eco curitiba 181

16
QUINTA 05/02 Previsão do TemPo FONTE: SEXTA 06/02 SÁBADO 07/02 DOMINGO 08/02 TERÇA 03/02 QUARTA 04/02 Mín.: 15 Máx.: 25 Mín.: 16 Máx.: 27 Mín.: 16 Máx.: 29 Mín.: 17 Máx.: 29 Mín.: 18 Máx.: 30 Mín.: 18 Máx.: 29 eCo Curitiba Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015 | Ano iii | edição 181 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco SHOWBIZZ: Prestes a completar 34 anos, Sabrina Sato faz dieta pela primeira vez na vida Pág. 08 90% dos usuários de smartphone já fizeram selfies, diz pesquisa Pág. 14 Caminhoneiros terão exame toxicológico O exame vai detectar a presença de maconha, cocaína e derivados incluindo, crack e merla, morfina e heroína, ecstasy, anfetamina, metanfetamina, entre outras substâncias. Pág. 07 TRÂNSITO

Upload: eco-central

Post on 07-Apr-2016

262 views

Category:

Documents


25 download

DESCRIPTION

Confira as principais notícias desta terça-feira.

TRANSCRIPT

Page 1: ECO Curitiba 181

QUINTA05/02

Previsão do TemPoFoNTe:

SeXTA06/02

SÁBADo07/02

DoMINGo08/02

TeRÇA03/02

QUARTA04/02

Mín.: 15Máx.: 25

Mín.: 16Máx.: 27

Mín.: 16Máx.: 29

Mín.: 17Máx.: 29

Mín.: 18Máx.: 30

Mín.: 18Máx.: 29

eCo CuritibaCuritiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015 | Ano iii | edição 181 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

showbizz: Prestes a completar 34 anos, sabrina sato faz dieta pela primeira vez na vida Pág. 08

90% dos usuários de smartphone já

fizeram selfies, diz pesquisa

Pág. 14

Caminhoneiros terão exame toxicológicoO exame vai detectar a presença de maconha, cocaína e derivados incluindo, crack e merla, morfina e heroína, ecstasy, anfetamina, metanfetamina, entre outras substâncias. Pág. 07

TRÂNsiTo

Page 2: ECO Curitiba 181

paraná02 Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

urgência e emergênciasinalização

Saúde faz seleção para reforçar serviço

Foi realizada neste final de semana a prova do processo seletivo para os servidores

municipais que atuam na atenção primária à saúde de Curitiba e desejam ingressar no serviço de urgência e emergência. No total, 63 candidatos – entre auxiliares e téc-nicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal – realiza-ram o teste no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação.

Estão sendo oferecidas vagas em oito Unidades de Pronto Atendimen-to (UPAs) e na Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os interessados,

além de serem servidores munici-pais da saúde, devem ter disponi-bilidade para trabalhar de acordo com as escalas estabelecidas pelo serviço de urgência e emergência, participar dos processos de capa-citação continuada e estar aptos a desempenhar as atividades do cargo pretendido.

Além do teste de múltipla escolha, o processo também conta com uma prova de títulos. Para a escolha do profissional, será obedecida a or-dem de classificação dos candidatos aprovados.

O resultado definitivo, após a análise de eventuais recursos apre-sentados pelos candidatos, sairá no dia 6 de fevereiro.

GREVEOs servidores públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba se reuniram em greve em frente à Câma-ra Municipal para protestar contra a Prefeitura. Foram atendidos pela vice-prefeita Miriam Gonçalves. Segundo a Prefeitura de Curitiba, a adesão foi baixa e somente 2,5% dos servidores pararam as atividades. O funciona-mento das unidades básicas de saúde seria normal, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os trabalhadores são obrigados a manter 100% do atendimento de urgência e emergência nas UPAs e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em caso de greve. Além disso, as UBS devem atender 30% da demanda, o que corresponde a atender casos agudos e reagendar as consultas eletivas.

Prefeitura investe R$ 8,16 milhões em manutenção

A Prefeitura de Curi-tiba vai investir R$ 8,16 milhões em manu-tenção, reforço e novas pinturas de sinalização horizontal de trânsito em todas as regionais da cidade. Serão 217 mil metros quadrados de pinturas de faixas de sinalização e de pedestres, áreas de es-tacionamento, yellow boxes (caixas amare-las píntadas nas vias), ciclovias e ciclofaixas. Também está progra-mada a implantação de tachas brancas e tachões amarelos.

Os recursos são pro-venientes das multas de trânsito aplicadas na cidade. As empre-sas responsáveis pelas obras já foram contra-

tadas pelo sistema de pregão e os trabalhos começam no dia 9 de fevereiro. Os locais prioritários da cidade foram indicados pe-los administradores regionais em reunião realizada na última quinta-feira (29), na sede da Secretaria Mu-nicipal de Trânsito no bairro Prado Velho. Eles indicaram ruas e praças de acordo com pedidos feitos pela co-munidade e também com as informações das equipes locais da Prefeitura.

Em conjunto com a pintura, equipes da Setran também farão a manutenção e a troca de placas de sinali-zação.

Jaelson Lucas/SMCS

Page 3: ECO Curitiba 181

Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

curitiba

Rubens Bueno é reconduzido à liderança do PPS

volta às aulas

Parlamentares do PPS aprovaram a recondução do deputado Rubens Bueno (PR) como líder do partido na Câ-mara. O deputado foi eleito por votação unânime. Esta é a quinta vez que assume o cargo.

O PPS tem dez parlamen-tares e compõe um bloco de oposição à base aliada ao lado do PSB, PSDB e PV, ten-do 106 deputados no total. Após a recondução, Rubens Bueno e outros parlamenta-res do PPS participaram de

um ato de formalização de apoio à candidatura à presi-dência da Casa do deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

“Nós estamos aqui re-presentando 51 milhões de brasileiros. Essa é a nossa tarefa, representando as oposições brasileiras”, dis-se Bueno, na sala de uma das comissões da Câmara onde ocorreu o evento. De acordo com a assessoria de imprensa do partido, os três vice-líderes ainda serão definidos.

Peso de mochilaspreocupa ortopedistas

Livros, cadernos e apostilas enchem as mochilas dos es-tudantes, e o peso carregado

por eles, diariamente, preocu-pa pais e especialistas. Usar o modelo adequado de mochila, carregá-la de forma correta e eliminar itens desnecessários são algumas das alternativas que podem amenizar o problema. Há escolas que têm adotado medidas como instalar armários para o aluno guardar o material.

Há estudos que apontam que o ideal é que o peso da mochila não exceda 10% do peso corporal. Má postura, dores e problemas de locomoção são alguns dos proble-mas que o excesso de peso pode causar, de acordo com a cartilha feita em parceria pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Trau-matologia (Sbot) e o Proteste.

Ao escolher uma mochila, é importante que ela não pese mais que meio quilo quando vazia. O ideal é que seja de duas tiras, pois as de uma tira não distribuem o peso uniformemente nos ombros. O estudante deve tensionar as tiras para que a mochila fique bem junto ao corpo e aproxima-damente cinco centímetros acima da linha da cintura.

As alças devem ser acolcho-adas, reguláveis e com largura mínima de 4 centímetros na al-tura dos ombros. Tiras estreitas podem causar compressão nos ombros e restringir a circulação. É interessante também concen-trar os objetos mais pesados no centro da mochila e mais próxi-mos das costas.

Em Brasília, o Colégio Ma-

rista desenvolveu durante três anos um projeto com vídeos e orientação dos professores para estimular o uso dos armários, locados pela escola, e da mochi-la de rodinhas, e fez a Blitz da Mochila. Na blitz, os professores conferiam, na chegada dos es-tudantes, quem estava com um modelo adequado e carregava o material de forma correta. Houve também balanças para pesar a mochila. Quem estava com tudo certo ganhava um adesivo ates-tando aprovação.

“A partir do sexto e sétimo anos, os estudantes começam a achar que utilizar a mochila de rodinha é ‘mico’, então, compram a mochila de alça que pesa entre 7 e 8 quilos com o material e usam pendurada em um ombro só. Não tem como reduzir os li-vros, então resolvemos fazer um trabalho de conscientização com

os meninos e alcançamos bom resultado”, disse o psicopedagogo do Marista, Ricardo Timm.

Ele alerta que os pais devem verificar periodicamente o ma-terial dos filhos para conferir se não estão carregando objetos desnecessários. Muitos estudan-tes carregam joguinhos, revistas, gibis e aumentam o peso. “Se eles trouxerem para a escola apenas o necessário, já podem reduzir de 1 a 2 quilos do peso”, acrescentou.

Também é preciso ter cuidado com o uso da mochila de rodinhas. A alça do carrinho deve estar a uma altura apropriada às costas retas ao puxá-la. A cartilha do Proteste e Sbot alerta que para que essa seja uma opção melhor, as escolas devem adotar rampas e elevadores para evitar que as crianças tenham que levantar a mochila nas escadas.

A Academia Americana de Pediatria considera que o ideal é que a mochila tenha entre 10% e 20% do peso corporal do estudante.

Fazer com que a criança leve apenas o necessário para o dia é uma boa forma de reduzir o peso

Investimentos no ferryboat melhoram serviços na travessia, em Guaratuba

O Departamento de Estra-das de Rodagem do Paraná (DER -PR) registrou alta no movimento de veículos trans-portados pelo ferryboat no primeiro mês da Operação Verão. De 15 de dezembro a 15 de janeiro, passaram mais de 448 mil veículos pelas seis balsas que fazem a travessia entre Matinhos e Guaratuba. São 4,7 mil veículos a mais que na temporada passada.

“Mesmo com o aumento do tráfego, não houve registros de filas e também não ocor-reram problemas nos trans-portes de veículos”, afirma o superintendente do DER-PR, Gilberto Loyola. O superin-tendente atribuiu a melhoria aos investimentos feitos pelo Governo do Estado, que permitiram a modernização da travessia.

Foram aplicados R$ 6,7 milhões na ampliação de em-barcações, com aumento da capacidade de transporte, e na recuperação de flutuantes e de pontes. Os recursos são da Concessionária Travessia de Guaratuba, que antecipou os investimentos após acordo firmado com o DER.

As balsas Piquiri, Guara-guaçu e Nhundiaquara foram ampliadas na área de veícu-los. Também foram ampliadas as áreas de passageiros das embarcações Piquiri, Sônica e

Rainha de Guaratuba. As duas últimas ganharam assentos e coberturas.

Os quatro flutuantes e as quatro pontes foram recu-perados. Todos os flutuantes funcionam com sistema de células independentes, o que inibe a quase zero a possibi-lidade de afundamento.

Outra ação feita para dei-xar o serviço mais rápido foi a proibição de tráfego de ca-minhões pesados. De dezem-bro a março, a travessia está restrita a caminhões com até 14 metros, dois eixos e limite de peso de 26 toneladas.

O DER-PR distribuiu cerca de 60 mil panfletos nas ro-dovias em direção às praias, orientando os motoristas sobre os melhores horários para a travessia do ferryboat nos feriados de fim de ano. Os panfletos serão entregues também no carnaval.

O material é entregue pela Ecovia e a Concessionária Travessia de Guaratuba, in-formando aos motoristas os horários com menor movi-mento e, consequentemente, com menor tempo de espera. A operação conta ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Militar, que ajudam na organização do trânsito para evitar que motoristas tentem “furar” a fila.

Arnaldo Alves/ANPr

Page 4: ECO Curitiba 181

04 Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015www.leiaeco.com.brEco Curitiba paraná

Page 5: ECO Curitiba 181

Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

[email protected] Felipe Borges

PLANETA BOLA

esporte

))) Rodrigo Chiamulera

Dando sequência em sua pré-temporada, equipe atleticana estreia em outro torneio amis-

toso. Com um início ruim, ao menos no que diz respeito aos resultados (duas derrotas e um empate), a equipe comandada por Claudinei Oliveira espera ter uma melhor performance na Marbella Cup, para animar um pouco os torcedores, que pouco acompanham o desempenho do time em terras espanholas, e podem avaliar, por enquanto, ape-nas os resultados obtidos. Esta é a segunda vez que o clube disputa o torneio. Em 2013 o Furacão sagrou-se campeão invicto e deslanchou no restante da temporada, fazendo uma grande campanha tanto no Brasileiro quanto na Copa do Brasil. O primeiro desafio será hoje, às 13 horas (horário de Brasília), contra o Elfsborg, da Suécia.

PArANAENsEJá pelo campeonato estadual,

o sub-23 rubro-negro entra em campo novamente como visi-

Atlético estreiana Marbella Cup

Um dos poucos remanescentes de 2013, Cleberson tenta o bi da Marbella Cup

tante pela 2ª rodada. O time vai até Paranaguá enfrentar o Rio Branco. Após o empate contra o Cascavel na estreia, a expectativa do comandante atleticano é que com o passar dos jogos, a mole-cada vá ganhando experiência. “Precisamos evoluir o processo de maturidade. Temos que aprender a dosar a ousadia em setores do campo e em momentos dos jogos” afirmou Marcelo Vilhena, técnico

do time que disputa o Paranaense. Se mantiver o time que iniciou a partida no interior do estado, Vilhena mandará a campo Alexan-dre Cajuru, Mário Sérgio, Ricardo Silva, Lula e Sidcley; Matteus, Jonatan Lucca, Bruno Pelissari e Gustavo Marmentini; Marco Damasceno e Júnior de Barros. O duelo no litoral está marcado para amanhã, quarta-feira, as 22 horas, no estádio Caranguejão.

O último a sair apague a luzNos últimos anos o fu-

tebol brasileiro viveu uma ilusão que está sendo des-feita rapidamente. Salários altos e contratações mi-lionárias eram feitas por clubes encantados pelo aumento das cotas de te-levisão e crescimento de algumas outras fontes de renda. Porém os novos ri-cos, com dirigentes amadores, não estavam preparados e a conta chegou. Praticamente todos os times, completamente endividados, adotaram o discurso de apertar o cinto, diminuir a folha salarial e tentar organizar a situação financeira.

A consequência se vê agora, neste início de temporada, com uma debandada de jogadores para o exterior, muitos em mercados alternativos, como a China. O Cruzeiro perdeu Ricardo Goulart, Lucas Silva, Éverton Ribeiro, entre outros. Diego Tardelli, atacante do Atlético-MG e da seleção bra-sileira, também foi para o Oriente. O meio campista Conca deixou o Fluminense para fazer mais uma vez sua inde-pendência financeira. Agora é a vez de Barcos do Grêmio, que está muito perto de fechar com o Changchun Yatai, também da China. O esvaziamento de qualidade será mais notado no Campeonato Brasileiro, que deve ter uma queda significativa no nível técnico. A tendência é que os clubes apostem exaustivamente nas categorias de base, sempre a esperança nos momentos de crise. Que algumas raridades, como a nova política administrativa do Flamengo, que não gasta mais do que arrecada, sirva de exemplo para os ad-versários. Parece óbvio e é.

Page 6: ECO Curitiba 181

esporte06 Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Finalmente a bola rolou em 2015! A bem da verdade, alguns dos 27 campeonatos estaduais do país tiveram início ainda em 2014. O Per-nambucano, por exemplo, já está na fase decisiva. Destes campeonatos, os que mais chamam a atenção do pú-blico local são o Paranaense, por motivos óbvios, o Pau-lista pela disputa acirrada e juntamente com o Gaúcho, pela grande torcida que equipes como Internacional, Grêmio, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos tem em Curitiba.

O começo do Paranaen-se teve resultados normais para os principais concor-rentes ao título, Atlético, Coritiba, Paraná Clube ob-tendo resultados normais.

O Atlético, utilizando um time alternativo, foi a Cascavel e empatou com o FC Cascavel, equipe dos irmãos Belletti, campeão da segunda divisão em 2014. A equipe da capital mostrou mais uma vez desentrosamento e pouca objetividade, dificilmente disputará o título. A equipe principal, diferente do ano passado, quando também fez a pré-temporada em Marbella / Espanha, ainda não conseguiu vencer os seus adversários. Não há

motivos para preocupação, mas é relevante que não tem bom início de ano.

O Coxa, muito modificado, fez um resultado importante em Rolândia. Com dois gols do prata da casa Rafhael Lu-cas a equipe mostrou inse-gurança e desentrosamento, o que deixou o técnico Mar-quinhos Santos preocupado para a sequencia. A torcida alviverde aguarda novos reforços, pois com a atual equipe o futuro é de muitas incertezas.

O Tricolor de Vila Capa-nema, única das equipes da capital a estrear em seus domínios, fez o dever de casa e venceu o Prudentó-polis. Na estreia o técnico Luciano Gusso teve que utilizar nove jovens da base já que a maioria dos novos contratados não fo-ram registrados a tempo. Se fora de campo a equipe teve problemas, em campo todos foram superados, o que deixa a torcida um pouco esperançosa.

A se se lamentar neste pontapé inicial é a péssima situação dos estádios e gra-mados, principalmente os do interior. Problemas desta natureza afastam o torce-dor e nivelam por baixo o já não tão eficiente nível técnico do campeonato.

Bola rolando

Seleção Sub-17A Federação Paranaense de Futebol recebeu ofício da

Confederação Brasileira de Futebol convocando atletas do Atlético Paranaense e do Coritiba para a Seleção Brasileira Sub-17. Do Atlético, foram chamados o goleiro Juliano, o zagueiro Zé Marcos e o meia Riuler. Já do Coritiba, o convocado foi o goleiro Bruno. Os profissionais foram chamados pelo técnico Caio Zanardi para um período de treinamentos, no Spa Sport Itu, visando o Sul-Americano da categoria, que será realizado no Paraguai. A apre-sentação dos atletas acontece no dia 16 de fevereiro. A viagem ao Paraguai será no dia 02 de março, com 23 dos 28 convocados, para a disputa da competição.

DE CANELAMarco Ferreira é comentarista esportivo na Clube FM e escreve no ECO Curitiba.

))) Rodrigo Chiamulera

Aproveitando a sequência inicial de jogos em Curitiba, tricolor tenta segundo triun-fo consecutivo para embalar na compe-

tição. Depois da boa vitória em casa contra o Prudentópolis na estreia, o time paranista recebe outro adversário do interior, o Cascavel. O jogo está marcado para quinta-feira, na Vila Capanema, às 19h30. Nas rodadas seguintes o Paraná enfrenta o Atlético, na Arena, mas também na capital e depois recebe o J.Malucelli novamente na Vila. Tricolor só atuará longe de casa na 5ª rodada, quando vai à Maringá enfrentar o time da casa.

Apesar de comemorar a vitória e a boa atu-ação da equipe, o técnico Luciano Gusso ainda não sabe se repetirá a escalação que iniciou o campeonato. Isto porque o clube ainda tenta regularizar no Boletim Informativo Diário (BID) a situação de oito reforços, que não puderam estar em campo no triunfo diante do Pruden-tópolis.

Os laterais Adriano e Arilton, o volante Mar-cos Paulo, o meia Lucas Sotero e os atacantes Rossi, Paulo Henrique, Rodrigo Tosi e Mai-quinho ainda aguardam suas inscrições para poderem estar à disposição de Gusso. Caso todos os atletas estejam regulares, o treinador deve promover algumas mudanças e mandar a campo o time com Marcos, Ricardinho, Cleiton, Jean e Bruninho; Ricardo Conceição, Leandro Vilela e Lúcio Flávio; Carlinhos, Rossi e Rodrigo Tosi.

Tricolor tenta ganhar “gordura”

Técnico Luciano Gusso ainda espera regularização dos reforços no BID

Page 7: ECO Curitiba 181

Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba07

brasil

Eduardo Cunha promete não fazer retaliação aos adversários na Câmara

Ao assumir a presidência da Câmara, eleito em primeiro turno, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) agradeceu os votos dos deputados e cumprimentou os adversá-rios. Ele afirmou que será o presidente de toda a Câmara e não somente dos que votaram nele. “Vamos buscar a altivez do Parlamento. Esta Casa é o palco dos grandes debates da sociedade. O governo sempre terá, pela sua legitimidade, a maioria para governar quan-do ela tiver de ser exercida.”

Eduardo Cunha disse que, de sua parte, não haverá qualquer tipo de retaliação àqueles que trabalharam por outras candidaturas. Ele des-tacou que o Parlamento sabe reagir às pressões. “Temos é que começar a trabalhar, sem

retaliação. Porque todos aqui vieram para trabalhar. Vamos começar votando o Orçamento Impositivo e outras matérias que estão prontas para serem votadas no plenário”, disse. A previsão é que a proposta de emenda à Constituição entre na pauta hoje.

O presidente da Câmara comentou a relação que pre-tende adotar com os demais Poderes. “Esta presidência não irá atrapalhar a gover-nabilidade. Vamos garan-tir a governabilidade e isso não significa ser submisso”. Cunha destacou que respei-tará os demais Poderes mas, também, exigirá respeito à Câmara. “Vamos respeitar os outros Poderes, mas exigindo respeito. A Câmara terá sua dinâmica.”

Caminhoneiros terão exame toxicológicoO

s motoristas que forem obter ou renovar a Cartei-ra Nacional de Habilitação

(CNH) nas categorias C, D e E serão obrigados, a partir de 30 de abril, a fazer exame toxico-lógico de “larga janela” – usado para verificar o consumo de drogas por longos períodos. Caso o laudo, que terá validade de 30 dias, constate o uso de drogas ou substâncias proibidas, o mo-torista será considerado inapto temporariamente.

O exame, que deverá ser feito em clínicas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trân-sito, vai testar, no mínimo, a pre-

sença de maconha e derivados, cocaína e derivados incluindo, crack e merla, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína, ecs-tasy (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina.

Para conseguir a autorização para obter ou renovar a CNH, o motorista deve obter resultados negativos para um período míni-mo de 90 dias, retroativos à data da coleta. Para o teste, serão coletados material biológico que poderá ser cabelos ou pelos; na ausência desses, unhas.

De acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada hoje (30) no

Diário Oficial da União, os mo-toristas que não se submeterem ao exame também serão con-siderados inaptos temporários ou inabilitados enquanto não apresentarem o laudo negativo do exame toxicológico.

De acordo com o Contran, a medida atende a dispositivo da Lei 12.619, de 30 de abril de 2012, conhecida como Lei do Motorista, que obriga o con-dutor das categorias C, D e E a submeter-se a teste e a progra-ma de controle de uso de droga e de bebida alcoólica, instituído pelo empregador, com a ciência do empregado.

renovar habilitação

Consumo de energia em 2014 registrou o menor crescimento em cinco anos

O consumo de energia elétrica, registrado pelo Sis-tema Interligado Nacional (SIN) no ano passado, cresceu 2,2% em relação a 2013, o menor aumento anual des-de a demanda negativa de 1,1%, em 2009, no auge da crise econômica deflagrada em setembro de 2008 com a quebra do banco norte-americano de investimentos Lehman Brothers.

Os dados constam da Re-senha Mensal de Energia Elé-trica, divulgada hoje (30) pela Empresa de Pesquisa Energé-tica (EPE). A resenha mostra que o consumo de energia elétrica cresceu 3,4% em 2013, ficando praticamente estável em relação aos 3,5% de crescimento em 2012.

O fraco desempenho do setor energético no ano pas-sado teve como principal responsável o setor industrial brasileiro, que ficou bem abaixo das previsões iniciais do setor. Em 2014, o consu-mo da indústria caiu 3,6%, comparado a 2013.

Para a EPE, embora o con-sumo de energia tenha apre-sentado taxas de crescimento positivas no primeiro trimes-tre, a retração da produção industrial “agravou-se no segundo semestre, estenden-do-se aos demais segmentos e refletindo no consumo de eletricidade industrial como um todo”.

O recuo da indústria foi, em parte, compensado pelo crescimento da demanda dos setores de comércio e serviço e residencial, o que acabou garantindo expansão de 2,2% na demanda global ao longo do ano passado.

Em 2014, a demanda do setor de serviço e comércio cresceu 7,3% em relação a 2013, liderando mais uma vez a expansão do consumo de energia. Em alguns perío-dos do ano, houve influência das altas temperaturas, espe-cialmente no primeiro trimes-tre, com picos de até 16% no crescimento do consumo, em relação aos mesmos meses de 2013, informou a EPE.

Petrobras: decisão de não pagar dividendos depende do balanço anual

A Petrobras informou que não há definição sobre a distribuição de dividendos da companhia, enquanto não for divulgado o balanço anual de 2014. Durante coletiva na sede da empresa, o diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Almir Barbas-sa, informou que o resultado deve ser anunciado em abril e admitiu que poderá não ocorrer a distribuição de dividendos aos acionistas.

A nota da Petrobras destacou que as informações divulgadas pela companhia se referem ao balanço do terceiro trimestre de 2014, por isso é preciso aguardar o balanço anual para avaliar as alternativas sobre a distribuição

de dividendos. A Petrobras apontou as al-

ternativas para o pagamento de dividendos previstas na Lei das Sociedades por Ações. “Se não houver lucro líquido no exercício social, não há que se falar em dividendos a serem distribuídos, sem prejuízo de a companhia avaliar eventual distribuição de dividendos à conta da reserva de lucros; se houver lucro líquido no exercício social, distribuir divi-dendos, no prazo de 60 dias da data da declaração, ou em prazo diverso, desde que aprovado pela Assembleia Geral e dentro do mesmo exercício social; ou, se houver lucro líquido no exercício social.

Mercado prevê inflação de 7,01% em 2015

Os investidores e analistas do mercado financeiro elevaram para 7,01% a projeção de inflação para 2015, medida pelo Índice de Pre-ços ao Consumidor Amplo (IPCA). O teto da meta da equipe econô-mica é 6,5%. O mercado também reduziu a projeção de crescimento da economia este ano de 0,13% para 0,03%, próximo de zero. As estimativas pioraram pela quinta semana consecutiva.

O boletim Focus da última semana também voltou a elevar estimativa para os preços admi-nistrados, que sofrem algum tipo de influência do governo. De 8,7%, a projeção passou para 9%.

Page 8: ECO Curitiba 181

moda08 Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Fabíola MonteiroE-mail: [email protected]

Fabíola Monteiro é consultora de Imagem e Moda, sendo formada em Consultoria de Imagem e Marketing de Moda. Guaduada em Direito, Fabíola redescobriu seu amor de infância pela moda e passou a se dedicar exclusivamente à esse universo.

Dicas de unhas para o Carnaval Faltam alguns dias para o Carnaval 2015,

mas muitos foliões já começaram a se prepa-rar para curtir essa grande festa popular em grande estilo, não só apostando no colorido das roupas, mas também na vivacidade e mo-dernidade das unhas. O Tête-à-Tête Nail Bar, localizado no bairro Hugo Lange, dá dicas e sugestões para como escolher o melhor look de unhas para um dos feriados prolongados mais tradicionais do País. De acordo com as proprietárias, Flávia Cavassim Nakamura e Le-tícia Cavassim, a esmaltação deve ser escolhida conforme a sua personalidade e o programa a ser realizado no período programado. “Nunca fuja da sua identidade. Procure sempre se expressar por meio de cores que identifiquem o seu jeito de ser”, explicam as empresárias que indicam as cores mais fortes para as mulheres mais extrovertidas.

As empresárias também comentam sobre a grande procura pelo degrade. “Muitos clientes têm procurado o degrade, pois representa o verão e encaixa muito bem com o Carnaval. Há ainda uma opção de finalização de esmalte com glitter, que realça ainda mais as cores utilizadas na combinação”.

O Tête-à-Tête Nail Bar fica aberto de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone: (41) 3363-1959.

Coleção Boa Sorte e Fé

A Rennê Joias está com novidades para o ano de 2015. A coleção “Boa Sorte e Fé” traz diversos símbolos e imagens, de-senvolvidos em ouro 18k, com o intuito de atrair boas energias e proteção. De acordo com a diretora da marca, Helene Fortes Dalitz, os símbolos ligados à fé, sorte e boas energias são clássi-cos da Rennê e sempre fazem sucesso com o público. “Procura-mos apostar no design das peças e em alguns elementos, como o olho grego, a figa, além de símbolos religiosos, deixando-os mais contemporâneos”, explica. Com valores a partir de R$86, a coleção “Boa Sorte e Fé” pode ser encontrada nas lojas da Rennê Joias em quase todos os shoppings da cidade.

Espaço conceitual

O ano de 2015 começa com uma novidade para as mulheres apaixonadas por belas roupas e acessórios diferenciados. É a Republic Ave., loja que chega ao mercado curitibano unindo marcas renomadas, localização privilegiada e excelência de atendimento. Aberta há um mês, a Repubic Ave. tem o conceito de exclusividade em suas araras. Cantão, Colcci, Ellus, Carmim, FYI, Beagle, são algumas das grifes disponíveis, além de peças importadas. Pensada para atender um público-alvo entre 18 a 40 anos, as sócias foram surpreendidas pela diversidade de idades das mulheres que visitam o espaço e encontram roupas que combinam perfeitamente com seus estilos.

MIXED LANÇA SEU INVERNO 2015A Mixed já está com as tendências da próxima estação inspiradas nos con-

tos de fadas e florestas. O destino escolhido para a campanha foi a reserva Huilo-Huilo, que tem 100 mil hectares e abriga um projeto de preservação de cervos hueemul, símbolo do Chile e que corre risco de extinção. Local ideal para traduzir a cartela de cores dessa coleção, que traz o marrom das árvores e cabanas, brick, camelo, verde forest, marinho e o vermelho.

Para o inverno 2015 a Mixed criou estampas de madeiras, que aprecem em tecidos como chifon e seda e a estampa exclusiva da raposa Happiness, personagem principal da historia que percorre árvores frondosas, folhas, e flores de outono para achar o frescor da estação.

O must have da coleção são as capas, casacos e coletes. Peças com cara de in-verno, mas com peso e texturas para um clima tropical. E a grande novidade da marca são as calças pantacourt, que já são tendência entre as fashionistas.

Entre os tecidos mais leves, materiais como couro, chamois e franjas marcam a nova estação, além das peles politicamente corretas que dão o glamour para a produção. Assim como o modelo de botas over the knee, que já foi coringa de outras coleções e vem agora na cor marrom.

EM LOOKS MODERNOSCamisa branca

A camisa branca é um clássico do guarda-roupa e toda mulher deve-ria ter pelo menos uma. Mas o fato

de ser uma peça clássica não significa que as produções com ela devam ser sérias ou sem graça.

É possível modernizar a camisa branca e compor looks para diversas ocasiões, do trabalho à balada.

Combinada a uma calça de alfaiata-ria colorida, sapatos discretos e bolsa estruturada, a camisa branca tem passe livre no ambiente de trabalho. Um visual chique e nada careta.

Já para sair à noite, o ideal é acres-centar um pouco de glamour à camisa branca. Uma saia de paetês, por exemplo, cumpre bem este papel. As sandálias de salto alto ajudam a alongar a silhueta. Uma bolsa pequena e um acessório po-deroso são complementos perfeitos.

A camisa branca também pode ser usada como terceira peça - por cima de uma regata - e com as mangas dobradas para ficar mais descontraída. O short jeans e o slip-on (modelo de tênis sem cadarços) são ótimos para um passeio no final de semana. A mochila, que está em alta, é prática e deixa o look ainda mais atual.

Page 9: ECO Curitiba 181

Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba09

curitiba

Existe forma mais eficiente

para vender seus produtos!

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição

de “arrastão” promovido

pelo Eco Curitiba, inédito

e inovador, faz com que o

jornal seja distribuído terças e

sextas-feiras em todas as ruas

do centro da cidade, atingindo

o comércio em geral, assim

como prédios residenciais

e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Anuncie conosco, confie

na nossa estratégia para

aumentar suas vendas.

Page 10: ECO Curitiba 181

showbizz10 Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 40

2/an. 3/art — oil — tea. 5/aguti — tirol. 6/quinoa. 9/clepsidra. 10/ciclotimia. 17/santiago calatrava.

horóscopo

Na adolescência magrinha e nos últimos anos exibindo curvas de dar inveja, sabrina sato, que completa 34 anos em fevereiro, começou há duas semanas a se preocupar pela primeira vez na vida com dieta. “A idade vai deixando mais difícil, né? Eu sempre fui muito magrela, tinha dificuldade em engordar. Não precisava fazer dieta e nunca precisei, é a primeira vez na vida que estou realmente me preocupando com isso. Não sou radical, mas fui em uma nutricionista e estou evitando carboidrato. como arroz, tapioca, mas evito pão, por exemplo. Estou comendo bastante ovo. Uma mudança simples, mas que ajuda a manter meu corpo

mais saudável”, diz ela.sabrina se prepara para uma ver-

dadeira maratona no carnaval. Ela desfilará como rainha de bateria em duas escolas de samba, na Gaviões da Fiel, em são paulo, e na Unidos de Vila Isabel, no rio, com diferença de menos de 24 horas de um desfile para o outro. “É a primeira vez que isso acontece e vai ser muito desgastante”, conta ela, que tem seus segredinhos para estar bem na hora do desfile: “Tem vários, mas tem que fazer tudo muito rápido. Massagem, hidratante, deixar as pernas um pouco pra cima, tudo isso ajuda”.

com o corpo em dia o ano todo, a rainha de bateria não tem uma preo-

cupação excessiva em parecer ainda mais magra no carnaval: “Eu mante-nho o mesmo corpo sempre. Faltando 15 dias para o desfile eu começo a pensar em um treino um pouco mais puxado. Malho e como menos. se você enxugar um ou dois quilos, já melhora. Eu sou dessas que deixa sempre para a última hora”.

Ela conta que treinos de luta aju-dam. “sabe o que realmente eu in-visto? Em ter fôlego. são 90 minutos de desfile no rio e 70 minutos em são paulo. Tenho que dançar, sorrir, sambar, e tudo mais. parece fácil pra quem está olhando, mas tem que ter um corpo de atleta”, revela.

Paolla Oliveira é o termo mais buscado pelo Google no Brasil

paolla oliveira está causando com suas cenas de nudez em “Felizes para sempre?”. Tanto que o nome da atriz foi o termo mais buscado no Google no Brasil nesta semana: “paola oliveira” soma mais de 100 mil pesquisas, já “paolla oli-veira” (forma correta do nome da atriz) aparece como segundo termo mais buscado com mais de 50 mil pesquisas.

Além disso, desde que a série estreou, o nome de paolla é figurinha fácil entre os assuntos mais comentados do Twitter. Às 16h45 desta quinta-feira, 29, cerca de 17 horas depois do capítulo de quarta ter ido ao ar, o nome da atriz continuava na lista dos mais falados na rede social.

o alvoroço tem explicação. Na minissérie de Euclydes Marinho, paolla aparece como o pú-blico brasileiro jamais a viu: seminua e ousada, bem diferente das mocinhas que ela costuma interpretar. Além disso, as curvas e o bumbum estão de causar inveja na mulherada.

Prestes a completar 34 anos, Sabrina Sato faz dieta pela primeira vez na vida

Page 11: ECO Curitiba 181

Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba11

entretenimento

Em fevereiro o Shopping Curitiba recebe mais uma edição do “Menu Musical”, que acontece em parceria com a emissora Lumen FM (99.5). Em seu sexto ano de apresen-tações ininterruptas, comple-tando 8 mil horas de música instrumental, o projeto traz ao público curitibano grandes nomes do gênero e jovens talentos. Neste mês os convi-dados são a pianista Ana Maria Ribeiro, Cida Maria Cardoso e Gerson Cavalieri, Marcelo Tei-xeira, Daniel Seifert e Rodolfo Reichmann. Entrada franca.

As apresentações são gra-tuitas e acontecem no Largo Curitiba do Shopping Curitiba (Piso L2), de quinta a domingo.

De quinta a domingo, a pianista Ana Maria Ribeiro toca Música Popular e Contemporânea; nas quintas (05, 12, 19, 26) Cida Maria Cardoso e Gerson Cava-lieri tocam Erudito-Popular e MPB; as sextas (06, 13, 20, 27) é a vez Marcelo Teixeira toca Jazz e MPB; nos sábados (07, 14, 21, 28) Daniel Seifert toca Jazz e Pop; e aos domingos (8, 15, 22) Rodolfo Reichmann e convidados tocam Jazz, Bossa Nova e Rock.

Quinta e sexta, as apresen-tações da pianista acontece as 12h às 14h e sábado e domingo das 13h às 15h. A programação noturna, quinta, sexta e sábado das 19h às 22h e domingos das 17h às 20h.

Curitiba será palco para o maior festival de rock do Sul do Brasil, o “Monsters Tour”,

que traz para a cidade ícones do heavy metal mundial: Ozzy Os-bourne, Judas Priest e Motörhead. Com realização da Prime e Hits Entretenimento, o evento será re-alizado no próximo dia 28 de abril em uma noite épica na Pedreira Paulo Leminski e faz parte do “Prime Rock Concert”, novo selo da produtora curitibana criado para promover shows/festivais do gênero.

Um dos fundadores do célebre Black Sabbath em 1969, onde ficaria até 78, Ozzy iniciou sua carreira solo com o lançamento do álbum “Blizzard of Ozz”, até hoje considerado um dos mais im-portantes álbuns do rock mundial, com seus personalíssimos vocais. Em 94, ele ganhou um Grammy de melhor música e em 93 anunciou sua aposentadoria, voltando po-rém aos palcos em 95. Foi indica-do mais duas vezes ao Grammy, em 2008 e 2011, e apenas nesse novo século ganhou alguns dos mais importantes prêmios da mú-sica, como o MTV Music Awards, o NME e o Prism, além de receber os títulos de “Imortal do Rock”, “Ícone da Música” e “Lenda Viva do Rock”.

Músico lendário, Ozzy idealizou o famoso OzzFest, que já revelou bandas como System of a Down e Korn, realizado por ele e sua mu-lher Sharon desde 1996. A partir de 2002, Osbourne atingiu um novo patamar de reconhecimento mundial, ao estrelar com a família

o reality-show The Osbournes, lançado pela MTV e um enorme sucesso no mundo inteiro. Em carreira solo já lançou 11 álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo e nove DVDs. Já vendeu mais de 90 milhões de cópias de seus discos em todo o mundo.

A banda britânica Judas Priest foi criada em meados de 1969, em Birmingham, Inglaterra, e é considerada por alguns críticos, ao lado do Black Sabbath, do Iron Maiden e do Motörhead como um das quatro principais ban-das de Heavy Metal na história. Independente da crítica, o Judas é definitivamente um dos precur-sores do heavy metal moderno e um dos grupos mais influentes do metal desde os anos 70. Foi a primeira banda a unir o peso e a temática violenta criados pelo Black Sabbath à velocidade de al-guns grupos de rock como o Deep Purple, adicionaram duas guitar-ras ao seu som e também foram os responsáveis pela retirada do blues característico de grupos de hard-rock britânico dos anos 70. Foram também precursores da adoção das roupas de couro com adereços de metal cromados e correntes advindos do punk rock, criando o figurino oficial do hard rock que vigora até hoje.

O primeiro disco da banda, “Rocka Rolla”, foi lançado em 1974. Das primeiras formações da banda ainda permanecem no grupo o vocalista Rob Halford, o guitarrista Glenn Tipton e o baixista Ian Hill. Em 45 anos de carreira lançaram 19 álbuns de

estúdio, o mais recente, “Rede-emer of Souls” em 2014, tendo vendido mais de 50 milhões de discos em todo o mundo. Em 2010 a banda ganhou o Grammy para “Melhor Performance de Metal” por “Dissident Aggressor”.

Formada em 1975 na Inglaterra, a banda Motörhead é considerada uma das maiores do heavy metal no mundo, ao lado de Black Sab-bath, Judas Priest e Iron Maiden. Prestes a completar no próximo ano 40 anos de carreira, já lançou 21 álbuns de estúdio e vendeu mais de 30 milhões de cópias. Seu mais recente CD é “Aftershock”, de 2013. Considerada uma das ban-das de mais peso e velocidade no cenário do metal, o Motörhead é um dos grupos que mais influen-ciou outras bandas de diferentes vertentes como o heavy, o thrash metal e o punk rock.

O baixista Lemmy Kilmister, até hoje no grupo, começou na música na década de 1960, como roadie da banda de Jimi Hendrix, e foi o criador do Mötorhead, que inicialmente se chamava Bastards. Depois de dois álbuns, conquistaram o sucesso junto ao público em 79, com “Bomber”. Em 1992 lançaram “March ör Die”, seu maior sucesso comercial, com participação do guitarrista Slash (Guns N’ Roses) em diversas canções e uma parceria com Ozzy Osbourne na canção “Hellraiser” (também lançada por Ozzy no álbum No More Tears). Em 2005 o Motörhead ganhou o Grammy na categoria Melhor Performance de Metal.

Rafael Cortez se apresenta hoje, em Curitiba

Menu Musical completa 8 mil horas de música instrumental

O melhor do humor brasi-leiro volta a ganhar espaço no +55 a partir de hoje, com a estreia da temporada 2015 do Mais Comédia. O projeto, que reúne os principais nomes locais e nacionais do stand up comedy para noites de muito riso no +55, retorna com tudo neste ano. E, para dar início à programação, quem comanda a noite é o ator, jornalista e humorista Rafael Cortez, com o seu show “De Tudo um Pouco”. A abertura fica por conta do comediante Emerson Ceará, fazendo as honras da casa que, na terça, abre às 18h, com as apresentações a partir das 21h30.

No melhor estilo “o bom filho à casa torna”, Cortez está

em alta depois de anunciada sua volta como repórter do CQC (“Custe o Que Custar”), programa da Band que o pro-jetou nacionalmente. O humo-rista deixou a atração no fim de 2012, quando foi contratado como apresentador da Rede Record. Em 2015, retorna ao CQC no início de março, com Dan Stulbach substituindo Marcelo Tas no comando do programa.

Depois de um ano de su-cesso, o Mais Comédia pro-mete uma temporada cheia de surpresas para 2015. Para acompanhar as novidades do projeto, basta seguir a página do +55 no Facebook. Mais informações e reservas pelo telefone (41) 3322-0900.

HUMOR

ROck

Além de Ozzy, Judas Priest e Motörhead farão o show

Ozzy vem aí!

Page 12: ECO Curitiba 181

gastronomia12 Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Chef & SaborPor Alexandra Gamarra

Alexandra Gamarra nas cozinhas de sua terra natal e nas festas em família foi onde aprendeu o bom gosto pela culinária, e fez disso profissão. Há 6 anos está à frente do programa de televisão Chef e Sabor, um verdadeiro roteiro gastronômico das delícias do Paraná.

Produtos orgânicos O chef Du Mello, do Meu Bem Orgânico, acaba de fechar uma parceria com o empório Grano Amore. A loja agora é uma revenda dos produtos orgânicos, sem glúten e sem lactose, feitos pela empresa curitibana.Na lista estão geleias, doce de leite de amêndoas, tofupiry, queijos e ricotas de castanhas, bobó de cogumelos, feijoada vegetariana e lasanha vegan sem glúten. O Grano Amore fica na Rua Paulo Gorski, 861, Ecoville. Informações: (41) 3040-8280.

Tequila 1800

Uma boa tequila pode ser acompanhada por muito mais do que sal e limão. No bar +55, a Tequila 1800 ganha serviço especial, em um trabalho que explora o aspecto visual tanto quanto novos sabores. Em três variações (Reposado, Añejo e Silver), a garrafa da bebida é posta à mesa dentro de um grande cubo de gelo, mantendo-a sempre na temperatura ideal e refrescante. Para acompanhar, são servidas frutas frescas fatiadas, como laranja, morango, abacaxi e kiwi, com açúcar e canela, proporcionando novas experiências sensoriais. A garrafa de 1800, a tequila super premium mais vendida no mundo, sai por R$ 330.

Sommelier de cerveja As inscrições seguem para a maior competição entre sommeliers do Brasil, promovido pelo Ins t i tu to da Cerve ja Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Sommelier e podem ser feitas até o dia 15 de Fevereiro. Para participar, o candidato deve ter mais de 18 anos e ter certificado de Sommelier de Cervejas, em qualquer instituição dentro ou fora do País. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected], mediante o investimento de R$ 80.

A chuva e o frio não foram empecilhos para os fãs do chef carioca Dalton Rangel, que foram em peso ao 1˚ Mueller Festival Gas-

tronômico, conferir as aulas-show e degustar pratos variados na estrutura que foi montada na cobertura do Shopping Mueller, onde DJ´s, trucks e barraquinhas projetavam as famosas rooftop parties de Chicago (EUA), que são festas no terraço dos edifícios.

Simpático, Dalton revelou pequenos truques durante o preparo do Angú Mole com Ragú de Linguiça. Preparo que perfumou o ambiente e mostrou a diversidade de sabores que chega à mesa do brasileiro. O chef usou ingredientes típi-cos brasileiros e mostrou que segue a tendência da gastronomia contemporânea, o retorno às raízes e a busca pela simplicidade.

O evento que segue até o dia 08 de fevereiro conta com a participação de 18 estabelecimen-

Mueller Festival

Gastronômico

Ale Maya

tos entre barracas e food trucks. Entre as novidades vale a pena guardar espaço para provar o Kurtos Kalacs, uma sobremesa húngara, a coxinha de javali e a espetada de cordeiro com polenta. O valor dos pratos varia entre R$ 5 e R$ 25.

A entrada para o festival é gratuita e aberta ao público. A programação completa você encontra no site www.shopping-mueller.com.br.

Page 13: ECO Curitiba 181

13Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015www.leiaeco.com.br Eco CuritibaColuna do Pier

Espaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

04 noites de hospedagem de 14 à 18.02 com café da manhã

141,66*de R$6x

a partir de

por pessoa em apto. duplo

Desocupados

Político que tem tempo para postar nas redes sociais em horário de trabalho é porque não tem o que fazer.

Esquecimentoestratégico

O ex-deputado André Vargas não de-volveu seu passaporte diplomático. O prazo era até a última sexta-feira. Difícil achar alguém de pulso firme no Itamaraty para ir cobrar, ir atrás. Registre-se, o documento é proprieda-de da União.

Manu Salomon , Maria Abbage,

Yasmin Obeid e Dafi Koch,

domingo, curtindo a 22ª edição do Recarregae, na

Casa do Chapéu.

Bruna Tiboni na Shed Western Bar.

Fern

ando

Sm

ak

Se não andar na linha, dança

Depois de um conhecido jornalista político ter sido denunciado por tentativa de “carteiraço”, após ser flagrado promovendo imperícias no trânsito, a vítima da vez foi o Presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marco Cordiolli, que acabou preso domingo pela Polícia Militar durante tumulto no CarnaVibe. Para a PM foi desacato, para Cordiolli mal entendido.

Perguntar não ofende

Será que agora a presidente Dilma vai começar a gostar de Eduardo Cunha, novo presidente da Câmara dos Deputados e seu inimigo declarado?

Page 14: ECO Curitiba 181

tecnologia14 Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

A selfie já atinge 90% da população brasileira. Uma pesquisa da Antennas Bu-

siness Insights revela que a maioria da população já tira o auto-retrato com celular no País, algo que pode ser considerado como parte de nossa cultura digital.

No entanto, a principal novi-dade não é apenas a selfie, mas a ‘Welfie’, modalidade de fotos com várias pessoas no quadro. A

análise demonstra que 72% tiram fotos com familiares e amigos. Entre outros tipos de selfies que as pessoas, estão: com paisagens (34%), sozinho (29%), para mos-tra onde estou (22%), paisagem urbana (19%), no espelho (12%). O primeiro estudo nacional sobre selfies ainda revelou que 58% dos usuários fazem selfies todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana.

Dos usuários de selfies, 51%

utilizam apenas no smartphone. O restante é dívidido em tablets e câmeras digitais.

Dos 87% que preferem tirar suas fotos com o smartphone, 91% tem entre 18 e 25 anos, ante os 71% do público com mais de 55 anos. No total, 1.446 pessoas participaram da pesquisa que abrangeu as principais regiões do País. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

90% da população brasileira já tira selfies, diz pesquisa

Posição da câmeraEvite ao máximo tirar foto de baixo para cima,

pois o ângulo faz com que seu rosto fique arredon-dado e, ainda, salienta a papada. Para afinar o rosto e o nariz, a dica é sempre posicionar a câmera do celular acima da altura dos olhos. Tome cuidado somente para não levantar a câmera mais do que necessário, pois isso pode fazer com que sua testa pareça maior.

Encontre o seu melhor ânguloUse a câmera frontal para testar qual ângulo fa-

vorece o seu rosto e faz com que você saia melhor na foto. Dessa forma, você não fica de frente para a câmera, o que desfavorece a foto, e sai com o rosto levemente inclinado para o seu melhor lado.

Fundo da selfieDepois que encontrar o seu ângulo perfeito para

tirar selfies, saiba que o fundo da foto também é fundamental para que você arrase nas redes sociais. Se estiver ao ar livre, procure ambientes que tenham vegetação e flores, que ajudam a enriquecer a ima-gem. Fotos com a praia e o mar de fundo também são ótimas opções.

Porém, se estiver em locais fechados ou em casa, prefira paredes neutras e evite ao máximo fazer a selfie em lugares da casa como o banheiro.

Iluminação perfeitaPara tirar fotos com qualidade profissional, uma

boa iluminação é essencial. Se a selfie for tirada durante o dia, melhor ainda, pois a luz natural ajuda a favorecer a beleza da imagem. Se for em ambien-tes escuros, você pode utilizar o flash, porém deve tomar cuidado, pois na maioria das vezes ele pode te desfavorecer e ressaltar algumas imperfeições, como a pele oleosa, por exemplo.

Cuidado com a maquiagemAntes de tirar a sua selfie para compartilhar

com os amigos, dê uma conferida na maquiagem para ter certeza de que você não está com blush em excesso, tons de base ou corretivo diferentes do tom da sua pele ou com o olho borrado de lápis ou rímel. Por menor que seja o detalhe do erro na maquiagem, este será a primeira coisa percebida pelas pessoas.

DICAS PARA “SELFIE”

A Samsung apresentou para o mercado brasileiro os novos celulares da linha Galaxy A, a partir de R$ 1.199. Nos três modelos, a câmera frontal possui 5 me-gapixels, além de ter opções para tratamento de imagem, melhoria no modo de selfie com a câmera traseira e selfie panorâmica, devido a uma abertura maior da lente.

“A família A consegue 85 graus de abertura (de lente). E pode chegar a 120 graus”, explica Roberto Soboll, diretor de produtos mobile da Sam-

sung Brasil, lembrando que as câmeras atuais possuem, em média, 45º de abertura. “Isso aqui (Galaxy A) é o fim do pau de selfie”, brinca o executivo, ao dizer que não precisa mais do acessório popular para tirar fotos com um ângulo maior.

Os novos gadgets ainda possuem dois anos de assi-natura grátis no Dropbox com 50 GB, três meses de uso do aplicativo Evernote, um e-book grátis por mês na Kindle para Samsung e seis meses de acesso ao Netmovies.

A Microsoft tornou apli-cativos do pacote Office dis-poníveis gratuitamente para tablets Android nesta quinta-feira, no mais recente passo na estratégia para obter mais usuários de dispositivos mó-veis para sua plataforma.

A companhia também lan-çou um aplicativo para o programa de email Outlook poder ser executado em iPho-nes e iPads, na expectativa de atrair milhões de usuários que utilizam o software dia-riamente no trabalho.

Os lançamentos são as mais recentes apostas do presidente-executivo, Satya Nadella, para tentar recupe-rar iniciativa na batalha pe-los usuários de dispositivos móveis, onde a Microsoft está bem atrás de Apple e Google.

Nadella quebrou décadas de tradição em março ao libe-rar gratuitamente uma versão do Office para iPad antes que o programa estivesse dis-ponível para aparelhos que executam o Windows.

A Sony anunciou uma nova parceria com o serviço de música por streaming Spotify. O aplicativo funcionará com a rede para usuários do Plays-tation, a Playstation Network (PSN), assim como para smar-tphones Sony Xperia. O novo serviço, chamado de Playsta-tion Music, será lançado para 41 países, incluindo o Brasil, Estados Unidos, Canadá e México. Com isso, o serviço de música da Sony, Music Unlimited, foi cancelado sem muito alarde.

Com o Playstation Music, o usuário poderá ouvir mú-sicas “de fundo” no Spotify enquanto estiver jogando. A

integração entre a base da Sony com o Spotify é total. O novo sistema utilizará as 30 milhões de músicas e 1,5 bilhões de playlists do player sueco. Para obter a nova apli-cação, os usuários deverão entrar com o login de acesso na PSN e assinar o serviço Premium do Spotify (os valo-res ainda não foram divulga-dos). Usuários que tem conta do Music Unlimited, até 28 de fevereiro, ganharão uma extensão do serviço, que irá até março.

Conseguir o Spotify é uma vitória significante para a Sony na batalha dos con-soles.

O Apple Watch deve chegar às lojas em abril, de acordo com Tim Cook, CEO da em-presa. “O desenvolvimento do Apple Watch está dentro da programação”, disse Cook em uma teleconferência sobre os resultados financeiras da companhia de tecnologia.

A Apple já havia informa-do que o smartwatch seria

lançado no “início de 2015” e que esse cronograma previa os quatro primeiros meses do ano.

Normalmente, a empresa envia seus produtos às lojas logo após os anúncios. Se o lançamento para abril se confirmar, o período entre o anúncio e o início das vendas será de mais de seis meses.

Samsung lança celulares para selfies a partir de R$ 1.199

Microsoft distribui Office grátis para tablets com Android

Sony lança novo serviço de música em parceria com Spotify

Apple Watch sai em abril

Page 15: ECO Curitiba 181

Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba15

saúde

Engana-se quem pensa que é preciso atividade fí-sica intensa para proteger a saúde. De acordo com a campanha da Fundação Bri-tânica do Coração, apenas 10 minutos de exercícios por dia já podem reduzir o risco de ataque cardíaco e AVC. Fazer pequenas mudanças graduais na alimentação e na rotina sedentária é a chave para ser saudável.

A proposta veio depois que um estudo da fundação mostrou piora nos hábitos dos britânicos. Quase metade dos adultos do Reino Unido (44% por cento) disse que nunca faz qualquer ativida-de física moderada. Mais de um em cada oito (13%) passa mais de 8,5 horas por dia sedentário, um valor superior à média europeia.

As famílias também estão comprando menos hortaliças por pessoa, com um declínio de 6% entre 2005 e 2012. Agora, consomem mais do que os níveis aceitáveis de gordura saturada e sal.

A pesquisa mostrou ainda que 41% das pessoas estão preocupadas com o efeito que seus maus hábitos têm sobre

a saúde. Fora isso, 23% disse-ram que seus compromissos familiares ou de trabalho atrapalham na busca por uma vida saudável. Um em cada cinco afirmou que perder a motivação é a maior barreira. Enquanto isso, um quinto re-velou que, muitas vezes, fixa metas para melhorar o estilo de vida mas geralmente fa-lha, quando apenas 9% dizem ter sucesso.

Entre as constatações es-tão que 26% dos entrevista-dos acham que seriam mais bem-sucedidos na tentativa de melhorar a saúde se tives-sem mais dinheiro. Um quinto acredita que seria mais sau-dável se pudesse comparti-lhar mais atividades com um grupo ou o parceiro.

Pequenas quantidades de exercício não devem ser en-caradas como “sem sentido”, disse o médico Mike Loose-more, consultor em medicina do exercício do Instituto do Esporte, Exercício e Saúde. “Vai melhorar a sua saúde, que vai reduzir o seu risco de doença cardíaca, diabetes, que vai diminuir o colesterol e o risco de câncer, tornando-o mais magro”, finalizou.

A maioria das pessoas gosta e organiza a vida para ficar o mais confortável possível:

procura lugares quentes no frio, locais refrescantes no calor, rou-pas que não apertem ou limitem os movimentos, camas e traves-seiros macios, sapatos baixos e por aí vai. Mas, segundo especia-listas, um pouco de desconforto faz bem para a saúde, entre eles, segurara para ir ao banheiro fazer xixi, usar roupas mais apertadas, usar salto alto, tomar banho frio, entre outros.

Ir ao banheiro assim que fica com vontade de fazer xixi ou visitar o local “só para garantir” antes de sair de casa, por exem-plo, são hábitos que podem deixar a bexiga mais sensível e causar problemas no futuro. Isso porque, de acordo com que ela vai fican-do cheia de líquido, emite sinais para o cérebro de que precisa ser esvaziada. Mas, se você é do tipo que vai ao banheiro assim que a primeira vontade vem, está contrariando a naturalidade desta ação, que indica que o líquido só deve ser eliminado quando não houver mais espaço na bexiga.

“Esvazie sua bexiga com muita frequência e ela irá começar a mandar sinais para o cérebro cada vez mais cedo. Com o tempo, po-derá ter uma bexiga hiperativa”, explica o urologista Zaki Almallah. Ele indica que o momento ideal de ir ao banheiro é quando o des-conforto atinge uma escala entre 7 e 10. Além disso, aconselha a prestar atenção aos sinais e nunca ir antes que este índice esteja em 5. “Sente e se esforce para esperar um pouco mais”.

Uma pesquisa canadense apon-tou que as pessoas com gripe es-palham mais vírus e ficam doen-tes por mais tempo quando usam remédios para a doença. O motivo seria porque os medicamentos combatem a febre e eles provam que o vírus tem mais dificuldades de se multiplicar em temperaturas maiores que 37º.

E um levantamento feito na

Universidade de Southampton, na Inglaterra, mostra que o uso do ibuprofeno prolonga os sintomas da gripe. “Ele suprime a inflama-ção, e é possível que também suprima uma parte importante da resposta do corpo à infecção”, explica o professor Paul Little.

Um estudo feito no estado da Virginia, nos Estados Unidos, mostra que usar sempre roupas confortáveis demais prejudica a postura porque não “obriga” a pessoa a se manter com uma incli-nação correta. “Quando trato pes-soas com dor nas costas, peço que usem roupas mais formais como calça social e camisa”, exploca o fisioterapeuta Sammy Margo. Ele indica ainda que calças de mole-tom deixam os músculos “soltos” resultando em maiores chances de coxas flácidas e barriga alta.

Entrar debaixo de um chuveiro gelado ou mergulhar em uma ba-nheira com água em temperatura baixa é ideal para melhorar dores musculares, principalmente quan-do eles estão quentes e cansados após uma sessão de exercícios físicos. Além disso, água gelada em contato com o corpo pode aumentar os níveis de endorfina e trazer mais bom humor e alegria. Para este fim, os especialistas indicam começar o banho morno e depois ficar dois ou três minutos em contato com água gelada.

Tomar remédio em todas as vezes que tem dor de cabeça pode aumentar as chances de sofrer ataques com mais frequência. “Tomar medicamentos regular-mante pode deixar o cérebro mais sensível à dor e levar a uma condição que chamamos de uso abusivo de analgésicos”, explica Dr. Manjit Matharu, neurologista do Hospital Nacional de Neurolo-gia e Neurocirurgia de Londres, na Inglaterra.

Os médicos não sabem o moti-vo disso acontecer, mas estudos mostram que tomar ibuprofeno em 15 dias no mês e codeína em 10 dos 30 dias do mês pode desencadear este problema. Eles

Pesquisa mostra que apenas 10 minutos de exercícios por dia protegem o coração

“Pequenos desconfortos”, como segurar o xixi, fazem bem, diz especialista

sugerem usar massagens analgé-sicas para aliviar a dor e deixar os remédios de lado quando possível.

O assoalho pélvico irá agra-decer pelo seu esforço em se equilibrar em um sapato salto alto. A urologista italiana Dr. Maria Cerruto sugere que usar saltos médios de 5cm ajuda a au-mentar a força destes músculos, o que pode evitar a incidência de incontinência urinária, além de melhorar a vida sexual. Um estudo publicado em 2010 no International Urogynecological Journal revelou que mulheres que tinham os músculos do assoalho pélvico mais firmes tinham orgas-mos mais frequentes.

Médicos espenhóis estudaram 84 tipos de pacientes com do-res nas costas e concluíram que aqueles que dormiam em colchões mais firmes costumavam tomar menos remédios para dor. “Col-chão mole não sustenta a espinha em sua curvatura natural”, explica o fisioterapeuta Sammy Margo. O ideal é um colchão que seja consi-derado firme se avaliado em uma escala de 7 a 10 no quesito. “Você pode demorar entre seis e oito semanas para se acostumar, mas suas costas vão agradecer”.

Page 16: ECO Curitiba 181

especial16 Curitiba, 03 a 05 de fevereiro de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba