharia a Cavalo, “decanoda artilharia do Brasil”, comsede na Capela Curada deSão Gabriel, no Rio Grandedo Sul. Mais tarde, passou aser 1° Regimento de Artilha-ria a Cavalo.

No entanto, essa unida-de militar só chegou a SãoGabriel no ano de 1846,quando começaram a cons-truir o grande quartel, hoje

sede do 6° Batalhão de En-genharia de Combate.

O trecho do Rio Vacacaíque passa aos fundos émuito expressivo pela suaimagem bucólica, despraia-do, com lagões e uma ense-ada larga e bonita, por ondedescem as águas num ca-nal mutante. No verão, sem-pre dá pé e dificilmente, emépocas normais, não dá vau.

Esse local foi outrora de-nominado de “Passo da Arti-lharia”, por onde se cruzavao rio, descendo por um cortelargo na barranca e saindo

no outro lado, numa praiadisfarçada e contemplativa,com uma bela visão interiordo Vacacaí em curva.

Por ali passaram os arti-lheiros arrastando seus ca-nhões, puxados a cavalo,para exercícios nos camposque se distendem dali emdiante. Daí o nome.

Por esse passo vadeou,a 20 de novembro de 1926,o então tenente Vicente Má-rio de Castro, após revoltaro 6° Grupo de Artilharia aCavalo. Seguiu com 38 ho-mens, que foram se reunir

aos revoltosos dos tenentesNelson e Alcides Etchgoyn,no Seival.

“Passo da Artilharia”, de-nominativo de evocaçõessaudosas dos macróbiossolados artilheiros, marcoua tradição da nossa gente,que trouxe até poucos anos,conhecido e lembrado porquantos recordavam aspassagens antigas doVacacaí.

Mas o destino do velhopasso de recordações cas-trenses, teria o seu ocasocom a extinção do 6° Grupo

de Artilharia, em 1939. Seucomandante capitão Osmarde Almeida Brandão, em Bo-letim Diário 89, de 13 deabril desse ano, ao se des-pedir da casa paterna do“Boi de Botas”, assim esva-zia seu sentimento de ardo-roso artilheiro:

“São Gabriel, berço dosmeus filhos varões, não temmais artilharia! E só na sau-dade, na alma dos filhosdesta terra, se ouvirá, às ve-zes, o troar dos velhos ca-nhões nas salvas de estilo

e o eco melancólico dos cla-rins, a repercutirem tristo-nhos pelas baixadas do‘Pass da Artilharia’”.

O vaticínio do capitãoBrandão cumpriu-se alémdo que previra. São Gabrielperdeu a artilharia e, o RioVacacaí, o Passo da Artilha-ria, fechando anos depois.Poucos sabem que aquelacruzada militar, desfiguradapelos anos, chamou-se poresse nome pomposo de ar-dor patriótico.

Esfumou-se no tempo.

Ouro emSãoGabrielConforme revelaram estudos geológicos realizados no interior do município, a partir de 1937 ficou

constatada a existência de ouro nas cabeceiras do Rio Vacacaí, mais propriamente no Cerro Verde, daSerra Barbaraquá (Palmas). Nos riachos do Cerro do Ouro também foi encontrado ouro de aluvião queera explorado por garimpagem, assim como na Palma, onde conhecemos certo número de pessoas quebateiavam nas sangas que desciam da serra. Na Sanga do Guabijú foi encontrada, naquela época, umapepita com cerca de 300 gramas de ouro, assim registrado no livro “Aspectos Gerais de São Gabriel”, deFortunato Pimentel.

Page 6: O Fato 14 de março de 2012

14 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

GERAL6

9663.2395

Avenida Antônio Trilha, 1496Telefone: 3232.2936 ou 8456.2936.

A vitrine perfeita paravocê vender o seu carro.Passe em nossa loja efaça um ótimo negócio.

Não deu para São Gabriel na final do Circuito Verão SESCO Circuito Verão Sesc de

Esportes 2012 conheceuseus campeões no domin-go, dia 04 de março. O even-to envolveu durante os me-ses de janeiro e fevereiro 12mil atletas, de 92 cidadesgaúchas. As finais foram re-alizadas na Praia Grande, em

Torres, no litoral norte gaú-cho, e reuniram 2,6 mil atle-tas.

As disputas ocorreramnas modalidades de Futebolde Areia, Vôlei de Duplas,Futevôlei, Basquete de Areiae Handebol de Areia. Os ti-mes da Capital foram os

grandes vencedores, comquatro equipes premiadas. Aregião de Santa Maria tam-bém se destacou com a con-quista de três premiações.

São Gabriel, que sempreesteve presente no pódio empelo menos uma das moda-lidades, neste ano ficou de

fora.Já o município de Rosá-

rio do Sul conseguiu trazerdois troféus de primeiro co-locado nas modalidadesde Futevôlei Masculino, comPiter e Christian, e Futebol deAreia Masculino com a equi-pe Riachuelo Juventus.

Gauchão Polar de Várzea começa em junhoO campeonato estadual,

intitulado I Gauchão Polar deVárzea, terá inicio em junhocom término previsto para ofinal de dezembro deste ano.De acordo com o regula-mento da competição, cadamunicípio será representadoapenas por uma equipe, acampeã do campeonato devárzea local. A cidade que ti-ver apenas um time deveráencaminhar sua inscriçãopara ser avalia-da pela Funder-gs – Fundaçãode Esporte e La-zer do RS –, or-ganizadora do IGauchão.

E São Gabri-el não ficará defora dessa dis-puta. Até o co-meço do mêsde abril a Secre-taria de Turismodeverá definir onúmero de equi-pes que partici-parão da micro-

regional, definindo assim aequipe que representará acidade na regional doGaúchão Polar de Várzea. Aseletiva será feita com asequipes que se destacaramno Campeonato Citadino.

A expectativa é de envol-ver cerca de 50 mil atletasna competição, que projetaa realização de aproximada-mente 500 partidas de fute-bol e público de mais de um

milhão de pessoas. Semdúvida, números que res-saltam a natureza social doprojeto, gerando a integra-ção de distintas regiões emtorno do esporte e novasoportunidades de trabalhopara jogadores, comissões

técnicas, arbitragem e ou-tras categorias de trabalha-dores ligadas ao mundo dabola. Os números grandio-sos também dão a possibi-lidade de o campeonato deentrar para o livro dos recor-des.

S10 Executive 4x2, Branca,ano 2010 – CompletaR$ 74.000,00

Ranger XLT 4x2, Verde, ano2002 – Completa (bancosem couro) R$ 39.000,00

Siena Fire 2003, Vermelho,com ar condicionadoR$ 19.000,00

Corsa Super 1999, Vermelho,4 portas – BásicoR$ 13.800,00

Tuca fala sobre concorrênciados serviços de água

No final da manhã de terça-feira (13), através de proposi-ção do vereador Cilon Lisoski(PR), e atendendo convite doParlamento Gabrielense, com-pareceu na “Casa do Povo” oSecretário Geral de Governo evereador licenciado - Artur Gou-lart “Tuca”, que durante parteda sessão ordinária discorreue inteirou todos os vereadorese público assistente sobre aconcorrência pública dacontratação da empresa pres-tadora de serviço de abasteci-mento de água e tratamento deesgoto em São Gabriel, outro-ra prestado pela Companhiade Saneamento do Estado(Corsan).

Os trabalhos foram condu-zidos pelo Presidente da Câ-mara - vereador Adão Santana(PTB), que naquele momentoagradeceu a presença do Se-cretário Tuca, destacando a im-portância dos referidos escla-recimentos para os parlamen-tares, assistência, bem comoà comunidade gabrielense queterá a oportunidade de acom-panhar todas as informaçõesatravés dos órgãos de impren-sa ali presentes.

Durante sua manifestação,Tuca apresentou o resumo ge-ral, passo a passo de todo oprocesso licitatório da concor-rência pública, demonstrandoassim, a total transparência eresponsabilidade do PoderExecutivo com todos os muní-

cipes. Ele destacou que tudocomeçou no início de 2009 quan-do foi iniciada a elaboração doPlano Municipal de Saneamen-to (PMS). O Secretário esclare-ceu sobre o fim do contrato coma Corsan e também o contratoemergencial realizado pelo Exe-cutivo. Tuca abordou detalhessobre as Audiências Públicasrealizadas para a apresentaçãodo PMS, a aprovação da criaçãoda Agência Reguladora pela Câ-mara de Vereadores, etc. Segun-do ele, em dezembro de 2011aconteceu a abertura do Proces-so Licitatório onde foramcredenciadas três empresas:Consórcio “Soluções para aVida”; Consórcio “Nova São Ga-briel” e Consórcio “Foz de SãoGabriel”, sendo que no final dejaneiro deste ano foi homologa-do como vencedor o Consórcio“Soluções para a Vida”.

O Secretário Tuca fez ques-tão de frisar que todos os deta-lhes (material impresso) sobreo processo licitatório estará sen-do enviado à Câmara nos próxi-mos dias, e, se ainda surgiremalgumas dúvidas, ele voltará no-vamente para dirimi-las. Tucaesclareceu que a empresa ven-cedora teve aprovação em todosos itens constantes no edital,cumprindo rigorosamente to-das as exigências. “Tenho aconvicção e certeza que quemganhará com tudo isso é a co-munidade gabrielense”, finali-zou o Secretário.

Page 7: O Fato 14 de março de 2012

14 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 7

GERAL

Peugeot, Kia, Nissan e HondaLinha 207 O kmEntrada + 24x juro 0,49%Linha 408 SedanEntrada + 24x taxa 0%Pick up HogganPreço especial produtor rural e CNPJCom taxa 0,99%

TODA A LINHA NISSAN COM PREÇOS ESPECIAIS E TAXAS PROMOCIONAISMARCH, 1º CARRO POPULAR JAPONÊS NO BRASIL

Em São Gabriel,naAvenida

Antônio Trilha

Telefone:3237.1373

Lojas em São Gabriel, Rosário do Sul e Santana do Livramento

ARQ DECOR STUDIOStudio de Decoração de interior onde são criados projetos personalizados paradeixar o ambiente lindo e acolhedor.Em nosso studio temos produtos de decoração, papéis de parede Italianos,brasileiros e japoneses, tecidos para estofados, cortinas e decoração, luminá-rias personalizadas, puxadores, ladrilhos hidraúlicos e adesivos decorativos.

Rua João Manoel, 849 (fundos loja Bramoto) com estacionamento.Venha conferir nossa linha de percianas em alumínio, madei-

ra, romanas e rolôs.Arq. Renata Altíssimo e Maria Cândida Chiappetta

E-mail: [email protected]: (55) 9964.7108 ESPERAMOS SUA VISITA DE SEGUNDA À SEXTA,

DAS 14H ÀS 18H!

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO

LanchesA La Carte

Petiscos à noite

Tudo isso comestacionamento privativo

Avenida Antônio Trilha, 1510Telefones: (55) 3232.3279 e

(55)9629.1732

3232.3279 9629.1732

PMDB revela chapa majoritáriaMesmo antes da 1ª reu-

nião oficial da sua comissãoeleitoral anunciada na quin-ta-feira, 8, o PMDB gaúchojá iniciou o processo deprospecção de candidatu-ras. Neste final de semanao presidente Ibsen Pinheiroe o secretário-geral João Al-berto Machado se dividirampara iniciar o processo demobilização para as elei-ções de 2012 e a região es-colhida foi a Fronteira.

Em São Gabriel, a infor-mação coletada pelo secre-tário João Alberto é que oPMDB está em processo de

construção de alianças paraformar uma frente de oposi-ção ao PDT, partido que go-verna o município. Uma dasapostas do PMDB para com-por chapa é do PresidenteTita Jobim. O que é certo éque a sigla terá papel prota-gonista na disputa. Foi deci-dida, por unanimidade, pelodiretório local, a presençado partido em chapa majori-tária.

Ibsen Pinheiro, João Al-berto, os Deputados AlceuMoreira (federal) e MárcioBiolchi (estadual), e DanielKieling, ainda estiveram em

Caçapava do Sul, Alegrete,São Borja e Uruguaiana de-

finindo ações para o pleitoeleitoral de outubro.

Balbo Teixeira retira pré-candidatura a prefeitoPela primeira vez em apro-

ximadamente 15 anos, Bal-tazar Balbo Teixeira não dis-putará uma eleição. No sá-

bado (10), o ex-prefeito anun-ciou a retirada de seu nomeda lista de pré-candidatos doPSB a Prefeitura de São Ga-

briel. Teixeira fez o anúnciodurante evento estadual dopartido no Hotel Plaza SãoRafael, em Porto Alegre.

O atual coordenador doMinistério da Integração Na-cional no Rio Grande do Sulatribuiu a sua desistênciaao fato de a esposa estarcom problemas de saúde.A partir de agora, o PSB co-meça discutir internamenteo nome que disputará a elei-ção de outubro.

Tita Jobim deverá formar frente de oposição ao PDT

Balbo fora do pleito

A Sessão Ordinária de Segunda-Feira (12/03), foi presidida pelo pre-sidente - vereador Adão Santana (PTB) e secretariada pelo vereadorVagner Aloy Rodrigues (PDT).

ORDEM DO DIA

Foram apregoados os seguintes Projetos de Lei:

De autoria do vereador Vagner Aloy Rodrigues (PDT) - Projeto de Leinº 11 - Que Institui a meia entrada para professores da Rede PúblicaMunicipal de Ensino em Estabelecimentos Que Promovam Lazer e Entre-tenimento e Estimulem a Difusão Cultural.

De autoria do vereador Cilon Lisoski (PR) - Projeto de Lei nº 08 -Dispõe sobre a inclusão da Semana do Índio no calendário oficial deeventos do município.

Cumpriu Primeira Pauta os seguintes Projetos de Lei:

De autoria do vereador Valdomiro Lima (PSDB) - Projetos de Lei nº06 - Dá o nome de Rua Abílio Bolll a atual Avenida B, do Bairro Univer-sitário e nº 07 - Dá o nome de Herta Kellers Boll a atual Avenida A 24, doBairro Universitário.

Cumpriu Segunda Pauta o seguinte Projeto de Lei:

De autoria do Poder Executivo - Projeto de Lei nº 005 - Autorizacontratação emergencial.

Foram aprovadas as seguintes Proposições Legislativas:

Do vereador Lizandro Cavalheiro (DEM) - Anteprojeto de Lei nº 06 -Autoriza contratação Emergencial; Pedidos de Providência nº 57 - Queseja feito o patrolamento das estradas do Rincão dos Ambrósios,Camisão, Cerrito e Pavão, em Catuçaba; nº 61 - Que seja realizada apoda dos arbustos crescidos no trecho que compreende as três ponteslocalizadas na localidade de divisa, Catuçaba e nº 62 - Que seja realizadoo patrolamento e poda dos arbustos na beira da estrada do Corredor daCasa Branca em Catuçaba.

De autoria do vereador Vagner Aloy Rodrigues (PDT) - Votos deLouvor nº 06 - À Sra. Gilda Terezinha Bagesteiro Santana - Coord. e GTM- Representante da SEME, pelos serviços prestados no PIM em SãoGabriel; nº 07 - À Sra. Elisabete Carrara Menezes, GTM - Representanteda Sec. Mun. da Saúde, pelos belos serviços prestados no PIM noMunicípio de São Gabriel; nº 08 - À Sra. Nilzete Eguilhor Rodrigues,Monitora SEME, pelos belos serviços prestados no PIM no Município deSão Gabriel; nº 09 - À Sra. Gislaine Pereira Rodrigues, Monitora SEME,pelos belos serviços prestados no PIM no Município de São Gabriel; nº10 - À Sra. Flabia Roselita Garcia de Freitas, GTM Representante daSec. Mun. de Assistência Social, pelos belos serviços prestados no PIMno Município de São Gabriel e nº 11 - À Sra. Roseleta Kamphorst Neves,Digitadora da Sec. Municipal da Saúde, pelos belos serviços prestadosno PIM no Município de São Gabriel.

De autoria do vereador Cilon Lisoski (PR) - Pedidos de Providênciasnº 58 - Que seja colocado um abrigo de ônibus na parada da Rua EdmundoBerchon, em frente ao nº 449, Vila Maria; nº 59 - Que seja realizadoestudo, referente a coleta de lixo domiciliar, a possibilidade da coleta serrealizada todos os dias nos Bairros de maior população, como é realizadano Centro do Município e nº 60 - Que seja efetuada a limpeza nas ruas doBairro Pascotin, bem como sejam incluídas as ruas do referido bairro nocronograma de calçamento da Secretaria de Obras.

De autoria do vereador Rômulo Farias (PSB) - Moção de Apoio nº 01- Aos Professores da Rede Pública Estadual de Ensino, que encontramse em estado de greve, com paralisação programada para os dias 14, 15e 16/03, reivindicando a seguinte Pauta: Cumprimento da Lei do PisoNacional da Educação; Contra a mudança na fórmula de reajuste dopiso; Defesa dos Planos de Carreira e 10% do PIB na Educação Pública,Já.

De autoria do vereador Claudiomiro Borges (PR) - Pedido de Provi-dência nº 63 - Que seja colocado com a máxima brevidade possível 2(dois) redutores de velocidade na Rua Clarestino Bento no Passo daLagoa.

De autoria do vereador Antônio Devair Moreira (PDT) - Pedido deProvidência nº 64 - Que seja estudada a possibilidade de ser ligada a RuaCambaizinho à Rua Francisco Hermenegildo, no bairro Mariana.

Esta matéria você encontra no site cmsg.rs.gov.br

ELSON TEIXEIRA - ASSESSOR DE IMPRENSA

Page 8: O Fato 14 de março de 2012

14 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

CIDADE

EDITALCOOPERATIVA DE LÃ TEJUPÁ LTDA

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

O Presidente da COOPERATIVA DE LÃ TEJUPÁ LTDA, so-ciedade que conta em seu quadro social com quatro milnovecentos e trinta e dois (4932) associados, usandodas atribuições que lhe são conferidas pelo art. 19 doEstatuto Social, convoca os senhores associados para aASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA a ser realizada no dia30 de MARÇO de 2012, às 8:00 horas em primeira convo-cação, às 9:00 horas em segunda convocação, e as 10:00horas em terceira e última convocação, tendo por local asede da sociedade, situada nesta cidade, na rua GeneralCâmara 810, a fim de deliberarem sobre a seguinte OR-DEM DO DIA:

1 – Prestação de contas do exercício 2011, compreen-dendo o demonstrativo do balanço e resultados, e Deli-beração sobre a destinação do resultado do exercício.

2 – Eleição para o cargo de VICE-PRESIDENTE, para omandato de 3 (três) anos e renovação de 1/3 (um terço)do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.

3 – Fixação do valor da gratificação para o Presidente,para o Vice-Presidente e para o Dietor-Secretário.

4 – Outros assuntos de interesse da sociedade.

Com referência ao item dois deste Edital, o prazo de ins-crições dos Candidatos é de 10 (dez) dias, contados daprimeira publicação do presente Edital na Imprensa. Ospedidos de inscrições serão recebidos na Sede Socialdas 8:30 hs às 11:30 hs, e das 14:00 hs às 17hs hs.

SÃO GABRIEL, 01 DE MARÇO DE 2012

EDITALCOOPERATIVA DE LÃ TEJUPÁ LTDA

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente da COOPERATIVA DE LÃ TEJUPÁ LTDA,sociedade que conta em seu quadro social com quatromil novecentos e trinta e dois (4932) associados, usandodas atribuições que lhe são conferidas pelo art. 19 doEstatuto Social, convoca os senhores associados para aASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA a ser realizadano dia 30 de MARÇO de 2012, às 14:00 horas em primei-ra convocação, às 15:00 horas em segunda convocação,e as 16:00 horas em terceira e última convocação, tendopor local a sede da sociedade, situada nesta cidade, narua General Câmara 810, a fim de deliberarem sobre aseguinte ORDEM DO DIA:

1 – Deliberação sobre encerramento das atividades dasfiliais das cidades de Rosário do Sul, Cacequi e PinheiroMachado.

2 – Outros assuntos de interesse da sociedade.

SÃO GABRIEL, 01 DE MARÇO DE 2012

Ana Martha Focaccia

Dúvidas frequentesde português

Dinheiro rápido e barato na Sala do InvestidorDesde que foi inaugurada

em dezembro de 2011, aSala do Investidor aplicou emtempo recorde mais de 90mil reais no comércio local.O investimento correspondeao período de dezembro de2011 ao final de fevereiro de2012 quando a Secretaria deIndústria e Comércio regis-trou em média 80 atendi-mentos mensais.

Dos 98 mil e quinhentosreais investidos, trinta e trêsmil e quinhentos foram paracapital de giro e sessenta ecinco mil, no comércio e pres-tação de serviços da cidade.

Em apenas três meses19 projetos foram aprovadosatravés do Programa Gaúchode Microcrédito. Para o Se-cretário de Trabalho Indústriae Comércio, Paulo CesarBraga, este número expres-sivo de atendimentos apro-vados representa o compro-metimento da AdministraçãoMunicipal com a economia egeração de emprego e ren-da aos cidadãos gabrielen-ses: “A nossa satisfação éque esse trabalho vem aoencontro da política de apoioe geração de emprego do

Prefeito Rossano, estamosatingindo e ultrapassandometas”, declarou PauloBraga.

A aprovação rápida e fácilde crédito, o parcelamento ea atrativa taxa de juros deapenas 0,64% ao mês, foi oque levou a costureira NilzaRodrigues Talarico à Sala doInvestidor. A trabalhadora in-formal que tem sua sala decostura em casa na RuaSanta Maria, no Bairro Cida-de Nova, conseguiu créditopara reformar o local ondetrabalha. Motivada, Nilza falada satisfação em poder in-vestir no negócio: “Achei ma-ravilhoso o acesso ao micro-crédito, porque eu teria difi-culdade já que eu não teriacomo provar a minha renda.Eu tenho apenas um cader-no de anotações e isso nãoé prova suficiente pra eu ir aobanco tirar empréstimo.Com esse crédito melhoreia infra-estrutura da minhasala de costura recebo me-lhor as minhas clientes. Va-leu muito a pena quem pre-cisa de crédito eu recomen-do que procure a Sala do In-vestidor”.

Os microempresários bemcomo profissionais liberaisinteressados em adquirir osbenefícios do Programa Gaú-cho de Microcrédito devemprocurar a Sala do Investidor,localizada na Rua Júlio deCastilhos no Prédio da Asso-ciação Comercial e Industrial,ao lado do PROCOM. Neste

local irão encontrar o atendi-mento especializado da funci-onária Silézia Oliva Igisk, querecebeu treinamento exclusi-vo para atender ao ProgramaMicrocrédito Gaúcho.

Mais informações pelos te-lefones: 3232 1273, comSilézia e 3232 1364 comManoela.

Júniors ou Juniores?O certo, para os países que usam a língua portu-

guesa, é júnior (no singular) e juniores (no plural). Odeslocamento da sílaba tônica é fato normal, acon-tecendo também na palavra caráter: caráter (no sin-gular) e caracteres (no plural).

Maisena ou Maizena?Com “s”. Vem de mais (variedade de milho). Por-

tanto, aquela caixa de maisena que a gente comprapor aí está errada, foi registrada em desacordo coma gramática.

Baixa taxa de juros é incentivo à pequenos empresários

Page 9: O Fato 14 de março de 2012

14 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 9

SOCIEDADE

Giro Social

Alphorria, M.Officer, Borda Barroca

Rua General Mallett, 600 – sala 01- Tel.: (55) 3232-2163E-mail: [email protected]

6 x nos cartões30% para 30 diasOutlet 50% à vista30% para 30 dias

Reservas:9969-8705

WirthEsdra

CapodartePara raio

Tendências de inverno

7 v7 v7 v7 v7 veeeeezzzzzes nos cares nos cares nos cares nos cares nos cartõestõestõestõestões

ÁlbumdeFamília

Fernando & SabrinaBeleza, união e alegria. Na foto, o elegante ca-

sal Fernando Abbott Neto e Sabrina Cechim, cur-tindo o entardecer de um belo dia de verão. Osdois esbanjam simpatia e descontração neste re-gistro fotográfico, mais uma imagem que eternizao enlace matrimonial destas duas pessoas gentise educadas.

Escreveu o poeta, que a verdadeira felicidade está na pró-pria casa, entre as alegrias da família. E ele tem razão! Emalto estilo, a Família Spencer da Fontoura Teixeira encanta oGiro Social desta edição! Brilhando sempre, o bonito e admi-rável casal Aline e Teco Teixeira, com os filhos Bernardo eGabriella. Figuras admiradas pela sociedade local, Aline éproprietária de Occa Boutique e Teco é produtor rural.Felizaniversário,�Queridão�!

O produtor rural Jorge Borges – o simpático Queridão,trocou idade recentemente. De bem com a vida, ele festejoua data na companhia de amigos e familiares. ‘Queridão’ écasado com Rita Dias, com quem tem três filhos: Franco,Milton e Jorginho. Lembre-se: “Que além dos aniversários eatravés do sempre você seja muito feliz”. Parabéns!

Na foto, Cláudia Cu-nha com a sua mãe,a distinta e gentil se-nhora, dona Carmen

Lígia Cunha – viúvado sempre lembrado

Dr. Eronides Vieirada Cunha. Exem-plo de classe eelegância, donaCarmen Lígiaprocura estarsempre no conví-

vio harmonioso com a família, bem como de desfrutar demomentos agradáveis e descontraídos na companhiade familiares.

Aline com os filhos Bernardo e Gabriella Gabriella com os pais Aline e Teco Teixeira

VISA/MASTER E BANRI

Page 10: O Fato 14 de março de 2012

14 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

OPINIÃO10

Comércio de CereaisSanta Margarida

O maior nome em comprae venda de cereais em

São Gabriel eSanta Margarida

Aero AgrícolaGabrielense

A segurança dosucesso de sua

lavoura

Rua General Mallet, 82Fone: 3232.5233 ou 3232.5844

Hangar: 3232.6433 ou 3232.4104

NEI SARI - Classe ehonestidade

Sindicato RuralUma força ao lado

do produtor

Rua Barão do São Gabriel, 943Fones: 3232.4848 ou 3232.6969

JORGE SANTOSRevendedor Massey Ferguson

Confira!!

Qualidade ebons preçossão nossas

marcas.

Endereço: BR-290 - KM 420Fone: 3232.5050 ou

3232.5933

1 - Um prejuízo inédito. 40 mil quilosde MEL foram para o brejo com a secadeste ano.

2 - Mesmo com a seca nosso municí-pio continua sendo dos maiores expor-tadores de mel puro do Brasil para oexterior.

3 - O líder ALDO do MEL e todos osvalorosos apicultores de São Gabrielsão exemplos de dedicação à produ-ção do MEL, uma das delícias do MUN-DO. Salve. Salve.

4 - Ricardo Coirolo. Bomba! Bomba!Bomba! Poderia ser o VICE do Ros-sano para a Prefeitura.

5 - Bomba! Bomba! Bomba! Rossanoacha esta eleição a mais fácil de todasas suas conquistadas.

6 - O REI da Soja, produtor LUCIANO

da forte equipe ARRUDA, em festa naNova Fazenda em Suspiro, comemo-rando com os amigos da galera,ADELINO e GILMAR e com oschurrasqueiros, na grande festa daNOVA Fazenda, antigo Casarão. Umdos prédios mais bonitos do interior domunicípio.

7 - RECORDAR É VIVER! Reunião daARENA no Bar do Amado. O verea-dor Nolan Scipioni, um excelente ve-reador e um dos melhores secretári-os de Turismo, com o Dr. Astarita, Co-ronel Cunha e Antônio Paulo. O tem-po passa! E a saudade fica...

8 - Aniversário festejado. Tendo porcenário a AABB, foi festejado, entreamigos e líderes políticos, o aniver-sário do secretário de Turismo NAIROGONÇALVES. Uma alegria só. Músi-

ca do Pingo excelente com o seu fi-lho Ricardo. Nairo chorou de emoção.A grande festa foi uma surpresa dadaao aniversariante pelos seus familia-res.

9 - Espetacular. O Parque ResidencialTropical, com seus 200 apartamentosa venda e suas 120 casas no planoMinha Casa Minha Vida. Seria real-mente UMA NOVA CIDADE na Av.Antônio Trilha.

10 - O fantástico Parque ResidencialTropical fica na Av. Antônio Trilha, vi-zinho das propriedades dos Lederes.Sabe lá o que é isto. O rio corre promar. Vendas com os garotos OCHÔAe Beto Vargas. VIVA O BRASIL.

Page 11: O Fato 14 de março de 2012

14 de março de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 11

GERAL

Rua Tristão Pinto, 992 - Fones: 3232-1868 e 3232-6468Email: [email protected]

PROMOÇÃO DO SUPERVANHOVE

LEITE DÁLIA 1L.. ..............................................1,49 AÇÚCAR REFINADO UNIÃO 1KG....................... 1,89

MARG.DORIANA 500G...................................... 2,68 COXA CARRER DORSAL KG............................... 2,99

CERV.SKOL LATA 350ML................................... 1,39

NESTA SEXTA E SÁBADOSUPER OFERTA DE HORTIGRANJEIROS

SUPERVANHOVE SEMPRE COM BONS PREÇOS PARA VOCÊ FAZER BOAS COMPRAS!

Final de semana teve formaturade Direito na Urcamp

No últimosábado, 10de março,aconteceu aformatura demais uma tur-ma do cursode Direito daUrcamp SãoGabriel. O tra-dicional even-to do mês de março, marca o início da temporada deformaturas referente às turmas do segundo semestrede 2011. Esta é a 31ª turma do curso formada pelaUrcamp São Gabriel. Contando com 16 formandos oevento ocorreu no Campus III da instituição. O baile foino Brasil Tênis Clube.

No próximo sábado, 17 de março, a noite será dosformandos do curso de Educação Física. O local doevento será o Campus II da Urcamp São Gabriel.

Adão Santana: uma vida dedicada ao serviço públicoLuciana Dall’Onder

Nascido em 13 de agostode 1961, o gabrielense AdãoSantana descobriu cedo quequeria dedicar sua vida parao serviço público. Filho deprodutores rurais da localida-de do Passo do Ivo, Adão é ocaçula de 9 irmãos e veiopara a cidade na busca dosestudos quando tinha 6

anos.Com apenas 12 anos de-

cidiu que iria trabalhar, maspara isso precisava de umaautorização judicial, por cau-sa da pouca idade. Assim,em 1973, recebeu a autori-zação em forma de um ca-rimbo na carteira de trabalho,dado pelo promotor público,na época Dr. Iniold PratesBento Pereira: “Tenho muito

orgulho disso. Mostro minhacarteira de trabalho parameus filhos, como exemplo.Ainda mais por ter a assina-tura do Dr. Iniold, que é umapessoa que admiro muitoaté hoje”, disse Adão.

Sua primeira oportunida-de surgiu na mesma época,como menor estagiário noextinto FunRural e depois noSindicato Rural.

Foi neste momento queAdão percebeu que queriafazer mais pelas pessoas ese deu conta que na iniciati-va privada não conseguiriarealizar seu desejo. Entãoem 1982 se candidatou pelaprimeira vez à Câmara Mu-nicipal, ficando como su-plente e desde então dedi-ca sua vida à populaçãobuscando melhorias.

Formado em Economia eDireito, Adão direciona seusconhecimentos para proje-tos e anteprojetos que be-neficiem a comunidade. A for-mação em pedagogia da

esposa, Glauce, também au-xilia na tomada de decisões,que são sempre analisadas,estudadas e melhoradas àexaustão.

O pai de 5 filhos Adão San-tana, se orgulha da família efala com carinho de cada umdos “herdeiros”, mas é Carol,a quem chama de“Carolzinha” que conseguefazer os olhos de Adão brilha-rem mais forte: “A Carolzinhaé um exemplo. A Glauce e euaprendemos muito com ela,e não só por ela ser especial,mas sim por ela ser ilumina-da” declarou o pai orgulhosoda filha portadora da Síndro-me de Down.

Ao falar da família Adãoconfessa que sua esposa eseus 5 filhos representamtudo em sua vida: “Minha fa-mília é tudo. Na vida privadae também na pública, poisme apóiam, me compreen-dem e me acompanham”,disse ele.

Adão se sente realizado

com sua vida profissional,pois conseguiu realizar osonho adolescente de ajudaràs pessoas. Em seu 4º man-dato é Presidente da Câma-ra Municipal de Vereadorespela 3º vez e quando pergun-tado sobre o que destacariadentre os seus projetos,Adão foi categórico: “Salien-to os projetos na área da saú-de e principalmente na áreada inclusão. Até por, infeliz-mente, vivenciar o preconcei-to com os portadores de ne-cessidades especiais, con-sidero que já conseguimosgrandes conquistas nestaárea. Os professores e dire-tores estão sendo prepara-dos e treinados cada vezmais para lidar com estascrianças especiais, que de-vem e merecem ser tratadascomo iguais, as escolastambém estão se adaptan-do com o projeto de acessi-bilidade e assim consegui-mos devolver o direito des-tas crianças de freqüenta-rem a sala de aula”, desta-cou.

Evangélico, Adão Santanarevela que atualmente emsuas orações inclui um pe-dido especial além dos agra-decimentos, quer que o ano

eleitoral de 2012 aconteçacom respeito mútuo, princi-palmente entre os dois gran-des lados políticos da cida-de: “Hoje só peço luz para osdetentores de poder da cida-de e para todos os que irãose candidatar à cargos pú-blicos em outubro. Queroque tenhamos uma campa-nha limpa, honesta e respei-tosa, sem ataques pessoais.Que as pessoas respeitemseus adversários e priorizemfalar dos seus projetos sematacar uns aos outros comassuntos que não trarão be-nefício algum aos eleitores”,revelou Adão.

Para os próximos eleitosAdão deixa um pedido: “Quepossam dedicar sua vidapública para o bem do povo.Que não sejam imediatistase nem pensem em benefíciopróprio, pois esta funçãodeve ser honrada e devemostudo ao povo. Que estudeme se preparem, pois a socie-dade merece políticos prepa-rados que busquem melho-rias para toda a comunidadee que não esqueçam nuncados princípios morais, le-gais, éticos e até mesmo re-ligiosos quando assumiremseus cargos”, disse ele.

Em um bate-papo sincero, Adão falou sobre sua vida

Page 12: O Fato 14 de março de 2012

O FatoUm jornal a serviço do povo!

TEMPOSão Gabriel, 14 de março de 2012

Previsão do tempo paraesta quarta-feira

Sementes de CereaisAduboUreia

CalcárioFertilizantes

Filial:BR 290 - KM 395

Fones:55. 3505. 5100 e 9938.7578

São Gabriel-RS

Matriz:

Jornal O Fato: reformulações e novidadesDizem que o ano começa

de verdade depois do carna-val. Pois bem, seguindo estalinha de raciocínio a direçãodo Jornal O Fato aproveitouo “novo reinício” de ano paraimplantar algumas reformu-lações e novidades no sema-nário.

O jornal envolvente comtemas atuais, por vezes po-lêmicos, mas sempre visan-do informar e surpreenderaos leitores será mantido,porém com um novo projetográfico e editorial.

Nesta semana a nova for-matação de O Fato já está

implantada. A estrutura foi umpouco alterada, com a redu-ção de 16 para 12 páginas.No entanto, engana-se quempensa que o jornal ficará re-duzido. A mais importanteinovação acontece por contade um caderno especial queserá encartado. O “Enfoque”traz aos leitores importantestemas variados, disponibili-zados em 8 páginas total-mente coloridas.

O Enfoque circula emmais de 100 municípios gaú-chos e do extremo oeste ca-tarinense, com matérias nasáreas de saúde, bem estar,

economia, educação, direito,lazer e entretenimento. Éencartado nos principais jor-nais de cada cidade. O jornaldivulga ainda, os principaiseventos dos municípios queabrange, mostrando as po-tencialidades de cada regiãoe a sua contribuição para odesenvolvimento dos esta-dos do Rio Grande do Sul eSanta Catarina.

O caderno Enfoque seráentregue à todos os assinan-tes e anunciantes de O Fato,e os primeiros leitores queadquirirem o jornal nas ban-cas também poderão confe-rir esta grande novidade.

Quem está acostumado amanusear as páginas de OFato semanalmente irá per-ceber que a qualidade gráfi-ca foi melhorada, assim

como o papel em que o jor-nal é impresso. Isso acon-tece, pois a partir desta edi-ção, o Jornal O Fato seráimpresso na gráfica do jor-nal Diário Serrano, em CruzAlta, parque gráfico respon-sável pela impressão do jor-nal Zero Hora em toda a re-gião central e da campanhaRiograndense.

A melhora na qualidadede papel e impressão irápossibilitar à redação do jor-nal de usar e abusar dos re-cursos fotográficos, dandomais destaque à fotografiasde alta resolução, que agre-guem valor às matérias.

A página “Fato Empresa-rial” surgirá uma vez ao mês,dando destaque aos empre-endedores que constroem eauxiliam no desenvolvimen-

to de São Gabriel.Nas demais ediçõeso espaço será utiliza-do para matérias es-peciais, sempremantendo a linha edi-torial do jornal, que éhumana, sensível enão sensacionalista.

A direção e equipedo Jornal O Fato de-seja que todos os leitores,assinantes e parceiros apre-ciem as modificações, quesão sempre pensadas e pla-

nejadas para que possamosfazer um semanário aindamelhor e cada vez mais aserviço do povo.

* CASA BAIRRO SANTA BRIGIDA R$ 35 MIL1 dormitório, sala, cozinha, área de serviço, banheiroNos fundos- casa de madeira 2 peças e banheiro._________________________________________________________________*CASA BAIRRO 3 DE OUTUBRO R$ 45 MIL2 dormitórios, sala, cozinha, área de serviço, banheiro._________________________________________________________________*CASA BAIRRO ANDRADE R$ 55 MIL2dormitórios, sala, cozinha, banheiro, terreno 12x27_________________________________________________________________*CASA BAIRRO SÃO CLEMENTE R$ 68 MIL2 dormitórios, sala, cozinha, área de serviço, banheiro, garagem, churrasqueira._________________________________________________________________* CASA BAIRRO BELA VISTA( financiável) R$ 83 MIL2dormitórios, sala, cozinha, área de serviço, banheiro, garagem, lareira.__________________________________________________________________*CASA Av. Sebastião Menna Barreto R$ 110 MIL3 dormitórios, sala c/ lareira, cozinha, área de serviço, 2 banheiros, garagem,churrasqueira._________________________________________________________________* SITIO EM VILA NOVA DO SUL R$ 130 MILCasa c/ 3 dormitórios, sala, sala de jantar, área de serviço, banheiro, garagem,churrasqueira. A 2 km da cidade._________________________________________________________________*CASA BAIRRO CIDADE NOVA ( financiável) R$ 135 MILduas casas no mesmo terreno de esquina. Na frente 3 dormitórios, sala, cozinha,banheiro, garagem. No fundo, 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro e garagem.__________________________________________________________________*CASA NOVA NA AV. SEBASTIÃO MENNA BARRETO R$ 170 MIL3 dormitórios, sala, sala de jantar, cozinha, área de serviço, 2 banheiros, gara-gem.( financiável)_________________________________________________________________*Terreno 8x 28 Bairro 3 de Outubro R$ 22 MIL*Terreno 12X60 Bairro Bela Vista R$ 22 MIL*Terreno 30x120 Bairro Dr. Dacio R$ 35 MIL*Terreno 10x30 Av. Fco. Hermenegildo R$ 60 MIL*Terreno 13X99 Antonio Mercado R$ 100 MIL_________________________________________________________________

FAÇA-NOS UMA VISITA E CADASTRE SEU IMÓVEL PARA VENDA !!!!FONE: 32326409 - 91644892 – 96959586

RUA CELESTINO CAVALHEIRO N°724 SALA 5

Sol com muitas nuvens. Chuva a qualquer hora