edição 193

24

Upload: asemana-news

Post on 27-Mar-2016

259 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

De 29 de julho a 4 de agosto

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 193
Page 2: Edição 193

29 de julho a 04 de agosto de 20112 - /GERAL

Diretor: Sérgio Dal GalloJornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A Semana MetropolitanaAv. Brasil, 1890 - Sobrado 01

Eucaliptos - Fazenda Rio GrandeFone: (41) 3627-1997 / 9162-6192

[email protected]@gmail.com

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

D&S COMUNICAÇÃOCNPJ: 08.707.885/0001-75

Tiragem: 20 mil/mêsImpressão: Editora O Estado do Paraná S/A

O jornal é distribuído na RMC

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais,Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha, Campo do

Tenente, Agudos do Sul, Piên, Tijucas do Sul, Campo Largo, CampoMagro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e Colombo

CURIOSIDADE BÍBLICA

Participe desta página, enviando sua piada ou meditação

para o e-mail: [email protected]

DATAS E FATOS REFLEXÃO

EXPEDIENTE

PIADAS

PARA MEDITAR

www.asemananews.com.br

Chuva

Máx.16ºMín. 13º

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Quem amarrouseu pára-quedas?

"A fé em Deus nos faz crerno incrível, ver o invisível e realizar o impossível."

Pancadas de chuvaisoladas a partir da tarde

Máx.23ºMín. 12º

Pancadas de chuvas etrovoadas a partir da tarde

Máx.20ºMín. 12º

Pancadas de Chuva

Máx.19ºMín. 11º

Você sabia...

Pancadas de Chuva

Máx.18ºMín. 12º

Que existem 7 condições para uma oração ser bem sucedida?

1ª. Se humilhar na presença de Deus. (II Cr. 7:14);

2ª. Buscar a Deus de todo o coração. (Jer. 29:13);

3ª. Não duvidar do poder de Deus em respondê-lo. (Tg. 1:6);

4ª. Perseverar, clamando a Deus. (Lc. 18:1-8);

5ª. Confessar a Deus os seus pecados. (Lm. 3:40-44);

6ª. Clamar ao Pai em nome de Jesus Cristo. (Jo 14:13,14);

7ª. Permanecer em Cristo e na Sua Palavra. (Jo. 15:7).

Joãozinho chega muito animado do primeiro dia de aula naescola e diz para a mãe:

— Manhê! Hoje a professora ensinou pra gente qual é a mãodireita!

— Muito bem. Mostre ela para a mamãe.Joãozinho, orgulhoso, mostra a mão para a mãe.— Ótimo! Parabéns! Agora, me mostre a mão esquerda!— Ah, isso ela vai ensinar só amanhã!

***O garoto chega da escola e logo pergunta ao pai:— Papai, papai... Você sabe escrever no escuro?— Não, meu filho... Por quê?— É que eu queria que você assinasse o meu boletim!

***Manhê!— O que é, meu filho?— Lá na escola, os meus coleguinhas estão dizendo que eu

sou o maior mentiroso!— Larga de bobagem, garoto. Você não está na escola ainda.

***O garoto saía da escola atropelando os colegas, quando um

monitor o abordou:— Por que você está com tanta pressa, Joãozinho?— É que acabei de receber o boletim e estou cheio de nota

vermelha! Vou levar pra minha mãe e ela vai me dar umas boaspalmadas!

— E você corre assim pra levar palmadas? — pergunta omonitor.

— É que se eu demorar, meu pai chega em casa e a mãodele é muito mais pesada!

***Joaquim vai até uma escola de idiomas e pede:— Por favor, eu queria aprender chinês em um mês!— Um mês? — pergunta a atendente, assustada. — Meu

senhor, nós não temos cursos tão rápidos!É impossível aprender um idioma em tão pouco tempo! O

senhor realmente precisa aprender com tanta urgência?— Sabe o que é, senhorita? Eu adotei um chinêsinho de

11 meses e logo logo o danadinho está falando! Se eu nãoaprender logo chinês, como vou entendeire o que o pequenoestá a dizeire?

Olá nobre leitor!Muitas vezes não valorizamos as pessoas que estão a

nossa volta, que nos ajudam na nossa caminhada.No dia de hoje trazemos uma mensagem que nos faz

refletir na gratidão para com o próximo.Reflita!

Charles Plumb, era piloto de um bombardeiro na guerrado Vietnã.

Depois de muitas missões de combate, seu avião foiderrubado por um míssil. Plumb saltou de pára-quedas, foicapturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita.

Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestrasrelatando sua odisséia e o que aprendera na prisão. Certodia, num restaurante, foi saudado por um homem. "Olá, vocêé Charles Plumb, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não émesmo?" "Sim, como sabe?", perguntou Plumb."Era euquem dobrava o seu pára-quedas. Parece que funcionoubem, não é verdade?"

Plumb quase se afogou de surpresa e com muita grati-dão respondeu: "claro que funcionou, caso contrário eu nãoestaria aqui hoje".

Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguiadormir, pensando e perguntando-se: "quantas vezes vi essehomem no porta-aviões e nunca lhe disse bom dia? Eu eraum piloto arrogante e ele um simples marinheiro".

Pensou também nas horas que o marinheiro passouhumildemente no barco enrolando os fios de seda de váriospára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém quenão conhecia. Agora, Plumb inicia suas palestras perguntan-do à sua platéia: "quem dobrou o seu pára-quedas hoje"?

Todos têm alguém cujo trabalho é importante para quepossamos seguir adiante. Precisamos de muitos pára-que-das durante o dia: um físico, um emocional, um mental e atéum espiritual.

Às vezes, nos desafios que a vida nos apresenta diaria-mente, perdemos de vista o que é verdadeiramente impor-tante e as pessoas que nos salvam no momento oportunosem que lhes tenhamos pedido.

Deixamos de saudar, de agradecer, de felicitar alguém,ou ainda simplesmente de dizer algo amável. Hoje, esta se-mana, este ano, cada dia, procura dar-te conta de quemprepara teu pára-quedas, e agradece-lhe.

Ainda que não tenhas nada de importante a dizer, peça aalguém para ler esta mensagem...

As pessoas ao teu redor notarão esse gesto, e te retri-buirão preparando teu pára-quedas com esse mesmo afeto.

Todos precisamos uns dos outros, por isso, mostra-lhes tua gratidão. Às vezes as coisas mais importantes davida dependem apenas de ações simples. Só um telefone-ma, um sorriso, um agradecimento, um gosto de você, umte amo.

Queridos amigos! Vamos nos permitir ser mais atencio-sos com as pessoas que estão ao nosso redor. É tão bomouvir um bom dia das pessoas que fazem parte de nossodia. Seja amável com as pessoas que convive, pois cadauma delas contribui de alguma forma em sua vida. Pensesempre que quando agimos com gratidão também vamosreceber a mesma em troca. E você está preparando o seupára-quedas?

Um forte abraço!

29/07/1994 - O comediante Mussum, que iniciou sua carreirano grupo Os Originais do Samba e consagrou-se nos Trapalhões,morreu aos 53 anos.

30/07/1973 - O fabricante da talidomida perdeu uma açãojudicial na Inglaterra e foi obrigado a pagar indenização a 433 crian-ças. O remédio, tomado por mulheres grávidas, provocava a de-formação dos fetos.

31/07/1998 - A Justiça britânica inocentou um jovem da acu-sação de ter matado um policial. Derek Bentley foi enforcado, aos19 anos, 45 anos antes da absolvição.

01/08/2004 - Um incêndio atingiu um supermercado em As-sunção (Paraguai), causando a morte de 346 pessoas. O fogoiniciou com a explosão de um dos fornos industriais da praça dealimentação. O dono do local e três seguranças foram presos,acusados de manterem as portas do local fechadas, impedindo osclientes de saírem.

02/08/1934 - Com a morte do presidente Paul von Hindem-burg, Adolf Hitler se tornou o ditador supremo na Alemanha e ado-tou o título de "Führer" (líder).

03/08/1988 - O fim da censura e da tortura, além da liberdadede expressão intelectual e de imprensa no Brasil, foram votadaspela Assembléia Nacional Constituinte.

04/08/1978 - Um decreto-lei assinado pelo presidente ErnestoGeisel proibiu a greve nos setores de segurança nacional e servi-ços de primeira necessidade.

A vocêsque nos cercam de muito carinho,de muito amor.

Que nos fazem todas as vontades.Que nos dão tudo sem nada pedir.Que nos amam mais que a si próprias.

A você, minha querida vovó,que Deus a abençoe cada dia mais.

Que nos dê a bênçãode sempre tê-la conosco,nos dando muito amor,nos passando experiências,nos ouvindo com carinho,nos "dengando",nos orientando,nos aconselhando,nos suportandosempre com muita paciência.Você é para nós, seus netos,um grande exemplo de experiência,de trabalho,de honestidade,de paciência,de fé,de firmeza,e principalmente de muito amor.Amamos vocês...

Esta semana queremos homenageartodas as vovós que tiveram no último

dia 26 um dia dedicado a elas

Page 3: Edição 193

Morte por opção!EDITORIAL

29 de julho a 04 de agosto de 2011 DESTAQUE / - 3www.asemananews.com.br

Fazenda Rio Grande ganha oprimeiro posto com bandeira BR

Minha Casa Minha Vidavoltada no meio ambiente

Fernando Camargo - VicePresidente do PartidoVerde de Fazenda Rio

Grande/Pr.

A inovação do programaMinha Casa Minha Vida, noquesito sustentabilidade, final-mente chegou - mesmo quede forma tímida. Pensando nomeio ambiente e na economiade energia, o programa decasas populares custeadopela Caixa Econômica Fede-ral já inclui em seus projetos ouso de painéis solares no sis-tema de aquecimento para aágua do chuveiro, geladeira elâmpadas mais eficientes queas convencionais.

O objetivo do aquecimen-to solar é, além da preserva-ção da energia, também con-

tribuir para a sustentabilidadeeconômica, barateando custoda energia, aliado a um proces-so de educação dessas famíli-as, que vão morar nessas ca-sas, que devem fazer um usoracional da água e da energia.

No programa de financia-mento para construção de ca-sas populares, que se encerraneste ano, o uso de painéis so-lares não foi obrigatório e ape-nas um número reduzido deempreendimentos aderiu à ener-gia solar. A segunda fase do Mi-nha Casa Minha Vida entrou emvigor no ano passado. Serãodois milhões de residências, das

quais 1,2 milhão serão para fa-mílias com renda de, no máxi-mo, três salários mínimos.

A empresa Solar Forteaderiu ao programa habitacio-nal do governo federal e esperaatingir com a implantação destesistema 1 milhão de casas emtodo o Brasil. O aquecedor éfácil de instalar em sua casa ouconstrução, sem a necessida-de de quebrar paredes e azule-jos para sua implantação ne-cessitando apenas que vocêpossua a rede hidráulica deágua quente e de água fria noslocais onde desejar.

Tais medidas voltadas a

sustentabilidade do meio am-biente ainda são brandas,pois nem todos os empresá-rios aderiram ao novo mode-lo. Falta comprometimentodo governo federal em colo-car como obrigatórias estasexigências para então termosresultados satisfatórios.

Empreendimento do grupo AW foi capitaneado por Alisson Wandscheer;inauguração será na sexta-feira com várias atrações,

entre elas, a exposição da caminhonete Big Foot

O que leva uma pessoa a deixar as maravilhas criadaspor Deus de lado e optar pelo caminho que leva à morte? Aresposta para esta pergunta certamente está ligada ao envolvi-mento com coisas erradas que o mundo oferece com facilida-de. O jovem, cada vez mais e erroneamente “senhor de si”,entra em alguns caminhos afirmando “depois ver o que faz”.Entretanto, o que temos visto é que a saída para estes cami-nhos não é tão fácil assim!

O caso mais recente foi o da cantora Amy Winehouse,que novamente trouxe a tona o fato de tantos artistas ricos efamosos se perderem no consumo exagerado de álcool edemais drogas. E mais este caso que tirou a vida de umajovem deixa no ar a pergunta: por que é tão comum pessoasde alto poder aquisitivo se envolverem com drogas e seussimilares?

Inúmeras foram as vezes em que aqui citamos o livrearbítrio que nos foi deixado pelo Criador. E enquanto pessoasficam de braços cruzados esperando o chamado de Deusatravés de algum atalaia, acaba por não ouvi-Lo quando Elefala em seu próprio coração. Mas ao contrário do ser humanoque vive a esperar, satanás não espera! Manda alguém muitopróximo a você para lhe oferecer as coisas mundanas quevirão a degradá-lo em um curto espaço de tempo.

E tudo isto nada mais é do que cumprimento daquele ve-lho ditado popular que diz que “mente vazia é oficina do diabo”.E isto porque muitas pessoas que foram encontradas perdidasno submundo da droga atribuíram o seu vício a busca empreencher um vazio interior. É sem sombra de duvidas o malsoprando no ouvido destas pessoas que tem de tudo o que odinheiro pode comprar, contudo, acabam “não tendo nada”tornando-se presas fáceis nas armadilhas do maligno...

Eu me recordo do dia em que Diego Maradona foi flagradocom drogas na Itália, país em que reinava o seu exuberantefutebol. Na oportunidade, em entrevista ele afirmava que tinhatudo o que queria, pois o seu dinheiro comprava. Assim, foiexperimentar o mundo das drogas, uma vez que o restante jáhavia conquistado. E o final desta história não preciso nem meprolongar em comentar, pois todos pudemos acompanhar aconstante luta do craque argentino para se livrar do vício dasdrogas.

O fato é que se quisermos citar os casos mais recentes nomundo destruidor da droga e da bebida precisaremos de mui-tas páginas. Algumas pessoas têm o processo interrompidopor darem ouvidos a conselhos, procurando socorro em al-gum centro de recuperação, como ocorreu com o comentaris-ta esportivo da TV Globo, Walter Casagrande Junior, Casa-grande como é conhecido, que ainda vive vigiado por si mes-mo para continuar a sua volta por cima. Quem está de foraimagina que ele tem tudo o que almeja...

Agora, você se lembra de quantas foram as vezes emque amigos lhe chamaram para ir a um templo para ouvir aPalavra do Deus Altíssimo? Por outro lado, lhe faltarão dedospara apontar as insistentes investidas do inimigo lhe carregan-do para as chamadas baladas. Isto sem contar outras tantasvezes em que lhe foi dada a oportunidade de desfrutar de dro-gas e das melhores ou até mesmo das piores bebidas existen-tes no planeta.

O pior em meio a tudo isso é o usuário se negar ou sequerperceber que está doente, de que a dependência é uma doen-ça. Nesses casos, é importante que alguém de sua convivên-cia o alerte sobre a importância do tratamento e acompanha-mento psicológico. Hoje no meu atual mundo, convivo compessoas que buscaram a Deus para se safar deste podermaligno. Brincadeira que está destruindo não só os usuários esim a sociedade mundial.

A droga representa, para o dependente, o suporte paraenfrentar as realidades da vida. Os jovens, na grande maioria,começam a fumar e a beber para mostrarem-se donos de si,que possuem auto-controle, contudo, o tal auto-controle poste-riormente desaparece e passam a não serem capazes dedizer não aos vícios.

Antes que seja tarde, dê outra oportunidade para sua vida,pois disse Jesus: eis que estou a porta e bato. Isto quer dizerque diuturnamente Ele bate pedindo permissão para entrar emseu coração. Ele preencherá o vazio da sua vida para quejamais haja espaço para as coisas imundas inundarem o seuser. “Morte por opção”, rogo para que não seja a sua.

Os motoristas de FazendaRio Grande irão ganhar a partirdesta sexta-feira um novo localpara abastecer os veículos: tra-ta-se do primeiro posto na cida-de com a bandeira BR que terácombustível com a genuína qua-lidade Petrobras. O Wandsche-er Auto Posto é mais um em-preendimento do grupo AW eestá localizado na Avenida Car-los Eduardo Nichele (marginalda BR-116), esquina com a Ave-nida Nossa Senhora Aparecida.

Instalado em uma grandeárea e com localização privile-

giada, o novo posto tambémchama a atenção pela amplaloja de conveniência, capricho-samente decorada e com umaenorme variedade de produtoscomo bebidas, salgados, entreoutros itens. O diferencial emrelação a outros postos está nahora de tomar aquele cafezinho.Ao invés de uma garrafa térmi-ca a disposição dos clientes, oestabelecimento conta comuma pequena lanchonete, re-cheada de tortas, doces e pãesde queijo, com um atendimentode primeira.

Tudo para agradar aosnovos clientes, exigentes ounão. "Montamos uma loja deconveniência com bons produ-tos e um mobiliário feito sob en-comenda. Procuramos seguir,tanto lá na bomba como aquidentro, o criterioso sistema dequalidade da Petrobras que atu-almente é uma das companhi-as mais renomadas do mun-do", disse Alisson Wandsche-er, diretor do posto.

E para marcar a inaugu-ração, a diretoria do Wandsche-er Auto Posto preparou uma

série de atrativos que devemagradar adultos e crianças. Apartir de sexta-feira a famosacaminhonete Big Foot ficará emexibição para os clientes. A cri-ançada pode se divertir compiscina de bolinha, bexiga e pi-poca. E tem mais. Porém, es-sas atrações serão reveladassó no dia da inauguração.

ServiçoWandscheer Auto Posto

Avenida Carlos EduardoNichelle, 2292(marginal daBR-116), em Fazenda Rio

Grande - Telefone:3627-0020

Foto: Fábio Gonzalez

Wandscheer Auto Posto é a mais nova opção para a população fazendenses

Page 4: Edição 193

29 de julho a 04 de agosto de 2011www.asemananews.com.br

Investimentos em saúde públicaaumentam em Fazenda Rio Grande

4 - /FAZENDA RIO GRANDE

ANTENADO

Lei municipal garante mais segurançapara os alunos das escolas de FRG

Compra de votosA Justiça Eleitoral do Paraná determinou na última quar-

ta-feira a cassação do prefeito de Pontal do Paraná, Rudis-ney Gimenes(PMDB) e o vice Rubens Marcelino da Veiga,o Rubinho. A decisão partiu da denúncia de que os doisteriam distribuído por intermédio de cabos eleitorais e can-didatos a vereador da coligação, 1578 cestas básicas emtroca de votos.

Compra de votos IIO caso de Pontal do Paraná não é isolado. Longe disto.

Em várias cidades, inclusive na RMC, muitos políticos se apro-veitam da pobreza (material e cultural) de muitos eleitores efazem esse tipo de assédio a cada eleição, distribuindo cestase alguns trocados para conquistar preciosos votos. Mas partedo povão já se ligou e quando assediados, aceitam a "gentile-za", mas na hora do voto analisam propostas e o caráter dosconcorrentes para fazer a escolha. E assim que deve ser feito.

Sem recessoApós o recesso, os vereadores de Fazenda Rio Grande

e de outras cidades da região voltam ao batente na próximasemana. No Legislativo fazendense, o trabalho será retomadona quarta-feira, dia 3. Já em Piên, o recesso foi de apenas 15dias. Em algumas cidades dos Campos Gerais, como Telê-maco Borba e Tibagi não existem recesso de meio de ano.Para acabar com as férias intermediárias, algum vereadorprecisa entrar com um projeto de lei neste sentido. Alguém seaventura?

Dado desatualizadoUma pesquisa divulgada recentemente mostra que Fa-

zenda Rio Grande está entre as cidades mais violentas doParaná. Mas a pesquisa foi feita no ano de 2009 e contrastacom a atual realidade. Atualmente o município tem média de 1homicídio por semana e sendo considerado um dos maistranquilos da região. Desde o início deste ano, foram registra-dos em torno de 30 assassinatos. Já em Almirante Tamandarée São José dos Pinhais, o número de mortes se aproxima de100 casos.

Fazenda Rio Grande pas-sa por um processo de melho-rias na rede de esgoto, o quedeverá afetar positivamente asaúde pública no município. ASanepar pretende investir nacidade aproximadamente R$ 8milhões até 2012. Esse investi-mento milionário é o reflexo dotrabalho do prefeito Chico San-tos e do bom relacionamento daatual administração junto ao go-vernador Beto Richa.

Nos últimos dias a Sane-par, através da Prefeitura deFazenda Rio Grande, concluiuas obras de ampliação da redede esgoto sanitário em váriosbairros do município. Nesta eta-pa do investimento foram bene-ficiados os moradores dos bair-ros Santa Terezinha, Iguaçu etambém em parte do Bairro Pi-oneiros.

Atualmente, Fazenda RioGrande conta com 23610 liga-ções de água e 8739 de esgo-to. Um aumento de mais de20% em relação a dezembrode 2008.

Com o investimento deaproximadamente R$ 4 milhões,a obra atenderá 2.228 residên-cias destes bairros, entre elesos moradores e comerciantesdas ruas Rua Piquiri, SantaMônica, Santa Rita de Cássia etambém da Cesar Careli. No to-

Obras de melhorias na rede de esgoto estão sendo feitas por toda cidade

tal, são 41.165,15 metros denova rede de esgoto.

De acordo com o fiscal deobras da Sanepar, Luiz RodrigoPellanda, concluída a obra deampliação, a companhia traba-lha agora com a ligação dospontos, que vai da residência àrede de esgoto. "É esta rede quevai transportar o esgoto desde afrente do imóvel até a estaçãotratamento. Os proprietários dosimóveis têm até 30 dias para re-gularizar o serviço", explicou ele,lembrando que a ligação inter-na, entre a residência e o pontodeixado pela empresa, é de res-ponsabilidade do proprietário doimóvel. "A rede interna (residên-cia) deixada pela Sanepar, emfrente ao imóvel, é de responsa-bilidade do morador e não daSanepar", alertou Pellanda.

Com a desativação dasfossas sépticas, o municípioestá procurando minimizar osproblemas de saúde e meioambiente na cidade, já que asfossas são responsáveis porcontaminarem o solo e os len-çóis freáticos, ocasionando des-ta forma doenças na população.

Para a o prefeito ChicoSantos, esse é um grande eimportante investimento em prolda população de Fazenda RioGrande. "É um importante tra-balho que esta sendo feito como objetivo de melhorarmos aqualidade de vida do cidadãofazendense. Ainda nesta área,estamos procurando novasparcerias para garantir essemesmo benefício para outrosbairros do nosso município. In-vestir em esgoto significa um

grande salto para o município",explicou o prefeito, lembrandoque essa obra foi financiada peloBanco Nacional de Desenvol-vimento Econômico e Social, oBNDES.

Dúvidas e informaçõessobre a ampliação da rede deesgoto em Fazenda Rio Gran-de, pelo telefone 115, da Sa-nepar.

Revitalização da CésarCarelli

Procurando dar sequênciano trabalho de revitalização dasprincipais ruas e avenidas deFazenda Rio Grande, o prefeitoChico Santos solicitou junto aoGoverno do Estado e à Sane-par agilidade nos serviços deimplantação da rede de esgotoda Rua César Carelli.

O objetivo desta acelera-ção, segundo o prefeito, é que aatual administração vai revitali-zar aquela via, a qual irá rece-ber melhorias em drenagem,passeios, pavimentação e novailuminação até o final de 2012."Vamos revitalizar a César Ca-reli, mas, primeiramente, erapreciso concluir esse trabalhocom a Sanepar de implantaçãoda rede de esgoto. Até o final dopretendemos concluir a revitali-zação daquela via", garantiu oprefeito Chico Santos.

Sanepar realiza obras naAv. Cesar Carelli em Fazenda Rio Grande

O município de FazendaRio Grande conta hoje com 21escolas municipais e 7CMEI'S, sendo cerca de10.850 alunos atendidos pelarede municipal de ensino, umnúmero grande e que tende aaumentar.

Assim sendo, muitasmedidas devem ser adotadaspelo poder público para que,além de qualidade no ensinoseja garantida a segurançados alunos.

A lei n° 750/10 que estáem vigor desde junho de2010, regulamenta a venda ecomercialização de produtosnas dependências e imedia-ções das instituições de ensi-no de Fazenda Rio Grande,segundo o texto legiferante, talatividade deve ser expressa-

mente avalizada pela secre-taria municipal de educação,deste modo evita-se a intro-dução e permanência nasescolas de pessoas não au-torizadas e que possam ofe-recer riscos aos alunos e pro-fessores.

A proposta foi apresenta-da na Câmara Municipal atra-vés do projeto de lei 07/10 pelovereador Marcio Wozniack,segundo o autor, o intuito é de

garantir segurança aos alunose profissionais da educação.

"A venda de produtos, erauma constante nas escolas,eu como autoridade e repre-sentante da população achoque a permanência de indiví-duos não autorizados nas es-colas é algo inadmissível, es-cola é o lugar onde pratica-mente criamos nossas crian-ças e assim como em nos-sas casas não deixamos umestranho entrar e se aproxi-mar de nossos filhos, nas es-colas temos que ter certezade que isso também não vaiacontecer, essa é a razão pelaqual idealizei a proposta" co-menta o vereador. A lei muni-cipal 750/10 pode ser encon-trada integralmente no sitewww.leismunicipais.com.br.

Vereador MárcioWozniack

A Câmara de FazendaRio Grande está em reces-so até o próximo dia 3 deagosto, data que marca avolta das sessões ordinári-as do segundo semestre de2011. A pauta ainda estáaberta, pois os vereadorestêm até o final do expedienteda terça-feira (2) para pro-tocolar requerimentos e in-dicações.

Durante o recesso al-gumas reuniões extraordi-nárias foram realizadas,pois a mesa diretora procu-rou colocar em votaçãoprojetos pendentes. Algunsficaram de fora das extraor-dinárias, mas irão a plená-rio em agosto para discus-são e votação.

Câmara de Vereadores de FRGretoma os trabalhos na quarta-feira

A Câmara de FazendaRio Grande realiza nesta sex-ta-feira (29), a partir das 17horas, um encontro com em-presários e o presidente daCâmara de Comércio Brasil- China e Taiwan (CCBCT)Chiu Cheng Yen, que vai ex-planar sobre projetos de in-vestimentos internacionais fo-cando a China e Taiwan com

o objetivo de estimular aaproximação entre entida-des governamentais e em-presariais dos dois países.Atualmente a China é omaior parceiro comercialdo Brasil. De acordo comChiu Cheng Yen a parceriaentre os países é estratégi-ca e está em franco cres-cimento.

Foto

: Barb

osa

Jr/

PM

FRG

Espaço do leitor. Participe: [email protected]

Page 5: Edição 193

Grupo Leblon doa calore faz nova ação social

29 de julho a 04 de agosto de 2011 www.asemananews.com.br RMC / - 5

Vereador Ricardo Mirandaagradece apoio de entidades pararesgatar verba da Linha Verde Sul

Leblon e Nobel fizeram a sua parte e entregaram veículos cheios de donativos e solidariedadeCorpos, mentes e cora-

ções ficaram mais quentes nes-te mês de julho com a Campa-nha Doe Calor, feita pela Prefei-tura de Curitiba em parceriacom o Setransp - Sindicato dasEmpresas de Transporte Urba-no de Curitiba e Região Metro-politana.

As 30 empresas de ôni-bus que congregam o Sindica-to mobilizaram os funcionáriose cederam suas estruturas paraajudar a quem precisa nestaépoca do ano que o frio é inten-so e chega a fazer vítimas.

O Grupo Leblon Transpor-te de Passageiros Ltda, que re-úne a Leblon e a Nobel, tam-bém fez sua parte e lotou veícu-los com donativos.

No dia 05 de julho foramreunidos os agasalhos e asdemais doações e no dia 06 dejulho, o Grupo Leblon encheuum ônibus de cobertores.

A solidariedade sempre foia marca do Grupo Leblon. Em

épocas como de inverno ouenchentes, nas quais as pes-soas necessitam de uma mãoamiga a mais, a empresa sem-pre esteve presente e na Cam-panha Doe Calor mais uma veza Leblon mostrou que fazer obem, quando todos estão uni-dos, não requer grandes esfor-ços. O que é necessário mes-mo é pensar no semelhante e

no seu bem estar, que a forçabrota no interior de cada um.

E se cada pessoa fizer oudoar um pouquinho, no final, oresultado é de uma grande obraem prol do ser humano, o bemmaior da criação.

No total, entre todas asempresas de ônibus, foram ar-recadados cerca de 40 mil pe-ças de roupas. Já em relação

aos cobertores, foram aproxi-madamente 4800 unidades.

A Fundação de Ação So-cial de Curitiba e o Instituto PróCidadania de Curitiba, o IPCC,distribuem os donativos às enti-dades e trabalhos socais daregião.

Os funcionários do GrupoLeblon já esperam a data parafazer as doações. Alguns já vãoreservando uma peça de aga-salho ou um cobertor o ano todo.

Para muita gente, na cor-reria do dia a dia, uma peça deagasalho pode representar pou-co, mas para quem está pas-sando por alguma privação,pode fazer toda a diferença.

Isso porque há sempre umsignificado e um símbolo portrás de todas as coisas. No casode um agasalho doado, muitomais do que ele pode aquecer,há o calor humano que faloumais alto no coração de alguémque doou.

Adamo Bazani

Funcionários do Grupo Leblon, autoridades e milharesde trabalhadores em transportes ficaram felizes por

proporcionar calor humano a quem precisa

A Linha Verde Norte será osétimo corredor de transporteda cidade e vai representar aentrada em operação de maisduas linhas do sistema Expres-so Ligeirão. Como ocorreu naLinha Verde Sul, com o ônibusPinheirinho-Carlos Gomes, aetapa Norte permitirá a implan-tação das linhas Pinheirinho-Atuba e Atuba-Centro. De Nortea Sul, a Linha Verde significauma ampliação de 25% no sis-tema de canaletas exclusivasdo Expresso, de 71 para 90quilômetros.

A implantação de mais umeixo de transporte representa naprática novas linhas de ônibus,mais integração e viagens maiscurtas e confortáveis. O Ligei-rão Pinheirinho-Carlos Gomes,por exemplo, atende por dia emtorno de 27 mil passageiros,numa viagem de 25 minutos,dez a menos do que pelo EixoSul, formado pelas avenidasWinston Churchil, RepúblicaArgentina e Sete de Setembro.

Além de quem se deslocadireto do Pinheirinho para ocentro, também passageiros deônibus alimentadores são be-

Curitiba terá mais duas linhas de Ligeirão

neficiados com a implantaçãode um novo corredor de ôni-bus, ganhando tempo e quali-dade de vida. Antes da LinhaVerde, inaugurada em maio de2009, quem saia do bairro Xa-xim, por exemplo, precisava iraté o terminal Pinheirinho, Por-tão ou Capão Raso para fazer aintegração e se deslocar para ocentro, porque o ônibus atra-vessava a antiga BR 116. Ago-ra, o usuário do ônibus alimen-tador faz a integração na LinhaVerde, sem precisar ir até umterminal.

RapidezCom projeto que permite

embarque e desembarque emnível mesmo de ônibus que nãopossuem plataforma, as esta-ções da Linha Verde Sul bene-ficiaram diretamente passagei-ros das linhas alimentadorasSão Pedro, Urano, Fanny, Gra-mados, Alto Boqueirão, Xaxime Capão Raso. Moradores doParolin também foram benefici-ados com a integração, queantes não existia, do ônibusconvencional Alferes Poli naestação Fanny.

Além de ganhar tempo,os usuários do novo eixo detransporte ganharam tambémconforto. As estações são cli-

matizadas, amplas, com por-tas dos dois lados e total aces-sibilidade. Os ônibus são osmais modernos do mundo -os chamados Mega BRT,com 28 metros de compri-mento e capacidade para 250passageiros. E as canaletasdo novo eixo são ladeadaspor extensas áreas grama-das, arbustos e árvores. Sóna Linha Verde Sul foram plan-tadas 2,5 mil árvores que, nafase adulta, vão formar bos-ques no entorno das estações.Ao longo dos 9,4 quilômetrosdo trecho Sul foram plantados13,6 arbustos nativos.

A Linha Verde Norte será o sétimo corredor de transporte da cidade e vai representara entrada em operação de mais duas linhas do sistema Expresso Ligeirão

Já está em circulação entre a população de Fazenda RioGrande um abaixo assinado em defesa da manutenção daemenda ao orçamento da União que destina R$35 milhõespara execução de obras da Linha Verde Sul que irá melhorara circulação entre Curitiba e Fazenda Rio Grande. A verba quefoi redirecionada para outras obras por iniciativa do deputadofederal Fernando Giacobo(PR) é fundamental para integraçãoplena entre as duas cidades e por essa razão, o vereador deFazenda Rio Grande, Ricardo Miranda reforça a necessidadeda união de esforços para garantir a aguardada obra.

"É um momento de unir as forças e envolver todos aque-les que lutam pelo bem de Fazenda Rio Grande, pois essesrecursos são imprescindíveis para a execução desta impor-tante obra", disse Ricardo Miranda.

Nessa semana, as principais entidades representantesdo setor produtivo do Paraná se uniram à causa. A moção deapoio é assinada pela Associação Comercial do Paraná (ACP),Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação daAgricultura do Paraná (Faep), Federação do Comércio (Fe-comércio), Sindicato das Indústrias da Construção Civil doParaná (Sinduscon), Associação das Empresas da CidadeIndustrial de Curitiba (Aecic), Federação e Organização dasCooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar) e do Sindicatodas Empresas de Transporte de Cargas (Setcepar).

A moção será entregue nesta sexta-feira à ministra-chefeda Casa Civil, Gleisi Hoffmann. "É fundamental para o municí-pio poder contar com o apoio de entidades tão importantesneste momento. Somente através da união de forças podere-mos reverter esta situação e garantir os recursos para a exe-cução da obra", afirma o secretário de Relações Institucionaisde Curitiba, Hélio Wirbiski.

No texto, as entidades afirmam que "o recurso é impres-cindível ao município já que possibilitará a realização de obrasdo Trecho II da via, proporcionando a integração urbana me-tropolitana e a revitalização do zoneamento e uso do solo".

A moção reconhece que a verba prevista na emenda éfundamental para "o desenvolvimento de Curitiba e RegiãoMetropolitana, tendo em vista o incremento de atividades soci-oeconômicas e de revitalização urbanística e ambiental, cujaimportância se faz maior em razão da Copa do Mundo FIFA2014, que tem Curitiba como uma de suas sedes".

VereadorRicardoMiranda

Ás 9 horas desta sexta-feira, 29, representantes de diver-sos partidos políticos, de sindicatos e de movimentos sociaisorganizados vão entregar, no Ministério Público junto ao Tribu-nal de Contas do Estado, ao procurador-geral Laerzio ChiesorinJúnior, uma representação contra o presidente da CâmaraMunicipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB),acusado de favorecer a própria mulher e familiares em contra-tos de publicidade e "processos de licitações eivados de erros",os quais nos últimos anos já somam mais de R$ 31 milhões derecursos públicos. Com base na Constituição Federal que regeos princípios inerentes à Administração Pública, de legalidade,impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, o grupopede que seja instaurado processo de investigação sobre todosesses atos e, havendo comprovação das acusações e conde-nação, que o presidente e vereador João Carlos Derosso percao seu mandato e fique inelegível por oito anos.

Movimento pede investigaçãoe cassação de Derosso

Page 6: Edição 193

29 de julho a 04 de agosto de 2011www.asemananews.com.br6 - /PARANÁ

Beto Richa libera R$ 34,3 milhõespara recapear ruas de 177 municípios

Governo estadual abre linhade crédito para fomentar

setor de panificaçãoO governador Beto Richa

autorizou nesta terça-feira (26)o repasse de R$ 34.360.693,00para obras de infraestrutura erecuperação da malha viária de177 municípios do Paraná. Osrecursos, a fundo perdido, fa-zem parte do Programa deRecuperação Asfáltica de Pa-vimento (Recap) e vão possibi-litar o recapeamento de aproxi-madamente 2,3 milhões demetros quadrados. O total re-passado este ano para obrasde recuperação asfáltica somaR$ 48,8 milhões, que benefici-am 245 municípios.

Os convênios com os pre-feitos foram assinados no audi-tório do Canal da Música, emCuritiba, com a participação dosecretário do DesenvolvimentoUrbano, Cezar Silvestri. "Emnossa caminhada pelo Estadoouvimos que algumas das prin-cipais necessidades das nos-sas cidades estão na área deinfraestrutura. São problemasem muitos casos agravadospelas fortes chuvas que com-prometeram o pavimento deruas e avenidas. Temos o com-promisso de garantir investi-mentos para dar melhores con-dições de vida para nossa po-

pulação", disse o governador.As obras de recuperação

asfáltica beneficiarão mais dequatro milhões de pessoas eserão executadas com contra-partida das prefeituras. Recebe-ram prioridade os municípiosque necessitam de medidasemergenciais e os que têmmenos de 100 mil habitantes.Em média, as cidades recebe-rão entre R$ 174 mil e R$ 340mil. As prefeituras têm até 15dias para encaminhar os proje-tos para a Secretaria de Estadodo Desenvolvimento Urbano(Sedu) analisar.

Richa destacou o compro-misso de fazer um Estado de-mocrático e preocupado com

as causas municipalistas. Eledisse ainda que não haverá re-taliações contra prefeitos quenão o apoiaram nas eleições de2010. "A população não temculpa de opções e decisões par-tidárias. No nosso governo to-dos serão alcançados pelas po-líticas públicas do governo esta-dual. E assim, vamos conseguirjuntos construir o Paraná quesonhamos", disse Richa.

Cezar Silvestri, secretáriodo Desenvolvimento Urbano,explica que os primeiros repas-ses deste ano foram destinadosa municípios com os quais ogoverno passado assinou con-vênios do Recap sem previsãoorçamentária, além de liberar

recursos do programa duranteo período eleitoral, o que é ile-gal. "As cidades estavam pre-paradas para começar asobras, mas não receberam osrecursos prometidos. Seguin-do ordem do governador, re-passamos cerca de R$ 15 mi-lhões para executar as obrasem cerca de 70 municípios queforam prejudicados pelas irre-gularidades do governo anteri-or", disse o Silvestre. Estasobras tiveram seus projetosaprovados e já estão em anda-mento.

PrefeiturasPequenas cidades, com

menos de 50 mil habitantes,serão as mais beneficiadascom os recursos para a trocado pavimento. É o caso domunicípio de Prudentópolis,que, com cerca de 48 mil mo-radores, irá receber cerca deR$ 340 mil. "Ficamos conten-tes e otimistas com a parceriacom o governo estadual. A si-tuação da Avenida 12 de Agos-to está precária, precisávamoscom urgência desse valor",destacou o prefeito Gilvan Pi-zzano Agibert, que colocarámais R$ 20 mil de contraparti-da na obra.

O governador Richa autorizou o repasse de R$34.360.693,00 para obras de recuperação da malha viária

Foto

: Ric

ard

o A

lmeid

a /

AEN

otíci

as

w w ww w ww w ww w ww w w . a s e m a n a n e. a s e m a n a n e. a s e m a n a n e. a s e m a n a n e. a s e m a n a n e w s . c o m . b rw s . c o m . b rw s . c o m . b rw s . c o m . b rw s . c o m . b r Presidente da Agência de Fomento, Juraci BarbosaSobrinho com representantes da panificação

O governo do Paraná vai abrir uma linha de crédito a jurosbaixos para atender cerca de 4.200 panificadoras e confeitariasparanaenses, por meio do programa Probem, coordenadopela Agência de Fomento do Paraná S.A.. A medida vai garan-tir que as empresas adequem o parque de equipamentos paraatender à Norma Regulamentadora NR-12 - editada pelo go-verno federal em dezembro de 2010 -, que trata de procedi-mentos obrigatórios em locais destinados a máquinas e equi-pamentos, com o objetivo de reduzir o número de acidentes detrabalho no País.

O assunto foi tema de um encontro na última quarta-feira(27) entre representantes da Fomento S.A., da Secretaria deEstado da Fazenda, do Sindicato da Indústria da Panificação eConfeitaria no Paraná (Sipcep) e da Associação Brasileira daIndústria da Panificação (Abip). As duas entidades represen-tam empresas que empregam mais de 70 mil pessoas direta-mente no Estado - 95% dessas empresas estão enquadradascomo de pequeno porte pelo Simples Nacional.

"Esta é uma medida de impacto, porque proporciona umamelhoria substancial nas condições de segurança do trabalhode milhares de pessoas, garante os empregos, que é o objeti-vo do programa Probem, e atende à determinação do gover-nador de contribuir para melhorar as condições de vida dosparanaenses", afirma Juraci Barbosa Sobrinho, presidente daFomento S.A.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Page 7: Edição 193

29 de julho a 04 de agosto de 2011 www.asemananews.com.br QUATRO BARRAS / - 7

Prefeito Tolardo assina convêniopara recapear ruas da cidade

Momento pedagógico focana educação de qualidade

Seis ruas localizadas nosbairros Jardim Menino Deus, Jar-dim Patrícia, Orestes Thá e Itapirareceberão recape asfáltico. Este éo resultado do convênio firmadoentre a Prefeitura de Quatro Bar-ras e o Governo do Estado, queestá repassando R$178 mil paraa revitalização das ruas, com con-trapartida de R$22 mil. O prefeitoLoreno Tolardo assinou o docu-mento na manhã desta terça-feira(26), durante evento no auditóriodo Canal da Música, em Curitiba,onde estiveram reunidos o gover-nador Beto Richa e lideranças dosoutros 176 municípios beneficiadospelo programa.

Segundo Tolardo, os trechoscontemplados pelo recape totali-zam uma área de 8.050,88 me-tros quadrados e devem benefici-ar centenas de moradores. "Es-tas obras vão garantir a recupera-ção de várias ruas que já estavamdeterioradas pelas chuvas e o des-gaste diário, trazendo melhor infra-estrutura e qualidade de vida paraa população. Só temos a agrade-cer por esta importante parceriacom o governo, que vem mos-trando uma nova era de diálogo emelhorias para o Paraná", disse oprefeito, que em dois anos já pavi-mentou mais de 6 quilômetros deruas em vários bairros da cidade.

Seis ruas em quatro diferentes bairros serão contempladasatravés do convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura

Jardim Menino Deus- Rua 12 de Outubro (entre as ruas Santa Catarina e Carlos

Sbrissia)- Rua Papa João Paulo I (entre as ruas Carlos Sbrissia e

Santa Catarina)Jardim Patrícia- Rua João Creplive Sobrinho (entre as ruas José Rodri-

gues Fortes e Agnelo Florêncio Ribeiro)Orestes Thá/Jardim Pinheiros- Rua Pedro Câmbio Cortiano (entre as ruas Dom Pedro II

e Aníbal Borba Cordeiro)Itapira- Rua das Flores (entre a avenida Dom Pedro II e rua das

Camélias)- Rua das Camélias (entre a rua das Flores e avenida Dom

Pedro II)

Vejas as ruas contempladas:

Da esq. à dir., o presidente da Câmara Municipal, OlairRibeiro Lago; o governador Beto Richa; o deputado

estadual Francisco Buhrer; e o prefeito Loreno Tolardo

A área de infraestrutura,segundo o governador Beto Ri-cha, foi apontada pela populaçãocomo uma das principais de-mandas das cidades, durante ascaminhadas que fez no Estado."São problemas em muitos ca-sos agravados pelas fortes chu-vas que comprometeram o pa-vimento de ruas e avenidas. Te-mos o compromisso de garantirinvestimentos para dar melho-res condições de vida à nossapopulação. No nosso governotodos serão alcançados pelaspolíticas públicas, sem retalia-ções. E assim, vamos conse-guir juntos construir o Paraná quesonhamos", disse Richa.

Além da presença do go-vernador, os convênios foramassinados com a participação dosecretário do DesenvolvimentoUrbano, Cezar Silvestri. Tambémestiveram presentes liderançasde todo o Estado, além de autori-dades locais, entre elas o vice-prefeito de Quatro Barras, EdisonWilmar Repinoski; o deputadoestadual Francisco Buhrer; o pre-sidente da Câmara, vereador Ola-ir Ribeiro Lago (Laio); membrosda nova executiva do PSDB deQuatro Barras, secretários mu-nicipais e vereadores.

A poucos dias da retomada das aulas, que iniciaram nestasegunda-feira (25), o time de profissionais que atua lado a lado dosmais de 2 mil alunos da rede municipal de ensino já se preparavampara o início do 2º semestre. Na última quinta-feira (21), diretoras,professoras, supervisoras, educadoras infantis, merendeiras e to-dos os profissionais da área estiveram reunidos para o MomentoPedagógico "Lapidando Jóias Raras", um encontro de capacita-ção e motivação para a retomada das atividades.

Já na abertura do evento, o prefeito Loreno Tolardo deu asboas vindas às educadoras e também anunciou uma boa notícia:que enviará à Câmara Municipal o projeto que prevê a conces-são do 14º salário aos professores da rede municipal. "Pelaprimeira vez na história, estamos tentando viabilizar o 14º salário,como forma de reconhecimento a uma atividade tão importanteque deve ser continuamente valorizada. E isto só é possívelquando se aplica os recursos de forma correta", disse Tolardo.

ProgramaçãoAo longo das atividades realizadas no salão da Capela San-

to Antonio, na Borda do Campo, o público acompanhou a pales-tra "Educação e Inclusão", ministrada pelo professor Carlos Mos-queira, que desenvolve um projeto voluntário na Escola Tancre-do de Almeida Neves, na Campininha. A apresentação lançounovos olhares sobre a forma de ensino e a busca contínua poruma educação de qualidade, que potencialize e estimule as habi-lidades dos alunos.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do canta-dor pernambucano Wilson Miran Lopes de Carvalho e do pro-fessor Daniel Farias, da Secretaria de Educação de Curitiba, quetrouxeram a literatura de cordel - uma literatura regional queconquistou o Brasil e o mundo, com versos métricos e rimados,na maioria das vezes tratando de temas como liberdade e oconvívio harmônico com o meio ambiente.

Característica do nordeste brasileiro, a literatura de cordelestá no cinema, em filmes como "O Auto da Compadecida" e nadramaturgia brasileira, como na novela "Cordel Encantado", mastambém é apreciada fora do país. As ilustrações de J. Borges - umícone desta arte - estão presentes inclusive no Museu do Louvre,em Paris. E é esta riqueza da cultura brasileira que agora chegaàs salas de aula de Quatro Barras, através de um projeto daSecretaria Municipal de Educação.

"A literatura de cordel será parte dos projetos do 2º semes-tre, e vai ser utilizada para trabalhar diversos conteúdos. Tere-mos a visita dos artistas em sala e também a distribuição do livro'A terra é nossa mãe' para cada aluno da rede. A proposta édiversificar o ensino, valorizando a cultura brasileira e agregan-do novos projetos. O prefeito Tolardo sempre reforça a necessi-dade de primarmos por novas ideias e essencialmente pela qua-lidade", disse a secretária de Educação, Maria Rodrigues.

Page 8: Edição 193

Pinhais é o primeiro município daRMC a receber o Peixe nos Bairros

29 de julho a 04 de agosto de 2011www.asemananews.com.br8 - /RMC

Flávio Arns visita Piraquarae realiza entrega de carteiras

escolares reformadas

Cooperativa de SJP garante alimentode qualidade a restaurantes popularesResponsável por fornecer

alimentos para os restaurantespopulares de Curitiba, a coope-rativa COPASOL, de São Josédos Pinhais, foi vistoriada nestaquarta-feira (27) por represen-tantes do Ministério do Desen-volvimento Social (MDS). Ofornecimento dos alimentos fazparte do Programa de Aquisi-ção de Alimentos (PAA) deCuritiba, o antigo Fome Zero.

Vera Lúcia Dolabella Bar-bi, coordenadora do PAA naSecretaria Nacional de Segu-rança Alimentar e Nutricional(SESAN) do MDS, explicaque Curitiba precisa estabele-cer estas parcerias do PAA

com cidades da Região Me-tropolitana, como São José,pois já não possui mais áreaspara agricultura. “O PAA estáindo muito bem em Curitiba e é

muito bom ver que os restau-rantes populares estão rece-bendo alimentos de alta quali-dade, produzidos aqui em SãoJosé dos Pinhais. Além disso,

a cooperativa e o município deSão José dos Pinhais está deparabéns pelas instalações epelo ótimo trabalho que vêmrealizando no município”, des-tacou Vera Lúcia.

Para o engenheiro agrô-nomo e responsável pela ges-tão do PAA na Secretaria Mu-nicipal de Agricultura de SãoJosé dos Pinhais, Jandir Ale-xandro Anghinoni, a visita doMDS a São José contribuipara ampliar o diálogo com oMinistério. “Com a visita, ante-cipamos detalhes e ações queocorrerão com objetivo de for-talecer a agricultura familiar”,ressaltou.

Representante do MDS, Vera Lúcia Barbi,durante vistoria à cooperativa COPASOL

Pinhais foi o primeiro mu-nicípio da Região Metropolitanade Curitiba a lançar o programa"Peixe nos Bairros", parceriaentre Prefeitura e Governo Fe-deral. O lançamento aconteceuno último sábado, 23. Duranteo dia, a comunidade fez filapara aproveitar o pescado tra-zido diretamente do litoral pa-ranaense. Na ocasião, o Ca-minhão do Peixe parou na pra-ça da Feira Livre, na JacobMacanhan e vendeu por umpreço bem mais acessível pei-xes frescos como cavala, parue também camarão.

Para Eloi Gumila, moradorda Capoeira Grande, que che-gou cedo na praça, sair com asacola cheia, gastando menosdo que o costume foi bem van-tajoso. "Lá em casa nós gosta-mos muito de comer peixe, poisé muito bom para a saúde, porisso, esta iniciativa da Prefeitu-ra é muito boa", comentou omorador.

O superintendente do Mi-nistério da Pesca e Aquicultura,José Wigineski salientou a im-portância deste projeto que be-neficia produtores e consumi-dores. "Hoje, o pescador aca-ba sendo beneficiado, pois agre-ga mais valor do seu produto,haja vista, a baixa temporada.Já o consumidor ganha tam-bém, pois tem a facilidade decomprar um pescado de quali-dade por um preço baixo", des-tacou.

A chegada do Caminhão

do Peixe ao município de Pi-nhais é conseqüência de umaemenda apresentada pelo de-putado federal Angelo Vanho-ni. Dos quatro caminhões en-tregues pelo MPA aos muni-cípios em forma de comoda-to, um deles atenderá o con-sumidor pinhaiense. Para oprefeito Luizão Goulart, este émais um ganho para a cida-de. "Nós procuramos dartodo o apoio necessário para

conseguir colocar em práticaeste programa. A intenção écriar um habito saudável nacomunidade, que é se alimen-tar com o peixe. Vamos pro-curar estender para outrosbairros", disse.

O caminhão, com capa-cidade para armazenar 3,5toneladas, dispõe de uma câ-mara frigorífica para estoca-gem de produtos congela-dos e uma outra para esto-

cagem de peixe f resco.Também tem espaço paraum balcão de exposição evenda dos produtos, funcio-nando como uma loja ambu-lante de pescado para que oprodutor venda diretamenteao consumidor e que contacom a inspeção da Vigilân-cia Sanitária.

O programa "Peixe nosBairros" conta com a partici-pação também dos municípi-os de Antonina, Guaraqueça-ba e Matinhos. Todos são res-ponsáveis pelo fornecimentodo pescado. "Este espaço quePinhais abriu para nós é mui-to bom. Trouxemos 1,5 tone-ladas de pescado e consegui-mos vender praticamentetudo neste sábado. Estamosfelizes, pois são 230 famíliasde pescadores de Matinhosbeneficiados", contou MarioHanek, presidente da Colôniade Pescadores de Matinhos.

Mães de Pinhais doam leitepara crianças internadas na UTI

Há sete meses, a mo-radora de Pinhais ValdirenePereira dos Santos deu a luzao seu primeiro filho. Quan-do Gabriel completou ummês de idade, a mãe deci-diu realizar um gesto deamor em benefício a outrosbebês: a doação de leite.Desde então, os agentes

comunitários de saúde vãosemanalmente à casa de Val-direne para coletar o leite queserá encaminhado às crian-ças da UTI do Hospital Evan-gélico.

Assim como Valdirene,várias mulheres também re-alizam esse gesto aparente-mente simples, mas capaz de

salvar vidas. Desde 2009,quando o Banco de Leite dePinhais inaugurou, foramcoletados mais de 200 litros.Para incentivar a doação deleite, o tema será abordadodurante as comemoraçõesda Semana do AleitamentoMaterno, (Primeira semanade agosto).

Na quinta (21) o governador em exercício, Flávio Arns,esteve em visita à Piraquara. Na oportunidade, reivindicaçõesrelacionadas à educação, transporte escolar e segurança es-tiveram entre os assuntos discutidos. Acompanhado por se-cretários municipais, vereadores, pelo prefeito Gabriel JorgeSamaha (Gabão) e pelo vice Armando Neme Filho, o gover-nador começou a visita pela Associação de Pais e Amigos dosExcepcionais (APAE) Antônio Carlos Gabardo, que atendehoje 116 alunos, de um a 50 anos de idade.

Andréa Santos, diretora da APAE Piraquara, afirma terficado muito feliz com mais uma visita de Arns à instituição econversou com ele sobre a necessidade de ampliação e refor-ma das instalações, principalmente pela procura de atendi-mento aos alunos em período integral, que é a meta da institui-ção. Ela lembrou ainda da nova resolução da Secretaria Esta-dual de Educação para a Educação Básica, que muda a no-menclatura das instituições filantrópicas e reflete diretamente noatendimento e na qualidade da educação para estes alunos, jáque aumenta o porte das escolas especiais, além de maisprofissionais como atendentes, motoristas e serviços gerais.Andréa explica que atualmente as unidades são denominadasde Escola de Educação Especial e com a mudança passarãoa se chamar Escolas de Educação Básica na modalidadeEspecial. "Com essa mudança para ensino básico vamosconseguir recursos federais e estaduais destinados às esco-las convencionais. Vamos melhorar nosso atendimento e termotoristas e assistentes", disse a diretora. Ela solicitou que ogoverno reforme também as carteiras escolares da unidade ecomenta ainda que "o Flávio Arns sempre esteve próximo daAPAE e assumiu o compromisso de ver sobre a reforma eampliação". O prefeito Gabão conversou ainda com o gover-nador sobre a contratação de profissionais de fisioterapia eodontologia para a instituição.

Em seguida, no Piraquara Solidária (Pirasol), "complexoeducacional do qual temos orgulho de ter desenvolvido", afir-ma Gabão, Arns conheceu as instalações do Centro Municipalde Atendimento Infantil Especializado Alex Figueiredo. Na salade artes, ficou impressionado com as pinturas em tela feitaspelas crianças. Depois passou para a Extensão da EscolaMunicipal Manoel Eufrásio.

Acesse seu jornal onlinewww.asemananews.com.br

Centenas de pessoas prestigiaram a novidade

Page 9: Edição 193

Mandirituba comemoroucom festa os 51 anos

29 de julho a 04 de agosto de 2011 www.asemananews.com.br MANDIRITUBA / - 9

Nesta terça-feira (26), oprefeito Machadinho esteve emCuritiba no auditório Canal daMúsica, assinando convêniocom o governo do estado pararepasse de R$ 200 mil ao mu-nicípio para revitalizar ruas dacidade. Do total, R$ 178 mil se-rão liberados a fundo perdido eR$ 22 mil será a contrapartidamunicipal. De acordo com osecretário do DesenvolvimentoUrbano, Cezar Silvestri, os re-cursos fazem parte do Progra-ma de Recuperação Asfáltica dePavimento.

O secretário municipal de

A cidade de muitas abelhas"Mandirituba" comemorou emfesta os 51 anos de emancipa-ção política. O município, que temorigem tupi-guarani, nasceu ofi-cialmente em 25 de julho de1960, quando o então governa-dor Moisés Lupion indicou o pri-meiro prefeito da cidade. As pri-meiras eleições ocorreram noano seguinte. Para comemoraro aniversário, a prefeitura junta-mente com o prefeito Machadi-nho realizou uma série de even-

tos na Praça Bom Jesus.Um grande número de pes-

soas acompanhou a festividadedo dia 24 de julho que antecedeuo feriado de aniversário da cida-de. A noite foi marcada com umagrande programação, sendo aapresentação da Cia Hidrus deDança, o corte do bolo e a quei-ma de fogos. O ponto alto da festafoi o show da Banda Estilo, queconduziu o evento com muita ani-mação, alegria e os mais varia-dos ritmos musicais.

Machadinho assina convênio de R$ 200 milpara recapear ruas de Mandirituba

Obras e Urbanismo de Man-dirituba, Ricardo Ziemer des-

tacou que será feito recap deaproximadamente mil metros

na Av. Paraná. "Os investimen-tos irão melhorar a infraestru-tura da cidade e dar melhorescondições de vida à popula-ção". Completou.

Para o prefeito de Man-dirituba, Machadinho, os re-cursos chegam em uma boahora. "Nós vamos revitalizara Av. Paraná, onde um gran-de número de pessoas cir-culam diariamente, abran-gendo a região da EscolaMunicipal Alice MachadoFerreira como também doPosto de Saúde do municí-pio", afirmou o prefeito.

Para comemorar o aniversário, a prefeitura realizouuma série de eventos na Praça Bom Jesus

Para Mandirituba, Machadinho,os recursos chegam em uma boa hora

Na ultima sexta-feira(22) a Prefeitura de Mandi-rituba realizou a CampanhaEspalhe Calor, em parceriacom a Secretaria de Esta-do da Família e Desenvol-vimento Social e a Provo-par Estadual, aquecendoum pouco mais o invernode aproximadamente 400famílias de toda região deMandirituba. Foram entregues1.600 cobertores sendo doiscobertores por família, atenden-

Prefeitura distribui cobertores para mais de 400 famílias

do também as entidades domunicípio e o hospital munici-pal. No dia 29 deste mês se-rão distribuídos 8 mil peças de

roupas e agasalhos paraas famílias cadastradasno Centro de Referênciada Assistência Social(CRAS) do município.

"Esta campanha éuma ação da prefeituraem parceria com o gover-no do estado, que de-monstra a solidariedade,

construindo uma cidade maisjusta e fraterna". Completou oprefeito Machadinho.

Esteve participando do

evento a (foto) Diretora Socialda Provopar, Carlise Kwiatko-wski, representanto a Secretá-ria de Estado da Família e De-senvolvimento Social, Fernan-da Richa. O chefe de gabineteda Secretaria da Família, LuizOkasaki, também participou daentrega dos agasalhos, a Se-cretária de Ação Social deMandirituba, Joana Rita, a Se-cretária de Educação de Man-dirituba, Sandra Mara Zimer-mam e o prefeito Machadinho.

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Mandirituba apro-vou o projeto de iluminação pública na BR 116 em todo períme-tro urbano, e está acompanhando o trabalho executado peloGrupo OHL e Auto Pista Planalto Sul.

Com essa aprovação, a prefeitura visa garantir o bemestar de todos os moradores de Mandirituba, já que com anova iluminação os pedestres e condutores de veículos terãomaior segurança e visibilidade.

Ao todo, já foram instalados 96 postes de iluminação aolongo da BR, distribuídos nos principais pontos de ônibus, tre-vos da região central e no distrito de Areia Branca dos Assis.

Prefeitura e a OHL jáinstalaram 96 postes deiluminação na BR116

Acesse seu jornal online

www.asemananews.com.br

Page 10: Edição 193

29 de julho a 04 de agosto de 2011www.asemananews.com.br10 - /RMC

TIJUCAS DO SULALMIRANTE TAMANDARÉ

Autorizada ordem deserviço para pavimentação

da Rua Rio Negro

Acidente de TrabalhoVocê pode ter direito a uma indenização.

Nos procure: (41) 3264-1100

Atenção Maior de 65 anosSe você ainda não se aposentou (Mesmo sem

contribuição). Nos procure: (41) 3022-4503

ATENÇÃOQuem recebe ou recebeu Auxílio Doença do

INSS pode ter dinheiro a receber.Nos procure: (41) 3022-4503

Associação de Tijucas do Sul na Feira de SaboresA Associação de Pinho-

eiros de Tijucas do Sul (As-sopinho) participou da XII Fei-ra de Sabores do Paraná quefoi realizada nos dias 20 a 24de julho no Parque Barigui, emCuritiba. Um stand na área dealimentação apresentou os

produtos vindos do pinho. Se-gundo João Aleixo, diretor daAssopinho, participar do even-to "foi uma grande experiên-cia para nós. Expor nossosprodutos em uma feira tradici-onal e desse porte é impor-tante para incentivar nossos

produtores e gostaríamos deagradecer ao Secretário deAgricultura, Marcio Moraespor todo apoio dado a nossaassociação e o nosso prefeitoGringo".

A feira teve muitas delíci-as da indústria familiar, produ-

zidas em toda região do Pa-raná, com muitas variedadesde geleias, doces, pães, mel,conservas, vinhos, queijosentre outros. Além disso, a fei-ra apresentou artesanato ru-ral, flores e divulgou o turismorural na região.

Os Cavaleiros da Paz de Tijucas do Sul saíram em caval-gada com destino a Iguape no último dia 21. Ao todo são 10cavaleiros que irão percorrer 360km com previsão de chegadano dia 1º de agosto. Eles terão apoio de um caminhão com raçãopara os cavalos e alimentação para os cavaleiros. A saída acon-teceu na Igreja das Flores. Conforme Ari Precoma "já são quatroanos seguidos que vamos a Iguape e continuaremos a ir, queDeus abençõe nossa caminhada".

Começou na última quarta-feira a 19ª Festa do ProdutorRural, um dos eventos mais ba-dalados e aguardados de toda aregião a cada ano vem supe-rando o número de público deanos anteriores, e que vem re-cheada de atrações para todosos públicos. Na abertura, houveo famoso Desfile de Tratores,seguido de almoço. Na quinta-feira aconteceu o Encontro daMulher Rural, com várias ativi-dades e nesta sexta-feira, o diapromete ser bastante atrativo.

O Parque de Eventos Muni-cipal receberá a partir das 11 ho-ras diversas caravanas da regiãopara o baile da Melhor Idade noPavilhão Principal, o evento seráanimado por Tony Mathias. Dan-do prosseguimento ao evento, ain-da na sexta acontece o TorneioMunicipal de Truco no Ginásio deEsportes Claudio de Oliveira Men-des, a dupla campeã levará o prê-mio de R$ 1.000,00 e troféu.

Uma das atrações mais

AssociaçãodosPinhoeirosde Tijucasparticipouda Feira dosSabores noParqueBarigui

Cavaleiros rumo a Iguape

PIÊNShow com cantor Rick é uma das

atrações da Festa do Produtor Ruralesperadas de toda a festa é arealização do show nacional como cantor Rick, antigo integranteda dupla Rick e Renner que farásua apresentação no PavilhãoPrincipal. A abertura dos portõesesta programada para às 22horas e abertura do show seráfeita pela dupla Tato e Nando.

No dia 30 de julho, sába-do, a primeira atração do diaserá o desfile e Benção dosCaminhoneiros, acontece para-lelamente o Festival de Futeboldos Agricultores no Estádio dosPatamares e a Feira do Cabri-to, às 12 horas iniciam-se ostreinos livres da 6ª Etapa doCampeonato Paranaense deVelocross e também as provasde rodeio. Às 14 horas seráaberto o parque para a exposi-ção de animais e às 16 horasserá realizado o show Gospel.

A Noite, a partir das 22:00horas no pavilhão principal ini-cia-se o baile de Escolha daRainha da Festa do Produtor

Rural 2011, o evento será ani-mado pelo Grupo Os Tiranos.

O Domingo reserva o mai-or número de atrações do even-to, as 07:00 horas da manhã seráiniciada a Tradicional Cavalgada,os participantes além de concor-rerem a prêmios receberão me-dalhas pela participação. As 09:00horas será dada a largada para aTrilha do Produtor Rural.

As 10:00 horas será cele-brada no Pavilhão Principal aSanta Missa do Agricultor queserá animada pelo Padre Andrée Grupo Ágape. As 11:00 horascomeça o Tradicional Rodeio eas 12:00 horas inicia a 6ª Etapado Campeonato Paranaense deVelocross, será servido tambémo tradicional almoço com Alca-tra, Cabrito e Carneiro, esta pro-gramado também o inicio dospasseios de Helicóptero.

A tarde a festa contará comdiversas atrações musicaiscom destaque para a apresen-tação do Grupo Sorriso Lindo

as 16:00 horas, as 18:00 horashaverá o show com a Duplarevelação do momento Álvaroe Daniel e as 20:00 horas serárealizado no Parque de Even-tos o encerramento com a Tra-dicional Queima de Fogos.

O Prefeito de Piên GilbertoDranka está otimista quanto a re-alização do evento. Segundo elea expectativa é superar o públicodos anos anteriores devido aonúmero considerável de atraçõesdurante os cinco dias do evento,outro ponto importante e que deveser lembrado é a passagem dacomemoração do Dia do Produ-tor Rural e do Caminhoneiro quesão as principais atividades quemovimentam a economia local."Eles merecem todo destaquenesta festa, são eles que fazemcom que nossa economia sejacada vez mais produtiva e sóli-da", destacou o prefeito, que con-vida toda a população de Piên eregião para conferir o que estásendo preparado.

Para realizar a assinatura da ordem de serviço, autori-zando o início imediato das obras de pavimentação da Rua Rionegro, foi realizada na manhã da última quinta-feira (28), umevento de solenidade que reuniu a comunidade escolar daEscola Estadual Tancredo Neves. Na ocasião, o prefeito Go-inski ressaltou que por meio do Programas Caminhos da Es-cola, obras de acesso a estabelecimentos de ensino são prio-rizadas pela administração bem como vias de linhas de ônibuse acessos a prédios públicos.

A obra será executada pela empresa Saneamento e Ter-raplanagem Sul Ltda, com um investimento de RS 388. 331,00reais de recursos próprios da Prefeitura. De acordo com oSecretário de Obras Dilaor Machado, serão executados osserviços de drenagem, sinalização, pavimentação, calçamento,execução de lombadas, travessias elevadas e meios de aces-sibilidade para portadores de deficiência, nos quase 700 m deextensão da via que tem ligação com a Avenida Ver. WadislauBugalski, com prazo de 90 dias para a entrega da obra. "Te-mos mais de 450 km de vias que não são pavimentadas nonosso município e precisamos priorizar as obras para melho-rar a qualidade de vida da nossa população", destacou DilaorMachado.

Para a diretora da escola, Luiza Gonçalves, é uma gran-de conquista para a comunidade escolar: "Essa é uma reivin-dicação antiga da nossa comunidade que agora o prefeito Go-inski está possibilitando". Além dela, professores, funcionáriose alunos como Alan Kapp, estudante de 18 anos, comemorama obra: "Quando chove é uma lama e quando não chove temmuita poeira. Agora vai melhorar bastante", afirma satisfeito.

Prestigiaram ainda o evento o Deputado Federal JoãoArruda, os vereadores Vieira e João Marcelo Bini, o Chefe daRegião Norte de Educação, Sergio Ferraz, Secretários Muni-cipais e a comunidade escolar do Tancredo Neves.

Page 11: Edição 193

PALIO 2010 economy flex,vermelho, ar quente e desemba-çador. Vidros elétricos, placa A,estado de 0km. Financia até 60xsem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 veículos.

PALIO EX, 1.0, prata, limpa-dor desembaçador, ar quente. R$10.500,00 - Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

AUTOMÓVEIS Pioneirosagora também toda linha FiatZero KM Fone 3627-2627.

PALIO Fire 2003 azul 2 por-tas rodas de liga, vidro e trava elé-trica. R$ 14.900,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

PALIO Fire 2009 prata, ac,dh, vte. R$ 23.800,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

PALIO fire economy, 2010,1.0, 8V, 2p, flex, cinza, chave có-pia, pára-choque pers, rll. Parcelea entrada de até 20% em 4X s/juros no seu cartão de crédito.www.picolotto.com.br. Fone 3246-6464 / 9989-3295.

PALIO Fire, Flex, Celebreti-on, 09, 4pt, prata, completo, ar/dh,vidro/trava limp/des, placa A exce-lente. R$ 22.500,00 à vista ou 48X749,00 S/ ENTRADA. Fone:3329-6601 - Automóveis Curitiba.

PALIO weekend adventure1.8 branca completa carro em ex-celente estado e baixo km. Finan-cia até 60x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 veículos.

PALIO weekend ATRACTI-VE, 2010, FLEX, completa, na cor

prata, baixa Km, R$ 37.500,00,Tratar com Lucia tel: 8891-2468

SIENA Fire, flex, 08, bordo,ac/dh/ vt, placa A, 1 dono, manual/NF chave reserva. R$ 24.400,00ou FINANCIO 100%. Fone: 3329-6601 - Automóveis Curitiba.

SIENA fire, prata 2003, pla-ca A, excelente estado. Financia-mentos até 60x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 veículos.

TEMPRA 1993 azul, 8 vál-vulas, dh, vte. R$ 5.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

TIPO 1.6, 96/97, bordo, dh,ve, te, ldt, rll, banco de couro. En-trada + 48X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br.

UNO fire 2008, vermelho, pla-ca a baixo km em estado de zero.Financia até 60x s/entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 veículos.

UNO Fire Flex, 08, 2pt, bran-co, placa, R$ 14.900,00 a vista ou48X 499,00 S/ ENTRADA. Fone:3329-6601 - Automóveis Curitiba.

UNO Mille, 2003, álcool. R$12.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

UNO S 1990, prata. R$4.500,00. Fone 3627-2627 Auto-móveis Pioneiros.

ESCORT GL 1.8, 93, 1.8,álcool, cinza, motor AP. R$6.600,00. Fone 3627-2627 Auto-móveis Pioneiros.

FIESTA 2009, prata, únicodono, 4 portas, vidro e trava elétri-ca limp e desemb. R$ 25.900,00.

Fone 3627-2627 Automóveis Pio-neiros.

FIESTA GL, 2000/2001, ze-tec, branco, aq, lt, todo revisado,documentos pagos. Sem entrada60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

FIESTA hatch cinza, flex, ex-celente estado. Financiamos até60x sem entrada. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos.

FIESTA HATCH personna-lite, 1.0, 2005, 8v, 4p, prata, ac, ldt,dh, insulfilm, rll, te, ve. Parcele aentrada de até 20% em 4X s/ ju-ros no seu cartão de crédito.www.picolotto.com.br. Fone 3246-6464 / 9989-3295.

FIESTA Street 03 4pt pratadireção rodas limp/dês ar qte alar-me manual película ótimo R$13.900,00 ou 60x R$ 455,00 S/entrada. Fone: 3329-6601 - Auto-móveis Curitiba.

FIESTA Street, 2002/2002, ver-de, revisado, documentos pagos, aq,lt. S/entrada 60X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br.

FORD KA GL 2001 azul vi-dro e trava elétrica R$ 12.500,00.Fone 3627-2627 Automóveis Pio-neiros.

FORD KA GL 2005, prata,ar quente, desembaçador e lim-pador, placa A, excelente estado.Confira financiamento até 60 x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta8 veículos.

FORD KA, 1.0, 2010, 8V, 2P,flex, preto, MP3 Player, Calotas,pára-choques personalizados.Parcele a entrada de até 20% em4X s/ juros no seu cartão de crédi-to. www.picolotto.com.br. Fone3246-6464 / 9989-3295.

ROYALE GL, 1993, Álcool,D.H., Ar Quente, Desemb, Limpa-dor. R$7.800,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.

ASTRA confort 2005, flex,prata, completo, placa a, excelen-te estado, financia até 60x. Fone:3608- 1000 Rotta 8 veículos.

AUTOMÓVEIS Pioneirosagora também toda linha Che-vrolet Zero KM Fone 3627-2627.

CELTA 2007 spirit flex, preto,ar quente, limpador e desemba-çador, placa A. Financiamos até60x sem entrada. Fone: 3608-1000 Rotta 8 veículos.

CELTA Hatch Spirit n. gera-ção, 2007, flex, 1.0, VHC, 8V, 4 pt,aq, dt, lt, te, frisos laterais, insulfilm.Parcele a entrada de até 20% em4X s/ juros no seu cartão de crédi-to. www.picolotto.com.br. Fone3246-6464 / 9989-3295.

CELTA HATCH super, 1.0,2003, 8V, 2p, vermelho, aq, ldt,Manual, Nota Fiscal. Parcele aentrada de até 20% em 4X s/ ju-ros no seu cartão de crédito.www.picolotto.com.br. Fone 3246-6464 / 9989-3295.

CELTA life 2006 azul, flex, pla-ca A, excelente estado baixa km.Confira. Financiamento até 60xsem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 veículos.

CELTA vhc 2004 prata, arquente, desembaçador e limpador,baixo km, financia até 60 x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta8 veículos.

CELTA, 2001, prata, gas. R$14.800,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CLASSIC 2007 vhc flex,prata, único dono, placa A, estadode zero km, confira até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta8 veículos.

CLASSIC sedan 2004 vhc,carro em estado de 0km, step semuso, financia até 60x sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 veículos.

CORSA 1.8. joy, 04/05, 4portas, azul, FLEX, aq, ldt, alar-me e te. Sem Entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA hatch super bran-co, ar quente, desembaçador elimpador. Financia até 48x sem en-trada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8veículos.

CORSA Hatch, 2003/2003, placa A, dh, aq, ldt, vte,alarme, engate traseiro, Blacklight, revisado. Sem entrada60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

CORSA Sedan Classic, 1.0,

2004/2004, prata, revisado, rodasde liga leve, dt, aq. Sem entrada +60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Sedan GLS, 1.6,1996, completo, pneus novos. R$12.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CORSA Sedan, 1.8, MPFI,2004, 8v, 4p, flex, prata, aq, dt, te,manual. Parcele a entrada de até20% em 4X s/ juros no seu cartãode crédito. www.picolotto.com.br.Fone 3246-6464 / 9989-3295.

CORSA Wind, 2001, 4 por-tas, vidro e trava elétricos, ar quentee desembaçador traseiro. R$15.700,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CORSA Wind, 2001/2002,alarme, aq, dt, dh, lt, rll, Black light.S/entrada 60X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br.

MERIVA MAXX, 1.8, 2005,8V, 4p, flex, preta, ar condiciona-do, ldt, dh, rll, te, ve. Parcele a en-trada de até 20% em 4X s/ jurosno seu cartão de crédito.www.picolotto.com.br. Fone 3246-6464 / 9989-3295.

OPALA Comodoro. 88/89, 6cc, motor e embreagem novos, dh,4 pt, rodas de liga da Mercedes.Entrada + 48X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

PRISMA joy 1.4 econoflex,vermelho, placa A, trio elétrico, arquente e desembaçador, estadode zero. Financia até 60 x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta8 veículos.

PRISMA MAXX, 1.4, 2010,

8V, 4 p, flex, prata, ar condiciona-do, dt, dh, insulfilm, te, ve. Parcelea entrada de até 20% em 4X s/juros no seu cartão de crédito.www.picolotto.com.br. Fone 3246-6464 / 9989-3295.

SUPREMA GLS 2.0 álcool,prata, direção hidráulica, vidro etrava elétrica, rodas. R$ 10.000,00(fora do pátio). Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

VECTRA GLS 2.2, 98/98, corvermelha, completo mais Roda LLe ar digital, entrada mais 48 X,Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

VECTRA GLS 2000, motor2.2, branco, completo. R$19.500,00. Fone 3627-2627 Au-tomóveis Pioneiros.

ZAFIRA elegance 2008,completa, airbag, automática, ex-celente estado, top de linha, finan-cia até 60x. Fone: 3608- 1000Rotta 8 veículos.

FOX 2005 1.0, Flex, 4 pt., ArQuente, Desemb. Limp.

29 de julho a 04 de agosto de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 11

Anuncie 3627-1997

Page 12: Edição 193

R$22.500.00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

FOX HATCH 1.6, 2005, 8V,Plus, 4p, flex, preto, ar condicio-nado, ldt, dh, insulfilm, te, ve. Par-cele a entrada de até 20% em 4Xs/ juros no seu cartão de crédito.www.picolotto.com.br. Fone 3246-6464 / 9989-3295.

FUSCA 1300L, 1976, todaprova. R$ 3.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL 1.0 city, 8v, 4p,2003/2003, prata, alarme ac,aq, rll, te. Sem entrada 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

AUTOMÓVEIS Pioneirosagora também toda linha VolksZero KM Fone 3627-2627.

GOL 1.0, G3, 00/00, verme-lho, roda de liga leve, 15, aq, ldt,aerofólio e Black light. Entrada +60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL 1.6 power prata, dire-ção hidráulica, ar quente, desem-baçador e limpador, alarme, placaA. Financia até 60x sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 veículos.

GOL 1.6 power, 2003, cinza,4 portas, direção hidráulica, ar con-dicionado. R$ 20.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL 1.6 power, 2008, bran-co, 4 portas, direção hidráulica, arcondicionado. R$ 24.500,00.Fone 3627-2627 Automóveis Pio-neiros.

GOL Bola CL, 1.6, 1996, gas,roda LL. R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL Bola, CLI, 1.6, 1996,vidro elétrico. R$ 9.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL city, 2003/2003, prata,1.0, 8v, gasolina, rodas de liga leve,ar quente, limpador e desemba-çador traseiro. Sem entrada 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL CL, 1.6, 1992, álcool,ótimo estado. R$ 7.000,00. Fone:

3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL CL, 1.6, 1994, AP, ro-das de liga leve, alarme e trava,vê. R$ 9.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL G4 2006, flex, cinza, arquente desembaçador e limpador,placa A, estado de zero km, venhae confira. Financiamos até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta8 veículos.

GOL GIV 09, 4pt, prata, arcondicionado, vidro/trava limp/des,placa A. R$ 21.400,00 ou financio100%. Fone: 3329-6601 - Auto-móveis Curitiba.

GOL GIV 1.0, flex, 2008,branco, 4 portas. R$ 21.500,00.Fone 3627-2627 Automóveis Pio-neiros.

GOL GL 1987, verde metáli-co, álcool, placa A, ótimo. R$4.800,00. Fone: 3329-6601 - Au-tomóveis Curitiba.

GOL GV, 11, 4pt, preto, pla-ca A, 8mkm, 1 dona, manual/NF,chave reserva, vidro/trava, novo.R$ 26.400,00 ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Auto-móveis Curitiba.

GOL trend 2007 vermelho,placa A, baixo km, excelente esta-do. Financia até 60x sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 veículos.

GOLF 2.0 Glx, 1996, bordo,gasolina, vte, teto solar, dh, ar, rll,aro 17, dt. S/ entr. em 36X. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOLF GTI, 1994, vermelho.R$ 7.800,00. Fone 3627-2627 Au-tomóveis Pioneiros.

PARATI CL, 1.8, 1991, álco-ol. R$ 7.000,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

PARATI CL, 1.8, 1993, bor-do. R$ 10.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PASSAT 1.6, 1981, cinza. R$2.000,00. Fone 3627-2627 Auto-móveis Pioneiros.

POLO Hatch, 2007, 1.6, 8V,4p, flex, preto, ar condicionado, ldt,dh, insulfilm, rll, te, ve. Parcele aentrada de até 20% em 4X s/ ju-ros no seu cartão de crédito.www.picolotto.com.br. Fone 3246-6464 / 9989-3295.

SANTANA CL, 1.8, 1995,completo menos ar. R$ 9.500,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

SANTANA Quantum Eviden-ce, 1996, azul. R$ 10.500,00 -Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

VENDO TROCO Quantum,

1996, único dono, cinza, baixa qui-lometragem, trio elétrico, documen-tos ok. Fone 3627-1869 / 9686-9656

VOYAGE CL, 1.8, 1994, 4portas, podas liga leve. R$9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

BMW, 1995/1995, 318 im,vermelha, gasolina, rodas de liga,manual, vte, dh, em perfeito esta-do. Entrada + 48X. Fone: 3604-2428 - www.rialeveiculos.com.br.

CLIO EXP. 1.6 16v 2005 Ha-tch 4 portas preto, ar cond. Dir.hidráulica, vidro e trava R$20.500,00. Fone 3627-2627 Au-tomóveis Pioneiros.

CLIO hacth, preto, ar quentedesembaçador e limpador, conjelétrico, excelente estado. Finan-cia até 60x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 veículos.

PEUGEOT 206 Soleil, 2000,1.6, branco, ac, ldt, rll, te, ve, muitoconservado, mecânica excelente.Parcele a entrada de até 20% em4X s/ juros no seu cartão de crédi-to. www.picolotto.com.br. Fone3246-6464 / 9989-3295.

PEUGEOT 306 soleil, 2000/2001, verde, dh, ve, te, rodas 17,bancos em couro, farol de milha, ldt,Entrada + 60X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

PEUGEOT 307 hatch feline,2.0, 16V, 4P, 2007, preto, air bagduplo, ar condicionado digital, aq,bancos de couro, ldt, dh, rll, tve.Somente 38.000 KM. Fone 3246-6464 / 9989-3295.www.picolotto.com.br

PEUGEOT Presence, Sw206, 8 V, motor 1.4, FLEX, 07/08,dh, ve, limp. des. tras., rll, prata,completo, s/ ent. + 60X. Fone:

Motor paraautomóvel váriasmarcas, a partir deR$ 1.000,00, com

garantia de 3 mesese km livre. AutoPeças Nações.

Fone: 3627-5218

29 de julho a 04 de agosto de 2011www.asemananews.com.br12 - /CLASSI

3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SANDERO EXPRESSION,2008, flex, 1.0, 16V, 4p, cinza, arcondicionado, ldt, dh, te, ve. Par-cele a entrada de até 20% em 4Xs/ juros no seu cartão de crédito.www.picolotto.com.br. Fone 3246-6464 / 9989-3295.

XSARA Picasso GXS, 2.0,16v, 4P, 2005, cinza, air bag du-plo, aq, ac, manual, tve, ldt, dh.Fone 3246-6464 / 9989-3295.www.picolotto.com.br

CORSA Pick-up 1.6 97 cin-za capota marítima ótima R$11.500,00. Fone 3627-2627 Au-tomóveis Pioneiros.

ECO SPORT, XLS, 1.6,2006, completa na cor preta. R$30.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

FIORINO 2007 furgão bran-ca FIRE FLEX R$ 21.500,00.Fone 3627-2627 Automóveis Pio-neiros.

FIORINO Furgão 06, bran-ca, placa A, ótima IPVA/11 pago.R$ 19.500,00 a vista ou financio100%. Fone: 3329-6601 - Auto-móveis Curitiba.

KOMBI 07, Furgão, branca,placa A, revidas, flex, IPVA/11PAGO, ótimo estado. R$ 21.900,00FINANCIO 100%. Fone: 3329-6601 - Automóveis Curitiba.

KOMBI 2008 1.4 flex furgãoamarela R$23.800,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

KOMBI, 1989, envidraçada,estado de nova. R$ 7.000,00.Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

S-10 Blazer Advantage,2005, 4X2, 2.4, 8V, 4 p, preta, ac,CD player, MP3 Player, ldt, dh, rll,te, ve. Parcele a entrada de até20% em 4X s/ juros no seu cartãode crédito. www.picolotto.com.br.Fone 3246-6464 / 9989-3295.

S-10 Deluxe, 2.2, 1996, ver-melha, ar, dh, alarme, protetor ca-çamba. R$ 20.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

S-10, 2.2, 2000, completa,pneus novos, alarme, trava, ca-pota marítima, toda prova. R$20.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

SAVEIRO 09, 1.6, branca,placa A, IPVA/Lic. 2011 pagos, pro-tetor. R$ 22.500,00 ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Auto-móveis Curitiba.

SAVEIRO 1.6 FLEX 2008branca protetor de caçamba R$

21.900,00. Fone 3627-2627 Au-tomóveis Pioneiros.

STRADA 09, Fire Flex, prata,ar condicionado, protetor e capota,placa A, excelente. R$ 23.900,00 ouFINANCIO 100%. Fone: 3329-6601 - Automóveis Curitiba.

STRADA 2008 1.4 flex pro-tetor caçamba brancaR$19.990,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

BIZ 2005, vermelha. R$2.800,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

BIZ mais C100 prata 2003R$ 3.200,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

CG, 2002, cor prata. R$2.700,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

CG, 2003, prata, partida elé-trica. R$ 2.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

TITAN 150 2008 vermelha4.500.00. Fone 3627-2627 Auto-móveis Pioneiros.

TITAN 150 ESD 2008 pretapartida elétrica freio a disco R$4.500,00. Fone 3627-2627 Auto-móveis Pioneiros.

Vagas MasculinoAUXILIAR DE ESTOQUEAJUDANTE DE MOTORISTAATENDENTE DE BALCÃOAUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃOAUXILIAR DE DEPÓSITOAUXILIAR DE LIMPEZAAUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃOAUXILIAR DE MANUT PREDIALCALDEIRISTACARPINTEIROCHAPEIROCOBRADOR EXTERNODESENHISTA INDUSTRIALELETRICISTA

MANDIRITUBA: Vendolanchonete e restaurante na Ave-nida Central da Cidade, toda equi-pada com clientela formada hámais de 2 anos. Aceito carro demenor valor no negocio. Tratarcom Lucia tel: 8891-2468

Vendo Aviário Completo.Ótima localização. Preço à combi-nar. Bairro Nações I. Fazenda RioGrande. Telefone: 3604-1497.Tratar com Jaqueline ou Edson.

ELETRICISTAELETRICISTA AUXILIARFUNILEIRO MONTADORFUNILEIRO MONTADORGARÇOMLAVADOR DE VEÍCULOSLAVADOR DE VEÍCULOSLIDER DE CONSERVAÇÃO DE VIASPERMANENTESMEC DE FREIOS E MOTORES A DIESELMECÂNICO DIESELMECÂNICO SOLDADOR – MIGMECÊNICO DE MOTOCICLETASMOTORISTA – HABILITAÇÃO (B)MOTORISTA DE ÔN RODOVIÁRIOMOTORISTA DE VANMOTORISTA ENTREGADOROFICIAL DE SERVIÇOS GERAISOPERADOR DE DOBRADEIRAPEDREIROPEDREIROPINTOR DE ESTRUTURASMETÁLICASPINTOR RESIDENCIALREPOSITOR DE MERCADORIASREPRESENTANTE COMERCIALSERVENTE DE PEDREIROSERVENTE DE PEDREIROVENDEDOR DE SERVIÇOSVENDEDOR INTERNOVENDEDOR ORÇAMENTISTAVagas FemininoAJUDANTE DE COZINHAAJUDANTE DE COZINHAAUXILIAR DE DENTISTAAUXILIAR DE LIMPEZAAUXILIAR DE LIMPEZAAUXILIAR DE PRODUÇÃOCOSTUREIRAMANICURIOFICIAL DE SERVIÇOS GERAISOPERADOR DE PRENSAPSICOLOGO DO TRABALHOSERVIÇOS GERAISSERVIÇOS GERAISIndiferenteATENDENTE DE BALCÃOAUXILIAR DE LIMPEZAAUXILIAR DE PRODUÇÃOBALCONISTACABELEIREIROCAIXACOPEIROESTOQUISTAOPERADOR DE EMPILHADEIRAPADEIRO CONFEITEIROSALGADEIRATEC EM MANUT EM EQUIP INFORTELEFONISTA – ATENDENTEDELIVERYVEDEDOR INTERNOVENDEDOR EXTERNOVENDEDOR INTERNOVENDEDOR INTERNOVENDEDOR INTERNOVENDEDOR VAREJISTA

Interessados comparecer naAgência do Trabalhador de

FRG - Rua Cedro, 343 das 8has 12h - 13h as 17h munidos

de documentos

Novidades noSetor Imobiliário

A Casa Fácil agradece ospedidos de retorno da colunano Jornal A Semana, essepedido é o resultado do nossocompromisso de comunicare ser transparente com todospúblicos.

A Casa Fácil possui no-vidades como o convênio decorrespondente com a Caixae proficiência em Língua Ja-ponesa.

O Convênio de corres-pon-dente garante uma agili-dade nos processos a seremfinanciados pela Caixa, assimcomo uma segurança maiorpara as partes interessadas.

A fluência em Língua Ja-ponesa garante um compro-

misso com a futura demandaimobi-liária para as empresasjaponesas que se instalarãoem Fazenda Rio Grande.

Com relação ao progra-ma Minha Casa Minha Vida,houve alteração dos valoresmáximos das moradias en-quadradas para famílias comrenda mensal até 1.600 reaisforam reajustados pela primei-ra vez desde que o projeto foilançado, no início de 2009.

Ligue para a CasaFácil e verifique como

você pode participar dasegunda fase do progra-

ma Minha Casa MinhaVida. Contato: 3627-7800

ou 3627-5656.

Page 13: Edição 193

29 de julho a 04 de agosto de 2011 www.asemananews.com.br IMÓVEIS / - 13

Page 14: Edição 193

29 de julho a 04 de agosto de 2011www.asemananews.com.br14 - / IMÓVEIS

Page 15: Edição 193

29 de julho a 04 de agosto de 2011 www.asemananews.com.br IMÓVEIS / - 15

Vendo casa de campo: Triplex em condomínio fechado, tendo 4quartos sendo uma suíte mais1 banheiro social e 2 lavabo, ampla cozinhae área de serviço com armários embutidos Delano e azulejado ate o teto,sala para três ambientes, duas sacadas, garagem para quatro carros,churrasqueira, todo em esquadrias de alumínio e vidro Blindex 8mm“fume”.

O condomínio esta localizado na colônia Lima em Mandirituba a 4Km da BR 116.

Área de lazer: Parque infantil, Churrasqueira coletiva para mais decem pessoas, salão de festa, piscina, 4 tanques de pesca, arvores frutífe-ras, água mineral.

Taxas: IPTU isento,taxa de água isento, Copel individual e taxa decondomínio R$ 55,00 mensal...

Tratar direto com proprietárioTel: (41) 3608-0989 ou 9946-9630 com Alex

- JJA IMÓVEIS - creci 16.499 -Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

NAÇÕES - Sobrado conten-do 230,00m² - 4 quartos sendo 1suite - localizada na Rua Vene-zuela - R$290.000,00 - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA- Áreade 3.600,00 m2,(residencial/co-mercial) em uma região nobre,com asfalto, calçada, já com es-tudo de frações R$380.000,00 –IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA -CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 -www.panakol.com.br

GRALHA AZUL - Casascom 52,00m2, 02 dormitorios,sala,coz + dep excelente locali-zação, pequena entrada, utilizeseu FGTS - PLANO MINHACASA MINHA VIDA - Casas apartir de R$85.000,00. IMOBI-LIARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,sala, coz, bwc, área de serviço egaragem, próx. SupermercadosBoza. Utilize se FGTS-PLANO MI-NHA CASA MINHA VIDA. Casasa partir de R$90.000,00. Imobiliá-ria Panakol LTDA - CRECI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com50,00,00m2, 02 dormitorios,sala,coz + área de serviço ex-terna, BWC, excelente localiza-ção. Pequena entrada, utilize seuFGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00.

IMOBILIARIA PANAKOL LTDA -CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

SANTA TEREZINHA - RE-SIDENCIAL TALINE - Casas com63,00,00m2, com laje, 03 dormito-rios, sala,coz + área de serviçoexterna excelente localização, as-falto, colegio, utilize seu FGTS -PLANO MINHA CASA MINHAVIDA - R$110.000,00 IMOBILI-ARIA PANAKOL LTDA - CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

FAZENDA RIO GRANDE- Vendo terreno de esquina12X23, com casa de 5 peças,mais ponto de comercio medin-do 15metros quadrados, aceitotroca por imovel em FRG e Curi-tiba. Fone: 9610-3485.

MMD INCORP. E PAR-TICIPAÇÕES LTDA, CRECIJ 0158, convida você clienteem situação de inadimplênciaref. ao lote situado no Jd. San-tarém I e Santarém II, a com-parecer em nosso escritório sitoa rua Jacarandá, 208, sl 04,para tratarmos sobre a regula-rização do mesmo. Não po-nha em risco o seu patrimônio.Tel: 3627-2037 ligue paraagendar um horário.

CASAS EM ALVENARIA -03 Quartos - 55,00m2 - BairroIGUAÇÚ - "AVERBADA", próxi-mo a RAIA e ótimo espaço deterreno nos fundos. R$108.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 48,00m2 - Bairro

BR 116 - Excelente áreacomercial contendo18.858,00m², localizada na bei-ra da BR 116 centro de Fazen-da Rio Grande - JJA IMÓVEIS -creci 16.499 - Fone: 3608-0347- www.imobiliariajja.com.br

BR 116 - Área localizada aolado do shopping de Fazenda RioGrande, contendo 12 lotes, me-tragem: 4.320,00m² - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA -Área contendo 7.000,00m² pró-pria para construção de condo-minio - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Residênciacontendo 130,00m² e terreno12x40 - R$ 150.000,00 - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

GRALHA AZUL - Excelen-te residência contendo 300,00m²e terreno com 3.313,00m², loca-lizado na Avenida Portugal -Condominio dos Nobres - R$450.000,00 - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Terrenocontendo 307,00m² localizado naRua xingu, 260 - Condominio fe-chado MARIA RAQUEL -R$78.000,00 - JJA IMÓVEIS -creci 16.499 - Fone: 3608-0347- www.imobiliariajja.com.br

EUCALIPTOS - Vendemosáreas comerciais e industriais lo-calizadas na Avenida Araucáriacentro de Fazenda Rio Grande

ESTADOS - "AVERBADA", pró-ximo a BR 116, linhas de ônibus,Supermercado. R$ 85.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9986-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA,com laje - 02 Quartos - 46,00m2- Bairro SANTA TEREZINHA -"AVERBADAS", próximo aoPosto MIME e Colégio CUNHAPEREIRA. R$ 97.000,00 Quita-da ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MI-NHA VIDA". IMÓVEIS CONSULT- 3604-7878 / 9686-4699 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos, - á partir de 40,00m2- Bairro JD CANAÃ - "AVERBA-DAS", COM LAJE, ótimo acaba-mento, próximo ao CONDOR, apoucos metros da BR. Á partir deR$ 100.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 46,00m2 - BairroGRALHA AZUL (Jardim Palmei-ra) - "AVERBADA". R$85.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9986-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos, imóvel de ESQUINA -51,00m2 - Bairro IGUAÇÚ -"AVERBADA", próximo ao SU-PERMERCADO ASSIS. Á partirde R$ 96.000,00 Quitada ou Ent.

+ Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 51,00m2 - BairroNAÇÕES - "AVERBADA", próxi-mo ao Supermercado BOZA. R$93.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 e 03 Quartos - á partir de43,00m2 - Bairro GRALHA AZUL- "AVERBADAS", Av. Albatroz,ônibus na frente. Á partir de R$80.000,00 Quitadas, ESQUINA p/R$ 99.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 45,00m2 - BairroSANTA TEREZINHA - "AVERBA-DAS", próximo ao Posto MIME eColégio CUNHA PEREIRA. R$88.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CENTRO/EUCALIPTOS - FA-ZENDA RIO GRANDE linda casa2qts, averbada, condom. fechadosem taxa, semi-nova, estacionamen-to, rua tranqüila, asfaltada, ótimo p/ in-vestir. Financia. R$75mil. 3248-3030www.varnierimoveis.com.br c15442.

BAIRRO IGUAÇU 2: Vendocasa de alvenaria 155m², terreno15X30, sendo 03 quartos, sala,copa, cozinha, 02 banheiros, la-vanderia, garagem para 3 carros.Valor R$ 120.000,00, aceito carrono negócio, falar com Ademir. Tel:9239-9831 / 9183-3469. Obs: Fi-nanciamento pela CAIXA.

Page 16: Edição 193

Motociclista morre aobater de frente em ônibus

na BR-116

29 de julho a 04 de agosto de 2011www.asemananews.com.br16 - /POLICIAL

Amigos até o fim

Força Integrada realiza arrastãona Praça Brasil para coibir vandalismo

Ciclista morre atropelado emAreia Branca dos Assis

Se você pensa que so-mente os seres humanos têmsentimento de tristeza devido àmorte de alguém que ama, estáenganado. Na última quarta-fei-ra (27), um fato chamou a aten-ção de policiais e jornalistas deFazenda Rio Grande. Um ra-paz de 21 anos foi assassinadoe sua cachorra de nome As-sombração permaneceu otempo todo ao lado do corpo atéa chegada do Instituto MédicoLegal. Uma pessoa tentou reti-rar o animal do local, mas suatentativa foi em vão. "Pareceque a Assombração sabia quealgo tinha acontecido com odono e ficou ali guardando ocorpo", comentou um morador,que conhecia a vítima.

Lucas Silva de Quadros,21 anos, morador na Rua RioPalmital, no Iguaçu, em Fazen-da Rio Grande, foi encontradomorto nas primeiras horas daquarta-feira. Moradores dizemter ouvido tiros e a polícia foichamada. O Cabo Douglas e osoldado Rogério realizarambuscas em uma área de cavas

Rapaz foi assassinado no Bairro Iguaçu eanimal de estimação guardou o corpo até a chegada da polícia

e acabaram encontrando o cor-po, que estava em um local pró-ximo a um riacho e com a facedesfigurada. Ao lado do corpode Lucas, a cadela Assombra-ção. "A criminalística é que podedar um parecer, mas tudo indi-ca que a vítima levou um tiro dearma de grosso calibre", opi-nou o PM Rogério.

Lucas, segundo disse a

senhora Francisca, era ummenino bom e estava depres-sivo. "Sempre foi um rapazprestativo, mas de uns tempospara cá, entrou em depressão.Tentei interná-lo, mas ele nãoaceitou. Sei que entrava em atri-tos com o pai e as vezes que-brava móveis e louças da casa.Não tenho noção do que podeter acontecido, mas o Lucas

morrer dessa maneira, é umacoisa incompreensível. Espe-ro que a polícia possa esclare-cer o assassinato", comentoudona Francisca.

Entretanto, outro moradorcomentou com os policiai queLucas teve problemas com dro-gas, mas não soube informarse tinha largado do vício. "Elepelo menos foi viciado, mas nãosei se tinha largado das drogas",comentou o vizinho. O pai Clo-vis não soube dizer se Lucasera usuário de crack ou de co-caína, mas afirmou que susten-tava o vício com o dinheiro queganhava trabalhando comochapa, na Central de Abasteci-mento (Ceasa). Possivelmen-te devido às drogas e a maniade perseguição, o rapaz anda-va extremamente violento re-centemente. Além de desres-peitar verbalmente a família, ojovem agredia o pai, que tinhamarcas no corpo das panca-das que levou do filho. A políciade Fazenda Rio Grande inves-tiga o caso.

A cadela Assombração ao lado do corpo de Lucas

Jovens foram revistados durante a operação

A Praça Brasil, reformadarecentemente pela administraçãode Fazenda Rio Grande, vemsendo bastante frequentada. Aosdomingos, o logradouro fica cheioe é ponto de encontro da juventu-de. Entretanto, parte dos jovensestá deixando o local emporca-lhado, pois deixam garrafas debebidas descartáveis jogadasao chão, muito embora no localexistam várias lixeiras. Comoforma de evitar os atos de van-dalismos, uma operação foi re-alizada na noite do domingo (24)e contou com as participaçõesda Polícia Militar, Guarda Mu-nicipal e agentes da FazTrans.O resultado do trabalho foi aapreensão de motos e veículos.

Além de garrafas descar-táveis jogadas ao chão, parteda juventude, ao invés de sen-tar no banco, usa o encostocomo assento e isso causadestruição. Além de danos naparte visual, o prejuízo é tam-bém financeiro e pago pela po-pulação. Todo trabalho e esfor-

ço da administração municipalem levar qualidade de vida àsua população são prejudica-dos com atos de vandalismosdesta e de qualquer outra natu-reza. "Essas pessoas deveri-am saber de que estão destru-indo algo que foi feito para elas",criticou a dona de casa Marle-ne Lemos, que frequentementepassa pelo logradouro. Os ban-cos, o parquinho e a academia,foram instalados recentementecom o objetivo de deixar a pra-

ça bonita, além de cumpriremcom sua função social de lazer.

Mas o que deixa a PraçaBrasil feia é a presença do lixo,embora todas as manhãs umaequipe passe pelo local promo-vendo a limpeza. "Recolhemosdezenas de garrafas de cerve-jas e de refrigerantes. Incrível,mas eles jogam lixo ao lado dalixeira. Falta conscientização",comentou um gari. Jogar lixo aochão e destruir bancos e equi-pamentos de uma praça é ato

de vandalismo e representa cri-me contra o patrimônio público eé passível de punição. Quempraticar tal ato pode ser enqua-drado no artigo 163-III do CódigoPenal, por dano qualificado - co-metido contra o patrimônio daUnião, Estado ou Município, epegar de seis meses a três anosde detenção e multa, além dapena correspondente à violên-cia. A multa é determinada pelaJustiça e, geralmente, corres-ponde a um salário mínimo.

A moto bateu no ônibus que fazia a linha Fazenda -Pinheirinho. No detalhe motocicleta

ficou prensada sob o ônibus

Um homem morreu no início da noite do sábado (23) emum acidente na BR-116, no limite de Curitiba com Fazenda RioGrande. O motoqueiro bateu de frente com um ônibus e mor-reu na hora e o trânsito ficou lento no local, pois o movimentoera intenso na hora da batida. A Polícia Rodoviária Federalorientou os motoristas que passavam pelo local.

Pelo que foi levantado, Edinelson de Castro, 22 anos pilo-tava uma moto de entregas e na altura do quilômetro 123,próximo a ponte sobre o Rio Iguaçu, bateu contra o coletivo quefazia a linha Pinheirinho-Fazenda Rio Grande. De acordo como agente Steinhauser da Polícia Rodoviária Federal, é bemprovável que o rapaz tenha invadido a pista contrária."Ele tra-balhava como motoboy e segundo testemunhas estava emalta velocidade. Não se sabe ao certo, porque poucas testemu-nhas viram o acidente, mas ele provavelmente entrou na pistado ônibus", afirmou o policial.

Um ciclista de 70 anos morreu atropelado na BR-116, emAreia Branca dos Assis, localidade de Mandirituba, por voltadas 18h30 do sábado (23). O motorista atropelador fugiu semprestar socorro a vítima. Populares acionaram o socorro, masa ambulância da empresa concessionária ao chegar ao localencontrou o ciclista sem vida.

O atropelamento ocorreu por volta das 18h30. ManoelMachado, 70 anos, seguia de bicicleta as margens da rodoviaquando foi atingido por um veículo na altura do km 151, naregião de Areia Branca dos Assis em Mandirituba. O motoristafugiu sem prestar socorro. "Não sabemos se Manoel estavaem cima da bicicleta ou se estava empurrando. A batida foi fortea vítima morreu na hora. Vizinhos revelaram que ele era mora-dor da região", contou Steinhauser. O atropelamento é investi-gado pela polícia de Fazenda Rio Grande.

Page 17: Edição 193

29 de julho a 04 de agosto de 2011 www.asemananews.com.br GERAL / - 17

Page 18: Edição 193

SEXTA-FEIRA – 29 DE JULHONa sexta-feira, 29, tem apresentação de Fábio Lins no Curitiba Comedy

Club, às 22h. Os ingressos custam R$ 20, à venda na casa. Avenida MateusLeme, 2467. Informações pelo fone 41 3018 0474.

SÁBADO – 30 DE JULHONo sábado, 30, tem apresentação de Maurício Manfrini com seu

personagem Paulinho Gogó no Curitiba Comedy Club, às 22h. Osingressos custam R$ 20, à venda na casa. Avenida Mateus Leme,2467. Informações pelo fone 41 3018 0474.

QUARTA-FEIRA – 03 DE AGOSTONa quarta-feira, 03, tem Open Mic no Curitiba Comedy Club, às

21h. A entrada é franca. Avenida Mateus Leme, 2467. Informaçõespelo fone 41 3018 0474.

ÁriesO começo da semana

pede cautela, cuidado com fal-sas promessas. Na carreira,abuse de seu poder de comu-nicação, divulgue suas ideias efaça parcerias. As relações es-táveis estão protegidas, mas asdesgastadas não terão chance.

TouroÉ hora de batalhar por

seus objetivos. Nada cairá docéu. No entanto, cuidado paranão deixar o romance em se-gundo plano. Amigos e familia-res queridos serão importantesneste período. Cuidado com fal-sas amizades, uma decepçãonão está descartada.

GêmeosÉ hora de batalhar por

seus objetivos. Nada cairá docéu. No entanto, cuidado paranão deixar o romance em se-gundo plano. Amigos e familia-res queridos serão importantesneste período. Cuidado com fal-sas amizades, uma decepçãonão está descartada.

CâncerSer gentil e amável no

ambiente de trabalho contarápontos a seu favor. Há chancede uma grande vitória no ambi-ente profissional. O romanceconta com a proteção das es-trelas e é hora de mostrar maiscomprometimento.

LeãoSer gentil e amável no am-

biente de trabalho contará pon-tos a seu favor. Há chance deuma grande vitória no ambienteprofissional. O romance contacom a proteção das estrelas eé hora de mostrar mais com-prometimento.

VirgemInteresses profissionais e

sentimentais podem entrar emchoque. Será importante con-centrar-se em seus objetivos.Tenha bastante jogo de cinturae não aceite provocações depessoas próximas. Cuidadocom o sentimento de posse.

HORÓSCOPO

29 de julho a 04 de agosto de 2011www.asemananews.com.br

LibraMudanças no ambiente

profissional poderão vir a calhar.Aceite as novidades com entu-siasmo, tudo indica que serãopositivas. Os astros indicam quevocê estará mais popular e quesaberá farejar boas oportunida-des. No amor, o clima é decompanheirismo.

EscorpiãoSerá importante deixar a

individualidade de lado e apos-tar nas parcerias no ambienteprofissional. Você passará poruma fase de renovação e seráimportante fechar um ciclo parainiciar outro. O romance passapor uma fase positiva.

SagitárioTenha cuidado com fofocas

e com o julgamento das pesso-as com quem convive. A profis-são contará com boas energiase novas oportunidades poderãosurgir no decorrer da semana.Já o amor passará por uma fasecrítica, mas passageira.

CapricórnioEste é o momento de me-

lhorar suas relações de umaforma geral. Concentre-se emsua carreira e saberá resolverqualquer situação. No roman-ce, não tenha medo de exporseus sentimentos e de falar so-bre o que te aborrece.

AquárioCompartilhe seus projetos

e aposte nas parcerias no setorprofissional. Não vale a pena fi-car remoendo mágoas e res-sentimentos do passado. Omomento é de estreitar laços deafeto. Tenha cautela para nãoferir as pessoas queridas comsuas palavras.

PeixesSua comunicação estará

em evidência durante esta sema-na. Aproveite. Será fundamentalfocar sua atenção no trabalho enão fugir de suas responsabilida-des. Os assuntos do coraçãopassam por uma boa fase. Ocompanheirismo será marcante.

CINEMA

18 - /AGENDA

Programação de teatro em Curitiba Lulu Santos se apresenta dia 5no palco do Teatro Positivo

Programação musical em Curitiba

Estréia sexta-feira, 29, CapitãoAmérica: O Primeiro Vingador

Cinemark Shopping São JoséCarros 2 (Dub) – Sala 1 – 12:40 - 15:00Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 – Sala 1 – 18:00 –21:00 – 00:00Os Pingüins Do Papai (Dub) – Sala 2 – 11:20 – 13:40 – 16:00Cilada.com – Sala 2 – 18:20 – 20:40 – 23:20Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (Dub) – Sala 3 –11:10 – 14:00 – 17:05 – 20:00 – 23:00Assalto ao Banco Central – Sala 4 – 11:10 – 14:00 – 17:05 – 20:010– 23:00Capitão América 3D: O Primeiro Vingador – Sala 5 – 18:40 – 21:30– 00:10Capitão América 3D: O Primeiro Vingador (Dub) – Sala 5 – 13:10– 15:50

Cinesystem – Shopping CuritibaAssalto ao Banco Central – Sala 1 – 14:20 – 16:40 – 19:20 – 21:40Capitão América: O Primeiro Vingador (Dub) – Sala 3 – 14:15 –16:50 – 19:25 – 22:00Capitão América: O Primeiro Vingador 3D – Sala 6 – (Dub) – 13:50– (Leg) – 16:25 – 19:00 – 21:35Cilada.com (Dub) – Sala 4 – 20:00 – 22:00Harry Potter e as Relíquias da Morte – Sala 2 (Leg) – 13:20 – 16:10– 19:00 – 21:50 – Sala 5 (Dub) – 14:30 – 17:30 – 20:30Os Pingüins do Papai (Dub) – Sala 4 – 13:30 – 15:20

Transformers: O Lado oculto da Lua (Dub) – Sala 4 – 17:10

Cinesystem – Shopping TotalAssalto ao Banco Central – Sala 3 – 14:20 – 16:40 – 19:20 – 21:40Capitão América: O Primeiro Vingador (Dub) – Sala 1 – 14:15 –16:50 – 19:25 – 22:00Capitão América: O Primeiro Vingador 3D (Dub) – Sala 2 – 13:50– 16:25 – 19:00 – 21:35Cilada.com – Sala 5 – 21:10Harry Potter e as Relíquias da Morte (Dub) – Sala 4 – 14:30 – 17:30– 20:30Os Pinguins do Papai (Dub) – Sala 5 – 14:10 – 19:10Transformers: O Lado oculto da Lua (Dub) – Sala 5 – 16:10

UCI – Shopping PalladiumA inquilina (Leg) – Sala 7 – 16:20 – 18:25 – 20:30 – 22:30Assalto ao Banco Central – Sala 3 – 13:15 – 15:30 – 17:45 20:00– 22:15Cilada.com – Sala 2 – 19:30 – 21:40 – 23:50Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (Leg) – Sala 1 –13:00 – 15:45 – 18:30 – 21:15 – (Dub) - Sala 6 – 14:45 – 17:30 –20:15Harry Potter e as Relíquias da Morte / Parte 2 - 3D – Sala 5 – (Leg)19:00 – 21:45 – (Dub) – 13:30 – 16:15Os Pinguins do Papai (Dub) – Sala 8 – 14:40 – 16:45 – 18:50

Toda quinta-feira venha saborear uma deliciosa costela e curtir a dupla Alysson e Fernando, quevem animando a noite do Cupido Lanches, na Avenida Paraná, 1249 em Fazenda Rio Grande.

SEXTA-FEIRA - 29 DE JULHOMPB E POP ROCK Na sexta-feira, 29, Adilson Vieira apresenta MPB e pop-rock, no Boteco de

Sampa, a partir das 21h. Rua Alferes Poli, 1850 Fone 41 3332 6441. Couvert R$ 7.SÁBADO - 30 DE JULHOMPB E POP ROCK No sábado, 30, Paulo Ferreira apresenta MPB e pop-rock, no Boteco de

Sampa, a partir das 21h. Rua Alferes Poli, 1850 Fone 41 3332 6441. Couvert R$ 7.DOMINGO - 31 DE JULHO MPB No domingo, 31, tem MPB com William no Boteco de Sampa, a partir das 20h. Rua Alferes Poli,

1850 Fone 41 3332 6441. Couvert R$ 7. POP ROCK No domingo, 31, tem H'Banks no Soviet Vodka Bar, a partir das 20h. Av. Bispo Dom

José, 2277 Fone 41 3022 2042. Couvert Masculino R$ 12; Feminino free até as 20h, após R$ 5.

Paulinho Gogó

Lulu Santos sobe ao palco do TeatroPositivo, em única apresentação, no próximodia 5, às 21 horas, com o show Lulu Santos eBanda, que reúne grandes sucessos jáconhecidos pelo público, como Tudo Azul,Tempos Modernos, Adivinha o que?, além dainédita E tudo mais.

Depois do sucesso das turnês dosdiscos Acústico (2000) e Acústico II (2010),Lulu Santos volta aos palcos com a guitarraplugada e a promessa de não deixar ninguémparado. Em quase 30 anos de carreira emais de 20 discos gravados, os shows doartista reúnem sempre um grande público,como na turnê Long Play (2009), com maisde 6 milhões de espectadores.

O Primeiro Vingador seconcentra no início do UniversoMarvel quando Steve Rogers(Chris Evans) se oferece paraparticipar de um programa ex-perimental que o transforma noSuper Soldado conhecidocomo Capitão América. Como

Capitão América, Rogers unesuas forças com Bucky Bar-nes (Sebastian Stan) e comPeggy Carter (Hayley Atwell)para declarar guerra à diabóli-ca organização HYDRA, lide-rada pelo abominável CaveiraVermelha (Hugo Weaving).

Page 19: Edição 193

“A vida só pode ser compreendida,

olhando-se para trás; mas só pode ser

vivida, olhando-se para frente”

(Soren Kierkergaard)

29 de julho a 04 de agosto de 2011 www.asemananews.com.br - 19

Machadinho participa de encontrocom a Ministra Gleisi Hoffmann

A nossa homenagem hoje vai paraAlbino Pilatti,(Bininho), sócio diretor doRestaurante e Churrascaria Chimarrão

pela passagem do seu aniversário.Parabéns e sucesso!

O bom corintiano Pedro Ruiz Filho recebea homenagem da Confraria doRestaurante Chimarrão pela

comemoração de mais um ano de Vida.Parabéns!

Parabéns ao Secretario de Educação deFazenda Rio Grande Ednelson Sobral queno próximo dia 1º comemora idade nova.

Parabéns professor!

O pequeno Dalton estará recebendoum carinho especial do papai coruja

Valter Rodrigues diretor da RPAutocenter no próximo dia 09

quando completa mais um ano devida. Felicidades!

Alan Alves Moreira, funcionário doBanco do Brasil e filho do Prefeito

Gringo de Tijucas do Sul comemorouseu aniversário no último dia 28.

Sucesso!A CASA FÁCIL Imobiliária - realiza o sonho dacasa própria da família Araújo e presenteia com uma TV de 32 polegadas

Nesta sexta-feira (22),o prefeito Machadinho par-ticipou do encontro com aMinistra Chefe da CasaCivil, Gleisi Hoffmann. Es-tiveram no evento cerca

Prefeito de Tijucas do Sul José AltairMoreira, o Gringo, comemorou seu

aniversário no último dia 28.Recebe a homenagem dos funcionários da

Prefeitura que desejam felicidades esucesso ao Prefeito!

de 400 lideranças políticase industriais da Fiep (Fede-ração das Indústrias doEstado do Paraná). A mi-nistra foi homenageada peloatual presidente da entida-

de, Rodrigo Rocha Loures,e recebeu uma pauta dereivindicações dos empre-sários paranaenses, de for-ma a melhorar o setor pro-dutivo.

Page 20: Edição 193

Beto Richa mostra que é contrapolítica de retaliação, afirma deputado

ECONOMIA

Por César Graça - Economista

O Aumento do Poder de Compra

29 de julho a 04 de agosto de 2011www.asemananews.com.br20 - /POLÍTICA

Stephanes destacaliberação de recursos para asfalto

Com a valorização do real, o poder de compra dos brasi-leiros aumentou muito. Agora a renda per capita já é de 10 mildólares anuais. O que melhorou em muito o poder de consu-mo dos brasileiros.

Esse patamar da renda mudou muito o cenário de consu-mo do brasileiro, nas diversas classes econômicas. A classeque mais está chamando a atenção é a nova classe C, a novaclasse média, que antes o comprava os itens básicos, masagora ela está consumindo novos produtos e serviços. Porcausa do seu tamanho, mais de 50 milhões de pessoas, estãofazendo uma grande transformação na estrutura de produção.

Um ótimo exemplo é o setor aéreo. A classe média desco-briu o avião. Há alguns anos a viagem de avião era algo inal-cançável. O preço da passagem de avião chegava a ser 10vezes maior que o de uma passagem de ônibus. Hoje, emalgumas situações, já chega a ser mais barato viajar de aviãodo que de ônibus.

O custo da viagem de avião está muito atrelado ao dólar.Com o dólar barato e com companhias com política preçosbaixos o mercado de viagens aéreas se transformou. Nosúltimos 8 anos o crescimento no setor aéreo foi acima de 20%ao ano. E como os aeroportos não foram preparados paraesse aumento de demanda, eles tem sofrido um grande im-pacto.

O governo tem falado de ampliar os aeroportos para aten-der a demanda de viagens durante a Copa do Mundo e dasOlimpíadas. Mas esse discurso é só uma forma para adiar asolução, mais alguns anos. O que é necessário é aumentaressa capacidade hoje, para que todos os brasileiros possamviajar de avião com maior comodidade.

Mas não é só no setor aéreo que está ocorrendo umgrande aumento da demanda. Na venda de carros novos tam-bém. A produção de carros não para de crescer. Novas fábri-cas estão se instando no Brasil para aproveitar esse cresci-mento. Os mais novos integrantes são agora os chineses.Que importaram os seus carros e ofereceram carros comopcionais a um preço muito mais barato que os concorrentes.

Hoje a China é o maior fabricante de carros do mundo, jápassou os Estados Unidos. As suas fábricas produzem toda agama de carros, desde os mais baratos até os mais sofistica-dos. A chegada das fábricas chinesas vai transformar o mer-cado brasileiro. Elas vão abaixar o preço dos carros maisbaratos e disponibilizar mais opcionais nos carros nacionais.

Mas não é só nos carros que os chineses vão revolucio-nar o mercado brasileiro. Nos computadores o salto vai sermais radical. Os grandes fabricantes dos tabletes, computado-res muito finos (com menos de 1 centímetro de espessura),peso menor que 500 gramas e telas maiores que 25 centíme-tros, vão instalar grandes fábricas no Brasil.

Hoje esses equipamentos custam no Brasil mais de trêsvezes o custo deles lá fora. É muito provável que esse custocaia para um patamar de 20 a 30% mais caro. Essa reduçãopara 40% do preço atual vai provocar um grande corrida paraa compra desses computadores super portáteis.

Eles tem grandes capacidade de acesso a informação eautonomia de funcionamento. O que vai mudar a forma daspessoas usarem os computadores. Uma aplicação muito utili-zada no exterior é ter instalado nos computadores todos oslivros didáticos que o aluno vai usar no ano letivo.

Já se está pensando em dar um computador para cadaaluno com os livros didáticos e abolir a entrega física dos livros,como é feita hoje. Essa transformação já está ocorrendo emalguns países.

O aumento do poder de compra do brasileiro vai transfor-mar muito rapidamente a nossa sociedade. E ela precisa sepreparar para essa transformação.

O líder do governo na As-sembleia Legislativa, deputadoAdemar Traiano (PSDB), disseque o tempo de retaliação dogoverno do Estado com prefei-tos passou. A declaração foi dadadurante assinatura de convêni-os entre o governo do Estado e177 municípios liberando R$34.360.693,00 para obras derecuperação da malha viária,que ocorreu nesta semana noCanal da Musica, em Curitiba.

Traiano exemplificou ocaso da liberação de R$ 261mil para Ivaiporã. "O prefeito

O deputado estadual Toni-nho Wandscheer (PT) partici-pou na última quinta-feira, dia 28de julho, do Encontro com aMilitância Petista. Consideran-do o momento político vivencia-do e a aproximação do proces-so eleitoral, as pautas a seremdebatidas serão: governo Dilmae as eleições de 2012. O even-to é organizado pelos integran-tes do majoritário Construindoum Novo Brasil (CNB)/Curitiba.

Em debate, o lançamentoou não de uma candidatura pró-pria do partido para a Prefeiturade Curitiba ou o apoio ao pré-candidato Gustavo Fruet.

Também participaram do

Toninho participa de encontrocom militância petista

debate o presidente do PT/PR,Enio Verri; a presidente do PTde Curitiba, Roseli Isidoro; odeputado federal, Ângelo Vanho-ni e o presidente da Itaipú, Jor-

ge Samek, o deputado estadu-al Péricles de Mello, vereado-res de Curitiba, Jonny Stica ePedro Paulo, além do presiden-te da CUT/PR Roni Barbosa e

demais lideranças do PT.Audiência pública

O deputado Toninho Wan-dscheer (PT), membro titular daComissão de Indústria e Co-mércio da Assembleia Legisla-tiva, propôs a realização de umaaudiência pública para discutiro projeto de lei nº 529/11, apre-sentado pelos deputados queintegram a bancada do Partidodos Trabalhadores (PT), dis-pondo sobre a instituição doFundo Estadual de QualificaçãoSocial e Profissional. O eventoserá promovido no próximo dia10 de agosto, a partir das 9 ho-ras, no Plenarinho da Assem-bleia Legislativa.

A liberação de R$ 34 mi-lhões de reais para o governoestadual visando recuperar asprincipais ruas de municípioscom menos de 100 mil habitan-tes foi aplaudida na última terça-feira pelo deputado estadual Ste-phanes Junior (PMDB), queparticipou da solenidade ao ladodo governador Beto Richa e deprefeitos de municípios que re-presenta. Os recursos fazemparte do Programa de Recupe-ração Asfáltica de Pavimento evão beneficiar mais de quatromilhões de paranaenses.

Stephanes esteve ao ladodos prefeitos e representantes

Stephanesao lado doprefeito deQuatroBarras,LorenoTolardoentreoutrasautoridades

dos municípios de Morretes,Marumbi, Cruzmaltina, Guara-queçaba, Rio Branco do Sul,Terra Roxa, Prudentópolis,Quatro Barras, Mandirituba,Mirador, Ribeirão Claro, Toma-zina, e Inácio Martins, que fo-

ram incluídos nesta fase do pro-grama.

Segundo o deputado, aquestão do recapeamento as-fáltico é uma das grandes preo-cupações dos prefeitos, cujosorçamentos estão voltados pri-

oritariamente para áreas comosaúde e educação. "A cobran-ça dos munícipes, entretanto, sedá também em função das con-dições de tráfego das cidades,daí a importância dos recursosque foram liberados hoje pelogoverno do Estado", explicou.

O deputado destacou ain-da o trabalho que vem sendorealizado pela Secretaria de De-senvolvimento Urbano, atravésdo deputado federal Cezar Sil-vestri, que vem dando especialatenção aos pequenos municí-pios, "que são efetivamente osque merecem um atendimentoespecial por parte do governo".

Cyro Fernandes Corrêa Junioré do PT e é representado pelolíder da oposição, deputado EnioVerri, e pelo deputado federalAndre Vargas. Mas demons-trando que o governo mudou eque o tempo da retaliação pas-sou, pedi e o governador BetoRicha atendeu a reivindicaçãoda cidade. E esse é apenas umdos exemplos", revelou Traia-no. "Todos os prefeitos têm hojea liberdade para falar com ogovernador sem ter medo deser agredido ou alvo de brinca-deiras", completou.

Líder do governo na AssembleiaLegislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB)

w w ww w ww w ww w ww w w . a s e m a n a n e. a s e m a n a n e. a s e m a n a n e. a s e m a n a n e. a s e m a n a n e w s . c o m . b rw s . c o m . b rw s . c o m . b rw s . c o m . b rw s . c o m . b r

Page 21: Edição 193

ECONOMIA E SEUS REFLEXOS

29 de julho a 04 de agosto de 2011 www.asemananews.com.br

Parcela mais pobre da populaçãoconsome menos frutas e tem dieta restrita

O Valor do Real

BRASIL / - 21

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, dissenesta quarta-feira, 27 de julho, que tem acompanhado os riscos deum possível rebaixamento da nota de risco soberano dos EstadosUnidos, mas que acredita que a discussão sobre a elevação doteto da dívida norte-americana será resolvida, sem impactos mai-ores sobre a economia mundial e sobre o Brasil.

Segundo o presidente do BC, um eventual rebaixamento danota dos Estados Unidos não deve mudar a política de reservas doBrasil. Parte das reservas brasileiras é constituída por títulos ameri-canos. "O Brasil tem um nível de reservas hoje que está adequadoàs nossas necessidades. Nós temos em torno de 15% do ProdutoInterno Bruto em reservas internacionais", disse Tombini.

A ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulga-da nesta quinta-feira, 28 de julho, mostra um Banco Central maisotimista com a inflação nos próximos meses, mas ainda cético deque a meta de 2011, de até 6,5%, possa ser atingida. Segundo aata, o cenário prospectivo da inflação mostra sinais mais favorá-veis.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou quinta feira, 28de julho, que o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) regis-trou deflação de 0,12% em julho, contra variação negativa de 0,18%verificada no mês anterior. A taxa acumulada no ano é de 3,03%. Oque demonstra que a inflação continua caindo.

A catarinense WEG, fabricante de motores e equipamentospara o setor de energia, está apostando no desenvolvimento domercado de carros elétricos no Brasil. A empresa faz pesquisas evai montar laboratório em Jaraguá do Sul (SC), onde fica suamatriz, com o objetivo de capacitar-se como fornecedora de siste-mas de tração elétrica para veículos de passeio puramente elétri-cos e híbridos, aqueles equipados com dois motores: um elétrico eoutro a combustão.

O estrategista sênior de moedas do JP Morgan em NovaYork, Kenneth Landon comentou que as medidas cambiais que o

governo adotou hoje, 27 de julho, devem interromper no curtoprazo a tendência de valorização do real ante o dólar, que poderiaficar abaixo de R$ 1,50 nos próximos dias. "Mas no longo prazo oreal deve continuar forte ante o dólar por dois motivos: um deles éque os juros no Brasil são elevados e o outro é que o dólar passapor movimento de enfraquecimento global que não deve ser resol-vido logo".

O economista norte-americano Nouriel Roubini disse queo novo pacote de resgate para a Grécia não colocará um fim àcrise de dívida da zona do euro e alertou que a Irlanda e Portugal"estão também insolventes", ou seja, na eminência de dar o calotena sua dívida.

O novo pacote de socorro para a Grécia fechado peloslíderes europeus na semana passada irá, na melhor das hipóte-ses, comprar tempo, disse. Os políticos da zona do euro "podemajeitar-se por mais cinco anos", mas no final ficarão diante de"decisões muito difíceis".

O Departamento de Tesouro, que é o Ministério da Fazendados Estados Unidos, vai detalhar o que fará com os 100 milhões decheques que emite todos os meses se o Congresso não aumentaro teto de endividamento público. O governo Barack Obama esperaque essas decisões - isto é, quem pagar ou não - possam serevitadas se um acordo para elevar o teto de endividamento antesde 2 de agosto for fechado, mas o prazo está acabando. Membrosdo governo ainda não decidiram quando divulgar o plano e podemreverter o curso se houver progresso nas negociações para au-mentar o teto.

Executivos de Wall Street, centro financeiro dos EstadosUnidos, acreditam que o Tesouro vai reestruturar a maneira comopaga suas contas, de modo que detentores de títulos de dívida,inclusive governos como o da China, tenham prioridade. Isso evi-taria que o país ficasse inadimplente em seus títulos de dívida - algoque até a Grécia conseguiu evitar.

Rio de Janeiro(ABr) - Aparcela mais pobre da popula-ção brasileira é a que mantémuma dieta mais saudável, con-siderando os itens presentes namesa dessas pessoas diaria-mente. De acordo com a análi-se de consumo alimentar daPesquisa de Orçamentos Fa-miliares (POF), divulgada peloInstituto Brasileiro de Geografiae Estatística (IBGE), hoje (28),no Rio de Janeiro, além de co-mer mais arroz e feijão do queas outras classes, as pessoascom renda de até R$ 296 co-mem o dobro de batata-doce ea metade de batata frita que osbrasileiros com renda superiora R$ 1.089.

"Como [as pessoas demenor renda] não têm disponi-bilidade para comprar tanto, têmuma alimentação mais básica.E a alimentação mais básicatem melhor qualidade nutricio-nal. Mas a diferença entre oconsumo dos melhores e pio-res alimentos é muito pequena.

Classe mais pobre comemais arroz e feijão de que outras classes

Todo mundo consome os doistipos de coisa", avaliou AndréMartins, pesquisador da POF/IBGE.

A pesquisa foi feita duranteum ano por meio de formulári-os preenchidos individualmen-te por mais de 34 mil pessoasrelatando o que comeram ebeberam durante dois dias, nãoconsecutivos. A análise mos-trou que as pessoas com me-

nor renda foram as que revela-ram um consumo maior depeixe fresco e salgado e carnesalgada. Essa parcela de bra-sileiros também se destaca porconsumir menos doces, refri-gerantes, pizzas e salgados fri-tos e assados. Refrigerante dieté um item praticamente inexis-tente na mesa dos mais pobres.

"Nos rendimentos maisbaixos, você tem muita presen-

ça de carboidrato. Já tem tam-bém açúcar e gorduras, masnem tanto quanto os de maiorrenda porque não tem disponi-bilidade para ficar comprandobatatinha [industrializadas].Mas mesmo na classe menosfavorecida você já tem inade-quação de gordura e açúcares",disse Martins.

Se por um lado o consu-mo de refrigerante aumenta àmedida que a renda melhora,os mais ricos são os que maisconsomem frutas, verduras,leite desnatado e derivados doleite. "As classes menos favo-recidas não têm consumo ade-quado de frutas, legumes e ver-duras. Quando vê as rendasmais altas, a participação des-ses produtos aumenta. Masnenhuma delas consome aquantidade de energia que de-veria vir das frutas, dos legu-mes e das verduras e isso aca-ba rebatendo nos micronutrien-tes, como cálcio e vitaminas",avaliou o pesquisador.

w w ww w ww w ww w ww w w . a s e m a n a n e. a s e m a n a n e. a s e m a n a n e. a s e m a n a n e. a s e m a n a n e w s . c o m . b rw s . c o m . b rw s . c o m . b rw s . c o m . b rw s . c o m . b r

O valor do dólar se aproxima do R$1,50. Esse patamarnão era alcançado há mais de 10 anos. A queda do preço dodólar é o resultado de uma forte valorização do real, que temfortes implicações na nossa economia.

Para o brasileiro médio a valorização do real aumenta oseu poder de compra. Os produtos importados ficam maisbaratos. Mas não só os importados, os produtos nacionaisque tem similares no mercado internacional e podem ser im-portados sofrem forte concorrência e também tem o seu preçoreduzido. Em suma, tudo o que tem um concorrente estrangei-ro ficou mais barato.

Isso vale para os produtos industriais. Por exemplo, oseletrônicos. Que ficaram muito mais baratos nos últimos anos.Aliado a facilidade de crédito, ficou muito mais fácil comprarprodutos eletrônicos. As novas televisões de tela fina viraramum desejo de consumo. Os eletrodomésticos mais simples,como: liquidificadores, batedeiras etc., estão tão baratos quenem representam mais uma expectativa de compra. Outroobjeto muito desejado são as lavadoras de roupa.

Essa regra não vale para os serviços nacionais. Por exem-plo, corte de cabelo. Que tiveram o seu preço reajustado. To-dos os serviços que são intensivos de mão-de-obra aumenta-ram de preço. O que implicou no aumento do salário das pes-soas que atuam nesses segmentos, de prestação de servi-ços.

Resumindo, produtos industrializados ficaram mais bara-tos, mas os serviços aumentaram de preço e o salário tam-bém. Quando transformamos esse salário em dólares é quevemos o quanto é que o poder aquisitivo da população aumen-tou. Hoje a renda per capita do brasileiro já atingiu 10 mil dóla-res por ano. Há 10 anos estava ao redor de 5 mil dólares.

O preço dos alimentos subiu um pouco, mas menos queo ganho dos salários. Logo o custo da alimentação em casadiminuiu. Mas a alimentação fora de casa aumentou bastante.Mais brasileiros estão empregados e não conseguem voltarpara casa para o almoço. A grande parte dos brasileiros quetrabalha fora agora faz as suas refeições fora de casa.

Todas essas transformações ocorreram de forma muitoacelerada. Está muito difícil avaliar a continuidade dessas trans-formações. A vida nos grandes centros ficou bem mais difícil.Os tempos de deslocamento aumentaram muito. A infraestru-tura de transporte está defasada, não acompanho o cresci-mento da economia. Em consequência, os tempos de deslo-camento estão muito maiores.

O que antes parecia uma boa solução, a compra de umautomóvel para ir trabalhar, agora é uma solução que nãoresolve. Muitas vezes o transporte público é mais rápido ebarato, mas na maioria das vezes ele é ruim. É muito comum,nas grandes cidades, que as bicicletas e motos sejam maisrápidas que os carros e ônibus.

A construção de novas moradias é uma consequênciadesse aumento do poder de compra dos brasileiros. Depoisdos bens duráveis, a compra da casa própria é o próximosonho a ser realizado.

A indústria imobiliária está a pleno vapor, não consegueacompanhar o aumento da demanda. Por causa disso, ospreços das habitações estão subindo muito. O reequilíbrio des-se setor vai demorar para acontecer.

Como resultado principal dessa mudança do valor do realtemos uma taxa de desemprego muito baixa. A menor nosúltimos 10 anos. Isso num momento que o mundo desenvolvi-do está em crise e com sérios problemas de desemprego éuma benção.

A expectativa é que a renda per capita aumente para 20mil dólares até o final da década. Ou seja, essas transforma-ções da nossa sociedade vão continuar de forma muito rápida.Só está faltando o governo acordar e fazer o seu papel.

César Graça

Page 22: Edição 193

29 de julho a 04 de agosto de 2011www.asemananews.com.br

O Desafio da Indústria

Você tem alguma dúvida?Mande-a para o e-mail [email protected], e

estaremos respondendo nas próximas edições.

SEU DIREITO

Daniele Silvia de Oliveira - Advogada,especialista em Direito pela FEMPAR

Notícias que marcaram omundo jurídico na última semana

22 - /MUNDO

Gasolina pode subir

Projeto amplia o prazo deprescrição de atos de improbidade administrativaTramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania

(CCJ) o Projeto de Lei n° 319/07, de autoria do senador PedroSimon (PMDB-RS), que aumenta o prazo de prescrição deatos de improbidade administrativa de cinco para dezesseisanos. Assim, o prazo para ajuizar ações que visem punir osdetentores de mandato eletivo, cargo em comissão ou funçãode confiança que houverem cometido atos de improbidadeadministrativa passará a ser de dezesseis anos após o térmi-no do exercício do mandato ou cargo.

O projeto aguarda designação de relator na Comissão deConstituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Dobra valor de multapor descumprimento do CDC

Já estão em vigor os novos valores das multas adminis-trativas aplicadas às empresas que descumprirem o Códigode Defesa do Consumidor. Segundo decisão do Ministério daJustiça, o valor máximo das punições passou de R$ 3 milhõespara R$ 6 milhões e o mais baixo subiu de R$ 212,82 para R$400,00.

Essas multas são aplicadas pelo Departamento de Prote-ção e Defesa do Consumidor (DPDC) ao final dos processosadministrativos que apuram descumprimento ao Código. Ovalor estabelecido varia de acordo com a gravidade e a vanta-gem obtida com a infração, além da condição econômica daempresa.

As multas são revertidas ao Fundo de Defesa dos DireitosDifusos (FDD), que apóia projetos de entidades sem fins lucra-tivos nas áreas de proteção e defesa do consumidor e daconcorrência, recuperação e preservação do meio ambientee conservação do patrimônio cultural brasileiro.

Proposta obriga recolhimentode FGTS para empregados domésticos

A Câmara analisa Projeto de Lei n° 338/11, de autoria dodeputado Rubens Bueno (PPS-PR), que torna obrigatória ainscrição do empregado doméstico no regime do Fundo deGarantia do Tempo de Serviço (FGTS). Hoje, a inscrição dosdomésticos no FGTS é facultativa e depende de requerimentodo empregador.

O texto fixa em 5% dos rendimentos pagos aos emprega-dos por mês o valor do depósito a ser efetuado pelos emprega-dores. Hoje o percentual a ser recolhido é de 8% dos valorespagos mensalmente.

O projeto tem prioridade e está pronto para entrar na pautado Plenário, por tramitar em conjunto com o Projeto de Lei n°7363/06, do Poder Executivo, que tem o mesmo teor e já foiaprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cida-dania.

Proposta proíbe monitoramentode e-mail por empregador

A Câmara também analisa o Projeto de Lei n° 1429/11, deautoria do deputado Antônio Roberto (PV-MG), que proíbe omonitoramento de correspondência eletrônica (e-mail) dos em-pregados, por parte do empregador, seja do setor público ouda iniciativa privada, com exceção do endereço eletrônico cor-porativo mantido pelo empregador. Nesse caso, deverá haveraviso prévio e expresso do empregador quanto à possibilidadede monitoramento.

De acordo com o texto, a infração à regra implicará danomoral por parte do empregador, sem prejuízo de eventuaisdanos materiais decorrentes da ação de monitoramento.

A proposta terá análise conclusiva das comissões de Tra-balho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição eJustiça e de Cidadania.

Com o dólar muito baratoa indústria brasileira tem umgrande desafio a enfrentar: aconcorrência dos produtos im-portados. Esse desafio vaitransformar profundamente onosso parque industrial. Quemtiver capacidade tecnológicapara competir, poderá almejaruma parte do mercado mundi-al. Quem não tiver, não vai so-breviver.

É uma luta pela sobrevi-vência. Saber se adaptar àsnovas condições de concorrên-cia. É a lei da seleção naturalaplicada às empresas. A ino-vação vai ser a grande saída.É preciso se renovar. E a con-corrência vai ser feroz. Muitasfábricas estrangeiras vão seinstalar no Brasil. Pois os es-trangeiros sabem que só expor-tar para o Brasil não resolve.Eles vão instalar as suas fábri-cas aqui e disputar o mercadomundial, exportando os seusprodutos feitos no Brasil. Ouseja, a disputa do mercado in-terno só é uma parte da suaestratégia.

Um ótimo exemplo são oschineses. No começo eles en-traram no mercado brasileiropor causa do baixo preço dosseus produtos. No início, pro-duto chinês era sinônimo deproduto barato, mas de baixaqualidade. Hoje a qualidade jámelhorou muito, e os preços

ainda continuam baratos. O pró-ximo passo é a instalação defábricas chinesas no Brasil.

No setor automobilístico ede computadores elas já estãoem processo de instalação. Nomáximo em 2 anos elas esta-rão em plena carga de produ-ção. Nesse primeiro estágio ain-da serão fábricas pequenas,mas a segunda geração de fá-bricas vai disputar a liderançano mercado brasileiro e serãobases de exportação.

Em menos de 5 anos ocenário industrial brasileiro vaiser totalmente diferente. Ele vaivoltar a gerar superávits na ba-lança comercial. Ou seja, asexportações serão maiores queas importações. A geração deemprego na indústria não vai sermuito grande. Pois as fábricasque estão se instalando sãomuito avançadas, usam muitatecnologia e pouca mão-de-

obra. Só que os salários pagosserão altos.

O setor que vai gerar maisempregos é o de serviços. Ossalários não serão tão altoscomo o da indústria. Mas exigi-rão menos qualificação e preci-sarão de grandes quantidadesde pessoas.

Um ótimo exemplo é o se-tor bancário. Que empregamuitas pessoas com baixa qua-lificação. Com a entrada da novaclasse média no mercado deconsumo, a quantidade de pes-soas que terão contas bancári-as e cartões de crédito vai au-mentar bastante. Mesmo coma automação intensiva dos ser-viços bancários através da In-ternet e de auto-atendimento aquantidade de pessoas empre-gadas no setor bancário deveaumentar.

A agricultura também vaipassar por um processo de for-

tes transformações. A automa-ção nas atividades agrícolas vaiatingir as pequenas proprieda-des. O custo do capital para in-vestimentos agrícolas está sen-do subsidiado pelo governo.Comprar tratores e implemen-tos agrícolas está muito fácil.Esse processo de automaçãovai atingir todas as atividadesagrícolas. O que vai liberar umagrande quantidade de pessoaspara a área de serviços.

A população rural deve di-minuir, e a população das peque-nas cidades deve voltar a cres-cer. O que vai atrair o processode industrialização para essascidades. As grandes estão tão in-chadas, com as infraestruturas tãodefasadas que a qualidade devida estará muito baixa.

Vai ocorrer um processomuito intenso de industrializaçãodas pequenas cidades. Esseprocesso já está em curso nasmédias cidades de Santa Cata-rina. Que não tem um proces-so de concentração tão grandeem uma grande cidade, comoocorre no Estado do Paraná.

Esse é o cenário para aindústria nos próximos 10 anos,disputar o mercado mundial ese instalar nas médias cidades.Que disponham de uma infra-estrutura razoável e tenham umcanal de distribuição com fácilacesso ao mercado nacional einternacional.

O presidente da Petro-bras, José Sérgio Gabrielli,afirmou que a capacidade deprodução de gasolina chegouao limite. A entrevista foi ao arna edição de ontem do Jor-nal da TV Globo.

Segundo Gabrielli, coma crise do mercado de etanole a alta venda de carros flexí-veis, que podem usar a ga-solina ou o etanol no tanquede combustível, houve umaumento grande da deman-da por gasolina. "Nós tive-mos aumento de 19% da de-manda de gasolina em 2010.Isso fez com que nossa ca-pacidade de produção degasolina chegasse ao limite",disse o presidente da Petro-bras.

De acordo com Gabriel-li, não faltará gasolina no Bra-sil, mas um ajuste precisaráser feito no preço doméstico.

"Nós estamos praticamenteno limite das refinarias hojeexistentes para a produção degasolina. Provavelmente va-mos precisar ajustar o preçodoméstico. Este é um proces-so que depende essencial-mente do comportamento domercado internacional. Nãovai faltar gasolina no Brasil,mas vamos precisar trazera importação", concluiu Ga-brielli.

Brasília(ABr)- A polícia da No-ruega informouna última quinta-feira que encer-rou as buscaspor corpos dasvítimas do atiradorAnders BehringBreivik na Ilha deUtoeya. Pelo me-nos 76 pessoasmorreram em ataques no últimodia 22 no país. Breivik assumiua responsabilidade pela explo-são no centro de Oslo e pelasmortes a tiros na Ilha de Utoeya.

Em entrevista coletiva, au-toridades policiais não confir-maram se todos os desapare-cidos já foram encontrados. Ain-da hoje, a polícia deve divulgarmais nomes de vítimas, depoisde informar às famílias.

A polícia informou também

Polícia da Noruega encerrabuscas por corpos de vítimas

que Breivik está sendo mantidoem confinamento solitário e pas-sará pelo segundo interrogató-rio nesta sexta-feira.

Breivik é acusado de ter-rorismo, mas Justiça norue-guesa cogita acusá-lo de crimescontra a humanidade, o quepode levá-lo a uma sentença de30 anos de prisão. O atiradordeve permanecer detido por oitosemanas, as quatro primeirasem isolamento.

Foto

s: D

ivulg

açã

o

Gabrielli: “Houve umaumento grande da

demanda por gasolina”

Page 23: Edição 193

29 de julho a 04 de agosto de 2011 www.asemananews.com.br

Governo retoma programa deatividades esportivas nas escolas

ESPORTE / - 23

SegundoTempo será retomado

Mais de 20 mil crianças eadolescentes da rede pública deensino do Paraná serão atendi-dos a partir de agosto pelo pro-grama Segundo Tempo, queoferta atividades esportivas nocontraturno escolar. A retoma-da das atividades decorre deajuste no convênio entre os go-vernos federal, por meio doMinistério do Esporte, e esta-dual, representado pelas secre-tarias de Educação e de Es-porte (Paraná Esporte). Serãoatendidos alunos de 208 esco-las públicas das regiões (muni-cípios ou bairros) mais pobresdo Estado.

Pelos termos da parceria,o governo do Estado cede asinstalações (escolas), 208 pro-fessores e fornece lanche paraos alunos. O governo federalarca com a contratação de 208monitores (acadêmicos deEducação Física e Esporte),que estão sendo selecionados

- os interessados podem pro-curar a Paraná Esporte (Cen-tral de Estágio/Paraná Esporte/Programa Segundo Tempo).

A seleção dos estudantesé feita pelos próprios núcleos,levando em conta a carênciados alunos. Eles devem fre-quentar normalmente as aulasnum período e participar de ati-vidades esportivas no outro. Aduração das atividades esporti-vas é de seis horas por sema-na, podendo ser em períodosde duas horas, três vezes porsemana, ou de três horas, duasvezes por semana. Em cada

núcleo serão oferecidas duasmodalidades esportivas coleti-vas e uma individual, escolhi-das em conjunto por alunos eprofessores.

O programaO programa Segundo

Tempo foi criado para demo-cratizar o acesso à prática e àcultura do esporte, de forma apromover o desenvolvimentointegral de crianças, adolescen-tes e jovens, como fator de for-mação da cidadania e melhoriada qualidade de vida, prioritari-amente em áreas de vulnerabi-lidade social.

Em homenagem ao Dia daVovó, comemorado na últimaterça-feira (26), o atleta RodrigoSaldanha, 18 anos, beneficiadopela Lei de Incentivo ao Espor-te, doou 30 kits de higiene pes-soal para repasse a instituiçõesde atendimento ao idoso con-veniadas à Prefeitura.

"A Lei de Incentivo meabriu muitas portas no esportee permitiu que eu pudesse com-petir em torneios nacionais einternacionais", disse RodrigoSaldanha. "Esta doação é umaforma de agradecer este apoioe contribuir, junto com outrosatletas incentivados, para a pro-moção social em Curitiba".

Cada kit doado contémuma escova de dentes, cremedental e sabonete e serão re-passados para instituições deatendimento ao idoso conveni-adas com a Prefeitura.

Atleta agradece benefício da Lei de Incentivoao Esporte em homenagem especial

CampeãoAtual campeão estadual

nos 400 metros livre e quintocolocado na Copa Mercosul deNatação, Rodrigo recebe bene-fício da Lei de Incentivo ao Es-porte desde os 12 anos. MariaEstela Saldanha, mãe do atleta,ressaltou a importância do in-centivo para a continuidade dofilho no esporte.

"As viagens, treinos ecompetições custam bastantedinheiro. Sem o incentivo nãoseria possível para ele continu-ar a praticar o esporte", disseMaria Estela. "O esporte nostrouxe muitas alegrias, por issoé uma satisfação para nós en-tregar essa doação e ajudar amelhorar a vida de outras pes-soas."

Lei de IncentivoA Prefeitura Municipal de

Curitiba aprovou 352 projetos

esportivos para receberem oapoio da Lei de Incentivo aoEsporte para o segundo se-mestre de 2011. Coordenadapela Secretaria Municipal doEsporte, Lazer e Juventude, alei capta recursos do ImpostoPredial e Territorial Urbano(IPTU) e investe em atletas, ins-tituições sociais e projetos naárea esportiva.

Para ser beneficiário daLei, o atleta deve ter residên-cia fixa há mais de um anoem Curitiba e montar um pro-jeto que defina a razão da so-licitação, as metas que pre-tende alcançar e seus custos.

Em contrapartida, o be-neficiado precisa prestarcontas durante e ao final decada semestre, bem comoparticipar de ações que vi-sem à promoção social noMunicípio.

Page 24: Edição 193

Fonte e fotos: Site Terra

29 de julho a 04 de agosto de 2011www.asemananews.com.br

Coritiba tenta primeiravitória fora de casa

24 - /ESPORTE

Paraná tenta recuperarpontos contra São Caetano

Fórmula 1:Na Hungria, Massa quer visitar equipe médica que o socorreu em 2009:Palco do grave acidente sofrido por Felipe Massa em 2009, a pista de Hungaroring receberá o

circo da Fórmula 1 neste final de semana. O piloto da Ferrari disse que pretende visitar a equipe médicaque o resgatou na pista e também os funcionários do hospital, que participaram da recuperação dele."Claramente, depois do que aconteceu há dois anos, Budapeste e os húngaros se tornaram uma parteimportante da minha história pessoal", disse Massa, que considera a recuperação uma verdadeiravitória. Na ocasião, ele sofreu uma fratura após ser atingido por uma mola que se soltou do carro docompatriota Rubens Barrichello, que defendia a Brawn na época. Sobre a corrida deste domingo,Massa disse que espera uma etapa favorável à Ferrari, por causa da alta temperatura da pista. "Coma nossa forma atual, podemos ser otimistas em ter mais um bom final de semana", declarou.

Circuito: HungaroringLocal: HungriaPrimeiro GP de F1: 10/8/1986Capacidade: 120 mil pessoasDistância de volta: 4,381 kmVoltas: 70 (306,663 km)Curvas: 14Velocidade máxima: 310 km/hPole 2010: Sebastian Vettel (Red Bull)31/07 as 09h CorridaRumo a 2012:Londres faz festa e promete melhor Olimpíada da história

Exatamente um ano antes da abertura dos Jogos Olímpicos de 2012, apraça Trafalgar Square, em Londres, foi palco de uma grande festa na últimaquarta-feira. Milhares de espectadores, além de autoridades e personalidadesesportivas, marcaram presença no evento e fizeram a capital inglesa "respirar"efetivamente o clima olímpico. A cerimônia começou com "pontualidade britâni-

ca", às 18h locais (14h em Brasília). No início, imagens de 2005, mostrando o momento em que Londresfoi confirmada como cidade-sede da Olimpíada de 2012, foram exibidas e festejadas pelo público.Sebastian Coe, herói olímpico britânico e presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Londres, foia primeira personalidade a ter a palavra e convidou o mundo a celebrar a Olimpíada do próximo ano.Na sequência, crianças desfilaram com bandeiras dos países que sediaram as últimas edições dosJogos (Grécia e China) e das nações que receberão o evento (Brasil, em 2016, além da Grã-Breta-nha). Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), esteve na festa e viu tudode perto no palco.

Futebol:Em jogo épico na Vila Belmiro, Fla vira com 3 de RonaldinhoHistórico. Não há outro adjetivo para descrever o confronto da última

quarta-feira entre Santos e Flamengo, na Vila Belmiro, em duelo válido pela12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma partida repleta de golaços, situações adversas econstrangedoras - vividas principalmente pelo meio-campista Elano -, um craque voltou a brilhar. Comtrês gols de Ronaldinho, que teve a melhor atuação desde o retorno ao País, o time rubro-negroderrotou o Santos pelo placar de 5 a 4 e voltou a incomodar os líderes da competição. Nada melhor parao bom flamenguista Luiz Wosniack , da Churrascaria Recanto 121 que prometeu após a vitória flamen-guista oferecer a toda torcida santista um delicioso jantar com o prato especial “GANSO AO MOLHO”...

Futebol Internacional:Grondona nega ter mudado formato do Argentino para favorecer River

Em entrevista coletiva na noite da última quarta-feira, o presidente da Associ-ação do Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, afirmou que a mudança noformato de disputa do Campeonato Argentino não se deu por causa do rebaixa-mento do River Plate ou por pressão do governo da presidente Cristina Kirchner.

"Faz tempo que se vinha pensando em fazer uma reformulação e não tem nada a ver com o rebaixa-mento do River", disse Grondona. "Em 32 anos comandando o futebol argentino nenhum governo meimpôs nada", se defendeu. Julio Grondona deu ainda alguns detalhes sobre o novo torneio, com 38clubes. Quanto ao descenso, o dirigente confirmou que continuará sendo por média de pontos. Noentanto, os quatro últimos cairão sem as repescagens com clubes da Segunda Divisão.

Brasil 2014:Blatter é "bombardeado", se irrita e adota discurso de transparênciaEm sua primeira entrevista em um grande evento oficial da Copa do Mundo de

2014, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, se viu falando pouco sobre abertura dotorneio, datas, sedes ou assuntos do gênero. Mesmo estando no Rio de Janeiro, odirigente voltou a enfrentar uma série de perguntas sobre as denúncias de corrup-ção que assolaram a entidade máxima do futebol nos últimos meses. Das três primeiras perguntasdirigidas a ele, duas questionavam as dúvidas da opinião pública com relação a credibilidade daentidade e como eles pensavam fazer para que esse descrédito não atinja a Copa do Mundo. Visivel-mente irritado, Blatter mostrou sua insatisfação. "Eu não gosto quando só falam de corrupção. Eu prefiroperguntas limpas sobre a Copa. A confiança na organização da Fifa não deve apenas estar para a Copade 2014, como para de 2018 e 2022. Os nossos parceiros acreditam no jogo, na Fifa e na Copa doMundo", afirmou o suíço, mostrando dar mais importância para os patrocinadores do evento do quepara os torcedores que o prestigiarão.

A derrota para a PontePreta foi simples, mas custou aperda da invencibilidade do Tri-color na Vila Capanema, na úl-tima terça-feira. Embora o timetenha conseguido se manter noG4, os jogadores querem re-cuperar os pontos perdidos emcasa, em campo adversário,contra o São Caetano, nestesábado na Vila Belmiro.

O time tenta aproveitar queo jogo não será no ABC, massim em um campo neutro, noterritório santista para se impore mostrar que não está na brigapelas primeiras posições des-de a primeira rodada por aca-

Time coxa-branca enfrenta o América Mineiro para sereabilitar da derrota para o São Paulo

O quase empate com oSão Paulo se mantém na men-te dos jogadores do Coritiba eda torcida coxa-branca, após oinesquecível duelo com o timepaulista, na noite da última quar-ta-feira, no Couto Pereira. O Co-ritiba buscou o resultado até ofinal da partida e mesmo comum jogador a menos e saindopara o intervalo com um resul-tado de 4 a 0, o time conseguiufazer três gols na etapa com-plementar e por pouco nãoempatou a partida. Agora, o timetenta acertar a defesa - uma dasmais vazadas da competição -e ir para cima do América Mi-neiro, fora de casa, neste do-mingo, às 18h30.

"Não vale destacar osequívocos individuais, mas o

Rafinha que pertence ao São Paulo, masnunca teve chance no Morumbi, arrebentou na última quarta-feira

comprometimento e a determi-nação do grupo é que devemser exaltados. Pagamos caropor equívocos, porém houveuma reação fantástica no se-gundo tempo. Tivemos a opor-tunidade e o merecimento deter empatado. Foi um segundotempo surpreendente, os joga-dores se destacaram e bus-caram o resultado", disse ementrevista coletiva o técnicoMarcelo Oliveira ao ser ques-tionado pela falha no quarto goldo São Paulo.

Além da postura da equi-pe, Oliveira também lembrou oapoio da torcida coxa-brancaque compareceu no estádio ecolaborou com o time. "Eu achoque erros e acertos são do fute-bol, você prepara sempre para

so. Cris e Luciano Castan fo-ram expulsos e cumprem sus-pensão automática. Com issoo zagueiro Brinner faráduplacom Amarildo, que retorna apósdois jogos ausente por conta deuma fadiga muscular.

RicardinhoO atacante Ricardinho, 27

anos, está de volta aos treina-mentos com bola. Após um lon-go período de atividades ape-nas na parte física, o atleta jáfica à disposição do técnicoRoberto Fonseca.

O jogador chegou ao Tri-color no meio de março e, nes-te mês, atuou com a camisa

paranista em três oportunida-des: Cianorte (F), Paranavái (F)e Botafogo (C). Depois dessaspartidas, acabou sofrendo umalesão no joelho e desfalcou aequipe durante todo semestre.

No coletivo de hoje, Ricar-dinho participou do time reser-va e mostrou grande movimen-tação - provando que está total-mente recuperado. A premiaçãoveio perto do final, quando re-cebeu a bola, tirou a marcaçãoe marcou um bonito gol.

Ceará X Atlético/PRJogo realizado após fecha-

mento da edição

fazer o melhor, para vencer. Eessa superação é um poderque a gente adquiriu com o gru-po muito bem apoiado pelo tor-cedor mais uma vez, que foifundamental nesse jogo".

Para a próxima partida otreinador deve contar com avolta de Tcheco e Leandro Do-nizete que cumpriram suspen-sões automáticas nesta partidacontra o São Paulo.

"A tendência é dos dois jo-gadores voltarem. Vamos fazeros treinamentos necessários emobilizar a equipe com a forçaque sempre tivemos. Além dis-so, vamos conversar com aequipe e lembrar que cada jogoé divido na parte técnica e táti-ca, mas também emocional",finalizou.