o democrata 193

8
Ano X - Edição nº 193 - Distrito Federal e Entorno, 2ª quinzena de fevereiro de 2015 - fone: (61) 3628-4265 / 8426-5564 e - mail - [email protected] www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia Musa da Câmara dos deputados A deputada federal por Roraima, Shéridan Andrade-PSDB, 30 anos, graduada em psicologia, proporcional- mente a mais votada do país, é a nova musa da Câmara Federal. (matéria completa na próxima edição). Ações de Maria Antônia começam aparecer A administradora regional do Gama, Maria Antônia, faz uma gestão participativa e popular. Recentemente ela se reuniu com diversos segmentos da sociedade local. Página 04 Prefeito Everaldo apresenta projetos para 2015 O chefe do executivo novogamense agradeceu o trabalho dos vereadores e falou com detalhes sobre todas as obras que serão executadas no próximo ano. Página 03 Prefeitura entrega uniformes escolares “A entrega destes uniformes é muito importante para os nossos alunos e foi resultado de uma parceria com o Governo do Distrito Federal, através do Fábrica Social.” Página 07

Upload: odemocrata-odemocrata

Post on 08-Apr-2016

251 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Democrata Ed. 193

TRANSCRIPT

Page 1: O Democrata 193

Ano X - Edição nº 193 - Distrito Federal e Entorno, 2ª quinzena de fevereiro de 2015 - fone: (61) 3628-4265 / 8426-5564 e - mail - [email protected]

www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia

Musa da Câmara dos deputados

A deputada federal por Roraima, Shéridan Andrade-PSDB, 30 anos,

graduada em psicologia, proporcional-mente a mais votada do país, é a nova

musa da Câmara Federal. (matéria completa na próxima edição).

Ações de Maria Antôniacomeçam aparecerA administradora regional do Gama, Maria Antônia, faz uma gestão participativa e popular.

Recentemente ela se reuniu com diversos segmentos da sociedade local. Página 04

Prefeito Everaldo apresenta projetos para 2015

O chefe do executivo

novogamense agradeceu o trabalho dos vereadores e falou com

detalhes sobre todas as obras

que serão executadas no próximo ano.

Página 03

Prefeitura entregauniformes escolares“A entrega destes uniformes é muito importante para os nossos alunos e foi resultado de uma parceria com o Governo do Distrito Federal, através

do Fábrica Social.” Página 07

Page 2: O Democrata 193

2ª quinzena de fevereiro de 2015 o democrata2

EXPEDIENTEO Democrata

Diretor: Raimundo Nonato de Sousa - Cel.: 61 8426-5564Editor: Raimundo de SousaJornalista Responsável: Raimundo de Sousa - Reg.JP8391/DFDiagramação: Edilberto Júnior - Cel.: 61 8509-9404Colunistas: Raimundo de Sousa / André TeixeiraFotos: Bruno CostaImpressão: Igrafica Editora Ltda.Publicação: quinzenalTiragem: 10 mil exemplaresDistribuição: Cidades do Entorno, Distrito Federal e GoiâniaEste jornal é de propriedade da empresaDemocrata Comunicações LTDA. CNPJ:07174200/0001-00

Quadra 473 - Lote 1/4 - Loja 2 - Pedregal - Novo Gama-GO - CEP.: 72860-436 - Tel.: (61) 3628-4265Q. 55 - Lote 14 - Bl. A - Apto. 603 - Setor Central - Gama/DF - CEP.: 72405-550 - Tel.: (61) 8426-5564

Anuncie pelo fone: (61) 3628.4265 / 8426.5564

site: www.odemocrata.com e-mail:[email protected]

NA PoNtA dA líNguAPor Raimundo de Sousa e André Teixeira

Restaurante

Salão de festas, serviço de buffet e coquetéis

Quadra 39 – Lj 08, Setor Leste Comercial – Gama/DF

O único alacarte da cidadedas 20:00 à 01:00 (manhã) Salão Terraço

3384-3833 / 9247-0945

PicanhaPensei que baiano gostava mesmo era de farinha, mas minha tese caiu por terra com a notícia de que o ex--governador, Agnelo Quei-roz, antes de deixar o go-verno havia comprado seis toneladas de picanha.

O ventoGostaria de perguntar à ex- deputada de Novo Gama, se o vento está batendo na porta dela. Pois, segundo a mesma, político sem manda-to nem o vento bate na porta.

CriseAdministradores Regionais das satélites estão num mato sem cachorro. Sem pessoal, nem recursos fi-nanceiros para fazer o míni-mo que uma cidade precisa.

JeitinhoDe qualquer forma, o GDF achou um jeitinho de mos-trar serviço. Criou as cam-panhas da dengue que não tem nenhum custo, é só bo-tar jaleco e fazer passeatas com o mosquitão no peito.

DesabilitadasAs prefeituras do Entorno estão bem pior que as Ad-ministrações regionais do DF. Devido a inadimplên-cia com a união, estão de-sabilitadas para recebe-rem recursos do governo federal.

Tirando o sonoO que tá tirando o sono dos prefeitos do Entorno é a ne-cessidade de mostrar algum serviço para a comunidade até outubro do próximo ano, quando acontecem as elei-ções. Considerando que, até agora pouca coisa foi feito.

RecadoO renomado cardiologista, Carlos Cavalcante, ex-can-didato a prefeito de Novo Gama nas eleições passa-das, mandou avisar que vai se candidatar novamente ao mesmo cargo. Agora, com chances de ganhar.

DistritalAinda distante das eleições no DF, já tem gente se pre-parando para a campanha de 2018. Um destes é o em-presário, Antônio Maria, O Antonius, proprietário do res-taurante com o mesmo nome em Santa Maria.

MangãoO sindicalista e ex-candidato a deputado estadual pelo PSB, Carlinhos Mangão, está se articulando para dis-putar a cadeira de prefeito de Novo Gama nas eleições do próximo ano.

EdinhoO secretário de Indústria e Comércio de Novo Gama, Edinho, anda animado com o cargo que exerce no governo

municipal. Segundo ele vai fazer tudo que estiver ao seu alcance pelos comerciantes do município.

ReeleitoSe o prefeito de Novo Gama, Everaldo Vidal, tiver a sorte de executar pelo menos 50% dos projetos que apresentou aos vereadores recentemen-te. Tenham certeza que será reeleito.

DebandadaEm Valparaíso a debandada da base governista está pres-tes a acontecer. Há quem diga que, o vice- prefeito Elson do Varejão (PMDB) e o vereador Silvano do PT, estão de ma-las prontas para desembarca-rem no PSB de Vanderlan.

LuziâniaDizem por aí que o governo do Cristovão Tormim em Lu-ziânia é mais fraco que caldo de piaba. E dizem ainda que se fosse café não sairia nem do saco de tão fraco que é.

FerradaQuem tá ferrada mesmo é a Dilma Presidenta. Além do es-cândalo da Petrobras, já se fala no BNDES que o rombo é bem maior. E de quebra tem o pre-sidente da Câmara, Eduardo Cunha, que não dá mole pra ela.

PiadastirinhasO pedreiro portuguêsUm pedreiro português, no meio da obra, liga para casa e diz para a esposa, todo ofegante:- Ora pois,Mulher, tu nem queiras saber... Escapei de uma boa, caí de uma escada de quinze meitros de altura.- Ai meu Deus, Manoel. E tu estais muito machucado?- Não... Nem um pouquinho. Eu ainda estava no primeiro degrau.

Sequestro da presidenteUm homem dirigindo no trânsito, pára, e repentinamente, alguém bate no vidro do carro dele. Ele abaixa o vidro e pergunta o que o outro homem quer.O outro homem diz:- A presidente Dilma foi sequestrada e o resgate é R$50 milhões. Se o resgate não for pago, o sequestrador irá jogar gasolina e atear fogo nela. Nós estamos arrecadando contribuições. Você gostaria de participar?O homem no carro pergunta:- Na média quanto o pessoal está doando?O outro homem responde:- Em torno de 5 a 10 litros.

Calouros arrecadam alimentos para animais abandonados

Os alunos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Faciplac

arrecadaram 321 kg de ração durante um trote solidário, re-alizado no início de fevereiro. Os alimentos serão entregues ao Abrigo Flora e Fauna, que cuida de cães e gatos vítimas de abandono e maus-tratos.

O Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária Márcia Zambrano (DAVET-MZ) pro-moveu uma gincana para aco-lhida dos cerca de 100 calou-ros. O evento também contou com a participação de diversos alunos de outros semestres.

“A nova percepção dos es-tudantes veteranos diante da re-formulação acadêmica os moti-vou a realizar e sensibilizar os

calouros para questões sociais envolvendo os animais. A soli-dariedade e o companheirismo são prioridades dos alunos de Medicina Veterinária da Faci-plac”, comenta a discente Fábia Fernanda Cardoso de Barros da Conceição, uma das responsá-veis pelo DAVET-MZ.

Localizado na Ponte Alta do Gama, o Abrigo Flora e Fauna possui 500 animais, sendo 300 cães e 200 gatos. “Quando eles chegam aqui recebem amor, cuidados e, posteriormente, são encami-nhados à adoção – somen-te quando estão saudáveis, castrados e vacinados”, co-menta Orcilene Arruda de Carvalho, a presidente da instituição.

Para conhecer mais sobre o trabalho do Abrigo Flora e Fauna, basta agendar uma visita: 9842-5461.

Tradição de solidariedadeDiversos cursos das Fa-

culdades Integradas da União Educacional do Planalto Cen-tral têm a tradição de promo-ver ações de solidariedade para os calouros. Entre eles, destaca-se o curso de Medici-na, que há cinco anos realiza o Trote Solidário. Com o objeti-vo de aproximar a comunidade da instituição de ensino, os es-tudantes participam de visitas a escolas públicas, orfanatos, asilos, arrecadação de alimen-tos, doação de sangue, entre outras atividades.

O evento também contou com a participação de diversos alunos de outros semestres

Page 3: O Democrata 193

2ª quinzena de fevereiro de 2015o democrata 3

Prefeito Everaldo apresenta projetos para 2015

Novos comandantes na PM e na guarda Municipal de Novo gama

O chefe do executivo novogamense agradeceu o trabalho dos vereadores e falou com detalhes sobre todas as obras que serão executadas no próximo ano

Nesta semana, a Câmara Municipal de Verea-dores de Novo Gama

iniciou suas atividades. O Pre-feito Everaldo Vidal agradeceu o trabalho executado pelos ve-readores e falou com detalhes, sobre todas as obras que serão executadas em 2015.

O prefeito falou sobre o andamento da construção do Centro de iniciação ao Esporte no bairro Mont Serrat, que já foi autorizada e contará com um investimento de 3 milhões, onde os últimos ajustes estão acontecendo e a licitação deve ser realizada até o final do mês de fevereiro.

Mais um projeto que está bem encaminhado é o da Uni-dade Básica de Saúde do Mont Serrat. Outra novidade é a for-mação de mais três equipes de saúde para tornar ainda mais eficiente os atendimentos nas residências.

Outro ponto destacado fo-ram as 10 creches que serão construídas em quase todos os bairros da cidade e que também se encontram em estágio avan-çado, com todos os documen-

tos necessários, aguardando somente a data para começar.

Sobre os buracões do Pe-dregal e Lago Azul, justificou que todas as providências que eram de responsabilidade do município foram tomadas e que as obras aguardam que os recursos sejam liberados pelo Ministério das Cidades.

Mais novidade, é para as 10 academias da terceira idade, acompanhadas de uma praça que serão iniciadas em 2015. Outro projeto, que já está pron-to e aguardando autorização é a construção de uma praça e um estacionamento na entrada de Novo Gama.

O prefeito destacou o tra-balho da equipe de fiscalização de posturas, que continua cons-cientizando a população sobre a Lei de acessibilidade na avenida comercial do Pedregal, afim de que as calçadas sejam niveladas para facilitar a vida dos portado-res de necessidades especiais. Everaldo comentou também sobre a implantação da nota fis-cal eletrônica, em vigor desde janeiro e o andamento dos pro-cessos do Polo Industrial.

O prefeito comentou sobre o apoio do Governo do Estado nas obras do Hospital Munici-pal de Novo Gama e a libera-ção de recursos para a reestru-turação do asfalto e do esgoto no Lunabel com investimento de 75 milhões.

O chefe do executivo falou também sobre os projetos ha-bitacionais residenciais: Faixa 1 (ao lado do Estádio do Pe-dregal) e Faixa 2 (ao lado do Batalhão da Polícia Militar), ambos aguardando liberação da Saneago. Sobre os processos de Regularização Fundiária, inclusive da Vila União, Eve-raldo afirmou que estão bem adiantados e devem beneficiar mais de 16 mil famílias.

Everaldo convidou os em-presários locais interessados em participar dos pregões da prefeitura, para acessarem o site da Prefeitura e conferir os editais.

Avaliação do GovernoNo encerramento, Everaldo

pediu que o governo fosse ava-liado no final do mandato, que é quando pode acontecer uma

prestação de contas definitiva e com detalhes de tudo que foi executado durante os quatro

anos. “Agradeço a todos que trabalham para tudo dar certo, pois independente de partido

político o que importa são os benefícios para a comunidade”, finalizou o Prefeito.

Em cerimônia realizada no auditório do Fórum na úl-tima semana, o Comandante Dakson Lima de Almeida foi empossado como novo Co-mandante do 19º Batalhão de Política Militar de Novo Gama. O novo comandante é Bacharel em direito, possui várias condecorações, além de 22 cursos na área de segu-rança pública e outras hon-rarias. Dakson ocupa cargos de liderança na corporação desde 1992 e já atuou tam-bém em Porangatu-Go e Pla-naltina de Goiás.

A solenidade de passa-gem de comando iniciou com a Banda do Batalhão de Luziânia tocando o Hino Na-cional. Estiveram presentes o Prefeito Everaldo Vidal, a Deputada e Secretária de Governo Lêda Borges, Vere-adores e Secretários Munici-pais e autoridades militares.

Em seu discurso Everal-do agradeceu o serviço pres-tado pelo 19º Batalhão, falou sobre os desafios que serão enfrentados pelo Comandan-te Dakson e colocou a Pre-feitura Municipal totalmente à disposição para ajudar na continuidade das ações exe-cutadas pela Polícia Militar em Novo Gama.

Guarda Municipal A Guarda Municipal de

Novo Gama foi reestrutura-da e como parte dessas ações

recebeu Lenoíldo dos Santos como seu novo comandante. Lenoíldo atuou na Policial Militar do estado de Goiás e está aposentado desde 2013.

De acordo com o co-mandante Lenoíldo, no ano de 2015 a equipe receberá treinamentos básicos de dis-ciplina, hierarquia, uso ade-quado da tonfa (espécie de cassetete com uma ponta) e será informada sobre os be-nefícios que a corporação deve receber.

Essa semana o Coman-dante Lenoíldo esteve com o Prefeito Everaldo Vidal para tratar desses assuntos e rece-berá todo apoio do municí-pio para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da Guar-da Municipal.

A Guarda Municipal au-xilia a polícia em suas roti-nas e sempre trabalhou para a segurança e bem estar da co-munidade. Em 2014 foi san-cionada a Lei 13.022/201. A Lei dá poder de polícia para todas as equipes de Guarda Municipal do país e torna os grupos mais eficientes na hora de prestar seus ser-viços à comunidade, permi-tindo que esses profissionais ofereçam todo o suporte aos policiais realizando várias de suas rotinas. Agora, por exemplo, os guardas muni-cipais possuem autonomia para prender infratores e levá-los a delegacia.

Qd. 487 Lt. 12 Pedregal(Próximo ao Supermercado Araújo) Apoio:

9154-9986 (Claro)Ao centro, o comandante Lenoíldo ladeado por 4 guardas municipais

foto: Mizael

foto: Mizael

foto: Mizael

Page 4: O Democrata 193

2ª quinzena de fevereiro de 2015 o democrata4

Ações de Maria Antôniacomeçam aparecer

Amigos se despedemdo padre Rafael trabalho reconhecido

A administradora regional do Gama, Maria An-tônia, faz uma gestão

participativa e popular. Recen-temente ela se reuniu com di-versos segmentos da sociedade local. Com a nova diretoria do Conselho de Saúde do Hospital Regional da cidade ela quis co-nhecer melhor as demandas da unidade. Com os quiosqueiros, Maria Antônia tratou das pa-dronizações dos quiosques. Já com as lideranças ela pediu que abraçassem a Campanha Nacio-nal contra a dengue.

Administração instaurou a operação tapa buracos da cida-de em parceria com a NOVA-CAP. Sábado (07) voluntários do Gama participaram da cam-panha contra a dengue em par-ceria com as administrações de Planaltina e de Valparaíso de Goiás reforçando as medidas de prevenção. O Governador Rodrigo Rollemberg também participou das ações contra as doenças.

Ainda com a estatal do GDF, a administração realizou podas de árvores na entrada da cidade para evitar acidentes. Com a comunidade escolar, lançou a “Operação Escola Limpa”, que será realizada em

todas as escolas públicas da re-gional. Além de recolher tone-ladas de lixos e entulhos.

Quinta-feira (26), às 9 h,foi realizado o “Dia D” do comba-

te à dengue e à febre chikun-gunya, na quadra 50 do Setor Leste do Gama. O evento con-tou com a presença do vice-go-vernador do Distrito Federal,

“A administração sabe que o Gama anseia por mais ações do serviço público”

Renato Santana, que foi cha-mado de caloteiro por um pe-queno grupo de professores que protestavam contra as medidas do governo. Contudo, Rena-

to não reagiu às provocações, inclusive cedeu até microfone para eles (os professores) se manifestarem. O incidente não teve grandes proporções, gra-

ças a intervenção diplomática do vice-governador. Segundo a administradora Maria Antônia, ele soube conduzir com maes-tria o diálogo com os grevistas.

A ação teve o apoio do Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano Regional de Prevenção e Contingência da Dengue (Geiplandengue) composto pelos principais ór-gãos representativos da cidade como Administração Regional do Gama, Coordenação Geral de Saúde, Diretoria Regional de Atenção Primaria à Saúde, além da Diretoria Regional de Ensino, do Corpo de Bom-beiros, do SLU, da Agefis, da Policia Militar e do Núcleo de Vigilância Ambiental.

O objetivo destas ações é chamar atenção para as duas doenças, transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Ae-des aegypti, e incentivar a po-pulação a reforçar medidas de prevenção que envolve a eli-minação de possíveis focos do inseto.

Maria Antônia lembra que ainda existe muito a ser feito na cidade. “A administração sabe que o Gama anseia por mais ações do serviço público”, ob-serva a administradora.

Em um almoço realizado quarta feira, dia 25, na Chá-cara da Auto Escola Mega no Gama, o desportista Santinho reuniu amigos e familiares para se despedir do pároco da Igreja Imaculada conceição, padre Rafael Plato, que está sendo transferido no início de março.

Entre os convidados esta-vam, seu colega padre Lou-renço, Corinto Silveira, Dila de Freitas, esposa de Santi-nho, Evandro Alves com a

esposa Cecéu, Chaguinha do Conselho Tutelar, o editor de O DEMOCRATA, Raimundo de Sousa, além dos proprie-tários da chácara, os irmãos Hélio e Wellington da Mega, entre outros.

Muito querido pela comu-nidade do Gama, padre Rafa-el tem compromisso marcado todos os dias para se despedir dos amigos que conviveram com ele por muitos anos. Todos procuram qualifica-lo como uma pessoa educada,

humano e bastante atencioso. Quem vem substitui-lo na pa-róquia é um padre natural do Gama, não foi possível preci-sar o nome.

Rafael nasceu na Indoné-sia e pertence a congregação do Verbo Divino. Segundo ele, para ingressar na congre-gação é necessário ser gra-duado em outro curso, como engenharia, medicina, advo-cacia, enfermagem, entre ou-tros, ele mesmo é professor e há 16 anos vive no Gama.

O prefeito comunitário da Quadra 30 do Setor Oeste do Gama, Antônio Gomes Formi-ga, gradece o arquiteto e urba-nista Ariomar da Luz Nogueira, que há quase 20 anos auxilia a comunidade em projetos de acessibilidade e paisagismo. “Em nome dos moradores que-ro fazer esse agradecimento ao maior defensor da nossa cida-de”, ressalta Formiga.

Hoje a Quadra 30 é uma referência na cidade. Os jar-dins são bem cuidados e os portadores de deficiência têm condições de se locomoverem sem grandes dificuldades, isso graças às calçadas e corredores bem cuidados.

Na Quadra um jardim cha-ma à atenção de quem passa. Ariomar faz questão de orientar pessoalmente os moradores e também os trabalhadores res-ponsáveis pelo embelezamento do Setor. “A simplicidade dele é algo mágico. Somos gratos a dedicação de Ariomar”, obser-va o prefeito.

Formiga ainda elogia o tra-balho de Ariomar como artista plástico. Segundo o líder comu-nitário, o gamense é reconheci-do nacionalmente, portador de muitas condecorações, sendo, inclusive, homenageado com um selo alusivo dos Correios. “O Gama tem orgulho desse grande homem que defende

como ninguém a nossa cidade. A comunidade da Quadra 30

aplaude esse grande cidadão brasileiro”, conclui Formiga.

Page 5: O Democrata 193

2ª quinzena de fevereiro de 2015o democrata 5

liderança consolidada Jogo dos amigos do senador Hélio José

delmasso quer reduzir preço de combustível

A presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Celina Leão

(PDT) surpreende ao torna-se uma das politicas mais res-peitadas e bem articuladas de Brasília. A líder do Legislativo candango agora tem a missão de por em votação temas polê-micos. Um deles é o projeto do GDF chamado Pacto Por Bra-sília, que deve ser reenviado à Casa de Leis ainda este mês.

Algumas das propostas é o restabelecimento da cobran-ça do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Au-tomotores) no primeiro ano da compra do carro zero, a atuali-zação do IPTU (Imposto Pre-dial e Territorial Urbano) pelo valor de mercado e a cobrança da TLP (Taxa de Limpeza Pú-blica) por metro quadrado.

Há duas semanas, os depu-tados distritais aprovaram ape-nas parte do Pacto por Brasília. Eles justificaram que temem o impacto das mudanças no bol-so dos contribuintes. Agora os parlamentares, mesmo os da base aliada, não querem mais votar os aumentos de impostos antes do segundo semestre.

“É preciso mostrar as plani-lhas para que a gente possa ter a certeza de que as medidas são realmente necessárias. Se não, isso tem de ser discutido à me-dida que o ano for passando”, afirmou o deputado Renato An-drade (PR).

A oposição cobra mais ex-plicações do governo sobre o tamanho do rombo no orça-mento.

“O secretário de Fazenda deve vir à Casa [CLDF] e mos-trar como estão as contas públi-cas. Nós queremos saber como nós nos encontramos porque a

conta é sempre paga pela popu-lação”, disse o deputado Chico Leite (PT).

O governo já estuda altera-ções nas propostas, como limi-tar o aumento do IPTU a 10% ao ano. E o discurso não é mais de urgência e sim de encontrar a melhor alternativa para recu-perar as finanças do DF.

“O que tinha mais urgência já foi aprovado e agora nós va-mos fazer uma discussão mais ampla para que a sociedade possa se sentir construtora do projeto”, declarou o líder do governo na CLDF, deputado Raimundo Ribeiro (PSDB).

Nesta quinta-feira (19), o plenário da CLDF ficou cheio após o feriado de Carnaval. Na pauta estavam cem vetos do então governador Agnelo Queiroz. Mas ainda falta acor-

do para a votação. Outros 1.500 projetos de

parlamentares estão em tra-mitação. Desses, 316 foram apresentados já em 2015. Mas também não podem ser votados porque ainda não passaram nas comissões.

A presidente da CLDF, a deputada Celina Leão (PDT) estima que mais da metade das propostas devam ser arquiva-das porque são de deputados que não foram reeleitos. Sobre as outras 700, ela disse que vai cobrar o posicionamento das comissões. “A gente quer dar um ritmo para as comissões que, pelo regimento, têm um mês para dar um parecer sobre os projetos. Então a gente vai cobrar o cumprimento desse prazo regimental”, esclarece Celina.

O trabalho dinâmico do de-putado distrital Rodrigo Del-masso (PTN) chama à atenção dos brasilienses. O parlamentar já é tido como um dos mais atuantes da Câmara Legislati-va do Distrito Federal. Um dos objetivos de Delmasso é redu-zir o preço dos combustíveis na Capital Federal. Para isso ele apresentou emenda ao Pro-jeto de Lei de autoria do GDF, que integra o chamado “Pacto por Brasília”. Pela proposta, a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e

Serviços (ICMS) será reduzida para 12,5% no combustível de veículos de táxi, mototáxi, es-colares e caminhões de autôno-mos. Hoje, a taxação é de 25%.

“Queremos desonerar essas categorias e a principal bene-ficiada com isso será a popu-lação, que não vai pagar mais caro pelos serviços”, diz o de-putado.

Outra luta do parlamentar é em relação à saúde pública. Delmasso pediu que o GDF forneça os medicamentos a pacientes com câncer de prós-

tata, que estão sem receber o remédio. “Sem os remédios o paciente pode morrer”, lembra ele.

Delmasso também cobrou da Mesa Diretora da Câmara Legislativa a convocação do secretário de Meio Ambiente e dos presidentes da Caesb e da Adasa, para que sejam adota-das medidas preventivas, afim de que o DF não entre em ra-cionamento de água.

O deputado quer que seja divulgado diariamente o nível dos reservatórios do DF. De acordo com Delmasso, isso ajudará a população a se preca-ver sobre possível falta d´água. O parlamentar querem saber também do governo se medidas como já adotada em países da Europa, de transformar esgoto em água potável, não podem ser implementadas em Brasí-lia. Ainda sobra a crise hídrica, Delmasso quer saber sobre dos estudos para que o Lago Para-noá e Corumbá IV se tornem fontes de abastecimento.

“No caso de Corumbá, quando inaugurada, foi anun-ciada como alternativa para abastecer o Distrito Federal por 100 anos. Chegou a hora de usarmos o reservatório. Agendaremos encontro com o ministro das Cidades para que o aqueduto ligando Corumbá a Brasília saia do papel por meio do PAC”, conclui o distrital.

Nem só de política vive o senador Hélio José. Domingo dia 7, por exemplo, ele partici-pou de um jogo de futebol em sua homenagem. O time dos amigos do senador contra a equipe do CCTAB (Clube dos Cabos e Taifeiros da Aeronáu-tica de Brasília), no campo do próprio clube.

A partida durou 80 minutos com empate de 4x4 no tempo regulamentar, mas na disputa pelos pênaltis o time do senador levou o troféu O DEMOCRA-TA com um placar de 4 x 3.

Celebridades do meio es-portivo, da Aeronáutica, em-presarial e político foram os destaques do evento. A começar pelo comandante do 6º Comar (Sexto Comando Aéreo) Cel. João Bosco, vice-presidente do CCTAB, Sargento João e o su-boficial Sílvio. Wellington da Auto Escola Mega, Junior do Gama Shopping, Messias de Sousa, o presidente da Socie-dade Esportiva do Gama, Antô-nio Alves, o Tonhão, o Marreta da Uniceub e o ex-jogador do Fluminense, Paulo Vitor tam-bém participaram.

O desportista Santinho,

além de jogar no time do se-nador foi quem organizou o evento e ainda homenageou algumas pessoas com o troféu “Amigo do Esporte” e distri-buiu camisas para outras. O tro-féu foi patrocinado pelo jornal O DEMOCRATA.

Depois do jogo teve o almo-ço com Churrasco e Chope. O senador do Povo, como é cha-

mado por seus correligionários, ficou contente com o evento, e ao receber o troféu manifes-tou a sua alegria. “Estou muito feliz com a homenagem e no momento gostaria de agradecer a todos, em especial meu ami-go Santinho, este incansável desportista que tem dedicado a sua vida ao esporte do Distrito Federal.”

Page 6: O Democrata 193
Page 7: O Democrata 193

2ª quinzena de fevereiro de 2015o democrata 7

Prefeitura entregauniformes escolares

Av. Alagados - CL 115 - Lote “B” - Santa Maria-DF - 3394-1299

Pela primeira vez na história de Valparaíso de Goiás, os alunos

da Rede Municipal de Ensi-no receberão seus uniformes sem qualquer custo para os pais. São 60 mil camisetas para quase 24 mil alunos. A Escola Municipal CAIC - Tancredo Neves foi a primei-ra a fazer a entrega, na tarde de segunda-feira (23).

A prefeita Lucimar Nas-cimento, acompanhada pela Secretária Municipal de Edu-cação, Ana Cláudia, e dos Vereadores do município, re-alizaram a entrega no CAIC. A solenidade foi animada

pela alegria das crianças, que não esconderam a satisfação em ganharem os uniformes. Recebida com carinho pelos professores, mães de alunos e pelas crianças, a prefei-ta reforçou que sua gestão é pautada por intensos esforços em prol de uma Educação de qualidade.

“A entrega destes unifor-mes é muito importante para os nossos alunos e foi resul-tado de uma parceria com o Governo do Distrito Federal, através do Fábrica Social. Acreditamos que educação de qualidade é garantida através de uma soma de esforços que

visam proporcionar o melhor acesso ao ensino para os nos-sos alunos e o simbolismo de garantir que cada um tenha seu uniforme, gratuitamente, foi um compromisso assu-mido por esta gestão e que estamos realizando”, disse a prefeita.

Dona Marlene Ferreira é mãe de um aluno matricu-lado na rede. Ela agradeceu a iniciativa da Prefeitura e destacou os benefícios que a ação irá oferecer à sua fa-mília. “Fiquei muito feliz porque usar a roupa normal no dia-a-dia desgasta muito e tendo a farda, ainda mais

A entrega destes uniformes é muito importante para os nossos alunos e foi resultado de uma parceria com o Governo do

Distrito Federal, através do Fábrica Socialde graça, é muito melhor”, disse.

“Essa é uma forma de va-lorizar os nossos alunos, de elevar um pouco a autoes-tima deles e também é uma questão de segurança, pois todos estarão devidamente identificados”, destacou a Secretária Ana Cláudia.

Terça-feira (24), a en-trega aconteceu nas escolas Municipal Céu Azul e Rui Barbosa. Todos os alunos, sem exceção, receberão suas camisetas. Uma medida que garante a segurança da criança, que estará devida-mente identificada.

Page 8: O Democrata 193

2ª quinzena de fevereiro de 2015 o democrata8

dEstAquERaimundão [email protected]

Aniversário de Carlinhos do Mangão

Aniversário da Cecéu

Verônica Penha

Pronto para a política

Quem completou mais um ano de vida domingo, dia 8, foi Marcélia de Sou-za, a Cecéu. Comemorou com amigos e Familiares

no Clube CCTAB. Quem não escondia a alegria era o ma-ridão, Evandro de Souza, ca-sado com a aniversariante há 14 anos.

Antonio Maria, conhe-cido por Antonius, pro-prietário do restaurante que lhe deu o apelido. É empresário do ramo de alimentação, estabelecido em Santa Maria-DF, bem articulado politicamente, e tem um ótimo relaciona-mento com sua clientela.

Antes de ser um em-presário bem sucedido,

Acompanhado de amigos e parentes, Carlinhos do Man-gão, comemorou seu aniver-sário em grande estilo. A festa regada a uísque e chope, além de um delicioso churrasco, aconteceu sábado, dia 7, em seu espaço de lazer no setor de Chácaras Araguaia.

Por lá passaram represen-tantes de todas as classes, polí-ticos, sindicalistas e lideranças comunitárias, entre eles, desta-camos, vice-prefeito de Novo Gama, Fernando Feitosa, o Belezinha, a Administradora do Gama, professora Maria Antônia, o médico ginecolo-gista, Dr. Santana e o sindica-lista Luiz Arraes, presidente da Federação dos petroleiros do Estado de São Paulo, entre outros. Mangão acompanhado de sua esposa, Joseilene Mar-tins, faziam as honras da casa.

Carlinhos Mangão apro-veitou a oportunidade para falar de política, já que tem pretensão de sair candidato a prefeito de Novo Gama nas próximas eleições. Filiado ao PSB, ele foi candidato a deputado estadual por Goiás nas eleições passadas. Fez uma bela campanha e para um calouro teve uma votação expressiva, contabilizando 4356 votos. Segundo ele, os apoios virão de Goiás e Dis-trito Federal.

Antonius era piloto de testes. Até hoje ele mantem ami-zade com os que praticam o esporte de sua paixão, o au-tomobilismo. Volta e meia está no autódromo, local onde conheceu muitos famo-sos da Fórmula 1. Agora, ele quer entrar na política e já tem planos para estrear como candidato a distrital nas pró-ximas eleições.

Felipe Nasr piloto revelação da Fórmula 1 e Antonius

Quem fez niver sábado, dia 21, foi a elegante Verônica Penha. Comemorou com amigos em um restaurante no Nú-

cleo Bandeirante. Que Deus te guie pelos caminhos mais fáceis da vida, onde reine a paz, o amor e a prosperidade.

Parabéns, Felicidades!!!

Carlinhos do Mangão com o amigo Luiz Arraes

Ao centro, Mangão com a esposa Joseilene Martims