ediÇÃo 193

12
Ano 6 R$ 2,00 Edição 193 Iturama/MG, quarta-feira, 4 de setembro de 2012 www.jornaltribunadaregiao.com Campus da UFTM de Iturama é tema de audiência Casa do Espeto abre as portas em Iturama Proerd realiza formatura de jovens Inauguração Solenidade Capacitação Comportamento PÁGINA 11 Quem manda no controle remoto? O Discovery Kids divul- gou nesta semana resultados da pesquisa "Razão ou Emo- ção - O que Conecta as Famí- lias Atuais?". Confira. IEP promove II Semana de Informática Feirão do Lar comemora 15 anos Aniversário PÁGINA 5 PÁGINA 6 PÁGINA 3 PÁGINA 3 PÁGINA 12 No MEC O Deputado Federal Aelton Freitas (PR/MG) participou de audiência no último dia 21, no Ministério da Educação, para tratar da expansão da Universidade Fede- ral do Triângulo Mineiro (UFTM). Além do parlamentar, estiveram no encontro o secretário de Educação Superior, Amaro Henrique Pessoa Lins, o reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Júnior, e a diretora de Desenvolvimento da Rede de Institui- ções Federais de Ensino Superior (Ifes), Adriana Rigon Weska.

Upload: kelma-lacerda

Post on 11-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

TRANSCRIPT

Page 1: EDIÇÃO 193

Ano 6 R$ 2,00Edição 193 Iturama/MG, quarta-feira, 4 de setembro de 2012 www.jornaltribunadaregiao.com

Campus da UFTM de Iturama é tema de audiência

Casa do Espeto abre as portas em Iturama

Proerd realiza formatura de jovens

Inauguração

Solenidade

Capacitação

Comportamento

PÁGINA 11

Quem manda no controle remoto?

O Discovery Kids divul-gou nesta semana resultados da pesquisa "Razão ou Emo-ção - O que Conecta as Famí-lias Atuais?". Confira.

IEP promove II Semana de Informática

Feirão do Lar comemora 15 anosAniversário

PÁGINA 5

PÁGINA 6

PÁGINA 3

PÁGINA 3

PÁGINA 12

No MEC

O Deputado Federal Aelton Freitas (PR/MG) participou de audiência no último dia 21, no Ministério da Educação, para tratar da expansão da Universidade Fede-ral do Triângulo Mineiro (UFTM). Além do parlamentar, estiveram no encontro o secretário de Educação Superior, Amaro Henrique Pessoa Lins, o reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Júnior, e a diretora de Desenvolvimento da Rede de Institui-ções Federais de Ensino Superior (Ifes), Adriana Rigon Weska.

Page 2: EDIÇÃO 193

ARTIGOA máfia do lixoO dilema dos jornais

ARTIGO

Tribuna da RegiãoA expressão da notícia no Baixo ValeEXPEDIENTE

Empresa JornalísticaTribuna da Região Ltda.

Rua Ribeirão São Domingos, nº 1032,Centro — CEP 38280-000 — Iturama/MG

TELEFAX: (34) 3411-4722E-mail: [email protected]

Site: www.jornaltribunadaregiao.com

Diretora executiva: Wélia Queiroz [email protected]

Departamento comercial: Thauane [email protected]

Jornalista Responsável: Daniela OrtolanMTB: 63.365/SP

[email protected]

Diagramação: Sinforwww.sinfornet.com.br

Plano de distribuição:Iturama, Campina Verde, Honorópolis,

Carneirinho, Itapagipe, Limeira do Oeste, União de Minas, São Francisco de Sales,

Fronteira e Santa Vitória.

Impressão: Editora J. G. Rio Preto LtdaTiragem: 3.000 exemplares.

Os artigos publicados e as matérias divulgadas pelas assessorias de imprensa não expressam necessaria-mente a opinião do jornal Tribuna da Região. Estas

publicações obedecem ao propósito de refletir sobre diversas opiniões.

0205 de setembro de 2012Edição 193

OPINIÃO

Carlos Alberto Di Franco

Num mundo cada vez mais rápido, em que as informações se disseminam por múltiplos meios - graças à internet, ao tablet, ao celular e às mídias sociais -, o jornal impresso tem futuro. O di-lema do jornal, com sua força na construção da democracia e seu protagonismo na agenda públi-ca, suscitou sugestivos debates no 9.º Congresso Brasileiro de Jornais, evento promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) em São Paulo.

Para sobreviverem os jornais precisam investir fortemente na qualidade de seu conteúdo. A internet é um fenômeno de de-sintermediação. E que futuro aguarda os meios de comuni-cação, assim como os partidos políticos e os sindicatos, num mundo desintermediado? Só nos resta uma saída: produzir infor-mação de alta qualidade técnica e ética. Ou fazemos jornalismo de verdade, fiel à verdade dos fatos, verdadeiramente fiscalizador dos poderes públicos e com excelên-cia na prestação de serviço, ou seremos descartados por um lei-torado cada vez mais fascinado pelo aparente autocontrole da in-formação na plataforma virtual.

Há mais de uma década, fa-lando do alto da tribuna da Asso-ciação Mundial de Jornais, Bill Gates fez um exercício de pre-monição. Previu que no ano 2000 não haveria mais jornais impres-sos. Hoje, ao contrário da som-bria profecia de Gates, os diários continuam vivos. No Brasil, para além da permanência dos diários tradicionais, explodiu o fenôme-no dos populares de qualidade. O novo segmento não tem apenas incorporado novos leitores. Ele, de fato, representa uma esplên-dida plataforma educativa. É fas-cinante ler alguns depoimentos dos novos leitores. São pessoas simples, frequentemente margi-nalizadas do debate público, que encontraram nos populares de qualidade a porta de entrada da cidadania.

Os diários têm conseguido preservar seu maior capital: a credibilidade. A confiança da po-pulação na qualidade ética dos seus jornais tem sido um inesti-mável apoio para o desenvolvi-mento de um verdadeiro jorna-lismo de buldogues. O combate à corrupção e o enquadramento de históricos caciques da polí-tica nacional, alguns sofrendo o ostracismo do poder e outros no ocaso do seu exercício, só é possível graças à força do binô-mio que sustenta a democracia: imprensa livre e opinião pública informada.

A revalorização da reporta-gem e o revigoramento do jorna-lismo analítico devem estar entre as prioridades estratégicas. É pre-ciso atiçar o leitor com matérias que rompam a monotonia do jor-nalismo de registro. Menos aspas e mais apuração. O leitor quer menos show e mais informação de qualidade. O sensacionalis-mo, embora festejado num pri-meiro momento, não passa pelo crivo de uma visão retrospecti-va. Curiosidade não se confunde com aprovação. O prestígio de uma publicação não é fruto do acaso. É uma conquista diária. A credibilidade não se edifica com descargas de adrenalina.

Apostar em boas pautas - não muitas, mas relevantes - é outra saída. É melhor cobrir magnifi-camente alguns temas do que ati-

rar em todas as direções. O leitor pede reportagem.

Quando jornalistas, entrin-cheirados e hipnotizados pelas telas dos computadores, não saem à luta, as redações se con-vertem em centros de informação pasteurizada. O lugar do repórter é na rua, garimpando a informa-ção, prestando serviço ao leitor e contando boas histórias. Elas existem. Estão em cada esquina das nossas cidades. É só procu-rar.

Quem tem menos de 30 anos gosta de sensações, mensagens instantâneas. Para isso a internet é imbatível. Mas há quem quei-ra, e necessite, entender o mun-do. Para este público deve existir leitura reflexiva, a grande repor-tagem.

Antes os periódicos cumpriam muitas funções. Hoje não cum-prem algumas delas. Não servem mais para contar o imediato. E as empresas jornalísticas precisam assimilar isso e se converter em marcas multiplataformas, com produtos adequados a cada uma delas.

Há um modelo a ser seguido? Nas experiências que acompa-nho, ninguém alcançou a perfei-ção e ninguém se equivocou to-talmente. O perceptível é que os jornais estão lentos para entender que o papel é um suporte que permite trabalhar em algo que a internet e a rede social não fazem adequadamente: a seleção de no-tícias, jornalismo de alta quali-dade narrativa e literária. É para isso que o público está disposto a pagar. A fortaleza do jornal não é dar notícia, é se adiantar e inves-tir em análise, interpretação e se valer de sua credibilidade.

Estamos numa época em que a informação gráfica é muito va-liosa. Mas um diário sem texto é um diário que vai morrer. O su-porte melhor para fotos e gráficos não é o papel. Há assuntos que não é possível resumir em pou-cas linhas. E não é verdade que o público não goste de ler. Não lê o que não lhe interessa, o que não tem substância. Um bom tex-to, para um público que adquire a imprensa de qualidade, sempre vai ter interessados.

Para mim, o grande desafio do jornalismo é a formação dos jor-nalistas. Se você for a um médico e ele disser que não estuda há 25 anos, você se assusta. Mas há jor-nalistas que não estudam nada há 25 anos. O jornalismo não é rota-tiva: o valor dele se chama infor-mação, talento, critério. Por isso é preciso investir em jornalistas com boa formação cultural, in-telectual e humanística - pessoas que leiam literatura, sejam cria-tivas e motivadas. E, além dis-so, que sejam bons gestores. As competências são demasiadas? Talvez. Mas é o que nos pede um mundo cada vez mais complexo e desafiante.

Há muito espaço para o jorna-lismo de qualidade. Trata-se de ocupá-lo. Com competência, ou-sadia, criatividade e, sobretudo, com ética. A percepção do cida-dão a respeito do papel do jornal é um inequívoco reconhecimento do seu vigor editorial e da força da sua credibilidade. O Brasil de-pende, e muito, da qualidade da sua imprensa.

Carlos Alberto Di Franco é doutor em comunicação pela Universidade de Navarra e dire-tor do departamento de comuni-cação do Instituto Internacional de Ciências Sociais

André Trigueiro

Lixo é assunto de prefeito. É dele a responsabilidade pelo sis-tema de coleta, transporte e desti-nação final dos resíduos. Invaria-velmente os prefeitos recorrem a serviços terceirizados para cum-prir essas funções. Editais mal formulados de licitação, falta de transparência e fiscalização defi-ciente compõem o cenário que tor-nou o lixo – não apenas no Brasil mas em boa parte do mundo – um chamariz de corruptos.

O mercado se baseia no peso do lixo. Cobra-se pela tonelada de resíduo transportada de caminhão (as empresas do setor são remune-radas com base em estimativas de carga nem sempre precisas) e pela tonelada de resíduo que dá entrada em aterros sanitários (onde balan-ças rodoviárias deveriam aferir o peso e cobrar pelo descarte). Para cada tipo de resíduo há um valor específico, dependendo da peri-culosidade da carga. O custo da tonelada de resíduos industriais perigosos,por exemplo, pode che-gar a mil reais, enquanto o lixo domiciliar flutua numa faixa de quarenta reais.

Não é difícil imaginar porque a maioria dos prefeitos no Brasil – sem o amparo de uma boa asses-soria técnica – ainda destinem seus resíduos em vazadouros clandesti-nos. Invariavelmente eles herdam o problema de seus antecessores, temem os custos inerentes a desti-nação correta dos resíduos, e man-tém a rotina criminosa de descartar o lixo em lugar impróprio alugan-do o serviço de uma empresa de transportes pelo preço médio de cinco reais a tonelada. Há também a presunção de que cuidar bem do lixo não dá voto, além do risco de não conseguir resolver o problema

até o fim do mandato. Em resumo: melhor deixar tudo como está, ain-da que uma nova Lei Federal – a Política Nacional de Resíduos Só-lidos – estabeleça o prazo limite de 2014 para a existência de lixões em território nacional.

É preciso deixar claro que todas as ações em favor da destinação inteligente dos resíduos (recicla-gem do lixo seco, compostagem do lixo úmido, reaproveitamento de entulho, produção de energia, etc.) encontram forte resistência de prefeitos mal informados, in-competentes ou que agem de má fé por obterem alguma recompen-sa ilícita despejando o lixo em va-zadouros. Estes encontram o apoio de empresários que se locupletam das estimativas grosseiras – in-variavelmente arredondadas para cima - do peso de lixo que levarão em seus caminhões sabe lá Deus pra onde.

Ainda que o município dispo-nha de um aterro sanitário – ou tenha a opção de descartar o lixo num depósito credenciado no mu-nicípio vizinho - pode-se coletar o material e evitar a cobrança feita pelo aterro (os recursos ajudam a cobrir os custos do tratamento dos gases e do chorume, além do ma-nejo adequado dos resíduos) des-pejando em outro lugar qualquer onde ninguém flagre o lançamento e nem cobre por isso. A situação é particularmente grave quando se trata dos “Resíduos Classe 1″, também chamados de resíduos pe-rigosos, por terem as seguintes ca-racterísticas definidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) : “inflamabilidade, cor-rosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade”. Lixo hospitalar e resíduos industriais, por exem-plo, se enquadram nessa categoria.

Por razões óbvias, tanto o trans-

porte quanto a destinação final desse lixo perigoso determinam cuidados especiais e custos eleva-dos, razão pela qual a tentação de não seguir a risca o que determina a lei para economizar uns trocados é gigantesca. Como o Brasil é um país continental, há muitas rotas de fuga para despejar esses resídu-os em lugares inadequados, com enormes riscos à saúde humana e ao meio ambiente. É expressiva a quantidade de áreas contaminadas nas cercanias das zonas indústrias do Brasil. A Rede Latino America-na de Prevenção e Gestão de Sítios Contaminados (Relasc) disponi-biliza farto material a respeito no site da entidade http://www.relasc.org/. Apenas no Estado de São Paulo existem 2272 áreas compro-vadamente contaminadas.

Esse problema não seria tão preocupante se houvesse vontade política para fiscalizar caminhões e carretas e cobrar dos respectivos motoristas o “manifesto de resídu-os”, uma declaração exigida por lei que especifica origem, destino e classificação do lixo transporta-do. Cabe aos órgãos ambientais estaduais a devida fiscalização desses materiais. Mas, aqui entre nós, alguém parece preocupado com isso? E os seus candidatos a prefeito e a vereador? Qual a po-sição deles sobre tudo isso? Em tempo de eleições municipais, convém prestar atenção de que lado eles estão. Esse é o tipo de assunto sobre o qual não dá para ficar em cima do muro. Quem está a favor da máfia do lixo, está con-tra você e a sua cidade.

André Trigueiro é jornalista da TV Globo e comenta os principais avanços e entraves do desenvolvi-mento sustentável

REGISTRO CIVIL DE SÃO FRANCISCO DE SALESE D I T A L D E P R O C L A M A S

Matrícula 0514900155 2012 6 00006 027 0000915 24= = = = = = = = = = = = = = = = = =

Livro 06-DFls- 27-vsTermo: 915

AMBROSIO NUNES VASCONCELOS, Oficial do Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais desta cidade, na forma da lei, etc. Faz saber que pretendem casar-se, em seu cartório os nubentes: “DÊNIS AUGUSTO SILVA E DRIEZE APARECIDA DE ARAÚJO”

ELE brasileiro, solteiro, funcionário público municipal, natural de Iturama--MG., nascido aos 16 de Agosto de 1991, residente e domiciliado na Avenida 13 nº760, centro, União de Minas-MG. Filho: Neuza da Silva Oliveira, do lar, natural de Carneirinho-MG., nascida em 11/03/1964, residente e domiciliada na Avenida 13 nº760, centro, União de Minas-MG.. ELA: brasileira, solteira, estudante, natural de Pitangueiras-SP., nascida aos 19 de Novembro de 1992, residente e domiciliada na Fazenda Parafuso- Santa Ma-ria, neste Município. Filha: Aparecido Eva de Araújo, tratorista, natural de Pitangueiras-SP., nascido aos 08/10/1969 e Maria Aparecida de Souza, trabalhadora na pecuária, natural de Ourinhos-SP., nascida em 06/04/1972, residentes e domiciliados na Fazenda Parafuso- Santa Maria, neste Municipio.

Os contraentes em virtude do casamento assinam os nomes após o casamento: Ele: “USO DA MESMA ASSINATURA” , Ela: “DRIEZE APARECIDA DE ARAÚJO SILVA ” .

Apresentaram os documentos exigidos pelo Art. 1525 e incisos do Código Civil Brasileiro. Se alguém tiver conhecimento de existir algum impedimento legal, acuse-o para os fins de direito. E para constar e chegar este ao conhecimento de todos, lavro o presente que ser afixado no lugar de costume nesta Serventia, no Registro Civil de União de Minas-MG., residência do pretendente e publicado na imprensa.

São Francisco de Sales-MG. 23/Agosto/2012

___________________________________________________________Ambrosio Nunes Vasconcelos, Oficial.

Dalva Maria da Silva, substituta.

REGISTRO CIVIL DE SÃO FRANCISCO DE SALESE D I T A L D E P R O C L A M A S

Matrícula 0514900155 2012 6 00006 027 0000916 05= = = = = = = = = = = = = = = = = =

Livro 06-DFls- 27-vsTermo: 916

AMBROSIO NUNES VASCONCELOS, Oficial do Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais desta cidade, na forma da lei, etc. Faz saber que pretendem casar-se, em seu cartório os nubentes: “LEONILDO APARECI-DO SERIGUSSE E DAYANE MENEZES FERREIRA”.

ELE brasileiro, solteiro, tratorista, natural de Iturama-MG., nascido aos 28 de Agosto de 1986, residente e domiciliado na Avenida 08 nº3596, centro, nesta cidade. Filho: Braz Aparecido Serigusse, rurícola e Maria José Nunes Serigusse, do lar, brasileiros, residentes e domiciliados na Rua 23-A nº2669, centro, nesta cidade.

ELA: brasileira, solteira, etiqueteira, natural de São Francisco de Sales--MG., nascida aos 20 de Setembro de 1989, residente e domiciliada na Ave-nida 08 nº3596, centro, nesta cidade; Filha: Hamilton José Ferreira, caldeireiro e Lourdes Lucia Menezes da Sil-va Ferreira, ordideira, brasileiros, residentes e domiciliados na Avenida 18 nº884, Bairro Parque Boa Vista, nesta cidade.

Os contraentes em virtude do casamento assinam os nomes após o casamen-to: “USO DA MESMA ASSINATURA” . Apresentaram os documentos exigidos pelo Art. 1525 e incisos do Código Civil Brasileiro. Se alguém tiver conhecimento de existir algum impedi-mento legal, acuse-o para os fins de direito. E para constar e chegar este ao conhecimento de todos, lavro o presente que ser afixado no lugar de costu-me nesta Serventia e publicado na imprensa.

São rancisco de Sales-MG. 27/Agosto/2012

__________________________________________________________Ambrosio Nunes Vasconcelos, Oficial.

Dalva Maria da Silva, substituta.

Page 3: EDIÇÃO 193

Expansão

Acontece audiência no MEC sobre campus da UFTM em IturamaDa Redação

Aelton Freitas explanou sobre a importância de se acelerar a inclusão do campus no projeto de expansão do Governo Federal

OCampanha

Alunos da rede estadual são mobilizados contra a gripe

Da Redação

0305 de setembro de 2012Edição 193

EDUCAÇÃO

Deputado Fede-ral Aelton Freitas (PR/MG) partici-

pou de audiência no últi-mo dia 21, no Ministério da Educação, para tratar da expansão da Universi-dade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Além do parlamentar, estiveram no encontro o secretário de Educação Superior, Amaro Henrique Pessoa Lins, o reitor da UFTM, Virmon-des Rodrigues Júnior, e a diretora de Desenvolvi-mento da Rede de Insti-tuições Federais de Ensino Superior (Ifes), Adriana Rigon Weska.

Aelton Freitas fez um breve relato de como con-seguiu transformar a então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro em uni-versidade federal, em ação recorde de apenas três dias para aprovação, uma vez que, normalmente, isso leva anos para se concreti-zar. Destacou que o relató-rio que produziu na época foi utilizado para a criação de diversas universidades no país e que teve aprova-ção de todas as comissões da Casa envolvidas no pro-cesso.

“Fizemos a transfor-mação da UFTM o que já valeu o meu mandato, mas deixei criado no relatório a implantação de um cam-pus em Iturama, Frutal e Araxá. Para Iturama, isso é um sonho porque foi criada uma expectativa imensa e a comunidade está fazendo grande cobrança. No ano passado, a presidente Dil-ma [Rousseff] anunciou a abertura de 47 novos cam-pus universitários e, a prin-cípio, Iturama estava inclu-so na lista, mas, faltando dois dias para o anúncio, o município foi retirado para a implantação de um cam-pus em Itabuna, na Bahia. Por isso, sugiro que, ao in-vés de serem selecionados 47 municípios para a cria-

ção destes novos campus, que sejam 48, para que assim possa ser incluída a cidade de Iturama, já que está tudo pronto e estamos trabalhando nesta demanda havia bastante tempo”, ob-serva Aelton Freitas.

O deputado lembrou, ainda, que o município está crescendo 10% ao ano e que a implantação de um campus da UFTM em Iturama irá suprir uma demanda reprimida, já que muitos estudantes do lo-cal e região têm de ir para outras cidades para fazer o estudo superior, sendo, portanto, uma necessidade. “Sem contar que no muni-cípio tem a maior usina de álcool e açúcar e o maior frigorífico e precisa formar mão-de-obra qualificada para atender a demanda do setor, reforçar toda a base da cadeia produtiva, e levar tecnologia e qualificação profissional para assistên-cia ao setor produtivo.”

UFTMJá o reitor da UFTM,

Virmondes Junior, lem-brou que entregou propos-ta de criação de campus da universidade em Iturama, Frutal e Araxá, conforme o parecer da proposta do projeto de transformação feito pelo deputado Aelton, com implantação de três a quatro cursos em cada uma das unidades. “São cursos âncoras, voltados para vo-cação regional de cada um dos municípios. Iturama é a cidade mais distante do Pontal do Triângulo Minei-ro e está dentro do vazio de curso superior estabe-lecido nas diretrizes pela presidente Dilma. Rece-bemos um comunicado do MEC afirmando que a pre-sidente iria anunciar uma das unidades da UFTM em Iturama, e um e-mail onde lhe foram solicitados mais dados com caracte-rísticas regionais. Iturama está muito bem localizada em uma malha viária que

comunica o Centro Oeste com o Estado de São Pau-lo e tem grande potencial de desenvolvimento eco-nômico. Acredito que a instalação de um campus da UFTM Iturama com os cursos voltados para voca-ção regional, ancorando na agronomia e licenciatura, em um desenho que per-mita aproveitar um ciclo comum da agronomia em metas de licenciatura será muito bem-sucedido. As-sim não terá um conjunto de professores para cada curso e, sim, o professor que atuar em licenciatura também seja professor de agronomia, fazendo uma unidade bem coesa para o desenvolvimento e com melhor relação de aluno/professor dentro da uni-versidade”, informa, des-tacando, ainda que o depu-tado Aelton Freitas e sua família doou uma área de 61.700 mil m2 para a im-plantação do campus e que a efetivação da doação da área está em tramitação no Conselho Universitário da UFTM, estando inclusive no estatuto da instituição.

O reitor também desta-cou que atualmente a uni-versidade está ofertando 24 cursos e tem cinco mil alu-nos, sendo que antes eram três cursos e 140 alunos. “O MEC realizou auditoria na UFTM e ficamos muito bem avaliados, no tocante a todos os aspectos, como cargos e custos e todos os cursos foram avaliados e receberam notas 4 e 5.”

MEC O secretário destacou

que na avaliação do projeto existe um indicador impor-tante, o perímetro que irá ser atendido, municípios, população, ausência de cursos superiores, dentre outros aspectos, que a luta pela implantação do cam-pus deve continuar e que as colocações do deputado Aelton Freitas são muito importantes, como o aten-

dimento das demandas. Lembrou que dentro da es-tratégia do Ministério para abrir 47 novos campus, que já foi alocado recursos dentro do orçamento e que tem orientação do ministro Aloízio Mercadante de que toda a demanda que for qualificada não pode ser negada. Por isso orientou que sejam analisados os pa-râmetros da demanda e in-fraestrutura disponível que constam no projeto e tam-bém afirmou ser importan-te que a doação da área seja concretizada pelo Conse-lho da Universidade. Para o secretário, assim contará com o apoio do Congresso Nacional para que possa completar a expansão em uma nova rodada.

“Precisamos ter um con-junto de novos campi que já foram analisados para poder incluir nesse projeto. Esse será um ponto muito importante e principalmen-te o campus de Iturama, que ficou nos indicadores de perfeita seleção”, diz, sugerindo ao deputado Aelton Freitas que leve a demanda diretamente ao ministro da Educação, para agilizar a conclusão da expansão da UFTM e reforçou que vai continuar a tratar do caso com preste-za. Amaro Lins informou, ainda, que o MEC está com dificuldades de novos pro-fessores, mas que neste ano serão realizados concursos para a contratação de 8.900 profissionais e que a prio-ridade será contratar dou-tores.

No final do encontro o deputado entregou ofício ao secretário solicitando celeridade na expansão da UFTM, em especial na instalação do campus em Iturama e cópia do projeto com a assessora especial do ministro. Também já foi solicitada audiência com o ministro Mercadante, para o parlamentar tratar deste assunto diretamente com o responsável pela Pasta.

Até setembro, alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais vão receber a visita de mobilizadores so-ciais da Secretaria de Esta-do de Saúde (SES/MG). O objetivo é informar sobre os cuidados que devem ter para evitar a contaminação por doenças respiratórias e diarreicas. Para isso, ga-nham sabonetes e folders com explicações sobre os cuidados ao tossir e espir-rar, a lavar as mãos com frequência, a manter os lu-gares sempre ventilados e a evitar o compartilhamento de objetos pessoais.

“Mobilizando as crian-ças, com certeza, vamos chegar até os pais, levando o conhecimento sobre me-didas de prevenção para o cotidiano das famílias. La-var as mãos com frequência deve fazer parte da rotina e não ser uma ação lembrada apenas em épocas, nas quais as doenças respiratórias se tornam mais frequentes”, alerta o subsecretário de Vigilância em Ações em Saúde da SES/MG, Carlos Alberto Ferreira Gomes.

A diretora da Escola Estadual São Joaquim, em Conceição do Mato Dentro, na região Central do Esta-do, Kely Regina Batista, também confirma a impor-tância dessa ação dentro das escolas. “Essas informações foram muito divulgadas na pandemia de influenza em 2010. Lembro que os pais se envolveram muito. Mas é preciso falar sempre sobre isso; caso contrário, cai no esquecimento; as informa-ções se perdem. É preciso estar sempre motivando os alunos, para que eles levem o conhecimento para dentro

de casa, estimulando os pais a incorporarem os hábitos corretos no cotidiano das fa-mílias”, destaca.

A diretora da Escola Es-tadual Cristiano Machado, de Dom Joaquim, também na região Central, Marluce Ferreira da Silva, é outra educadora que acredita no potencial das crianças como multiplicadoras da infor-mação. “Com certeza, elas, motivadas por essa ação que acontece dentro da sala de aula, levarão o conhecimen-to adquirido para dentro de casa e estimulará os pais a fazerem os mesmo, não se inibindo em corrigi-los se fizerem diferente. Isso ocor-reu em 2010, quando todos estavam assustados com a gripe suína”, confirmou.

Uma das mobilizadoras da SES/MG, Ana Patrícia Castelo Branco, diz estar muito motivada. O conta-to com as crianças é muito estimulante; as respostas também. Ana Patrícia se mostra surpresa com o nível de consciência que encon-trou nas escolas. “Muitas já sabem como é importante lavar as mãos, sabem como evitar as doenças, o que aca-ba por estimular os colegas a reproduzirem a ação nos ambientes escolar e domés-tico”.

A expectativa é que até o fim de setembro tenham sido mobi-lizados 412.000 alunos de 769 escolas estaduais

Page 4: EDIÇÃO 193

Reforma

MEC quer pacto com estados para melhoria do ensino médioAgência Brasil

Ministério da Educação

Minas Gerais tem o melhor Ensino fundamental I do país Agência Minas

Resultados do IDEB indicam que alunos mineiros atingem padrões de países desenvolvidos nos anos iniciais do ensino

A

045 de setembro de 2012Edição 193

EDUCAÇÃO

educação mineira continua sendo re-ferência nacional

de acordo com os dados do Índice de Desenvolvi-mento da Educação Bá-sica (Ideb) 2011, medido pelo Governo Federal. Di-vulgado pelo ministro da Educação Aloizio Merca-dante, o Ideb 2011 aponta que, em relação à última medição, o sistema edu-cacional estadual mineiro

evoluiu em todos os níveis de ensino.

Em comparação com outros estados, a rede es-tadual mineira também se destaca, mantendo a pri-meira colocação nos anos iniciais do ensino funda-mental. Além disso, Mi-nas subiu para do 3º para o 2º lugar nos anos finais e ficou na 3ª posição no en-sino médio. Seguem abai-xo os rankings nacionais em cada um desses níveis de ensino:

Os alunos mineiros al-cançaram nota média 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com os resultados do Ín-dice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011. Com este resultado, a rede estadual mineira mantém o primeiro lugar no ranking nacional. O índice, segundo o próprio Ministério da Educação, é equivalente à média da educação em países desen-volvidos. No último Ideb, medido em 2009, a rede estadual mineira já era a primeira colocada, com índice de 5,8.

Com Ideb de 6,0, a rede estadual mineira não só deixou para trás a meta estabelecida para 2011, que era de 5,7, como ultra-passou antecipadamente a meta estipulada para 2013, que é de 5,9. No total, 767 escolas estaduais mineiras apresentaram Ideb igual ou superior a 6,0 nos anos iniciais em 2011.

Considerando o Ideb de todas as redes — estadual, municipais e privadas —

Minas Gerais também con-seguiu destaque. O índice alcançado foi de 5,9 e tam-bém ultrapassa antecipa-damente a meta estipulada para 2013, que é de 5,7.

Nos anos finais do en-sino fundamental, a rede estadual mineira também apresentou evolução. No Ideb 2011, as escolas dos anos finais alcançaram a média de 4,4. Esse índice fez com que a rede estadual mineira fosse classificada na segunda posição em re-lação a todas as redes esta-duais do país, atrás apenas de Santa Catarina, que ficou com 4,7.

Com Ideb de 4,4, a rede estadual mineira alcançou antecipadamente a meta estipulada para 2013, que é justamente de 4,4. Em relação ao último índice apurado, em 2009, a rede estadual apresentou evolu-ção, passando de 4,1 para 4,4. Considerando todas as redes de ensino, Minas Gerais tem um Ideb de 4,6 e também alcançou antecipa-damente a meta estipulada para 2013.

No ensino médio, índice mineiro é o terceiro melhor do país

A rede estadual mi-neira é a terceira melhor do país, de acordo com o Ideb 2011. Os alunos mineiros alcançaram o índice de 3,7 e cumpriram a meta estipulada para o período. Com essa nota, a rede estadual cresceu em relação ao Ideb 2009,

quando alcançou um índi-ce de 3,6.

Nesta etapa, a rede es-tadual mineira ficou atrás apenas de Santa Catarina, que está na primeira posi-ção com Ideb de 4,0 e de São Paulo, que ficou em segundo lugar, com Ideb de 3,9.

Após reunião com os se-cretários estaduais de Edu-cação, o ministro Aloizio Mercadante anunciou que será firmado um “pacto na-cional” com os governos estaduais para melhorar a qualidade do ensino médio. A iniciativa surge uma se-mana depois da divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Edu-cação Básica (Ideb) que, no ensino médio, indicaram resultados insuficientes. O ensino médio é considerado o “gargalo” da educação bá-sica, por registrar altos índi-ces de abandono e reprova-ção, além de problemas na aprendizagem.

De acordo com Mer-cadante, será formado um grupo de trabalho entre os secretários de Educação e dirigentes do MEC para discutir soluções para essa

etapa do ensino. Um dos fo-cos deverá ser a reforma do currículo do ensino médio. A crítica é que hoje o conheci-mento é apresentado de for-ma muito fragmentada aos estudantes – em média são 13 disciplinas obrigatórias. O debate não é novo. No ano passado, o Conselho Na-cional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que já indicavam uma flexi-bilização desse formato. De acordo com o ministro, o do-cumento servirá de base para o novo modelo.

Mercadante ressaltou que a reforma não significa que a divisão entre as discipli-nas será abolida, mas que a aprendizagem dos conteú-dos será integrada em quatro grandes áreas: linguagens, matemática, ciências huma-nas e da natureza. “Algumas redes de ensino já estão tra-balhando por área de concen-

tração. Isso não quer dizer menos disciplinas ou menos professores, mas que elas es-tão integradas em um proces-so de aprendizagem único”, disse.

Uma das funções do gru-po de trabalho será levan-tar as boas experiências já desenvolvidas nos estados para que elas possam ser uti-lizadas por outras redes de ensino. Para a presidenta do Conselho Nacional de Secre-tários de Educação (Consed), Nilene Badeca, é fundamen-tal que os estados participem desse redesenho curricular porque são eles que execu-tam as políticas na ponta.

“A ideia não é ter um mo-delo único. A gente vai buscar aquilo que é mais adequado para cada realidade. Nós va-mos trocar experiências para ver o que é melhor para os estados. Vamos propor e ver o que podemos fazer junto com o MEC”, disse.

Além da reforma curri-cular, o MEC discutiu com os secretários outras ações para melhorar o ensino mé-dio, como o aumento da jor-nada escolar e do número de professores com dedicação exclusiva a uma única esco-la. Segundo o ministro, outra ideia é criar um programa de intercâmbio entre diretores de escolas para que eles co-nheçam “as melhores expe-riências de ensino médio no Brasil a fim de trazer para sua rede”.

Também será discutida a possibilidade de ampliação do Programa Ensino Médio Inovador, que atualmente atende a 2 mil escolas. Por meio dele, o MEC apoia unidades de ensino que queiram desenvolver novos formatos de organização de ensino médio, inclusive com o aumento do número de horas que o aluno passa na escola.

Ensino Médio

MEC quer substituir Prova Brasil por Enem

Agência Brasil

O ministro da Educa-ção, Aloizio Mercadante, anunciou, no último dia 21, que a pasta vai mudar a forma de avaliar a qua-lidade do ensino médio. A proposta é substituir a Prova Brasil, avalia-ção que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O argumento do mi-nistro é que apenas 69 mil estudantes em um universo de 8 milhões participam da Prova Bra-sil, enquanto o Enem é quase censitário. A mu-dança já valeria para 2013.

Mercadante se reu-niu com os secretários de Educação dos estados e, segundo ele, é unâni-me entre os dirigentes a necessidade de usar o Enem como parâmetro da qualidade. Os resul-tados do Ideb de 2011, anunciados na semana passada, mostraram uma quase estagnação em re-lação a 2009 e uma piora da qualidade do ensino em alguns estados.

No entanto, se forem consideradas as notas do Enem obtidas por alu-nos da rede pública, há uma evolução. Em por-tuguês, a média dos alu-nos da rede pública cres-ceu de 477,9 pontos para 503,7 pontos entre 2009 e 2011. Em matemática a evolução foi de 477,1 pontos para 492,9 pon-

tos no mesmo período de comparação.

O ministro negou que a intenção seja mudar o indicador para melhorar o resultado. Para ele, os resultados do Enem são mais fidedignos porque a amostra de participan-tes é maior e os alunos fazem a prova com mais comprometimento, já que podem usar os re-sultados do Enem para ingressar em um curso superior.

Para o ministro a mo-tivação é a grande expli-cação para a diferença de resultados entre Ideb e Enem. “O Enem se con-solidou e é ele que deve realmente avaliar a qua-lidade do ensino médio. Quando mostro o Enem, a proficiência em portu-guês e matemática evo-luiu muito positivamen-te”, defendeu.

O MEC encomendou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Edu-cacionais (Inep) um estu-do para que, na mudança de metodologia, não se perca a série histórica que já existe com a Pro-va Brasil e que permite comparar a evolução da qualidade e o cumpri-mento ou não das metas de melhoria.

Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Cos-ta, a mudança não tenta “minimizar o problema que existe no ensino mé-dio”. Segundo argumen-ta, “não é maquiagem, de fato nós temos proble-mas no ensino médio”.

Page 5: EDIÇÃO 193

Jovens

Acontece em Iturama solenidade de formatura do ProerdDa Redação

O evento contou a presença de alunos, professores e da PM. Banda Municipal também participou da solenidade.

NQualificação

Cuidados Estradas

IEP promove II Semana de Informática

Como evitar acidentes com pipas

Caminho de Minas reduz distância no Triângulo

Da Redação

Da Redação Da Redação

055 de setembro de 2012Edição 193

GERAL

o último dia 26, aconteceu a for-matura do Proerd

(Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) realizada em Iturama, tendo como instrutor o Soldado Pablo Rodrigues de Souza. O evento contou a presença de alunos, professores e da PM. Banda Municipal também participou da so-lenidade.

Estiveram presentes o Capitão José Luiz da Costa, Comandante da 3ª Companhia Independente de Iturama; Capitão Júlio César Ferreira Jacomet-ti, Sub Comandante da 3ª Companhia Independente; Presidente da OAB Itura-ma, Dr. Devanil Torres; Diretoras e professoras das Escolas Estaduais, Muni-cipais e Particulares; Co-mandantes de Frações de toda Região da 3ª Compa-nhia e Policiais do serviço Administrativo.

Com o início da sole-nidade a banda de musica executou o Hino Nacional Brasileiro, acompanhada de um coral organizado pelos formandos.

Ao final do programa os alunos produziram uma redação como forma de avaliar os conhecimen-tos adquiridos nas aulas. Assim, após criteriosa se-leção, foram escolhidas cinco redações, que foram

premiadas cada uma com uma bicicleta doada por apoiadores do programa. Após as premiações, as di-retoras das escolas, foram convidadas a frente para receberem oficialmente os certificados de conclusão do Proerd e posteriormen-te entregarem aos forman-dos.

Os formandos presta-ram o juramento do Pro-erd, firmado frente as au-toridades e familiares que tomaram todo o ginásio.

Finalizando a formatura os instrutores do Proerd, Comandante da 3ª Com-panhia, Capitão Costa, Soldado Pablo, Sargento Fernando e Cabo Nilton César, dançaram com os formandos a musica do Proerd.

Após a formatura os "personagens vivos" da Polícia Militar: o "Leão Dare" (Mascote do Proerd) e o "PM Amigo Legal", ficaram a disposição para fotos.

Nos dias 26, 27 e 28, o IEP – Instituto Educa-cional Profissionalizante de Iturama promoveu a II Semana de Informática no plenário da Câmara Muni-cipal.

O evento contou com palestras de Helder Pas-sos de Morais, gerente corporativo do departa-mento de informática da Usina Coruripe que falou sobre a importância da in-formatização nas empre-sas; Sargento Sebastião José Ribeiro, comandante do Agrupamento da Po-licia Militar Rodoviária

Com o tempo favorá-vel do mês de agosto - céu limpo e ventos mais fortes e constantes - soltar pa-pagaios se torna a brinca-deira mais procurada por crianças e adolescentes. No entanto, essa brinca-deira pode trazer graves consequências se pratica-da próximo à rede elétrica.

Segundo o engenheiro Hamilton Rodrigues Ri-beiro, da Cemig, os aci-dentes acontecem quando a pipa ou papagaio fica preso na rede elétrica e as pessoas tentam retirá-lo utilizando materiais con-dutores, como pedaços de madeira e barras metáli-cas ou de ferro. O contato com a rede elétrica pode ser fatal, além do perigo de queda devido ao im-pacto causado pelo cho-que elétrico.

“Crianças se arriscam subindo em muros, pos-tes, linhas de transmissão

Os caminhos de quem passa pelas rodovias das Regiões do Triângulo Mi-neiro e Alto Paranaíba vão ficar mais próximos com as obras do programa Cami-nho de Minas. Com as in-tervenções no entroncamen-to entre os municípios de Campina Verde e Itapagipe, por exemplo, a distância será reduzida em 154 km. Todas as obras serão licita-das até o final de agosto e iniciadas em novembro des-te ano, com previsão de en-trega para outubro de 2014.

As pavimentações serão realizadas em 12 trechos, beneficiando 13 municípios e atingindo, diretamente, uma população de mais de um milhão de pessoas. O gerente executivo da Asso-ciação das Indústrias Sucro-energéticas de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Campos, acredita que as intervenções vão favorecer os produtores de cana-de- açúcar da re-

de Iturama que palestrou sobre a evolução da infor-matização na PM e sobre prevenção de acidentes; e o advogado João Batista de Freitas Filho abordou sobre o Direito e a Infor-mática.

e construções, e muitas soltam pipas com arames e fios, o que é muito pe-rigoso. Os acidentes mais comuns são queda de al-tura e choque elétrico com queimaduras graves”, in-forma Hamilton.

Outro hábito que deve ser evitado é o uso do ce-rol. A mistura cortante, feita com cola, vidro e restos de materiais condu-tores de eletricidade, pode transformar uma simples linha de papagaio em um material condutor e pro-vocar choque elétrico ao entrar em contato com a rede. Há também o risco de acidentes com motoci-clistas e pedestres.

Além disso, pipas na rede elétrica podem deixar consumidores sem ener-gia. As principais causas dos desligamentos são o rompimento de cabo devi-do ao uso do cerol e cur-tos-circuitos provocados pela tentativa de retirar o papagaio da rede.

gião. “Os trechos nos muni-

cípios de Conceição das Alagoas, Frutal e Campina Verde, ficam próximos de usinas da região do Triân-gulo. Se tivermos o asfalto, o tráfego e o escoamento da produção vão melhorar. Isso vai favorecer a ativida-de econômica. Espero que as obras sejam realizadas o mais rápido possível”, res-saltou Campos.

O superintendente de política e economia Agrí-cola da Secretaria de Esta-do de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez, lem-bra que o Triângulo Mineiro é responsável por 59% da produção de cana, com 42,6 milhões de toneladas.

Já com relação à produ-ção de grãos, o Triângulo Mineiro perdeu apenas para o Noroeste, na safra 2012. Foram 2,7 milhões de tone-ladas. A região do Alto Pa-ranaíba aparece em terceiro lugar, com 2,6 milhões.

Os três dias foram re-pletos de conhecimento técnico do ramo de in-formática, empreendedo-rismo e segurança, tanto para os alunos quanto para quem foi prestigiar o evento.

Page 6: EDIÇÃO 193

Novidade

CASA DO ESPETO É INAUGURADA EM ITURAMA

Daniela Ortolan

A

065 de setembro de 2012Edição 193

ECONOMIA

No último dia 21, os amigos (e agora sócios) Clei-

ton Roberto e Agnaldo Chocolate inauguraram em Iturama a Casa do Espeto. Com atendimento de quarta a segunda – isso mesmo, só não abre às terças-feiras! – Cleiton e Chocolate oferece alimentação de qualidade e aquela cervejinha bem gela-da, a partir das 18h.

Com 12 tipos de espe-tos, que vão da tradicional kafta aos espetinhos de por-co, linguiça e medalhões, o diferencial vai além: nos acompanhamentos. Cada dia da semana tem um car-dápio específico, de dar água na boca. Com arroz, mandioca e farofa em to-dos os acompanhamentos, às segundas-feiras, o dia mais difícil de encontrar ali-mentação de qualidade em Iturama, a Casa do Espeto oferece feijão tropeiro. As

quartas-feiras são da batata frita; as quintas do vinagrete e as sextas da salada. Já aos sábados são oferecidos fei-jão tropeiro e salada e, aos domingos, batata frita e vi-nagrete.

O que Cleiton e Cho-colate chamam de acom-panhamentos, os clientes podem chamar de “jantar”, porque o acompanhamento de verdade é aquela cerve-ja gelada – e a carta garante várias marcas para atender a todos os gostos. Para os amantes dos refrigerantes, a variedade também é ampla, além dos sucos naturais.

Já o preço é bem peque-nininho, cabe no bolso e dá para levar toda a família, afi-nal, o ambiente é agradável, o atendimento é de primeira e a família toda vai gostar.

ServiçoA Casa do Espeto fica

na Avenida Alencastro, nº 1525 – esquina com a Rua Cidade do Prata.

Com ambiente familiar e espetinhos de dar água na boca, a Casa do Espeto abre as portas em Iturama

Page 7: EDIÇÃO 193

Promoção

Nacional Tecidos realiza promoçãoDa Redação

A

075 de setembro de 2012Edição 193

GERAL

Jantar da Associação ComercialA Aciitu – Associação Comercial e Industrial de Iturama realizou, no último dia 31, no Salão Garden, o jantar de confraternização e encerramento da 10ª Promoção 3 amores de 1 sonho.A festa contou com a presença de comerciantes e convidados de toda a cidade.

Nacional Tecidos realizou o sorteio da Promoção “Ga-

nhe em Dobro” na manhã do dia 10 de agosto, na presença de funcionários e clientes. A promoção teve início no dia 15 de junho.

Duas sortudas foram as ganhadoras. Magany Conceição Costa Rezende

recebeu o prêmio de R$ 1000, para gastar como quiser, e Josiane Aparecida da Silva recebeu um vale--compra no valor de R$ 90 – este segundo prêmio consistia em beneficiar o cliente em um vale no va-lor da compra efetuada.

O evento foi marcado com alegria e as vence-doras já estão com os prê-mios em mãos.

Page 8: EDIÇÃO 193

Alimentação

Margarina e temperos prontos terão redução de sódio

Da Redação

Gestantes

Prevenção com ácido fólico na gravidez é rara e incorreta no Brasil

Da Redação

Novidade

Governo deve incluir vacina da hepatite A no calendárioDa Redação

Um estudo entregue ao ministério classificou essa vacina como "econômica", o que significa que vale a pena oferecê-la na rede pública

O

0805 de setembro de 2011Edição 193

SAÚDE

Ministério da Saú-de deve anunciar ainda neste ano

a incorporação da vacina contra a hepatite A no ca-lendário infantil de imu-nização. A Conitec, co-missão que assessora o ministério na adoção de novas tecnologias no SUS, recomendou ao governo incluir essa vacina na rede pública após uma demanda feita pela Secretaria de Vi-gilância em Saúde, um se-tor do próprio ministério.

A recomendação foi fei-ta no início do mês e divul-gada semana passada, jun-tamente com uma consulta pública a respeito do tema. Segundo Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do ministério, a expectativa é que seja de-finida uma posição sobre a possível transferência

de tecnologia com um dos laboratórios produtores da vacina até o mês que vem. "Provavelmente anuncia-remos a medida neste ano para implantá-la no ano que vem", afirmou.

A ideia, diz o relatório da comissão, é incluir essa nova vacina já em 2013 junto com a vacina contra a catapora – essa última, anunciada neste mês pelo ministro Alexandre Padi-lha (Saúde) e também ob-jeto de recomendação pela Conitec neste mês.

O esquema sugerido é de duas doses da vacina contra a hepatite A para crianças, aos 12 meses e aos 18 meses de idade.

Um estudo entregue ao ministério no início do ano classificou essa vacina como "econômica", o que significa que vale a pena oferecê-la na rede públi-ca considerando seus im-

pactos na saúde e na eco-nomia. O custo anual da medida estimado pelo rela-tório é de R$ 149 milhões.

Segundo Barbosa, a re-comendação da OMS (Or-ganização Mundial da Saú-de) de oferecer a vacina passou a valer para o Brasil quando o país melhorou as condições sanitárias, o que fez com que menos pesso-as tivessem contato com o vírus de forma natural, na infância, fase em que é me-nos perigoso.

"Era um país de alta endemicidade da doença. Aos 15 anos, 95% das pes-soas tinham tido contato com o vírus", explica ele. O problema pode se tornar mais sério quando atinge jovens.

Essa é uma doença transmitida pela via oral, por água e alimentos con-taminados e também de pessoa a pessoa.

Um acordo assinado en-tre o governo e a indústria de alimentos promete redu-zir o teor de sódio nas mar-garinas, nos cereais mati-nais e nos temperos prontos usados no preparo da comi-da. As reduções propostas, escalonadas para 2013 e 2015, variam de 1,3% ao ano (para temperos à base de alho e cebola para arroz) até 19% ao ano (margarinas vegetais).

Essa é a terceira roda-da dos acordos voluntários com a indústria para a re-dução do sódio --substância associada a doenças cardía-cas e dos rins. Em 2011, fo-ram assinados dois termos para massa instantânea, pão francês, pão de forma, bis-naga, mistura para bolos, salgadinhos de milho, batata frita e maionese.

Enquanto os primeiros miravam alimentos consu-midos por crianças e jovens, este tem foco maior nas refeições familiares e em restaurantes. "Boa parte do sódio da dieta do brasileiro está relacionada a caldos [temperos] prontos, usados em domicílios, espaços de alimentação no trabalho e nos restaurantes", explica Patrícia Jaime, da área de política de alimentos do Mi-nistério da Saúde.

Com os acordos, o go-verno tenta se aproximar do consumo diário de sódio recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde): 2 gramas, o que equivale a 5 gramas de sal. Estima-se que, hoje, o bra-sileiro consuma 12 gramas de sal.

Esse novo termo pode eliminar cerca de 8,8 mil toneladas de sódio do mer-cado até 2020, nos cálculos do governo e do setor ali-

mentício.Fechando a próxima ro-

dada de acordos --que deve valer para laticínios e comi-das prontas--, a expectativa é retirar 25 mil toneladas de sódio das prateleiras até 2020.

Metas tímidasOs acordos preveem o

monitoramento das metas dois anos após a assinatura pelo governo. Assim, os al-vos da primeira rodada (ma-carrão instantâneo e bisna-ga) só serão verificados em 2013. A indústria afirma que já houve redução em alguns produtos.

Para o Idec (Institu-to Brasileiro de Defesa do Consumidor), que analisou a primeira rodada, as metas estabelecidas são "tímidas", mantendo o consumo de só-dio elevado e com pouca al-

teração do cenário atual do mercado.

A meta de 2012 para o macarrão instantâneo, se-gundo o Idec, é quase igual ao consumo diário total de sódio recomendado para adultos.

Edmundo Klotz, presi-dente da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), discorda. Ele diz que os acordos coloca-rão o Brasil à frente de pa-íses com regulações muito rígidas.

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) vai na mes-ma linha. "Uma meta em discussão pela OMS é a re-dução do sódio nos alimen-tos. O Brasil não só se ante-cipa a isso como o modelo de adesão voluntária, com monitoramento das vigilân-cias, pode vir a ser o modelo recomendado pela OMS."

Uma medida simples para evitar malformações em bebês ainda é pouco adotada pelas brasileiras e é tema de campanha nacio-nal. Um levantamento com 500 mulheres realizado pelo médico Eduardo Borges da Fonseca, professor de obste-trícia da Universidade Fede-ral da Paraíba, mostra que só 13,8% tomaram suplemento de ácido fólico antes de en-gravidar.

O uso dessa vitamina ao menos 30 dias antes do iní-cio da gestação, continuando até o terceiro mês, reduz em cerca de 75% a ocorrência dos defeitos de fechamento do tubo neural (a região do embrião que vai dar origem ao sistema nervoso central).

Hoje, 1 em 1.000 crian-ças nasce com algum desses problemas no país. Os mais comuns são espinha bífida (exposição dos nervos da medula espinhal) e anence-falia.

A anencefalia leva à morte do bebê. No caso da espinha bífida, a gravidade varia conforme a posição da lesão e a extensão. Algumas crianças não precisam de tra-tamento e outras podem ser submetidas a cirurgia logo após o parto. Mas muitas, mesmo após a operação, sofrem sequelas, como para-lisia e dificuldades de apren-dizagem.

No estudo, feito em João Pessoa, a maioria das que usaram o ácido fólico o fez de forma incorreta, muitas vezes com doses maiores dos que as ideais (de 400 mi-crogramas por dia). Estudos com animais apontam que a suplementação em excesso pode levar a bebês com bai-xo peso.

Cerca de metade da amos-tra era de mulheres atendidas pelo SUS e a outra metade, de clínicas particulares. "Não houve diferença entre os gru-pos", afirma Fonseca, que é presidente da comissão de medicina fetal da Febrasgo (Federação Brasileira das As-sociações de Ginecologia e Obstetrícia).

"Os números que nós encontramos são muito se-melhantes aos de um estudo feito em Pelotas (RS) há seis anos. A situação não melho-rou desde então."

O fechamento do tubo neural acontece entre a se-gunda e a quarta semana de gravidez. No Brasil, segundo pesquisa da Fiocruz com 22 mil mulheres, 55% das gesta-ções não são planejadas.

"Em geral, a mulher só chega ao médico de dois a

três meses depois do início da gravidez, o que já é uma fase tardia para o início da suplementação", afirma o médico.

Por isso, um dos focos da campanha da Febrasgo é es-timular médicos a informar as mulheres sobre a impor-tância do suplemento duran-te as consultas anuais.

A fortificação de fari-nhas de trigo e de milho com ácido fólico, obrigatória no Brasil desde 2004, consegue reduzir em 39% a ocorrência das malformações.

"Mas essa medida não atinge a todas. Muitas mu-lheres hoje adotam dietas da proteína, com baixa ingestão de carboidrato. Por isso é melhor usar as duas formas de prevenção: a alimentação fortificada e a suplementa-ção."

Controle

Governo aprova terapia anti-HIV precoceDa Redação

O Ministério da Saúde vai ampliar a indicação dos medicamentos de controle da Aids (antirretrovirais), atendendo a mais 35 mil pes-soas -de um universo de cer-ca de 200 mil hoje atendidas.

De acordo com novas diretrizes, aprovadas por um comitê de especialistas na se-mana passada e chanceladas pelo governo, passam a rece-ber os medicamentos pesso-as em duas novas situações.

Primeiro, pessoas que te-nham a contagem das células CD4 (que indicam o funcio-namento do sistema imuno-

lógico) de até 500 células/mm3 --até então, a contagem deveria estar em até 350. O mesmo vale para quem tem contagem acima de 500, desde que o paciente tenha outros problemas de saúde, como hepatite B ou tumores.

A segunda mudança está relacionada a casais sorodis-cordantes --quando um tem o vírus e o outro não tem. A ideia é que o parceiro que tem o vírus use o medicamento independentemente da conta-gem, para reduzir a chance de infectar o outro. As mudanças no protocolo do HIV devem ter impacto de R$ 120 mi-lhões anuais.

Em abril, reportagem da Folha indicou que o gover-no deveria adotar uma po-lítica de tratamento precoce no novo protocolo do HIV. Hoje há pesquisadores que defendem o início do trata-mento independentemente dessa contagem de células.

O anúncio do novo pro-tocolo ocorre em meio a crí-ticas de que o governo teria afrouxado o controle da do-ença. Na semana passada, pesquisadores divulgaram um manifesto em que apon-tavam o aumento de mortes e casos. O ministério diz que os indicadores apontam a es-tabilidade da doença no país.

Page 9: EDIÇÃO 193

095 de setembro de 2012Edição 193

GERAL

EDITAL nº 4.904 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os documentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: DOUGLAS CANDIDO LUIZ, brasileiro, solteiro, maior e capaz, operador de máquina automotiva, RG MG 13.993.991 (SSP/MG) e CPF 067.457.886-40, nascido em Campina Verde/MG a 18/agosto/1983, com 28 (vinte e oito) anos de idade, residente e do-miciliado nesta cidade na Av. João XXIII, nº 632, Bairro Bom Sucesso, CEP 38.280-000, telefone (34) 9664-5330, filho de LUCIMAR CANDIDA LUIZ, do lar, brasileira, nascida em Guarani D’ Oeste/SP a 31/10/1968, residente e domiciliada nesta cidade na Av. Jacob de Menezes, nº 1.335, Bairro Morumbi e JANAINA FRANCISCA DE FREITAS, brasi-leira, solteira, maior e capaz, do lar, RG MG 11.455.372 (SSP/MG) e CPF 052.849.336-13, nascida em Iturama/MG a 14/fevereiro/1983, com 29 (vinte e nove) anos de idade, residente e domiciliada no mesmo endereço do contraente, telefone (34) 9660-1026, filha de FLORENCIO TEODORO DE FREITAS, vigilante/aposentado e LUZIA FRANCIS-CA DE FREITAS, cozinheira, brasileiros, nascidos ele em Iturama/MG a 12/10/1956 e ela no Distrito de Alexandrita/MG a 13/12/1957, residentes e domiciliados no Município de Iturama/MG, Fazenda Água Vermelha, s/nº, Zona Rural. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 24 de julho de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.905 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os documentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: VICTOR FERNANDO QUEIROZ SALGADO, brasileiro, solteiro, maior e capaz, estudante, RG MG 17.979.273 (PC/MG) e CPF 068.620.446-80, nascido em Itura-ma/MG a 09/março/1994, com 18 (dezoito) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Av. Dom Pedro I, nº 77, Bairro São Miguel, CEP 38.280-000, telefone (34) 9994-8589, filho de IVANILDO PEREIRA SALGADO, empresário e HELENA MARIA DE QUEIROZ, do lar, brasileiros, nascidos, ele em Capinópolis/MG a 09/12/1963 e ela em Iturama/MG a 03/09/1969, residentes e domiciliados no mesmo endereço do contra-ente e REGIANE ALVES SILVA, brasileira, solteira, menor relativamente incapaz, bal-conista, RG MG 18.668.467 (PC/MG) e CPF 123.333.256-23, nascida em Iturama/MG a 30/novembro/1995, com 16 (dezesseis) anos de idade, residente e domiciliada nesta cida-de na Rua Ananias José de Queiroz, nº 784, Bairro Recanto dos Lagos, CEP 38.280-000, telefone (34) 9685-7799, filha de JOSÉ GILBERTO DA SILVA, funileiro e ADRIANA ALVES COSTA SILVA, auxiliar de serviços gerais, brasileiros, nascidos em Iturama/MG ele a 25/10/1969 e ela a 10/08/1975, residentes e domiciliados nesta cidade no mesmo endereço da contraente. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 25 de julho de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.EDITAL nº 4.906 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os documentos n°s I - III e IV e V, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: NELSON SILVA DE OLIVEIRA, brasileiro, divorciado de Gisele Apa-recida Martins Oliveira aos 15/12/2005, maior e capaz, operador de produção, RG M 5.973.136 (SSP/MG) e CPF 787.419.476-49, nascido em Iturama/MG a 21/agosto/1970, com 42 (quarenta e dois) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade, na Av. Rio Paranaíba, nº 628, Centro, CEP 38.280-000, telefone (34) 9689-3951, filho de GERAL-DO VENCESLAU DE OLIVEIRA, brasileiro, falecido em Limeira do Oeste/MG aos 02/03/1983 e AUGUSTA APARECIDA OLIVEIRA, do lar/pensionista, brasileira, nas-cida em Iturama/MG a 06/05/1948, residente e domiciliada nesta cidade na Av. Coronel José Felisberto, nº 198, Bairro Nossa Senhora de Fátima e FRANCISCA MENDES DA SILVA, brasileira, solteira, maior e capaz, costureira, RG M 6.260.812 (SSP/MG) e CPF 698.423.536-72, nascida no Distrito de Honorópolis – Município de Campina Verde/MG a 17/dezembro/1968, com 43 (quarenta e três) anos de idade, residente e domiciliada, no mesmo endereço do contraente, telefone (34) 9689-3951, filha de LUÍS MENDES DA SILVA, lavrador/aposentado e MARIA DA GUIA ALVES, do lar, brasileiros, nascidos ele em Santana do Matos/RN a 02/08/1942 e ela em Jucurutu/RN a 15/08/1948, residentes e domiciliados nesta cidade, ele na Rua Manoel Português, nº 1.848, Bairro Antônio Bráu-lio e ela na Rua Dr. Pedro de Paula, nº 658, Bairro Vila Cruzeiro. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 02 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.907 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresen-tando os documentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Códi-go Civil Brasileiro: VALTIERIS QUEIROZ DE FREITAS, brasileiro, solteiro, maior e capaz, enfermeiro, RG MG 14.252.556 (SSP/MG) e CPF 070.182.686-05, nascido em Iturama/MG a 19/outubro/1985, com 26 (vinte e seis) anos de idade, residente e domi-ciliado nesta cidade na Rua G, nº 587, Bairro Tiradentes, CEP 38.280-000, telefone (34) 9697-4073, filho de VALDOMIRO ANTONIO DE QUEIROZ, autônomo e VANDELI MARTINS DE FREITAS, auxiliar de serviços gerais, brasileiros, nascidos em Iturama/MG ele a 13/04/1964 e ela a 05/06/1967, residentes e domiciliados ele em Limeira do Oeste/MG, Rua Rio de Janeiro, nº 681, Centro e ela no mesmo endereço do contraente e JÉSSICA ARIANE MORAIS SANTOS, brasileira, solteira, maior e capaz, engenheira civil, RG MG 15.760.639 (PC/MG) e CPF 089.613.276-58, nascida em Iturama/MG a 23/junho/1988, com 24 (vinte e quatro) anos de idade, residente e domiciliada nesta ci-dade na Av. Belo Horizonte, nº 1.929, Centro, telefone (34) 3411-1980, filha de DIVINO ARAUJO DOS SANTOS, comerciante e SIRLEI LEONEL MORAIS SANTOS, costu-reira, brasileiros, nascidos ele em Iturama/MG a 27/01/1962 e ela em São Francisco de Sales/MG a 17/08/1964, residentes e domiciliados nesta cidade no mesmo endereço da contraente. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 02 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.908 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que prevalecendo – se do que lhes faculta o Art. 1.512, § único, apresentam os inclusos documentos exigidos no Art. 1.525, n°s I - III e IV, da Lei 10.406/02 Código Civil Brasileiro: MAURILIO ANDALECIO FILHO, brasileiro, solteiro, maior e capaz, policial militar, RG M 4.583.134 (SSP/MG) e CPF 452.689.836-87, nascido em Uberaba/MG a 01/maio/1966, com 46 (quarenta e seis) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Rua Cinco, nº 139, Bairro Conj. Hab. Iturama I, CEP 38.280-000, telefone (34) 3411-0429, filho de MAURILIO ANDALECIO, brasileiro, falecido em Uberaba/MG aos 25/06/1967 e MARIA UMBE-LINA ANDALECIO, do lar, brasileira, nascida, em Uberaba/MG a 06/11/1938, residente e domiciliada em Uberaba/MG, Rua Professora Edite França, nº 1.205, Bairro Gamelei-ra I e MARCILENE GONÇALVES RODRIGUES, brasileira, solteira, maior e capaz, agente de saúde comunitária, RG M 5.361.899 (SSP/MG) e CPF 726.802.106-20, nascida em Jardinésia/MG a 01/maio/1969, com 43 (quarenta e três) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade no mesmo endereço do contraente, telefone (34) 9165-1803, filha de HELIO DE OLIVEIRA RODRIGUES e MARIA AMELIA GONÇALVES RO-DRIGUES, brasileiros, falecidos ele em Sorocaba/SP aos 15/10/1990 e ela em Iturama/MG aos 09/01/2009.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 03 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.909 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os documentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: CLEBER ANSELMO SILVA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, motorista, RG MG 13.686.857 (SSP/MG) e CPF 064.060.306-80, nascido em Iturama/MG a 03/maio/1984, com 28 (vinte e oito) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade, Av. Belo Horizonte, nº 2.378 (fundos), Bairro Jardim América, CEP 38.280-000, telefone (34) 9673-2187, filho de AGNALDO REIS DA SILVA, construtor civil e APARECIDA ANSELMO BARBOSA, secretária, brasileiros, nascidos, ele no Distrito de Honorópo-lis – Campina Verde/MG a 06/01/1962 e ela no Distrito de Alexandrita – Iturama/MG a 15/01/1959, residentes e domiciliados nesta cidade, ele na Av. Dr. Pedro de Paula, nº 768, Bairro Vila Cruzeiro e ela na Av. Belo Horizonte, nº 2.378, Bairro Jardim América e GLÁUCIA PAULA DO NASCIMENTO, brasileira, solteira, maior e capaz, estudante, RG MG 14.549.631 (SSP/MG) e CPF 091.209.646-25, nascida em Iturama/MG a 02/outubro/1987, com 24 (vinte e quatro) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade no mesmo endereço do contraente, telefone (34) 9673-3159, filha de GERALDO PE-REIRA DO NASCIMENTO, gerente administrativo e MARILDA CAMILO DO NAS-CIMENTO, empresária, brasileiros, nascidos ele em Populina/SP a 29/04/1962 e ela em Santa Albertina/SP a 31/05/1966, residentes e domiciliados nesta cidade na Av. Clarindo Dias da Silva, nº 1.112, Bairro Baiano Cirino. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 03 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.910 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentan-do os documentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: ISMAR QUEIROZ FILHO, brasileiro, solteiro, maior e capaz, econo-mista, RG 0933016-0 (SSP/MT) e CPF 724.959.606-34, nascido em Iturama/MG a 01/junho/1974, com 38 (trinta e oito) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Av. Seis Irmãos, nº 1.550, Centro, CEP 38.280-000, telefone (34) 9974-6586, filho de ISMAR JOSÉ DE QUEIROZ, pecuarista e MARLENE APARECIDA DE QUEIROZ, do lar, brasileiros, nascidos no Distrito de Alexandrita – Iturama/MG, ele a 19/08/1949 e ela a 30/09/1951, residentes e domiciliados, ele no Município de Cáceres – MT, Fa-zenda São José do Limão, s/nº, Zona Rural e ela nesta cidade na Av. Jaime Lacerda, nº 194, Bairro Vila Pádua e FABIANA NOGUEIRA DE CARVALHO, brasileira, solteira, maior e capaz, bancária, RG 29.254.719-5 (SSP/SP) e CPF 261.704.518-82, nascida em Votuporanga/SP a 03/abril/1978, com 34 (trinta e quatro) anos de idade, residente e do-miciliada nesta cidade no mesmo endereço do contraente, CEP 38.280-000, telefone (34) 9151-8915, filha de FABRÍCIO NOGUEIRA DE CARVALHO, brasileiro, falecido em Votuporanga/SP aos 21/11/1995 e EVA ROVOLI NOGUEIRA DE CARVALHO, do lar, brasileira, nascida em Bady Bassitt/SP a 10/06/1954, residente e domiciliada na cidade de Itapagipe/MG, Rua 10, nº 502, Centro. A contraente neste ato é representada pelo procurador Weniton Soares de Toledo, brasileiro, casado, administrador, RG M 7.169.691 (SSP/MG) e CPF 965.074.466-53, telefone (34) 9974-4235, residente e domiciliado nesta cidade de Iturama/MG, na Rua Goiás, nº 585, Centro, procuração particular em anexo datada de 27/julho/2012. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 06 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.911 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que prevalecendo – se do que lhes faculta o Art. 1.512, § único, apresentam os inclusos documentos exigidos no Art. 1.525, n°s I - III e IV, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: ALUÍSIO JOSÉ DA SILVA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, operador de máquinas, RG 2003029012401 (SSP/CE) e CPF 080.877.456-55, nascido em Catolé do Rocha/PB a 11/12/1984, com 27 (vinte e sete) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Av. Cônego Osório, nº 209, Centro, CEP 38.280-000, telefone (34) 9674-4661, filho de JOSÉ PIRES DA SILVA, agricultor e MARIA RITA DE ALMEIDA SILVA, do lar, brasileiros, nascidos, ele em Riacho dos Cavalos/PB a 21/09/1962 e ela em Jericó/PB a 23/09/1963, residentes e do-miciliados ele nesta cidade na Av. Alexandrita, nº 592, Bairro Jardim América e ela em São Francisco de Sales/MG, Rua 09, nº 792, Centro e MARIA CONCEIÇÃO DE ASSIS SILVA, brasileira, solteira, maior e capaz, manicure, RG MG 14.762.355 (SSP/MG) e CPF 097.092.036-90, nascida em Coruripe/AL a 08/12/1988, com 23 (vinte e três) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade no mesmo endereço do contraente, telefone (34) 9667-6425, filha de FRANCISCO DE ASSIS SILVA, brasileiro, falecido em Itura-ma/MG aos 18/10/2011 e NEIDE DOS SANTOS SILVA, do lar, brasileira, nascida em Coruripe/AL a 04/06/1957, residente e domiciliada nesta cidade na Av. Alberto Simeão de Queiroz, nº 1.428, Bairro Antonio Bráulio. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 08 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.912 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os documentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: CRISTIANO REIS DE PAULA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, operador de máquinas, RG MG 16.091.773 (PC/MG) e CPF 095.031.136-79, nascido em Votupo-ranga/SP a 06/janeiro/1988, com 24 (vinte e quatro) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Rua José Carneiro, nº 880, Bairro Antônio Bráulio, CEP 38.280-000, telefone (34) 9963-6580, filho de LUCIMARA VICENTE DE PAULA, brasileira, des-sossadora/aposentada, nascida, em Riolândia/SP a 15/02/1972, residente e domiciliada nesta cidade no mesmo endereço do contraente e ANGELA SILVA FREITAS, brasileira, solteira, maior e capaz, do lar, RG MG 17.930.996 (PC/MG) e CPF 114.186.736-25, nascida em Iturama/MG a 31/março/1993, com 19 (dezenove) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade na Av. José Jacob de Menezes, nº 1.840, Bairro Antônio Bráulio, telefone (34) 9963-6588, filha de SEVERIANO JOSÉ DA SILVA, operador de máquinas automotiva e GISELIA MARIA DE FREITAS, gari, brasileiros, nascidos em Iturama/MG, ele a 21/08/1966 e ela 22/01/1971, residentes e domiciliados no mesmo endereço da contraente. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 09 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial

EDITAL nº 4.913 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os documentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: ROGÉRIO LEAL DA SILVA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, auxiliar de serviços gerais, RG M 8.342.136 (SSP/MG) e CPF 046.750.346-08, nascido em Iturama/MG a 05/maio/1979, com 33 (trinta e três) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Av. Recanto das Gaivotas, nº 1.200, Bairro Recanto das Gaivotas, CEP 38.280-000, telefone (34) 9673-1664, filho de JOSÉ ANTONIO DA SILVA, brasileiro, notário, nascido em Canápolis/MG aos 10/07/1957, residente e domiciliado em União de Minas/MG, Rua 08, nº 573, Centro e LENY FÁTIMA LEAL DA SILVA, brasileira, falecida em Iturama/MG aos 01/02/2009 e SUELEN PRICILA MARTINS ROCHA, brasileira, sol-teira, maior e capaz, do lar, RG MG 18.809.503 (PC/MG) e CPF 343.396.498-05, nascida em Mira Estrela/SP a 03/fevereiro/1985, com 27 (vinte e sete) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade no mesmo endereço do contraente, telefone (34) 9673-1664, filha de SIMPLICIO DIAS DA ROCHA, auxiliar de serviços gerais e MARIA TERE-ZINHA MARTINS DA SILVA, do lar, brasileiros, nascidos ele em Salinas/MG e ela em Fernandópolis/SP, datas de nascimento e endereços ignorados pela contraente. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 14 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial

EDITAL nº 4.914 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os documentos n°s I - III e IV e V, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: EDSON BORGES DE SOUZA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, torneiro mecânico, RG M 4.900.929 (SSP/MG) e CPF 243.839.611-34, nascido em São Simão/GO a 08/fevereiro/1961, com 51 (cinquenta e um) anos de idade, residente e domicilia-do nesta cidade na Av. Dr. Aelton José de Freitas, nº 380, Bairro Newton Cardoso, CEP 38.280-000, telefone (34) 9667-7639, filho de ORCALINO JOSÉ DE SOUZA e TERE-ZA BORGES DE SOUZA, brasileiros, falecidos ele em Ituiutaba/MG aos 26/05/1997 e ela em São Simão/GO aos 11/04/1977 e ELISANA TRISTÃO, brasileira, divorciada de Elcio de Sousa Junior aos 27/04/1998, maior e capaz, professora, RG M 6.958.084 (SSP/MG) e CPF 934.805.986-68, nascida em Conceição das Alagoas/MG a 31/agosto/1973, com 38 (trinta e oito) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade na Av. Nossa Se-nhora de Fátima, nº 303, Bairro Nossa Senhora de Fátima, CEP 38.280-000, telefone (34) 9664-5727, filha de SEBASTIÃO DE SOUSA TRISTÃO, agropecuarista e MARIA DE LOURDES TRISTÃO, do lar, brasileiros, nascidos em Conceição das Alagoas/MG, ele aos 05/04/1948 e ela aos 17/06/1951, residentes e domiciliados nesta cidade na Av. Ale-xandrita, nº 1.617, Centro. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publi-cado no jornal local. Iturama/MG, 16 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial

EDITAL nº 4.915 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os documentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: AMARILDO MOREIRA DA SILVA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, auxi-liar de escritório, RG 5.129.295-5 (SSP/SC) e CPF 385.768.028-80, nascido em Xanxerê/SC a 08/maio/1989, com 23 (vinte e três) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Rua A, nº 351, Bairro Iturama I, CEP 38.280-000, telefone (34) 9228-3773, filho de NILDA MOREIRA DA SILVA, brasileira, do lar, nascida em Xanxerê/SC aos 09/03/1969, residente e domiciliada em Sertãozinho/SP na Rua Adolfo Grol, nº 654, Co-hab 3 e MÍRIAN ODETE SILVA FERREIRA, brasileira, solteira, maior e capaz, do lar, RG MG 16.791.085 (PC/MG) e CPF 087.606.616-31, nascida em Iturama/MG a 15/dezembro/1991, com 20 (vinte) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade no mesmo endereço do contraente, telefone (34) 9252-1957, CEP 38.280-000, filha de AN-TÔNIO JOSÉ FERREIRA FILHO,pedreiro e CLEIDIMAR MARIANO SILVA FER-REIRA, professora/aposentada, brasileiros, nascidos ele em Populina/SP a 07/01/1970 e ela em Iturama/MG a 25/04/1964, residentes e domiciliados ele em Fernandópolis/SP, Rua Plácido Conde, nº 1.058, Bairro Parque Industrial e ela nesta cidade no mesmo en-dereço dos contraentes. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 16 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.916 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Itura-ma - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os docu-mentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: MAURO HENRIQUE DE SOUZA SANTOS, brasileiro, solteiro, maior e capaz, biomédico, RG 41986517 (SSP/SP) e CPF 317.118.138-00, nascido em Santa Albertina/SP a 03/dezem-bro/1983, com 28 (vinte e oito) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Av. Napolis, nº 195, Bairro Itália, CEP 38.280-000, telefone (34) 9675-2329, filho de MANO-EL MORAES DOS SANTOS, motorista e MARIA RITA DE SOUZA SANTOS, do lar, brasileiros, nascidos ele em Santana da Ponte Pensa/SP a 15/12/1958 e ela em Cardoso/SP a 16/06/1963, residentes e domiciliados nesta cidade no mesmo endereço do contraente e DANIELLE CRISTINA GONZAGA FARIA, brasileira, solteira, maior e capaz, contadora, RG MG 14.377.347 (PC/MG) e CPF 086.653.456-39, nascida em Iturama/MG a 25/dezem-bro/1986, com 25 (vinte e cinco) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade na Av. Jai-me Lacerda, nº 168, Bairro Vila Pádua, telefone (34) 9977-7272, filha de GILBERTO TOSTA FARIA, caixa comercial e SORAYA GONÇALVES GONZAGA FARIA, do lar, brasileiros, nascidos em Iturama/MG, ele a 18/08/1963 e ela a 06/06/1964, residentes e domiciliados no mesmo endereço da contraente. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 17 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.917 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os documentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: UEDER ALVES, brasileiro, solteiro, maior e capaz, advogado, RG MG 11.141.791 (PC/MG) e CPF 040.250.766-59, nascido em Itumbiara/GO a 08/agosto/1977, com 35 (trinta e cinco) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Rua Padre Valim, nº 164, Bairro Nossa Senhora de Fátima, CEP 38.280-000, telefone (34) 9668-0182, filho de IVANTINA ALVES, brasileira, falecida em Iturama/MG em data ignorada pelo contraente e LISNEYA GOMES BATISTA, brasileira, solteira, maior e capaz, funcionária pública municipal, RG M 9.054.706 (SSP/MG) e CPF 040.996.286-47, nascida em Iturama/MG a 04/setembro/1978, com 33 (trinta e três) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade no mesmo endereço do contraente, tele-fone (34) 9974-4756, filha de JOÃO BATISTA SOBRINHO,funcionário público/aposenta-do e IRAIDE GOMES SILVA BATISTA, do lar, brasileiros, nascidos ele em Itapagipe/MG a 18/08/1954 e ela em Itumbiara/GO a 06/05/1958, residentes e domiciliados nesta cidade no mesmo endereço dos contraentes. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 17 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.918 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Itura-ma - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os docu-mentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: CICERO DOS SANTOS XAVIER, brasileiro, solteiro, maior e capaz, ajudante de pedreiro, RG 1.614.350 (SSP/AL) e CPF 034.212.984-83, nascido em Coruripe/AL a 20/janeiro/1981, com 31 (trinta e um) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Av. José Jacob de Menezes, nº 1.420, Bairro Antônio Bráulio, CEP 38.280-000, telefone (34) 9143-7701, filho de SEBASTIÃO XAVIER, brasileiro, lavrador e SILVINA DOS SANTOS, doméstica, bra-sileiros, nascidos em Coruripe/AL, em datas de nascimento ignoradas pelo contraente, resi-dentes e domiciliados em Coruripe/AL, em endereços ignorados pelo contraente e MARIA BENEDITA DOS SANTOS, brasileira, solteira, maior e capaz, do lar, RG MG 17.208.744 (PC/MG) e CPF 066.010.784- 84, nascida em Coruripe/AL a 21/julho/1987, com 25 (vinte e cinco) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade no mesmo endereço do contraente, CEP 38.280-000, telefone (34) 9143-7701, filha de PEDRO INOCENCIO DOS SANTOS, pedreiro e MARIA CLEIDE DOS SANTOS, do lar, brasileiros, nascidos em Coruripe/AL, ele a 05/08/1960 e ela a 21/07/1967, residentes e domiciliados nesta cidade na Rua Carneirinho, nº 885, Bairro Antônio Bráulio. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 17 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.919 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Itu-rama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os do-cumentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasilei-ro: RONALDO DOS SANTOS MIRANDA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, vendedor, RG MG 10.848.346 (SSP/MG) e CPF 038.471.006-96, nascido em Iturama/MG a 16/mar-ço/1980, com 32 (trinta e dois) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Rua Armando Fratari, nº 401, Centro, CEP 38.280-000, telefone (34) 9999-8045, filho de JULIO NOGUEIRA MIRANDA, brasileiro, falecido em Iturama/MG aos 08/04/2008 e MARIA DE LOURDES DOS SANTOS MIRANDA, do lar, brasileira, nascida em Paulo de Faria/SP a 02/07/1948, residente e domiciliada nesta cidade na Av. Joaquim Delfino, nº 1.192, Bairro Mo-rumbi e MARIA BENEDITA DOS SANTOS, brasileira, solteira, maior e capaz, do lar, RG MG 17.208.744 (PC/MG) e CPF 066.010.784- 84, nascida em Coruripe/AL a 21/julho/1987, com 25 (vinte e cinco) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade no mesmo endere-ço do contraente, CEP 38.280-000, telefone (34) 9143-7701, filha de PEDRO INOCENCIO DOS SANTOS, pedreiro e MARIA CLEIDE DOS SANTOS, do lar, brasileiros, nascidos em Coruripe/AL, ele a 05/08/1960 e ela a 21/07/1967, residentes e domiciliados nesta cidade na Rua Carneirinho, nº 885, Bairro Antônio Bráulio. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 27 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.920 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os documentos n°s I - III e IV e V, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: SE-BASTIÃO BENEDITO DA SILVA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, ajudante de serviços gerais, RG MG 15.682.210 (PC/MG) e CPF 088.321.276-52, nascido em Ituiutaba/MG a 17/novembro/1959, com 53 (cinquenta e três) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Av. José Jacob de Menezes, nº 1.477, Bairro Antônio Bráulio, CEP 38.280-000, telefone (34) 9973-9117, filho de FRANCISCO BENEDITO DA SILVA, lavrador/aposentado, brasi-leiro, nascido em Jericó/PB a 10/01/1925, residente e domiciliado no Município de Honorópo-lis – Campina Verde/MG, em endereço ignorado pelo contraente e CECÍLIA MARGARIDA DE JESUS, brasileira, falecida em Iturama/MG aos 14/12/2007. (assinando neste ato a rogo o Sr. Manoel Lima de Andrade, brasileiro, solteiro, maior e capaz, vigilante, RG MG 11.302.893 (PC/MG), CPF 048.154.888.27, nascido em Milagres/CE a 10/11/1963, com 48 (quarenta e oito) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Rua Monte Alegre, nº 347, Centro) e MARIA DE FÁTIMA NOGUEIRA, brasileira, viúva de Roque Nogueira da Silva, falecido em Iturama/MG aos 11/09/2011, maior e capaz, do lar/pensionista, RG M 9.321.814 (SSP/MG) e CPF 031.870.546-09, nascida em Iturama/MG a 13/agosto/1968, com 44 (quarenta e quatro) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade no mesmo endereço do contraente, CEP 38.280-000, telefone (34) 9693-8920, filha de TERESINHA NOGUEIRA, brasileira, falecida em Iturama/MG aos 09/06/2006. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 27 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.921 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os documentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: CLE-BER DIAS PEREIRA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, contador, RG M 9.185.691 (SSP/MG) e CPF 044.695.036-06, nascido em Iturama/MG a 30/agosto/1980, com 31 (trinta e um) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Rua Santa Vitória, nº 702, Centro, CEP 38.280-000, telefone (34) 9664-4567, filho de MIGUEL DIAS DE FREITAS, motorista e JOANA VALDECI PEREIRA DE FREITAS, auxiliar de serviços gerais, brasileiros, nascidos no Município de Alexandrita – Iturama/MG, ele a 21/05/1951 e ela a 23/02/1954, residentes e domiciliados nesta cidade no mesmo endereço do contraente e AGNES KAROLINE SIL-VA RIBEIRO, brasileira, solteira, maior e capaz, vendedora, RG MG 16.073.763 (PC/MG) e CPF 117.356.646-50, nascida em Iturama/MG a 08/abril/1992, com 20 (vinte) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade na Rua “G”, nº 536, Bairro Tiradentes, CEP 38.280-000, telefone (34) 9913-8743, filha de SEBASTIÃO JOSÉ RIBEIRO, policial militar e MARIA HELENA DA SILVA, brasileiros, nascidos, ele em Campina Verde/MG a 25/05/1965 e ela em Carneirinhos/MG a 10/11/1971, residentes e domiciliados nesta cidade ele na Rua A, nº 253, Bairro Conjunto Habitacional Iturama I e ela no mesmo endereço da contraente. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 27 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

EDITAL nº 4.922 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Itura-ma - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER, que pretendem casar-se, apresentando os docu-mentos n°s I - III e IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10.406/02 - Código Civil Brasileiro: MAURÍCIO COSTA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, representante de vendas, RG MG 14.021.294 (PC/MG) e CPF 091.895.416-93, nascido em Uberlândia/MG a 14/junho/1989, com 23 (vinte e três) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade na Rua Vinte e cin-co de março, nº 365, Bairro São Miguel, CEP 38.280-000, telefone (34) 9258-9892, filho de MAURO ANTONIO COSTA, represente de vendas e MARTERNI MARIA FRAITAG, do lar, brasileiros, nascidos ele em Santo Antonio do Sudoeste/PR a 29/04/1956 e ele em Cunha Porã/SC a 11/06/1966, residentes e domiciliados em Uberlândia/MG na Av. Paraguai, nº 653, Bairro Roosevelt e ANARIEL FERREIRA OSORIO, brasileira, solteira, maior e capaz, psi-cóloga, RG MG 10.575.163 (SSP/MG) e CPF 078.532.456-96, nascida em Iturama/MG a 05/junho/1987, com 25 (vinte e cinco) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade no mesmo endereço do contraente, CEP 38.280-000, telefone (34) 9661-7013, filha de LUIS APARECIDO OSÓRIO, comerciante e SONJA APARECIDA FERREIRA OSÓRIO, co-merciante, brasileiros, nascidos ele em Votuporanga/SP a 29/07/1953 e ela em Iturama/MG a 07/12/1956, residentes e domiciliados no mesmo endereço dos contraentes. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 31 de agosto de 2.012. a) Roseli Borges Luiz, oficial.

Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas

Page 10: EDIÇÃO 193

105 de setembro de 2012Edição 193

PARABÉNS

05/09Valkiria Leal

10/09Fernando Longo

06/09Carolina Fiuza

10/09Liris Basilio

04/09Eveli Cristiane

04/09Bruna Barbosa

07/09Alessandra Lopes

12/09Elaine Silva

04/09Wagner Barcelos

06/09Samara Martins

11/09Larissy Bento

04/09Rosangela Rosa

04/09Fáio Araújo

04/09Moizeis Netto

07/09Jaine Cristina

12/09Otavio Melo

05/09Sueli Freitas

07/09Merlle Moisés

08/09Geisa Cândido

08/09Júlia Pereira

08/09Kelly Oliveira 08/09

Larissa Rosa10/09

Ana Maria Freitas

10/09Clinton Fábio

13/09Amanda Thamires

13/09Jéssica Nascimento

13/09Lislie

13/09Simar Pamplona 14/09

Bruna Eunice14/09

Janaina Miranda

Page 11: EDIÇÃO 193

115 de setembro de 2012Edição 193

GERALComportamento

Pesquisa: quem manda no controle remoto são as criançasDa Redação

De acordo com o Discovery, quanto maiores a renda da família, menos participativos eles são no dia a dia das crianças

A Discovery Kids divulgou nesta se-mana resultados

da pesquisa "Razão ou Emoção - O que Conecta as Famílias Atuais?".

De acordo com as en-trevistas, 78% das crian-ças escolhem o que que-rem ver na televisão.

E elas continuam no controle mesmo quando estão com os pais: nos momentos em que a fa-mília está reunida diante, 91% delas assistem a um canal infantil.

Finalizada no primeiro trimestre deste ano, a pes-quisa conta com a partici-pação 1.525 famílias com crianças de até 10 anos, com origem em 13 esta-dos do país. São Paulo, Amazonas e Bahia estão entre essas localidades.

Esse é o quarto estu-

do consecutivo realizado pelo canal infantil, cujo tema muda a cada ano. Dessa vez, a intenção era entender como os pais se relacionam com os filhos e quais são suas maio-res preocupações, conta Marcela Dória, gerente de pesquisa do Discovery.

As entrevistas mostra-ram que as famílias estão menores --61% têm ape-nas um filho--, e os pais mais maduros --51% das mães e 61% dos pais têm entre 35 e 49 anos.

Entre as principais pre-ocupações dos pais es-tão a formação dos filhos (moral e educacional), a saúde e a socialização.

A maioria dos entrevis-tados, 53%, dizem permi-tir alimentos como choco-late, salgadinho e sorvete apenas após as refeições, enquanto 63% das crian-ças foram avaliadas como

em boa forma física.Quanto à socialização,

eles falam sobre as preo-cupações com a internet. 83% afirmam não permitir que os filhos participem de redes sociais e 84% ve-rificam os acessos que os filhos fazem na internet.

Para a empresa, entre as principais descobertas permitidas pela pesquisa estão a relação entre idade e renda familiar e maneira como pais e filhos intera-gem.

De acordo com o Dis-covery, quanto maiores a renda da família e a idade dos pais, menos participa-tivos eles são no dia a dia. São, porém, mais preocu-pados em proporcionar às crianças atividades foca-das no desenvolvimento.

Em contrapartida, quanto mais baixa a renda e a idade dos pais, mais participativos eles são, enquanto os filhos têm mais autonomia de con-sumo.

Trilha sonora

De Goiás para o mundo

Por: Nívia Araújo

Jorge e Mateus é dupla sertaneja que foi formada em 2005, na cidade de Itumbiara, interior de Goiás. Jorge era estudante do 8° período de direito e Mateus do 5° pe-ríodo de agronomia, eles se conheceram através de um amigo em comum, e em um churrasco tive-ram a oportunidade de cantarem juntos pela primeira vez. Dai por diante a dupla não pa-rou mais, a primeira apresentação foi reali-zada em uma boate da cidade de formação da dupla, para um público universitário. Após a apresentação, Jorge e Mateus resolveram gravar um disco independente na garagem de casa.

Com o repertório a dupla agradou e com isso além do número de apresentações aumentarem, eles despertaram o interesse da gravadora Universal Music. Em 2007, gra-varam o seu primeiro álbum de estúdio e o DVD Ao vivo em Goiânia, a repercussão do álbum foi tão imediata, que a dupla, além de ver o seu primeiro grande sucesso, a can-ção “Pode Chorar”, estourar por todo o Brasil, foram pre-miados com Disco de Ouro pela ABPD, devido as mais de 100 mil dowloads pagos no Brasil.

A história da dupla foi se construindo e, em 2008, re-alizaram um projeto ainda inédito chamado Jorge & Ma-teus Elétrico misturando axé e música pop ao sertanejo, a dupla lançou a micareta sertaneja. Os goianos passaram a se apresentar no carnaval de Salvador, sendo a primeira dupla sertaneja a conseguir tal feito. No mesmo ano a du-pla teve mais uma surpresa agradável, a música De Tanto Te Querer, foi escolhida para ser trilha sonora da novela ‘A Favorita’.

Com um espaço já conquistado, o ano de 2009 foi mui-to importante para Jorge & Mateus. Depois do lançamento do segundo CD e DVD O Mundo É Tão Pequeno com o qual conquistaram disco de platina pelas 50 mil cópias vendidas, a dupla emplacou uma turnê internacional, par-ticiparam pela primeira vez de um cruzeiro temático de música sertaneja, reuniram um público de 40 mil pesso-as em uma apresentação em Goiânia, que foi transmitida ao vivo pelo Twitter e gravada pelo canal Multishow em High Definition, sendo o primeiro de uma dupla sertaneja a ser compilado nesse formato.

O ano de 2012 está sendo bem agitado para a dupla, já no início do ano eles gravaram um DVD na praia de Jurerê, em Florianópolis. O show fazia parte de um even-to chamado “Sertanejo Weekend”, o repertório é prati-camente todo inédito, as canções tinham sido lançadas recentemente, porém não faziam parte de nenhum disco. Lançaram também um novo álbum Jorge e Mateus Essen-cial que é uma mistura das melhores músicas já criadas pelos cantores ao longo da carreira de sucesso.

A dupla também se prepara para mais um projeto iné-dito e pioneiro. Jorge e Mateus irão gravar um DVD es-pecial de carreira em Setembro de 2012 no "Royal Albert Hall", em Londres. O local de gravação do mesmo é pal-co dos eventos mais importantes da Inglaterra, e receberá pela primeira vez em sua história uma dupla de músicos brasileiros.

Responsáveis por algumas das levadas mais animadas do sertanejo universitário, os goianos que ganharam proje-ção nacional em menos de três anos, hoje são uma das du-plas mais amadas pelo público sertanejo. Jorge e Mateus são um dos maiores nomes do sertanejo universitário bra-sileiro na atualidade, com grandes sucessos emplacados e com milhares de discos vendidos ao longo dos seus sete anos de carreira, eles são considerados uma das principais duplas sertanejas do Brasil.

Embora os gatos já tenham sido acusados de causar loucura, alguns tipos de câncer e de transmitir inúme-ras doenças — além de dar azar! —, de acordo com o site Discovery News, aqueles que adoram seus bicha-nos de estimação podem respirar aliviados. A má fama dos gatos se deve a velhas superstições e ao fato desses animais serem portadores do parasita Toxoplasma gon-dii, que causa a toxoplasmose e parece apresentar cor-relação com casos de câncer no cérebro, embora essa associação ainda não tenha sido comprovada.

Liberados do banco dos réusSegundo a publicação, existem alguns estudos que

sugerem que os felinos, na verdade, fazem bem para a saúde. Um deles, realizado por cientistas do centro de pesquisas Tour du Valat, na França, aponta que os do-nos de gatos não correm maiores riscos de desenvolver câncer no cérebro do que as pessoas que não possuem animais de estimação.

Outro estudo, conduzido por pesquisadores da Uni-versidade de Oxford, na Inglaterra, está avaliando in-formações relacionadas a mulheres de meia-idade des-se país. Segundo os pesquisadores, os dados coletados até o momento simplesmente não demonstram qual-quer relação entre mulheres que convivem com gatos e a incidência de câncer.

Benefícios para a saúdeAliás, os resultados de inúmeras pesquisas parecem

mostrar o contrário. Donos de animais de estimação parecem correr menos riscos de desenvolver o linfoma não Hodgkin, assim como crianças que convivem com animais desde pequenas parecem sofrer menos com do-enças respiratórias, além de terem um sistema imuno-lógico mais eficiente. Outros estudos também apontam que os animais de estimação podem ser extremamente benéficos para pacientes que sofrem de doenças crôni-cas, oferecendo companhia e conforto a essas pessoas.

Fonte: Tecmundo

Tribuna Animal Ser dono de um gato pode fazer bem para a saúde

Por Daniela Ortolan

Maltratar animais é CRIME!A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhe-

cida como Lei dos Crimes Ambientais:Art. 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais

silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.A pena será de três meses a um ano de prisão e multa, aumentada de

1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

Denuncie! Crime contra animais também é caso de polícia!

04/09Wagner Barcelos

Page 12: EDIÇÃO 193

Aniversário

Feirão do Lar completa 15 anos em IturamaDaniela Ortolan

A loja que antes tinha apenas 52 m², hoje conta com uma área de 500 m² e infinitas possibilidades para o lar

O

125 de setembro de 2012Edição 193

ESPECIAL

Feirão do Lar com-pleta 15 de existên-cia e merece todos

os festejos de debutante. Quando o empresário Adir Souza Lima visitou Itura-ma com o intuito de abrir um negócio, logo percebeu a necessidade de facilitar o lar das pessoas. “Utensílios domésticos eram escassos, os ituramenses só encontra-vam variedades em Fernan-dópolis”, conta Adir.

Com olhar visionário, Adir investiu certo: a loja que antes tinha apenas 52 m², hoje conta com me-lhorias nas instalações, em uma área de 500 m² e in-finitas possibilidades para o lar, que podem ser pagas no crediário próprio ou no cheque (em até 4 vezes), ou então no cartão, em até 6 vezes.

O Feirão do Lar tem outros diferenciais que, se-gundo Adir, são primordiais para o bom funcionamento de seu negócio, como a eficiência no atendimento. A empresa oferece treina-mento, cursos e palestras aos seus funcionários para qualifica-los cada vez mais

e, assim, garantindo a qua-lidade no atendimento.

Outro fator importante é a variedade de preço e pro-duto. “Aqui, optamos por trabalhar com a variedade, com produtos que atentam todas as classes sociais. Queremos chegar ao lar de todas as famílias”, explica Adir.

O Feirão do Lar, nestes 15 anos de existência, par-ticipa efetivamente do dia a dia dos ituramenses e de momentos especiais, como os casamentos. A loja au-

xilia o casal a escolher os itens da lista de presentes e, também, os convidados na hora de comprar – sempre há opções dentro do orça-mento de cada cliente.

Para Adir, comemorar os 15 anos do Feirão do Lar tem sabor especial, uma vez que Iturama o acolheu como cidadão. “A popula-ção acreditou no Feirão do Lar e hoje a loja possui uma excelente carta de bons clientes. Estamos comple-tando 15 anos com o apoio da população de Iturama”.