o democrata 181

8
Ano IX - Edição nº 181 - Distrito Federal e Entorno, 2ª quinzena de fevereiro de 2014 - fone: (61) 3628-4265 / 8426-5564 e - mail - [email protected] www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia www. .com Notícia a toda hora Renovação da frota de ônibus do DF chega a 80% Mais de 2 mil veículos novos foram entregues pelo GDF. Página 03

Upload: odemocrata-odemocrata

Post on 22-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Democrata Ed. 181

TRANSCRIPT

Ano IX - Edição nº 181 - Distrito Federal e Entorno, 2ª quinzena de fevereiro de 2014 - fone: (61) 3628-4265 / 8426-5564 e - mail - [email protected]

www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia

www. .comNotícia a toda hora

Renovação da frotade ônibus do DF chega a 80%Mais de 2 mil veículos novos foram entregues pelo GDF. Página 03

2ª quinzena de fevereiro de 2014 o democrata2

EXPEDIENTEO Democrata

Diretor: Raimundo Nonato de SousaEditor: Raimundo de SousaJornalista Responsável: Raimundo de Sousa - Reg.JP8391/DFDiagramação: Edilberto JúniorColunistas: Raimundo de Sousa / André TeixeiraFotos: Bruno CostaImpressão: Imprima Editora e Gráfica Ltda.Publicação: quinzenalTiragem: 10 mil exemplaresDistribuição: Cidades do Entorno, Distrito Federal e GoiâniaEste jornal é de propriedade da empresaDemocrata Comunicações LTDA. CNPJ:07174200/0001-00

Quadra 473 - Lote 1/4 - Loja 2 - Pedregal - Novo Gama-Go - ceP.: 72860-436 - tel.: (61) 3628-4265Q. 55 - Lote 14 - Bl. a - apto. 603 - Setor central - Gama/dF - ceP.: 72405-550 - tel.: (61) 8426-5564

Anuncie pelo fone: (61) 3628.4265 / 8426.5564

site: www.odemocrata.com e-mail:[email protected]

Restaurante

Salão de festas, serviço de buffet e coquetéis

Quadra 39 – Lj 08, Setor Leste Comercial – Gama/DF

o único alacarte da cidadedas 20:00 à 01:00 (manhã) Salão Terraço

3384-3833 / 9247-0945

POESIAA Felicidade

Vinicius de Moraes

Tristeza não tem fimFelicidade sim

A felicidade é como a plumaQue o vento vai levando pelo ar

Voa tão leveMas tem a vida breve

Precisa que haja vento sem parar

A felicidade do pobre pareceA grande ilusão do carnaval

A gente trabalha o ano inteiroPor um momento de sonho

Pra fazer a fantasiaDe rei ou de pirata ou jardineira

Pra tudo se acabar na quarta-feira

Tristeza não tem fimFelicidade sim

A felicidade é como a gotaDe orvalho numa pétala de flor

Brilha tranqüilaDepois de leve oscila

E cai como uma lágrima de amor

A felicidade é uma coisa boaE tão delicada também

Tem flores e amoresDe todas as cores

Tem ninhos de passarinhosTudo de bom ela tem

E é por ela ser assim tão delicadaQue eu trato dela sempre muito bem

Tristeza não tem fimFelicidade sim

A minha felicidade está sonhandoNos olhos da minha namorada

É como esta noite, passando, passandoEm busca da madrugadaFalem baixo, por favor

Pra que ela acorde alegre com o diaOferecendo beijos de amor

TestemunhaO Promotor de Justiça cha-ma sua primeira testemunha, uma velhinha de idade bem avançada. Para começar a construir uma linha de ar-gumentação, o Promotor pergunta para a velhinha: - Dona Genoveva, a senho-ra me conhece, sabe quem eu sou e o que faço? Res-ponde a testemunha: - Cla-ro que eu o conheço, Carli-nhos! Eu o conheci bebê. E, francamente,você me decep-cionou. Você mente, você trai sua mulher, você manipula as pessoas, você espalha boatos e adora fofocas. Você acha que é influente e respeitado na cidade, quando na realida-de você é apenas um coitado. Ah, se eu o conheço! Claro que conheço! O Promotor fica petrificado, incapaz de acre-ditar no que estava ouvindo. Ele fica mudo, olhando para o juiz e para os jurados. Sem saber o que fazer, ele aponta-para o advogado de defesa e pergunta à velhinha: - E o ad-vogado de defesa, a senhora o conhece? - A velhinha res-ponde imediatamente. - O Ro-bertinho? É claro que eu o co-nheço! Desde criancinha. Eu cuidava delepara a Marina, a mãe dele. E ele também me decepcionou. É preguiçoso, puritano, alcoólatra e sempre quer dar lição de moral nos outros sem ter nenhuma para ele. Ele não tem nenhum ami-go e ainda conseguiu perder quase todos os processos em que atuou. Neste momento, o juiz pede que a senhora fique em silêncio, chama o Promo-tor e o advogado perto dele, sedebruça na bancada e fala baixinho aos dois. - Se um de vocês perguntara esta velha filha da pu*a se ela me conhe-ce, vai sair dessa sala preso! Fui claro?

Piadas

Tirinha

NA PONTA DA líNguAPor raimundo de Sousa

GamaVeja os pré-candidatos a distritais mais conhecidos da cidade: Dra. Júlia, Fra-zão, Íti, Pedro do Ovo, Ser-rão e Wilson Lima. Federal só o Formiga.

Sem candidatoEnquanto a maioria dos partidos do Gama apresen-tam pré-candidatos a distri-tal, o Partido dos Trabalha-dores (PT) continua sem. Apesar de ter uma pessoa com sintomas de pré, fa-zendo uma política escan-carada, continua em cima do muro.

Novo GamaAlém dos pré-candidatos a estadual já conhecidos, como o vereador Narciso, Pacífico e Medeiros, surgiu mais um, o Sorrentino, tam-bém com experiência políti-ca e bastante conhecido na cidade.

Pré-candidato simO ex-deputado Wilson Lima (PMDB), comunicou a esta coluna que é pré-candidato a deputado distrital. Já está aquecendo as turbinas para no tempo certo iniciar a campanha.

troca desecretáriosCom a saída do secretário de Finanças de Valparaíso, Sidiclei Patrício, irmão do deputado Patrício, a pre-feita Lucimar Nascimento, aproveitou a oportunidade para fazer uma reforma no primeiro escalão.

troca desecretários IIVeja as mudanças: A prefeita além de nomear Daise Lucid Martins para a Secretaria de Finanças, ainda remanejou Maria Rita Frazão para a Pro-moção Social e Agenério Sil-veira Machado para a pasta de Administração e convidou o vereador Emanuel Ayres (PROS) para assumir a Se-cretaria de Cidadania e Par-ticipação Popular.

arrudaO ex-governador Arruda foi visto recentemente visitando alguns amigos na cidade do Gama - dizem que ele esta-va em busca de apoio político para as próximas eleições.

candidatoO presidente da Câmara de Valparaíso, Afrânio Pimentel pode sair candidato a esta-dual. Há um grupo de amigos cobrando dele uma decisão imediata a esse respeito. Afrânio diz que está pensan-do no assunto e logo terá uma resposta.

3 eleitosEm Luziânia tudo indica que elegerá 3 deputados esta-duais, a começar por Valce-nôr Braz, Cassiana Tormim e Diego Sorgato. Dizem na cidade que Valcenôr poderá ser recordista de votos.

FederalO entorno Sul terá sorte se eleger um deputado federal, e com certeza, se eleito for, será de Luziânia. A disputa pela cadeira vai polarizar en-

tre Célio Silveira e Marcelo Melo.

depois docarnavalSó depois do carnaval o grupo de oposição ao go-vernador Agnelo Queiróz vai indicar seu pré-candi-dato ao GDF. Por enquanto só dois nomes estão em evidência, o próprio gover-nador Agnelo (PT) e Eliana Pedrosa (PPS)

Fora do barcoDizem que o senador Gim Argello vai pular do barco do PT para se juntar ao grupo de oposição (Arruda e Roriz).Tudo isso porque ele quer legenda para o se-nado e convidaram o Re-guf. Tudo vai depender de muita conversa.

FederaisAgaciel Maia e Patrício, ambos deputados distritais pretendem voar mais alto nas próximas eleições e anunciaram que vão sair a Federal. Agaciel pode ganhar, já o Patrício esta coluna não sabe.

renovaçãoA população do Distrito Fe-deral não anda muito sa-tisfeita com os distritais. O que o povo comenta é que vai haver uma renovação superior a 50%. Esta colu-na também acha.

Estado de goiás

“Legislativo ao alcance do povo”Câmara Municipal de Novo gama

COMUNICADO

Quadra 482, Lote 36, Pedregal - Novo Gama-GO

A Câmara Municipal de Novo Gama convida a todos para participarem das sessões ordinárias que serão realizadas, às segundas e quartas-feiras, a partir das 9:00h.

Sua presença é indispensável

2ª quinzena de fevereiro de 2014o democrata 3

Renovação da frotade ônibus do DF chega a 80%

gDF se reúne com prefeitos do Entorno para discutir transporte público

Caixa entrega certificados de capacitação a catadores de Brasília

Mais de 2 mil veículos novos foram entregues pelo GDFA renovação da frota de

ônibus que circula no Distrito Federal che-

gou a 80%. Sexta-feira (21), o Governo do DF entregou mais 163 veículos novos em Samambaia Norte, somando 2.086 unidades, de um total de 2.580.

Os ônibus entregues têm a cor azul e vão circular em linhas da empresa Urbi.

As entregas continuarão até o início do próximo mês. Já foram beneficiadas com os novos veículos as cidades de Brazlândia, Candangolândia, Estrutural, Cruzeiro, Fercal, Guará, Itapoã, Núcleo Ban-deirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Riacho fundo I e II, Santa Maria, São Se-bastião, Sobradinho I e II e Varjão.

Primeiro passoSegundo o governador

do DF, Agnelo Queiroz, que compareceu à entrega acom-panhado do vice-governador

Tadeu Filippelli e da primei-ra-dama, Ilza Queriroz, a re-

Prefeitos e representan-tes das cidades do Entorno de Brasília se reuniram no último dia 18 com a Secretaria de De-senvolvimento da Região Me-tropolitana do Distrito Federal para debater os problemas do transporte público da região.

Durante o encontro, o se-cretário da Região Metropoli-tana do DF, Eurípedes Júnior, anunciou a formação de comis-sões para fiscalizar as empre-sas que prestam serviços entre o DF e as cidades goianas. A

medida segue o mesmo molde do que foi realizado na cidade de Planaltina de Goiás, onde o relatório final da fiscalização será apresentado na próxima semana à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A comissão é formada por membros da prefeitura e mora-dores da cidade. A equipe reali-za uma fiscalização intensa, ao acompanhar e registrar a situ-ação dos veículos e o cumpri-mento dos horários e percurso.

“Temos duas soluções para

novação da frota é apenas o começo da mudança na ges-

tão do transporte público.“Agora sim podemos pro-

gando uma única passagem para se locomover com ôni-bus e metrô, fiscalização ade-quada dos horários, ajuste de linhas onde há carência, ôni-bus noturno. Ainda há muita coisa por fazer. É o primeiro grande passo da mudança e não o fim”, disse.

Os novos ônibus emitem 180 vezes menos partículas poluentes que os atuais, são monitorados por GPS, têm monitores de TV, ar-condi-cionado e câmbio automático, piso equipado com elevador ou plataforma de embarque e desembarque para pessoas com deficiência e superfície antiderrapante.

As portas são mais largas e os bancos, estofados. O motorista recebe aviso sono-ro quando a porta está aberta e quando a velocidade está acima do permitido. As câ-meras instaladas no ônibus transmitem imagens direto para uma central de acompa-nhamento.

mover a integração de todo o sistema, com o usuário pa-

melhorar o deslocamento da população da região: uma é a contratação de mais empre-sas, o que seria uma medida emergencial, e a outra seria a implantação do transporte integrado entre as cidades do Entorno do Distrito Federal. Vamos priorizar a implantação do consórcio”, afirmou o secre-tário.

Para o prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab),

Hildo do Candango, a reunião foi importante para manter a união dos municípios. “Foi um encontro produtivo do ponto de vista de integração das cidades que fazem parte do Entorno do DF. A nossa população precisa da contrapartida do Governo do Distrito Federal”, destacou.

Estiveram presentes tam-bém os prefeitos de Cabeceira Grande, Odilon Silva; Cidade Ocidental, Juscelino Ferreira; Novo Gama, Everaldo Martins; Santo Antônio do Descoberto,

Itamar Lemes; Vila Propícia, Waldilei Lemos; vice-prefeita de Formosa, Argentina Mar-

tins; e representantes das ci-dades de Valparaíso, Luziânia, Alexânia e Cristalina.

A Caixa Econômica Federal realizou, nesta sexta-feira (21), em Brasília (DF), a entrega dos certificados de capacitação aos

catadores membros do Projeto Lixo Eletrônico e Responsabi-lidade Socioambiental, apoia-do pelo Fundo Socioambiental

(FSA) CAIXA.Os cursos de capacitação,

oferecidos na Capital Federal, foram ministrados por equi-

pe técnica da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Universidade de Brasília (UnB), e prepararam 20 cata-

dores das cooperativas Central de Reciclagem do Varjão e Vida Nova.

A capacitação tem dois ob-jetivos principais: conscienti-zar os catadores sobre os riscos da atividade de reciclagem de eletrônicos e ensinar melhores técnicas de separação de peças, para que eles possam aumentar sua renda.

Brasília não é a primeira cidade a receber o Projeto. Na cidade de São Paulo, as coope-rativas apoiadas por essa ini-ciativa conseguiram aumentar seus rendimentos em aproxi-madamente R$ 13 mil, nos dois primeiros meses de atuação no novo modelo, com o repasse de 1.127 equipamentos, entre CPU, monitores, teclados e mouses. Em Salvador, algumas cooperativas também já estão aptas a receber e tratar os resí-duos eletrônicos da população.

A CAIXA, além de investir

recursos para a realização do Projeto, irá doar parte de seus eletroeletrônicos fora de uso às cooperativas, para que, capaci-tadas e equipadas com as fer-ramentas necessárias, possam dar um tratamento correto ao lixo eletrônico, eliminando os riscos à saúde dos catadores e reduzindo a poluição do meio ambiente.

A execução do Proje-to está alinhada ao Decreto 5.940/2006, que estabelece a destinação de recicláveis às as-sociações e cooperativas dos catadores, bem como contempla a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece o princípio da responsabilidade compartilhada, a qual define que todos os elos da cadeia são soli-dariamente responsáveis pela destinação final dos resíduos, incluindo não só os fabricantes e distribuidores, mas também os consumidores dos produtos.

2ª quinzena de fevereiro de 2014 o democrata4

Prefeita faz mudanças no governo de Valparaíso

Todos que estão assumindo novos cargos já conhecem bem a máquina e não terão dificuldades em absorver as novas funções. “Contar com

técnicos desta natureza é um privilégio para qualquer chefe de executivo”

No último dia 19 (quar-ta-feira), a prefeita de Valparaíso de Goiás,

Lucimar Nascimento, acei-tou o pedido de demissão do irmão do deputado distrital Patrício. Sidiclei Patrício ocupava o cargo de secretá-rio de Finanças da cidade. Em seu lugar assumiu Daise Lucid Martins, servidora de carreira, lotada no Controle Interno da prefeitura. Lu-cimar aproveitou e remane-jou Maria Rita Frazão para a

Promoção Social e Agenério Silveira Machado para a pas-ta de Administração. E ainda para concluir as mudanças, convidou o vereador Emanuel Ayres (PROS) para assumir a Secretaria de Cidadania e Participação Popular. Com a saída de Ayres da Câmara, as-sume uma presença feminina, a suplente professora Elenir (PROS).

Segundo o governo local, Patrício deixou o posto para ser um dos coordenadores de

campanha da reeleição do Go-vernador Agnelo Queiroz e da presidente Dilma Rousseff no Distrito Federal, onde mora. “Ele cumpriu com muita per-feição o seu papel, hoje tem outros desafios”, enfatizou um dirigente petista, ligado a chefe do Executivo local.

Além destas mudanças, Lucimar ainda deve fazer modificações na secretaria de Educação. O atual titular da Pasta, Professor Silvano Neto, deve deixar o cargo para con-

correr a uma vaga de deputado estadual. Sua saída deve acon-tecer até dia 4 de março.

São mudanças necessárias para que a máquina adminis-trativa continue funcionando bem. Todos que estão assu-mindo novos cargos já conhe-cem bem a máquina e não te-rão dificuldades em absorver as novas funções. “Contar com técnicos desta natureza é um privilégio para qualquer chefe de executivo”, comen-tou a prefeita.

Pacífico animadocom a pré-candidatura

Um dos candidatos mais animado para disputar uma vaga na Assembleia Legisla-tiva do Estado é José Pacífi-co, conhecido simplesmente com Pacífico. Filiado ao PHS (Partido Humanista da solidariedade).

Sua pré-candidatura está de vento em poupa. A co-munidade também confirma o otimismo de Pacífico. “Ha pouco tempo ele foi conside-rado um dos mais aceitos en-tre os que pleiteiam o cargo no município”, garantiu José Gomes, Morador do Distrito de Lago Azul.

Pacífico vem de uma famí-

lia de políticos do município, já teve um irmão que foi prefeito e outro vereador por dois man-datos. Ele, além de bem quisto ente os amigos, se movimenta muito bem no meio do povo. É bem articulado politicamente, devido a sua experiência em campanhas passadas ajudando os parentes.

Pacífico já conseguiu vá-rios apoios de ex-candidatos a vereador, empresários e outros seguimentos da socie-dade. “Estou com ele e não abro”, disse Marcelo Chape-lão, ex-candidato a vereador por mais de uma vez com votação expressiva.

2ª quinzena de fevereiro de 2014o democrata 5

Novo gamaestá com saúde

Formiga surpreso com tantos apoios

Câmara aprova plano de cargos e salários

dos servidores

Novo gama tem nova base do Samu

A meta do prefeito Everaldo Vidal, segundoDr. Santana, é otimizar muito mais a saúde da cidade,

de maneira que se torne referência para a Região

Novo Gama não pode reclamar da saúde, é o município dos mais

bem avaliados do Estado. Se-gundo o secretário de Saúde, o ginecologista Manoel Santana, neste primeiro ano de gestão os ganhos para o município foram muitos. “Haja vista que esta-mos entre os 104 munícipios goianos integrados ao progra-ma Telessaúde -Goiás. (via on-line).” Afirmou o secretário.

Como funcionaConsiste na opinião de um

profissional Especialistas da UFG (médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, odontólogos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas) fornecida à distância a outro profissional local. Ela pode ser online ou off-line. A interação online pode ser feita por voz e vídeo mediante o uso de um webcam, e na sua modalidade off-line via software, de forma segura e específica para garantir a confi-dencialidade e sigilo das infor-mações prestadas.

ExemploAtravés de um equipa-

mento de eletrocardiograma (ECG) ligado a um compu-tador conectado via internet, permite a transmissão do tra-çado eletrocardiográfico ao NUTTs. Os exames são envia-dos pelo sistema web, lauda-dos e disponibilizados de for-ma off-line, ainda permitindo que este laudo e a discussão do caso, quando necessários, sejam realizados a distância com suporte de cardiologis-tas.

O núcleo de Telemedicina e Tele saúde da Faculdade de

Medicina da UFG com sua infraestrutura desenvolvida, tem prestado atendimento em 104 municípios goianos, ente eles Novo Gama, em segunda opinião formativa e exames complementares. Atua ainda qualificando os profissionais da atenção primaria e alunos da Universidade para presta-ção de serviço em saúde. O núcleo busca ampliar e for-talecer parcerias, apoios fun-damentais para a expansão de trabalhos em rede para alcan-çar outras comunidades goia-

nas.Além disso, a secretaria

tem feito vários mutirões e campanhas contra a Dengue e para melhorar mais ainda o município acabou de ganhar do Estado um veículo chama-do “Fumacê”) para dedetizar os lugares mais críticos, onde supostamente tenha algum foco do mosquito da dengue.

Dr. Santana informou ain-da que, já contratou mais de 70 médicos em várias espe-cialidades, entre elas, car-diologistas, ortopedistas,

endocrinologistas, dermato-logistas, clínicos e psiquiatras que atendem inclusive aos sá-bados.

Com 22 postos de saú-de, além do posto de pronto atendimento que funciona 24 horas, a esquerda da rodoviá-ria da cidade, o novogamense não pode reclamar da saúde. Mais melhorias estão por vir. A meta do prefeito Everaldo Vidal, segundo, Dr. Santana, é otimizar muito mais a saú-de da cidade, de maneira que seja referência para a Região.

O Governo Municipal inau-gurou uma nova Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgên-cia em Novo Gama. A nova base fica no conjunto 1 HI, na aveni-da perimetral ao lado do colégio Logos. A antiga base do SAMU

ficava na área especial A 2 L Tra-vessa 2, atrás do DETRAN e era pequena e inadequada.

A inauguração contou com a presença de várias autorida-des. Além do prefeito, Everal-do Vidal, estiveram presente o

vice-prefeito Fernando Feitoza, o Belezinha, secretário de Saú-de Dr. Santana, Almir Perei-ra, coordenador do SAMU de Novo Gama; Narciso Pereira, presidente da Câmara de Vere-adores e os secretários: Arapi-raca (Educação), Warlei Lúcio (Infraestrutura Urbana), Jane Ferreira (Mulher), Amauri (Tra-balho), o administrador do Lago Azul, João Antônio e os verea-dores Alan do Sacolão, Geraldo Neto e Zezinho da Feira.

Constatando que a antiga base era inadequada, o governo municipal resolveu transferi-la de local. A nova base oferece instalações modernas, além de confortáveis e seguras para os funcionários do SAMU.

“Durante 10 anos ficamos

num quartinho que mais pare-cia um buraquinho, e quando chovia tínhamos que sair por causa das infiltrações, mas ago-ra ganhamos uma nova base, adequada para ambos os sexos, confortável e segura”, destacou Almir Pereira, coordenador do SAMU de Novo Gama.

Dr. Santana, disse que 2013 foi o ano de colocar a casa em ordem. A Secretaria de Saú-de tinha pendências com do-cumentações e dívidas. Com as contas em dia, o município poderá fazer convênios com os Governos Federal e de Goiás.

O Governo Municipal tra-balha agora para construir uma nova base do SAMU próxima ao Lago Azul. Com informações da Ascom/Sandro Gianelli.

Fotos: Mizael

O pré-candidato do PPS no Gama, Antônio Gomes For-miga, o formiga, está surpreso com a quantidade de apoios que vem recebendo da popu-lação do Gama. O pioneiro e líder comunitário não espera-va tamanha repercussão a sua pré-candidatura para deputado federal.

O assessor da deputada Elia-na Pedrosa está de agenda cheia, os amigos o convidam pra lhe oferecer apoio. Almoços, jan-tares, aniversários, casamentos, entre outros eventos fazem parte do dia-a-dia do prefeito da Qua-dra 30 do Gama Oeste.

Formiga foi um dos funda-

dores de Brasília, aposentado pela Terracap, trabalhou com JK na construção da cidade, tem uma vida dedicada à ca-ridade, é católico praticante e associado a todos os clubes de serviço social do Gama, como Lions e Rotary, além de traba-lhar como voluntário no hospi-tal do Gama.

O assessor da deputada Eliana Pedrosa não liga para o cansaço que às vezes quer lhe tirar do bom combate, ele é um gigante quando se trata de ajudar alguém. Formiga é um dos homens mais próximos da parlamentar que o indicou para esta missão.

Os vereadores de Valpa-raíso de Goiás aprovaram na sexta-feira (14) o Plano de Car-gos e Salários dos Servidores Municipais. Para o presidente da Câmara, Afrânio Pimentel, depois de muitos anos da fun-dação do munícipio, foi um das maiores vitórias conquistada não só pela classe, mas também

pelos vereadores que aprova-ram o projeto.

“Fico Feliz com aprovação do plano, ao saber que ele vai trazer inúmeros benefícios para os trabalhadores da prefeitura que tanto contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvi-mento do município”, concluiu o presidente.

Empresário Gilson da Bonamix, Formiga e o empresário Samuel de Santa Maria em almoço na Ponte Alta Norte oferecido pelos amigos

CRACK. BASTA EXPERIMENTARPARA FICAR PRESO AO VÍCIO.

O GDF está tratando o problema das drogas como nenhum outro governo do DF tratou. Este governo é o primeiro do Brasil a criar um

Comitê do Programa de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, que conta com 16 órgãos do GDF e é coordenado pela Secretaria de

Justiça. Graças a esse Comitê, foi possível traçar políticas públicas de combate ao uso e tráfi co de drogas, com o Plano Distrital de

Enfrentamento ao Uso do Crack e Outras Drogas, que atua em três eixos:

1. Prevenção, com palestras, cursos sobre os efeitos das drogas, cujos públicos-alvo são pais, alunos das redes pública e particular,

outros familiares e líderes comunitários; 2. Tratamento, com a construção de cinco CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para

atendimento ao usuário de droga, três consultórios de rua, uma Unidade de Acolhimento, dois Cras (Centro de Referência de

Assistência Social) e dois Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), além de outras ações. 3. Repressão, com

operações que visam reduzir as situações de tráfi co e uso de drogas, como fi scalização nos bares e restaurantes da moda, com blitze

na saída; instalação de câmeras de segurança nas áreas com mais ocorrências e integração das forças policiais.

Graças a esse grande esforço do GDF, nos últimos anos, quatro mil pessoas foram internadas: destas, 217 já estão livres das drogas.

Proteja a sua vida, não use drogas.

PARA MAIS INFORMAÇÕES,

LIGUE 2104.1819WWW.SEJUS.DF.GOV.BR

Secretaria de Justi ça,

Direitos Humanose Cidadania

Governo do Distrito Federal

2ª quinzena de fevereiro de 2014o democrata 7

De volta aos trabalhos

Prefeitura de luziânia realiza“Dia D” de combate à dengue

[email protected]

No último dia 18 de fevereiro, na Câmara Municipal de Luziânia aconteceu a Sessão de Abertura dos Trabalhos Legislativos para 2014. O evento ainda contou com a posse de dois vereadores e a mensagem do Executivo com muitas obras que vão beneficiar toda a população

A Sessão de Aber-tura da CML con-tou com a presen-ça de autoridades como o prefeito

Cristóvão Tormin, secretários municipais, representantes da Segurança Pública e o público em geral.

O presidente da Casa de Leis luzianiense, vereador Mu-rilo Roriz abriu a mesma dese-jando um ano de muito traba-lho, ações e a busca da solução para os problemas que afligem a população.

A Banda de Música do 10º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás tocou os Hi-nos Nacional e de Santa Luzia e emocionou a todos.

Em seguida, foram lidos os Termos de Posse para que os suplentes de vereadores Da-mião Burmester e Carlos da

Liga realizassem o juramento perante o Plenário.

Damião Burmester assumiu a vaga deixada por Aderbal Souza que se retirou em licença e falou: “Quero lutar não por um bairro mas sim por todo o nosso município! Vocês serão representados por um homem simples que escolheu Luziânia para morar e criar a sua famí-lia! Gosto de trabalhar e gosto de defender os interesses da população”.

Carlos da Liga entrou no lugar de Nilson Lins que assu-miu a Secretaria Municipal de Governo e também fez questão de declarar: “Estou feliz por es-tar aqui neste dia tão especial. Quero somar! Vamos caminhar de cabeça erguida em prol de uma Luziânia melhor para to-dos nós”!

Após o uso da palavra pelos

vereadores, Murilo anunciou um momento muito especial dentro da sessão que foram as bençãos deixadas pelo Pastor Gildean, Igreja Presbiteriana Independente, o qual pediu sa-bedoria, garra e ânimo para os parlamentares. E depois, o Pa-dre Guilherme, Paróquia Nossa Senhora Aparecida no

Jardim Ingá, que pediu uma política missionária em que os vereadores vão de encontro ao povo.

O prefeito Cristóvão Tor-min levou a tradicional men-sagem do Executivo para o início dos trabalhos na Câmara luzianiense: “A mensagem que tenho para vocês nesta manhã é sobre nossas obras, como a construção de 200 novas salas de aulas e Creches para Luzi-ânia. Estamos fazendo o reca-peamento e vamos começar

a construção de meios-fios e ainda a desobstrução de buei-ros, as quais nunca foram feitas em nosso município. Temos a Unidade de Pronto Atendimen-to que virá para o Jardim Ingá. E seremos contemplados com a construção de 4 Escolas Sé-culos XXI, projeto do Governo de Goiás.

Além de investimentos em água tratada e o sistema de es-goto, já que apenas 8% do mu-nicípio possui esse esgotamen-to”. Cristóvão anunciou ainda a reforma do Hospital Regional de Luziânia e a criação da Se-cretaria Municipal de Cidada-nia e Segurança que já conta com o apoio da Polícia Militar.

As sessões na Câmara Mu-nicipal de Luziânia acontecem as terças e quintas feiras, a partir das 9h no plenário local. Participem!

Durante a manhã desta sexta-feira (21), foi realizado o “Dia D” de combate à dengue, no município. A Prefei-tura de Luziânia e a Se-cretaria Municipal de Saúde prepararam uma programação especial. Houve carreata e cami-nhada percorrendo as principais ruas do Cen-tro de Luziânia.

Autoridades locais, agentes de endemias, outros servidores da Secretaria de Saúde e também da Secretaria Municipal de Desen-volvimento Urbano fizeram um grande trabalho de conscienti-zação junto à comuni-dade.

“O mais importan-te é que cada cidadão assuma o compromis-so de se engajar na luta pela erradicação dos focos do mosquito transmissor da doença. É preciso evitar jogar na rua objetos que sir-vam de local para o desenvolvimento das larvas. O poder público sozinho não vai conse-guir essa meta. Depen-demos do empenho de cada um. É uma luta que precisa da união de todos”, observou a es-tudante de Direito Sô-nia Rezende, que parti-cipou da caminhada.

2ª quinzena de fevereiro de 2014 o democrata8

DESTAquERaimundão [email protected]

Dra. Júlia acredita na reestruturação juventude

Chega de perder tempo na fila

Narciso, o pré-candidato dos policiais

Prefeito Everaldo Vidal comemora 38 anos de vida

Sensibilizado com o sofrimento da comunidade de Novo Gama ao enfren-tar grandes filas para aten-dimento em repartições públicas e estabelecimen-tos bancários, principal-mente na Caixa Econô-mica, o vereador Waldson da Educação apresentou na última quarta feira,19, Projeto de Lei regulamen-tando o tempo de espera nas filas.

Segundo ele, o Projeto

de Lei foi elaborado de con-formidade com a legislação federal, tendo como base o Código de Defesa do Con-sumidor. O PL que limita o tempo de espera nas filas fixou em no máximo 30 mi-nutos para qualquer atendi-mento. Caso contrário o es-tabelecimento será multado nos termos da Lei. “Acredito que esta Lei depois de san-cionada pelo Executivo, será de grande valia para a popu-lação”, comentou o vereador.

Uma das grandes pre-ocupações da Advogada Júlia Solange, a Dra. Júlia (foto acima conversando com Formiga), que preten-de ser uma representante da classe feminina na Câmara Distrital, além da violência contra a mulher, é a juven-tude que segundo ela, está desamparada pelo estado.

“A juventude precisa ser reestruturada através de polí-ticas públicas que criem in-

centivos capaz de atender as no-vas perspectivas tecnológicas de mão de obra que o mundo moder-no exige”, comenta a advogada.

Para isso serão necessários investimentos do poder público na área de cursos de capacitação técnica, além de incentivos para o esporte e lazer, entre outras ati-vidades. Promover o intercâm-bio entre outros países também é fundamental. “Precisamos dar uma nova direção para a juven-tude”, concluiu Dra. Júlia.

A pré-candidatura do pre-sidente da Câmara de Novo Gama, Vereador Narciso (PPL), vem tendo uma boa uma boa aceitação popular no muni-cípio. Ele já conta com apoios de importantes seguimentos da sociedade, como da ADEG, através de seu presidente, Pr. Egmar Tavares, além da ASSE-GO (Associação dos Subtenen-tes e Sargentos da PM e bom-beiros do Estado de Goiás); da ACS (Associação dos Cabos e Soldados da PM/BMde Goiás). Narciso, além de ser o candida-to do governo local ainda tem o apoio de Antonio Campanela, presidente regional do Partido.

Narciso é secretário de

organização do PPL no En-torno e, segundo ele, com o apoio dos companheiros vai abrir representação do par-tido em todos os municípios da Região. “Queremos um PPL forte e competitivo nas eleições deste ano. Para 2016 nos pleitos municipais vamos eleger o maior número possí-vel de prefeitos e vereadores”, garantiu Narciso.

Com o apoio do prefei-to Everaldo Vidal, Narciso foi escolhido como candidato único do partido no Entorno. Mas nem por isso ele deixa de visitar outros municípios fora daqui, estendendo suas articu-lações em outras regiões.

No último dia 17, segun-da-feira, o prefeito de Novo Gama, Everaldo Vidal, reu-niu amigos e aliados para comemorar seu aniversário de 38 anos, em sua cháca-ra no Vale das Andorinhas. Políticos, como a prefeita de Valparaíso Lucimar Nas-cimento, o deputado federal Rubens Otoni, Diretor do DFTrans Antônio Campa-nella e Antônio Gomide, prefeito de Anápolis e pre-tenso candidato ao governo de Goiás e Junior, presiden-te nacional do PROS (Par-tido Republicano da Ordem Social) estiveram na festa. O Jornal O DEMOCRATA foi representando pelo Edi-tor Raimundo de Sousa.

A festa foi animada pe-los cantores sertanejos, Ra-fael Silva, Gabriel Lener e as duplas também do mes-mo gênero, Pedro Paulo & Matheus, Jhonnny & Rha-ony, Felipe & Fernandes e bandas regionais. Segundo o prefeito tudo na base da cortesia. A festa do Eve-raldo nunca teve convite, sempre é de portões aber-tos para todos desde o mais humilde até a maior autori-dade “Eu gosto é do povo sem nenhuma distinção”, afirmou o prefeito. O povo compareceu em massa, ape-sar da chuva.

O casal Everaldo Vidal e Thais Xavier recepcionaram os amigos com carinho e edu-cação que lhes é peculiar.